SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2015 - Prefeitura de Angra dos Reis - RJ - Agente Administrativo


ID
1709707
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me explicar por que a C está errada? Achei a E errada por dizer: durante uma confraternização, como se fosse uma confraternização genérica, já que sabemos que foi a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016. Obrigada 

  • Letra C) 

    A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

  • Não entendo o porquê da alternativa D está errada!

  • Acredito que o gabarito verdadeiro seja a letra: D.

  • A letra D está errada pois não é apenas nas paralimpíadas que o ministro do esporte pretende despertar a cultura do desporto no território nacional, mas sim neste um ano que antecede o evento. veja: Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional.

  • gilberto junior, observe no trecho retirado do texto:

     "Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

    O presidente do comitê deixa claro sua proposta, já na alternativa, diz o contrário. 

     c)as vendas dos ingressos para as Paralimpíadas se iniciaram no dia 7 de setembro. A meta é vender 3,3 milhões de entradas e fazer uma grande arrecadação. 

    Espero ter ajudado abraço e bons estudos.

  • D? O.O

  • O Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional.

    d)com as Paralimpíadas de 2016, o ministro do Esporte pretende despertar a cultura do desporto no território brasileiro. 

    Que não é só com as Paralimpiadas , que mesmo antes, em qualquer evento esportivo sirva de incentivo para despertar a cultura em território nacional, e que continue depois também, resumindo, até acontecer as paralimpiadas deva ter outras coisas esportivas e a D deixou restrito. é pra errar mesmo e confundir

     

  • Gabarito: E

    "Entre atletas, dirigentes e outros participantes do evento, durante uma confraternização e faltando um ano para o início dos Jogos Paralímpicos, inicia-se a contagem do tempo até o início dos jogos em 2016."

  • GABARITO:   E

     

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09).

    O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes

     

    Respondendo a dúvida quanto a letra C:

    as vendas dos ingressos para as Paralimpíadas se iniciaram no dia 7 de setembro. A meta é vender 3,3 milhões de entradas e fazer uma grande arrecadação. (erro)

    Na última frase do texto:

    A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

     

    Quanto a D:

    Objetivo das Paralimpiadas:

    A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível” 

    Objetivo para este um ano para os Jogos: (3°paragrafo)

    os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional.

     

    Exemplo fora do texto para tentar entender melhor

    Para fazer uma festa tem que fazer toda uma preparação...comprar bolo...salgadinho , convidar as pessoas(esse é objetivo 1)

                    objetivo 2 é fazer que todos, durante o evento, se divirtam, comam bastante,  não falte bebida....

    O texto fez isso botando 2 objetivos diferentes ...

     

     Bons estudos

  • GAB: E

     

    TUDO POSSO NAQUELE QUE ME FORTALECE: JESUS!

  • Letra D- ERRADA como mostra a citação do texto abaixo , não é apenas no jogo, mas durante o ano de prepração somada com os jogos.

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional."

  • Esse professor Alexandre Soares é foda.

    Sem mais!

     

    GABARITO E

  •   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

     

    entre atletas, dirigentes e outros participantes do evento, durante uma confraternização e faltando um ano para o início dos Jogos Paralímpicos, inicia-se a contagem do tempo até o início dos jogos em 2016.

  • Não tentem justificar gabarito correto, a D e E estão corretas e acabou.

  • De fato, gabarito é a letra E. Mas, deve-se prestar bastante atenção para acertar a questão, pois a letra D é bem próxima do gabarito.

  • Erro da alternativa D

    D) com as Paralimpíadas de 2016, o ministro do Esporte pretende despertar a cultura do desporto no território brasileiro.

    Resposta: Neste um ano para os Jogos, o ministro do Esporte pretende despertar a cultura do desporto no território brasileiro.

  • É a letra (E)

    A data da publicação é referente ao ano do evento "Degustação", que ocorre em 07/09/2015, ano em que ocorre o fato, sendo a data aniversário do futuro evento "Paraolimpiada", que ocorretá em 07/09/2016.

    A questão (D) não está correta, pois a fala do ministro se refere aos acontecimentos do evento "atual" de 2015.

     “Quero dizer que neste um ano (2015) para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional."


ID
1709710
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Assinale a alternativa cujo “que” NÃO tem a função de retomar o termo antecedente.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi!!

  • Eu entendi que retoma o Sujeito

  • Esse "que" é conjunção integrante. Quando conseguimos trocar o "que" e o que vem após ele por ISSO, ser trata de conjunção integrante.

    Andrew Parsons lembrou----- Isso.  (que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos)

  • Gab: D.


    O "que" desta alternativa é uma conjunção integrante. A função da conjunção integrante é introduzir uma oração subordinada substantiva. No caso desta frase, ele (o que) introduz uma oração subordinada substantiva objetiva direta.


    Fonte: eu e meus estudos! Rs...

  • Bem vinda ao time Clarissa! kkk

  • PRA RETORNAR O ATENCECEDENTE O ''QUE'' TEM QUE SER PRONOME RELATIVO , SÓ SUBSTITUIR PELO ''O QUAL'' ''DA QUAL'' SE CONSEGUIR É PRONOME RELATIVO! O UNICO ITEM Q NAO DAR PRA SUBSTITUIR É A LETRA D , QUE É CONJUNÇÃO INTEGRANTE!

  • GABARITO D

     

    “Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

    “Andrew Parsons lembrou isso..."

  • A letra E não dá pra substituir por o qual / a qual. Então não se pode dizer que é pronome relativo.

    Alguém me explica??

  • antes de Pronome relativo > vem nome 

    antes de conjunção integrante > verbo 

     

    a) “O cronômetro que marca o tempo...”.

    QUE retoma "cronômetro" 

     b)  “...roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros”.

    QUE retoma "roda de confraternização" 

     c) “...e nós daremos todo o apoio que for preciso”. 

    QUE  retoma "apoio"

     d) “Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

    QUE é conjunção integrante: inicia uma oração que pode ser substituída por "isso". 

    Andrew Parsons lembrou isso. 

     e)   “...os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem”.

    QUE retoma "ano"

  • TERMO COM VALOR ANAFORICO=PRONOME RELATIVO

  • É somente trocar pelo o qual ou por isso

    “Andrew Parsons lembrou (ISSO) que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

     

    Bora lá ADAF

  • alexandre soares é uma onda vey kkkkkkkkkkkkkkkk

    ele fica com essas brincadeiras,por isso o pessoal da alfacon tira onda dele kkkkkkkkkk

     

  • O ano que vem = Quem vem ? O ANO...

  • É só ir testando a maioria é pronome relativo podendo substituir por "o qual", quando não couber, e vir após verbo no infinitivo pode crer que será conjunção integrante que pode ser substituída por "isso". GAB D

  • Andrew Parsons lembrou que( ISSO)  o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos”.

  • CONJUNÇÃO INTEGRANTE,SÓ TROCAR O "QUE" POR "ISSO".

  • Percebam, a única alternativa que antecede o que e vem com verbo lembrou, substituindo o que por isso.. lembrou isso.

  • Essa eu entreguei de bandeja :(


ID
1709713
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “Ingressos estão à venda”,

Alternativas
Comentários
  • Assim como pagar à vista, sentar à praia, ou colocar à venda, a crase se justifica por ser uma locução adverbial feminina. É fácil perceber que o  verbo de ligação ESTAR na oração dada não requer preposição alguma.

    Gab.: C

  • CRASE PARA EVITAR AMBIGUIDADE

     Assim se escreve: a) "Matar à fome" (deixar sem comer) para diferenciar de "Matar a fome" (dar de comer); b) "Receber à bala" (receber atirando) para diferenciar de "Receber bala" (ganhar uma guloseima); c) "Pintar àmão" (pintar com a mão) para diferenciar de "Pintar a mão" (passar tinta ou esmalte na mão); d) "Cheirar à gasolina" (exalar o cheiro de gasolina) para diferenciar de "Cheirar a gasolina" (aspirar o cheiro da gasolina).

    É também desse rol o exemplo "Venda à vista" (venda em parcelas), em que também se dá a inexistência de motivos técnicos para crase, e basta a substituição por um substantivo masculino para verificar essa realidade: "Venda a prazo" (e não "Venda ao prazo"). Mas, analisando melhor o exemplo "Venda a vista", vê-se como possível a ocorrência de ambiguidade, por se poder entender vista como substantivo e alvo da própria venda (imagine-se a hipótese de alguém vendendo a própria córnea por esta ou aquela razão)


    http://www.migalhas.com.br/Gramatigalhas/10,MI127653,31047-Crase+para+evitar+ambiguidade

  • Nesse caso, emprega-se a crase porque se estive-se sem acento seria como se fosse no sentido de ver.

  • Entre as adverbiais estão, por exemplo, "à vontade", "às claras", "à míngua", "à direita", "à esquerda", "à tarde", "à noite", "à mão", "à mão armada", "à beça", "à vista" etc. Entre as prepositivas estão, por exemplo, "à custa de", "à espera de", "à altura de", "à beira de", "à espreita de", "à frente de", "à base de", "à moda de" etc. As locuções conjuntivas são expressões como "à medida que" ou "à proporção que".

    http://educacao.uol.com.br/dicas-portugues/crase-e-regra-nas-locucoes-prepositivas-com-palavra-feminina.jhtm

  • Ingressos à venda!

  • a) o acento empregado em “à” é denominado “agudo”. ( O ACENTO INDICATIVO DE CRASE É UM ACENTO GRAVE).

     

    b) a crase se justifica pela junção de duas vogais com a mesma função. (NÃO POSSUEM A MESMA FUNÇÃO, UM A TEM FUNÇÃO DE ARTIGO E O OUTRO A TEM FUNÇÃO DE PREPOSIÇÃO). 

     

    c) o acento se justifica por se apresentar em uma locução adverbial de base feminina.   À VENDA É UMA LOCAÇÃO ADVERBIAL FEMININA).

     

    d) a crase se justifica tendo em vista a fusão da preposição “a” exigida pelo verbo e do artigo feminino “a” antes de “venda”.  ( VENDA NÃO EXIGE O ARTIGO A É UMA LOCUÇAO ADVERBIAL FEMININA).

     

    e) a crase foi empregada inadequadamente. ( A CRASE ESTÁ EMPREGADA ADEQUADAMENTE). 

  • muito boa a questao

  • “Ingressos estão à venda”,               

    Fiquei na dúvida entre a C e a D.

     

     c) o acento se justifica por se apresentar em uma locução adverbial de base feminina. ==> Independentemente se alguém está ou não regendo crase. CORRETO

     d) a crase se justifica tendo em vista a fusão da preposição “a” exigida pelo verbo e do artigo feminino “a” antes de “venda”. ==> A locução feminina já vem com a crase. ERRADO

     

    Atenção! A locução adverbial de base feminina se sobrepõe a regência verbal.

  • DANIEL AZEVEDO,TU ME CONVENCEU!!!! show

  • As locuções adverbiais femininas  remete à noção da existência de duas palavras exercendo a função de uma só classe de palavras. 

    MACETE: Tire a palavra de ligação na qual é a locução. Nesse sentido se perder a concordancia, ficar sem sentido a frase, pode perceber que é locução.

    EXEMPLO:

    Ingressos estão venda: "ESTÃO VENDA" não concorda em nada, logo tem que ter a locução.

    Ingressos estão à venda: " ESTÃO À VENDA" organização na frase,locução adverbial.

    GABARITO C

  • Letra C

  • À venda, os ingressos estão.

  • perdi a questão por não perceber a locução adverbial feminina. Mas é locução adverbial de... ? Não é tempo, não é lugar. Seria de modo? Ninguém disse, nem o professor.
  • GABARITO: LETRA C

    ⇉ Há crase:

    ☛ Diante de palavra feminina que venha acompanhada de artigo, desde que o termo regente exija a preposição a:

    ☑ Ex: O juiz pronunciou-se favoravelmente à ré.

    ☛ Na indicação de horas:

    ☑ Ex: Combinamos de nos encontrar às seis horas.

    ☛ Diante de nomes masculinos, apenas nos casos em que é possível subentender-se palavra como moda ou maneira:

    ☑ Ex: Desenvolveu um modo de pintar à Van Gogh. (À maneira de Van Gogh).

                Apresenta programas à Chacrinha. (À moda do Chacrinha).

    ☛ Diante de nomes de lugares que geralmente não admitem artigo, quando apresentarem um elemento que os caracterize ou qualifique:

    ☑ Ex: Vou à famosa Roma.

                Finalmente chegamos à encantadora Ouro Preto.

    ☛ Diante da palavra “casa”, quando determinada:

    ☑ Ex: Você vai comigo à casa deles / dos meus amigos?

    Há crase nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas formadas a partir de palavras femininas, pois, nesses casos, estaremos diante da sequência constituída de preposição + artigo feminino.

     

    Locuções adverbiais: Às vezes, à noite, à tarde, às claras, à meia-noite, às três horas.

    Locuções prepositivas: À frente de, à beira de, à exceção de.

    Locuções conjuntivas: À proporção que, à medida que.

    ⇛Meus resumos dos Livros: Gramática - Ernani & Floriana / Gramática - Texto: Análise e Construção de Sentido.

  • Ingressos estão à venda”, olhem pro verbo está, é intransitivo nesse caso, logo, não a preposição exigida quem vem do verbo, À venda é uma circusntância, logo é uma locução circunstancial ou adverbial. a crase não tem ligação nehuma com o verbo , mas sim com a estrutura em si.

  • CRASE diante de Locuções adverbiais femininas:

    • à noite; à tarde; à farta; às pressas; à toa; às cegas; às escuras; às vezes; à mão; à vontade; às claras; à vista, etc.

    CRASE diante de Locuções prepositivas de base feminina: (À + PALAVRA FEMININA + PREP.)

    • à beira do; à semelhança de; à procura de; à espera de...

    CRASE diante de Locuções conjuntivas de base feminina(À + PALAVRA FEMININA + CONJ.)

    • à medida que; à proporção que.

  • Palmas pra mim que dei uma preposição ao VERBO DE LIGAÇÃO estar" na letra D!!!!!
  • Tipo de verbo: irregular, de ligação, auxiliar

    Transitividade: transitivo indireto

    Separação silábica: es-tar

    Era pra ser a alternativa D segundo uma questão da própria AOCP, mas fazer o que, né??? A gente tem que fazer prova dessas bancas de fundo de quintal


ID
1709716
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “... a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016”, o verbo em destaque

Alternativas
Comentários
  • Quem é que marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016? Resposta: A integração etre atletas paralímpicos e o público. ( Sujeito ). Núcleo do sujeito: INTEGRAÇÃO. Logo, o verbo fica no singular para concordar com INTEGRAÇÃO.
    Gabarito: A.

  • FOÇA FOCO E

  • protuguês é um matéria difícil e esses professores não explica nada que preste

    chama a professora Flávia Rita.

  • sujeito = a integração entre atletas paralímpicos e o público

    nucleo = integração

    a integração marcou

  • Essa mizera é sujeito composto e verbo deveria está no PLURAL )a integração entre atletas paralímpicos "e" o público na Lagoa Rodrigo de Freitas) "quem é que" marcou a celebração da data ? 

  • ME DESCULPE , MAS A INTEGRAÇÃO SOZINHA NÃO MARCOU NADA!!!

     

    O QUE MARCOU FOI :  a integração entre atletas paralímpicos  E o público na Lagoa Rodrigo de Freitas

     

    Me poupe !!!!  Quem me provar com argumentos que o "MARCOU" se refere apenas a INTEGRAÇÂO eu bato palmas de pé!

  • GABARITO A

     

    “... a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016”,

    Sujeito:  a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas

    Núcleo do Sujeito: a integração

    Predicado: marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016

     

    obs: o " E " está ligando atletas e público (...atletas paralímpicos e o público...)

    =======================================

    Trazendo um exemplo :

    O namoro entre joão e maria DUROU 2 anos.

    O que durou 2 anos? O namoro

     

    exemplo 2:

    O caderno de português , matemática , filosofia, história e também de inglês está em cima da mesa

     

  • Com certeza essa questão é passivel de recurso, tendo em vista o sujeito ser composto . Quando o sujeito composto "atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas", estiver posicionado ANTES  do verbo "Marcou", este deverá  ficar no PLURAL, ou seja MARCARAM. Logo a questão correta seria a letra  C.

  • Não entendi. O verbo pode está no singular concordando com o mais próximo não é isso?
  • DA UMA VONTADE DE MARCAR SUBSTANTIVO COMPOSTO

    Em 02/08/2018, às 14:00:37, você respondeu a opção A.Certa!

    Em 21/06/2018, às 13:35:02, você respondeu a opção C.Errada!

  • a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016”, o verbo em destaque

    O QUÊ MARCOU?a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas

    QUAL O NÚCLEO?a integração

    OBS=NÚCLEO DO SUJEITO NÃO VEM PRECEDIDO DEPREPOSIÇÃO.

     

  • Não entendi nada agora ....

    “... a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016

    Penso que trata-se de sujeito composto posposto (pois antecede o verbo), logo o verbo deve concordar com o núcleo mais próximo: O público.

    vai entender ....

  • Questão simples de concordância verbal, obdece a regra básica.

  • o que marcou a celebração não foi os atletas paralimpicos e o publico na lagoa..

    o que marcou a celebração foi A Integração.

  • Gente,

    A questão é que "a integração marcou".

    É só perceber, o que que marcou? A íntegração".

    De quê com o que e onde não importa.

    Ficou um pouco confuso pq parece que é sujeito composto, mas não é...


ID
1709719
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

“Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional."

Para efeitos de organização textual, o trecho ou parte dele poderia ser reescrito.
Assinale a alternativa em que a alteração em destaque ocasionaria prejuízo ao sentido inicial pretendido pelo autor do texto. 


Alternativas
Comentários
  • Alternativa B.

    A alteração em destaque na letra (b) ocasionaria prejuízo sim, porque no texto não tem dizendo se o ano é propício ou não.

  • Propício:

    -> que tem as características adequadas e necessárias para; bom, favorável.

  • A questão pergunta exatamente isso, "Assinale a alternativa em que a alteração em destaque ocasionaria prejuízo ao sentido inicial pretendido pelo autor do texto"

  • GABARITO B

     

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos "      =    “Quero dizer que neste um ano que falta para os Jogos..."

     

    propício é algo favorável. 

    ex:  Durante a  semana vai ter sol ... o tempo está propício para pegar uma praia....

     

  • O ano não está PROPÍCIO pois ainda falta UM ANO.

     

    GAB:B

     

    DEUS TEM UM PLANO PARA TODOS NÔS!

  • Amém !! 

  • “Quero dizer que neste um ano propício para os Jogos...".

    ERRADO: A alterativa passa a ideia de um ano ADEQUADO para se fazer algo... Enquanto que o texto coloca a questão dos esforços no ano que antecede o grande evento. 

  • Em vários pontos do texto fica subentendido vários verbos no indicativo, fazendo com que haja certezas do evento que se encontra em prazo decadencial, já o "propício" que dá a ideia de subjuntivo ou "possibilidade" o que descaracteriza a assertiva e por isso é o nosso gabarito. GAB B


ID
1709722
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “‘Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada...”, a oração em destaque

Alternativas
Comentários
  • O "SE" quando puder ser substituído por "CASO" será sempre conjunção adverbial condicional.

    Exemplo de Conjunções adverbiais condicionais:                                                                                                                                                               SE, CASO, SEM QUE, SALVO SE, NO ENTANTO, DESDE QUE, A MENOS QUE, A NÃO SER QUE


  • Boa dia Marcos!


  • ''NO ENTANTO'' é ADVERSATIVA. 

  • o no entanto é tanto conjunção adversativa quanto conjunção concessiva

  • O se tem valor de condição na questão

  • Alternativa C (expressa condição)

    Toda vez que eu conseguir substituir o "se" pelo "caso"(caso consigamos)...esse "se", é condicional.

  • Oraçoes Condicionais: caso, contanto que, desde que, salvo se, exceto se, a não ser que, a menos que, sem que, uma vez que (seguida de verbo no subjuntivo).

    Principal conjunção subordinativa condicional: SE

  • GABARITO B.

    EXPRESSA CONDIÇÃO.


     

  • GABARITO ---- C

  • É fato que denota condição, sendo assim, resposta correta letra C.

  • GAB: C

     

    DEUS É BOM EM TODO TEMPO!

  • GABARITO LETRA C.


    Existe algumas formas diferentes sobre o FUNÇÕES DA PALAVRA "SE", dentre elas podem ser empregadas no sentido de

    1- Como CONJUNÇÃO, poderá ser:
    a) Integrante;
    b) Condicional
    d) Temporal


    2- Como PRONOME, poderá ser:
    a) Reflexivo;
    b) Apassivador;
    c) Índice de indeterminação do sujeito;
    d) Expletiva

     

    3- Como condicionais, poderá ser: São elas: 

    SE [GABARITO], CASO, CONTANTO QUE, SALVO SE, A NÃO SER QUE, DESDE QUE, A MENOS QUE, SEM QUE, ETC.

  • Exerce a função de  "Conjunção Subordinativa Condicional" quando Indica uma condição para a oração principal.

    Gabarito Letra C

     

    Rumo ao Oficialato PM/ES

  • SE= CASO = CONUNÇÃO CONDICIONAL

  • CAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAASO!

    INTEGRANTE=ISSO/ISTO

    CONDIÇÃO=CASO

    TEMPORAL=QUANDO

    RELATIVO=O QUAL/A AQUAL ...

    CONCESSIVA=EMBORA

    FINAL=PARA QUE/A FIM DE QUE

    CONSECUTIVA=QUÃO/QUANTO

    ADVERSATIVA=MAS

    EXPLICATIVA=POIS

    CAUSAL=PORQUE

     

  • expressa condição.


ID
1709725
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  Espectadores têm chance de “degustação” das

                                       Paralimpíadas. Ingressos estão à venda

                                                                                                                                          07/09/2015

    Cadeiras de roda e próteses entre bicicletas, skates e patins: a integração entre atletas paralímpicos e o público na Lagoa Rodrigo de Freitas marcou a celebração da data de um ano para as Paralimpíadas Rio 2016, nesta segunda-feira (7.09). Durante o Festival Paralímpico, que teve dois dias de programação na capital fluminense, os espectadores puderam ter um gostinho de como serão os primeiros Jogos da América do Sul, no ano que vem.

   O cronômetro que marca o tempo até o dia do evento foi acionado de dentro de uma roda de confraternização que reuniu atletas brasileiros e estrangeiros, o mascote das Paralimpíadas, Tom, autoridades e dirigentes. O ministro do Esporte, George Hilton, esteve presente ao lado do presidente do Comitê Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, e dos presidentes dos comitês paralímpicos internacional e brasileiro (Phillip Craven e Andrew Parsons).

    “Quero dizer que neste um ano para os Jogos, os esforços são para que a gente tenha não apenas um grande evento, mas que possamos despertar a cultura desportiva em todo o território nacional. O Rio terá a missão de espalhar por todo o país a chama paralímpica, e nós daremos todo o apoio que for preciso para que o paradesporto no Brasil continue nos orgulhando”, disse George Hilton. Andrew Parsons lembrou que o 7 de setembro também marca o início da venda de ingressos para os Jogos Paralímpicos. “Nossa meta é vender 3,3 milhões de entradas. Se conseguirmos, vai ser o maior número de ingressos vendidos de toda a história da Paralimpíada. Os preços são bem convidativos, tem ingresso a R$ 10, é muito barato. A ideia não é fazer uma grande arrecadação, mas expor o esporte paralímpico ao maior número de pessoas possível”, afirmou.

                                 Fonte: http://www.brasil2016.gov.br/pt-br/noticias/espectadores-tem-chance-

                                                 de-degustacao-das-paralimpiadas-no-rio-ingressos-estao-avenda

Em “Espectadores têm chance de ‘degustação’ das Paralimpíadas”, a palavra que mais se aproxima do sentido da palavra em destaque utilizada nesse contexto é

Alternativas
Comentários
  • Degustar é o mesmo que: experimentar, provar. =]

  • Gabarito : (a) Experimentar.


  • Essa palavra "paralimpiada" é aportuguesada do inglês "paralympic". Antes era "paraolímpiada". Acho um absurdo mudar o modo como se escreve uma palavra na nossa língua por puro capricho de um comitê internacional. 

  • DEGUSTAÇÃO TEM TUDO HAVER COM: EXPERIMENTAR

    GABARITO(A)...ROMÃO

  • Mas dentro do contexto, como pede a própria questão, a palavra jogar , é a que mais se aproxima, pois está se falando de um evento de jogos.


ID
1709728
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

Assinale a alternativa em que o autor do texto expressa claramente seu ponto de vista.

Alternativas
Comentários
  • Questão mal elaborada na minha opinião, pois teria que especificar melhor qual o ponto de vista que ele quer saber, dentre os vários que ele aborda no texto. É certo que proposta principal do texto é explicar relação entre a utilização dos celulares na vida dos animais (no caso as formigas), não que: d) Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial.


    Se alguém puder explicar, ficarei grato!

  • É simples:basta analisar a frase em que exprime uma opinião.Expressões como:"considero que,"é de fundamental importância que","acho  que".

  • Oi Rafael! A questão não é sobre um ponto de vista especifico do autor, mas sobre o momento em que ele expressa uma opinião  própria, não embasada em qualquer estudo, como quando fala do cérebro, ou constatação dos fatos por observacao, quando fala das formigas.

  • letra c  ele afirma com toda certeza que o celulaular é exencial na vidada das pessoas como a agua é para as plantas

  • Gabarito: D

    “Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial.”

  • GAB: D

     

    DEUS REINA!


ID
1709731
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

De acordo com o texto,

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: D. A alternativa altera um pouco a forma como é apresentada a informação no texto, mas faz a mesma afirmação. Na realidade a alternativa c deveria ser a correta, afinal se o interlocutor for a sogra, a mulher ou algum parente chato, os danos podem ser irreversíveiskkkkkk

  • Tive que rir gente.......

    E) sim, até as formigas gostam de iPhone.

    Que bizaro!

  • Gabarito. D

    Deacordo com Texto....

    "Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos".

        "Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa."

  • GAB: D

    Ri com a alternativa B, afetado a saúde das formigas ou minha? rsrsrsrs

     

    Que Deus, o Todo Poderoso nos ajude nessa caminhada! 

  • Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

        Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa.    GAB : D

  • GAB:D

    Segue o link do tal vídeo https://www.youtube.com/watch?v=Ht9VAKpojXk


ID
1709734
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

“Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa.”Considere as regras gramaticais da língua padrão culta e assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito da colocação pronominal e do verbo que se encontra em destaque.

Alternativas
Comentários
  • Próclise depois de vírgula não é um caso proibido, mas não é recomendado.

  • A virgula da uma bicuda no pronome,mandado-o para depois do verbo

  • Alguém mais achou essa questão ambígua?



  • alquém explica por que o uso não é facultativo?? Pelo que eu saiba, a Ênclise seria bem aceita nesse caso. Já que não tem palavra atraviva.

  • Não é facultativo justamente porque, neste caso, a única regra que deveria esta sendo usada é a ênclise.

  • Não se inicia oração com pronome.

  • Hueliton Cruz, tudo bem? 

    Até onde eu sei, a única regra da próclise é não poder iniciar oração(Pois não se inicia oração com pronome). No texto, o autor iniciou a oração exatamente com a próclise, quando deveria ter feito com a ênclise. Então por estar em começo de oração, o correto e única forma possível, seria: "tornando-se um pouco mais ativa."


    Obs: Tem um monte de comentários acima falando só bosta, cuidado com os comentários dos colegas.

    Fonte para pesquisa: http://www.soportugues.com.br/secoes/sint/sint72.php


    Bons estudos!

  • Em situação que não couber próclise e nem mesóclise (que é o caso), faz-se necessário o uso da ênclise. A vírgula "mata" qualquer palavra atrativa.

  • Questão polêmica.

    Em se tratando de prefeitura, a resposta mais sensata é o gabarito mesmo. Contudo, se fosse uma banca mais renomada a reposta seria a letra "e", visto que é possível ocorrer a próclise após a vírgula, embora não seja recomendável.

  • A banca pega um texto escrito incorreto.  isso foi maldade. Eu sei que nesses casos, após a virgula o pronome tem que está após o verbo.  Mas pensei que fosse facultativo no contexto. Já que a banca usou esse texto, nunca imagina-se que uma banca vá usar um texto escrito de forma incorreta gramaticalmente só pra confundir o candidato!  é bom ficar esperto com isso.

  • "Vírgula perto de pronome vira lobisomem"

  • Não concordo com o gabarito! RECOMENDA-SE nao usar próclise após a vírgula. Contudo, no caso em questão, é inevitável, uma vez que não cabe ênclise, pois o verbo está no particípio.

  • Nunca se começa frase com pronome oblíquio.

  • Como nosso amigo  ''Carlos Carvalho'' falou nunca podemos comerça uma frase com Pronome Oblíquio.

  • Depois do verbo é enclise.. mas o ''se'' n é do começo.. o ''se'' que ele pede comeca a frase , então n pode comecar frase com pronome obliquio

  • Exige Próclise: EM + GERÚNDIO

    Exemplo: "Em se tratando de vestibulares, conhecia tudo"

     

    Exige Énclise: Gerúndio NÃO antecedido de EM

    Exemplo: Fugiu do vestibular, esgueirando-se..."

    Fonte: Luiz Fernando Mazzarotto. Manual de Gramática.

  • MACETE: VIRGULA JUNTO DE PRONOME DÁ LUBISOMEM

  • VIRGULA JUNTO DE PRONOME DÁ LUBISOMEM

  • lembranso que

     

    Ênclise de verbo no futuroparticípio está sempre errada.

    Tornarei-me....... (errada) futuro

    Tornardo-me...... (errada) particípio

     

    Gerundio (ndo) pode, como está colocado na questão. 

  • Tornando-se inicia outra oração (sentido de conclusão)

  • RESPOSTA

     

     

    c) Por estar após a vírgula e iniciando a oração, o pronome deveria estar após o verbo.

  • CASOS PROIBIDOS:

    1 - INICIO DE FRASE;

    2- APÓS VIRGULA;

    3- APÓS PARTICÍPIO;

    4- APOS FUTURO DO INDICATIVO

  • “Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa.”

    c) Por estar após a vírgula e iniciando a oração, o pronome deveria estar após o verbo. (tornando-se) ==> CORRETA

     

    Atenção! Não pode iniciar oração com o pronome oblíquo átono.

  • pra quem gosta de mnemônicos:

    haverá PRÓclise no NARIS D...

     

    ou seja, palavras de 

    Negação

    Advérbio

    Relativos (pronomes)

    Indefinidos (pronomes)

    Subordinadas (conjunções)

    Demonstrativos (pronomes)

    atraem os pronomes oblíquos.

     

    Espero q ajude alguém.

  • Vírgula com pronome dá lobisomem

  • A virgula da uma bicuda no pronome,mandado-o para depois do verbo

  • GABARITO: LETRA C

    ► O pronome oblíquo átono pode ocupar três posições em relação ao verbo com o qual se relaciona: a ênclise (depois do verbo); a próclise (antes do verbo); e a mesóclise (dentro do verbo). Por ser uma partícula átona, não inicia oração e, entre os verbos de uma locução, liga-se a um deles por hífen.

    PRONOMES ATÓNOS: - me, nos, te, vos, se, o(s), a(s), lhe(s);

    PRÓCLISE

    Na próclise, o pronome é colocado antes do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem o pronome:

    1. Palavras que expressam negação tais como “não, ninguém, nunca”:

    Não o quero aqui. / Nunca o vi assim.

    2. Pronomes relativos (que, quem, quando...), indefinidos (alguém, ninguém, tudo…) e demonstrativos (este, esse, isto…):

    Foi ela que o fez. / Alguns lhes deram maus conselhos. / Isso me lembra algo.

    3. Advérbios ou locuções adverbiais:

    Ontem me disseram que havia greve hoje. / Às vezes nos deixa falando sozinhos.

    4. Palavras que expressam desejo e também orações exclamativas:

    Oxalá me dês a boa notícia. / Deus nos dê forças.

    5. Conjunções subordinativas:

    Embora se sentisse melhor, saiu. / Conforme lhe disse, hoje vou sair mais cedo.

    6. Palavras interrogativas no início das orações:

    Quando te deram a notícia? / Quem te presenteou?

    MESÓCLISE

    Na mesóclise, o pronome é colocado no meio do verbo. Isso acontece com verbos do futuro do presente ou do futuro do pretérito, a não ser que haja palavras que atraiam a próclise:

    Orgulhar-me-ei dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do presente: orgulharei);

    Orgulhar-me-ia dos meus alunos. (verbo orgulhar no futuro do pretérito: orgulharia).

    ÊNCLISE

    Na ênclise, o pronome é colocado depois do verbo. Isso acontece quando a oração contém palavras que atraem esse tipo de colocação pronominal:

    1. Verbos no imperativo afirmativo:

    Depois de terminar, chamem-nos. / Para começar, joguem-lhes a bola!

    2. Verbos no infinitivo impessoal:

    Gostaria de pentear-te a minha maneira. / O seu maior sonho é casar-se.

    3. Verbos no início das orações:

    Fiz-lhe a pessoa mais feliz do mundo. / Surpreendi-me com o café da manhã.

    TODA MATÉRIA.

  • "MANDADO-O" - ESTÁ ERRADO O COMENTÁRIO DO COLEGA!

    DEPOIS DE "ADO" E "IDO" NADA SERÁ METIDO.


ID
1709737
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

Assinale a alternativa gramaticalmente adequada quanto ao conteúdo apresentado entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • Alternativa certa letra E


    O pronome se não pode vim antes do verbo iniciando a oração.
    Outros casos em que a Próclise também não pode ocorrer é depois de pontuação e quando não se tem partículas atrativas.

  • erro da alternativa A> regência do verbo ASSISTIR no sentido de ver exige preposição, pois é VTI.

  • a) "[...] Assistir a vídeos..."

    b) "[...] Depois desse, um segundo escaneamento..."

    c)"[...] Estava relacionada..."

    d)"[...] Eles agissem..."

    e) Correto! Colocação verbal enclítica no início da frase.

  • A questão esta sem comando,não diz para identificar se esta correto ou incorreto. 

  • Questão mal elaborada, acertei por mera intuição!

  • gente, que questão é essa? Tô até agora tentando entender o que tinha que responder.  =/

  • Clari Oliveira, a questão pede para que o candidato analise as orações de acordo ao que está entre parênteses e assinale a alternativa que está correta.

  • Dinna, obrigada pela atenção, mas mesmo assim....esta questão...

  • Allan mendes, explicação rápida e funcional.

  • Que questão mal elaborada. Acertei por mera intuição!


    Gab: E.

  • Atenção aos erros de português nos próprios comentários!!!

  • Fiquei com bastante dúvida acerca  da alternativa de letra "b" (Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos), pois já ouvi orientação que o adjunto adverbial formado por até três palavras(aqui, no caso, foram apenas duas - "Depois desse"), quando deslocado para o início da frase, teria o uso da vírgula facultativo. 

    Bom, se eu estiver certo, teríamos então duas questões corretas. Muito embora a forma com ficaria construída a frase soaria muito mal.

  • Francisco, de fato há essa regra de que não precisamos separar por vírgulas ADJ ADV deslocados se forem de pequena extensão. Contudo, nesse caso por uma questão de clareza textual seu uso se faz necessário.

  • Sobre a alternativa B:
    "Depois desse um segundo, escaneamento foi feito" ou seria "Depois desse, um segundo escaneamento foi feito"?

    Para separar adjunto adverbial deslocado de corpo curto (até três palavras), as vírgulas são opcionais; porém, tornam-se obrigatórias para evitar ambiguidade.

  • pulem para o comentário da raiani stati!!

  • Galera, assim como o Daniel colocou aí embaixo, na letra B o professor fala da pontuação de forma errada, eu acredito rs!

    "Depois desse, um segundo escaneamento foi feito"

    #foco

  • Além do errado comentado anteriormente na letra A, a alternativa também apresenta erro de paralelismo que está ligado com a regência:

    Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir (a) vídeos, acessar A internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar (Regência verbal).

    Quem acessa, acessa algo.

    Bons estudos!


  • Pois é, o professor deu uma viajada brutal ao comentar a alternativa B, enviei uma mensagem pra ele e para o site predindo que seja feita uma revisão nesse vídeo.

  • "Depois desse um segundo, escaneamento foi feito"???????

     

    Também concordo que o professor deu uma viajada legal nessa vírgula aí!!! Não faz sentido!!

  • o alexandre surfou na letra B hein

  • Kkkkk essa AOCP é toda maluca, já tô até acostumando.

     

    A metodologia da questão é até legal, apesar de estar tudo doido rsrsrs

  • HODOR, VALEU. ÓTIMO COMENTÁRIO.

  • Vish!

  • Explicação do "Hodor" é a melhor. Concordo com muitos, questão mal elaborada(maluca).

  • Oxe.... só Jesus na causa viu!

     

  • Daniel Nóbrega matou a charada da quesão B.

  • Assinale a alternativa gramaticalmente adequada. "Não tem mistério meu aluno"

  • Ênclise no início da frase. Letra E. (pronome)
  • O comentário do professor Alexandre Soares (vídeo) sobre a letra B está equivocado. A vírgula deve vir após "Depois desse" e não após "Depois desse um segundo".

  • Percebo que o "assistir" da letra A pegou muita gente...

    O correto seria "ASSISTIR A"

  • GABARITO E

     

     Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior (Colocação pronominal).

     

    Essa alternativa cobra a colocação pronominal, no caso a ênclise.

     

     

    Ênclise - ocorre  :

     

    No inicio da frase ( quando não houver verbo no futuro do indicativo )

    Após verbo no gerundio não antecedido de ''EM ''

    Verbo no imperativo

    Infinitivo , não flexionado , precedido de preposição ''a'', com oblíquos, o, a, os, as.

     

     

    bons estudos.

     

     

     

  • NÃO SE USA PRONOME EM INICIO DE FRASE

     

  • Só marquei a letra "E" porque estava evidente, mas confesso que não reparei na transitividade do verbo assistir no sentido de "ver".

  • Depois de ler 1500 vezes o enunciado da questão e não intender nada fui para as alternativas e consegui a alternativa certa por eliminação.

  • Andréa Cunha


    Assinale a alternativa gramaticalmente adequada quanto ao conteúdo apresentado entre parênteses. 

  • assistir videos precisa de preposição ( assistir a videos)


    letra E

  • Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior (Colocação pronominal).

    Colocação pronominal de acordo com as normas de colocação pronominal.

    NÃO se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes

  • Constata-se = foi constatado, logo temos uma partícula apassivadora, o que põe o pronome corretamente aplicado como demanda a questão. GAB E

  • Questão interessante, precisa de uma análise bem concisa, porém quando se ler a letra E fica evidente que ela é a correta!

  • Correta, letra E

  • Meu Deus do céu, eu não conseguir nem entender o que a questão pedia.

  • A- Assistir a videos

    B- Depois desse,...

    C- RelacionadA

    D- Agissem

  • Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior (Colocação pronominal).

    Colocação pronominal de acordo com as normas de colocação pronominal.

    NÃO se pode começar frase com pronome oblíquo átono (me, te, se, o, a, lhe, nos, vos, os, as, lhes

  • Questão de psicografia, depende da ajuda de um espírito para responder!

  • Assinale a alternativa gramaticalmente adequada quanto ao conteúdo apresentado entre parênteses. -> todas as alternativas incorretas apresentaram entre parênteses a inadequação presente no texto; apenas a letra E apresenta o período sem nenhum erro. Ademais, não é necessário verificar o conteúdo entre parênteses, esse pode ser usado apenas para auxiliar.

    a)ERRADA, Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir a vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar (Regência verbal). Inadequação quanto a Regência

    b)ERRADA, Depois desse um segundo, o escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos (Pontuação). Inadequação de pontuação e de concordância nominal.

    c)ERRADA, Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha (Concordância nominal). Inadequação quanto a concordância nominal.

    d)ERRADA, O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agissem da maneira vista no vídeo (Concordância verbal). Inadequação quanto a concordância verbal.

  • O verbo assistir será transitivo indireto quando tiver significado de presenciar, comparecer, ver, estar presente, testemunhar, caber. Portanto, a preposição “a” será obrigatória!.

    Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar (Regência verbal). errada

    O correto seria : assistir ao vídeos - Verbo Transitivo Indireto - Verbo assistir significado de ver

  • Acertei, mas acho discutível o gabarito, pois, para mim, o item B também está correto. "Depois desse um segundo escaneamento foi feito" - "Depois desse, um segundo escaneamento foi feito". Tanto com vírgula ou sem vírgula está correto, pois "Depois desse" é uma locução adverbial de curta extensão. A explicação do professor traz como se fosse "Depois desse um segundo, escaneamento foi feito", porém essa vírgula depois da palavra segundo, ao meu ver, não está colocada corretamente. alguém que possa acrescentar algo?

  • Questão desgraçada! Sem comando algum! acertei por suposição!

  • O enunciado pede qual das alternativas está correta em relação ao que está dentro do parênteses

    A) Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar (Regência verbal).

    A regência verbal do verbo assistir:

    Assitir algo ou alguém significa ajudar:

    O médico assistiu o paciente.

    Assistir a algo significa ver

    Ele assistiu aos vídeos.

    Assistir a alguém significa favorecer

    é um direito que lhe (O.I) assiste.

    Assistir em significa morar

    Eu assisto em são paulo

    Questão ERRADA

    B) Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos (Pontuação).

    Depois desse,(VÍRGULA) um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Questão ERRADA

    C) Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha (Concordância nominal).

    Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava RELACIONADA com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Questão ERRADA

    D)O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo (Concordância verbal).

    O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles AGISSEM da maneira vista no vídeo.

    Questão ERRADA

    E)Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior (Colocação pronominal).

    Contatou-se , Verbo no começo da oração pede que o pronome fique em posição ênclica, após o verbo.

    Questão CORRETA

  • As alternativas estavam difíceis de encontrar os erros, mas a última estava fácil de ver que estava Correta


ID
1709740
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

“O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas”.

Assinale a alternativa correta quanto ao que se afirma a respeito dos itens em destaque no excerto apresentado

Alternativas
Comentários
  • do meu ponto de vista essa questão tem duas reposta B porque está incorreta e E também está.


  • “O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas”.
    Gente, o gabarito acusa letra "E". Hein?
    Alguém prá trocar ideias?

    a) Das palavras em destaque, “normal” e “confusas” concordam, respectivamente, com “comportamento” e “insetinhos”. ERRADA, PORQUE NORMAL CONCORDA COM COMPORTAMENTO e CONFUSAS RETOMA FORMIGAS

    b) Das palavras em destaque, somente “desordenadas” está concordando em número com “insetinhos”. 
    Considerei,à princípio, remotamente, esta como opção correta, mas torcendo o nariz. Depois descartei porque tá esquisito demais. Estão ambas no plural, mas a concordância completa tá errada. Estranho, estranho, estranho.

    c) Todas as palavras em destaque variam em gênero e número e concordam com os nomes a elas relacionados.
    ERRADA, PORQUE NORMAL É ADVÉRBIO E ESTE É INVARIÁVEL.

    d) “Confusas” e “desordenadas” estão no plural por concordar com “insetinhos”, que também está no plural.
    ERRADA, PORQUE ESTAS DUAS PALAVRAS NÃO CONCORDAM COM INSETINHOS. SE ASSIM FOSSE TERIA QUE SER "Confusos e desordenados".

    e) Apesar de as palavras “confusas” e “desordenadas” poderem estabelecer concordância com outros nomes, nesse contexto, as palavras remetem à forma de correr dos insetinhos. 
    Se referisse a FORMA DE CORRER DOS INSETINHOS, NÃO SERIA: confusA e DesordenadA? 

    Se alguém puder dar help...!

  • a concordância sempre será baseada no núcleo do sujeito, então "dos insetinhos" nunca poderá ser objeto de concordância pois o mesmo possui preposição.

  • Clari OLiveira. 

    Insetinhos = formigas. (já que existe só um tipo de inseto no texto, eles são sinônimos.)

    "formigas correndo confusas e desordenadas."

  •  a) Das palavras em destaque, “normal” e “confusas” concordam, respectivamente, com “comportamento” e “insetinhos”. Errada. Como já dito, normal ---> comportamento/ confusas --> formigas

    b)Das palavras em destaque, somente “desordenadas” está concordando em número com “insetinhos” . Errada. Desordenadas e confusas --- > formigas

     c)Todas as palavras em destaque variam em gênero e número e concordam com os nomes a elas relacionados.

    Errada. Nomal não varia em gênero.

     d)“Confusas” e “desordenadas” estão no plural por concordar com “insetinhos”, que também está no plural. Errada. formigas.

     e)Apesar de as palavras “confusas” e “desordenadas” poderem estabelecer concordância com outros nomes, nesse contexto, as palavras remetem à forma de correr dos insetinhos.  Certo.

  • Caso de concordância ideológica. 

  • nao li o texto, mas na frase está inversa e errado! pegadinha!!

  • Como diz o professor: "a menos errada é a E." e deve estar em conectividade com o Senhor! kkkkk

  • Em questões como esta, quando aparentemente todas as alternativas estão erradas, acho importante procurar a frase no texto, a fim de verificar o contexto em que foi escrita. Nesse caso, parece que "confusas" e "desordenadas" se referem à palavra "formigas", por isso a letra diz: " Apesar de as palavras 'confusas' e 'desordenadas' poderem estabelecer concordância com outros nomes...". 

    Gabarito: letra E

     

  • A palavra normal não é invariável, conforme um dos comentários, pois se flexiona em número

    Ex. Ele está normal...

    Eles estão normais.

  • Questão muito boa. Resposta correta é a letra E)

    Para entender a concordância da frase do comando da questão é necessário ir ao contexto:

    "O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas"

    Lendo o contexto vemos claramente que "confusas e desordenadas" está retomando a palavra "formigas".

    "confusas e desordenadas" NÃO PODE nesse contexto se referir a "insetinhos", pois não concorda em gênero.

  • Ocorreu uma silepse de gênero.  Pelo contexto as palavras deveriam concordar com "insetinhos" , mas utilizando-se a silepse de gênero as palavras concordam com "formigas"

  • Essa questão relamente foi...Ufa! complicada. Acertei no chute. Veja como fiz

    Na eliminação: Exclusão

    A - errada - confusas não comcorda com comportamento

    B - errada - a outra concordando em número e ainda (o gênero tá errado).

    C - errada - na verdade tudo errado

    Bem aqui que muita gente ficou na dúvida e marcou essa.

    D - errada - por quê? não há concordância em gênero...

    Como a banca não é "CESPE"  vc pode chutar só me restou essa...rs rs

    chutei E e acertei...rs

    Obs. O que me deixou confuso.

    ( as palavras rementem à forma de correr dos insetinhos) aqui pegou pesado.

     

     

     

  • “O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas”.

     

    Questão mal elaborada, a mais correta em termos ideológicos é a letra E.

     

    e) Apesar de as palavras “confusas” e “desordenadas” poderem estabelecer concordância com outros nomes (quer dizer as formiguinhas), nesse contexto, as palavras remetem à forma de correr dos insetinhos. 

     

    Ou seja, os insetos são as formiguinhas.

  • questãosinha malandra,típica da AOCP

  • DICA: Você só vai acertar essa se ler o texto.

  • aff tem que ler o texto!


ID
1709743
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Como o celular influencia no comportamento das formigas?

                                                                                                                         Por Heverton Paulo

    Podemos afirmar com toda certeza que, hoje em dia, o celular é para as pessoas o que a água é para uma planta: completamente essencial. O aparelho eletrônico tornou-se quase um “membro” extra de indivíduos de toda e qualquer faixa etária, sexo, ou escolaridade. Para enviar mensagens, fazer ligações, ouvir música e assistir vídeos, acessar a internet, tirar fotos e até se localizar em algum lugar – GPS -, o celular é usado para quase tudo que se possa imaginar.

    Entretanto, já parou para pensar que esse aparelho, aparentemente inofensivo, também pode afetar a sua saúde? Pois saiba que a radiação (mesmo que mínima) e as ondas magnéticas emitidas por um telefone celular podem alterar o cérebro de uma pessoa.

    Segundo um estudo norte-americano conduzido pela Doutora Nora Volkow, em 2009, reuniu 47 voluntários que tiveram dois celulares desligados colocados em cada orelha e, logo depois, seus cérebros foram escaneados usando o método PET scan. Depois desse um segundo escaneamento foi feito, mas dessa vez com o celular da orelha direita ligado e com uma chamada ativa durante 50 minutos.

    Constatou-se que a área perto da antena do celular sofreu um aumento de 7% em consumo de glicose em relação ao escaneamento anterior, se tornando um pouco mais ativa. Como a ligação era sem áudio, a área do cérebro que apresentou atividade no segundo escaneamento não estava relacionado com o interlocutor pensando ou conversando com uma pessoa do outro lado da linha.

    Que as ondas do celular podem afetar mesmo que minimamente o cérebro humano, isso já foi comprovado cientificamente. Mas será que o aparelho também pode afetar animais? Bem, as formigas parecem provar que sim, segundo um recente vídeo que está viralizando nas redes sociais.

    O vídeo mostra um iPhone no chão com uma certa ‘multidão’ de formigas ao redor dele. O comportamento dos insetinhos é aparentemente normal, correndo confusas e desordenadas. Entretanto, assim que o celular recebe uma ligação e começa a tocar, algo incrível acontece: as formigas imediatamente, como que comandadas por um ser invisível, entram em uma formação circular e começam a rodear o celular organizada e metodicamente, de maneira veloz e precisa.

    Não existe uma explicação 100% concreta de tal fenômeno, mas algumas teorias fazem sentido. Segundo o site Ciência Hoje, as formigas possuem partículas magnéticas em suas antenas, que as fazem seguir caminhos de acordo com a orientação magnética da Terra. O sinal do iPhone teria interferido nesse sistema, confundido os insetos e fazendo com que eles agisse da maneira vista no vídeo.

                      Texto adaptado. Fonte: http://www.ultracurioso.com.br/como-o-celular-influencia-no-

                                                                                                            comportamento-das-formigas/

Qual é a tipologia textual predominante no texto “Como o celular influencia no comportamento das formigas?”

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B (Exposição ou Texto Dissertativo Expositivo)


    Trata-se de uma dissertação, que nada mais é do que uma discussão/defesa de uma opinião/tese. Há 2 tipos de texto dissertativo:


    1 - Dissertativo Objetivo ou Expositivo ou Informativo (argumentação mais teórica, normalmente terceira pessoa, com finalidade de instruir e convencer de maneira objetiva, mas cuidado, há sempre alguma subjetividade).


    2 - Dissertativo Subjetivo ou Argumentativo ou Opinativo (argumentação mais pessoal, normalmente primeira pessoa, ficando clara a subjetividade, a visão pessoal do autor, sua vivência e opinião). 


  • Resposta letra B
    Otimo site para concurseiro sobre toda tipologia e genero textual

    http://www.portuguesxconcursos.com.br/p/tipologia-textual-tipos-generos.html

  • Exposição - Note-se que o objetivo do texto é passar conhecimento para o leitor, por isso também usamos às vezes as nomenclaturas informativo ou dissertação expositiva. Nesse tipo textual, não se faz a defesa de uma ideia. Nessa perspectiva, limita-se, o texto, apenas a transmitir ao leitor, de forma imparcial e objetiva, uma informação.

  • Vale a pena ver o vídeo do professor Alexandre.

  • Fiquei com o pé atrás pra responder essa questão. 

    Mas eu gosto de responder questões desse tipo da seguinte maneira :

    1° paragrafo --> Dissertação argumentativa .

    2° paragrafo  --> injunção + Dissertação expositiva.

    3° paragrafo  --> Dissertação expositiva.

    4° paragrafo --> Dissertação expositiva.

    5° paragrafo --> argumentação 

    6° paragrafo --> Dissertação expositiva.

    7° paragrafo --> argumentação + Dissertação expositiva.

    A questão pede a PREDOMINÂNCIA no texto, portanto texto com predominância em exposição!

     

  • Resposta: LETRA B

     

    - Dissertação-Exposição 

    Apresenta um saber já construído e legitimado, ou um saber teórico. Apresenta informações sobre assuntos, expõe, reflete, explica e avalia ideias de modo objetivo. O texto expositivo apenas expõe ideias sobre um determinado assunto. A intenção é informar, esclarecer.

     

    - Dissertação-Argumentação

    Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. 

     

    - Injunção / Instrucional

    Indica como realizar uma ação. Utiliza linguagem objetiva e simples. Os verbos são, na sua maioria, empregados no modo imperativo, porém nota-se também o uso do infinitivo e o uso do futuro do presente do modo indicativo. Ex: manuais e instruções para montagem ou uso de aparelhos e instrumentos; textos com regras de comportamento; textos de orientação (ex: recomendações de trânsito); receitas etc.

     

    Fonte: material do Prof. Rodrigo Firmo

  • Dissertativo pode ser:

    a) Argumentação ==> argumentativo - é + subjetivo com caráter opinativo.

     b) Exposição ==> Expositivo - comprovado com dados estatístico, sendo + objetivo.

     

    Correta letra B

  • Para conseguir diferenciar um texto argumentativo de um expositivo é:

    Argumentativo - Ele expõe a ideia, defende-a e por fim propõe uma forma de mitigar, evitar...;

    Expositivo - Expõe a ideia + fatos, mas, não faz uma proposta de intervir, mitigar, evitar...

    Lembre do Enem: Você tem que se posicionar diante do tema imposto e dar uma proposta no final (Dissertação argumentativa).

  • A banca sempre coloca textos interessantes. Haa e a curiosidade foi maior, fui ver o vídeo.

  • O texto é predominantemente expositivo, pois se respalda de dados e estudos técnicos para embasar a indagação presente no segundo parágrafo, para dar plenitude a ideia defendida.

  • No meu ponto de vista essa questão esta errado... Vejo muito o ponto de vista do autor, sendo assim uma Dissertação Argumentativa.


ID
1709752
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Um copo em formato cilíndrico tem 15 cm de altura e 3 cm de raio de base. Sendo assim, qual é a capacidade total desse copo?(Considere π ≅ 3 )

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    V = π. r². h       Logo:
    V= 3.9.15 = 405 cm3
    Sua vitória está próxima. Deus é contigo!

  • Volume de um cilindro= área da base x altura

                                     área da base= n.r^2
                                                          3. 9.15= 405
  • A questão quer saber o volume, ou seja a capacidade total.

     

    Formula:       V= π.r².h

     

    h=15

    r=3

    π=3

     

    V=3.3².15

    V=3.9.15

    V=405 cm³

     

    Gabarito: D

     

     

     

     

  • Basta lembrar que ao desmontarmos um cilindro; este nada mais é que 1 círculo + 1 retângulo; logo:

    Área do círculo: pi r ² = 3.3² = 3.9 = 27 (que representa a base do retângulo)

    Como já temos a altura do cilindro (15cm); também já temos a altura do retângulo; logo:

    Área total = b x h = 27 x 15 = 405cm³ Letra D

     

     

  • como alguém erra isso, meu Deus?

     


ID
1709755
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O preço de uma televisão sofre um acréscimo de 15% quando ela é parcelada em 5 vezes. Qual é o valor de cada prestação, sabendo que seu preço à vista era de R$ 1800,00?

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Com o acréscimo o valor da TV vai para R$ 2.070, pois:

      1800.(1.015) = R$ 2.070

    Em prestações: 5 x 414 = 2070       Sua vitória está próxima. Deus é contigo

  • Galera, bem simples:

    1) encontrar o valor da TV com o acréscimo de 15%

    Como 1800 é 100 % e houve um aumento de 15 %, basta calcular 115 % de 1800. Fica assim:

    115/ 100 x 1800 -- ["cortando" zero com zero] --- 115 x 18 = 2.070

    2) Dividir o valor acrescido pela quantidade de parcelas

    2070 : 5 = 414 --- Gabarito: Letra B

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • aumentar em 15% significa multiplicar o valor de 1800,00 ( preço da tv à vista ), por 1,15. E por que? Porque o valor total é 100%. Mas o problema disse que a tv sofre um acréscimo de 15%, quando é parcelada em 5x. Ora, 100% + 15% = 115% = 115/100 = 1,15.
    Multiplicando, então, 1800 ( valor da tv ) por 1,15 ( valor do acréscimo ), chegamos no valor total da tv com o acréscimo = R$ 2070,00. 
    Daí, para chegar na resposta do valor de cada prestação, basta dividir 2070/5 = 414,00. Resposta: R$ 414,00. GABARITO: B =]

  • 1800/5 = 360 ====> 15% de 360 = 54 ===> 360+54=414

  • 1800+15% = 2070 /5 = 414

  • 1800---------100%

    x---------------115%

    100x=1800x115=207000

    x=207000/100=2070

    2070/5 (Parcelas) = 414

     

  • Questão de Regra de Três.

     

    C=1800

    M= 115%

    N= 5 vezes

     

    1800------------100%

    x-----------------115%

     

    x= 2070

     

    O valor total com os juros é 2070, porém a questão pede o valor de cada prestação, portanto só é dividir por o número das prestações que são 5.

     

    2070/5= 414

    Prestações= R$ 414,00

     

    Gabarito: B

  • Eu fiz assim : peguei o total = 1800 ..
    ela diz que foram em 5x.  e teve um acrescimo de 15%
    1= 1800/5 = 360, encontrei o valor de cada parcela ..
    mas na questão ele diz que sofre um acrescimo de 15% 
    2 = peguei 360 tirei 15% ai ficou 54,00 reais .

    3= somei 360+54 = ( 414 )

  • Método do pofessor Renato ::

     

    1800 para achar 10% volta uma casa 180,0 agora para achar 5% divide 180/2 = 90

     

    1800 + 180 + 90 = 2070

    2070/5 = 414,00

  • 1.                 1800 x 15/100 =270

    2.                 270 + 1.800=  2.070

    3.                 2.070 : 5 = 414

  • Mais simples:

    .1800/5 = R$360,00 ( para achar o valor de cada parcela)

    Com o acréscimo de 5% em cada parcela :

    .360 de 5%/100= 54

    assim, soma-se o valor da parcela com o aumento:

    .360+54= R$414,00

    Letra) B

    --

    Bruna Tails

  • Com o acréscimo de 15% = 2070

    2070/5 = 414

  • 1800/5 = 360

    360 + 15% = 414

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://youtu.be/K9QnxlUtx0E


ID
1709758
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Lucas possui 12 anos de idade, e seu pai 51. Daqui a quantos anos a idade do pai será o quádruplo da idade de seu filho?

Alternativas
Comentários
  • Gab. A12+1= 13 ;

     51+1= 52

    52= 13x4              Sua vitória está próxima. Deus é contigo

  • Galera, obviamente é possível resolver pelas opções de resposta, mas imagine que não houvesse essa possibilidade, como por exemplo, numa questão de CERTOU ou ERRADO. Como fazer essa questão de maneira "matemática"?

    idade do pai: 51

    idade do filho: 12

    tempo que passou: x  --- Logo,

    51 + x = 4 (12 + x) --- [Aplicar a propriedade distributiva] ------  Observe que o "tempo passa para os dois." 

    51 + x = 48 + 4x

    51 - 48 = 4 x - x

    3 = 3x --- x = 3: 3 = 1. Gabarito: Letra A.

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • GABARITO LETRA A 

     

    Julio Cesar, parabén pelos seus comentários. Estão ajudando muito.

     

     

  • QUESTÃO FÁCIL: BASTA ANALISAR TODAS AS ATERNATIVAS, DE TODAS A QUE DIVIDE 12 E 51. É 1

  • Júlio César obrigada, muito boa sua explicação

  • em um ano o pai envelhece 4, que doideira
  • X + 51 = 4 (12 + x)

    x+ 51 = 48 + 4x

    51 - 48 = 4x - x

    3 = 3x

    x = 1


ID
1709761
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Dos funcionários de um determinado setor de uma empresa, 1/2 irão votar no candidato A para a coordenação e 2/5 irão votar no candidato B. Sabendo disso, qual é a fração de funcionários que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos?

Alternativas
Comentários
  • Galera, essa questão pode ser resolvida sem nenhum esforço, veja:

    OBS: Se você multiplicar o numerador de qualquer fração por 100, obtém-se o seu valor percentual.

    candidato A: 1/2 ---- 1/2 x 100 = 100/2 = 50 %

    candidato B: 2/5 ---- 2/5 x 100 = 200 / 5 = 40 %

    Como 90 % votaram em A ou B, 10 % não votaram em nenhum desses candidatos, pois o total é 100%. A opção correta é a letra E.

    Prova real: 1/ 10 x 100 = 100 : 10 = 10 %

    Conheçam e inscrevam-se no meu canal no youtube, pois sou professor de Matemática e gravei alguns vídeos com dicas e bizus de Matemática e Raciocínio Lógico.

    Link do canal: https://www.youtube.com/channel/UC_FQm8aivYBf2q6ga1rxklw?sub_confirmation=1

    Fanpage: https://www.facebook.com/profjuliocesarsalustino


  • 1/2 + 2/5 + X = 1 

    (5+4+10x)/10 = 10/10

    x= 1/10

  • 1/2 + 2/5 = (5+4)/10 = 9/10 - Logo 1/10 não irá votar.

  • Questão de frações.

     

    A=1/2 irá votar

    B=2/5 irá votar

     

    Soma dos que irão votar= 1/2 + 2/5        "MMC"

    9/10  então chegamos ao resultado que 9/10 votarão e 1/10 não votarão.

     

    Gabarito: E

  • 1/2*2/5=1/10 logo não irá votar

     

  • 1/2 + 2/5 (fração com denominadores diferentes MULTIPLICA OS DENOMINADORES e MULTIPLICA CRUZADO OS NUMERADORES) --> 5+4/10 = 9/10 (total que irá votar) .:. 1/10 são os que não irão votar!

  • Quando for uma questão que não diz o N de elementos, pegamos um numero simples que seja divisível por ambas frações.

    ex

    100 funcionarios

    1/2 = 50 votaram no candidato A

    2/5 = 40 votaram no candidato B

    Sobrou 10 de 100 = 10/100 =1/10.

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Matemática e o assunto inerente à equação.

    Tal questão apresenta os seguintes dados os quais devem ser utilizados para a sua resolução:

    1) Dos funcionários de um determinado setor de uma empresa, 1/2 irão votar no candidato A para a coordenação.

    2) Dessa mesma quantidade de funcionários, 2/5 irão votar no candidato B.

    Por fim, frisa-se que a questão deseja saber qual é a fração de funcionários que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos.

    Resolvendo a questão

    Para fins didáticos, irei chamar de "x" a quantidade total de funcionários desse determinado setor da empresa e de "y" a quantidade de funcionários desse determinado setor da empresa que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos.

    Neste tipo de questão, é interessante resolvê-la por partes.

    Na primeira parte, é descrita a informação de que "Dos funcionários de um determinado setor de uma empresa, 1/2 irão votar no candidato A para a coordenação". Logo, é possível afirmar que a quantidade de funcionários que irão votar no candidato A é igual a x/2, devido à seguinte multiplicação: (1/2) * x = x/2.

    Na segunda parte, é descrita a informação de que "Dessa mesma quantidade de funcionários, 2/5 irão votar no candidato B". Logo, é possível afirmar que a quantidade de funcionários que irão votar no candidato B é igual a 2x/5, devido à seguinte multiplicação: (2/5) * x = 2x/5.

    Considerando as informações encontradas e juntando os valores em uma única equação, tem-se o seguinte:

    x/2 + 2x/5 + y = x (tirando o MMC de "2" e "5", que é igual a "10", para serem eliminadas as frações)

    ((x * 10)/2) + ((2x * 10)/5 + (y * 10) = (10 * x)

    (10x/2) + (20x/5) + 10y = 10x

    5x + 4x + 10y = 10x

    9x + 10y = 10x

    10y = 10x - 9x

    10y = x

    y = x/10

    y = (1/10) * x.

    Logo, a fração de funcionários que NÃO irá votar em nenhum desses dois candidatos corresponde a 1/10.

    Gabarito: letra "e".

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://studio.youtube.com/video/OnEWdDOt5ps/edit


ID
1709767
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Acerca da segurança na Internet e os vírus de computadores, os malwares são “programas” conhecidos por

Alternativas
Comentários
  • LETRA B


    O termo "malware" é proveniente do inglês "malicious software" ("software malicioso mal-intencionado"); é um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Ele pode aparecer na forma de código executável, scripts de conteúdo ativo, e outros softwares."Malware" é um termo geral utilizado para se referir a uma variedade de formas de software hostil ou intruso. O termo badwares é por vezes utilizado, e aplicado em ambas verdadeiras malwares (malicioso) e software de forma não intencional prejudicial.

  • (B)

    . Códigos maliciosos (Malware)

    Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

    • pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;
    • pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;
    • pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;
    • pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;
    • pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).

    Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários, de acordo com as permissões de cada usuário.

    Os principais motivos que levam um atacante a desenvolver e a propagar códigos maliciosos são a obtenção de vantagens financeiras, a coleta de informações confidenciais, o desejo de autopromoção e o vandalismo. Além disto, os códigos maliciosos são muitas vezes usados como intermediários e possibilitam a prática de golpes, a realização de ataques e a disseminação de spam (mais detalhes nos Capítulos Golpes na Internet, Ataques na Internet e Spam, respectivamente).

    Os principais tipos de códigos maliciosos existentes são apresentados nas próximas seções.

    Fonte: http://cartilha.cert.br/malware/

  • Malwares

    Mal= malisioso

    Wares= Programas

     

    Gabarito:B

  • Códigos maliciosos (malware) são programas especificamente desenvolvidos para executar ações danosas e atividades maliciosas em um computador. Algumas das diversas formas como os códigos maliciosos podem infectar ou comprometer um computador são:

    pela exploração de vulnerabilidades existentes nos programas instalados;

    pela auto-execução de mídias removíveis infectadas, como pen-drives;

    pelo acesso a páginas Web maliciosas, utilizando navegadores vulneráveis;

    pela ação direta de atacantes que, após invadirem o computador, incluem arquivos contendo códigos maliciosos;

    pela execução de arquivos previamente infectados, obtidos em anexos de mensagens eletrônicas, via mídias removíveis, em páginas Web ou diretamente de outros computadores (através do compartilhamento de recursos).

    Uma vez instalados, os códigos maliciosos passam a ter acesso aos dados armazenados no computador e podem executar ações em nome dos usuários, de acordo com as permissões de cada usuário.

     

     

    http://cartilha.cert.br/malware/

  • MALWARES: tudo de "MAL"  no pc

     vírus, worms, cavalo-de-tróia, entre vários. 

  • Malwares são programações maliciosas que prejudicam o desempenho do computador. Resposta item B

  •  a) verificarem a existência de pragas virtuais. => Função do antivírus;

     b) executarem ações danosas e ilícitas em um sistema. Gabarito da questão! (Malware => Programa malicioso ou código malicioso) 

     c) impedirem a infecção de trojans e spywares. => Função do antivírus;

     d) removerem possíveis worms instalados no computador. => Função do antivírus;

     e) serem vírus de Macro.=> Nunca na galáxia! 
    Perseverança!!!

  • Malware: mal para o PC. Programas com intenção de causar danos a sistemas ou pc.

  • Percebam que os "vírus de macro" também são malwares, e se caracterizam por geralmente infectarem arquivos dos programas de escritório, como os editores de texto, de planilha e de apresentações.

  • LETRA B

    O termo "malware" é proveniente do inglês "malicious software" ("software malicioso mal-intencionado"); é um software destinado a infiltrar-se em um sistema de computador alheio de forma ilícita, com o intuito de causar alguns danos, alterações ou roubo de informações (confidenciais ou não). Ele pode aparecer na forma de código executável, scripts de conteúdo ativo, e outros softwares."Malware" é um termo geral utilizado para se referir a uma variedade de formas de software hostil ou intruso. O termo badwares é por vezes utilizado, e aplicado em ambas verdadeiras malwares (malicioso) e software de forma não intencional prejudicial.

  • Malware é um software malicioso, que realiza operações que podem comprometer a privacidade e segurança do usuário. Tipos de códigos maliciosos ( malware)- vírus, worm, spyware

  • Gabarito: Letra B.

    Obs. VÍRUS DE MACRO: "Na terminologia da computação, um vírus de macro ou macro-vírus é um vírus de computador que é escrito em uma linguagem de macro, isto é, uma linguagem construída em um software aplicativo como um processador de textos".

    Exemplo: micro$oft Word.


ID
1709773
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o MS-EXCEL 2007 em sua configuração padrão, cada vez que se cria uma nova pasta de trabalho em branco, esse “ambiente” já se inicia com

Alternativas
Comentários
  • Não adianta brigar com a banca!

    Plan1 / Plan2 / Plan3


    Avante!

  • Letra B

    Tanto no Excel 2007 quanto no 2010, ambas criam 3 planilha com os nomes;  Plan1 / Plan2 / Plan3

    Obs: Isso munda no Libre Office, ele cria apenas uma com o nome Planilha1

  • A versão 2013 cria apenas uma planilha. Plan1.


  • 2010= 3 planilhas. Por padrão.

    2013= 1 planilha. Por padrão

  • Excel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    Excel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 

  • Errei por isso, nunca o sei a versão 2007.

  • Excel ---> 2016 - 1 Planilha

    Excel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    Excel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 

    Atualizando!

  • Excel 2007 até Excel 2010 = 3 planilhas;

    Excel 2013 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

    Excel 2016 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

  • Ótimos comentários e Eudes e Alex!

  • Obrigado meninos!

  • GAB: C

     

    JESUS É O CAMINHO!

  • Gente vamos ser bem francos, o que isso nos ajuda??? eu nem sei a versão que uso, e jamais vou lembrar quantas páginas tem no excel de 2007...fiz o teste no meu e deu 1 página, nem me atentei que a questão pedia de 2007.

    Todo ano tem versão nova, complicado isso.

  • Ajuda em nada, assim como não ajuda em nada reclamar.

    É o que eles cobram, então tem que estudar se quiser passar!

    Menos mimimi e mais horas de estudos, por favor.

    Bons estudos!

    GABARITO C

  • No Excel 2007, inicia com 3 planilhas: PLAN1, PLAN2 e PLAN3

  • -Até o 2010: 3 planilhas automaticamente.

    -2016: 1 planilha apenas.

    -Não existe limitação no número de planilhas!

  • Eu não lembrava real. Move On!

  • MSExcel ---> 2016 - 1 Planilha

    MSExcel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    MSExcel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 

  • GABARITO B

    Excel 2007 até Excel 2010 = 3 planilhas;

    Excel 2013 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

    Excel 2016 = 1 planilha => Uma possível questão da banca.

  • MSExcel ---> 2016 - 1 Planilha

    MSExcel ---> 2007/2010 - 3 Planilhas 

    MSExcel ----> 2013 - 1 Planilha

    Calc ---> 1 Planilha. 


ID
1709779
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Considerando o editor de texto LibreOffice Writer versão 4.1, em português, a tecla de atalho CTRL+F10

Obs. O caractere “+” foi utilizado apenas para a interpretação da questão.

Alternativas
Comentários
  • Letra E 

    Podemos utilizar de duas formas, atraves da forma de atalhas utilizando CTRL+F10 ou utilizarmos Menu Exibir + caracteres não imprimiveis.

  • Para responder questões assim decore todos esses atalhos> depois de um tempo sabe tudo de có: 

    CTRL+F10 > CARCATERES NÃO IMPRIMÍVEIS 

    CTRL+ F12> INSERIR TABELA

    F11>ESTILO E FORMATAÇÃO

    F5> NAVEGADOR

    F1>AJUDA

    F2>FUNÇÃO

    CTRL+ M = LIMPEZA DIRETA

    CTRL+ R= ALINHAMENTO A DIRETA

    CTRL+L= ALINHAMENTO ESQUERDA

    CTRL+U=SUBLINHAR

    CTRL+ I= ITÁLICO

    CTRL+A= SELECIONAR TUDO

    CTRL+B=NEGRITO

    CTRL+ E = JUSTIFICAR

    CTRL+Q= SAIR

    CTRL+W= FECHAR

    CTRL+K= HIPER LINK

    CTRL+P= IMPRIMIR

    CTRL+SHIF+O = VISUALIZAR IMPRESSÃO 

    CTRL + SHIFT+ V = COLAR ESPECIAL

    CTRL+H= PESQUISAR E SUBISTITUIR

    CTRL+F=  PESQUISAR 

    SHIFT+ F7 = VERIFICAR CORREÇÃO AUTOMÁTICA

    F7= ORTOGRAFIA 

    ODP > IMPRESS

    ODS> CALC

    ODT>WRITER

  • Pensar em ingles ajuda bastante na memorização.

    CTRL+ O= ABRE ARQUIVO (Open)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ N= NOVO ARQUIVO (New)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ R= ALINHAMENTO A DIRETA (Right)

    CTRL+L= ALINHAMENTO ESQUERDA (Left)

    CTRL+U=SUBLINHAR (Underline)

    CTRL+ I= ITÁLICO (Italic)

    CTRL+A= SELECIONAR TUDO (select All)

    CTRL+B=NEGRITO (Bold)

    CTRL+E = JUSTIFICAR (Explain)

    CTRL+Q= SAIR (Quit)

    CTRL+K= HIPER LINK (Link pórem atalhos, L, I, N ja foram usados, sobrou o K)

    CTRL+P= IMPRIMIR (Print)

    CTRL+H= PESQUISAR E SUBISTITUIR (Change, pórem atalho C já foi utilizado, sobrou o H

    CTRL+F=  PESQUISAR  (Find)

    CTRL+W= FECHAR (atalho comum ao uso diario, ctrl+w fecha a aba)

    CTRL+ M = LIMPEZA DIRETA (não encontrei a origem, se alguém puder me esclarecer seria bem interessante)

  • Writer: GUIA EXIBIR - > caracteres não imprimiveis ( crtl + F10).

     

    GABARITO ''E''

  • Por isso que eu adoro o qconcursos, tava louco para encontrar nos comentários funções com legendas para poder decorar, vlw jeferson vc é 10!

  • Letra E.

     

     a) executa o editor de texto no modo tela cheia. - CTRL + SHIFT + J

     b) executa o navegador - F5

     c)  realiza a correção ortográfica. - SHIFT + F7 (se for a verificação de item a item, então é apenas F7 em que abrirá uma caixa de diálogo).

     d) exibe o dicionário de sinônimos. - CTRL + F7

     e) exibe os caracteres não imprimíveis. - Certo, CTRL + F10

  • CTRL+M = Remove a formatação direta do texto selecionado ou dos objetos (como em Formatar - Limpar formatação direta)

  • Ctrl+F10 - Ativar/Desativar caracteres não imprimíveis

    Gabarito letra E!

  • Exibir e ocultar caracteres não imprimíveis, uma vez, que o usuário utilizar o atalho de teclado (CTRL+F10 =>irá exibir), pressionando o atalho novamente ele irá ocultar.

  • No Word seria CTRL + *

  • Os caracteres ocultaram-se, porém, Foram 10 cobertos... 

     

    Macete tosco e música ruim dão no mesmo, pois não saem da sua cabeça!!!

  • CTRL + F10 = exibir caracteres ocultos (ou não imprimíveis)

     

    GABARITO: (E)

  • No Word:

    Ctrl + *

    Página Inicial > Parágrafo > Mostrar Tudo

     

    No Writer:

    Ctrl + F10

    Na barra: alternar marcas de formatação

  • CTRL+F10 no word 2010 maximiza e minimiza a tela.

  • CTRL+ O= ABRE ARQUIVO (Open)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ N= NOVO ARQUIVO (New)

    CTRL+ S= SALVA ARQUIVO (Save)

    CTRL+ R= ALINHAMENTO A DIRETA (Right)

    CTRL+L= ALINHAMENTO ESQUERDA (Left)

    CTRL+U=SUBLINHAR (Underline)

    CTRL+ I= ITÁLICO (Italic)

    CTRL+A= SELECIONAR TUDO (select All)

    CTRL+B=NEGRITO (Bold)

    CTRL+E = JUSTIFICAR (Explain)

    CTRL+Q= SAIR (Quit)

    CTRL+K= HIPER LINK (Link pórem atalhos, L, I, N ja foram usados, sobrou o K)

    CTRL+P= IMPRIMIR (Print)

    CTRL+H= PESQUISAR E SUBISTITUIR (Change, pórem atalho C já foi utilizado, sobrou o H

    CTRL+F= PESQUISAR (Find)

    CTRL+W= FECHAR (atalho comum ao uso diario, ctrl+w fecha a aba)

    CTRL+ M = LIMPEZA DIRETA (não encontrei a origem, se alguém puder me esclarecer seria bem interessante)

    fonte: amigo jeff mais curtido

    só para salvar aqui rs

    curte o coment. dele

  • Exibir e ocultar caracteres não imprimíveis:

    Word - CTRL + *

    Writer - CTRL + F10

  • Famosa questão inutil.

  • Famosa pena jurídica


ID
1709782
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A Norma NBR ISO série 9000 deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica que passa pelo fornecimento de bens ou serviços de alta qualidade. Portanto, para uma organização alcançar esse objetivo, a qualidade deve ser

Alternativas
Comentários
  • Fiquei na dúvida entre "c" e "e", mas o termo "manter a competitividade" é muito fraco para quem busca qualidade. Fiquei com a "c" por querer manter "diferenciais competitivos". We´re in the game now boys!

  • o erro da alternativa E não está no "manter a competitividade", mas sim no começo da alternativa, ou seja, "acompanhada periodicamente". Sistemas de gestão buscam a melhoria contínua (ciclo PDCA) do que foi implantado e não um simples acompanhamento.

  • GAB. C

    .

    O Sistema de Gestão da Qualidade busca o aprimoramento continuamente, e não um acompanhamento periódico.

    "yes, we're boys and girls,FORWARD!

  • Acredito que a noção de ciclo PDCA dê uma boa visão do porquê estar correta a alternativa C. Segue o link com a explicação: 


    http://www.sobreadministracao.com/o-ciclo-pdca-deming-e-a-melhoria-continua/

  • questão D esta errada pelo comentario discussão em espaços democráticos, isso se aplica as organizações filantropicas ou associações comunitárias, onde o ambiente possui  ausencia de competividade.

     

  • A norma deixa claro que a implementação de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica e, como tal, deve ser adotada pela direção geral da organização. Essa decisão, nos dias atuais, passa pelo fornecimento de bens ou serviços de alta qualidade; portanto, para uma organização alcançar esse objetivo, a qualidade deve ser constantemente melhorada e a resolução de situações de insatisfação deve ser implementada, a fim de que, assim, a organização crie diferenciais competitivos

    FONTE: https://www.passeidireto.com/arquivo/6390678/apol5--gestao-qualidadeprod--plano-de-negocios


ID
1709785
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Para atender a seus clientes e fornecedores, além de seus funcionários, investidores e à sociedade, de maneira eficaz e eficiente, a administração da organização precisa responder algumas questões que estabelecem oito princípios da gestão pela qualidade. Dentre esses princípios, assinale aquele que definirá o grau de engajamento das pessoas, o qual é decorrente do interesse delas pela organização e por seus processos, bem como daquilo que a organização pode oferecer em contrapartida.

Alternativas
Comentários
  • Focalização no cliente: qualquer organização tem como motivo de sua existência a satisfação de determinada necessidade de seu cliente, seja com o oferecimento de um produto ou serviço. Portanto, o foco no cliente é um princípio fundamental da gestão da qualidade que deve sempre buscar o atendimento pleno das necessidades do cliente sejam elas atuais ou futuras e mesmo a superação das expectativas deste;

    Liderança: cabe aos líderes em uma organização criar e manter um ambiente propício para que os envolvidos no processo desempenhem suas atividades de forma adequada e que se sintam motivadas e comprometidas a atingir os objetivos da organização;

    Envolvimento das pessoas: toda organização é formada por pessoas que, em conjunto, constituem a essência da organização. Portanto, a gestão da qualidade deve compreender o envolvimento de todos, o que possibilitará o uso de sãs habilidades para o benefício da organização;

    Abordagem por processos: a abordagem por processos permite uma visão sistêmica do funcionamento da empresa como um todo, possibilitando o alcance mais eficiente dos resultados desejados;

    Abordagem sistêmica: a abordagem sistêmica na gestão da qualidade permite que os processos inter-relacionados sejam identificados, entendidos e gerenciados de forma a melhorar o desempenho da organização como um todo;

    Melhoria contínua: para que a organização consiga manter a qualidade de seus produtos atendendo suas necessidades atuais e futuras e encantando-o (excedendo suas expectativas), é necessário que ela tenha seu foco voltado sempre para a melhoria contínua do seu processo e produto/serviço;

    Abordagem factual para a tomada de decisão: todas as decisões dentro de um sistema de gestão de qualidade devem se tomadas com base em fatos, dados concretos e análise de informações, o que implica na implementação e manutenção de um sistema eficiente de monitoramento;

    Benefícios mútuos nas relações com fornecedores: a organização deve buscar o relacionamento de benefício mútuo com seus fornecedores através do desenvolvimento de alianças estratégicas, parcerias e respeito mútuo, pois o trabalho em conjunto de ambos facilitará a criação de valor.


  • Ratificando a informação do guerreiro abaixo.

    Os 8 princípios da Gestão da Qualidade, segundo a ABNT (citado no pdf de Rodrigo Rennó - Estratégia 2015):

    - foco no cliente;

    - liderança;

    - envolvimento de pessoas;

    - abordagem de processo (gestão por processos);

    - abordagem sistêmica para a gestão;

    - melhoria contínua;

    - abordagem factual para a tomada de decisão;

    - benefícios mútuos nas relações com os fornecedores.

  • QUESTÃO MAL FORMULADA !

  • Liderança em tese propicia todo o ambiente favoravel ao engajamento das pessoas.

     

  • Já estudo pra concursos há algum tempo, mas essa banca é uma das piores que já vi. É cada questão maluca...Só deus na hora da prova viu!!!

  • Questão foi cópiada de um livro cujo capitulo se chama "Caracteristicas da NBR ISO Série 9000"

     

    Pg. 145

     

    "Além de atender a seus clientes e fornecedores, a organização deve atender, também, aos seus funcionários, investidores e à sociedade, de maneira eficaz e eficiente, transferindo para estes os diferenciais obtidos em seu desempenho. Para cumprir o atendimento proposto, é preciso responder às seguintes perguntas:

     

    Quais são os princípios de qualidade fundamentais para a organização?

    Porque devem ser seguidos?

    Os princípios dão uma direção às organizações naquilo que elas têm que cuidar de maneira especial?

     

    Os princípios permitem que a organização não disperse os seus recursos, gastando-os em algo que não traz resultados efetivos à organização. A partir dessas questões, estabelecem-se oito princípios da gestão da qualidade, citados por Maranhão (2006):

     

    (...) 

     

    2) Liderança: Pode ser interpretada como uma liderança no negócio ou como uma atuação por meio da liderança em qualidade. Esse mesmo princípio definirá o grau de engajamento das pessoas, o qual é decorrente do interesse delas pela organização e por seus processos, bem como daquilo quea organização podeoferecer em contrapartida.

     

    ***Não coloquei todos aqui porque ultrapassa a quantidade de caracteres permitidos,mas basta uma busca no google e voce pode ler sobre todos esses principios.

     

  • Vaaaaiiiiiiiiiiiiiiiii Banca Fulera!!!! Tiro o chapéu pra a galera que entende e acerta mais de 90% das questões dessa Banca. Tenho visto e revisto vários materiais, mas sempre tem alguma questão estilo é "ÓBVIO" , mas com enunciado "NADA A VER". 

     

  • Gestão da Qualidade, apresenta muitos principios, muitos elementos fica dificil saber a linha que cada banca segue mais. #foco

  • Ótima questão, o princípio envolvimento das pessoas está relacionado no sentido de que a gestão da qualidade deve abranger todas as pessoas da organização, ou seja, todas elas devem participar, o que não se confunde com "engajamento das pessoas". No entanto, é a partir da LIDERANÇA que vai fazer com que os funcionários fiquem motivados/engajados ou não a cumprir os objetivos organizacionais. Questão excelente!

  • GAB: E

    1º Princípio: Foco no cliente – as organizações devem preocupar-se não só em atender as necessidades de seus clientes, mas principalmente exceder suas expectativas. 

    2º Princípio: Liderança –  O líder tem a missão de estabelecer e comunicar onde a organização pretende chegar através da formulação de estratégias e políticas que traduzem a visão e as metas da organização, delegando poder e envolvendo as pessoas através da motivação e capacitação, para que as metas sejam alcançadas.

    3º Princípio: Envolvimento das pessoas – pessoas são o cerne da organização e suas habilidades contribuem para o desenvolvimento da mesma. As pessoas devem envolver-se com os problemas da organização, contribuindo para sua melhoria através do desenvolvimento de seu potencial. 

     Princípio: Abordagem de processo – o gerenciamento eficiente do processo trará benefícios para a organização, mas para isso deverão ser muito bem definidos, através do controle de suas entradas e saídas, sua interação com os outros departamentos da organização, definindo claramente os responsáveis pelos processos e levando-se em conta tanto o cliente interno como o externo, fornecedores e outras partes interessadas no processo.

    5º Princípio: Abordagem sistêmica para a gestão – A gestão da abordagem do sistema cria planos desafiadores que alinham objetivos e metas individuais aos objetivos globais da organização, permitindo uma melhor visão da eficácia dos processos, através do entendimento das causas dos problemas encontrados, o que gerará ações de melhoria, além de reduzir as barreiras funcionais e melhorar o trabalho em equipe.

    6º Princípio:  Melhoria contínua-Um dos benefícios da melhoria contínua é a criação do planejamento, tanto estratégico como dos negócios, adequando os objetivos de melhoria com os recursos para alcançá-los, através do envolvimento e motivação das pessoas, o que fará com que a organização se torne mais competitiva e gere melhores resultados.

    7º Princípio:  Abordagem factual para a tomada de decisão – baseia-se na análise de informações e dados antes de tomar qualquer decisão, tomando o cuidado de que sejam confiáveis e acessíveis, ou seja, de fácil entendimento, o que levará a tomada de decisão através da experiência e intuição.

    8º Princípio: Benefícios mútuos nas relações com os fornecedores – a organização e o fornecedor precisa apresentar uma relação consistente de parceria, gerando desta forma a confiabilidade que um deverá ter no outro. Para isso, a organização precisa identificar seus fornecedores-chaves, estabelecendo com eles um comprometimento de ambas as partes, onde poderão ajudar-se mutuamente, seja através de projetos de melhorias ou de ideias inovadoras.

     

     


ID
1709788
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Administrar é muito mais do que uma mera função de supervisão de pessoas, de recursos e de atividades. Quando tudo muda e as regras são engolfadas pela mudança, o papel do administrador se centra mais na

Alternativas
Comentários
  • fiquei na dúvida entre D e E.  alguém justifica?

  • Refere-se a um trecho do livro do Chiavenato: "trata-se de inovar e renovar continuamente. Em época de mudança e instabilidade o administrador deve centrar mais na inovação do que na manutenção do status quo organizacional".

  • ***Status Quo significa estado atual, e é um termo em latim. O status quo está relacionado ao estado de fatos, situações e coisas, independente do momento. 

  • Administrar é muito mais do que uma mera função de supervisionar pessoas, alocar recursos ou tocar atividades. Quando a organização é conservadora e prima pela rotina e manutenção do status quo, a tarefa do administrador é manter as coisas funcionando como sempre e aumentar gradativamente a eficiência e eficácia. Mas quando tudo muda, não se trata mais de manter a situação, mas de inovar e renovar continuamente a organização para ajusta lá às mutáveis demandas do negócio. O papel do administrador em situação de mudança e instabilidade se concentra muito mais na inovação do que na manutenção do status quo organizacional. Assim, existem oportunidades para conservar e para inovar. Melhorar e renovar.

  • Administrar é muito mais do que uma mera função de supervisionar pessoas, alocar recursos ou tocar atividades. Quando a organização é conservadora e prima pela rotina e manutenção do status quo, a tarefa do administrador é manter as coisas funcionando como sempre e aumentar gradativamente a eficiência e eficácia. Mas quando tudo muda, não se trata mais de manter a situação, mas de inovar e renovar continuamente a organização para ajusta lá às mutáveis demandas do negócio. O papel do administrador em situação de mudança e instabilidade se concentra muito mais na inovação do que na manutenção do status quo organizacional. Assim, existem oportunidades para conservar e para inovar. Melhorar e renovar. (CHIAVENATO 2007 p. 76).

    Chiavenato, Idalberto - Administração:  Teoria - Processo - Prática. 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier 2007.

     

    ... as habilidades humanas são relacionadas com a capacidade do gestor de se relacionar e de cooperar com outras pessoas.
    Quando necessitamos motivar, comunicar e liderar outras pessoas, essas habilidades são fundamentais!

    Rennó, Rodrigo - Administração geral para concursos / Rodrigo Rennó. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • GABARITO: D. Eu entendo que se a empresa não seguir com a INOVAÇÃO, ela fica para trás.

  • Administrar é muito mais do que uma mera função de supervisão de pessoas, de recursos e de atividades. Quando tudo muda e as regras são engolfadas pela mudança, o papel do administrador se centra mais na

     

     d)

    inovação do que na manutenção do status quo organizacional.

     

  • Nem com os comentários do professor, consegui entender o porquê da letra E estar errada. 

  • O papel do administrador em épocas de mudança e instabilidade se centra mais na inovação do que na manutenção do status quo organizacional.


    Teoria Geral da Administração - Chiavenato


    Quando se diz que “devemos manter o status quo”, significa que a intenção é manter o atual cenário, situação ou condição

  • pessoal, se a empresa está passando por um período de mudanças, não faz nenhum sentido que o administrador mantenha o status quo. Mudança é oposto à manutenção.

  • Manutenção do status quo - manter do jeito que está a situação atual

    Modus operandi - executar/agir seguindo os mesmo procedimentos

  • Qual o erro da E???

  • Penso que o erro da alternativa E é afirmar que a mudança deverá ser incorporada como um modus operandi da organização (isto é, como um modo de agir que será continuamente seguido no futuro da organização). Ora, se após a mudança citada na questão a organização não passar por mais nenhuma instabilidade, não há porque adotar uma postura de contantes mudanças em um cenário estável.

  • Concordo com a D, mas queria ter entendido a explicação da professora sobre a E.

  • eles querem que decoremos virgula por virgula de um autor, assim não dar. questão mal feita

  • Em 13/01/21 às 11:53, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 01/10/20 às 21:37, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 01/10/20 às 18:32, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 30/09/20 às 13:35, você respondeu a opção D.

    Você acertou!


ID
1709791
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Uma forma de compreender o conceito e a aplicação da administração é por meio de sua representação como processo administrativo, que materializa a administração por meio das funções planejamento, organização, direção e controle. De que forma essas funções são encontradas nas empresas?

Alternativas
Comentários
  • Essa questão é passiva de anulação, estudo administração há mais de 5 anos e sempre soube que planejamento, organização, direção e controle são etapas do processo administrativo. muito embora, um esteja ligada a outra não é possível identificar o gabarito da questão. eu entraria com recurso. 

  • Tb sou estudante de administração, realmente a doutrina conceitua como funções do processo administrativo, cíclicas e concomitantes. 

  • Acho que intenção do examinador era indagar se as funções são realizadas em processo linear ou são executadas paralelamente. Mas que vale recurso, vale

  • Nem precisa estudar administração para perceber que a questão deve ser anulada, pois a resposta está no item A, sempre quando se fala em processo entende-se que é um conjunto de etapas, portanto gab errado.

  • fazer prova de banca pequena é complicado viu. tô praticando por conta da prova do CP2, mas dá um desânimo de fazer essas questões e ver uma questão mau formulada atrás da outra.

  • Trecho retirado do livro "Técnico em Administração - Gestão e Negócios IFRS", de Claudio V.S. Farias (que eu não tenho a menor ideia de quem seja), cuja continuidade é: "embora os atributos de planejar, organizar, dirigir e controlar sejam considerados etapas do processo, não se deve perder de vista que tanto o planejamento como as demais funções encontram-se contidos em cada uma das outras".

    Neste trecho não há menção de referência a algum outro autor, supõe-se que esse "Claudio" seja o autor da frase.
  • Questão revoltante 

  • Esse elaboradores da banca AOCP precisam melhorar de nível...eles vão no google pegam qualquer trecho de qualquer coisa e enumeram como questão...eles NÃO tem base..fundamentos, nadaaaaaa....nadaaa...nadaaa...nada! VSF

  • Com certeza a resposta é a letra A. Mas infrllizmente ficamos a mercê destas bancas medíocres.
  • CHEGUEI À SEGUINTE CONCLUSÃO:

    AO CLASSIFICAR O ITEM ''C'' COMO ERRADO, NOTEI QUE O ITEM ''B'' ESTAVA DIZENDO JUSTAMENTO O OPOSTO. OU SEJA: TRATA-SE DE UMA ESTRUTURA ORGÂNICA, AS FUNÇÕES ESTÃO INTERLIGADAS UMAS COM AS OUTRAS, OU MELHOR DIZENDO, NÃO SÃO INDEPENDENTES... PARA DESCONSIDERAR O ITEM ''A'' CONCLUI QUE O VOCÁBULO "ETAPAS" ABRE A POSSIBILIDADE DE DIZER QUE TERMERMINADA FUNÇÃO TEM HORA DE INÍCIO E HORA DE TÉRMINO. LOGO, ISSO NÃO CARACTERIZARIA AS FUNÇÕES COMO INTERDEPENDENTES OU COMO UMA CADEIA REMISSIVA EM CONSTANTE OPERAÇÃO. 

     

     

     

    GABARITO ''B''

  • Sinto-me como se eu não tivesse estudado nada diante dessas questões 

  • A questão caberia recurso pois possui duas respostas que podem ser consideradas como certa. A letra A, pois planejar, organizar, dirigir e controlar são etapas do processo administrativo e também a letra B, pois estas funções não são independentes e, claro, estão contidas umas nas outras.

  • QUestão passiva de anulação. Como a colega Angelica citou o trecho do livro que da a entender que tanto a A quanto a B estão corretas

  • Alguém joga uma bomba na sede da AOCP. Plmdds!!!!!!

  • HAHAHAHAHA, essa AOCP...

     

    Questão muito mal formulada. Passível de recurso tranquilamente. 

  • Esse examinador é um demonio, vai se aposentar mizeravi afffffffff

  • Examinador burro! Que ele precisa fazer questões para a mãe dele! Vai se lascar!!!!

  • Como diria o Padre Fábio de Melo... PQP

  •  

    #preguiçadisso

  • "De um modo geral, aceita-se hoje o planejamento,
    a organização, a direção e o controle como as
    funções básicas do administrador. Essas quatro funções
    básicas - planejar, organizar, dirigir e controlar
    - constituem o chamado processo administrativo. Quando consideradas em um todo integrado, as
    funções administrativas formam o processo administrativo.

    Quando consideradas isoladamente, o
    planejamento, a direção, a organização e o controle
    constituem funções administrativas." Chiavenato, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7ª edição, pág. 166 e 167.

     

  • Galera, não adianta brigar com a banca, temos que conhece-la. Na própria questão ela cita: "aplicação da administração é por meio de sua representação como processo administrativo,"

    Se ela já cita na PRÓPRIA questão o termo "processo administrativo", lógico que ele não seria a resposta né? Sobrando assim, apenas a letra B.

     

  • Aprendi duas coisas com essa banca.

     

    1° Gabarito na A geralmente é cilada da boa.
    2° se a questão tem 6 comentários ou mais, é TRETA doido.

  • So encontro bronca nas questão da AOCP. 

  • Essa banca devia ser banida. Nunca peguei uma questão que fizesse sentido. Terrível!
  • Jura que não é a alternativa A???? Uai.... Kkkkkkkk

  • Meu Deus! Dai-me paciência com uma banca dessas!

  • GALERA A VERDADE É ESTA:ESTUDE A BANCA KK ESQUEÇA A VERDADE 

  • sinto muito galera, mas depois que eu tbm errei entendi o que o esaminador queria 

    no proprio enunciado ele fala do processo admin

    ele queria a relação interdependente das funções! pelo menos me pareceu isso

  • Chorando de rir com os comentários... HSUAHSUA

  • será q as bancas tem seus próprios doutrinadores?? essa é a única explicação, pq muitas delas rasgam a doutrina geral q está contida nos livros

  • Essa é de chorar

  • Parece que o objetivo da banca é desmotivar quem realmente estuda, simplesmente impossível fazer uma analise da questão e não erra. VTC .

  • Gente, estou organizando um retiro de orações para descarrego dessa banca endemoniada.

    cantemos esse hino: Segura na mão de Deus, segura na mão de Deus, segura e vai.

    Labaxurias decantaray!

    Amém

  • Choremos!! A única coisa que me deixou menos deprimida foi a leitura dos comentários. =(

  • Alguém por obséquio poderia me explicar qual o erro da letra A.

  • AOCP é prima da IBFC, podem fazer as questões delas e verão

  • Gabarito: B

    As funções são interdependentes, ou seja, uma depende da outra, são interligadas de forma constante, sem fim. Quando a alternativa A diz que: como "etapas" do processo administrativo. Etapas dá ideia de processo concluído, finalizado.

    E ainda podemos contar que alternativa A é muito óbvia.

  • Apesar de ter errado, depois entendi a resposta tendo em vista que o processo administrativo é um processo contínuo e as funções administrativas estão "intimamente relacionadas em uma interação dinâmica" (LAC Concursos)

  • Nem acredito que vou fazer prova com essa banca ridícula

  • Essa questão possui dois gabaritos: A e B. Ponto Final.

    PODC são, sim, etapas do processo administrativo e estão, sim, contidas umas nas outras. Uma coisa não exclui a outra.

  • Prestem atenção no final do enunciado > (De que forma essas funções são encontradas nas empresas?)

    Pessoal, óbvio que de forma interdependente (Contidas umas nas outras).

    A banca não pergunta NADA sobre etapas.

  • So erros, espero não errar na prova.

  • QUAL ERRO DA LETRA A ???

  • Entendi que a questão abordou mais o lado das caractéristicas, não das etapas.

    As caractéristica são:

    -interdependentes;

    -interligadas;

    -de maneira ciclica, dinâmica, continua, interativa;

    OU SEJA...

    Contidas umas nas outras funções.

    LETRA B

    Concordo que a redação dessa questão não ajuda, mais foi assim que interpretei para acertar.

    Espero ter ajudado :)

  • Para Chiavenato, consideradas isoladamente, são funções do administrador. Se consideradas num todo integrado, as funções do administrador formam um processo.

    Embora os atributos planejar, organizar dirigir e controlar sejam consideradas etapas de um processo, não se deve perder de vista que as funções encontram-se contidas umas nas outras. ( as funções não devem ser condideradas como etapa, pois pressupõe um momento certo de inicio e fim, não colocando- as como interdependentes).

    A banca parece não seguir nenhuma corrente e sim, artigos da internet.

  • LIXOOOOOOOOOOOOOOOOOO

  • As funções do administrador envolvem um processo administrativo cíclico de interação entre as seguintes funções: planejar, organizar, dirigir e controlar. Esse processo é cíclico, dinâmico e interativo.

    De forma resumida, a função planejar refere-se ao processo de elaboração e execução do Planejamento Estratégico, do Planejamento Tático e do Planejamento Operacional de uma empresa. A função organizar está relacionada a estrutura da empresa, a sua arquitetura organizacional, ou seja, a forma como ela se estrutura para prestação de serviços a seus clientes. A função dirigir refere-se ao estilo de liderança, de direção, a maneira pela qual os objetivos devem ser alcançados através da atividade das pessoas e da aplicação dos recursos da organização. Essa função refere-se ao relacionamento interpessoal do administrador com o subordinado, ou seja, reflete um processo de informação e de decisão. Por fim, a função controle está relacionada ao processo de avaliação da condução das atividades da empresa, para que todas as coisas funcionem da maneira certa e no tempo certo (CHIAVENATO, 2009).

    Dessa forma, podemos analisar cada alternativa, separadamente, e comparar com o exposto.

    A) Errada. Alternativa muito confusa, apesar de que o erro da alternativa estar ao definir como etapas. Visto que, a alternativa passa a percepção de que para um processo começar é necessário que o outro termine, como etapas.

    B) Certa. De fato as funções são inter-relacionadas. Ou seja, se relacionam.

    C) Errada. A alternativa está errada pelo fato de as funções serem inter-relacionadas e não independentes.

    D) Errada. A alternativa está errada ao falar que é um processo autônomo (visto que são interdependentes) e hermético (algo fechado, contido, oculto). Visto que, não está de acordo com a estrutura de uma organização interdependente.

    E) Errada. As funções desse processo administrativo estão relacionadas às funções do administrador e não à área da responsabilidade.


    Fonte:

    CHIAVENATO, Idalberto. Administração Geral e Pública. 2ª Ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.


    Gabarito do Professor: Letra B.
  • As funções da administração planejar, organizar, dirigir e controlar quando integradas formam o processo administrativo. O processo administrativo é cíclico, dinâmico e interativo.

    As funções da administração planejar, organizar, dirigir e controlar quando separadas são consideradas apenas funções administrativas.

    Quem vai fazer prova da aocp (mas conhecida como banca lixo), precisa levar isso para a prova.

    Outra coisa, essa diferença eu vi em uma resposta aqui no QC.


ID
1709794
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Existem diversas conceituações sobre a função de planejamento. Assinale a alternativa que apresenta uma conceituação adequada de planejamento.

Alternativas
Comentários
  • Letra B

    O planejamento é a função da administração responsável pela definição dos objetivos da organização e pela concepção de planos que integram e coordenam suas atividades. O planejamento tem a dupla atribuição de definir o que deve ser feito (objetivos) e como deve ser feito (planos).


    Definição dos objetivos: Resultados, propósitos, intenções ou estados futuros que as organizações pretendem alcançar.

    Concepção de planos: Guias que integram e coordenam as atividades da organização de forma a alcançar os objetivos.



    Fonte: SOBRAL, FELIPE; PECI, ALKETA. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 


  • GAB: B

     

    Mais um pouco sobre planejamento: 

     

    De acordo Chiavenato: "Planejamento é  um processo  de estabelecer objetivos e definir a maneira de alcançá-los."

     

    De acordo Djalma de Oliveira: "Planejamento é um processo desenvolvido para o alcance de uma situação futura desejada, de um modo mais eficiente, eficaz e efetivo, com a melhor concentração de esforços e recursos da empresa".

     

    Processo de planejamento, conforme Schermerhorn:

     

    1 - Definição de objetivos

    2 - Determinar situação atual

    3 - Desenvolver premissas sobre o futuro

    4 - Analisar e escolher entre alternativas

    5 - Implementar o plano e avaliar os resultados

  • GAB B.

    Planejamento:

    1 - Definição de objetivos

    2 - Determinar situação atual

    3 - Desenvolver premissas sobre o futuro

    4 - Analisar e escolher entre alternativas

    5 - Implementar o plano e avaliar os resultados

  • Cuidado! Nem sempre a opção que tem "... para atingir objetivo" se refere ao planejamento.


ID
1709797
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Qual é uma das etapas ou decisões do processo de organização?

Alternativas
Comentários
  • A identificação, a análise, a ordenação e o agrupamento das atividades e recursos, visando ao alcance de resultados diz respeito à ORGANIZAÇÃO!

  • a sensação que eu tenho é que toda vez que faço uma questão que fala de organização e direção sempre aparece um significado novo para os termos...a cada questão eu penso que é uma coisa e é outra. misericórdia de matéria chata!

  • Achei que "analisar os objetivos" seria parte do Planejamento.

  • Esse conceito da letra A que a banca deu como gabarito é o do Planejamento...Oushe!!! É cada uma..rsrs


    Ex Nunc.

  • definir objetivos que é do planejamento

  • Principais etapas processo de organizar:

    Analisar objetivos e os trabalhos a serem realizados;

    Dividir o trabalho de acordo com os criterios mais apropriados para a realizacao dos objetivos;

    Definir as responsabilidades pela realizacao do trabalho;

    Definir os niveis de autoridade;

    Desenhar a estrutura organizacional.

     

     

  • A questão falar de "ANALISAR", o que compete a Organização.

    Já o Planejamento DEFINE/CRIA o que é diferente de ANALIZAR.

  • Tive o mesmo pensamento do colega Daniel:

    A questão falar de "ANALISAR", o que compete a Organização.

    Já o Planejamento DEFINE/CRIA o que é diferente de ANALISAR.

    O planejamento cria/define para então a organização analisar o que foi proposto pelo planejamento para construir sua estrutura organizacional.

  • As principais etapas (ou decisões) no processo de organizar são:

     

    ·       Analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados.

    ·       Dividir o trabalho, de acordo com os critérios mais apropriados para a realização dos objetivos.

    ·       Definir as responsabilidades pela realização do trabalho.

    ·       Definir os níveis de autoridade.

     

    FONTE: MAXIMIANO, Introdução a Administração. (6ª ed, página 210)

  • A questão fala em ETAPAS DO PROCESSO. PODE SER: Planejamento, Organização, Direção e Controle.

    pois bem, a questão quer etapas do processo de ORGANIZAÇÃO:

    Analisar os objetivos e o trabalho a serem realizados. --> ORGANIZAÇÃO

    Definir a flexibilidade dos recursos produtivos. --> Planejamento

    Entender a dinâmica do mercado de atuação. --> Planejamento

    Gerenciar a política de recursos humanos. --> Direção

    Avaliar os retornos sobre o investimento. --> Controle

     

    FONTE: MEUS ESTUDOS

  • Acrescentando ao comentário de Lydia, ve-se que faltou: Desenhar a estrutura organizacional. 

    FONTE: MAXIMIANO, Introdução a Administração. (6ª ed, pg 210)

    Bons estudos!

  • Esse examinador lixo precisa fazer questões para a mãe dele! Essa banca é uma lixo!

  • Voltar duas casas e estudar interpretação de texto...

     

  • que banca é essa assustadaaaaa 

    horrívelllllllllllllllllllllllllllllllll

  • TRATA-SE DO PLANEJAMENTO DO PROCESSO DE ORGANIZAÇÃO. 

  • SÉRIO, EU N CONSIGO GANHAR UMA DESSA BANCA KKK

  • O planejamento estabelece....a Organização analisa o que foi estabelecido pelo planejamento.

  • Bruno Campos, se vc tiver um raciocínio desse no dia da prova pode ir direto assinar seu termo de posse. A vaga é sua!!!!!!

  • A organização divide os trabalhos a serem realizados...


ID
1709800
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Toda organização é um grupo de pessoas e muitas organizações são aglomerados de grupos. Qual é um exemplo de grupo que forma um equipe de trabalho nas organizações?

Alternativas
Comentários
  • as equipes de trabalho se caracterizam por ter um objetivo de trabalho compartilhado. Ainda que cada membro possa ter metas
    específicas que devam ser atingidas, haverá um objetivo global, da equipe, que é a razão pela qual foi criada e que é compartilhado por todos. (GRUPOS E EQUIPES DE TRABALHO NAS ORGANIZAÇÕES  - Francisco José Batista de Albuquerque - Katia E. Puente-Palacios)

  • e por que raios os organizadores de uma festa, que estão trabalhando em conjunto em prol de um objetivo em comum não podem ser uma equipe de trabalho?

  • Essa questão não dá informações suficientes para determinar se qualquer das alternativas é um exemplo de grupo ou equipe mas forçando a barra, dá pra concluir que o caso da tripulação da aeronave é o único que exige que competências individuais sejam envolvidas nos processos que vão atingir o objetivo comum, porque ao menos sabemos que cada tripulante tem uma função específica e necessária para conduzir o vôo.

    O grupo se transforma em equipe quando apresenta, além de um objetivo em comum, as atividades desempenhadas  pelos  membros da  equipe  devem  ser  complementares  e  deve  haver  relações  de interação e interdependência dinâmicas e complexas. Além disso, é fundamental que as competências individuais sejam relacionadas nas atividades desempenhadas. (Andreia Ribas)



  • Questão lixo. Além de ser mal formuladas, muito ambiguas.

  • Gabarito: D
     

    Objetivos claros: bancada suprapartidária não tem (a);
    Orientação para resultados: compartilhar interesse não necessariamente gera resultado (e)
    Membros devem ser qualificados: organizadores de festa mensal não necessariamente são qualificados (b); passageiros aguardando na sala de
    espera não são (c); e amigos de sala também não (e).
    Compromisso qualificado: amigos de sala e organizadores de festa não preenchem esse elemento.
    Espírito de colaboração: passageiros querem resolver seus problemas individuais.
    Os tripulantes devem ser qualificados, tem objetivo claro da condução do voo, está orientada para o resultado (aterrissar no outro país); possuem um
    compromisso qualificado (condução de uma aeronave); e devem ter espírito de colaboração.
     

  • Julio ,cadê a fonte que equipe deve ser qualificada? O conceito de equipe, são pessoas que trabalham em conjunto com um mesmo objetivo.

    Por exemplo: Uma enchente, pessoas se afogando, moradores do bairro se reunem com um objetivo em comum, salvar as pessoas.

  • Eu não sei quem fuma mais maconha, se os examinadores da AOCP ou da Quadrix

  • E ainda tem  gente para tentar explicar o inexplicável!!! Paciência!!! É por isso que essas banquinhas fazem o que querem.

     

  • Questões escrotas e medíocres: QUADRIX E AOCP

  • A questão Q729238 apresenta esse conceito de equipe de trabalho da banca.

    Como já caiu em mais de uma questão, pode voltar a se repetir.. 

  • os tripulantes de tais voos nem se falar se falam,alem do mais compartilhar algo..sem nexo essa questão.

  • Erivanaldo, partindo dessa sua conceituaçao, a resposta correta seria letra e, pois eh ela que  fala em compartilhar interesse. 

  • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • KKKKKKK meu Deus! E olha que vou fazer concurso dessa banca! Que Deus me ajude!

  • eu acho que o examinador da OACP deixa os filhos dele formularem questões,para ele ganhar mais dinheiro,só pode ser,a única alternativa que está errada é a do gabarito "D''.

  • Eu espero nunca fazer concurso dessa AOCP nem QUADRIX! 

  • A - Líderes de diferentes partidos adversários que se reúnem no congresso em bancada suprapartidária. ( Grupo )

     B- Organizadores da festa mensal dos aniversariantes que trabalham em uma empresa.(Cada um faz um serviço, não é grupo nem equipe)

     C- Passageiros aguardando na sala de espera pelo embarque em uma aeronave no aeroporto.  (Tem objetivo individual, mas é um Grupo de pessoas)

    D-Tripulantes de uma aeronave na condução de um voo de um país para outro (Tem objetivo comum: Equipe)

    E- Amigos de uma sala de aula que se encontram para compartilhar algum interesse (Tem objetivo individual: Grupo)

  • Aquele tipo de questão marota pra o chegado.

  • Conceito transcrito do site wikiipédia:



    "Tripulação ou equipagem é a equipe que realiza a manutenção das atividades primordiais ao bom funcionamento de meios de transporte, sejam estes aéreos, aquáticos ou terrestres."



    FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Tripula%C3%A7%C3%A3o

  • Eis que Bob Marley é o examinador da sua prova... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Organizadores de uma festa também podem ser uma equipe de trabalho, se reunem em prol de um objetivo comum. não sei por que não anulam.

  • Equipes são conjuntos de pessoas reunidos de forma sistêmica para produzir algo (objetivos em

    comum!) que a soma dos indivíduos trabalhando sozinhos não seria capaz.

    Vejamos:

    A) Errado. Trata-se de um grupo.

    B) Errado. Pode ser considerado equipe, mas certamente não é uma equipe de trabalho, pois o

    objetivo não são organizacionais, mas sim do grupo social.

    C) Errado. Trata-se de um grupo

    D) Certo. Trata-se de um conjunto de pessoas buscando um objetivo organizacional específico.

    E) Errado. Trata-se de um grupo.

    GABARITO: D.

    Professor Carlos Xavier - Estratégia Concursos

  • Meu medo de fazer provas dessa Banca..é morrer de estudar e nunca acertar nada!

    INSTITUTO AOCP UM DIA TE PEGO DE GEITO,JEITO O QUE VC ACHAR CORRETO..PRQ EU NUNCA SEI!

  • Essa banca se supera na subjetividade..

  • Já mandei duas mensagens para a banca pedindo informações precisas sobre o local onde o examinador responsável por administração geral compra o baseado. Para pensar acoplado com o examinador só viajando na mesma onda que ele. Estudar puro não adianta não.

  • Realmente, como alguém comentou, a AOCP é uma banca que trabalha sobre a subjetividade. Isso dificulta bastante as coisas.

  • Só Deus na causa...Ajuda-me Senhor, ajuda-me Paizinho

  • GALERA, ESSA ATE QUE ESTAVA FACIL. MAS ESSA AOCP REALMENTE.... SÓ JESUS POR NÓS.

    OREMOS!

  • Fala sério rs.

  • O grupo se transforma em equipe quando apresenta, além de um objetivo em comum, as atividades desempenhadas pelos membros da equipe devem ser complementares e deve haver relações de interação e interdependência dinâmicas e complexas. Além disso, é fundamental que as competências individuais sejam relacionadas nas atividades desempenhadas.

    Vamos analisar cada alternativa.

    Alternativa A. Errado. Líderes de diferentes partidos adversários reunidos em bancada suprapartidária não caracteriza equipe de trabalho pois não possuem objetivo em comum, cada bancada tem seu objetivo.

    Alternativa B. Errado. Mesmo que seja da mesma empresa, não há relação de interdependência entre os organizadores de festa, cada colaborador tem seu serviço.

    Alternativa C. Errado. Passageiros aguardando na sala de espera para o embarque constituem um grupo de pessoa, mas cada um tem um objetivo individual, o que não é característica de equipe.

    Alternativa D. Certo. Todos possuem um objetivo em comum, com atividades complementares e competências individuais que se relacionam com as atividades desempenhadas.

    Alternativa E. Errado. Amigos de sala não possuem objetivos em comum, competências individuais nem interdependência, descaracterizando equipe de trabalho.

    Gabarito: D

  • Grupos de Trabalho são um conjunto de dois ou mais indivíduos

    interdependentes, que interagem entre si para trocar informações, com o objetivo de alcançar

    objetivos particulares (objetivos individuais). Ou seja, o grupo interage para compartilhar

    informações que irão ajudar cada um dos membros a atingir seus próprios objetivos (isto é, o

    objetivo é ajudar no “desempenho individual” de cada um dos membros).

    Pode-se dizer, portanto, que as equipes são uma “evolução” dos grupos. De acordo com

    Chiavenato22 “no fundo, a equipe é um grupo supermelhorado, um tipo especial de grupo.”

    As Equipes de Trabalho, por sua vez, são um conjunto de dois ou mais indivíduos com habilidades

    complementares, e que trabalham em conjunto para alcançar um objetivo comum.

    Portanto,tripulantes de uma aeronave na condução de um voo de um país para outro TEM OS MESMO OBJETIVOS.

  • Só pensar assim:

    Estudantes e passageiros têm apenas objetivos comuns, chegarem ao seu destino que seriam o Diploma (no caso dos estudantes) e a Cidade (no caso dos passageiros), em ambos os casos independem do processo, pois pensam apenas nos FINS.

    os Líderes de diferentes partidos adversários que se reúnem no congresso em bancada suprapartidária, eles não têm nem sequer um objetivo em comum, vão apenas discutir possíveis divergências partidárias;

    Os Organizadores da festa mensal dos aniversariantes que trabalham em uma empresa, nessa situação, eles são apenas um grupo de trabalho, pois cada um irá fazer a sua parte organizando cada item, pense assim: Um irá arrumar as cadeiras, outro a decoração, e assim sucessivamente...

    Já o Gabarito que seriam Os Tripulantes, NECESSARIAMENTE, exige-se ser uma equipe de trabalho, pois todos, internamente à aeronave, têm o mesmo objetivo: levar todos os passageiros com segurança e conforto ao seu destino. Eles focam no MEIO - PROCESSO e o TODO é maior do que a SOMA das partes.

  • BISONHO


ID
1709803
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

As relações humanas nas organizações passaram a receber maior atenção a partir dos estudos desenvolvidos no início do século XX por Elton Mayo cujas conclusões tornaram-se as bases da filosofia das relações humanas, que compõe o enfoque comportamental. Quais são os dois grandes ramos de estudo das relações humanas modernas nas organizações?

Alternativas
Comentários
  • Mozart Fiscal o comentário da Carol_gs10 é direcionado para os que não possuem conta premium, e só podem visualizar o gabarito

    Bons estudos !!!

  • Resolvi esta questão pensando o seguinte: As conclusões do estudo de "Hawthorne" são voltadas, eminentemente, para os comportamentos individuais dos trabalhadores, tanto no âmbito da organização quanto no âmbito personalíssimo. 

    A ênfase da abordagem humanística é a pessoa. Por isso, ao meu ver, a única alternativa que se encaixa a esse conceito é a letra C. Abç

  • o que me fez errar foi o termo "modernas" na pergunta, procurei uma alternativa que fosse mais de acordo com o "estudo das relações humanas modernas nas organizações" e achei que a D tinha mais a ver... :/

  • O estudo das pessoas como indivíduos e o estudo das pessoas como integrantes de grupos nas organizações.  GAB  C

  • Frederico P, as experiências de "Hawthorne" são voltadas no grupo social-homem social e não nos indivíduos isolados. 

    Enfatiza o grupo e não o individuo. As relações humanas são importantes, e os grupos informais são considerados. 

    Acredito que a letra D é a correta, por se falar em relações interpessoais e estudos do grupo.

     

    Foi somente um comentário para complementação dos estudos, pq nada disso serve para responder essa banca de doido!

  • A AOCP consegue deixar Administração Geral ainda mais subjetiva.

    Tb n consigo ver o erro da letra D,

  • marquei D, estranho ser outra opção a certa.

  • Acredito que a C é mais correta que a D, pois quando fala em "estudo dos grupos como estrutura organizacional nas empresas", dá a ideia de grupos formais e isso está mais para a Teoria de Desenvolvimento Organizacional.

  • Estudo das pessoas como indivíduos - nesta lógica, os indivíduos possuem necessidades (de acordo com Maslow) que, quando não supridas, podem atrapalhar o seu desempenho no trabalho.

    Estudo das pessoas como integrantes de grupos nas organizações - as empresas são feitas de pessoas e para as pessoas. Não há lucratividade sem o trabalho das pessoas. Cada membro do grupo exerce influência sobre o resultado final.

    Fonte: Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/16811942#readmore

  • Gab.: C

    O estudo das pessoas como indivíduos e o estudo das pessoas como integrantes de grupos nas organizações.

  • Em linhas gerais, os dois grandes ramos de estudo das relações humanas modernas nas organizações são: 

    estudo das pessoas como indivíduos - nesta lógica, os indivíduos possuem necessidades (de acordo com Maslow) que, quando não supridas, podem atrapalhar o seu desempenho no trabalho.

    estudo das pessoas como integrantes de grupos nas organizações - as empresas são feitas de pessoas e para as pessoas. Não há lucratividade sem o trabalho das pessoas. Cada membro do grupo exerce influência sobre o resultado final.

  • Gabarito: C - O estudo das pessoas como indivíduos e o estudo das pessoas como integrantes de grupos nas organizações.

    Sobre as demais questões:

    A teoria Comportamental trará o estudo da:

    Motivação;

    Liderança;

    Competência;

    Comunicação e Cultura.

    Vale ressaltar que na Teoria Behaviorista ou Comportamental é que o homem administrativo será abordado de modo a aprimorar a teoria R.H propondo um estudo aprofundado dos líderes e liderados.

    A - ERRADA - O estudo das características individuais como competências e traços de personalidade e o estudo da motivação.

    B - ERRADA -O estudo dos processos interpessoais como liderança, dinâmica de grupo e comunicação e o estudo da cultura organizacional.

    D - ERRADA -O estudo das pessoas em suas relações interpessoais e o estudo dos grupos como estrutura organizacional nas empresas.

    E - ERRADA O estudo da liderança organizacional e sua hierarquização e o estudo de conceitos e técnicas de dinâmica de grupo.


ID
1709806
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Existe uma situação conflitante entre a disponibilidade de estoque e a vinculação do capital, de tal forma que altos níveis de estoques são demandados pelos departamentos de compras, de produção e de vendas, enquanto o departamento financeiro necessita de estoques reduzidos para diminuir o capital investido. Diante desse conflito, quem deve ficar responsável pelas decisões em relação aos estoques na empresa?

Alternativas
Comentários
  • gostaria de uma justificativa.

  • Ana, quem voce acha que sabe quando e necessario comprar material? O departamento de materiais!!

  • Funções da administração de estoques:


    ---> Atuar na regulação do fluxo de mercadorias no âmbito de negócios em que a organização atua.


    ---> Proporcionar fluidez necessária para a produção e o atendimento das vendas.


    ---> Buscar a constante otimização do investimento em estoques, aumentando a eficiência na gestão destes itens.


    ---> Atuar da melhor forma possível atendendo os objetivos dos departamentos da empresa auxiliando a operacionalidade da mesma, da melhor forma possível em cada um dos departamentos.


    Adendo que considero importante a análise da questão:


    É função da administração de materiais integrar os objetivos dos departamentos envolvidos — compras, produção, vendas e finanças —, aumentando, assim,  a EFICIÊNCIA dos meios internos e otimizando os investimentos da empresa em estoques.


    Para Dias (1995)1 , a função da administração de estoques é maximizar o efeito lubrificante no feedback de vendas e o ajuste do planejamento da produção. Simultaneamente, a administração de estoques deveminimizar o capital investido em estoques, por meio da EFICIÊNCIAdos meios internos.


    Sem estoque é impossível uma empresa trabalhar, pois o ESTOQUE trabalha como amortecedor entre os vários estágios da produção até a venda final do produto. Quanto maior o investimento nos vários tipos de estoque(supondo que este estoque seja o estritamente necessário), tanto maior é a capacidade e a responsabilidade de cada departamento. Para a GERÊNCIA FINANCEIRA,a minimização de estoques é uma das metas prioritárias(DIAS, 1995)1 .


    EFICIÊNCIA: é a capacidade do administrador de obter bons produtos como produtividade e desempenho, utilizando amenor quantidade de recursos possíveis, como tempo, mão-de-obra e material, oumais produtos utilizando a mesma quantidade de recursos.


    Eficácia:é a capacidade de fazer aquilo que é preciso, que é certo para se alcançar determinado objetivo, escolhendo os melhores meios e produzir um produto adequado ao mercado.

  • Departamento financeiro tem a última voz, e quem trabalha em organizações, sabe disso.

  • Departamento de materiais: responsável por administrar o estoque por meio de atitudes que não permitam a deterioração dos insumos por meio de sequenciamentos como o primeiro que entra é o primeiro que sai. Prever a carência de materiais antes que repercuta negativamente no processo de produção (processo decisório em relação aos estoques na empresa). 

     

    Departamento de compras: responsável por adquirir o material tão logo notificado pelo departamento e materiais. 

     

    Resposta: Letra A. 

  • Júnior, não é querendo te cortar, mas pouco importa o que acha quem trabalha numa organização.

    Aqui é teoria. E o correto é, nesse caso, que o setor de Materiais decida isso, uma vez que é o setor imparcial.

    COMPRAS, PRODUÇÃO E VENDAS: QUEREM O MÁXIMO DE ESTOQUE

    FINANCEIRO: QUER O MÍNIMO DE ESTOQUE

  • Discordo do gabarito

    Nesse caso, seria o departamento de vendas, pois a produção estaria vinculada à demanda, de forma a evitar estoque parado e consequentemente capital investido desnecessariamente

  • só grava a regra .

    DEPARTAMENTO DE COMPRA vs DEPARTAMENTO FINANCEIRO

    (DEPARTAMENTO DE MATERIAIS) MEDIADOR

    A ORDEM VEM PRIMEIRO = DEP . MATERIAIS

    A ORDEM VEM SEGUNDO= DEP. FINANCEIRO

    A ORDEM VEM TERCEIRO= DEP. DE COMPRA .

    E NUNCA MAIS ERRE .

  • A administração de materiais efetiva visa minimizar o conflito existente entre a área-fim e a área-meio de uma organização, como a área de compras e a área financeira

  • Pode-se acertar também pela lógica, veja:

    Há duas partes brigando: A e B

    • Um lado quer altos níveis de estoque; e o outro quer minimizar o capital investido.

    Diante disso, deve vir um TERCEIRO para MEDIAR, e tomar decisão final.

    Logo, este terceiro é o único diferente que aparece entre as assertivas - (Departamento de Materiais).

    Fonte: Raciocínio Lógico


ID
1709809
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais

A armazenagem de materiais requer estudos de layout quando da implantação de um novo depósito, mudanças nas instalações ou necessidades de atualização. Qual é a situação que origina uma mudança de layout que necessita de estudos de capacidade ociosa, obsolescência iminente do produto ou adequação do equipamento existente?

Alternativas
Comentários
  •  O layout na Armazenagem

    http://famanet.br/Ambientes/adm/pdf/md_max.pdf
    pg 5 (finalzinho)
  • a) Mudança na localização do mercado consumidor: é um problema que, não tendo influência direta, age como reflexo no layout, já que a necessidade na relocação de um depósito envolve novo estudo de layout.


    b) Ambiente de Trabalho Inadequado: o layout deve levar em conta as modificações que devem ser feitas para atenuar o efeito do ruído, das temperaturas anormais, presença de agentes agressivos, enfim, todos os fatores que podem afetar o rendimento de trabalho humano.


    c) Modificações no layout: pode indicar a conveniência em se ampliarem as instalações, uma construção de novo bloco ou mesmo a mudança completa do depósito.


    d) Índice Elevado de Acidentes: a localização de uma série de instalações que possam atender, em caráter de emergência, os operários que entram em contato com produtos químicos altamente corrosivos, o isolamento ou confinamento de certos locais de trabalho, o dimensionamento e a demarcação de corredores, passagens, áreas de tráfego de veículos, obstruções etc, que têm por finalidade não só a proteção como também eventual atendimento de emergência de acidentados.


    e) CORRETO. Variação na demanda: um aumento ou uma redução das vendas ou produção, justifica estudos de capacidade ociosa, obsolescência iminente do produto, adequação do equipamento existente, todos perfeitamente enquadra dos dentro das finalidades do layout.


    Fonte: http://docplayer.com.br/1844473-Apostila-administracao-de-materiais-e-patrimoniais-ii.html

  • ótimo comentário da Angelica Angelica... melhor que o comentário.. somente ela rsrs

  • E

    Quando tem-se uma mudança na demanda, muda tudo, muda o layout, muda a gestão de estoques, muda praticamente tudo. A demanda é super importante na ARM.

  • Quando se tratar de experiência isolada, própria da implantação de um novo depósito, mudanças nas instalações ou necessidade de atualização, a solução reside nos estudos efetuados por firmas especializadas em assessoria industrial e racionalização de trabalho, analisando, entre outras, as seguintes situações que originam uma mudança de layout:
    A) MODIFICAÇÃO DO PRODUTO
    Mercados altamente competitivos exigem muitas vezes modificações periódicas dos produtos, que afetam os equipamentos, a mão de obra e às vezes a área disponível.
    B) LANÇAMENTOS DE PRODUTO
    O desenvolvimento de um novo produto, ou mesmo a interrupção na fabrica ção de um produto que figurava na linha normal de vendas, envolve modificações na estrutura de armazenagem; o novo layout deve ser desenvolvido ao mesmo tempo que o novo produto passa pelo estágio do planejamento do processo de fabricação.
    C) VARIAÇÃO NA DEMANDA
    Um aumento ou uma redução das vendas ou produção justifica estudos de capacidade ociosa, obsolescência iminente do produto, adequação do equipamento existente, todos perfeitamente enquadrados dentro das finalidades do layout.
    D) OBSOLESCÊNCIA DAS INSTALAÇÕES
    Procedimentos, equipamentos e mesmo a edificação podem tornar-se um entrave na armazenagem de determinado produto. O problema do equipamento é o que menos afeta o layout nestes casos; a obsolescência de um processo exige, por outro lado, modificações sensíveis, ao passo que, no caso da edificação, o layout pode indicar a conveniência em se ampliarem as instalações, uma construção de novo bloco ou mesmo a mudança completa do depósito.
    E) AMBIENTE DE TRABALHO INADEQUADO
    O layout deve levar em conta as modificações necessárias para atenuar o efeito do ruído, das temperaturas anormais, presença de agentes agressivos, enfim, todos os fatores que podem afetar o rendimento de trabalho do elemento humano. O estudo e a disposição das estações de trabalho, acesso a materiais e ferramental fazem parte deste tópico.
    F) ÍNDICE ELEVADO DE ACIDENTES
    Fazem parte dos estudos de layout a localização de uma série de instalações que possam atender em caráter de emergência os operários que entram em contato com produtos químicos altamente corrosivos, o isolamento ou confinamento de certos locais de trabalho, o dimensionamento e a demarcação de corredores, passagens, áreas de tráfego de veículos, obstruções etc., tendo por finalidade não só a proteção como também eventual atendimento de emergência de acidentados.
    G) MUDANÇA NA LOCALIZAÇÃO DO MERCADO CONSUMIDOR
    É um problema que, não tendo influência direta, age como reflexo no layout, já que a necessidade na relocação de um depósito envolve novo estudo de layout.
    H) REDUÇÃO DOS CUSTOS
    Um melhor aproveitamento da edificação da mão de obra e dos equipamentos, produtos de um layout adequado, traz consigo uma redução nos custos não só de estocagem, como também de manutenção.
     

    Fonte: Administração de Materiais: Uma Abordagem Logístca• Marco Aurélio P. Dias

  • LAYOUT/ARRANJO FISICO:

    É o arranjo de homens, máquinas e materiais para que a armazenagem de determinado produto se processe dentro do padrão máximo de economia - processamento eficiente, usando melhor o espaço disponível e visando percorrer a menor distância no menor tempo possível.

  • Questão péssima. Apesar de inquestionável, ela cobra um conhecimento decorado exatamente como mencionado por Dias (2015), sem nenhuma chance de interpretação por quem conhece o conteúdo, mas não decorou esse detalhe.

    Relembre o que diz o autor:

    VARIAÇÃO NA DEMANDA

    "Um aumento ou uma redução das vendas ou produção justifica estudos de capacidade ociosa, obsolescência iminente do produto, adequação do equipamento existente, todos perfeitamente enquadrados dentro das finalidades do layout."

    GABARITO: E.

    Fonte : Professor Carlos Xavier


ID
1709812
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

Para que um sistema de movimentação de materiais seja eficiente, existem certas leis que, dentro das possibilidades, devem ser levadas em consideração. Quais são algumas dessas leis de um sistema de movimentação de materiais eficiente?

Alternativas
Comentários
  • Leis de movimentação 

    Podemos considerar as premissas abaixo como primordiais a um sistema de movimentação de materiais, que devem ser observadas para que não tenhamos problemas de segurança e perda de tempo: 

    1.Obediência ao fluxo das operações – Utilize sempre o fluxo com arranjo linear. Siga a seqüência de operações conforme a trajetória dos materiais.

    2.Mínima distância – Reduza as distâncias, eliminando trajetos com curvas acentuadas.

    3.Mínima manipulação – Reduza a freqüência de transporte manual. Evite manipular os materiais tanto quanto possível ao longo de processamento.

    4.Segurança  e satisfação – A segurança tanto do operador, como do pessoal circulante deve ser observada, quando selecionar o equipamento de transporte de materiais.

    5.Padronização – a padronização dos equipamentos é bastante interessante, pois reduz  o número de peças sobressalentes a sarem gerenciadas.

    6.Flexibilidade – A flexibilidade está direcionada a atuação do equipamento que será adquirido, pois deverá atender ao maior número de operações possíveis dentro da organização. Caso seja de única aplicação, estará fadado a trazer incômodos a administração de materiais.

    7.Máxima utilização do equipamento – mantenha o equipamento ocupado tanto possível. Evite acumulo de materiais nos terminais do ciclo de transporte.

    8.Máxima utilização da gravidade – Use a gravidade sempre que possível. Utilizando trechos motorizados de transportadores.

    9.Método alternativo – Faça estudo de método alternativo, em caso de falha do meio mecânico. Colocando talhas e equipamento de acionamento manual

    10.Menor custo total – Selecione equipamentos na base de custos totais e não somente  do custo inicial mais baixo ou do custo operacional ou somente do custo de manutenção. O equipamento escolhido deve ser aquele que apresenta o menor custo total para uma vida razoável e a uma taxa de retorno do investimento adequado.


    http://www.portaladm.adm.br/AM/AM6.htm

  • Gabarito C

    Obediência do fluxo de operações, mínima distância, manipulação mínima, máximo uso de equipamentos, padronização dos equipamentos, uso da gravidade, máximo uso de espaço cúbico e flexibilidade são algumas das leis que devem ser seguidas para equipamentos para movimentação de materiais.

  • Perceba que o comando da questão é movimentação de materiais. a Alternativa C é a única que liga-se diretamente com o comando da questão. 

  • GAB:C

    As 11 Leis da Movimentação de Materiais, Segundo Gonçalves(apud Rennó, 2014)

    Obediência ao fluxo das operações. Disponha a trajetória dos materiais de forma que a mesma seja a seqüência de operações.
    Mínima distância. Reduza as distâncias e transporte pela eliminação de zigue--zagues no fluxo dos materiais.
    Mínima manipulação. Reduza a freqüência de transporte manual. O transporte mecânico custa menos que as operações de carga e descarga, levantamento e armazenamento. Evite manipular os materiais tanto quanto possível ao longo do ciclo de processamento.

    Segurança e satisfação. Leve sempre em conta a segurança dos operadores e o pessoal circulante, quando selecionar o equipamento de transporte de materiais.

    Padronização. Use equipamento padronizado na medida do possível. O custo inicial é mais baixo, a manutenção é mais fácil e mais barata e a utilização desse equipamento é mais variada por ser mais flexível que equipamentos especializados.

    Flexibilidade. O valor de determinado equipamento para o usuário é proporcional à sua flexibilidade, isto é, à capacidade de satisfazer ao transporte de vários tipos de cargas, em condições variadas de trabalho.

    Máxima utilização do equipamento. Mantenha o equipamento ocupado tanto quanto possível. Evite acúmulo de materiais nos terminais do ciclo de transporte

    Máxima utilização da gravidade. Use a gravidade sempre que possível. Pequenos trechos motorizados de transportadores podem elevar a carga a uma altura con-veniente para suprir trechos longos de transportes por gravidade.

    Máxima utilização do espaço disponível. Use o espaço sobre cabeças sempre que for possível. Empilhe cargas ou utilize suportes especiais para isso.

    10ª Método alternativo. Faça uma previsão de um método alternativo de movimentação em caso de falha do meio mecânico de transporte. Essa alternativa pode ser bem menos eficiente que o processo definitivo de transporte, mas pode ser de grande valor em casos de emergência.

    11ª Menor custo total. Selecione equipamentos na base de custos totais e não somente do custo inicial mais baixo, ou do custo operacional, ou somente de manutenção. O equipamento escolhido deve ser o que apresenta o menor custo total para uma vida útil razoável e a uma taxa de retorno do investimento adequado.
    (Administração de Recursos Materiais para Concursos - Rodrigo Rennó, 214, página 137, 1ª edição)

  • Letra C. 

     

    1ª Obediência ao fluxo das operações.  trajetória dos materiais = a seqüência de operações.
     

    2ª Mínima distância. Reduzir  distâncias e eliminar  zigue--zagues no fluxo dos materiais.
     

     Mínima manipulação. Reduzir manipulação do material e frequência do transporte manual. 

     

    4ª Segurança e satisfação. Leve sempre em conta a segurança dos operadores e o pessoal circulante, quando selecionar o equipamento de transporte de materiais.

     

    5ª Padronização. Use equipamento padronizado na medida do possível.

     

    6ª Flexibilidade. Capacidade de satisfazer ao transporte de vários tipos de cargas, em condições variadas de trabalho.

     

    7ª Máxima utilização do equipamento. Mantenha o equipamento ocupado tanto quanto possível.

     

    8ª Máxima utilização da gravidade. Use a gravidade sempre que possível.

     

    9ª Máxima utilização do espaço disponível. Use o espaço sobre cabeças sempre que for possível. Empilhe cargas ou utilize suportes especiais para isso.

     

    10ª Método alternativo. Faça uma previsão de um método alternativo de movimentação em caso de falha do meio mecânico de transporte.

     

    11ª Menor custo total.  O equipamento escolhido deve ser o que apresenta o menor custo total para uma vida útil razoável e a uma taxa de retorno do investimento adequado.

     

     Leis da Movimentação de Materiais -  Vídeo aula do prof. Rodrigo.

  • Movimentações = fluxo! Como tudo na administração busca a eficiência e a eficácia, a letra C é a mais coerente.

  • Em algumas questões você erra por nao saber o que a banca quer!

  • tem questao que so na logica do enunciado..resolvemos :)

  • Leis de um sistema de movimentação de materiais eficiente:

    Obediência ao fluxo das operações; 

    Mínimas distância e manipulação; 

    Máxima utilização do equipamento, da gravidade e do espaço disponível;

    Padronização e flexibilidade.


ID
1709815
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Qual é a atividade que compreende um conjunto de operações e procedimentos, visando ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a garantir a sua imediata localização e recuperação?

Alternativas
Comentários
  • A Classificação, a Distribuição, a Recepção e o Registro são considerados como Atividades do Protocolo:

    http://concurseirosdemaceio.blogspot.com.br/2014/04/protocolorecepcao-de-documentos.html

  • Qual é a atividade que compreende um conjunto de operações e procedimentos, visando ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a garantir a sua imediata localização e recuperação?


    d) Atividade de protocolo de documentos.  GABARITO
  • Gab: D.


    Tarefas Realizadas pelo Setor de Protocolo Muitas tarefas fazem parte do dia-a-dia do funcionário do setor de protocolo. Afinal, toda correspondência que chega à empresa passa primeiro pelas suas mãos. Assim, deve haver uma rotina para evitar problemas de atraso ou troca de destinatário ou qualquer outro que venha prejudicar o andamento dos negócios. Geralmente, a rotina inclui os seguintes procedimentos:
    Receber toda a correspondência.
    Separar a correspondência oficial da particular:
    Distribuir a correspondência particular:
    Separar a correspondência de caráter ostensivo - ou seja, aquela que pode
    ser aberta e mostrada - daquela de caráter particular, que deve ser
    encaminhada a quem for destinada.
    Abrir e ler a correspondência ostensiva.
    Verificar se existem antecedentes dessa correspondência no arquivo da firma. Se houver, providenciar para que sejam agrupados. Por exemplo, mandar reunir, num só arquivo, dois documentos relativos a um mesmo processo administrativo.
    Carimbar o documento no canto superior direito (de preferência com um carimbo que inclua a data e o número do protocolo). Deve-se escrever também para onde o documento será encaminhado e o código atribuído a ele quando foi classificado.
    Fazer um resumo do assunto tratado no documento e finalmente encaminhar os papéis ao setor responsável por arquivá-lo.

  • GABARITO : D


    PROTOCOLO = CONTROLE

  • O protocolo garante a recuperação... Não entendi. Eu quero recuperar um arquivo e devo ir ao protocolo???

  • O protocolo visa também ao controle dos documentos que ainda tramitam

    no órgão, de modo a assegurar a sua imediata localização.

    Além disso, o serviço de protocolo é responsável pelas atividades de

    expedição de correspondências a outras instituições.



    arquivologia facilitada-João tiago

  • Analisando a questão:

    O protocolo é a atividade que tem como função controlar o trâmite (movimentação interna) de documentos dentre os vários setores da instituição. Portanto está correta a alternativa de letra "D".

    Então vamos às demais alternativas.

    A atividade de classificação consiste em atribuir código de classificação aos documentos com o objetivo de agrupá-los logicamente segundo critérios preestabelecidos.

    A atividade de distribuição consiste em enviar os documentos aos seus destinatários.

    A atividade de recepção de documentos consistem e uma série de tarefas que tratam de receber os documentos que provêm do ambiente externo à instituição.

    A atividade de registro consiste identificar os metadados do documento (data, assunto, número, remetente, destinatário, etc) e inserir em sistema de controle de tramitação, para fácil recuperação da informação.

    Resposta: Alternativa D.

  • A questão refere-se ao setor de Protocolo, em sua atividade de Tramitação/Movimentação.

    O que faz uma atividade de Tramitação/Movimentação, no setor de protocolo de uma instituição Pública???
    > É a atividade realizada pelo protocolo, como já foi dito, que consiste em identificar o setor/setores que passam/tramitam os documentos da instituição, e tem como objetivos:
                    a) Recuperar os documentos com eficiência e rapidez;e
                    b) Identificar possíveis atrasos em sua tramitação/movimentação.



    Abraços...

  • Protocolo remete a ideia de controle.

  • Para os que não tem acesso....

    Segue comentário do professor, achei bem legal!

     

    Analisando a questão:

    O protocolo é a atividade que tem como função controlar o trâmite (movimentação interna) de documentos dentre os vários setores da instituição. Portanto está correta a alternativa de letra "D". 

    Então vamos às demais alternativas.

    A atividade de classificação consiste em atribuir código de classificação aos documentos com o objetivo de agrupá-los logicamente segundo critérios preestabelecidos.

    A atividade de distribuição consiste em enviar os documentos aos seus destinatários.

    A atividade de recepção de documentos consistem e uma série de tarefas que tratam de receber os documentos que provêm do ambiente externo à instituição.

    A atividade de registro consiste identificar os metadados do documento (data, assunto, número, remetente, destinatário, etc) e inserir em sistema de controle de tramitação, para fácil recuperação da informação.

    Resposta: Alternativa D.

  • Protocolo esta RELACIONADO a atividade de controle, são atividades de controle:

    Recebimento

    Classificação

    Registro

    Autuação

    Districuição

    Movimentação

    Expedição

  • Atividades de controle, PROTOCOLO:

    1-- Recebimento: Entrada de documento em um determinado setor;

    2-- Classificação: Quando o documento chega a um protocolo a primeira atividade é receber e depois ver o assunto( classificar);

    3-- registro: Controle suscinto(resumido) sobre determinado documento;

    4-- Autuação: Abertura de processos;

    5-- Distribuição: o primeiro destino dado a um documento e/ou processo;

    6-- Movimentação: Trâmite/fluxo/passagens/resdistribuições do documento por vários setores;

    7-- expedição: Saída do documento do setor/ou instituição.

  • d)

    Atividade de protocolo de documentos.

  • Qual é a atividade que compreende um conjunto de operações e procedimentos, visando ao controle dos documentos que ainda tramitam no órgão, de modo a garantir a sua imediata localização e recuperação?

    a) Atividade de classificação de documentos

    b) Atividade de distribuição de documentos

    c) Atividade de recepção de documentos

    d) Atividade de protocolo de documentos

    e) Atividade de registro de documentos.

     

    Na minha opinião tanto a "d)" como a "e)" estão certas visto que Protocolo é gênero em que Registro ( consiste identificar os metadados do documento, data, assunto, número, remetente, destinatário, e inserir em sistema de controle de tramitação, para fácil recuperação da informação) está inserido. Numa questão anterior a banca fez algo semelhante contudo não optou pelo gabarito genêrico, preferindo o termo específico:

     

    Q606035:  Assinale a alternativa que apresenta a atividade relacionada aos documentos que pode ser considerada a espinha dorsal da gestão de documentos, que consiste em estabelecer a imagem do contexto onde são produzidos os documentos.

    a) Registro de documentos.

    b) Protocolo de documentos.

    c) Destinação de documentos.

    d) Recebimento de documentos.

    e) Classificação de documentos.

     

    Aqui ela preferiu optar pela espécie, Classificação de documentos (consiste em atribuir código de classificação aos documentos com o objetivo de agrupá-los logicamente segundo critérios preestabelecidos). Resultado, errei as duas questões! Salve AOCP!

  • Jeferson, errei as duas questões pelos mesmos motivos!! 

  • O protocolo é que faz tudo.

    lembrado que ao inumerar um processo no protocolo conta a primeira folha,mas não numera!

  • Letra D

    Protocolo: É o controle da tramitação dos documentos, que permite acompanhar seus andamentos e prestar informações aos interessados em tempo real.

    --------> É uma atividade vinculada à fase corrente.

  • ProtoCONTROLE.

  • Resolução: todas as alternativas fazem referência às atividades de Protocolo, mas a alternativa D fala do próprio Protocolo, que é o que engloba as outras alternativas.

    Sempre que uma questão falar em controle de tramitação de documentos, estamos falando de protocolo.

    Resposta: B

  • ✅Letra D.

    Sobre o PROTOCOLO = É o controle da tramitação dos documentos, que permite acompanhar seus andamentos e prestar informações aos interessados em tempo real.

    Atividades do Protocolo = Recebimento, registro, autuação, classificação, expedição/distribuição e controle/movimentação.

    NÃO são atividades do protocolo = Eliminação, avaliação empréstimo, arquivamento, microfilmagem, digitalização, não elabora despachos.

    Obs: Não devem ser abertos ou registrados pelo protocolo os documentos PARTICULARES E SIGILOSOS.

    CONTINUEM NO TREINO, VALE A PENA!!!✍❤️


ID
1709818
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

De acordo com as diretrizes do Conselho internacional de Arquivos, um programa de gestão de documentos ou arquivos deve ser desenvolvido em três fases. Qual é a fase que deve definir normas visando à racionalização de recursos materiais e, principalmente, à manutenção da integridade, autenticidade, fidedignidade e unicidade do documento de arquivo?

Alternativas
Comentários
  • http://www.fazerfacil.com.br/apostilas/fases-da-gesto-de-documentos-arquivologia-para-concursos/


  • Primeira Fase

    Produção de documentos: refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um orgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. Esta fase é composta pelos seguintes elementos:

    elaboração e gestão de fichas, formulários e correspondência;

    controle da produção e da difusão de documentos e caráter normativo.:

    utilização de processadores de palavras e textos

    Segunda Fase

    Utilização de documentos: refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite. Esta fase envolve métodos de controle relaciona, os às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. Desenvolve-se, também,a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.

    Terceira Fase

    Destinação de documentos: envolve atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.

  • Conservação tem por objetivo a adoção de um plano para a desaceleração do processo de degradação.

    Restauração trata das medidas que visam a estabilizar os danos através da recuperação dos documentos deteriorados.Preservação tem uma dimensão mais abrangente, já que conjugam iniciativas administrativas, políticas e sociais de proteção das possíveis deteriorações que comprometem a inteireza e a existência dos documentos e, consequentemente, das informações neles contidas, muitas vezes portadoras da história e da memória de um indivíduo, de uma instituição, localidade, comunidade, país, etc
  • Primeira Fase

    Produção de documentos: refere-se ao ato de elaborar documentos em razão das atividades específicas de um orgão ou setor. Nesta fase deve-se otimizar a criação de documentos, evitando-se a produção daqueles não essenciais, diminuindo o volume a ser manuseado, controlado, armazenado e eliminado, garantindo assim o uso adequado dos recursos de reprografia e de automação. Esta fase é composta pelos seguintes elementos:

    elaboração e gestão de fichas, formulários e correspondência;

    controle da produção e da difusão de documentos e caráter normativo.:

    utilização de processadores de palavras e textos

    Segunda Fase

    Utilização de documentos: refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite. Esta fase envolve métodos de controle relaciona, os às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. Desenvolve-se, também,a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.

    Terceira Fase

    Destinação de documentos: envolve atividades de análise, seleção e fixação de prazos de guarda dos documentos, ou seja, implica decidir quais os documentos a serem eliminados e quais serão preservados permanentemente.

  • Analisando a questão:

    Um programa de gestão de documentos deve ser desenvolvido em três fases;

    A fase de produção trata das atividades que implementam o programa, que permitem o seu funcionamento. São atividades que envolvem planejamento e estudos, como análise do ambiente, da instituição, das atividades, das leis e normas, das ferramentas a serem utilizadas, estabelecimento de procedimentos, elaboração de manuais, etc. Enfim, toda e qualquer atividade que possa ser entendida como implantação do programa, está na fase de produção.

    A fase de utilização trata de atividades que executam as funcionalidades do sistema, como a tramitação, o empréstimo, a consulta, a classificação, o diagnóstico, etc. Toda e qualquer atividade que se relacione com a utilização dos documentos após a sua produção.

    A fase de destinação trata de atividades que tratam dos documentos após a sua utilização, como a avaliação, o recolhimento, a eliminação, etc. Toda e qualquer atividade que trate o documento após a sua utilização.

    Então podemos concluir que a alternativa correta é a de letra "E".

    Apenas por questões didáticas, não existem as fases de avaliação e de conservação.

    A avaliação, como já explicado, é uma atividade da fase de destinação da gestão de documentos.

    A conservação de documentos, apesar de também poder ser realizada nas fases corrente e intermediária, é uma atividade típica da fase permanente, onde não há gestão de documentos ou qualquer de suas fases em andamento.

    Resposta: Alternativa E.

  • GABARITO: Letra E

    "Na fase de produção devem ser definidas normas de criação visando não só a racionalização de recursos materiais para o registro das informações, mas principalmente a manutenção da integridade, autenticidade, fidedignidade e unicidade do documento de arquivo." 

    Fonte: Manual de Gestão de Documentos do Governo do Estado do Rio de Janeiro. p.12 

    http://www.aperj.rj.gov.br/doc/manual%20de%20gestao.pdf

  • Conforme Marilena Leite Paes, a fase de produção de documentos refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor. Nesta fase, o arquivista deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais à administração da instituição e evitadas duplicação e emissão de vias desnecessárias; propor consolidação de atos normativos alterados ou atualizados com certa frequência, visando à perfeita compreensão e interpretação de textos; sugerir criação ou extinção de modelos e formulários; etc.

  • Lembrando que a Gestão de estoques tem três fases: Produção, Utilização e Destinação = P.U.D

  • Olá, percebo que a banca AOCP se utiliza de várias fontes para elaborar suas questões, no caso de uma prova no RJ e da entidade local ela prorizou arquivologia do manual de gestão da aperj. Estudo com apostilas que são generalizadas  e daí que nao há todo este complemento. A arquivologia da VESTICON apesar de bem conceitudada não bate para responder estas questões. O que vcs me sugerem para a banca AOCP administrativo medio ? marynhadantas@yahoo.com.br   agradeço. 

  • Avaliação não entra como uma das fases? alguns teóricos dizem que sim

  • As três Fases do programa de gestão de documentos.       

     

    Produção = Toda e qualquer atividade que possa ser entendida como implantação do programa.

    Utilização =  Toda e qualquer atividade que se relacione com a utilização dos documentos após a sua produção.

     

    Destinação = Toda e qualquer atividade que trate o documento após a sua utilização (como a avaliação, o recolhimento, a eliminação, etc.).

     

    Então podemos concluir que a alternativa correta é a de letra "E".

     NÃO EXISTEM as fases de avaliação e de conservação.

     

    Avaliação = é uma atividade da fase de destinação da gestão de documentos.

     

    Conservação de documentos = é uma atividade típica da fase permanente, onde não há gestão de documentos apesar de também poder ser realizada nas fases corrente e intermediária.

  • EM QUE MOMENTO CÊ TEM QUE RACIONALIZAR (EVITAR DESPÊNDIO/DESPERDÍCIO DOS RECURSOS)? R.: QUANDO TÁ FAZENDO/PRODUZINDO, CERTO?

  • Produção: esta fase refere-se à elaboração de documentos (produção/criação), em face das atividades da instituição. Nesta fase, é fundamental intervir no processos de geração dos documentos, tendo em vista evitar que sejam criados ou reproduzidos documentos desnecessários. Infelizmente, isso ainda ocorre muito na administração pública. O arquivísta deve contribuir para que sejam criados apenas documentos essenciais (racionalização). Vale registrar, também, que nesta fase é sugerida a criação de modelos de formulários que devem ser utilizados pela instituição, de acordo com a necessidade dos órgãos. Além disso, na fase de produção pode-se, ainda, opinar sobre a escolha de equipamentos e recrutamento de pessoal, bem como apresentar estudos sobre o melhor aproveitamento dos recursos de tecnologia disponíveis.

     

    Prof. Lincoln Barros

  • Sinceramente a AOCP dá raiva às vezes. Tenho resolvido questões porque é a banca de um concurso que vou fazer, mas vejo certas questões que até pra achar resposta na internet, por algum material dos sites de concurso, dá trabalho.

    E essa questão me levou ainda ao conceito de gestão de documentos que também engloba avaliação:

    (CESPE/TRE-GO/2009) Chama-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas realizados na fase corrente e na intermediária e que abrangem produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos,estabelecendo sua destinação, isto é,determinando a eliminação ou recolhimento para guarda permanente. Resposta - C

    Achei esse texto também, se for ajudar:

    Por meio do Ramp/PGI, a Unesco procurou também abordar o tema conforme trabalho de James Rhoads. A função da gestão de documentos e arquivos nos sistemas nacionais de informação, segundo o qual um programa geral de gestão de documentos, para alcançar economia e eficácia, envolve as seguintes fases

    a)     produção: concepção e gestão de formulários, preparação e gestão de correspondência, gestão de informes e diretrizes, fomento de sistemas de gestão da informação e aplicação de tecnologias modernas a esses processos; 

    b)      utilização e conservação: criação e melhoramento dos sistemas de arquivos e de recuperação de dados, gestão de correio e telecomunicações, seleção e uso de equipamento reprográfico, análise de sistemas, produção e manutenção de programas de documentos vitais e uso de automação e reprografia nestes processos; 

    c)       destinação: a identificação e descrição das séries documentais, estabelecimento de programas de avaliação e destinação de documentos, arquivamento intermediário, eliminação e recolhimento dos documentos de valor permanente às instituições arquivísticas.

  • Resolução: estamos falando do PUD/PUAD ou PUTAA. 

    Na produção decidimos se os recursos materiais estão sendo utilizados da maneira mais racional possível e se os documentos estão sendo produzidos dentro dos padrões de confiabilidade necessários. 

    Resposta: E 

  • COMPLEMENTANDO, Dica: a gestão de documentos, que possui 3 fases (produção, utilização e destinação), SOMENTE ocorre nas fases corrente e intermediária.

  • PRODUÇÃO

    Racionalização na criação de documentos.

    Otimização do uso de recursos.

    Escolha criteriosa dos equipamentos e pessoas empregados no processo.

  • ·       1ª fase: produção – é a criação de documentos – É Toda e qualquer atividade que possa ser entendida como implantação do programa. deve definir normas visando à racionalização de recursos materiais e, principalmente, à manutenção da integridade, autenticidade, fidedignidade e

    unicidade do documento de arquivo. Esta fase é composta pelos seguintes elementos: elaboração e gestão de fichas, formulários e correspondência; controle da produção e da difusão de documentos e caráter normativo.: utilização de processadores de palavras e textos

    ·       2ª fase: utilização/utilização e conservação – refere-se ao fluxo percorrido pelos documentos, necessário ao cumprimento de sua função administrativa, assim como sua guarda após cessar seu trâmite. Esta fase envolve métodos de controle relaciona, os às atividades de protocolo e às técnicas específicas para classificação, organização e elaboração de instrumentos de recuperação da informação. Desenvolve-se, também,a gestão de arquivos correntes e intermediários e a implantação de sistemas de arquivo e de recuperação da informação.

    ·       3ª fase: destinação/avaliação e destinação - Compreende a ANÁLISE e AVALIAÇÃO dos documentos acumulados nos arquivos, com vistas a estabelecer seus prazos de guarda(seleção e fixação de prazos), determinando quais serão objeto de arquivo permanente e quais serão eliminados por terem perdido o seu valor para a instituição. Avaliação também é entendida como sendo os processos relacionados à análise de documentos, com vistas a estabelecer sua destinação. em conformidade com os valores que lhes foram atribuídos. 

  • “Produção de documentos: (...) contribuir para a difusão de normas e informações necessárias ao bom desempenho institucional." Marilena Leite Paes


ID
1709821
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta os termos que completa a definição de gestão de documentos, na respectiva ordem, de acordo com a Lei Nacional de Arquivos.

Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referente à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase ___________ e ___________, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda _____________.

Alternativas
Comentários
  • Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente”. Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991.

    BIZU: PAUTA - Produção - Avaliação - Uso - Tramitação e Arquivamento.

  • Gabarito A


    Corrente - Uso está em alta e Intermediária o Uso está declinando.

    Permanente - Recolhimento para fins de pesquisa.

  • Lei 8159


    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.


    Boa sorte

  • http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L8159.htm

  • ARQUIVO CORRENTE------>>>>INTERMEDIÁRIO-------->>TRANSFERÊNCIA

    ARQUIVO CORRENTE----->>>>>PERMANENTE---------->> RECOLHIMENTO

    ARQUIVO INTERMEDIÁRIO------>>>>PERMANENTE------>>RECOLHIMENTO

    RECOLHIMENTO - SEMPRE QUANDO O DESTINO FINAL FOR O ARQUIVO PERMANENTE.

    GABARITO A

  • Questão boazinha <3 

  • Artigo 3º Lei 8.159

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

  • Esta questão pede que nos atentemos para o exato texto da Lei. Então vamos a ela:

    Art. 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.

    Vejamos então que a gestão de documentos somente está presente nas fases corrente e intermediária, ou seja, quando o documento ainda possui valor administrativo. Na fase permanente, os documentos não possuem mais valor administrativo, mas sim histórico e científico.

    Por fim, apenas por questões didáticas, não existem as fases inicial, passageira ou posterior; e o nome "definitivo" pode ser outro nome dado à fase permanente, mas neste caso, como se trata dos exatos termos utilizados na Lei, ainda estaria incorreto.


    Portanto, está correta a alternativa  "A".
  • a)

    corrente / intermediária / permanente

  • GABARITO LETRA A

     

    LEI Nº 8159/1991 (DISPÕE SOBRE A POLÍTICA NACIONAL DE ARQUIVOS PÚBLICOS E PRIVADOS E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS)

     

    ARTIGO 3º - Considera-se gestão de documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.
     

  • Resolução: essa é a definição trabalhada na Lei nº 8.159/91.

    Art. 2º Gestão de documentos é o conjunto de procedimentos e operações técnicas referente à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente

    Resposta: A 

  • A passagem do arquivo CORRENTE para o INTERMEDIÁRIO é chamada de: TRANSFERÊNCIA.

    Já a do arquivo INTERMEDIÁRIO para o PERMANENTE é chamado de: RECOLHIMENTO.

  • AOCP é você?!

  • Nunca vai cair mais uma dessa...

  • Refere ao CICLO VITAL DO DOC.


ID
1709824
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Angra dos Reis - RJ
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Quanto aos tipos, os documentos podem ser classificados pelo controle de acesso, com o grau de sigilo da informação determinado pelos requisitos da tipologia documental, dentre outros aspectos. Como são classificados os documentos cujo acesso prescinde de limitação explícita de conhecimento e de divulgação?

Alternativas
Comentários
  • Neste caso, os documentos poderão ser Sigilosos - que não podem ser divulgados e Ostensivos, que podem ser divulgados.

  • Meio sem logica essa questao, eu pensei que fosse a c

  • Prescinde significa dispensar, desobrigar.

    Dentre as opções, o único tipo de documento que não necessita de medidas especiais para salvaguardar sua divulgação é o ostensivo ou também chamado de ordinário, cuja divulgação não prejudica a administração.


  • Documentos Ostensivos: São aqueles cujo acesso é irrestrito, não havendo limitação explícita de conhecimento e de divulgação e, tampouco, impactos, danos e/ou riscos para a organização. O acesso a documentos ostensivos é um direito constitucional assegurado por lei, cabendo sanções ao órgão e ao servidor que descumprir as normas legais.  

    Documentos Sigilosos (reservados, secretos ou ultrassecretos): São aqueles cujo acesso é restrito em função da natureza de seu conteúdo e da conveniência de limitar sua divulgação. 

    A c), d) e e) são espécies da a).

    A palavra chave é "prescinde", isto é, dispensar. Qual o documentos que dispensa limitação explícita de conhecimento e de divulgação?

    R: B


  • A chave para responder a questão é o significado de "prescindi", entendido inicialmente por mim como: necessita, imprescindível. ;(
    Depois que descobrir que prescindir significa "não necessita", a questão ficou lógica para responder.

  • Dica: quando vir "prescinde" na questão risca e substitui por "não necessita".

  • ótimos comentários!!!!!!!!!!!!!

  • Questão de português hahahahhaa

  • Questão fácil. O problema foi a bendita língua portuguesa...

  • Pra nunca mais esquecer o que significa "prescinde".

  • A classificação de ostensivo ou ordinário é dada aos documentos cuja divulgação não prejudica a administração.


  • A princípio não consegui entender a palavra "prescinde", ou melhor , não sabia o seu significado. Contudo, tentei associá-la a qualquer outra palavra parecida que tenho conhecimento... e deu certo! Associe à "imprescíndivel" que significa indispensável, irrenunciável. E logo compreendi que imprescíndivel é justamente o contrário de prescindível que tem como significado aquilo que é dispensável, renunciável... Desta forma, acertei a questão! Precisamos raciocinar mais um pouco, e aprender a aplicar nossos conhecimentos!!!!! 

  • A questão tem sua maldade na palavra prescindem, seu significado é oposto de imprescindível , os documentos ostensivos  é de livre acesso.

    Os sigilosos é o contrário dos ostensivos, ou seja, é de conhecimento restrito, só pode ter acesso quem é autorizado.

     

  • Analisando a questão:

    O documento que prescinde, ou seja, que dispensa limitação explicita de conhecimento e divulgação de seu conteúdo é um documento que pode, em alguns casos até deve, ser amplamente transparecido sem que isso traga qualquer prejuízo à instituição, a terceiros ou à sociedade em geral, ou comprometa a execução de atividades e o alcance de objetivos. Estes são os documentos ostensivos ou ordinários.

    Os documentos sigilosos são aqueles que devem ser de conhecimento restrito, ou seja, cuja restrição de acesso ao mesmo é imprescindível. Esses documentos podem ser classificados como ultrassecretos, secretos e reservados, conforme o grau de risco e danos que sua divulgação possa causar.

    Portanto, está correta a alternativa "B".
  • É isso aí Karol, concordo contigo. Enquanto uns reclamam das dificuldades, outros procuram soluções!!

  • É possível classificar os documentos de várias formas: Gênero, Espécie/Tipologia documental, Forma, Formato e Natureza do assunto.

    Quanto a natureza do assunto, o documento pode ser:

    1) Ostensivo - quando a divulgação não prejudica a segurança ou as atividades desenvolvidas;

    2) Sigilosos - quando a divulgação é sensível à segurança da sociedade ou do Estado. Neste caso o conhecimento deve ser restrito e devem ser tomadas medidas especiais para a guarda e conservação.

    Os documentos Sigilosos podem ser divididos em: Ultrasecretos, Secretos e Reservados. A lei 12.527/2011 trata em seus art 23 e 24 dessas particularidades.

  • Gab. B

    Quem muito faz questões da banca Cespe, ou, ao menos, a conhece bem, já está treinado/afiado em relação ao significado de "prescindir/imprescinde".

     

    Entrega o teu caminho ao Senhor; confia Nele, e Ele tudo fará. Salmos 37:5

     

     

     

  • Gabarito B.

    Basta saber o significado da palavra "prescinde" 

    Significado de prescindir. O que é prescindir: Dispensar; desprezar; não fazer uso ou caso de

    ou seja, sabendo o signifcado já mata a questão, se o documento dispensa limitações de conhecimento e divulgação so pode ser ostensivo.

  • Documentos ostensivos ou ordinários: Qualquer pessoa pode consultar o documento ( a sua divulgação não prejudica a instituição)

    Fonte: Arquivologia para concursos..

     

  • Prescinde é palavra negativa, equivalente a não precisa. E o contrário dele é IMPRESCINDE= necessário.
  • Prescindir -------> Dispensar; desprezar; não fazer uso ou caso de; não tomar (ou levar) em conta; abrir mão de;

  • Ai que ódio dessa palavra kkkkk 

  • Huuuuum!

  • Não saber português mata um.

  • se não souber o que significa Prescinde, mata o caboclo!

    Correto 

     b)

    Documentos ostensivos.

  • Banca imitando a Cespe

     

  • Por isso o português high-level é essencial e salva vidas hahaha

     

  • Eu sempre associo da seguinte forma:

    PRESCINDE (pres-cin-de) = DISPENSA (dis-pen-sa) ---> ambas possuem três sílabas e dão ideia de que algo "não é necessário".

  • Ao meu ver: mesmo não tendo conhecimento da palavra, dá pra matar a questão pois as palavras "sigilosos", " reservados", "secretos" e "ultrassecretos" passam a mesma ideia, diferente de "ostensivo".

     

  • QUEM ESTÁ ACOSTUMADO COM O CESPE NÃO ERRA UMA QUESTÃO DESTA NEM QUE A VACA TUSSA.

    QUESTÃO BISONHA.

    ESTE VERBO PRESCINDIR JÁ ESTÁ MAIS QUE MANJADO.

  • A classificação de ultrassecreto: é dada aos assuntos que requeiram excepcional grau de segurança e cujo teor ou características só devam ser do conhecimento de pessoas intimamente ligadas ao seu estudo ou manuseio. Aqueles da política governamental de alto nível e segredos de Estado.

     

    Consideram-se secretos: referentes a planos, programas e medidas governamentais; os assuntos extraídos de matéria ultrassecretos que, sem comprometer o excepcional grau de sigilo da matéria original, necessitam de maior difusão, tais como: planos ou detalhes de operações militares; planos ou detalhes de operações econômicas ou financeiras; aperfeiçoamento em técnicas ou materiais já existentes; dados de elevado interesse sob aspectos físicos, políticos, econômicos, psicossociais e militares de países estrangeiros e meios de processos pelos quais foram obtidos; materiais criptográficos importantes que não tenham recebido classificação inferior.

     

    A classificação de confidencial: é dada aos assuntos que, embora não requeira alto grau de segurança, seu conhecimento por pessoa não autorizada pode ser prejudicial a um indivíduo ou criar embaraços administrativos. São assuntos, em geral, classificados como confidenciais os referentes a pessoal, material, finanças e outros cujo sigilo deva ser mantido por interesse das partes.

     

    Reservados são os assuntos que não devam ser do conhecimento do público, em geral. Recebem essa classificação, entre outros, partes de planos, programas e projetos e as suas respectivas ordens de execução; cartas, fotografias aéreas e negativos que indiquem instalações importantes.

     

  • PRESCINDE

    kkkk

    Casca de banana!

  • Aprendi uma palavra nova hoje! 

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Bela questão! Português é a base. Sem um bom vocabulário realmente não dá! Dominar o nosso vocabulário é o mínimo para ser servidor!

  • Reformulando:

    Como são classificados os documentos cujo acesso não precisa de limitação explícita de conhecimento e de divulgação?

    Atenção e releitura .......

  • a)

    Documentos sigilosos.

  • A essa altura do campeonato, cair na pegadinha do  PRESCINDE é complicado KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Assuntos:  Ostensivo

                      sigiloso: reservado,secreto e ultrassecreto

     

  • GABARITO LETRA B.

    DOCUMENTOS OSTENSIVOS: DOCUMENTOS CUJA DIVULGAÇÃO NÃO PREJUDICA A ADMINISTRAÇÃO.

     

    PRESCINDE = NÃO PRECISAR.

     

  • Aprendir mais uma palavra, em meu vocabulário.

  • Documentos Sigilosos: São aqueles cujo acesso é restrito em função da natureza de seu conteúdo e da conveniência de limitar sua divulgação. Os documentos sigilosos poderão ser classificados como reservados, secretos ou ultrassecretos, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade, à defesa do Estado ou que possam:


    Pôr em risco a defesa e asoberania nacionais ou a integridade do território nacional;
    Pôr em risco a vida, a segurança ou a saúde da população;
    Oferecer elevado risco à estabilidade financeira, econômica ou monetária do País;
    Prejudicar ou causar risco a planos ou operações estratégicos das Forças Armadas;

    etc.

     

    Documentos Ostensivos: São aqueles cujo acesso é irrestrito, não havendo limitação explícita de conhecimento e de divulgação e, tampouco, impactos, danos e/ou riscos para a organização. O acesso a documentos ostensivos é um direito constitucional assegurado por lei, cabendo sanções ao órgão e ao servidor que descumprir as normas legais.

  • prescinde-dispensa

    não prescinde-não dispensa

    ostensivo pode tudo.

    distribuição-interno

    expedição-externo

    tramitação-movimentação no sistema pode ser no mesmo setor ou de um setor para outro.

     

  • PRESCINDE - NÃO OBRIGATÓRIO/DISPENSÁVEL

    NÃO PRESCINDE/ IMPRESCINDÍVEL - OBRIGATÓRIO/INDISPENSÁVEL

    OBS.: SÓ LEMBRAR O CONTRÁRIO

  • Dica para não mais errar:

    PRESCINDE ----> DISPENSA

    NÃO PRESCINDE -----> NÃO DISPENSA

  • As bancas gostam do "prescinde". É imprescindível saber o seu significado.

  • segunda vez que perco uma questão por causa dessa palavra pra AOCP.
  • Resolução: "Como são classificados os documentos cujo acesso prescinde de limitação explícita de conhecimento e de divulgação?" pode ser traduzido como: como são chamados os documentos que não são sigilosos? A resposta é: documentos ostensivos.

    Resposta: B

  • Imprescindível = Não dispensável

    Prescindível = Dispensável

  • O que é um documento ostensivo?

    No Brasil, um documento pode ser classificado como ostensivo ou sigiloso. Um documento é ostensivo quando a ele não foi atribuído nenhum grau de sigilo, tendo em vista que o acesso ao seu conteúdo não põe em risco direitos individuais ou coletivos. Documentos ostensivos devem estar plenamente acessíveis.

    resumo

    1. ostensivo quando a ele não foi atribuído nenhum grau de sigilo
    2. acesso ao seu conteúdo não põe em risco direitos individuais ou coletivos
    3. acessíveis

  • LEMBRETE:

    PRESCINDE = NÃO PRECISA

  • a) Sigilosos: Documentos que, por sua natureza, devem ser de conhecimento restrito, e requerem medidas especiais de salvaguarda para sua custódia e divulgação.

    • .Reservados: informações restritas por, no máximo, 5 anos. (Guarde Reservada) –(“5 anos e aumente 10 para as próximas”) Exemplo Nota Fiscal, Five 5

    • Secretos: informações restritas por, no máximo, 15 anos

    • Ultrassecretos: informações restritas por, no máximo, 25 anos.(o Ultrasecreto é o único que pode ser prorrogado. Pode ser prorrog 1x por igual período)

    b) Ostensivos: É a classificação dada ao documento cuja divulgação não prejudica a administração. O documento ostensivo pode ser de livre conhecimento.São os documentos cujo acesso prescinde de limitação explícita de conhecimento e de divulgação.

  • Prescinde = Não precisa

  • GAB. B

  • PRESCINDE -> DISPENSA / NÃO É PRECISO