SóProvas



Prova INEP - 2016 - UFSM - Vestibular - EAD


ID
4058239
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Relacione as informações na coluna à esquerda com os períodos da revolução industrial na coluna da direita.

1 → A expansão comercial e a ampliação da economia de mercado permitiram que a Europa acumulasse capital, que foi empregado em investimentos e mecanização da produção. A utilização do carvão e das máquinas a vapor impulsionou as indústrias têxtil, naval e siderúrgica.


2 → Atividades como a informática, a química fina, a biotecnologia e a pesquisa espacial foram criadas ou ampliadas. Os avanços tecnológicos proporcionaram precisão, rapidez de informações e facilidade de comunicação, provocando transformações no sistema capitalista.


3 → Novas invenções como geladeira, telefone, lâmpada elétrica, rádio, computador se sucederam, e grandes modificações ocorreram nas condições de vida das pessoas, na velocidade e qualidade dos transportes. Essas inovações influenciaram a aceleração do contato entre culturas e reorganização do espaço capitalista.


( ) Primeira revolução industrial.


( ) Segunda revolução industrial.


( ) Terceira revolução industrial.

Alternativas

ID
4058245
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A distribuição dos vários tipos de rocha na crosta terrestre indica as grandes formações geológicas estruturais do planeta: as províncias geológicas.

Em relação às províncias geológicas e geomorfológicas da Terra, é correto afirmar que

Alternativas

ID
4058248
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação ao solo, considere as afirmativas a seguir.

I → É um sistema composto de materiais minerais e orgânicos formado pela intemperização das rochas que fornecem os compostos minerais e, posteriormente, pela incorporação dos elementos orgânicos.

II → Forma-se em um intervalo de tempo, a partir da ação conjugada dos fatores de formação, como o clima, o relevo, a ação dos organismos vivos e a vegetação, sobre a rocha matriz que constitui o material de origem.

III → Constitui um recurso natural que é lentamente renovável, pois necessita de um tempo bastante longo para se formar; seu equilíbrio é muito delicado, apresentando limitações e demandando cuidados para seu uso.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
4058257
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Em relação ao espaço da atividade industrial no Brasil, é correto afirmar que a passagem do processo agrário para o urbano-industrial

Alternativas

ID
4058263
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

“Desde que passou a se organizar socialmente, a espécie humana buscou também soluções para sua sobrevivência. A utilização do conhecimento geográfico permitiu ao ser humano reconhecer paisagens e lugares de acordo com o clima, o relevo, a cultura e os recursos naturais disponíveis. Agora que o ser humano já ocupa quase todo o planeta e as informações são transmitidas com rapidez e em grande volume, é praticamente impossível entender e acompanhar mudanças, fatos ou fenômenos sem conhecer geografia”.

Fonte: ALMEIDA, L.M.A.de; RIGOLIN, T. B. : o Fronteiras da globalização mundo natural e o espaço humanizado. 2.ed, V. 1. São Paulo: Ática, 2014. p.09.(Adaptado)

O texto destaca a geografia como uma ciência para entender o mundo porque o espaço geográfico

Alternativas

ID
4058266
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A agricultura brasileira apresenta como características:

I → insignificante participação dos produtos do agronegócio na pauta de exportação.

II → predomínio da exploração de grandes extensões de terra para produção de gêneros agrícolas destinados à exportação.

III → dicotomia entre as áreas destinadas à agricultura familiar e à patronal, evidenciando uma estrutura agrária muito concentrada.

Está(ão) correta(s)

Alternativas

ID
4058269
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

No período “Neolítico ou Nova Idade da Pedra, [...] diversos grupos humanos passaram a polir a pedra. [...] Os instrumentos assim obtidos eram muito mais eficazes do que os de pedra lascada. Grupos nômades de caçadores-coletores passaram a fixar-se nas margens dos rios, onde construíam suas habitações, pescavam, caçavam e coletavam frutas, raízes e cereais.”


Fonte: ARRUDA, José J; PILETTI, Nelson. Toda a História. São Paulo: Ática, 2007. p. 11.


O texto acima caracteriza o início do período Neolítico, no qual ocorrem importantes inovações:


I → a domesticação de animais selvagens e o surgimento do pastoreio.


II → a manipulação de plantas silvestres e o plantio de trigo, cevada e aveia.


III → a substituição dos instrumentos de pedra por artefatos de bronze, cobre e ferro.


IV → a diferenciação social, o surgimento das classes sociais e da propriedade privada.


Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • I e II - Período Neolítico

    III e IV - Idade dos metais


ID
4058272
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

“As três Guerras Púnicas [entre Roma e Cartago, nos séculos III e II a.C.] constituíram um processo impactante ainda na Antiguidade. [...] Em poucas palavras, as Guerras Púnicas movimentaram grande quantidade de recursos humanos e econômicos, movimentação essa que propiciou muita riqueza, luxo e escravos à elite romana, assim como provocou alastramento da pobreza entre os camponeses devido à destruição de parte da agricultura.”

Fonte: GARRAFONI, Renata. . In: MAGNOLI, D. (Org.). Guerras Púnicas História das guerras. São Paulo: Contexto, 2011. p. 73. (Adaptado)

A respeito das transformações que as Guerras Púnicas provocaram na República Romana, assinale verdadeira (V) ou falsa (F) em cada afirmativa a seguir.

( ) Terminadas as Guerras Púnicas, o território sob controle de Roma aumentou ao longo do Mar Mediterrâneo, incluindo as terras da atual Espanha e o litoral do norte da África, antes sob domínio de Cartago.

( ) O comércio no Mar Mediterrâneo entrou em declínio, os patrícios romanos empobreceram e ascenderam politicamente os pequenos e médios proprietários rurais da Península Itálica.

( ) Grande número de escravos, a preço baixo, chegaram aos mercados romanos e consolidouse o latifúndio escravista, gerando a ruína da tradicional sociedade camponesa de Roma.

( ) Pacificamente, o Império substituiu a República, os imperadores passaram a ser venerados como deuses e patrícios e plebeus foram submetidos ao mesmo padrão sócio-econômico.

A sequência correta é

Alternativas

ID
4058281
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A respeito das relações de poder no Brasil colonial, considere as afirmativas a seguir.

I → A primeira tentativa da Coroa portuguesa em centralizar o poder na colônia foi a criação do Governo Geral em Salvador.

II → A instalação de feitorias foi um instrumento do poder institucional português para a ocupação das terras e exploração da mineração pelo interior do território.

III → O poder português não atingia áreas remotas do território colonial, o que reforçava o poder privado dos grandes senhores de terras e escravos.

IV → A Igreja Católica, por intermédio da Companhia de Jesus, atuou a favor da colonização, catequizando e incutindo nos indígenas as normas de conduta cristã.

Está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • Análise das alternativas:

    I - Correto. Tomé de Sousa foi nomeado o primeiro governador-geral do Brasil Colônia, sendo responsável por asfixiar a descentralização que se encontrava a sociedade política do atual Brasil.

    II - Incorreto. As feitorias não asseguravam a segurança em níveis satisfatórios, tanto que o Brasil sofreu invasões de corsários franceses ao longo do tempo. As feitorias eram pontos estratégicos, ainda pautados numa visão para as rotas orientais.

    III - Correto. O governo distante das terras brasileiras impossibilitava uma efetiva administração. Esses resquícios estão presentes até hoje, basta perceber a alta concentração fundiária.

    IV - Correto. O processo de aculturação das sociedades já existentes aqui foi alavancado pela influência da doutrina católica, que não condenava (diretamente) a escravização africana.

    Gab: E

    EsPCEx 2022


ID
4058284
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Everdade que nas democracias o povo parece fazer o que quer; mas liberdade política não consiste nisso. [...] A liberdade é o direito de fazer tudo o que as leis permitem; e se um cidadão pudesse fazer o que elas proíbem, ele não teria mais liberdade, porque os outros também teriam esse poder”. “

Fonte: MONTESQUIEU. . O espírito das leis In: WEFFORT, Francisco (Org.). Os clássicos da política. São Paulo: Ática, 1989.

O trecho do francês Montesquieu, um dos expoentes do movimento iluminista, relaciona-se a princípios norteadores de uma sociedade

Alternativas

ID
4058290
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

”O desenvolvimento industrial ampliou a demanda de matérias-primas, muitas das quais se produziam em condições mais vantajosas fora da Europa e dos Estados Unidos; ao mesmo tempo, o aumento da produção de artigos industriais ia ampliando a necessidade de mercados exteriores que consumissem os excedentes. Por outro lado, o crescimento das populações urbanas fez aumentar a demanda de alimentos, cuja produção na Europa havia diminuído pelo êxodo rural ou simplesmente porque se tornara mais barato comprá-los em mercados externos”.

Fonte: Héctor Bruit citado por FARIA, Ricardo. . História Belo Horizonte: Lê, 1989, p. 191.(Adaptado) “

O contexto histórico representado no texto relaciona-se:

Alternativas
Comentários
    • O desenvolvimento industrial aumentou a demanda de matérias-primas
    • Necessidade de ampliar o mercado
    • Exportação de produtos industrializados
    • Demanda por alimentos, haja vista a escassez de trabalho agrícola, por conta do BOOM da Segunda Revolução Industrial

    NEOCOLONIALISMO / IMPERIALISMO DO SÉCULO XIX

    C

    EsPCEx 2022

  • gente, qual o erro da letra "E"?

ID
4058293
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Entre 1956 e 1959, o governo cubano de Fulgêncio Batista enfrentou um exército rebelde, liderado por Fidel Castro.


A luta desses rebeldes tinha como propósito

Alternativas
Comentários
  •  governo ditatorial cubano de Fulgêncio Batista foi derrubado por Fidel


ID
4058305
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática Financeira
Assuntos

A situação alarmante na Síria tem levado cada dia mais sírios a buscarem uma vida melhor em países europeus, como Itália e Grécia. Porém, a viagem tem um custo bastante elevado.

Para custear uma viagem de R$ 10 000,00 uma pessoa dispõe de R$ 5 000,00. Para conseguir o restante do valor, ela faz um empréstimo a uma taxa de juro simples de 3,125% ao mês, o qual deverá ser pago em 8 parcelas iguais.

Qual será o valor, em reais, da parcela?

Alternativas
Comentários
  • C= 5.000 (10.000 - 5.000 lembrando que ele já possuía a metade do valor.)

    i= 3,125%

    t= 8 meses (são oito parcelas).

    J= ?

    Fórmula usada= J=C.i.t/100

    J= 5000 X 3,125 X 8

    _________________

    100

    J= 50 . 3.125 . 8 = 1 250

    Agora vamos somar o montante e dividir por 8 que são o total de prestação.

    M = 5.000 + 1250 = 6.250/ 8= 781,25 o valor da parcela.


ID
4058314
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Nos últimos anos, milhares de imigrantes desapareceram ou perderam as suas vidas tentando chegar aos seus destinos. A rota de uma dessas tentativas foi feita através dos pontos P1, P2, P3, P4 e P5, com percurso determinado pelas poligonais P1P2, P2P3, P3P4 e P4P5, medidas em quilômetros. Os pontos P1, P2, P3, P4 e P5 representam, respectivamente, a imagem dos números complexos Z1 =−20−5i , Z2 =−11+7i , Z3 =15+7i , Z4 =3 +6 e Z5 =30−3 .

Qual é o comprimento, em quilômetros, do percurso?

Alternativas

ID
4058317
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O terremoto que atingiu o Haiti em 2010 deixou milhares de desabrigados, fazendo com que muitos haitianos procurassem o Brasil. Porém, o número de vistos permanentes concedidos pelo Brasil aos haitianos teve um aumento significativo somente em 2012, quando foi sete vezes maior do que em 2011 e o triplo da soma do número de vistos concedidos em 2011 e 2013.

Sabendo-se que o total de vistos permanentes concedidos aos haitianos entre 2011 e 2013 foi de 6 272, qual foi o número de vistos concedidos em 2012?

Alternativas

ID
4058329
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Nos últimos anos, milhares de pessoas chegaram à Europa depois de atravessarem o Mar Mediterâneo. Os números foram 3300 em janeiro e 45 375 em dezembro de 2014.

Fonte: Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/mundo/so-nesteano-mais-de-500-mil-imigrantes-cruzam-o-mediterraneo8assnmxyrzxtewt4zoaeu5o1o>. Acesso em: 28 nov. 2016. (Adaptado)

Considere que o número de chegadas mensais via o Mediterâneo em 2014 foi dado por uma progressão aritmética (an)n ∈ N com n = 1 correspondendo a janeiro n = 2 correspondendo a fevereiro, e assim por diante.

O número de chegadas em maio e o total de chegadas em 2014 foram, respectivamente, de:

Alternativas

ID
4058332
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A Defesa Civil Síria é composta por voluntários que prestam os primeiros socorros às vítimas da guerra civil, conhecidos como os Capacetes Brancos.

Considere que uma base dos Capacetes Brancos tem 3 médicos, 5 enfermeiros e 7 auxiliares de enfermagem.

Quantas equipes diferentes podem ser compostas por 1 médico, 2 enfermeiros e 3 auxiliares de enfermagem?

Alternativas

ID
4058338
Banca
INEP
Órgão
UFSM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O número de refugiados africanos tem aumentado muito nos últimos anos devido ao agravamento dos conflitos na África. Muitos civis ainda convivem com milhões de minas terrestres, as quais em Angola, por exemplo, ocupam cerca de 8% do território.


Fonte: Disponível em: <www.gazetadopovo.com.br/mundo/so-nesteano-mais-de-500-mil-imigrantes-cruzam-o-mediterraneo8assnmxyrzxtewt4zoaeu5o1o>. Acesso em: 28 nov. 2016. (Adaptado)

Considere a reta r dada pela equação y = -4/3x + 5 e P o ponto de coordenadas (7,4) no plano cartesiano. Uma equipe antibomba precisa desativar uma mina terrestre que está localizada no ponto Q, tal que a reta determinada por P e Q é perpendicular às reta e é igual a interseção com s.

Quais as coordenadas do ponto Q?

Alternativas