-
Uma dica:
Eficiência = (é o caminho) melhor utilização dos recursos disponíveis
Eficácia = Resultado Atingido
Fonte: Euvoupassar Profe: Geovanna Caranza
-
Gostaria de entender o que está errado na última alternativa. Ajudem, por favor!
Força, foco e fé que dá certo!
-
Tamara, também não entendi qual o erro da última alternativa!
Será que é pq ele fala em "atingir objetivos" em relação à eficiência?
-
Acredito que o erro da C esteja em afirmar que a eficácia tem a atenção voltada para os aspectos externos da organização. Objetivos e resultados não são aspectos externos.
-
Eu acho que o erro da última é que esse conceito descrito como de Eficácia seria mais adequado ao conceito de Efetividade.
-
FALSO- A eficiência se concentra nas operações e tem a atenção voltada para os aspectos internos, no sentido de otimizar a utilização dos recursos e atingir objetivos; a eficácia se concentra no sucesso quanto ao alcance dos resultados e tem atenção voltada para os aspectos externos da organização.
Atingir Objetivos refere-se a EFICÁCIA e não eficiêcia como abordado no texto.
-
(V) A eficácia é uma medida normativa do alcance dos resultados, enquanto que a eficiência é uma medida normativa da utilização dos recursos nesse processo.
(F) Quando se estuda a racionalidade empresarial, aborda-se o conceito de eficácia, que representa a relação entre os recursos aplicados e o produto final obtido; é a razão entre o esforço e o resultado, entre o custo e o benefício resultante.
(V) À medida que o administrador se preocupa com a melhor utilização dos recursos disponíveis, ele está se voltando para a eficiência. Porém, quando utiliza os instrumentos fornecidos por aqueles que executam para avaliar o alcance dos resultados, ele está se voltando para a eficácia.
(F) A eficiência se concentra nas operações e tem a atenção voltada para os aspectos internos, no sentido de otimizar a utilização dos recursos e atingir objetivos; a eficácia se concentra no sucesso quanto ao alcance dos resultados e tem atenção voltada para os aspectos externos da organização.
-
A maior dúvida é o porquê de o item 4 ser considerado FALSO.
Pesquisando sobre a relação entre eficiência e eficácia na internet, encontrei um artigo do qual transcrevo as passagens seguintes:
"(...) percebe-se que a eficiência não se preocupa com os fins, mas apenas com os meios, inserindo-se nas operações, com vista voltada para os aspectos internos da organização, sendo que a eficácia se preocupa com os fins, em atingir os objetivos, com foco nos aspectos externos da organização, razão pela qual, em diversas situações, podemos ser eficazes, mas pouco eficientes."
"(...) o autor vincula a eficácia à eficiência: “(...) a eficácia depende não somente do acerto das decisões estratégicas e das ações tomadas no ambiente externo, mas também do nível de eficiência(...)” (BIO, 1996, p. 22)"
Fonte: http://rcnonline.com.br/artigos/artigo-efic%C3%A1cia-efici%C3%A1cia-efici%C3%AAncia-e-efetividade-no-servi%C3%A7o-p%C3%BAblico-por-ulisses-gabriel-1.1841936
Com isso, acredito que o ERRO não está em dizer que Eficácia tem foco em aspectos externos, mas talvez em relacionar eficiência com o atingimento de objetivos.
***
A eficiência se concentra nas operações e tem a atenção voltada para os aspectos internos, no sentido de otimizar a utilização dos recursos e atingir objetivos; a eficácia se concentra no sucesso quanto ao alcance dos resultados e tem atenção voltada para os aspectos externos da organização.
-
Acho que a última afirmação está errada, porque coloca a eficácia com atenção voltada para aspectos externos, desconsiderando os aspectos internos da organização que também contribuem para o alcance dos resultados.