A) O golpe de 1964 encerrou uma das mais tranquilas fases da história política brasileira, com raríssimas crises e vigência da normalidade democrática. (Errado!)
A república brasileira nunca viveu um longo período de tranqulidade! Este período, em específico, foi marcado por 15 anos de ditatura de Vargas, suicídio do mesmo, renúncia de Janio Quadros, Revolução de 64...
B) A renúncia do presidente João Goulart mergulhou o Brasil em grave crise institucional, ocasião em que a guerra civil deixou de ser mera conjectura. (Errado!)
João Goulart não renunciou! Foi deposto, pois, de fato, o país estava a beira de uma guerra civil.
C) O período militar, inaugurado em 1964, foi marcado pela continuidade e pela absoluta semelhança das posições assumidas pelos governos dos generais. (Errado!)
Os presidentes do período militar eram muito diferentes. Castelo Branco, primeiro presidente do período, era a favor de uma rápida intervenção. Costa e Silva, por outro lado, pregava a continuidade da Revolução.
D) A transição do regime militar ao poder civil, com a redemocratização do Brasil, foi um longo período de distensão “lenta, gradual e segura”. (GABARITO!!!)
E) Ao eleger diretamente Tancredo Neves presidente da República, a maioria da população brasileira posicionou-se claramente pela democracia. (Errado!)
Tancredo foi eleito indiretamente pelo Colégio Eleitoral após longo período de transição lenta, gradual e segura.
GABARITO: LETRA D
MEU ↯ CANAL ↯ NO YOUTUBE COM VÁRIAS QUESTÕES RESOLVIDAS
https://www.youtube.com/c/ConcurseirodeElite