SóProvas



Prova IBADE - 2018 - Prefeitura de Presidente Kennedy - ES - Professor - Ciências


ID
3234919
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do MS Word 2010 em português deseja colocar em negrito um texto de um documento usando, para isso, teclas de atalho. As teclas de atalho a serem utilizadas para essa situação são:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B

    Ctrl + SHIFT + N ou, simplesmente, Ctrl + N.

  • Essa tecla de atalho não funciona na versão 2016.

  • Tecla de atalho não existe, nem consta na documentação oficial da MS.

    https://support.microsoft.com/pt-br/office/atalhos-de-teclado-do-word-95ef89dd-7142-4b50-afb2-f762f663ceb2

    que é relativo a essas versões

    Word do Microsoft 365 Word do Microsoft 365 para Mac Word para a Web Word 2021 Word 2021 para Mac Word 2019 Word 2019 para Mac Word 2016 Word 2016 para Mac Word 2013 Word para iPad Word para iPhone Word para tablets Android Word 2010 Word for Mac 2011 Word para telefones Android Word Mobile Word Starter 2010


ID
3238342
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 02

Palavras, palavras, palavras

    Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio. Ninguém mais chama o libertino de bilontra, a amante de traviata ou o inocente de cândido. Depois de soar na boca do povo e iluminar a escrita, bilontra, traviata e cândido foram sepultadas nos dicionários junto as que lá descansavam em paz. Em seus lugares brotam novas, frescas e saltitantes, com significado igual - ou quase. A língua é a mais genuína criação coletiva, feita da contribuição anônima. O agito das palavras traduz as mudanças do mundo - na ciência e tecnologia, na economia e política, nas leis e religiões, no comércio e publicidade, no esporte e comunicação, nos costumes e valores.
[...]
     Faz tempo não ouço a palavra cavalheirismo. Parece que a igualdade de direitos das mulheres botou fora o bebê, a água do banho e a bacia. Lá se foram também delicadeza e cordialidade: louvadas no passado, antes de sumir viraram sinônimo de perda de tempo. Pessoa cordial passou a ser chata, cheia de frescura, pé-no-saco, puxa-saco. Cortesia não morreu, mas mudou: agora quer dizer brinde, boca-livre, promoção! Crimes tem cúmplices, mas é rara a cumplicidade entre casais.
[...]
    Se as palavras morrem ou mudam de sentido, os gestos, intenções e atitudes que designam também morrem ou mudam de sentido. Cabe indagar: que sociedade é essa que sepulta o cavalheirismo, a delicadeza, a cordialidade e a compaixão? Que gente é essa que enterra a honra? Que país é esse que esvazia valores como educação e ética e faz da cortesia um gesto interesseiro? Que confere respeito e perdão aos poderosos e impõe aos destituídos o dever e o sacrifício?
     Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. Ou será que estamos perdendo o prazer da convivência? Ah, palavras, palavras, palavras...

ARAÚJO, Alcione. Palavras, palavras, palavras. Estado de Minas, Belo Horizonte, 05 jul. 2010. Caderno Cultura, p. 8. Adaptado.

A classe gramatical a que pertence a palavra destacada em “Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer da convivência? [...]" é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer da convivência? [...]"

    ? Temos uma conjunção coordenativa alternativa, expressa valor de alternância, outras conjunções com essa classificação: nem...nem; ou...ou; já...já; quer...quer; ora...ora; seja...seja; talvez...talvez; umas vezes...outras vezes.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Juro que li umas 5x só procurando a palavra destacada :(

  • A questão é sobre classe de palavras e quer saber a qual classe pertence a palavra destacada em “Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. OU será que estamos perdendo o prazer da convivência? [...]". Vejamos:

     

    A) interjeição.

    Interjeição: palavra invariável que exprime emoções e sentimentos que envolvem o falante. É uma espécie de grito com que traduzimos de modo vivo nossas emoções e sentimentos. 

     

    B) advérbio.

    Advérbio: palavra invariável que indica circunstâncias. Modifica um adjetivo, um verbo ou outro advérbio.

     

    C) preposição.

    Preposição: palavra invariável que une dois termos, subordinando um ao outro.

    As preposições essenciais são: a, ante, após, até, com, contra, de, desde, em, entre, para, per, perante, por, sem, sob, sobre, trás.

     

    D) adjetivo.

    Adjetivo: palavra variável em gênero, número e grau que expressa qualidade, defeito, origem, estado do substantivo ou de qualquer palavra substantivada.

     

    E) conjunção.

    Certo. "OU" é conjunção coordenativa alternativa

    Conjunção: palavra invariável que une orações ou termos semelhantes (de mesma função sintática).

    Conjunções coordenativas alternativas: têm valor semântico de alternância, escolha ou exclusão.

    São elas: ou... ou, ora... ora, já.. já, seja... seja, quer... quer, não... nem...

    Ex.: Ou estudava, ou trabalhava.

     

    Gabarito: Letra E


ID
3239398
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Na semana passada, um telejornal exibiu uma m a té ria so b re a “ m o rte ” das lâ m p a d a s incandescentes. O (ótimo) texto do repórter começava assim: “A velha e boa lâmpada incandescente, mais velha do que boa...”. Hábil com as palavras, o repórter desfez a igualdade que a conjunção aditiva “e” estabelece entre “velha" e “boa” e instituiu entre esses dois adjetivos uma relação de comparação de superioridade, que não se dá da forma costumeira, isto é, entre dois elementos (“A rua X é mais velha do que a Y”, por exemplo), mas entre duas qualidades (“velha" e “boa”) de um mesmo elemento (a lâmpada incandescente). Ao dizer “mais velha do que boa”, o repórter quis dizer que a tal lâmpada já não é tão boa assim. Agora suponhamos que a relação entre “velha” e “boa” se invertesse. Como diria o repórter: “A velha e boa lâmpada incandescente, mais boa do que velha...” ou “A velha lâmpada incandescente, melhor do que velha...”? Quem gosta de seguir os burros “corretores” ortográficos dos computadores pode se dar mal. O meu “corretor”, por exemplo, condena a forma “mais boa do que velha” (o “mestre” grifa o par “mais boa”). Quando escrevo “melhor do que boa”, o iluminado me deixa em paz. E porque ele age assim? Por que, para ele, não existe “mais bom”, “mais boa"; só existe “melhor”.

NETO, Pasquale Cipro. Folha de S. Paulo, 11 jul. 2013

Ao elaborar sua crítica, o autor do texto destacou a relação de sentido entre os adjetivos femininos: velha e boa, os quais projetam uma apreciação positiva à palavra lâmpada. Nesse fluxo de adjetivações, ao finalizar seu texto, faz referência à palavra “melhor”, um adjetivo em seu grau de comparação de superioridade. Sendo assim, dentre as alternativas a seguir, assinale a opção em que a palavra em destaque recebe a mesma classificação:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? Dirceu e meu MELHOR amigo.

    ? A ideia expressa é de comparativo de superioridade, entre meus amigos Dirceu é o melhor.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Acho que faltou o acento, não?

    Muda completamente o sentido Dirceu é meu melhor amigo (nesse caso concordo com o gabarito) há a ideia de comparação.

    Mas, Dirceu e meu melhor amigo, o "e" é há apenas uma conjunção aditiva e não traz ideia de comparação entre as orações.

  • Acho que faltou o acento, não?

    Muda completamente o sentido Dirceu é meu melhor amigo (nesse caso concordo com o gabarito) há a ideia de comparação.

    Mas, Dirceu e meu melhor amigo, o "e" é há apenas uma conjunção aditiva e não traz ideia de comparação entre as orações.

  • Adjetivo é a classe regida por substantivo (regente). Como ocorre na letra b. Nas outras opções, a palavra melhor acompanhada de um verbo (regente) se classifica como advérbio (regido).


ID
3239401
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    Na semana passada, um telejornal exibiu uma m a té ria so b re a “ m o rte ” das lâ m p a d a s incandescentes. O (ótimo) texto do repórter começava assim: “A velha e boa lâmpada incandescente, mais velha do que boa...”. Hábil com as palavras, o repórter desfez a igualdade que a conjunção aditiva “e” estabelece entre “velha" e “boa” e instituiu entre esses dois adjetivos uma relação de comparação de superioridade, que não se dá da forma costumeira, isto é, entre dois elementos (“A rua X é mais velha do que a Y”, por exemplo), mas entre duas qualidades (“velha" e “boa”) de um mesmo elemento (a lâmpada incandescente). Ao dizer “mais velha do que boa”, o repórter quis dizer que a tal lâmpada já não é tão boa assim. Agora suponhamos que a relação entre “velha” e “boa” se invertesse. Como diria o repórter: “A velha e boa lâmpada incandescente, mais boa do que velha...” ou “A velha lâmpada incandescente, melhor do que velha...”? Quem gosta de seguir os burros “corretores” ortográficos dos computadores pode se dar mal. O meu “corretor”, por exemplo, condena a forma “mais boa do que velha” (o “mestre” grifa o par “mais boa”). Quando escrevo “melhor do que boa”, o iluminado me deixa em paz. E porque ele age assim? Por que, para ele, não existe “mais bom”, “mais boa"; só existe “melhor”.

NETO, Pasquale Cipro. Folha de S. Paulo, 11 jul. 2013

De acordo com os estudos de regência verbal e com o padrão culto da língua, o verbo destacado na oração “Na semana passada, um telejornal EXIBIU uma matéria [...]” é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?Na semana passada, um telejornal EXIBIU uma matéria [...]?

    ? Aquilo que exibe, exibe alguma coisa (=verbo transitivo direto, pede um complemento sem preposição ? uma matéria ? objeto direto).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Gab.: LETRA E

    EXIBIR => VTD; quem exibe, exibe alguma coisa; pede completo = Objeto Direto.

  • Fui de bitransitivo (Exibir algo, alguma coisa/a alguém) :(

  • Analisando..

    Na semana passada, um telejornal EXIBIU uma matéria.

    Adjunto adverbial de longa duração deslocado= Na semana passada

    Segundo a ABL a partir de 3 palavras a vírgula é obrigatória.

    Sujeito= Um telejornal

    Exibir = VTD= OD= Uma matéria.

    Sucesso!


ID
3239404
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras, palavras, palavras

    Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio. Ninguém mais chama o libertino de bilontra, a amante de traviata ou o inocente de cândido. Depois de soar na boca do povo e iluminar a escrita, bilontra, traviata e cândido foram sepultadas nos dicionários junto as que lá descansavam em paz. Em seus lugares brotam novas, frescas e saltitantes, com significado igual - ou quase. A língua é a mais genuína criação coletiva, feita da contribuição anônima. O agito das palavras traduz as mudanças do mundo - na ciência e tecnologia, na economia e política, nas leis e religiões, no comércio e publicidade, no esporte e comunicação, nos costumes e valores.
[...]
    Faz tempo não ouço a palavra cavalheirismo. Parece que a igualdade de direitos das mulheres botou fora o bebê, a água do banho e a bacia. Lá se foram também delicadeza e cordialidade: louvadas no passado, antes de sumir viraram sinônimo de perda de tempo. Pessoa cordial passou a ser chata, cheia de frescura, pé-no-saco, puxa-saco. Cortesia não morreu, mas mudou: agora quer dizer brinde, boca-livre, promoção! Crimes tem cúmplices, mas é rara a cumplicidade entre casais.
[...]
    Se as palavras morrem ou mudam de sentido, os gestos, intenções e atitudes que designam também morrem ou mudam de sentido. Cabe indagar: que sociedade é essa que sepulta o cavalheirismo, a delicadeza, a cordialidade e a compaixão? Que gente é essa que enterra a honra? Que país é esse que esvazia valores como educação e ética e faz da cortesia um gesto interesseiro? Que confere respeito e perdão aos poderosos e impõe aos destituídos o dever e o sacrifício?
    Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. Ou será que estamos perdendo o prazer da convivência? Ah, palavras, palavras, palavras...

ARAÚJO, Alcione. Palavras, palavras, palavras. Estado de Minas, Belo Horizonte, 05 jul. 2010. Caderno Cultura, p. 8. Adaptado. 

A autora do texto admite, nas primeiras linhas de sua análise, que “Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio." A comparação estabelecida pela autora indica que:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? ?Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio." 

    ? as palavras, como os seres humanos, sofrem as impressões de seu tempo, modificam-se, seguem tendências.

    ? Ou seja, o tempo é um agente modificador das palavras e também das pessoas, ambos modificam e adaptam-se às tendências de determinada época.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3239410
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras, palavras, palavras

    Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio. Ninguém mais chama o libertino de bilontra, a amante de traviata ou o inocente de cândido. Depois de soar na boca do povo e iluminar a escrita, bilontra, traviata e cândido foram sepultadas nos dicionários junto as que lá descansavam em paz. Em seus lugares brotam novas, frescas e saltitantes, com significado igual - ou quase. A língua é a mais genuína criação coletiva, feita da contribuição anônima. O agito das palavras traduz as mudanças do mundo - na ciência e tecnologia, na economia e política, nas leis e religiões, no comércio e publicidade, no esporte e comunicação, nos costumes e valores.
[...]
    Faz tempo não ouço a palavra cavalheirismo. Parece que a igualdade de direitos das mulheres botou fora o bebê, a água do banho e a bacia. Lá se foram também delicadeza e cordialidade: louvadas no passado, antes de sumir viraram sinônimo de perda de tempo. Pessoa cordial passou a ser chata, cheia de frescura, pé-no-saco, puxa-saco. Cortesia não morreu, mas mudou: agora quer dizer brinde, boca-livre, promoção! Crimes tem cúmplices, mas é rara a cumplicidade entre casais.
[...]
    Se as palavras morrem ou mudam de sentido, os gestos, intenções e atitudes que designam também morrem ou mudam de sentido. Cabe indagar: que sociedade é essa que sepulta o cavalheirismo, a delicadeza, a cordialidade e a compaixão? Que gente é essa que enterra a honra? Que país é esse que esvazia valores como educação e ética e faz da cortesia um gesto interesseiro? Que confere respeito e perdão aos poderosos e impõe aos destituídos o dever e o sacrifício?
    Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. Ou será que estamos perdendo o prazer da convivência? Ah, palavras, palavras, palavras...

ARAÚJO, Alcione. Palavras, palavras, palavras. Estado de Minas, Belo Horizonte, 05 jul. 2010. Caderno Cultura, p. 8. Adaptado. 

O texto convida-nos a refletir acerca do sentido das palavras, sobretudo, no contexto social. Explora-se constantemente o sentido da palavra, a figuração de linguagem, a relação semântica dos vocábulos. Entretanto, fenômenos de base morfológica, como os processos de formação das palavras, não são apontados pela autora. Para isso, tomemos como objeto as palavras “PUXA-SACO” e “PÉ-NO-SACO”, utilizadas no texto. Nesse sentido, marque a alternativa que corresponde, respectivamente, ao processo de formação das palavras destacadas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?PUXA-SA/CO? e ?PÉ-NO-SA/CO?

    ? Ambas palavras são formadas por composição por justaposição (=junção de duas ou mais palavras ou radicais, não ocorre alteração fonética); puxa-sa/co (verbo "puxar" + substantivo "sa/co" formando uma palavra com um único sentido); pé-no-sa/co (=substantivo "pé" + preposição e artigo "em+o=no" + substantivo "sa/co", forma-se uma palavra com um sentido completo).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3239413
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras, palavras, palavras

    Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio. Ninguém mais chama o libertino de bilontra, a amante de traviata ou o inocente de cândido. Depois de soar na boca do povo e iluminar a escrita, bilontra, traviata e cândido foram sepultadas nos dicionários junto as que lá descansavam em paz. Em seus lugares brotam novas, frescas e saltitantes, com significado igual - ou quase. A língua é a mais genuína criação coletiva, feita da contribuição anônima. O agito das palavras traduz as mudanças do mundo - na ciência e tecnologia, na economia e política, nas leis e religiões, no comércio e publicidade, no esporte e comunicação, nos costumes e valores.
[...]
    Faz tempo não ouço a palavra cavalheirismo. Parece que a igualdade de direitos das mulheres botou fora o bebê, a água do banho e a bacia. Lá se foram também delicadeza e cordialidade: louvadas no passado, antes de sumir viraram sinônimo de perda de tempo. Pessoa cordial passou a ser chata, cheia de frescura, pé-no-saco, puxa-saco. Cortesia não morreu, mas mudou: agora quer dizer brinde, boca-livre, promoção! Crimes tem cúmplices, mas é rara a cumplicidade entre casais.
[...]
    Se as palavras morrem ou mudam de sentido, os gestos, intenções e atitudes que designam também morrem ou mudam de sentido. Cabe indagar: que sociedade é essa que sepulta o cavalheirismo, a delicadeza, a cordialidade e a compaixão? Que gente é essa que enterra a honra? Que país é esse que esvazia valores como educação e ética e faz da cortesia um gesto interesseiro? Que confere respeito e perdão aos poderosos e impõe aos destituídos o dever e o sacrifício?
    Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. Ou será que estamos perdendo o prazer da convivência? Ah, palavras, palavras, palavras...

ARAÚJO, Alcione. Palavras, palavras, palavras. Estado de Minas, Belo Horizonte, 05 jul. 2010. Caderno Cultura, p. 8. Adaptado. 

Na oração “O agito DAS PALAVRAS traduz as mudanças do mundo [...].”, a função sintática do termo destacado é:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? ?O agito DAS PALAVRAS traduz as mudanças do mundo [...].

    ? Não é qualquer agito, é um agito das palavras (=agito delas, valor possessivo, adjunto adnominal).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3239416
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Palavras, palavras, palavras

    Criadas pelos humanos, as palavras são suscetíveis ao tempo, como os humanos. Algumas mudam de significado, outras vão desbotando aos poucos, e há as que morrem na inanição do silêncio. Ninguém mais chama o libertino de bilontra, a amante de traviata ou o inocente de cândido. Depois de soar na boca do povo e iluminar a escrita, bilontra, traviata e cândido foram sepultadas nos dicionários junto as que lá descansavam em paz. Em seus lugares brotam novas, frescas e saltitantes, com significado igual - ou quase. A língua é a mais genuína criação coletiva, feita da contribuição anônima. O agito das palavras traduz as mudanças do mundo - na ciência e tecnologia, na economia e política, nas leis e religiões, no comércio e publicidade, no esporte e comunicação, nos costumes e valores.
[...]
    Faz tempo não ouço a palavra cavalheirismo. Parece que a igualdade de direitos das mulheres botou fora o bebê, a água do banho e a bacia. Lá se foram também delicadeza e cordialidade: louvadas no passado, antes de sumir viraram sinônimo de perda de tempo. Pessoa cordial passou a ser chata, cheia de frescura, pé-no-saco, puxa-saco. Cortesia não morreu, mas mudou: agora quer dizer brinde, boca-livre, promoção! Crimes tem cúmplices, mas é rara a cumplicidade entre casais.
[...]
    Se as palavras morrem ou mudam de sentido, os gestos, intenções e atitudes que designam também morrem ou mudam de sentido. Cabe indagar: que sociedade é essa que sepulta o cavalheirismo, a delicadeza, a cordialidade e a compaixão? Que gente é essa que enterra a honra? Que país é esse que esvazia valores como educação e ética e faz da cortesia um gesto interesseiro? Que confere respeito e perdão aos poderosos e impõe aos destituídos o dever e o sacrifício?
    Criadas pelos homens, palavras são do humano. Intriga sejam justamente as que dizem o mais humano do humano a perderem o sentido ou morrerem. Ou será que estamos perdendo o prazer da convivência? Ah, palavras, palavras, palavras...

ARAÚJO, Alcione. Palavras, palavras, palavras. Estado de Minas, Belo Horizonte, 05 jul. 2010. Caderno Cultura, p. 8. Adaptado. 

No fragmento “Cabe indagar: que sociedade é essa QUE SEPULTA O CAVALHEIRISMO, A DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO [...]”, em relação à forma pronominal ESSA, a sequência em destaque apresenta valor de:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? ?Cabe indagar: que sociedade é essa QUE SEPULTA O CAVALHEIRISMO , A DELICADEZA, A CORDIALIDADE E A COMPAIXÃO [...]

    ? Em um primeiro momento, podemos achar que temos um teor explicativo, porém, temos o pronome relativo "que" dando início a uma oração subordinada adjetiva restritiva (=sem pontuação, essa oração não explica e sim caracteriza algo, no caso, está caracterizando "essa sociedade").

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Boa Arthur, apenas incrementando:

    Quando a partícula "QUE" estiver retomando um termo precedente e, no caso, for categorizado como sendo um Pronome Relativo, será uma Oração Subordinada Adjetiva e poderá receber duas acepções: EXPLICATIVA: Caso haja pontuação e RESTRITIVA, caso haja PONTUAÇÃO - caracterizando os termos.


ID
3239419
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Estrela

Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo
Na minha vida vazia.

Era uma estrela tão alta!
Era uma estrela tão fria!
Era uma estrela sozinha
Luzindo no fim do dia.

Por que da sua distância
Para a minha companhia
Não baixava aquela estrela?
Por que tão alto luzia?

E ouvi-a na sombra funda
Responder que assim fazia
Para dar uma esperança
Mais triste ao fim do meu dia.

BANDEIRA, Manuel. Melhores poemas de Manoel Bandeira. Seleção de Francisco de Assis Barbosa. 15. ed. São Paulo: Global, 2003.

No poema de Manuel Bandeira, observa-se a presença de uma figura de linguagem recorrente em sua poética: a metáfora, uma vez que a estrela pode sugerir o inalcançável ou inatingível. Bandeira explora um universo melancólico em seu poema e, por meio de recursos expressivos, dá voz à estrela nos últimos versos, configurando, assim, a utilização de mais uma figura de linguagem, a que se denomina:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? E ouvi-a na sombra funda Responder que assim fazia Para dar uma esperança Mais triste ao fim do meu dia.

    ? Observa-se que Manoel Bandeira atribui uma característica humana a algo inanimado, a estrela, marca, dessa forma, a figura de linguagem prosopopeia ou também chamada de personificação.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Elipse: quando há omissão de um termo que pode ser subentendido no texto: “A cidade dormia, ninguém na rua.” (falta ‘estava’).

    Onomatopeia: indica a reprodução de sons ou ruídos naturais: "ai", "atchim".

    Metáfora: Comparação IMPLÍCITA: "ser como uma múmia de si mesmo".

    Catacrese: Metáfora já muito utilizada

    Metonímia: Troca de termos que possuem afinidade: “adoro ler Maurício de Souza”.

    Perífrase: Trocar um SER por uma CARACTERÍSTICA: “rei da selva (leão)”;

    Pleonasmo: repetição de palavras que tem o mesmo significado: “sair para fora”.

    Antítese: Ideias opostas, que se referem a seres diferentes sem nenhuma razão: cabelo x ideia: ‘cabelos longos, ideias curtas’.

    Paradoxo: Ideias absurdas; contrárias, mas que se referem a um só ser: “mudaram as estações, nada mudou”.

    Eufemismo: suavização intencional de ideias: “partiu dessa pra melhor”.

    Ironia: diz o contrário do que se pretende com o objetivo de dizer o que se pretende.

    Hipérbole: exagero Intencional: “calor infernal”.

    prosopopeia/personificação.  figura pela qual o orador ou escritor empresta sentimentos humanos e palavras a seres inanimados, a animais, a mortos ou a ausentes

    SÍMILE: Comparação explícita..

    ZEUGMA: omissão de um termo já dito.

    POLISSÍNDETO: vários conectivos.

    ASSÍNDETO: nenhum conectivo.

    ALITERAÇÃO: repetição de consoantes.

    ASSONÂNCIA: repetição de vogais.

    PLEONASMO ENFÁTICO: reforçar a ideia.

    IRONIA: sarcasmo.

    GRADAÇÃO: ascensão.

    ONOMATOPEIA: é uma figura de linguagem que significa o emprego de uma palavra ou conjunto de palavras que sugerem algum ruido.

    HIPÉRBATO: inversão, ordem indireta da frase.

    SINÉDOQUE: subs. do todo pela parte.

    SINESTESIA: mistura de sentidos.

    PROSOPOPEIA: personificação de coisas.

    PARONOMÉSIA: trocadilho.

    APÓSTROFE: vocativo.

    SILEPSE: concordância com a ideia.

    ANÁFORA: repetição.

    ANACOLUTO: interrupção.


ID
3239422
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A Estrela

Vi uma estrela tão alta,
Vi uma estrela tão fria!
Vi uma estrela luzindo
Na minha vida vazia.

Era uma estrela tão alta!
Era uma estrela tão fria!
Era uma estrela sozinha
Luzindo no fim do dia.

Por que da sua distância
Para a minha companhia
Não baixava aquela estrela?
Por que tão alto luzia?

E ouvi-a na sombra funda
Responder que assim fazia
Para dar uma esperança
Mais triste ao fim do meu dia.

BANDEIRA, Manuel. Melhores poemas de Manoel Bandeira. Seleção de Francisco de Assis Barbosa. 15. ed. São Paulo: Global, 2003.

Assinale a alternativa que contém um verbo cujo valor semântico é equivalente ao apresentado pela forma verbal destacada na oração “Por que tão alto LUZIA?”:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Era uma estrela sozinha Luzindo no fim do dia; Por que tão alto luzia?

    ? O verbo em destaque marca a ideia de brilhar, emitir luz, emitir claridade, outros verbos com o mesmo significado: esplendia, prefulgia, prefulgurava (=prefulgurar, brilhar) , brilhava, cintilava, lucilava, luciluzia, resplandecia, rutilava.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3239425
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto às variantes linguísticas presentes nas orações a seguir, assinale a alternativa em que a norma-padrão da língua portuguesa é rigorosamente obedecida.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) Cada um de nós falamos a verdade ao professor ? O verbo fica no singular quando o sujeito é formado por "cada um de" seguido de qualquer expressão no plural (=cada um de nós falou).

    B) Os Estados Unidos mobilizam a economia mundial ? concordando correta, visto que está sendo determinado pelo artigo definido pluralizado "os".

    C) Deve existir muitas maneiras de conquista: um grande amor ? verbo "existir" é pessoal e concorda com o sujeito posposto, cujo núcleo esta no plural "maneiras", o verbo auxiliar deve ser flexionado (=devem existir muitas maneiras).

    D) Hoje fazem dez anos que conheci Dirceu ? verbo "fazer" indicando tempo decorrido é um verbo impessoal e não deve ser flexionado (=faz dez anos).

    E) Os Estados Unidos prioriza a educação ? artigo definido "os", logo, concordância no plural (=priorizam), sem o artigo (=Estados Unidos prioriza).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3239428
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um administrador de uma máquina que possui o sistema operacional MS Windows 7 em português deseja acessar as informações armazenadas sobre programas instalados, estrutura de diretórios, informações de drivers e de usuários. Para esse caso, ele deve acessar o programa:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva A

    Regedit.

  • REGEDIT

    Estrutura hierárquica de registro do Windows.

    Armazena as variáveis de ambiente.

    Presta informações sobre programas, estruturas de diretórios, informações de drivers e de usuários.


ID
3239431
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário do MS Windows 7 em português deseja utilizar um programa para copiar, excluir, organizar e movimentar todas as pastas e arquivos que estão na máquina desse usuário. O programa adequado para essa operação é o:

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    Windows Explorer.

  • Para compreendermos: Considerada uma das ferramentas mais importantes do , o Windows Explorer é um gerenciador de unidades, pastas, arquivos e programas do Sistema Operacional Windows.

    Explicando de uma maneira mais clara, trata-se de uma espécie de pasta na qual utilizamos para copiar, excluir e movimentar os arquivos do nosso computador.

  • GABARITO LETRA=B

    WINDOWS EXPLORER No computador, para que tudo fi que organizado, existe o Windows Explorer. Ele é um programa que já vem instalado com o Windows e pode ser aberto através do Botão Iniciar ou do seu ícone na barra de tarefas

    . Este é um dos principais u� litários encontrados no Windows 7. Permite ao usuário enxergar de forma interessante a divisão organizada do disco (em pastas e arquivos), criar outras pastas, movê-las, copiá-las e até mesmo apagá-las.

    Com relação aos arquivos, permite protegê-los, copiá-los e movê-los entre pastas e/ou unidades de disco, inclusive apagá-los e também renomeá-los.

    Em suma, é este o programa que disponibiliza ao usuário a possibilidade de gerenciar todos os seus dados gravados.


ID
3239440
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário deseja instalar em sua máquina, que possui um sistema operacional MS Windows 7 em português, um programa antivírus. O programa a ser instalado é o:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    Bitdefender.

  • Bitdefender é um dos antivírus mais utilizados por usuários de Windows e Linux.

    A versão do aplicativo de segurança apresenta interface simples, boa performance na detecção de ameaças e um pacote de recursos interessantes por atender as necessidades básicas de qualquer pessoa.


ID
3239443
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Entre os quatros pilares da Educação do século XXI, há um no qual o domínio da aprendizagem atua no campo das atitudes e dos valores e envolve uma consciência e ações contra o preconceito e as rivalidades diárias que se apresentam no desafio cotidiano. Esse domínio é denominado aprender a:

Alternativas

ID
3239446
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre a teoria da aprendizagem chamada Gestalt, teoria de transição entre o Behaviorismo Clássico e o Cognitivismo, leia as afirmativas.

1. Gestalt é holística, molar, subjetiva, nativista e cognitiva.
2. O organismo agrega algo à experiência que não está contido nos dados sensoriais, e este algo é organização.
3. A premissa básica da Gestalt é que o todo é mais do que a soma de suas partes.
4. A Gestalt é molecular, objetiva, empirista e comportamentalista.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
3239449
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Vygotsky, com seus estudos, deu origem à corrente educacional conhecida como socioconstrutivismo ou sociointeracionismo. Essa corrente destaca que o processo de aprendizagem está mais ligado:

Alternativas

ID
3239452
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Sobre currículo, leia as seguintes afirmativas.

I. O “currículo como fato” precisa ser considerado não como mera ilusão, camada superficial da prática escolar de alunos e professores, mas como uma realidade social, historicamente específica, expressando relações de produção particulares entre pessoas.
II. A ideia de “currículo como prática” pode se constituir em um elemento que favorece a distorção da realidade, uma vez que: reduz a realidade social de “curriculum” às intervenções e ações subjetivas de docentes e discentes, impedindo de entender o surgimento e persistência históricos de determinados conceitos, conhecimento e convenções (como, por exemplo, as matérias escolares).
III. A ideia de um currículo em permanente elaboração, que necessita ser renegociado e reconceitualizado em conformidade com as necessidades exclusivas da escola a qual está submetido, nos conduz à compreensão de que a composição curricular é pedagógica.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Questão retirada desse pdf

    http://revistaunar.com.br/cientifica/documentos/vol2_n2_2008/3_organizacao_curricular.pdf


ID
3239455
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para se promover uma ação interdisciplinar escolar, pode(m) ser adotado(s) o(s) desafio(s) a seguir:

1. manter viva a ideia de que a interdisciplina é etapa superior das disciplinas e não negação supostamente superadora delas.
2. definir os temas socialmente mais relevantes em que o interdisciplinar possa operar e buscar vias institucionais para colocá-las em prática.
3. criar uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas a fim de embasar procedimentos que favorecem a aprendizagem.
4. promover transposição de métodos de análise, permanecendo circunscrita à condição de pesquisa disciplinar.

Estão corretos apenas os itens:

Alternativas
Comentários
  • Letra B

     3. criar uma mistura de conteúdos ou métodos de diferentes disciplinas a fim de embasar procedimentos que favorecem a aprendizagem. Errado as disciplinas não são misturadas cada uma tem seu valor há um corte diferenciador


ID
3239458
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Educação Especial é definida, a partir da LDBEN n° 9.394/1996, como uma modalidade de educação escolar que permeia:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Segundo a LDB (9394/96):

    ? Art. 58. Entende-se por educação especial, para os efeitos desta Lei, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. (Redação dada pela Lei nº 12.796, de 2013).

    ? § 3º A oferta de educação especial, nos termos do caput deste artigo, tem início na educação infantil e estende-se ao longo da vida, observados o inciso III do art. 4º e o parágrafo único do art. 60 desta Lei. (Redação dada pela Lei nº 13.632, de 2018).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3239461
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É um princípio norteador das Políticas Públicas Inclusivas de educação:

Alternativas

ID
3239464
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A Lei n° 10.639/2003 acrescentou à LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/1996 artigos em que:

Alternativas
Comentários
  • Art. 79-B. O calendário escolar incluirá o dia 20 de novembro como ‘Dia Nacional da Consciência Negra’.             

    gabarito A


ID
3239467
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção de protagonismo infanto-juvenil pressupõe:

Alternativas

ID
3239470
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Leia as afirmativas a respeito de algumas propostas de ações governamentais para a garantia dos direitos humanos de determinados grupos, especificamente voltadas à educação, referentes à Diversidade e Sexualidade nas escolas.
I. Estimular a formulação, no âmbito federal, estadual e municipal, de programas governamentais destinados a assegurar a igualdade de direitos em todos os níveis, incluindo saúde, educação e treinamento profissional, trabalho, segurança social, propriedade e crédito rural, cultura, política e justiça.
II. Incentivar a capacitação dos professores do ensino fundamental e médio para a aplicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN no que se refere às questões de promoção da igualdade de gênero e de com bate à discriminação contra a mulher.
III. Apoiar programas de capacitação de profissionais de educação, policiais, juízes e operadores do direito em geral para promover a compreensão e a consciência ética sobre as diferenças individuais e a eliminação dos estereótipos depreciativos com relação aos LGBT.
IV. Evitar programas de orientação familiar e escolar para a resolução de conflitos relacionados à livre orientação sexual, a fim de não interferir no projeto educativo e ideológico das famílias.

Está correto apenas o que se afirma em:

Alternativas

ID
3239473
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Na relação entre professores e alunos, cabe ao docente:

Alternativas

ID
3239476
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

A concepção interpretativa de gestão caracteriza-se por considerar como elementos prioritários na análise dos processos de organização:

Alternativas

ID
3239479
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Para organizar o projeto político-pedagógico da escola, faz-se necessário pensar nas finalidades cultural, política, social, profissional e humanística que a escola se propõe, como alcançá-las e quais ações devem ser priorizadas. A finalidade humanística tem como objetivo:

Alternativas
Comentários
  • A) finalidade profissional

    B) Finalidade humanística

    C) Finalidade cultural

    D) Finalidade política

    E) Finalidade social


ID
3239482
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

São diretrizes do Plano Nacional de Educação:

1. criar mecanismos para o acompanhamento individualizado dos(as) alunos(as) do ensino fundamental.
2. universalização do atendimento escolar.
3. superação das desigualdades educacionais, com ênfase na promoção da cidadania e na erradicação de todas as formas de discriminação.
4. melhoria da qualidade da educação.
5. valorização dos(as) profissionais da educação.

Estão corretos apenas os itens:

Alternativas

ID
3239485
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária. (Art. 4º do ECA)

A garantia de prioridade compreende:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    ? De acordo com o ECA (8069/90):

    ? Art. 4º É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

    Parágrafo único. A garantia de prioridade compreende:

    a) primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias;

    b) precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública;

    c) preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas;

    d) destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à infância e à juventude.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3239488
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um aluno do 7º ano resolveu fazer um experimento para testar a influência da falta de determinada vitamina na alimentação de um grupo de pássaros. O aluno colocou dez pássaros em uma gaiola e retirou de sua dieta os alimentos ricos na vitamina em questão. Alguns dias depois, o estudante percebeu que as penas dos pássaros começaram a cair. Ele concluiu então que a vitamina em questão desempenha algum papel no crescimento e manutenção das penas. Sobre o experimento realizado pelo estudante, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    Um experimento pode ser comparativo ou controlado. O experimento comparativo vai utilizar os dados fornecidos diretamente pela natureza. Já no experimento controlado, o cientista cria um ambiente artificial de modo a isolar a variável que ele quer testar, no sentido de obter resultados mais fidedignos. Nessa situação são criados grupos controle, onde a variável a ser testada não está presente; e grupos experimentais, sujeitos às condições que se quer testar. (Fonte: Estratégia Concursos).

    No caso em tela, foi realizado um experimento controlado, mas não houve a utilização de grupos de controle onde a variável a ser testada (retirada de uma vitamina) não esteve presente.


ID
3239491
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A evolução é um processo que acontece constantemente na vida de todos os organismos vivos do planeta. Contudo, há diversas formas de evidenciar o processo evolutivo dos organismos, como por exemplo, através do estudo dos fósseis. A respeito do estudo dos fósseis, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3239494
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um estudante deveria fazer uma pesquisa para um trabalho da escola sobre mosquitos de interesse sanitário no Brasil. Após realizar a pesquisa, encontrou o nome de algumas espécies como mostra a lista abaixo:

Culex quinquefasciatus
Aedes aegypt
Aedes albopictus
Anopheles darlingi
Simulium pertinax
Simulium perflavum
Sabethes sp.
Haemagogus sp.

A análise do aluno gerou as seguintes conclusões:

I. Aedes aegypt e Aedes albopictus pertencem ao mesmo gênero.
II. Sabethes sp. e Haemagogus sp. apresentam a sigla sp. no nome, pois não se conhece a qual gênero esses indivíduos pertencem.
III. Simulium pertinax e Simulium perflavum possuem mais características em comum entre si do que com Anopheles darlingi.


É correto afirmar que das conclusões do estudante são corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • II. Sabethes sp. e Haemagogus sp. apresentam a sigla sp. no nome, pois não se conhece a qual gênero esses indivíduos pertencem. 

    erro do item II: sp. indica que não se sabe qual a espécie daquele gênero.


ID
3239497
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A respeito do processo de reprodução e desenvolvimento de todos os animais com tecidos e órgãos, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3239500
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O solo é o resultado de mudanças ocorridas nas rochas, chamadas de intemperismo. A análise do perfil do solo é realizada pela observação de camadas denominadas horizontes. A respeito dos horizontes que compõem o solo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D

  • GAB: D

    Constituição do solo

    - Horizonte O: Camada orgânica superficial. Drenado, com cor escura.

    - Horizonte A: Constituído, basicamente, de rocha alterada e húmus, sendo a região onde se fixa a maior parte das raízes e vivem organismos decompositores e detritívoros.

    - Horizonte E (ou B): Camada mineral constituída de quantidade reduzida de matéria orgânica, acúmulo de compostos de ferro e minerais resistentes, como o quartzo. Pode ser atingido por raízes mais profundas.

    - Horizonte C: Camada mineral pouco ou parcialmente alterada.

    - Horizonte R: Rocha não alterada que deu origem ao solo.


ID
3239506
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As vitaminas são compostos orgânicos não sintetizados pelo organismo, sendo muitas vezes incorporados através da alimentação. As vitaminas são divididas em dois grupos: Lipossolúveis e Hidrossolúveis. Assinale a alternativa onde se encontra apenas, as vitaminas do grupo lipossolúveis.

Alternativas
Comentários
  • vitaminas Hidrossolúveis: do complexo B e vitamina C.

    vitaminas Lipossolúveis: A, D, E, K

  • Lipossolúveis: DEKA

  • Lipossolúveis: DEKA

    Hidrossolúveis: Vitamina C e do Complexo B


ID
3239509
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As amebas são protozoários unicelulares e que podem apresentar um modo de vida livre, comensal ou parasita. A respeito das amebas, o tipo de reprodução desses organismos está descrito corretamente na alternativa:

Alternativas
Comentários
  • Cissiparidade ou Fissão Binária ou divisão binária.

  • Os protozoários também fazem reprodução sexuada por conjugação, deixando as alternativas A e B corretas.


ID
3239512
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As informações genéticas nos seres vivos são codificadas por bases nitrogenadas que constituem os ácidos nucléicos. A partir das informações abaixo, assinale a alternativa correta.

Fita 1 - CCCTATACGCTAGCATGACT
Fita 2 - GGGATATGCGATCGTACTGA

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    Corrigindo:

    C) Não pode ser RNA pois não tem a base uracila em nenhuma fita.

    D) A fita de DNA não é igual a de RNA

    E)Guanina, Timina, Adenina e Citosina são bases nitrogenadas


ID
3239515
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O filo Arthropoda é o mais diversificado do reino animal. Esses animais possuem um exoesqueleto articulado, plano corporal segmentado, especializações sensoriais e ciclo de vida que frequentemente inclui metamorfose, o que contribuiu para o sucesso evolutivo do grupo. A respeito dos artrópodes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O límulo é um artrópode quelicerado, também conhecido como caranguejo-ferradura-do-atlântico. Apesar do nome, esta espécie está mais próxima das aranhas e escorpiões que dos caranguejos propriamente ditos. FONTE: 

  • quelicerados são os que não apresentam antenas


ID
3239518
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A Anatomia vegetal é o ramo da Biologia que trabalha com temas relacionados à morfologia externa e principalmente interna dos vegetais, podendo ser usada como ferramenta para estudos da Botânica em geral. A respeito da anatomia vegetal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A)

    corrigindo:

    B) Os meristemas primários são encontrados nas extremidades do caule e das raízes.

    D) As principais funções das sementes são garantir a proteção do embrião e fornecer-lhe os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento inicial, quando acontece a germinação. 

    E) Caule não participa da reprodução.

  • O felogênio origina o feloderma e o felena
  • O' crescimento secundário em raízes ocorre pela formação de tecidos vasculares secundários a partir do câmbio vascular e de uma periderme que se origina no felogênio.


ID
3239521
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta as características corretas da anemia falciforme e o daltonismo.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    A anemia falciforme é caracterizada pela presença de uma hemoglobina anômala (diferente) chamada de S. A doença falciforme é produto da união de dois genes S vindos um do pai e outro da mãe (SS).

    Fonte: https://www.hospitalsiriolibanes.org.br/sua-saude/Paginas/doenca-falciforme-disturbios-geneticos-comuns-brasil.aspx#:~:text=A%20anemia%20falciforme%20%C3%A9%20caracterizada,falciforme%20e%20n%C3%A3o%20apresentam%20sintomas.

    .

    O daltonismo é um tipo de herança ligada ao cromossomo X. Ocorre com mais frequência no sexo masculino e, na maioria das vezes, altera a percepção das cores vermelha e verde.

    Fonte: https://www.biologianet.com/doencas/daltonismo.htm


ID
3239527
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir.

I. O mutualismo caracteriza-se por ser uma relação interespecífica desarmônica, onde ambas as espécies se beneficiam, associadas entre si, sendo tal relação imprescindível para a sobrevivência destas.
II. No inquilinismo uma espécie se alimenta dos restos de outras espécies, fornecendo benefício apenas para uma espécie.
III. A herbivoria é uma relação ecológica harmônica, onde herbívoros se alimentam de partes de plantas ou delas inteira.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • I. O mutualismo caracteriza-se por ser uma relação interespecífica desarmônica, onde ambas as espécies se beneficiam, associadas entre si, sendo tal relação imprescindível para a sobrevivência destas. É uma relação harmônica, pois ambos se beneficiam e precisam da relação para sobreviver.

    II. No inquilinismo uma espécie se alimenta dos restos de outras espécies, fornecendo benefício apenas para uma espécie. Esse conceito diz respeito ao comensalismo, inquilinismo o organismo usa outro para proteção e moradia.

    III. A herbivoria é uma relação ecológica harmônica, onde herbívoros se alimentam de partes de plantas ou delas inteira. É uma relação desarmônica, uma vez que há prejuízo para as plantas, que servem de alimento.


ID
3239530
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. Durante o processo de mastigação os alimentos passam primeiro pela digestão mecânica. Após este processo, passam pela atividade enzimática da __________ que vai atuar sobre o amido quebrando-o em moléculas menores de maltose.
II. A ___________é a enzima mais eficiente do suco gástrico sendo regulada pela ação do hormônio gastrina.”

A respeito das etapas citadas do processo de digestão acima, é correto afirmar que a alternativa que apresenta, respectivamente, as enzimas que participam desses processos é:

Alternativas
Comentários
  • Ptialina é a mesma amilase, que irá fazer, inicialmente, a digestão do amido na boca.

    Pepsina está presente no suco gástrico, atuante em pH 2 (ácido), surge da conversão do pepsinogênio (forma inativa da pepsina) sob a ação do ácido clorídrico (HCl).

  • Ptialina: digestão do amido na boca.

    Pepsina: presente no suco gástrico, regulada pela ação do hormônio gastrina durante o processo de digestão no estomago.

    Albumina: Principal proteína do plasma sanguíneo, é sintetizada no fígado, pelos hepatócitos.

    Secretina: é um hormônio polipeptídeo com 27 aminoácidos produzida pelas células S do duodeno em resposta a um pH entre 2 e 4,5 (muito ácido). Estimula a secreção de água e bicarbonato no pâncreas e pelas glândulas de Brunner. O bicarbonato (HCO3-) ajuda a neutralizar o ácido gástrico, processo essencial para a digestão das gorduras. A secretina inibe, também, a secreção de gastrina pelas células G do estômago. Recentemente também foi descoberto que atua no hipotálamo estimulando a secreção de antidiurético e consequentemente a retenção de água pelos rins.

    RESPOSTA: LETRA B.

    Bom estudo!


ID
3239536
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Analisando os elementos abaixo, a opção correta que contém elementos da família dos alcalinos terrosos é:

Alternativas

ID
3239539
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

É o processo de separação entre substâncias que apresentam densidades diferentes. Ela pode ser realizada entre líquido-líquido ou líquido- sólido.” Assinale a alternativa que corresponde ao processo referente a separação descrita.

Alternativas
Comentários
  • GAB.D✔

    decantação é um método utilizado para separar os componentes de misturas heterogêneas. Quando uma mistura heterogênea é deixada em repouso, o sólido ou o líquido mais denso sedimenta-se, e o líquido que ficou na parte superior pode ser separado por decantação. EX:  água e areia ; água e óleo.

    -Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu (Ecl. 3:1-17)


ID
3239542
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

No ano de 2018 foi realizada na Rússia a copa do mundo de futebol. Um aluno do 9º ano que estava estudando sobre movimento nas aulas de Ciências, ao chegar em sala, fez o seguinte questionamento ao professor:

" - Professor, o senhor sabia que ao cobrar uma falta, um jogador imprime à bola uma velocidade de 45 km/h. E a velocidade que a bola gasta até atingir as redes é de 5 s.”

Sabendo disso, professor e aluno calcularam a distância percorrida pela bola que foi de:

Alternativas
Comentários
  • Acho que tem que ver o comando da questão pois pode ser MRU ou MRUV.

    se for MRU

    V elocidade Constante

    então:

    V=S-So/T-To

    tranformando V = 45 km/h -> 12,5 m/s

    logo - > S = 12,5 * 5 = 62,5 metros

    se for MRUV

    variacao da velocidade pois sabemos que em uma cobranca de falta supõe que o objeto parta do repouso Vo=0

    logo usando a formula da equação horaria

    S= So + Vo.T + 1/2 at2

    S= 0 + 0 + 1/2 2,5 (5)2 S=31,25 metros

    vamos especificar

  • Bala de revólver, bola de tênis, futebol, etc, geralmente é MRU, pois é um lançamento oblíquo. Aplica o sorvete que dá certo, ou para altura H= g.t²/2

  • Ele quer saber a distância percorrida

    É só multiplicar a velocidade pelo tempo

    D=V.T

    D= 45km/h x 5/segundos

    Como velocidade tá em km e o tempo tá em S, tem que transformar o Km/h para metros por segundo

    45/3,6 = 12,5

    Agora substitui. D= 12,5 x 5.

    D=62,5m/s

    GABARITO = D


ID
3239545
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Presidente Kennedy - ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Um chuveiro é aquecido de 20 °C para 60 °C. A variação de temperatura sofrida pelo chuveiro, nas escalas Kelvin e Fahrenheit, foi de:

Alternativas
Comentários
  • Fórmulas que relacionam variações de temperaturas entre as escalas termométricas:

    Variação em ºC / 5 = Variação em ºF / 9 = Variação em K / 5

    Logo:

    Variação em ºC => VºC = t2 - t1 => VºC = 60 - 20 => VºC = 40 ºC

    Variação em ºF => 40/5 = VºF/9 => 8 = VºF/9 => 8*9 = VºF => VºF = 72 ºF

    Variação em K => 40/5 = VK/5 => 8 = VK/5 => 8*5 = VK => VK = 40 K

  • Nesta questão só bastava saber passar de Celsius p/ Kelvin (somar) e depois subtrair os resultados de K.

    273+20=293

    273+60=333

    Variação em Kelvin = 333-293= 40 K

    • Primeiro passo é descobrir quanto valem as variações de temperatura em Kelvin e depois em Fahrenheit:

    Para 20ºC

    K= ºC + 273

    K= 20 + 273

    K=293

    Para 60ºC

    K=ºC + 273

    K=60 + 273

    K=333

    • Agora que já sabemos os valores das respectivas temperaturas em Kelvin, podemos saber qual a variação de temperatura sofrida pela chuveiro. Para isso, basta fazer a subtração dos valores:

    Variação em Kelvin será: 333 - 293 = 40K

    • Perceba que com esse valor nem precisaríamos continuar resolvendo, pois, já temos uma resposta. Mas para aprendizagem, vamos verificar a variação de temperatura também em Fahrenheit:

    Para 20ºC

    F=1,8.ºC + 32

    F = 68

    Para 60ºC

    F = 1,8.ºC +32

    F = 140

    • Da mesma forma, vamos subtrair os valores para saber a variação da temperatura em Fahrenheit:

    Variação em Fahrenheit será: 140 - 68 = 72ºF

    Resposta: Letra C.