SóProvas



Prova IF-RJ - 2010 - IF-RJ - Técnico de Contabilidade


ID
1692793
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Sobre Créditos Adicionais Especiais, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • D)  

    Crédito Adicional

    Significado:

    de acordo com o art.40 da Lei nº 4.320/64, “São créditos adicionais as autorizações de despesas não computadas ou insuficientemente dotadas na Lei de Orçamento ”. Dependendo da sua finalidade, classificam-se em: suplementares, especiais e extraordinários. Os suplementares destinam-se ao reforço de uma dotação orçamentária já existente, ao passo que os especiais visam atender a uma necessidade não contemplada no orçamento. Já créditos extraordinários pressupõem uma situação de urgência ou imprevisão, tal como guerra, comoção interna ou calamidade pública. Os créditos suplementares especiais dependem de autorização legislativa, ao passo que os extraordinários são abertos por decreto do Executivo, que deles dará ciência imediata ao Legislativo. Os créditos adicionais, uma vez aprovados, incorporam-se ao orçamento do exercício.

  • são destinados a despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica.

  • 1º Consideram-se recursos para o fim deste artigo, desde que não comprometidos:               

    I - o superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior;              

    II - os provenientes de excesso de arrecadação;            

    III - os resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais, autorizados em Lei;                

    IV o produto de operações de credito autorizadas, em forma que juridicamente possibilite ao poder executivo realiza-las.      


ID
1692796
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito da receita pública, NÃO pode(m) ser classificada(s) como receita corrente, a(s)

Alternativas
Comentários
  • Gab B

    Amortização de empréstimos é receita de capital.

  • Amortização de empréstimos é receita de capital.

  • ALTERNATIVA B

    Amortização de empréstimos é receita de capital.


ID
1692799
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Numa situação hipotética, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) firmou um contrato de 10 (dez) meses com a empresa “Delta” para execução por etapas de uma determinada obra. Mediante atesto, os pagamentos foram programados para cada etapa finalizada da obra. A modalidade de empenho que o IFRJ emitirá será o

Alternativas
Comentários
  • Empenho (definição mais detalhada):

    O empenho representa o primeiro estágio da despesa orçamentária. É registrado no momento da contratação do serviço, aquisição do material ou bem, obra e amortização da dívida. Segundo o art. 58 da Lei nº 4.320/1964, empenho é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Consiste na reserva de dotação orçamentária para um fim específico. 

    Os empenhos podem ser classificados em: 

    - Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez; 

    - Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e 

    - Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis. 

    O empenho poderá ser reforçado quando o valor empenhado for insuficiente para atender à despesa a ser realizada, e, caso o valor do empenho exceda o montante da despesa realizada, o empenho deverá ser anulado parcialmente. Ele será anulado totalmente quando o objeto do contrato não tiver sido cumprido, ou ainda, no caso de ter sido emitido incorretamente. 

    Documento contábil envolvido nessa fase: NE (Nota de Empenho).

    Fonte: Controladoria-Geral da União (CGU)

  • Gab. C

     

    Empenho Ordinário é a modalidade de empenho utilizada para realização de despesas de valor fixo previamente conhecido e cujo pagamento deve ser feito de uma só vez. É sem dúvida, a modalidade mais utilizada.


    Empenho Estimativo é a modalidade utilizada para despesas cujo valor total não é previamente conhecido. Trata-se de despesas variáveis como luz, água, telefone etc. Esse tipo de empenho demanda ajustes no decorrer e no encerramento de cada exercício, de acordo com a variação real da despesa.


    Empenho Global é a modalidade utilizada para despesas contratuais e outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento. O montante da despesa é conhecido previamente, mas o pagamento é realizado em parcelas. Pode ser considerado um “misto” das modalidades anteriores, mais direcionado para contrato de obras públicas ou aquisições de material com entrega parcelada.

     

     

    Paludo - Orçamento, AFO e LRF 4º edição

  • Empenho Global


ID
1692802
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa correta, quanto às fases da despesa pública.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    A despesa autorizada na Lei Orçamentária Anual percorre três estágios ou fases. A etapa de execução compreende os “estágios” ou fases da despesa orçamentária pública na forma prevista na Lei no 4.320/1964: empenho, liquidação e pagamento.

     

    1 - Empenho da despesa, conforme a Lei no 4.320/1964, art. 58, é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado a obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. Portanto, o “empenho da despesa” é uma autorização da autoridade competente para a realização da despesa. E pode ser divido em três tipos diferentes:

     

    *Empenho Ordinário é a modalidade de empenho utilizada para realização de despesas de valor fixo previamente conhecido e cujo pagamento deve ser feito de uma só vez. É sem dúvida, a modalidade mais utilizada.


    *Empenho Estimativo é a modalidade utilizada para despesas cujo valor total não é previamente conhecido. Trata-se de despesas variáveis como luz, água, telefone etc. Esse tipo de empenho demanda ajustes no decorrer e no encerramento de cada exercício, de acordo com a variação real da despesa.


    *Empenho Global é a modalidade utilizada para despesas contratuais e outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento. O montante da despesa é conhecido previamente, mas o pagamento é realizado em parcelas. Pode ser considerado um “misto” das modalidades anteriores, mais direcionado para contrato de obras públicas ou aquisições de material com entrega parcelada.

     

    2 - A liquidação corresponde ao segundo estágio da despesa, de acordo com a Lei no 4.320/1964. É no momento da liquidação que surge para o Estado a obrigação de pagamento. É nesse estágio que se verifica o cumprimento do “implemento de condição” a que se refere o empenho.
    O conceito de liquidação foi definido pela Lei no 4.320/1964 como a verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito

     

    3 - O pagamento corresponde ao terceiro e último estágio da despesa de acordo com a Lei nº 4.320/1964. O estágio do pagamento corresponde ao efetivo desembolso financeiro público, precedido do empenho e da liquidação. De acordo com o art. 65 da Lei no 4.320/1964, o pagamento será efetuado por Tesouraria ou Pagadoria, por estabelecimentos bancários credenciados e, em casos excepcionais, por meio de adiantamentos.

     

     

  • Empenho, liquidação e pagamento 


ID
1692805
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Com relação aos estágios da despesa pública, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • E) Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.

  • Complementando a resposta da Vanessa:

    Art.60, Lei 4320/64

    Bons Estudos!!

  • a)ERRADA! São os empenhos globais que estão sujeitos a parcelamento.

    b)ERRADA! Pode ser dispensada a nota de empenho, e nunca o empenho.

    c)ERRADA! não há empenho extraordinário. 

    d)ERRADA! Fases do estágio de despesa (FELP): Fixação, Empenho, Liquidação e Pagamento.

    e)GABARITO.

  • É dispensado a emissão de NOTA DE EMPENHO:

    -despesas relativas à folha de pessoal e encargos

    -contribuições para PASEP

    -amortização, juros e serviços de empréstimos e financiamentos

    -despesas relativas a consumo de água e energia elétrica, serviços telefônicos, postais e telégrafos

    -provenientes de transferência por força de mandado das constituições (federal, estadual) e lei orgânica do município.

    Fonte: art. 4 do Decreto 1.875/81 - Normas gerais de Direito Financeiro para os pequenos municípios.


ID
1692808
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

De acordo com as disposições da Lei Nº 4.320/64, pode-se afirmar que o regime contábil adotado pela contabilidade pública no Brasil é

Alternativas

ID
1692811
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Segundo a Lei Nº 4.320/64, o orçamento público obedece a estes princípios, exceto o da

Alternativas
Comentários
  • B) Art. 2° A Lei do Orçamento conterá a discriminação da receita e despesa de forma a evidenciar a política econômica financeira e o programa de trabalho do Govêrno, obedecidos os princípios de unidade universalidade e anualidade.

  • LOA= UAU e lei . Universalidade, Anualidade, Unidade e legalidade

  • ATENÇÃO: Essa questão está desatualizada, visto que hoje em dia aceita-se o Princípio da Transparência Orçamentária como um princípio orçamentário.

    O princípio da transparência é extraído do que dispõe o artigo 165, § 6º, da Constituição da República. Determina que o projeto de lei orçamentária deve ser acompanhado de demonstrativo regionalizado do efeito, sobre as receitas e despesas, decorrente de isenções, anistias, remissões, subsídios e benefícios de natureza financeira, tributária e creditícia, de molde a possibilitar, no futuro, a fiscalização e o controle interno e externo da execução orçamentária.

    Fonte: https://www.conjur.com.br/2013-dez-05/toda-prova-principios-orcamentarios-otica-concursos-publicos


ID
1692814
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

O plano de contas único da União segregou as contas em sistemas.

Entre as classificações adotadas pela contabilidade pública, NÃO se inclui o sistema

Alternativas

ID
1692817
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Numa situação hipotética, o chefe do almoxarifado do IFRJ, objetivando repor o estoque de material de expediente, encaminhou um pedido para o setor responsável para providenciar a compra.

Em conformidade com a sistemática adotada pelo plano de contas da administração pública federal, a nota de empenho deverá ser emitida na natureza de despesa

Alternativas

ID
1692820
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Hipoteticamente, o diretor de administração do IFRJ solicitou à contabilidade o saldo dos registros de contratos. Considerando que a contabilidade registrou corretamente todos os contratos no âmbito da Instituição, o servidor encontrará essa informação no subgrupo

Alternativas
Comentários
  • Questão chute. Ore para estar correta.


ID
1692823
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Dentre os demonstrativos financeiros aplicados ao setor público, a Lei de Responsabilidade Fiscal estabeleceu obrigatoriedade a este relatório resumido da execução orçamentária.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como B. Respondi a D.


      Art. 53. Acompanharão o Relatório Resumido demonstrativos relativos a:

            I - apuração da receita corrente líquida, na forma definida no inciso IV do art. 2o, sua evolução, assim como a previsão de seu desempenho até o final do exercício;

            II - receitas e despesas previdenciárias a que se refere o inciso IV do art. 50;

            III - resultados nominal e primário;

            IV - despesas com juros, na forma do inciso II do art. 4o;

            V - Restos a Pagar, detalhando, por Poder e órgão referido no art. 20, os valores inscritos, os pagamentos realizados e o montante a pagar.

            § 1o O relatório referente ao último bimestre do exercício será acompanhado também de demonstrativos:

            I - do atendimento do disposto no inciso III do art. 167 da Constituição, conforme o § 3o do art. 32;

            II - das projeções atuariais dos regimes de previdência social, geral e próprio dos servidores públicos;

            III - da variação patrimonial, evidenciando a alienação de ativos e a aplicação dos recursos dela decorrente


  • Gabarito dado como B e eu respondi C.

    LRF art. 52 inciso I: balanço orçamentário.

     


ID
1692826
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A tabela de eventos da administração federal é o instrumento utilizado no preenchimento de documentos de entrada de dados no sistema Siafi.

Assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • D) A classe 40 é composta pelos eventos relacionados com a movimentação de crédito entre unidades gestoras

    Errado - CLASSE 40 - EMPENHO DA DESPESA

    - Classes de eventos:

    Pessoal, temos oito classes de eventos basicamente. Algumas possuem subdivisões (com cores diferentes). Seguem as classes:

    10.0.000 - PREVISÃO DA RECEITA.

    20.0.000 - DOTAÇÃO DA DESPESA

    30.0.000 - MOVIMENTAÇÃO DE CREDITO.

    40.0.000 - EMPENHO DA DESPESA.

    50.0.000 - APROPRIAÇÕES DE RETENÇÕES, LIQUIDAÇÕES E OUTROS.

    51.0.000 - APROPRIAÇÕES DE DESPESAS.

    52.0.000 - RETENÇÕES DE OBRIGAÇÕES.

    53.0.000 - LIQUIDAÇÕES DE OBRIGAÇÕES.

    54.0.000 - REGISTROS DIVERSOS.

    55.0.000 - APROPRIAÇÕES DE DIREITOS.

    56.0.000 - LIQUIDAÇÕES DE DIREITOS.

    60.0.000 - RESTOS A PAGAR.

    61.0.000 - LIQUIDAÇÃO DE RESTOS A PAGAR.

    70.0.000 - TRANSFERÊNCIAS FINANCEIRAS.

    80.0.000 - RECEITA.

    Importante: os documentos possuem correlação com os documentos de entrada do SIAFI. Exceto: eventos das classes 50, 60, 70 e 80, que podem aparecer em outros documentos.


ID
1692829
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Relativamente à tabela de eventos da administração federal, cada classe indica a sua respectiva utilização. Então, assinale a alternativa correta

Alternativas
Comentários
  • Tabela de Eventos - SIAFI


    10.0.XXXX - Previsão de Receita

    20.0.XXXX - Dotação da Despesa

    30.0.XXXX - Movimentação do Crédito

    40.0.XXXX - Empenho da Despesa

    50.0.XXXX - Apropriações de retenções, liquidações e outros

    51.0.XXXX - Apropriação de despesas

    52.0.XXXX - Retenções de obrigações

    53.0.XXXX - Liquidações de obrigações

    54.0.XXXX - Registros diversos

    55.0.XXXX - Apropriações de direitos

    56.0.XXXX - Liquidações de direitos

    60.0.XXXX - Restos a pagar

    61.0.XXXX - Liquidações de restos a pagar

    70.0.XXXX - Transferências financeiras

    80.0.XXXX - Receita

  • Negócio chato é esse manual do SIAFI, são 4mil páginas...não acho nada affff


ID
1692832
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Relativamente aos registros no Siafi, analise estas afirmações:

I. É permitida a alteração de um registro no sistema, a qualquer momento.

II. Uma vez registrado um documento no sistema, não é permitida a sua alteração.

III. Qualquer irregularidade sendo constatada, após a contabilização, somente será possível corrigi-la por meio de emissão de um novo documento, que efetue o acerto do documento irregular.

Então, assinale a alternativa que contempla todas as afirmações corretas.

Alternativas
Comentários
  • A questão correta é a letra D. O Sistema SIAFI não permite que você altere as informações (após contabilizadas), deverá emitir um novo documento, objetivando retificar a informação anterior.


ID
1692835
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Para os efeitos da LRF, o conceito empresa controlada e, por conseguinte, a expressão empresa estatal dependente abrange

Alternativas
Comentários
  • Art. 2o Para os efeitos desta Lei Complementar, entende-se como:

            II - empresa controlada: sociedade cuja maioria do capital social com direito a voto pertença, direta ou indiretamente, a ente da Federação;

            III - empresa estatal dependente: empresa controlada que receba do ente controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no último caso, aqueles provenientes de aumento de participação acionária;


ID
1692844
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta corretamente à categoria econômica da despesa.

Alternativas
Comentários
  • B) Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital.

  • Categoria economica despesa: corrente e capital.

    As outras opções são: Grupo natureza da despesa


ID
1692847
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Em relação à dívida pública e ao endividamento público, nos termos da Lei de Responsabilidade de Responsabilidade Fiscal (LRF), preencha estas lacunas, assinalando a alternativa correta 

I. _____________________________: representada por títulos emitidos pela união, inclusive os do BACEN, Estados e Municípios.

II. _____________________________: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive o uso de derivativos financeiros.

III. ______________________________: compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da federação ou entidade a ele vinculada.

IV. _______________________________: emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.

Portanto, a alternativa que completa corretamente cada lacuna do texto retirado da Lei é 


Alternativas
Comentários
  • D) 

        II - dívida pública mobiliária: dívida pública representada por títulos emitidos pela União, inclusive os do Banco Central do Brasil, Estados e Municípios;

            III - operação de crédito: compromisso financeiro assumido em razão de mútuo, abertura de crédito, emissão e aceite de título, aquisição financiada de bens, recebimento antecipado de valores provenientes da venda a termo de bens e serviços, arrendamento mercantil e outras operações assemelhadas, inclusive com o uso de derivativos financeiros;

            IV - concessão de garantia: compromisso de adimplência de obrigação financeira ou contratual assumida por ente da Federação ou entidade a ele vinculada;

            V - refinanciamento da dívida mobiliária: emissão de títulos para pagamento do principal acrescido da atualização monetária.

  • Gab D

    Art. 29 LRF

    Dívida pública mobiliária = títulos emitidos pela união

    Operação de créditos = abertura de crédito

    Concessão de garantia = compromisso de adimplência

    Refinanciamento da dívida pública = principal acrescido da atualização


ID
1692850
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

A classificação da receita por natureza busca a melhor identificação da origem do recurso segundo o seu fato gerador.

Assinale a alternativa que contempla a sequência correta:

Alternativas

ID
1692853
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Relativamente à elaboração da proposta orçamentária, é correto afirmar que a iniciativa da proposição do projeto de Lei Orçamentária é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.  

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    I - o plano plurianual;

    II - as diretrizes orçamentárias;

    III - os orçamentos anuais.


ID
1692856
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

O órgão central de programação financeira da União é a Secretaria

Alternativas
Comentários
  • Gab. C

     

    O Órgão Central de Programação Financeira é a Coordenação-Geral de Programação Financeira - COFIN, da Secretaria do Tesouro Nacional – STN, os Órgãos Setoriais de Programação Financeira - OSPF são as Subsecretarias de Planejamento e Orçamento e unidades equivalentes das Secretarias da Presidência da República e dos Poderes Legislativo e Judiciário, enquanto que os Órgãos Setoriais são as Unidades Gestoras.

     

    http://www.tesouro.fazenda.gov.br/-/programacao-financeira


ID
1692859
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Numa situação hipotética, caso a Universidade Federal do Rio de Janeiro transfira recursos financeiros para o IFRJ, essa transação será chamada de

Alternativas
Comentários
  • São órgãos diferentes, portanto é REPASSE.

  • Num segundo momento, em nível de órgão setorial, é necessário perguntar se a descentralização será interna ou externa. Tanto para os créditos orçamentários quanto para os recursos financeiros esses mecanismos possuem nomenclaturas diferentes.
    As descentralizações internas de créditos orçamentários são denominadas “provisão”, enquanto que as externas são conhecidas como “destaque”. Tratando-se de recursos financeiros, as descentralizações internas recebem o nome de “sub-repasse”, enquanto que as externas são chamadas “repasse”.
    É nesse momento que se verifica a correlação: se um órgão ou Unidade Orçamentária recebeu os créditos orçamentários sob a forma de destaque, então receberá os recursos financeiros sob a forma de repasse; se recebeu os créditos mediante provisão, então receberá os recursos sob a forma de sub-repasse.
    O quadro a seguir auxilia na compreensão das competências orçamentárias e financeiras, bem como dos instrumentos utilizados nas descentralizações.

    Descentralização orçamentária e financeira.
    Resumindo:
    A ND corresponde à primeira etapa da descentralização orçamentária e a Cota corresponde à primeira etapa da descentralização financeira. Essa etapa ocorre dos órgãos centrais para os Órgãos Setoriais.
    O destaque e a provisão (orçamentário), assim como o repasse e o sub-repasse (financeiro) correspondem à segunda etapa. Essa etapa se desenvolve entre os Órgãos Setoriais e suas Unidades Orçamentárias ou com outros órgãos diferentes. Se for entre órgãos diferentes ou entidades da Administração indireta utiliza-se o destaque e o repasse; se for no mesmo órgão, os instrumentos serão provisão e sub-repasse.
    Quem receber créditos na forma de dotação receberá recursos na forma de cota; quem receber créditos na forma de destaque receberá recursos na forma de repasse; e quem receber créditos na forma de provisão receberá recursos na forma de sub-repasse

  • No caso então se a UFRJ estevesse mandando para outra universidade federal seria repasse??

  • Gab. E (?)

    Gabarito Duvidoso, ou questão desatualizada.

    O ÓRGÃO ORÇAMENTÁRIO tanto dos INSTITUTO Federais quanto das UNIVERSIDADES Federais é o Ministério da Educação.

    De fato, quanto à classificação institucional temos: 26245 - UFRJ e 26433 - IFRJ

    Na classificação institucional, os dois primeiros representam o órgão orçamentário (26 - MEC) e os três últimos a unidade orçamentária (245 e 433).

    Percebam que há transferência de recursos e 26245 para 26433, ou seja, entre unidades orçamentárias! Desse modo, não é REPASSE, mas SUB-REPASSE.

    Fonte: MTO-2020 Pág. 141 (Tabela da CLASSIFICAÇÃO INSTITUCIONAL DA DESPESA)


ID
1692862
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA, quanto ao Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal, no tocante às suas finalidades.

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

     

    Art. 12. Compete às unidades responsáveis pelas atividades do Sistema de Administração Financeira Federal:

     

    I - zelar pelo equilíbrio financeiro do Tesouro Nacional;

    II - administrar os haveres financeiros e mobiliários do Tesouro Nacional;

    III - elaborar a programação financeira do Tesouro Nacional, gerenciar a Conta Única do Tesouro Nacional e subsidiar a formulação da política de financiamento da despesa pública;

    IV - gerir a dívida pública mobiliária federal e a dívida externa de responsabilidade do Tesouro Nacional;

    V - controlar a dívida decorrente de operações de crédito de responsabilidade, direta e indireta, do Tesouro Nacional;

    VI - administrar as operações de crédito sob a responsabilidade do Tesouro Nacional;

    VII - manter controle dos compromissos que onerem, direta ou indiretamente, a União junto a entidades ou organismos internacionais;

    VIII - editar normas sobre a programação financeira e a execução orçamentária e financeira, bem como promover o acompanhamento, a sistematização e a padronização da execução da despesa pública;

    IX - promover a integração com os demais Poderes e esferas de governo em assuntos de administração e programação financeira.

     

     

    Fonte: Lei 10.180

  • GABARITO LETRA D

     

    Letra D não se encontra dentro do rol de FINALIDADES do SPOF

     

    FUNDAMENTO: ART. 2º, LEI 10.180/2001

     

                  Art. 2º O Sistema de Planejamento e de Orçamento Federal tem por finalidade:

     

                  I - formular o planejamento estratégico nacional;

                  II - formular planos nacionais, setoriais e regionais de desenvolvimento

                  econômico e social;

                  III - formular o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos

                  anuais;

                  IV - gerenciar o processo de planejamento e orçamento federal;

                  V - promover a articulação com os Estados, o Distrito Federal e os Municípios,

                  visando a compatibilização de normas e tarefas afins aos diversos Sistemas,

                  nos planos federal, estadual, distrital e municipal.

  • LEI 10180


    Art. 10. O Sistema de Administração Financeira Federal compreende as atividades de programação financeira da União, de administração de direitos e haveres, garantias e obrigações de responsabilidade do Tesouro Nacional e de orientação técnico-normativa referente à execução orçamentária e financeira.  




  • O concursando mata essa questão decoreba com o seguinte macete:

    Pelo verbo:

    3 x FORMULAR

    GERENCIAR

    PROMOVER


ID
1692865
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Acerca do orçamento público, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • B) º O Presidente da República poderá enviar mensagem ao Congresso Nacional para propor modificação nos projetos a que se refere este artigo enquanto não iniciada a votação, na Comissão mista, da parte cuja alteração é proposta

    C) § 1º Nenhum investimento cuja execução ultrapasse um exercício financeiro poderá ser iniciado sem prévia inclusão no plano plurianual, ou sem lei que autorize a inclusão, sob pena de crime de responsabilidade

    D) Art. 166. Os projetos de lei relativos ao plano plurianual, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais serão apreciados pelas duas Casas do Congresso Nacional, na forma do regimento comum. (EC nº 86/2015)

    E) Oito meses e meio

  • Gabarito: C

    Foco, força e fé!

  • antes de iniciada e nao antes de encerrada


ID
1692868
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

No tocante à Lei Orçamentária Anual, pode-se afirmar que

Alternativas
Comentários
  • C & D: Art. 167. São vedados: (EC nº 3/93, EC nº 19/98, EC nº 20/98, EC nº 29/2000, EC nº 42/2003 e EC nº 85/2015):

    VIII – a utilização, sem autorização legislativa específica, de recursos dos orçamentos fiscal e da seguridade social para suprir necessidade ou cobrir déficit de empresas, fundações e fundos, inclusive dos mencionados no art. 165, § 5º;

    IX – a instituição de fundos de qualquer natureza, sem prévia autorização legislativa

    E é atribuição da LDO.:  2º A lei de diretrizes orçamentárias compreenderá as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subseqüente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento

    B é a atribuição do PPA.: 1º A lei que instituir o plano plurianual estabelecerá, de forma regionalizada, as diretrizes, objetivos e metas da administração pública federal para as despesas de capital e outras delas decorrentes e para as relativas aos programas de duração continuada.



  • CF/1988

    Art. 165. Leis de iniciativa do Poder Executivo estabelecerão:

    III os orçamentos anuais.

    § 8º A lei orçamentária anual não conterá dispositivo estranho à previsão da receita e à fixação da despesa, não se incluindo na proibição a autorização para abertura de créditos suplementares e contratação de operações de crédito, ainda que por antecipação de receita, nos termos da lei.


ID
1692871
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Analise estas proposições e assinale a correta.

Alternativas
Comentários
  • PASCOAL (2010).:  O CICLO ORÇAMENTÁRIO E O EXERCÍCIO FINANCEIRO

    O ciclo orçamentário é o período em que se processam as atividades peculiares do processo orçamentário, quais sejam:

    ELABORAÇÃO => APRECIAÇÃO E VOTAÇÃO => EXECUÇÃO ^ CONTROLE

  • Errei essa questão. A avaliação  nao seria tbm uma fase do ciclo orçamentário?

  • Acho que a avaliação já está dentro do Controle, Juliana.

  • MTO-2020

    b) A função pode ser traduzida como o maior nível de agregação das diversas áreas de atuação do setor público.

    https://www12.senado.leg.br/orcamento/glossario/elaboracao-orcamentaria

    d) A elaboração da proposta orçamentária envolve a preparação anual, pelo Poder Executivo, do projeto da lei orçamentária (abrangendo inclusive as propostas orçamentárias dos demais Poderes, centralizadas pelo Poder Executivo em sua função administrativa), seguida de seu envio ao Poder Legislativo para discussão, alteração e aprovação.

  • Gabarito: E


ID
1692874
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Considere cada um destes itens como verdadeiro (V) ou falso (F), de acordo com o Art. 35 da Lei nº 4.320/64. Pertencem ao exercício financeiro, as

( ) despesas nele legalmente empenhadas.

( ) receitas nele legalmente empenhadas.

( ) despesas nele arrecadadas.

( ) receitas nele arrecadadas.

Logo, a alternativa que contempla a sequência correta de respostas é a seguinte:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO B

     

    Lei 4.320/64

     

    Art. 35. Pertencem ao exercício financeiro:

    I - as receitas nele arrecadadas;

    II - as despesas nele legalmente empenhadas.


ID
1692877
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Na Demonstração das Variações Patrimoniais, ocorre saldo patrimonial se a (as)

Alternativas
Comentários
  • CUIDADO MEUS NOBRES!!!

    O Fudamento n é esse citado pelo colega, mas sim o art. 54, §2 do Decr 2.044/08


ID
1692880
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA, de acordo com a Lei Nº 4.320/64, sobre as tabelas explicativas, das quais, além das estimativas de receita e despesa, constarão, em colunas distintas e para fins de comparação, a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    Lei 4.320/64

     

    Art. 22. A proposta orçamentária que o Poder Executivo encaminhará ao Poder Legislativo nos prazos estabelecidos nas Constituições e nas Leis Orgânicas dos Municípios, compor-se-á:

    III - Tabelas explicativas, das quais, além das estimativas de receita e despesa, constarão, em colunas distintas e para fins de comparação:

    a) A receita arrecadada nos três últimos exercícios anteriores àquele em que se elaborou a proposta;

    b) A receita prevista para o exercício em que se elabora a proposta;

    c) A receita prevista para o exercício a que se refere a proposta;

    d) A despesa realizada no exercício imediatamente anterior;

    e) A despesa fixada para o exercício em que se elabora a proposta; e

    f) A despesa prevista para o exercício a que se refere a proposta.


ID
1693438
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Um usuário resolveu conectar seu laptop, rodando o Windows 7, à rede Wi-Fi de um aeroporto com o intuito de acessar a Internet. Ao conectar na rede, o Windows solicitou a definição de um Local de Rede.
O Local recomendado pela Microsoft é o da Rede

Alternativas
Comentários
  • Caso não esteja navegando na Internet nem enviando e-mails, mas esteja usando o seu computador em uma área onde exista uma rede pública sem fio, desabilite sua conexão sem fio.

    Se estiver usando um adaptador Wi-Fi externo, você poderá removê-lo.

    Se você estiver usando uma placa WiFi interna, clique na conexão com o botão direito do mouse e clique em Desabilitar .

  • Existem 3 tipos possíveis de Local de Rede para ser escolhido:

    1) Rede Doméstica

    2) Rede Corporativa 

    3) Rede Pública

  • Exemplos= casa: doméstica; empresa/órgão: corporativa; aeroporto/shopping/rodoviária: pública 

  • Prezados,

    O Windows 7 possui 3 opções de local de rede, doméstica, corporativa e pública.

    A rede doméstica deve ser selecionada se todos os computadores dessa rede estiverem na sua casa e puderem ser reconhecidos.

    A rede corporativa deve ser escolhida se todos os computadores da rede estiverem em seu local de trabalho.

    A rede pública deve ser escolhida se você não reconhecer todos os computadores da rede, por exemplo, quando estiver em um restaurante ou aeroporto.

    Portanto a alternativa correta é a letra C.


ID
1693441
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para que o conteúdo de um arquivo do Excel 2007 apareça em uma apresentação do PowerPoint 2007, de forma que quaisquer alterações efetuadas na planilha tenham seus resultados refletidos automaticamente na apresentação, é necessário que esse conteúdo seja colado no PowerPoint como objeto

Alternativas
Comentários
  • Prezados,

    Conforme imagem abaixo, vemos que ao criar o objeto vinculado (marcando a opção vínculo) , o Power Point irá inserir uma imagem do conteúdo do arquivo. A imagem é um atalho para o arquivo, de modo que as alterações feitas neste arquivo serão refletidas na apresentação.




    Portanto a alternativa correta é a letra A.


ID
1693993
Banca
IF-RJ
Órgão
IF-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O atalho de teclado do Microsoft Word 2007 em português do Brasil, que deve ser utilizado para salvar um texto previamente aberto, é

Alternativas
Comentários
  • Letra D. Ctrl+B para salvar, para guardar na 'caixa' (box). 

    Ctrl+Z é Desfazer, Ctrl+Y é Ir Para (no 2007), Ctrl+S é Sublinhado, e Ctrl+A é Selecionar Tudo.

  • Prezados,

    Diferentemente do padrão conhecido, o pacote Office adota como tecla de atalho para salvar os arquivos o Ctrl + B.

    Fonte : https://support.office.com/pt-br/article/Atalhos-d...

    Portanto a alternativa correta é a letra D.

  • Retificando sua resposta no final Fernando, Ctrl+T é Selecionar Tudo. 

  • Ctrl+Shift+C           Ferramenta Pincel
    Ctrl+N                   Negrito
    Ctrl+I                     Itálico
    Ctrl+S                    Sublinhado
    Ctrl+=                    Subscrito
    Ctrl+Shift+ +          Sobrescrito
    Ctrl+Shift+F           Fonte
    Ctrl+Shift+P          Tamanho da Fonte
    Ctrl+>                   Aumenta Fonte
    Ctrl+<                   Reduzir Fonte
    Ctrl+Q                  Alinhado a Esquerda
    Ctrl+E                   Alinhado Centralizado
    Ctrl+J                    Alinhado Justificado
    Ctrl+*                   Mostrar Tudo
    Ctrl+L                   Localizar
    Ctrl+U                  Substituir
    Ctrl+T                   Selecionar Tudo
    Ctrl+Shift+ ->       Seleciona Palavra( ctrl+shift+seta p/direita)
    Ctrl+clique            Seleciona uma Frase
    Ctrl+Return          Quebra de Página
    Alt+Ctrl+F            Inserir nota de Rodapé
    Alt+Ctrl+D           Inserir nota de Fim
    Alt+Shift+X          Marcar Entrada ( texto selecionado no Índice do documento )
    Alt+Shift+I           Marcar Sitação
    F7                        Ortografia e Gramática
    Alt+clique             Pesquisar
    Shift+F7               Dicionário de Sinônimos
    Ctrl+Shift+E        Controlar Alterações
    Alt+F8                Exibir Macros
    Ctrl+B                 Salvar
    Ctrl+Z                 Desfazer
    Ctrl+Y                 Refazer

    F12                     Salvar Como
    Ctrl+A                Abrir
    Ctrl+P                Imprimir
    Ctrl+O               Novo Documento
    Alt+Ctrl+I , O, P ou N            Muda o modo de Visualização da página
    Alt+Ctrl+M      Insere Comentário
    Ctrl+1              Espaçamento entre linhas simples
    Ctrl+2              Espaçamento entre linhas Duplo
    Ctrl+5              Espaçamento entre linhas 1,5
    Shift+F3           Letra Maiúscula no texto selecionado

     

    [ Fonte: http://clubedaaula.blogspot.com.br/2010/07/teclas-de-atalho-do-word-2007.html ]