SóProvas



Prova IF-RS - 2015 - IF-RS - Professor - Administração


ID
1623487
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

De acordo com Fayol, a administração é uma atividade comum a todos os empreendimentos humanos, que sempre exigem algum grau de planejamento, organização, comando, coordenação e controle. O autor propõe quatorze princípios que devem ser seguidos para que a administração seja eficaz. Assinale a alternativa abaixo que NÃO apresenta um destes princípios: 

Alternativas
Comentários
  • O gabarito não representa um dos princípios do autor proposto.


  • Fayol / espírito de EQUIPE? HÃ?

  • 1. Divisão do trabalho.


    2. Autoridade e responsabilidade.


    3. Disciplina.


    4. Unidade de comando.


    5.Unidade de direção.


    6.Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais.


    7.Remuneração do pessoal.


    8.Centralização.


    9.Cadeia escalar.


    10.Ordem.


    11.Equidade


    12.Estabilidade do pessoal.


    13.Iniciativa.


    14. Espírito de equipe.



  • Verdade ..Fayol pregava a centralização...Daí a descentralização serio o inverso né:(


ID
1623490
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Cada empresa deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e eficiência, simultaneamente. A respeito do tema, julgue as seguintes alternativas:


( ) A eficácia é uma medida normativa do alcance dos resultados, enquanto que a eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo.

( ) Quando se estuda a racionalidade empresarial, aborda-se o conceito de eficácia, que representa a relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido; é a razão entre o esforço e o resultado, entre o custo e o benefício resultante.

( ) À medida que o administrador se preocupa com a melhor utilização dos recursos disponíveis, ele está se voltando para a eficiência. Porém, quando utiliza os instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, ele está se voltando para a eficácia.

( ) A eficiência se concentra nas operações e tem a atenção voltada para os aspectos internos, no sentido de otimizar a utilização dos recursos e atingir objetivos; a eficácia se concentra no sucesso quanto ao alcance dos resultados e tem atenção voltada para os aspectos externos da organização.


A alternativa que contém a sequência de respostas CORRETAS, na sequência de cima para baixo é:

Alternativas
Comentários
  • Uma dica:

    Eficiência = (é o caminho) melhor utilização dos recursos disponíveis
    Eficácia = Resultado Atingido
    Fonte: Euvoupassar Profe: Geovanna Caranza
  • Gostaria de entender o que está errado na última alternativa. Ajudem, por favor! 

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • Tamara, também não entendi qual o erro da última alternativa! 

    Será que é pq ele fala em "atingir objetivos" em relação à eficiência? 

  • Acredito que o erro da C esteja em afirmar que a eficácia tem a atenção voltada para os aspectos externos da organização. Objetivos e resultados não são aspectos externos.

  • Eu acho que o erro da última é que esse conceito descrito como de Eficácia seria mais adequado ao conceito de Efetividade.

  •  FALSO-  A eficiência se concentra nas operações e tem a atenção voltada para os aspectos internos, no sentido de otimizar a utilização dos recursos e atingir objetivos; a eficácia se concentra no sucesso quanto ao alcance dos resultados e tem atenção voltada para os aspectos externos da organização. 

    Atingir Objetivos refere-se a EFICÁCIA e não eficiêcia como abordado no texto.

  • (V) A eficácia é uma medida normativa do alcance dos resultados, enquanto que a eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo. 

    (F) Quando se estuda a racionalidade empresarial, aborda-se o conceito de eficácia, que representa a relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido; é a razão entre o esforço e o resultado, entre o custo e o benefício resultante. 

    (V) À medida que o administrador se preocupa com a melhor utilização dos recursos disponíveis, ele está se voltando para a eficiência. Porém, quando utiliza os instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, ele está se voltando para a eficácia. 

    (F) A eficiência se concentra nas operações e tem a atenção voltada para os aspectos internos, no sentido de otimizar a utilização dos recursos e atingir objetivos; a eficácia se concentra no sucesso quanto ao alcance dos resultados e tem atenção voltada para os aspectos externos da organização. 



  • A maior dúvida é o porquê de o item 4 ser considerado FALSO.

    Pesquisando sobre a relação entre eficiência e eficácia na internet, encontrei um artigo do qual transcrevo as passagens seguintes:

    "(...) percebe-se que a eficiência não se preocupa com os fins, mas apenas com os meios, inserindo-se nas operações, com vista voltada para os aspectos internos da organização, sendo que a eficácia se preocupa com os fins, em atingir os objetivos, com foco nos aspectos externos da organização, razão pela qual, em diversas situações, podemos ser eficazes, mas pouco eficientes."

    "(...) o autor vincula a eficácia à eficiência: “(...) a eficácia depende não somente do acerto das decisões estratégicas e das ações tomadas no ambiente externo, mas também do nível de eficiência(...)” (BIO, 1996, p. 22)"

    Fonte: http://rcnonline.com.br/artigos/artigo-efic%C3%A1cia-efici%C3%A1cia-efici%C3%AAncia-e-efetividade-no-servi%C3%A7o-p%C3%BAblico-por-ulisses-gabriel-1.1841936

    Com isso, acredito que o ERRO não está em dizer que Eficácia tem foco em aspectos externos, mas talvez em relacionar eficiência com o atingimento de objetivos.

    ***

    A eficiência se concentra nas operações e tem a atenção voltada para os aspectos internos, no sentido de otimizar a utilização dos recursos e atingir objetivos; a eficácia se concentra no sucesso quanto ao alcance dos resultados e tem atenção voltada para os aspectos externos da organização. 

  • Acho que a última afirmação está errada, porque coloca a eficácia com atenção voltada para aspectos externos, desconsiderando os aspectos internos da organização que também contribuem para o alcance dos resultados.


ID
1623493
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para auxiliar os administradores em seu papel de planejadores, há diversas técnicas de estudo do futuro. Algumas delas destinam-se a lidar com o futuro conhecido, as quais se baseiam na projeção de dados da realidade presente. Outras se destinam a lidar com a incerteza e com o futuro desconhecido, as quais têm base predominantemente intuitivas. No texto abaixo, os autores utilizam uma técnica que segue um processo decisório de base predominantemente racional, que processa informações concretas para produzir informações. Veja o texto.


   Relatório da ONU mostra população mundial cada vez mais urbanizada, mais de metade vive em zonas urbanizadas ao que se podem juntar 2,5 mil milhões em 2050. 

   Hoje, 54 por cento da população mundial vive em áreas urbanas, uma proporção que se espera venha a aumentar para 66 por cento em 2050. As projeções mostram que a urbanização associada ao crescimento da população mundial poderá trazer mais 2,5 mil milhões de pessoas para as populações urbanizadas em 2050, com quase 90 por cento do crescimento centrado na Ásia e África, de acordo com o novo relatório das Nações Unidas. A edição de 2014 do relatório “Perspectivas da Urbanização Mundial" (World Urbanization Prospects) produzida pela Divisão das Nações Unidas para a População do Departamento dos Assuntos Econômicos e Sociais (DES) concluiu que o maior crescimento urbano terá lugar na Índia, na China e na Nigéria. Esses três países contarão com 37 por cento do crescimento urbano projetado a nível da população mundial entre 2014 e 2050. Para 2050 espera-se que a Índia acrescente 404 milhões de habitantes nas cidades, a China 292 milhões e a Nigéria 212 milhões. A população urbana a nível mundial tem crescido rapidamente passando de 746 milhões em 1950 para 3,9 mil milhões em 2014. A Ásia, apesar do baixo nível de urbanização, aloja 53 por cento da população urbanizada a nível mundial, seguida da Europa com 14 por cento e a América Latina e nas Caraíbas com 13 por cento. Espera-se que em 2045 a população urbana a nível mundial ultrapasse os seis milhões. Muito do esperado crescimento urbano terá lugar nos países das regiões em desenvolvimento, particularmente a África. (Fonte: Centro de Informações das Nações Unidas. Disponível em:

http://www.unric.org/pt/actualidade/31537. Publicada em 10/07/2014).  


A partir do texto, pode-se afirmar que a técnica utilizada para estudar o planejamento futuro da população mundial foi: 

Alternativas
Comentários
  • b) Técnicas de Previsão de Séries Temporais -   A série temporal é basicamente um conjunto de observações ordenadas ao longo do tempo. Reflete uma relação causal entre o tempo, variável independente, e a variável que se quer estudar, predizer, variável dependente



  • a) Projeções derivadas - Realiza projeções através da analise de duas variáveis, por exemplo, número de acidentes e horário.

    b) Análise de séries temporais - Utiliza resultados passados (um conjunto de dados ao longo do tempo) para projetar o futuro através de gráficos de tendência. GABARITO

    c) Relações causais - Identifica padrões de causa e efeito para buscar padrões de comportamento.

    d) Método Delfos - Ou método Delphi. Previsões de futuro realizadas por um grupo de especialistas, visa encontrar tendências.

    e) Construção de cenários - Baseada em técnicas do tipo "se... então..." analisa as características do cenários, as variáveis possíveis para planejar as estratégias.





ID
1623496
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A organização que faz parte de uma rede na qual muitas empresas compartilham habilidades, custos, capacidades, mercados para resolver coletivamente os problemas dos clientes ou oferecer produtos ou serviços específicos denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Prof. Cosme Sergio explica:

     

    https://www.youtube.com/watch?v=dssI-3Aseu8

     

     

  • c)

    Organização virtual.  


ID
1623499
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Uma empresa deve tentar identificar maneiras específicas de diferenciar seus produtos para obter vantagem competitiva. Uma oferta de mercado pode ser diferenciada ao longo de cinco dimensões: produto, serviços, pessoal, canal, imagem. Estas cinco dimensões são formadas por diferentes variáveis de diferenciação, conforme abaixo.


I. Credibilidade, Confiabilidade, Comunicação.

II. Desempenho, Conformidade, Durabilidade.

III. Cobertura, Experiência, Desempenho.

IV. Entrega, Instalação, Treinamento do Consumidor.

V. Símbolo, Atmosfera e Eventos.


A alternativa que contém as cinco dimensões de forma sequencial que contemplam as variáveis de diferenciação citadas acima é:  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "D"

    Exigência Pessoal: I. Credibilidade, Confiabilidade, Comunicação. 

    Exigência do Produto: II. Desempenho, Conformidade, Durabilidade.

    Canal de Comunicação: III. Cobertura, Experiência, Desempenho.

    Eficácia dos Serviços: IV. Entrega, Instalação, Treinamento do Consumidor. 

    Marketing da Imagem: V. Símbolo, Atmosfera e Eventos. 

     

    *Portanto, o gabarito é a letra D.


ID
1623502
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O Modelo de Organização Industrial (I/O) explica a influência dominante do ambiente externo sobre as ações estratégicas das empresas. O modelo especifica que o setor no qual uma empresa decide atuar exerce maior influência no seu desempenho do que as decisões tomadas internamente por seus gestores. Baseado na economia, o Modelo I/O faz as seguintes suposições:  


I. Que o ambiente externo imponha pressões e limitações que determinem as estratégias capazes de gerar retornos superiores à média.

 II. Que quase todas as empresas que atuam em um determinado setor ou segmento deste controlem recursos semelhantes e estrategicamente pertinentes e adotem estratégias semelhantes em vista desses recursos.

III. Que toda a organização seja um conjunto de recursos e capacidades únicos, que possam gerar a base para a sua estratégia e que sejam a principal fonte para obtenção de retornos superiores à media. 

IV. Que a estratégia selecionada deva permitir que a empresa faça o melhor uso de suas competências essenciais em relação às oportunidades do ambiente externo. 


Com relação às suposições acima, é CORRETO afirmar:  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "A".

     

    O modelo de I/O com retornos acima da média

    Dos anos 60 a 80 os modelos de administração estratégica eram fundamentalmente baseados na análise do ambiente externo.

    O modelo de Organização Industrial (I/O) pressupõe que a indústria (setor) que a empresa decide competir tem maior influência sobre seu desempenho que as decisões administrativo-gerenciais-estratégicas de seus dirigentes.

    *Fonte: www.institutosiegen.com.br/documentos/aula_3_intro_adm_estrat.pdf

     


ID
1623505
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

O empreendedorismo social se tornou um movimento global com objetivo de efetivar uma mudança social positiva. Em relação ao tema, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: E.

    Os empreendedores sociais são indivíduos com soluções inovadoras para os problemas sociais mais prementes da sociedade. São ambiciosos e persistentes, enfrentando as grandes questões sociais e propondo novas ideias de mudança em larga escala.

    Em vez de relegarem as necessidades da sociedade para os setores público ou privado, os empreendedores sociais identificam o que não está a funcionar e resolvem o problema mudando o sistema, disseminando a solução e persuadindo sociedades inteiras a seguir um novo rumo.

    Os empreendedores sociais muitas vezes parecem estar possuídos pelas suas ideias, dedicando a vida a mudar a orientação do seu setor. São simultaneamente visionários e muito realistas, preocupando-se acima de tudo com a aplicação prática da sua visão.

    Cada empreendedor social apresenta ideias simples, compreensíveis e éticas e tenta obter apoio generalizado a fim de maximizar o número de pessoas locais que irão apoiá-lo, adotar a sua ideia e implementá-la. Por outras palavras, cada empreendedor social é um recrutador em massa de changemakers locais - um modelo que demonstra que os cidadãos que canalizam a sua energia para a ação conseguem fazer praticamente tudo.

    Durante as últimas duas décadas, o setor social descobriu o que o setor privado já sabia há muito tempo: Não há nada tão poderoso como uma ideia nova nas mãos de um empreendedor de excelência.

    Gabarito letra E, pois o Empreendedorismo Social é aplicável em todos os setores: os que visam a lucros e os que não visam lucros.

    Fonte: http://portugal.ashoka.org/o-que-%C3%A9-um-empreendedor-social

     

  • O empreendedorismo social pode visar lucro ou não! 

    Gabarito E


ID
1623508
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Avalie as afirmativas abaixo. 


I. A convergência em marketing digital refere-se ao relacionamento interativo estabelecido entre empresa e cliente nas diversas plataformas disponíveis.

II. As redes sociais sempre existiram e são grupos de pessoas que se reúnem para tratar sobre temas de seu interesse.

III. E-mail marketing é a utilização do e-mail como ferramenta de marketing; para que ele seja eficiente deve ser enviado para o máximo de pessoas possível e com grande frequência.

IV. O social commerce refere-se ao e-commerce realizado através das redes sociais.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:  

Alternativas
Comentários
  • O termo social commerce está ganhando espaço dentro do comércio eletrônico. Também conhecido como s-commerce, ele se refere às ações de marketing de lojas virtuais promovidas através de redes sociais, como Orkut, Facebook, Twitter, WordPress, etc. Entenda porque sua empresa TEM que estar nestas redes.

  • d)

    Somente as afirmativas I, II e IV.

  • Acho que estou ficando velho, não considerei que as redes sociais sempre existiram, como afirma a questão.


ID
1623511
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

A respeito da Comunicação Integrada de Marketing, avalie as afirmações.


I. A comunicação integrada de marketing visa criar uma imagem de marca diferenciada, consistente e sustentável na mente do consumidor, através de uma mensagem única e compreensível.

II. A comunicação institucional colabora para a formação da imagem da marca e da identidade corporativa da empresa, visando um efeito de longo prazo.

III. A comunicação integrada de marketing refere-se ao uso de um conjunto de ações de propaganda como única forma de comunicação com o cliente.

IV. O processo de comunicação possui alguns elementos fundamentais que são o emissor, a mensagem, o receptor, o meio onde ocorre a comunicação e o feedback.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:  

Alternativas
Comentários
  • b)

    Somente as afirmativas I, II e IV.

  • III) Não é a única forma de comunicar com o cliente.


    Kunsch (1986) explica que a Comunicação Integrada de Marketing é uma das quatro áreas integrantes do Composto de Marketing, o “P” de Promoção, e abrange o conjunto de ações integradas de comunicação e promoção, que tem como objetivos:

    a) fixar o produto na mente do consumidor;

    b) criar uma mensagem única, consistente, compreensível e crível sobre o produto;

    c) construir uma imagem de marca diferenciada e sustentável na mente do consumidor;

    d) oferecer informações e incentivos para o consumidor adquirir o produto ou serviço da empresa;

    e) gerar atitude favorável dos diversos segmentos de público para as iniciativas da empresa.


    https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/comunicacao-integrada-de-marketing-cim/21157


ID
1623514
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Para segmentar mercados consumidores, as empresas precisam formar segmentos observando características geográficas, demográficas, psicográficas e comportamentais. Determinada empresa estudou seu mercado em termos demográficos, definindo idade, tamanho da família, sexo, renda e ocupação dos consumidores. Após esta fase da segmentação, a empresa deseja segmentar seu público-alvo em termos de variáveis psicográficas e comportamentais. Assinale a alternativa abaixo que apresenta somente variáveis psicográficas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

     

     

    ☑ SEGMENTAÇÃO GEOGRÁFICA - Diferentes unidades geográficas: países, estados, municípios, cidades e bairros;

     

    ☑ SEGMENTAÇÃO DEMOGRÁFICA - Divisão do mercado em grupos: idade, estágio do ciclo de vida, sexo, renda, religião, nível de instrução, tamanho da família;

     

    ☑ SEGMENTAÇÃO PSICOGRÁFICA - Baseado na: classe social, estilo de vida, características de personalidade;

     

    ☑ SEGMENTAÇÃO COMPORTAMENTAL - Divide os compradoresocasião, benefícios buscados, status do usuário, taxa de uso, grau de lealdade.

     

     

     

  • Não é cabível de anulação, conforme o comentário acima?

  • Psicográfica

    Diz respeito ao comportamento, estilo de vida, personalidade: extrovertido, conservador, impulsivo, tímido, rude, etc. A classe social exerce uma profunda influência nas decisões de consumo relativamente a automóveis, vestuário, móveis, lazer, práticas culturais, frequência de lojas e outros locais, etc.

     

    O estilo de vida tem a ver com o modo distintivo e característico de fazer as suas escolhas. Os fabricantes de automóveis preocupam-se já com este tipo de segmentação e procuram ter na sua carteira de produtos, quer modelos que privilegiam a segurança e o conforto, quer modelos para quem gosta da vida desportiva e de ar livre, nos quais o conforto e a segurança são vistos de forma completamente diferente, quer ainda os modelos que permitem elevadas performances para os amantes das velocidades.

     

    Quanto à personalidade, existem diferenças substanciais entre os consumidores, por exemplo, no que diz respeito às inovações: os mais conservadores mostram-se relutantes em aceitar produtos inovadores, enquanto outros são mais receptivos a tudo o que seja inovador. Reconhecendo este fato, muitas empresas quando lançam um produto inovador, dirigem os seus esforços de comunicação para aqueles que apresentam uma predisposição natural para as inovações, procurando seduzir a sua própria natureza inovadora.


ID
1623517
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Marketing
Assuntos

Um dos principais métodos empregados na concepção de pesquisa descritiva é o Método Survey. Sobre este método de pesquisa é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "A".

     

    Método Survey: É uma pesquisa que permite a obtenção de dados ou informações sobre características, ações e opiniões de um determinado grupo de pessoas.

    Essas informações, podem ser coletadas aplicando entrevistas ou questionários. Em termos gerais, o questionário pode ser considerado mais objetivos do que a entrevista, visto que as entrevistas como são feitas no papel, e geralmente são muito verbais, elas não geram dados tão reproduzíveis quanto o questionário. Portanto, as duas formas o objetivo é obter informações que estão na memória dos entrevistados. É perfeitamente possível o preenchimento através de entrevistas telefônicas, entrevistas pelo correio e entrevistas eletrônicas.

    Existem basicamente 2 tipos de Survey, supervisionado e não supervisionado. Os supervisionados a execução conta com a ajuda de um pesquisador. O pesquisador pode no momento da pesquisa tirar dúvidas das pessoas que estão respondendo o questionário. Já os não supervisionados, podem ser realizados pela web, telefone ou formulário que recebe nos correios e o entrevistador não interage com o participante para tirar dúvidas.

    Fonte: https://pt.scribd.com/document/260435531/Resumo-Survey-e-Estudo-de-Caso


ID
1623520
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

A intensa concorrência em muitos setores de serviços obriga as empresas a procurar continuamente modos de melhorar sua produtividade. A tarefa de melhorar a produtividade de serviços tem sido atribuída a gerentes de operações, cuja abordagem costuma concentrar-se em diferentes estratégias.


Abaixo são apresentadas algumas estratégias para a melhoria da produtividade em serviço:  


I. Efetuar cuidadoso controle de custos em todas as etapas do processo.

II. Ajustar a capacidade produtiva a níveis médios de demanda e não a níveis de pico, de modo que trabalhadores e equipamentos não enfrentem extensos períodos de ociosidade.

III. Substituir trabalhadores por máquinas automatizadas e tecnologias de autosserviço (SSTS) operadas pelos clientes.


Qual(is) afirmativa(s) acima está(ão) CORRETA(S)?

Alternativas
Comentários
  • Alguem pode comentar os itens II e III?

  • O item III acredito que está se referindo à equipamentos como caixa eletrônico ('autoserviço' operado pelo cliente..) e outros equipamentos do tipo, que é possível substituir o homem, como o maldito atendimento automático (disque 1 pra isso, disque 2 praquilo...). O item II parece ser algo como uma indústria de automóveis, que vai controlando a produção de forma que não fique parada, se a demanda é pequena, não adianta produzir todas as encomendas em uma semana e ficar o resto do mês ocioso... Acho que é mais ou menos isso.

     

  • De forma direta, a produtividade é a capacidade de fazer mais utilizando cada vez menos recursos e em menos tempo.

    I. Efetuar cuidadoso controle de custos em todas as etapas do processo.
    Sim. Primordial para qualquer empresa que busca melhores resultados. Mesmo empresas que trabalham com produtos caros buscam diminuir custos no processo produtivo. A produtividade está diretamente ligada a fazer mais com menos. 
    II. Ajustar a capacidade produtiva a níveis médios de demanda e não a níveis de pico, de modo que trabalhadores e equipamentos não enfrentem extensos períodos de ociosidade. 
    Sim. Quando a alternativa citou "níveis de pico", não diferenciou entre nível alto ou baixo de demanda.Sendo assim, ajustar trabalhadores e equipamentos é sempre importante. Sobre Adm. da Produção, em questões teóricas, sempre deve se considerar um nível médio de produção, a não ser que o comando da questão diga o contrário. Essa é a única alternativa que poderia confundir. 
    III. Substituir trabalhadores por máquinas automatizadas e tecnologias de autosserviço (SSTS) operadas pelos clientes.
    Sim. Quando uma empresa substitui um trabalhador por uma máquina, naquilo que é possível, ela obtém, no médio e longo prazo principalmente, mts vantagens relacioadas à produtividade. Por exemplo, caixas-eletrônicos em bancos, terminais de aeroportos para check-in feito pelo próprio usuário, postos de para abastecer combustível (mt comum nos EUA, por ex) etc. Pense bem, essas máquinas dificilmente erram e quase sempre entregam o que o consumidor precisa. Ou seja, têm alto nível de produtividade

     

    Letra D) I, II e III.


ID
1623523
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Na relação geral entre custo marginal e custo médio:

Alternativas

ID
1623526
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para o desenvolvimento de uma carteira eficiente, a compreensão da medida estatística de correlação é fundamental. Nesse sentido, para reduzir a variabilidade geral dos retornos de uma carteira eficiente, deve-se:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: "D".

    O conceito de correlação é essencial para desenvolver uma carteira eficiente.

    Para reduzir o risco geral é melhor combinar – ou acrescentar à carteira – ativos que tenham uma correlação negativa (ou positiva baixa).

    Combinar ativos negativamente correlacionados é a proposta para reduzir a variabilidade geral dos retornos de uma carteira eficiente.

    OBS.: O ponto importante que devemos estar atentos é que os ativos devem ser combinados de uma maneira que deixe a carteira resultante com menos risco que qualquer um dos ativos independentemente. Quanto mais negativa for a correlação entre retornos de ativos, maiores são os benefícios que reduzem o risco de diversificação.

    Fonte: https://www.academia.edu/31369232/AULA_4_MEDIDAS_DE_RISCO_E_RETORNO 


ID
1623529
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Investimentos financeiros são sensíveis a mudanças nas taxas de câmbio. Assim, alguns dos fatores que provocam, respectivamente, valorização ou desvalorização de uma moeda nacional são:

Alternativas
Comentários
  • Marquei alternativa C, e continuo pensando que está correta. O câmbio real é calculado pela razão entre o preço de um produto estrangeiro e preço do produto nacional, ambos expressos na mesma moeda, da seguinte forma:

     

    ε = E .  P*                      Onde ε é a taxa de câmbio real, E é o câmbio nominal, P* são os preços externos e P os preços internos.

                P

     

    Valoriazação da moeda nacional é sinônimo de moeda forte, de real forte, de poder de compra frente os produtos internacionais. É o mesmo que dizer dólar barato. Assim, tudo o mais constante, quanto maior os preços domésticos P, menor ε. Quanto menor o ε, mais valorizada a moeda.

     

    A fórmula e definição de câmbio real foram estraídas de SCHMIDT (2015).

     

    SCHMIDT, Cristiane Alkmin Junqueira et al (Org.). Macroeconomia: questões comentadas das provas de 2006 a 2015. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. 392 p. (Questões Anpec).

  • Questão alocada no agrupamento errado

  • Questão controversa.

    Segundo a fórmula de Cassel, temos que:

    E = e * ( p* / p )

    Onde:

    E = taxa de câmbio real

    e = taxa de câmbio nominal

    p* = preços estrangeiros

    p = preços nacionais

    De acordo com a questão temos que fatores que provocam, respectivamente, valorização ou desvalorização de uma moeda nacional são:

    c) taxa de inflação superior à dos principais parceiros comerciais e taxa real de juros inferior às taxas reais de juros dominantes no exterior.

    Ora, me parece ser a alternativa correta, pois se a inflação nacional for superior à externa, "p" aumentará mais do que "p*", ou seja, pela fórmula de Cassel, 'E' DIMINUIRÁ, o que significa um câmbio VALORIZADO (moeda nacional valorizada).

    Da mesma forma, taxas de juros inferiores às dos mercado internacional afugentam o capital externo, DESVALORIZANDO a moeda nacional.

    Gabarito sugerido: C

    obs.: eu acertei a questão ao optar pela B por ter lembrado do plano real e da URV, que diminuíram a inflação e valorizaram o câmbio, ou seja, um movimento contrário à fórmula de Cassel, pois nesse caso "E" reduziria, o que fica ambíguo com "p" e "p*". Qualquer ajuda dos colegas é bem vinda para esclarecer esse ponto.


ID
1623532
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Da análise do ponto de equilíbrio operacional de uma empresa, pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • PEC = Gastos Fixos / PVu - GVu

  • Ponto de Equilíbrio Contábil = CF + DF / PVu - (CVu + DVu)


    Logo, o PEC é :


    1) Diretamente proporcional aos Custos e Despesas Fixas.

    2) Inversamente proporcional ao Preço de Venda por unidade

    3) Diretamente proporcional aos Custos e Despesas Variáveis.


    Gab: A
  • Onde diz que é um cargo técnico no enunciado?

  • Onde diz que é um cargo técnico no enunciado?


ID
1623535
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

O Comitê de Política Monetária (COPOM) do Banco Central do Brasil (BACEN), ao elevar a Taxa SELIC (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) para títulos federais brasileiros, está:

Alternativas
Comentários
  • Gad D Delta

    Para não ocorrer remarcações de preços, sempre que os valores sobem acima do estabelecido, o Banco Central utiliza a sua principal ferramenta, a taxa de juro, para diminuir o dinheiro em circulação, conter a expansão do crédito e, assim, evitar que o crescimento inflacionário desperte. No Brasil, como o estado quase nunca cabe dentro do PIB, os gastos públicos costumam inundar a economia com mais reais do que ela é capaz de lidar. Assim, o Banco Central se vê na obrigação de acionar sua única e, às vezes, perversa arma de aumentar o custo do dinheiro para esfriar a atividade econômica - quanto maior a taxa, menor é a demanda. Com menos pessoas e empresas consumindo bens e serviços, os preços tendem a cair.


ID
1623538
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Índices de valor de mercado relacionam-se ao valor de mercado da empresa fornecendo informações sobre como a empresa é avaliada em termos de risco e retorno. Nesse sentido, o índice preço/lucro representa:

Alternativas

ID
1623541
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A composição de juros pode ocorrer em intervalos que vão do anual ao diário e, até mesmo, continuamente. Logo:

Alternativas

ID
1623544
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Uma companhia é aberta ou fechada conforme os valores mobiliários de sua emissão estejam ou não admitidos à negociação no mercado de valores mobiliários. Dentre as vantagens da abertura de capital, podem-se elencar as seguintes, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Acho a letra B meio subjetiva, pois a abertura de capital não necessariamente melhora a imagem da empresa, essa na verdade é uma consequencia da gestão profissionalizada, boas práticas da empresa, e obviamente, lucratividade.


    Muito pelo contrário, a imagem da empresa pode ser um fator determinante para o sucesso de uma IPO.

  • Concordo com o colega André, todavia resolvi analisar as outras assertivas e percebi que a alternativa "d" cita a facilitação do controle, o que não é verdade, pois o caminho é justamente o contrário. As ações ordinárias dão direito a voto, diminuindo o controle inicial sobre a empresa.


ID
1623547
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Análise de Balanços
Assuntos

Mudanças no nível do ativo circulante de uma empresa afetam a relação entre rentabilidade e risco. Dessa forma:

Alternativas

ID
1623550
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

A Taxa Interna de Retorno (TIR) é a taxa de desconto que iguala o Valor Presente Líquido (VPL) de uma oportunidade de investimento a zero. Por esta técnica de orçamento de capital:

Alternativas
Comentários
  • TIR > ou igual à (Taxa atratividade OU Taxa de Mercado OU Custo de Capital) ==> Aceita-se o Projeto.


ID
1623553
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral
Assuntos

Na identificação de fontes específicas de capital, pode-se elencar como fontes básicas de fundos de longo prazo, disponíveis para as empresas, as seguintes formas de financiamento, EXCETO:

Alternativas

ID
1623556
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As empresas estão adotando cada vez mais o trabalho em equipe como meio para atingir seus objetivos organizacionais. Sobre este tema é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • GRUPO

    grupo de trabalho é a coleção de pessoas que trabalham na mesma área e foram reunidas para desempenhar uma tarefa. Praticam atividades comuns, com objetivos idênticos, porém individualizados.

    EQUIPE

    É formada por pessoas (geralmente em pequena quantidade) com habilidades complementares que confiam umas nas outras, estão comprometidas com propósitos e metas comuns e trabalham juntas para atingir alto desempenho. Compartilham de seus objetivos para atingir a meta através do esforço conjunto.

  • Concordo que a letra A esteja certa, mas não consegui observar erro na letra B. Alguém poderia me explicar onde está o erro?

  • Ana penitente, o erro da alternativa B está em afirmar que autonomia na tomada de decisões e responsabilidade compartilhada são desvantagens, quando na verdade são vantagens. 


ID
1623559
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

As operações de produção podem ser classificadas de acordo com o volume de processamento ou montagem e também de acordo com sua flexibilidade. A este respeito analise as afirmativas abaixo identificando com um “V" as que são VERDADEIRAS e com um “F" as que são FALSAS.  


( ) As operações sob encomenda são aquelas que não iniciam o processamento ou montagem dos produtos antes do recebimento do pedido de um cliente, gerando a produção de produtos altamente customizados e especializados.

( ) As operações de produção para estoque envolvem a colocação de pedidos de peças e a montagem de produtos padronizados antes do recebimento dos pedidos dos clientes.

( ) Na produção em fluxo contínuo, os produtos são fabricados continuamente e, em virtude de sua complexidade, são processos de fabricação menos padronizados e mais flexíveis.

( ) A produção em lotes é uma operação de fabricação que se caracteriza pela produção de bens em grandes lotes de tamanho padronizado, com alto grau de customização e baixo volume de processamento.


Assinale a seguir a alternativa CORRETA na sequência de cima para baixo:  

Alternativas
Comentários
  • Na produção em fluxo contínuo, os produtos são fabricados continuamente e, em virtude de sua complexidade, são processos de fabricação menos padronizados e mais flexíveis.  -> deveria ser o oposto, ou seja, produtos mais padronizados.

    A produção em lotes é uma operação de fabricação que se caracteriza pela produção de bens em grandes lotes de tamanho padronizado, com alto grau de customização e baixo volume de processamento. -> acredito que o correto seria um alto volume de processamento.


ID
1623562
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia de Produção
Assuntos

Em uma empresa ou organização existem funções de apoio e funções centrais. Sendo assim, marque a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • FUNÇÕES DE APOIO: RH/FINANÇAS/CONTABILIDADE (NÃO TEM RELAÇÃO DIRETA COM CLIENTE)

    FUNÇÕES CENTRAIS: PRODUÇÃO/ VENDAS/ ATENDIMENTO AO CLIENTE (SE RELACIONAM DIRETAMENTE AO CLIENTE)

     

  • A função de produção é uma função de apoio responsável por gerenciar os recursos destinados às operações necessárias para a produção e disponibilização de bens e serviços de uma empresa.

  • A função de produção é uma função de apoio responsável por gerenciar os recursos destinados às operações necessárias para a produção e disponibilização de bens e serviços de uma empresa.

    • Fonte: Meu resumo da aula ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
    • Teoria Sistêmica - abordagem dinâmica, multidimensionalidade, probabilística, multidisciplinaridade, entre outras.
    • Teoria Contingencial - Na teoria da contingência tudo é relativo (não absoluto), "A Teoria da Contingência surgiu a partir de várias pesquisas feitas para verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em determinados tipos de empresas. Essas pesquisas pretendiam confirmar se as organizações mais eficazes seguiam os pressupostos da Teoria Clássica, como divisão do trabalho, amplitude de controle, hierarquia de autoridade, etc. Os resultados das pesquisas conduziram a uma nova concepção de organização: a estrutura da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo" (CHIAVENATO, 2014, pág 492)
    • O Sistema Toyota de Produção (STP) possui como um de seus pilares de sustentação, juntamente com a automação, a técnica de gestão Just in Time (JIT), cuja principal característica é puxar a produção de acordo com a demanda, ou seja, conforme requerida.
    • JIT:
    • *Eliminação de estoques;
    • *Eliminação de erros e defeitos;
    • *Lote unitário;
    • *Redução do setup time e do lead time.
    • Fayol POC3 > Prever, organizar, coordenar, comandar e controlar.
    • Peter Drucker > PODC
    • FUNÇÕES DE APOIO: RH/FINANÇAS/CONTABILIDADE (NÃO TEM RELAÇÃO DIRETA COM CLIENTE)
    • FUNÇÕES CENTRAIS: PRODUÇÃO/ VENDAS/ ATENDIMENTO AO CLIENTE (SE RELACIONAM DIRETAMENTE AO CLIENTE)
    • Toyota - Funcionários capacitados para realizar todos os tipos de função. (Produção Puchada/ JIT)
    • Taylorismo - divisão de tarefas e análise de tempos e movimentos visando a maior eficiência.
    • Fordismo - Produção em massa.

ID
1623565
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Assinale a alternativa INCORRETA sobre estoques:

Alternativas
Comentários
  •  c) O estoque existe porque ocorre desequilíbrio entre o ritmo de fornecimento e a velocidade da demanda, sendo que sua principal função é ampliar esta diferença.  Comentário: Errado, pessoal. É diminuir a diferença.


ID
1623568
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Os processos são muito importantes para qualquer organização independente do porte ou do ramo de atividade em que atua. Avalie as afirmativas abaixo:


I. Um processo é a menor unidade de trabalho que consome tempo e recursos, e que pode ser programada ou controlada.

II. Os processos são atividades fundamentais que as organizações realizam objetivando produzir bens e serviços para seus clientes.  

III. Todo o processo pode ser dividido em subprocessos, que por sua vez podem ser divididos ainda mais.

IV. Os processos podem ser de manufatura, que são aqueles que convertem matéria-prima em bens e produtos; ou de serviços, que são processos que produzem resultados intangíveis e perecíveis.


Assinale a alternativa em que todas as afirmativas estão CORRETAS:  

Alternativas
Comentários
  • A menor unidade de processo é a tarefa.

  • Correta B

     

    I. TAREFA é a menor unidade de trabalho que consome tempo e recursos, e que pode ser programada ou controlada.



    II. Os processos são atividades fundamentais que as organizações realizam objetivando produzir bens e serviços para seus clientes.  (Correta)



    III. Todo o processo pode ser dividido em subprocessos, que por sua vez podem ser divididos ainda mais.  (Correta)



    IV. Os processos podem ser de manufatura, que são aqueles que convertem matéria-prima em bens e produtos; ou de serviços, que são processos que produzem resultados intangíveis e perecíveis.  (Correta)

  • GABARITO: B

     

    * Níveis de detalhamento dos processos:

    1. Macroprocesso;

    2. Processo;

    3. Subprocesso;

    4. Atividade; e

    5. Tarefa.

     

    Fonte: minhas anotações.

    Bons estudos.


ID
1623571
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Dentre as afirmativas expostas abaixo assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Rogers e Tibben-Lembke (1999, p. 2), definem a logística reversa como: O processo de planejamento, implementação e controle da eficiência e custo efetivo do fluxo de matérias-primas, estoques em processo, produtos acabados e as informações correspondentes do consumo para o ponto de origem com o propósito de recapturar o valor ou destinar à apropriada disposição. Segundo Lacerda (2002 apud GARCIA, 2006, p.4) define que: Logística reversa pode ser entendida como um processo complementar à logística tradicional, pois enquanto a última tem o papel de levar produtos de sua origem dos fornecedores até os clientes intermediários ou finais, a logística reversa deve completar o ciclo, trazendo de volta os produtos já utilizados dos diferentes pontos de consumo a sua origem. No processo da logística reversa, os produtos passam por uma etapa de reciclagem e voltam novamente à cadeia até ser finalmente descartado, percorrendo o “ciclo de vida do produto”. Um dos conceitos que está por trás da logística reversa é o conceito de ciclo de vida do produto. O ciclo de vida dos produtos pode ser dividido em quatro estágios: lançamento, crescimento, maturação e declínio. 

  • ...........continuação: A logística reversa trabalha com duas áreas de atuação: a logística reversa de pós-consumo e a de pós-venda. Na logística reversa de pós-consumo é responsável pelo fluxo físico e de informações referente a bens de pós-consumo que necessitam retornar a cadeia de distribuição quando por motivos de:  Condições de uso: bens que podem ser reutilizados;  Fim de vida útil: bens que não tem mais utilidade, porém seus componentes podem ser reaproveitados ou remanufaturados;  Resíduos ambientais: bens que trazem riscos ao meio ambiente se não descartados de maneira correta. 6 A logística reversa de pós-venda é responsável pelo fluxo físico e de informações referente a bens de pós-venda que necessitam retornar a cadeia de distribuição quando por motivos de:  Garantia/qualidade: produtos que apresentam defeito de fabricação ou funcionamento, avarias na embalagem e/ou produto;  Comerciais: produtos em estoque seja por erro de expedição, excesso de estoque, mercadorias em consignação, pontas de estoque término de validade, problemas após a venda, chamado também de recall;  Substituição de componentes: itens de produtos que necessitam de manutenção e consertos. As razões que levam a empresa a optar pela utilização da logística reversa podem ser de ordem econômica, legislativa e ecológica.

  • Creio que os conceitos dos itens B e C (ou seria C e D?) estão invertidos.

  • Resposta: E

  • R- A logística busca fornecer um serviço completo ao cliente, viabilizando dar suporte a todos os processos de apoio à venda. Dentro desta visão, a logística reversa possui papel fundamental, sendo responsável pelos processos de retorno de itens do comprador para o vendedor.


ID
1623574
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Gestão de Qualidade Total (TQM – Total Quality Management) mostra-se como uma abordagem bastante significativa com relação ao aprimoramento da gestão de operações e de processos. Neste sentido é possível afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a-

    TQM é uma abordagem que visa melhoria dos processos para conseguir maior eficacia, eficiencia e satisfação. Seus elemtnos-chave incluem melhoria continua, foco no cliente, melhoria de processo, lado humano da qualidade e métricas, modelos, medição e análise.

  • Gab. A

    Princípios da Qualidade Total

    Satisfação Total do Cliente;

    Desenvolvimento dos Recursos Humanos;

    Constância de Propósitos;

    Gerência Participativa;

    Aperfeiçoamento Contínuo;

    Garantia da Qualidade;

    Delegação;

    Evitar Erros;

    Gerência de Processos;

    Disseminação de Informações.

    Bom artigo: https://www.linkedin.com/pulse/gest%C3%A3o-da-qualidade-total-baseia-se-em-10-princ%C3%ADpios-edson/