SóProvas



Prova IADES - 2018 - CFM - Bibliotecário


ID
2637919
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A Resolução CFM n° 1.998/2012 trata do Regimento Interno do Conselho Federal de Medicina. No que tange ao Conselho Pleno Nacional, órgão de assessoria política do CFM, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFM n° 1.998/2012

    Art. 7º Integram o Conselho Pleno Nacional os conselheiros efetivos do CFM e os presidentes dos CRMs ou seus substitutos legais.


ID
2637922
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina

Com relação ao sigilo profissional médico, previsto no Capítulo IX do Código de Ética Médica (Resolução CFM n° 1.931/2009), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resolução CFM n° 1.931/2009

    Art. 74. Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

  •  a) O médico pode deixar de guardar o sigilo profissional na cobrança de honorários por meio judicial. 

     b)Ao médico é vedado revelar o sigilo profissional relacionado a paciente menor de idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente (GABARITO - Artigo 74). 

     c)O médico pode revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício da própria profissão, se o fato for de conhecimento público

     d)O médico deve prestar todas as informações a respeito das circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados para as empresas seguradoras e, inclusive, auxiliar prestando informações além das contidas na declaração de óbito. 

     e)O médico pode fazer referência a casos clínicos identificáveis, em meios de comunicação em geral, se houver autorização do paciente. 

    Capítulo IX Sigilo profissional
    É vedado ao médico:

    Art. 73. Revelar fato de que tenha conhecimento em virtude do exercício de sua profissão, salvo por motivo justo, dever legal ou consentimento, por escrito, do paciente.

    Parágrafo único. Permanece essa proibição:

    a) mesmo que o fato seja de conhecimento público ou o paciente tenha falecido;

    b) quando de seu depoimento como testemunha. Nessa hipótese, o médico comparecerá perante a autoridade e declarará seu impedimento;

    c) na investigação de suspeita de crime o médico estará impedido de revelar segredo que possa expor o paciente a processo penal.

    Art. 74. Revelar sigilo profissional relacionado a paciente menor de
    idade, inclusive a seus pais ou representantes legais, desde que o menor tenha capacidade de discernimento, salvo quando a não revelação possa acarretar dano ao paciente.

    Art. 75. Fazer referência a casos clínicos identificáveis, exibir pacientes ou seus retratos em anúncios profissionais ou na divulgação de assuntos médicos, em meios de comunicação em geral, mesmo com autorização do paciente.

    Art. 76. Revelar informações confidenciais obtidas quando do exame médico de trabalhadores, inclusive por exigência dos dirigentes de empresas ou de instituições, salvo se o silêncio puser em risco a saúde dos empregados ou da comunidade.

    Art. 77. Prestar informações a empresas seguradoras sobre as circunstâncias da morte do paciente sob seus cuidados, além das contidas na declaração de óbito, salvo por expresso consentimento do seu representante legal.

    Art. 78. Deixar de orientar seus auxiliares e alunos a respeitar o sigilo profissional e zelar para que seja por eles mantido.

    Art. 79. Deixar de guardar o sigilo profissional na cobrança de honorários por meio judicial ou extrajudicial.

  • Isso não tem nada a ver com administração e sim com Ética médica...


ID
2637925
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Tribunal Superior de Ética está previsto na Resolução CFM n° 1.998/2012. No que se refere ao referido órgão, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • CFM n° 1.998/2012

    Art. 39. O pleno, composto pelos membros das câmaras, será presidido pelo presidente do CFM, ou seu substituto, que também proferirá o voto de desempate.

    Parágrafo único. As reuniões plenárias para julgamento de processos disciplinares serão realizadas com a presença da maioria de seus membros.


ID
2637928
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Legislação Federal

Com base na Lei n° 3.268/1957, é correto afirmar que, entre as atribuições do Conselho Federal, está a de

Alternativas
Comentários
  • Art . 5º São atribuições do Conselho Federal:

    a) organizar o seu regimento interno;

    b) aprovar os regimentos internos organizados pelos Conselhos Regionais;

    c) eleger o presideite e o secretária geral do Conselho;

    d) votar e alterar o Código de Deontologia Médica, ouvidos os Conselhos Regionais;

    e) promover quaisquer diligências ou verificações, relativas ao funcionamento dos Conselhos de Medicina, nos Estados ou Territórios e Distrito Federel, e adotar, quando necessárias, providências convenientes a bem da sua eficiência e regularidade, inclusive a designação de diretoria provisória;

    f) propor ao Govêrno Federal a emenda ou alteração do Regulamento desta lei;

    g) expedir as instruções necessárias ao bom funcionamento dos Conselhos Regionais;

    h) tomar conhecimento de quaisquer dúvidas suscitadas pelos Conselhos Regionais e dirimí-las;

    i) em grau de recurso por provocação dos Conselhos Regionais, ou de qualquer interessado, deliberar sôbre admissão de membros aos Conselhos Regionais e sôbre penalidades impostas aos mesmos pelos referidos Conselhos.

    j) fixar e alterar o valor da anuidade única, cobrada aos inscritos nos Conselhos Regionais de Medicina; e         (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004)

    l) normatizar a concessão de diárias, jetons e auxílio de representação, fixando o valor máximo para todos os Conselhos Regionais.          (Incluído pela Lei nº 11.000, de 2004)

  • GABARITO LETRA E

    A - ATRIBUIÇÃO DO PRESIDENTE DO CONSELHO FEDERAL

    B - ATRIBUIÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS

    C - ATRIBUIÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS

    D - ATRIBUIÇÃO DOS CONSELHOS REGIONAIS

  •  

    ALTERNATIVA A

    Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais:

    g) velar pela conservação da honra e da independência do Conselho, livre exercício legal dos direitos dos médicos;

     

    ALTERNATIVA B

    Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais:

    i) publicar relatórios anuais de seus trabalhos e a relação dos profissionais registrados.

     

    ALTERNATIVA C

    Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais:

    c) fiscalizar o exercício da profissão de médico;

     

    ALTERNATIVA D

    Art . 15. São atribuições dos Conselhos Regionais:

    a) deliberar sôbre a inscriçao e cancelamento no quadro do Conselho;

     

    ALTERNATIVA E

    Art . 5º São atribuições do Conselho Federal:

    d) votar e alterar o Código de Deontologia Médica, ouvidos os Conselhos Regionais;


ID
2637934
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Acerca do Código de Processo Ético-Profissional previsto na Resolução CFM n° 2.145/2016, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Do Processo em Geral

    Seção I

    Das Disposições Gerais

    Art. 1º A sindicância e o processo ético-profissional (PEP) nos Conselhos Regionais de Medicina (CRM) e no Conselho Federal de Medicina (CFM) serão regidos por este Código de Processo Ético-Profissional (CPEP) e tramitarão em sigilo processual. (Alterado pela Resolução CFM nº 2.158/2017) 

    Parágrafo único. As sanções confidenciais, previstas no art. 22, letras “a” e “b” da Lei nº 3.268/1957, não poderão ser tornadas públicas, mesmo após a conclusão definitiva do PEP.

    Art. 2º A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do CRM em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível.

    Parágrafo único. A competência para instaurar sindicância, analisar seu relatório e, se for o caso, instaurar o PEP e sua instrução é do CRM onde o fato punível ocorreu, ainda que o médico não possua inscrição na respectiva circunscrição; ou, tendo sido inscrito, já tenha sido transferido para a circunscrição de outro CRM.

  • A)     Em regra, o julgamento das infrações ético-profissionais está vinculado ao julgamento da questão criminal referente aos mesmos fatos. 


    Art. 5º O processo e julgamento das infrações às disposições previstas no Código de Ética Médica (CEM) são independentes, não estando em regra, vinculado ao processo e julgamento da questão criminal ou cível sobre os mesmos fatos.

     

    B)      A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do Conselho Regional de Medicina em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível.

     

    Art. 2º A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do CRM em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível.

     

    C)      O Termo de Ajustamento de Conduta poderá ser admitido nos casos que envolvam lesão corporal e assédio sexual. 

     

    Art. 19, §2º O TAC será admitido nos casos em que não envolvam lesão corporal de natureza grave (art. 129, §§ 1º a 3º do Código Penal), assédio sexual ou óbito do paciente.

     

    D)     O processo ético-profissional pode ser extinto por desistência da parte denunciante. 


    Art. 12, § 5º A sindicância poderá ser arquivada por desistência da parte denunciante a critério de decisão da Câmara do CRM e, somente será admitida nos casos em que não envolvam lesão corporal de natureza grave (art. 129, §§ 1º a 3º do Código Penal), assédio sexual ou óbito do paciente.

     

    E)      A citação por edital não é admitida nos processos ético-profissionais. 

     

    Art. 37. A citação inicial, na forma do art. 35, poderá ser feita em qualquer lugar em que se encontre o denunciado e será realizada:

    IV − por edital, quando frustradas as hipóteses anteriores.

  • CRM onde o médico está inscrito: apreciar e julgar infrações médicas

    CRM onde o fato punível aconteceu: compete instaurar SINDICÂNCIA e PEP, se for o caso, mesmo que o médico não tenha inscrição neste CRM;

    Art. 2º

  • Em regra, o julgamento das infrações ético-profissionais está vinculado ao julgamento da questão criminal referente aos mesmos fatos. = ERRADO. São independentes, não estando em regra, 

    B - A competência para apreciar e julgar infrações éticas é do Conselho Regional de Medicina em que o médico esteja inscrito ao tempo da ocorrência do fato punível. CORRETO

    C - O Termo de Ajustamento de Conduta poderá ser admitido nos casos que envolvam lesão corporal e assédio sexual. ERRADO = LESÃO CORPORAL, ASSÉDIO SEXUAL E ÓBITO

    D - O processo ético-profissional pode ser extinto por desistência da parte denunciante. = ERRADO. O PEP não poderá ser extinto por desistência da parte denunciante. Nesta hipótese, ele seguirá de ofício

    E - A citação por edital não é admitida nos processos ético-profissionais. = ERRADO

    Art. 37. A citação inicial, na forma do art. 35, poderá serfeita em qualquer lugar em que se encontre o denunciado e será realizada:

    IV por edital, quando frustradas as hipóteses anteriores.


ID
2639221
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

O Decreto n°44.045/1958 aprovou o Regulamento do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Medicina. Considerando o citado regulamento, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A - FALSO - Art. 12. § 2º A ambas as partes é facultada a representação por advogados militantes.

    B - FALSO -  

    Art. 4o O Conselho Federal de Medicina compor-se-á de 28 (vinte e oito) conselheiros titulares, sendo:      

    I – 1 (um) representante de cada Estado da Federação;      

    II – 1 (um) representante do Distrito Federal; e        

    III – 1 (um) representante e respectivo suplente indicado pela Associação Médica Brasileira.  

    C - FALSO - Art. 27. O voto será pessoal e obrigatório em tôdas as eleições, salvo doença ou ausência comprovada do votante da região, devidamente justificadas

    D - CORRETA - Art. 1º Os médicos legalmente habilitados ao exercício da profissão em virtude dos diplomas que lhes foram conferidos pelas Faculdades de Medicina oficiais ou reconhecidas do país só poderão desempenhá-lo efetivamente depois de inscreverem-se nos Conselhos Regionais de Medicina que jurisdicionarem a área de sua atividade profissional - 

       Art. 2º O pedido de inscrição do médico deverá ser dirigido ao Presidente do competente Conselho Regional de Medicina.

    E - FALSO - Art. 26 § 3º Nenhum signatário da chapa eleitoral poderá ser nela incluído.

  • Em adendo ao comentário da colega referente à letra E:

    Art. 26, §2º - Nenhum candidato poderá figurar em mais de uma chapa.


ID
2639227
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Em uma pesquisa com candidatos de um concurso no Distrito Federal, foram feitas as seguintes perguntas para que eles respondessem “sim” ou “não”: Gosta de estudar matemática? Gosta de estudar português? Entre os candidatos entrevistados, 220 candidatos responderam “sim” à primeira pergunta; 200 responderam “sim” à segunda; 75 responderam “sim” a ambas; e 90 responderam que não gostam de estudar nenhuma das duas matérias. Quantos candidatos foram entrevistados?

Alternativas
Comentários
  • Matemática = 220
    Português = 200
    Português e Matemática = 75 (INTERSEÇÃO)
    Nenhum = 90

    220-75 = 145 (Só matemática)
    200-75 = 125 (Só português)

    145+125+75+90 = 435

  • Soma tudo:

    220 + 200 + 90 = 510

    Depois subtrai 75 (os que responderam SIM para ambas as perguntas)

    510 - 75 = 435

  • Pra responder esse tipo de questão é sempre necessário considerar o seguinte:

     

    Caso se some todos os valores ter-se-ia: 220+ 200 +75 + 90 =585

     

    Ocorre que dentro das 220 pessoas que estudam A, 75 estudam B também. Da mesma maneira, das 200 que estudam B, 75 estudam A também.

    Assim, ao se somar tudo o que ocorre é que se consideraria AB 2x, tanto ao contar o número de candidatos dos grupos A e B isoladamente, quanto de forma conjunta.


    Dessa forma, o segredo é isolar A, B, AB, e N (nenhuma das duas)

    Para tanto, basta subtrair A - AB e B - AB

    No caso, teríamos (220 - 75) + (200 - 75) + 75 + 90 = 145 + 125 + 75 + 90 = 435


    Resposta A, portanto.
     

  • Eu fiz do jeitinho de Futuro policial. Bons estudos. 

  • 220----SIM    

    200----NÃO 

    75-----AMBAS 

    90----NENHUMA 

    SOMA, O SIM  E O NÃO SUBITRAIA PELOS 75, QUE GOSTAM DE AMBAS QUE VAI DAR 345 TOTAL .ENTÃO SOMA COM OS 90 QUE NÃO GOSTAM DE NENHUMA CHEGANDO A 435

  • Boa tarde

     

    A comece pela interseção = 75

    Apenas português: 200 - 75 = 125

    Apenas matemática: 220 - 75 = 145

    Não gosta de nenhum = 90

     

    Logo, o total de entrevistados será: 75 + 125 + 145 + 90 = 435

     

    Bons estudos

  • matemática : 220   

    português : 125 (200-75)

    nehuma das duas: 90

    TOTAL : 435    (220+125+90)

  • so podia sim ou não, ai o cara respondeu "nenhuma" :D

  • Matemática: 220
    Português  : 200
    Port. e Mat : 75
    Nenhuma   : 90

    200 + 220 - 75 + 90
    420-75+90
    345+90 = 435 

    Letra = A

     

  • 220 + 200= 420 - 75 (interseção)= 345 + 90= 435

    Letra: A

  • Resolva assim: o conjuto de que respondeu MAT(220), mais o conjuto que respondeu o PORT(200), menos a interserção do conjuto MAT e PORT (75) mais os 90 restante dá o valor exigido. Essa é uma formula usada. Não consigo prescreve a formula aqui.

  •  

    Wallace Frota assim como foi possível as pessoas responderem sim à ambas, também era possível responder não. Por isso a questão está bem feita. 

  • M = 220

    P = 200

    M e P = 75

    Nenhuma = 90

     

    220 + 200 + 90 = 510

    510 - 75 - 435


ID
2639233
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Ao comprar uma calça e um par de tênis, que juntos custavam R$ 620,00, Miguel conseguiu o desconto de 25% no preço do par de tênis e de 20% no preço da calça. Ele percebeu que, após os descontos, os valores pagos pelos dois produtos ficaram iguais.

Considerando essa situação hipotética, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Calça = C

    Tênis = T

    C+T = 620

    simplificando fica: C= (620 - T)

    vejam que a questão disse que o tênis com desconto de 25% tem o mesmo valor da calça com desconto de 20%, sendo assim fica:

    75%T = 80%C

    é a mesma coisa que:

    (75T)/100= (80C)/100

    resolvendo e substituindo C pela simplificação lá do começo:

    (75T)/100 = (80*(620-T))/100

    como a parte de baixo de ambas as frações são iguais, podemos corta-las, ficando assim:

    75T = 80*(620-T)

    75T = 49600-80T

    75T+80T = 49600

    155T = 49600

    T = 49600/155

    T = 320

    Pronto! Descobrimos o valor do tênis que custa 320, se Tênis mais a Calça custam juntos 620 , logo podemos concluir que a Calça vale 300 reais

    C = 300

    tendo os valores dos produtos  basta aplicar os respectivos descontos  que vocês verão que a letra D é a correta.

  • The Reaad, não entendi como você simplificou a equação C + T = 620. Gostaria que explicasse. Obrigado! 

  • Donato, ele não simplificou, apenas isolou um dos termos indeterminados, no caso o C, passando o outro termo T pro outro lado da igualdade.

  • Item D Correto,

    Existem inúmeras maneiras de resolver. A mais arriscada é pegar as alternativas e testar uma a uma, por isso vou por equação do 1° grau.

    Desconto de 25% no Tenis (0,75)

    Desconto de 20% no Calça (0,8)

    Depois dos descontos, ambos ficaram pelo mesmo preço, ok.

    Valor Tenis = X

    Valor Calça = 620 - X.

    Vamos aplicar os descontos na hora de montar a equação:

    0,75X = (620 - X) . 0,8 Vou fazer o chuveirinho aqui no lado vermelho. kkk (Vai ficar tudo molhado)

    0,75X = (0,8 . 620) - (0,8X)

    0,75X = (496) - (0,8X) Vou passar esse parêntese vermelho negativo para lá somando

    0,75X + 0,8X = 496

    1,55X = 496

    X = 496/1,55

    X = 320 Este é o valor do Tênis, logo, a Calça vale 300 (Tudo sem desconto ainda)

    Desconto de 25% de 320 = 0,75 . 320 = 240

    Desconto de 20% de 300 = 0,8 . 300 = 240

  • da onde sai 495


ID
2639236
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Uma caixa d’água, na forma de um paralelepípedo retângulo cujas medidas são 0,120 dam de comprimento, 90 cm de largura e 1,35 m de altura, está com um terço da respectiva capacidade com água. O volume d’água, em metros cúbicos, que falta para deixar o reservatório completamente cheio é de

Alternativas
Comentários
  • Passa-se as medidas para metros

    comprimento = 0,120*10 = 1,2 

    largura = 90 / 10 = 0,9

    altura = 1,35

    Para calcular o volume do paralelepípedo 

    comprimento*altura*largura

    1,2*0,9*1,35 = 1,458

    1,458 é o volume total e como está com 1/3 da capacidade divide-se o volume total por 3

    1,458/3 = 0,486

    então faltam 2/3 para encher todo o reservatório

    0,486*2 = 0,972

     

     

  • GAB B

  • Múltiplos do metro:

    .   quilômetro (km) → metro x 1000

    .   hectômetro (hm) → metro x 100

    .   decâmetro (dam) → metro x 10

     

    Submúltiplos:

    .   decímetro (dm) → metro / 10

    .   centímetro (cm) → metro / 100

    .   milímetro (mm) → metro / 1000

  • Passa tudo para metro cúbico e multiplica. (km/ hm/dam/m/dm/cm/mm) de km para m vc precisa andar para  direita com a vírgula. de mm para m vc anda para esquerda.

    1,20x0,9x1,35= 1,458 =3/3

    logo 2/3 é 0,972.

    repare que a questão deu o 3/3 e o 1/3 kkkkk

    bons estudos!

     

  • Primeiro temos que achar o Volume.

    Fórmula : V=C.L.H( centímetro *Largura*altura) tem de converter para metro antes.


ID
2639251
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com a ABNT NBR 6024:2012, que trata da numeração progressiva das seções de um documento, é correto afirmar que a numeração progressiva deve-se limitar até a seção

Alternativas
Comentários
  • 4.1 Seções

    Devem ser conforme as alíneas a seguir:

     

    a) devem ser utilizados algarismos arábicos na numeração;

    b) deve-se limitar a numeração progressiva até a seção quinária;

    c) o título das seções (primárias, secundárias, terciárias, quaternárias e quinárias) deve ser colocado após o indicativo de seção, alinhado à margem esquerda, separado por um espaço. O texto deve iniciar em outra linha;

    d) ponto, hífen, travessão, parênteses ou qualquer sinal não podem ser utilizados entre o indicativo da seção e seu título;

    e) todas as seções devem conter um texto relacionado a elas;

    f) o indicativo das seções primárias deve ser grafado em números inteiros a partir de 1;

    g) o indicativo de uma seção secundária é constituído pelo número da seção primária a que pertence, seguido do número que lhe for atribuído na sequência do assunto e separado por ponto. Repete-se o mesmo processo em relação às demais seções;

    h) errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de tabelas, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice, anexo e índice devem ser centralizados e não numerados, com o mesmo destaque tipográfi co das seções primárias;

    i) títulos com indicação numérica, que ocupem mais de uma linha, devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da primeira palavra do título;

    j) os títulos das seções devem ser destacados tipografi camente, de forma hierárquica, da primária à quinária. Podem ser utilizados os recursos gráfi cos de maiúscula, negrito, itálico ou sublinhado e outros.

     

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6024: informação e documentação: numeração progressiva das seções de um documento: apresentação. Rio de Janeiro, 2012.

  • a) A seção primária é a principal divisão do texto de um documento. INCORRETA

    b) A seção secundária é a subdivisão do texto a partir de uma seção primária. INCORRETA

    c) A seção terciária é a subdivisão do texto a partir de uma seção secundária. INCORRETA            

    d) A seção quaternária é uma subdivisão do texto a partir de uma seção terciária. INCORRETA

    e) A seção quinaria é a subdivisão do texto a partir de uma seção quaternária. Conforme a NBR6024, é aqui que se deve limitar a numeração progressiva. CORRETA

    Resposta: E


ID
2639254
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Conforme estabelece a ABNT NBR 6027:2012, é correto afirmar que, em monografias, o sumário deve estar localizado na(o)

Alternativas
Comentários
  • NBR 6027:2012

    4 Localização

    O sumário deve ser localizado conforme 4.1 e 4.2. 4.1

    Em monografias:

    a) deve ser o último elemento pré-textual;

    b) deve iniciar no anverso de uma folha, concluído no verso, se necessário;

    c) quando houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independente do volume consultado.

    Gab. D

  • RESOLUÇÃO: Em monografias o sumário deve ser o último elemento pré-textual; deve iniciar no anverso de uma folha, concluído no verso (se necessário) e quando houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independente do volume consultado.

    Resposta: D

  • ANT NBR 6027:2012

    4 Localização

    O sumário deve ser localizado conforme 4.1 e 4.2

    4.1 Em monografias:

    a) deve ser o último elemento pré-textual;

    b) deve iniciar no anverso de uma folha, concluído no verso, se necessário;

    c) quando houver mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento de conteúdo, independente do volume consultado.

    4.1 Em publicações periódicas:

    a) deve estar localizado na mesma posição em todos os fascículos, em todos os volumes;

    b) pode estar no anverso da folha de rosto, concluído no verso, se necessário;

    c) pode estar na primeira capa, concluído, se necessário, na quarta capa


ID
2639257
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O relatório técnico e (ou) científico é formado pelas partes interna e externa. Quanto à parte interna, de acordo com a ABNT NBR 10719:2015, assinale a alternativa que apresenta um elemento pós-textual.

Alternativas
Comentários
  • Elementos pós-textuais:

     

    Referências (obrigatório)

    Glossário (opcional)

    Apêndice (opcional)

    Anexo (opcional)

    Índice (opcional)

    Formulário de identificação (opcional)

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10719: informação e documentação: relatório técnico e/ou científico: apresentação. Rio de Janeiro, 2015.


ID
2639260
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A referência de uma matéria de jornal em meio eletrônico tem elementos essenciais. Segundo a ABNT NBR 6023:2002, entre tais elementos, está o (a)

Alternativas
Comentários
  • 7.5.5.1 Os elementos essenciais são: autor(es) (se houver), título, título do jornal, local de publicação, data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

     

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023: informação e documentação: referências: elaboração. Rio de Janeiro, 2002.

  • AUTOR

    TÍTULO

    TÍTULO DO JORNAL

    LOCAL DE PUBLICAÇÃO

    DATA

    SEÇÃO

    CADERNO ou PARTE

    PAGINAÇÃO

  • Depois da atualização da ABNT 6023 a questão se tornou desatualizada, pois agora os elementos essenciais para matéria de jornal são: autor, título, subtítulo (se houver), título do jornal, subtítulo do jornal (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente.

    Assim, em decorrência da atualização, as alternativas D e E também estão corretas

  • Artigo e/ou matéria de jornal abrange comunicação, editoria, entrevista, recensão, reportagem, resenha e outros. Os elementos essenciais para esse tipo de documento são: 

    autor, título, subtítulo (se houver), título do jornal, subtítulo do jornal (se houver), local de publicação, numeração do ano e/ou volume, número (se houver), data de publicação, seção, caderno ou parte do jornal e a paginação correspondente. Quando não houver seção, caderno ou parte, a paginação do artigo ou matéria precede a data.

    Resposta: B


ID
2639263
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quais são as etapas principais da indexação?

Alternativas
Comentários
  • "A indexação de assuntos envolve duas etapas principais:

    1. Análise conceitual, e

    2. Tradução."  (LANCASTER, 2004, p.9).

     

    Gab. A

  • Análise conceitual/documental e tradução.


ID
2639266
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Além da exaustividade, a outra dimensão da indexação de um documento é a

Alternativas
Comentários
  • Letra E.


    "A segunda dimensão do documento, de ponto de vista da indexação, é denominada especificidade." (LANCASTER, 2004, p. 29)


ID
2639269
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Qual sistema de recuperação permite que uma busca combine os termos de qualquer maneira?

Alternativas
Comentários
  • Livro Indexação e Resumos do Lancaster, página 39: ... Um sistema de recuperação da informação que permite que uma busca combine os termos de qualquer maneira é frequentemente denominado pós-coordenado (outras denominações empregadas tem sido pós combinação ou manipulatório)


ID
2639272
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quando se faz uma descrição precisa e fiel do documento, é correto afirmar que está sendo feita uma indexação centrada no

Alternativas
Comentários
  • Gil Leiva (2008, p. 62, tradução nossa), apresenta três diferentes propostas para direcionar a indexação de documentos: indexação centrada no documento, indexação centrada no usuário e indexação centrada no domínio. O autor realizou uma compilação das diferentes abordagens existentes na literatura, apoiando-se em variados autores, a fim de definir os três direcionamentos que a indexação pode alcançar.

    Na primeira proposta, indexação centrada no documento, Gil Leiva (2008) baseando-se em Soergel (1985) e Lancaster (1991), explica que os indexadores efetuam a descrição exata e fiel do que é abordado no documento, sem considerar o contexto e as necessidades de informação dos usuários que o sistema atende.



  • Gil Leiva (2008, p. 62, tradução nossa), explica três diferentes propostas para direcionar a indexação de documentos: O autor realizou uma compilação das diferentes abordagens existentes na literatura, apoiando-se em variados autores, a fim de definir os três direcionamentos que a indexação pode alcançar

    indexação centrado no documento. Na primeira proposta, indexação centrada no documento, Gil Leiva (2008) baseando-se em Soergel (1985) e Lancaster (1991), explica que os indexadores efetuam a descrição exata e fiel do que é abordado no documento, sem considerar o contexto e as necessidades de informação dos usuários que o sistema atende. 

     indexação centrada no usuário  Na segunda proposta, centrada no usuário, os indexadores selecionam conceitos e os convertem em termos controlados por meio de uma linguagem de indexação, ou documentária, tendo sempre em mente o conhecimento que possuem dos usuários e suas possíveis necessidades de informação. Para esse direcionamento, Gil Leiva (2008) se baseia em Albrechtsen (1993) e Fidel (1994), explicando que a ISO 5963/19853 também indica aos indexadores selecionar conceitos que eles acreditam serem úteis para a comunidade usuárias.

    indexação centrada no domínio. Fundamenta a indexação no conhecimento profundo da organização, envolvendo a história, metas, objetivos, pessoas e relacionamentos, fluxos de informação, etc.

     Baseando-se na teoria de Jeans-Erik Mai (2005), Gil Leiva (2008) explica que a indexação nessa abordagem se subdivide em quatro processos: análise de domínio, das necessidades dos usuários, dos papéis desempenhados pelos indexadores e por último, na análise do documento, levando sempre em consideração os elementos anteriores.

    Gil Leiva (2008) expõe ainda que a diferença entre a indexação centrada no documento da centrada no domínio está no ponto da primeira ter como única referência a informação contida no documento e a segunda, visar no domínio e em outros elementos que envolvem o documentos.

    ANÁLISE DE ASSUNTO NO PROCESSO DE INDEXAÇÃO: um percurso entre teoria e norma.https://pdfs.semanticscholar.org/8a94/958466a2067ef0e2b5cbe03bed09dbd54bc0.pdf.


ID
2639275
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Para se avaliar a recuperação da informação em termos de revocação, deve-se adotar a seguinte medida:

Alternativas
Comentários
  • Letra B.


    De acordo com Lancaster (2004), a relação entre itens úteis e o total de itens recuperados é denominada coeficiente de precisão e a relação entre itens úteis e o total de itens relevantes, ou seja, a extensão com que todos os itens úteis são encontrados, chama-se coeficiente de revocação.


ID
2639278
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O esquema de classificação geral é utilizado em

Alternativas
Comentários
  • A CDU é freqüentemente descrita como um esquema de classificação geral, como a Classificação Decimal Dewey, a Classificação da Library of Congress e a Classificação Bibliográfica de Bliss. O termo geral pode ser aplicado de duas maneiras, significando que a classificação incorpora todos os campos do conhecimento ou que pode ser aplicado em coleções que cobrem a totalidade do conhecimento.

    A CDU é empregada em diversas listas bibliográficas nacionais. A bibliografia nacional francesa foi organizada de acordo com as classes gerais da CDU, desde que mudou seu formato em 1971. Diversos países francófonos, como Argélia, Tunísia, Marrocos e Senegal organizam suas bibliotecas nacionais com o esquema da CDU, que é também amplamente usado em bibliotecas da Espanha e América do Sul, incluindo as bibliografias nacionais de países como a Argentina e Equador.


ID
2639281
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Os sistemas de classificação bibliográfica são linguagens documentárias que se caracterizam pela própria estrutura em

Alternativas
Comentários
  • São exemplos de sistemas de classificação bibliográfica: CDU e CDD. Neles o arranjo alfabético é secundário, na forma de um índice que remete ao arranjo principal que é hierárquico.

    Gabarito: E


ID
2639284
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Segundo o Código de Catalogação Anglo-Americano – 2ª edição (AACR2), assinale a alternativa que indica um elemento do primeiro nível de descrição.

Alternativas
Comentários
  • Errei. Botei lugar de publicação. Primeiro nível de descrição TÍTULO PRINCIPAL/ PRIMEIRA INDICAÇÃO DE RESPONSABILIDADE, se diferir do cabeçalho da entrada principal em forma ou número, ou se não houver cabeçalho da entrada principal.- INDICAÇÃO DE EDIÇÃO.-DETALHES ESPECÍFICOS DO MATERIAL (ou do tipo de publicação).- PRIMEIRO EDITOR ETC.,DATA DE PUBLICAÇÃO ETC.-EXTENSÃO DO ITEM.-NOTA(S).-NÚMERO NORMALIZADO
  • Também coloquei lugar da publicação pensei que se referia ao campo 008 que é uma das primeiras coisas que preenchemos quando começamos a catalogação de algo.

  • Resposta: D


ID
2639287
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

De acordo com o Código de Catalogação Anglo-Americano – 2ª edição (AACR2), quando uma obra é atribuída errônea ou ficticiamente a uma pessoa, deve-se

Alternativas
Comentários
  • R. 21.4C1 Se a responsabilidade de uma obra foi atribuída errônea ou ficticiamente a uma pessoa, faça a entrada pelo nome verdadeiro do autor, ou sob o título se o autor verdadeiro for desconhecido. 

    Resposta: C

  • 21.4C Faça a entrada pelo nome verdadeiro do autor, ou sob o título se o autor verdadeiro for desconhecido. Faça entrada secundária sob o cabeçalho estabelecido para a pessoa a quem é atribuída a autoria, desde que seja uma pessoa real.


ID
2639290
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Na função de planejamento da biblioteca, é necessário

Alternativas
Comentários
  • "O planejamento não é um acontecimento, mas um processo contínuo, permanente e dinâmico, que fixa objetivos, define linhas de ação, detalha as etapas para atingi-los e prevê os recursos necessários à consecução desses objetivos." (ALMEIDA, 2005, p.2).

    Gab. A

  • Falar em planejamento, é pensar em metas/objetivos, que precisam ser traçados para determinados fins sejam alcançados!

  • a) CORRETA

    b) Decidir quem realizará o trabalho está relacionado à função de Organização. INCORRETA

    c) Executar o trabalho está relacionado à função Desempenho. INCORRETA

    d) Analisar e resumir está ligado à função Revisão. INCORRETA

    Resposta: A


ID
2639293
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Modelo de estrutura para coleções que agrupa os temas e os assuntos de acordo com os critérios: coleção de referência, coleção de lastro, coleção didática e literatura corrente.

A definição apresentada faz referência ao conceito de

Alternativas
Comentários
  • - Modelo Conspectus: os temas e os assuntos das coleções são determinados pela concentração de exemplares em classes e subclasses de um esquema de classificação (International Federation of Library Associationsand Institution, 2001);

    - Níveis de coleção da American Library Association (ALA): os temas e assuntos das coleções são agrupados em cinco níveis: completeza, pesquisa, estudo, básico e mínimo (Figueiredo, 1998).

    - Dimensões: os temas e os assuntos das coleções são agrupados em: coleção de referência, coleção de lastro, coleção didática e literatura corrente (Miranda, 1980).

  • Gab. C

    Dimensões.


ID
2639296
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de coleções, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Para Vergueiro " julgar a qualidade de um periódico nem sempre é fácil. Fora a opinião do especialista, sempre um ajuda indispensável, há outros indicadores que permitem ao bibliotecário uma avaliação satisfatória. Vários desses indicadores constam da contracapa ou das páginas iniciais do fascículo, principalmente em periódicos especializados". 


ID
2639299
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando as diretrizes para o desenvolvimento de coleções, assinale a alternativa que apresenta uma decisão para a formação de acervo.

Alternativas
Comentários
  • A função do planejamento e elaboração de políticas exige diversas tomadas de decisão, destacando-se entre elas:


    indicação do responsável pelo processo de seleção [...]; indicação do tipo de material que irpa compor o acervo, independente do seu suporte físico; definição dos assuntos que irão fazer parte da coleção; estabelecimentos dos critérios e prioridades que nortearão todo o processo, envolvendo decisões sobre os de seleção, aquisição, por compra, doação, permuta, também, para o desbastamento da coleção, indicando o que deve ser transferido para depósitos especiais ou mesmo serem descartados; estabelecimento de diretrizes para avaliação das coleções, inclusive com a indicação da periodicidade com que deverá ser realizada; indicação do número de exemplares por título, principalmente para as coleções de uso corrente; estabelecimento de diretrizes para preservação e conservação do acervo, incluindo informações sobre condições ambientais ideais para cada tipo de documento considerando-se o seu suporte físico; indicação de alternativas para obtenção de recursos e definição de critérios para alocação dos recursos obtidos; indicação dos prazos para revisão das políticas adotadas.


    Fonte: Livro: Bibliotecas como organizações


  • O enunciado pede uma decisão para formação do acervo, e não para a preservação dele. Logo eu não entendi o gabarito.

  • Louise, eu coloquei a A por ser a alternativa mais "correta" por eliminação e a única que se refere a documentos que fazem parte do desenvolvimento de coleções.

    As demais referem-se a:

    B) Escolha do método de identificação de dados do usuário, como entrevista estruturada ou semiestruturada. ---> ESTUDO DE USUÁRIO

    C) Identificação do nível de revocação de um determinado item do acervo. ---> INDEXAÇÃO

    D) Formação de um grupo composto por especialistas, usuários e gerentes que, em reunião organizada, discute e indica caminhos para a solução de determinado problema. ---> METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO (EX: PLANEJAMENTO, AVALIAÇÃO DE COLEÇÕES)

    E) Estabelecimento de uma nova cultura organizacional centrada na melhoria contínua de serviços e de produtos. ---> PLANEJAMENTO


ID
2639302
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considerando que a técnica de Delfos é uma variação do questionário no estudo dos usuários, assinale a alternativa que corresponde ao principal objetivo dessa técnica.

Alternativas
Comentários
  • Letra B.

    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia:

    "técnica [...] t. de Delphos Delphi study, Delphi technique 1. Método empregado em pesquisa operacional, com a finalidade de prognosticar tendências ou eventos, com base nas avaliações, julgamentos e opiniões de grupos selecionados de especialistas. O processo é repetido mais de uma vez e as diversas opiniões são tabuladas e analisadas, até se obter um nível adequado de concordância." (CUNHA; CAVALCANTI, 2008, p. 355)

  • IDENTIFICAR TENDÊNCIAS

  • A técnica de Delfos, na medida em que serve como indicador do futuro, possibilita à biblioteca fazer correções ou mesmo se preparar para possíveis eventos, prever tais eventos 


ID
2639305
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

A respeito do estudo e do treinamento de usuários, do alerta e da disseminação da informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A acessibilidade e a facilidade do uso são fatores determinantes para a utilização do serviço de informação.

    • Observação participante não sistemática ou observação participante não estruturada ou não controlada: fazendo papel de repórter, sem influir no fluxo dos acontecimentos.


ID
2639308
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à automação de bibliotecas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa E.

    A) A conversão retrospectiva (CR) é o protocolo próprio para recuperação de informação bibliográfica de computador para computador, possibilitando ao usuário de um sistema pesquisar e recuperar informações de outro sistema.

    A conversão retrospectiva NÃO é um protocolo de recuperação bibliográfica, é definida como "transformação dos catálogos manuais de fichas em arquivos de registros bibliográficos legíveis por máquina".

    B) O metadado é um formato de intercâmbio de dados criado para a catalogação automatizada.

    O metadado é definido, de acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, como:

    "metadados 1. Informação que descreve a estrutura dos dados e sua relação com outros, p.ex.: uma etiqueta no registro de uma base de dados, que indica o campo que contém o nome do autor."

    NÃO é um FORMATO DE INTERCÂMBIO, são um identificador único do recurso.

    C) As vantagens da automação da biblioteca são as atualizações do sistema e manutenção e suporte deste, além da licença de uso de softwares adquiridos para os respectivos setores específicos.

    As atualizações do sistemas e manutenção de suporte desses são alguns dos requisitos necessários para a automação, mas não sua vantagem (benefícios que trará com a sua utilização, ex: serviço mais adequado ao usuário, etc.)

    D) O treinamento do bibliotecário que tem nível gerencial deve enfatizar a compreensão de procedimentos e rotinas específicos de cada módulo do sistema de automação da biblioteca, inclusive capacitando-o a realizar o treinamento dos usuários nos módulos pertinentes.

    O treinamento a nível gerencial deve possibilitar à gerência da Biblioteca a perfeita compreensão dos procedimentos gerenciais oferecidos pelo sistema. O gerenciamento que se refere a alternativa é o operacional.


ID
2639311
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Assinale a alternativa que indica atividade de responsabilidade do Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT).

Alternativas
Comentários
  • Programa de Comutação Bibliográfica (COMUT)

    O Comut permite a obtenção de cópias de documentos técnico-científicos disponíveis nos acervos das principais bibliotecas brasileiras e em serviços de informação internacionais. Podem-se solicitar os seguintes tipos de documentos:

    periódicos técnico-científicos (artigos);

    teses e dissertações (na íntegra ou parte);

    anais de congressos nacionais e internacionais;

    partes de documentos (capítulos de livros), desde que sejam autorizados pela Lei de Direitos Autorais.

    A Gerência do Comut oferece aos seus usuários o serviço de Busca Monitorada. Esse serviço atende às solicitações de material bibliográfico existente no Brasil e no exterior e atende também a usuários estrangeiros. O valor é diferenciado.

    A busca no Brasil custa 2 (dois) bônus, enquanto a busca no exterior custa 4 (quatro) bônus.

    Para participar do Comut, o usuário deve cadastrar-se no Programa, via Internet, adquirir Bônus COMUT e preencher o formulário de solicitação.

    Gab. D

    Fonte: IBICT

  • Art. 2º - São objetivos do Comut

    I - Facilitar o acesso ao documento requerido nas tarefas de pesquisa, ensino e gerenciamento independentemente de sua localização, mediante a celebração de convênios de prestação de serviços com Bibliotecas-Base (depositárias) e fornecedores de textos completos (editores, livreiros, bases de dados de texto completo etc.), sob a égide de um sistema de comutação bibliográfica descentralizado.

    II - Desburocratizar o processo administrativo e contábil nas transações de compra e venda de cópias de documentos.

    III - Contribuir para o aperfeiçoamento do ensino e da pesquisa, criando condições para a transferência e uso cooperativo de informações interdisciplinares armazenadas nas instituições depositárias dos acervos bibliográficos.

    IV - Apoiar a Biblioteca Digital Brasileira, criada no âmbito do Ibict, no fornecimento de cópias de documentos disponibilizados nas Bases de Dados.

    V - Garantir a obtenção de cópias de documentos em texto completo oferecidos, mediante pagamento, através da Internet.

    http://comut.ibict.br/comut/do/showpage?page=informacoesRegimentoInterno


ID
2639314
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Quanto à notação de autor, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Mais tarde, Charles Ammi Cutter concluiu sua própria tabela para individualizar os autores, que foi publicada em 1880. De acordo com essa tabela, o autor deveria ser identificado pela primeira letra do seu sobrenome seguida por algarismos arranjados na ordem alfabético-decimal. No julgamento de Cutter este seria o arranjo ideal, pois permite a inserção de novos números caso ocorra coincidência nos sobrenomes de autores que publicaram na mesma área temática. Como se pode observar, Cutter aperfeiçoou a ideia e incorporou o uso da decimalidade que já integrava o sistema de classificação decimal de Dewey, pois considerou que o número do livro poderia ser análogo ao número de classe, sendo construído em um sistema decimal (BARDEN, 1937; LENTINO, 1967, 1971; SAYERS, 1918).

    -------------------

    Gabarito: C

    => Fonte: CARIBÉ, Rita de Cassia do Vale. Notação de autor: sua história. Inf. & Soc.:Est., João Pessoa, v.26, n.2, p. 121-135, maio/ago. 2016


ID
2639317
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Considere que, na tabela de Cutter-Sanborn, “Andrade” corresponde ao número 553. Com base nessa informação, assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as notações de autor das obras de Carlos Drummond de Andrade: Confissões de Minas e Contos de Aprendiz (ambos pertencentes ao mesmo acervo de uma biblioteca).

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre as alternativas A e D.

    Achei um material com uma explicação excelente: http://www.biblioteconomia.ufes.br/sites/biblioteconomia.ufes.br/files/field/anexo/2_1_0_NoChamada.pdf

    Ver figura 3, pagina 7

    GAB: D


ID
2639320
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O método técnico-científico capaz de desacelerar o processo de deterioração instalado em suportes de informação é a

Alternativas
Comentários
  • Conservação: Conjunto de intervenções diretas, realizadas na própria estrutura física do bem cultural, com a finalidade de tratamento, impedindo, retardando ou inibindo a ação nefasta ocasionada pela ausência de uma preservação. A conservação preventiva está relacionada ao conjunto de técnicas e ações que visam a retardar a deterioração e prolongar ao máximo a vida útil dos documentos.

  •  REPOSTA: B

    conservar e preservar os documentos.

  • Resposta: Conservação

    Palavra-chave de conservação: desacelerar


ID
2639323
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com o auxílio de um pincel de pelos macios, inicia-se o processo de varredura de todas as folhas e capas de um documento. Esse procedimento refere-se à técnica de

Alternativas
Comentários
  • Letra A.


    De acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, higienização é a retirada da poeira e outros resíduos estranhos aos documentos, usando instrumento indicado e técnicas apropriadas para não produzir estragos.

  • GABARITO: A

    A) Higienização - Retirada, por meio de técnicas apropriadas, de poeira e outros resíduos, com vistas à preservação dos documentos.

    B) Fumigação - Exposição de documentos a vapores químicos, geralmente em câmaras especiais, a vácuo ou não, para destruição de insetos, fungos e outros micro-organismos.

    C) Desinfestação - Processo de destruição ou inibição da atividade de insetos.

    D) Desacidificação aquosa (banho) - É aplicada em documentos que se encontram visivelmente ácidos, ou seja, documentos cuja tonalidade do papel está escura. O banho no livro é feito com água deionizada, que é uma água livre de íons e com a carga elétrica neutralizada para impedir reações químicas com o papel.

    E) Teste de solubilidade dos pigmentos - Em caso de haver pigmentos que possam manchar a folha, como carimbos e escritos com tintas solúveis proceder ao teste de solubilidade dos pigmentos. É realizado antes da desacidificação tópica ou banhos.

    Fontes:

    EMBRAPA. Manual de conservação preventiva do patrimônio documental. Brasília, DF: EMBRAPA, 2012.

    BARROS, G. da. S. M. Restauração de documentos com suporte de papel: um estudo de caso no centro de documentação da universidade de Brasília. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Biblioteconomia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2009.


ID
2639326
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

Com relação à gestão de bibliotecas, assinale a alternativa que corresponde à técnica utilizada para a representação gráfica de processos de negócios e fluxos de processos e de informação, resultando em um mapa de processos.

Alternativas
Comentários
  • O Business Process Model and Notation (BPMN) (em português Modelo e Notação de Processos de Negócio), anteriormente conhecido como Business Process Modeling Notation, (em português Notação de Modelagem de Processos de Negócio) é uma notação da metodologia de gerenciamento de processos de negócio e trata-se de uma série de ícones padrões para o desenho de processos, o que facilita o entendimento do usuário. A modelagem é uma etapa importante da automação pois é nela que os processos são descobertos e desenhados. É nela também que pode ser feita alguma alteração no percurso do processo visando a sua otimização. A notação também pode ser utilizada para a modelagem de Arquitetura de Processos.

    Gab. B

    Fonte: Wikipédia.


ID
2639329
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

No que se refere ao planejamento e à gestão de bibliotecas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No planejamento de bibliotecas, a qualidade da informação é medida por meio de indicadores de tempo, de conteúdo e de forma da informação.


ID
2639332
Banca
IADES
Órgão
CFM
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O planejamento operacional da biblioteca tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • O planejamento operacional decide "o que fazer" e "como fazer". Está ligado aos procedimentos, detalhando tarefas e operações, e deve estar sempre voltado a otimização dos resultados. Tem caráter imediatista, caracterizando-se por ser de curto prazo e de abrangência local. (ALMEIDA, 2005, p.8)

  • FAZER E COMO FAZER, OBTENDO RESULTADOS ... FALOU EM PLANEJAMENTO LEMBRAR DE RESULTADOS.

  • Lembrando:

    De acordo com Almeida (2005) temos os seguintes tipos de planejamento:

    Estratégico - ALTA ADMINISTRAÇÃO - longo prazo

    Intermediário - TÁTICO - médio prazo

    Operacionais - curto prazo e abrangência local.