SóProvas



Prova INSTITUTO AOCP - 2016 - EBSERH - Enfermeiro - Urgência e Emergência (Nacional)


ID
2084218
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O perfil do empreendedor negro no Brasil

Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico

A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra. Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade, contrariando a crença geral de que as pessoas das camadas com menor poder aquisitivo procuram abrir seus negócios mais por necessidade ou devido ao desemprego.

Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos e, em relação aos jovens, 75% deles estão empreendendo pela primeira vez e a maioria com ensino superior completo/incompleto.

Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural que ocorre de forma gradativa. Eles estão percebendo que o empreendedorismo pode ser uma forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico.

A maioria dos negócios está na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual), nos setores de comércio, serviço, moda/vestuário, estética e alimentação. Esses dados foram obtidos na Pesquisa Nacional Negro Empreendedor realizada pelo Baobá – Fundo de Igualdade Racial em parceira com o Instituto Feira Preta, em 2015.

Segundo a pesquisa, historicamente, o ato de empreender sempre esteve presente no cotidiano de negros brasileiros. Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo, o negro empreendia como forma de sobrevivência, por necessidade.

Hoje, o empreendedor negro ultrapassou as fronteiras da subsistência e tem buscado aprimorar as suas habilidades e competências no que diz respeito à sua atitude empreendedora. Cada vez mais, apostando na criação, abertura e gerenciamento de seus próprios negócios.

Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa. Segundo o documento “são públicos os fatores que dificultam o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo negro, em larga escala, no país e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro”.

“Além deste, outras razões podem estar relacionadas às dificuldades vivenciadas pelos negros no momento de empreender. O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral; que seriam a falta de planejamento e de capacitação administrativa/ gerencial, a informalidade, a aposta em negócios de pouco retorno, condições ocupacionais anteriores frágeis dentre outras”.

Em 2013, o Instituto Data Popular divulgou pesquisa apontando que os consumidores negros, boa parte localizados na chamada classe C, movimentaram cerca de R$713 bilhões ao ano. Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços para atender o perfil de um novo consumidor negro.

Um exemplo de sucesso de empreendedorismo negro é a Feira Preta. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina.

Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos.


                                Texto adaptado. Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-

                                                                                           -perfil-do- empreendedor-negro-no-brasil

De acordo com o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Letra A => a Feira Preta é uma evidência de que o empreendedorismo negro cresceu nos últimos anos. 

    "a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina"

  • Gabarito Letra A

     

    a) a Feira Preta é uma evidência de que o empreendedorismo negro cresceu nos últimos anos. GABARITO

     

    Um exemplo de sucesso de empreendedorismo negro é a Feira Preta. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina.

     

    b) a população branca não tem conseguido crescer como empreendedora, abrindo o seu próprio negócio.ERRADA

    Em momento algum o texto fala sobre os brancos

     

    c) dos jovens que possuem curso superior ou ainda estão cursando um quarto deles já está empreendendo pela primeira vez.ERRADA

     

    Em relação aos jovens, 75% deles estão empreendendo pela primeira vez e a maioria com ensino superior completo/incompleto.

     

    Observem que a assertiva diz que é 1/4 sendo apenas 25% coisa que no texto deixa errada dizendo que são 75%.

     

     

    d) nos últimos anos o negro brasileiro tem descoberto que é empreendedor. Dessa forma, a pesquisa mostra que a ideia de empreendedorismo faz com que eles comecem a agir em busca de subsistência.ERRADA

     

    Segundo a pesquisa, historicamente, o ato de empreender sempre esteve presente no cotidiano de negros brasileiros. Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo, o negro empreendia como forma de sobrevivência, por necessidade.

     

    A assertiva diz que o  mercado de empreendedor está sendo descoberto, mas na verdade no próprio texto diz que ele sempre existiu.

     

    e) a falta de experiência não significa dificuldade para o início do empreendimento. A maior dificuldade ainda é o racismo que o negro encontra na sociedade. ERRADA.

     

    Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa. Segundo o documento “são públicos os fatores que dificultam o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo negro, em larga escala, no país e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro”.

     

    Observem que a assertiva diz que é a principal causa da dificuldade, sendo que o texto diz que é uma das causas


ID
2084269
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Regimento Interno da EBSERH - 2ª revisão, a EBSERH será administrada por uma Diretoria Executiva composta:

Alternativas
Comentários
  • Artigo 10. A Ebserh será administrada por uma Diretoria Executiva, composta pelo Presidente e até seis Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Educação.

  • Gabarito letra A

     

    Art. 13A EBSERH será administrada por uma Diretoria Executiva, composta pelo Presidente e até seis Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Educação.

  • Complementando ....

     

    § 1º. Os membros da Diretoria Executiva são:


    I - o Presidente da Ebserh;
    II - o Diretor Vice-Presidente Executivo (DVPE);
    III - o Diretor de Atenção à Saúde (DAS);
    IV - o Diretor de Gestão de Pessoas (DGP);
    V - o Diretor de Administração e Infraestrutura (DAI);
    VI - o Diretor de Orçamento e Finanças (DOF); e
    VII - o Diretor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação (DGPTI).

  • Letra: A

    ------------------------------------------

    Art. 15. A EBSERH será administrada por uma Diretoria Executiva, composta pelo Presidente e até seis Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Educação.

    ------------------------------------------

  • A Ebserh será administrada por uma Diretoria Executiva, composta pelo Presidente e até seis Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Educação.

    Portanto, gabarito letra "A".

  • GABARITO: LETRA A

    Subseção II - Da Diretoria Executiva

    Artigo 10. A Ebserh será administrada por uma Diretoria Executiva, composta pelo Presidente e até seis Diretores, todos nomeados e destituíveis, a qualquer tempo, pelo Presidente da República, por indicação do Ministro de Estado da Educação.

    FONTE: REGIMENTO INTERNO DA EBSERH - 3ª REVISÃO (2016).

  • De acordo com o novo estatuto da EBSERH

    Os integrantes da diretoria executiva (o presidente da EBSERH e até 6 diretores) serão eleita pelo conselho de administração,

    Os 9 integrantes do conselho de administração (3 membros indicados pelo ministro da educação [De onde sairão o presidente e vice], 2 membros indicados pelo ministro da saúde, o Presidente da EBSERH, 1 membro indicado pelo ministro do planejamento, 1 Representante dos HU ou universidades, 1 representante dos funcionários) serão eleito na assembleia geral.


ID
2084275
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Regimento Interno da EBSERH - 2ª revisão, o órgão permanente da EBSERH que tem a finalidade de oferecer consultoria e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, além de avaliar e fazer sugestões em relação ao papel social da EBSERH, de acordo com seus objetivos específicos na sociedade, é

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

     

    CAPÍTULO VIII
    DO CONSELHO CONSULTIVO

     

    Art. 23. Conselho Consultivo é órgão permanente da EBSERH que tem as finalidades de consulta, controle social e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, e é constituído pelos seguintes membros:

  • Letra: D

    -----------------------------------

    Artigo 12. O Conselho Consultivo é o órgão permanente da Ebserh que tem a finalidade de oferecer consultoria e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, além de avaliar e fazer sugestões em relação ao papel social da Ebserh, de acordo com seus objetivos específicos na sociedade (...)

    -----------------------------------

  • Oferecer consultoria ao Conselho de Administração e à Diretoria Executiva.

     

    >>> Conselho Consultivo

  • GABARITO: LETRA D

    Subseção III - Do Conselho Consultivo

    Artigo 12. O Conselho Consultivo é o órgão permanente da Ebserh que tem a finalidade de oferecer consultoria e apoio à Diretoria Executiva e ao Conselho de Administração, além de avaliar e fazer sugestões em relação ao papel social da Ebserh, de acordo com seus objetivos específicos na sociedade.

    FONTE: REGIMENTO INTERNO DA EBSERH - 3ª REVISÃO (2016).


ID
2088565
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma pesquisa feita com um grupo de 160 pessoas, descobriu-se que 60% gosta de chocolate ao leite e 40% gosta de chocolate amargo, mas não gosta de chocolate ao leite. Dos que gostam de chocolate ao leite, 25% também gosta de chocolate amargo. Desse grupo de 160 pessoas, o número de pessoas que gosta de chocolate amargo é de

Alternativas
Comentários
  • (D)

    160 pessoas

    -60% gosta de chocolate ao leite=96
    -40% gosta de chocolate amargo=64
    -Dos que gostam de chocolate ao leite, 25% também gosta de chocolate amargo= 25% de 96=24
    -o número de pessoas que gosta de chocolate amargo é de¨64+24=88


ID
2088586
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o que dispõe a Lei 8.142/90, acerca do Conselho de Saúde, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

    a) Correta.

     O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo

    b) Errada.

    Conferência de Saúde reunir-se-á a cada 4 anos.

    c) Errada.

    Conselho de saúde atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros.

    d) Errada.

    Conferências Nacionais de Saúde, e nas Conferências Estaduais, do Distrito Federal e Municipais de Saúde.

    Quando não houver Conselho de Saúde em determinado município, caberá ao Conselho Estadual de Saúde assumir, junto ao executivo municipal, a convocação e realização da 1ª Conferência Municipal de Saúde, que terá como um de seus objetivos a criação e a definição da composição do conselho municipal. O mesmo será atribuído ao CNS, quando da criação de novo Estado da Federação.

    e) Errada.

    Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por:

    representantes do governo

    prestadores de serviço

    profissionais de saúde

    usuários

  • GABARITO: LETRA A

    Art. 1° § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    FONTE: LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.

  • GABARITO: LETRA A

    § 2° O Conselho de Saúde, em caráter permanente e deliberativo, órgão colegiado composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários, atua na formulação de estratégias e no controle da execução da política de saúde na instância correspondente, inclusive nos aspectos econômicos e financeiros, cujas decisões serão homologadas pelo chefe do poder legalmente constituído em cada esfera do governo.

    LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE 1990.


ID
2088592
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o que dispõe a Lei 8.080/90, entende-se por Vigilância Epidemiológica

Alternativas
Comentários
  • Atenção não confundir  Vigilância Epidemiológica com Vigilância Sanitária 

     Vigilância Epidemiológica-um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos

    Vigilância Sanitária -um conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde                                     gabarito C

  • Art. 6º, § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

  • GABARITO C

     

    Viigilância sanitária - conjunto de ações capaz de eliminar, diminuir ou prevenir riscos à saúde e de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção e circulação de bens e da prestação de serviços de interesse da saúde, abrangendo:

    I - o controle de bens de consumo que, direta ou indiretamente, se relacionem com a saúde, compreendidas todas as etapas e processos, da produção ao consumo; e
    II - o controle da prestação de serviços que se relacionam direta ou indiretamente com a saúde.


    Vigilância epidemiológica - conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.
     

  • GABARITO: LETRA C

    Dos Objetivos e Atribuições

    Art. 6º Estão incluídas ainda no campo de atuação do Sistema Único de Saúde (SUS):

    § 2º Entende-se por vigilância epidemiológica um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento, a detecção ou prevenção de qualquer mudança nos fatores determinantes e condicionantes de saúde individual ou coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos.

    FONTE: LEI ORGÂNICA DA SAÚDE - LEI N º 8.080/1990.


ID
2148748
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O perfil do empreendedor negro no Brasil


Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico



    A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra. Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade, contrariando a crença geral de que as pessoas das camadas com menor poder aquisitivo procuram abrir seus negócios mais por necessidade ou devido ao desemprego.

     Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos e, em relação aos jovens, 75% deles estão empreendendo pela primeira vez e a maioria com ensino superior completo/incompleto.

    Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural que ocorre de forma gradativa. Eles estão percebendo que o empreendedorismo pode ser uma forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico.

    A maioria dos negócios está na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual), nos setores de comércio, serviço, moda/vestuário, estética e alimentação. Esses dados foram obtidos na Pesquisa Nacional Negro Empreendedor realizada pelo Baobá – Fundo de Igualdade Racial em parceira com o Instituto Feira Preta, em 2015.

   Segundo a pesquisa, historicamente, o ato de empreender sempre esteve presente no cotidiano de negros brasileiros. Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo, o negro empreendia como forma de sobrevivência, por necessidade.

Hoje, o empreendedor negro ultrapassou as fronteiras da subsistência e tem buscado aprimorar as suas habilidades e competências no que diz respeito à sua atitude empreendedora. Cada vez mais, apostando na criação, abertura e gerenciamento de seus próprios negócios.

   Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa. Segundo o documento “são públicos os fatores que dificultam o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo negro, em larga escala, no país e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro”.

    “Além deste, outras razões podem estar relacionadas às dificuldades vivenciadas pelos negros no momento de empreender. O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral; que seriam a falta de planejamento e de capacitação administrativa/ gerencial, a informalidade, a aposta em negócios de pouco retorno, condições ocupacionais anteriores frágeis dentre outras”.

   Em 2013, o Instituto Data Popular divulgou pesquisa apontando que os consumidores negros, boa parte localizados na chamada classe C, movimentaram cerca de R$713 bilhões ao ano. Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços para atender o perfil de um novo consumidor negro.

   Um exemplo de sucesso de empreendedorismo negro é a Feira Preta. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina.

   Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos. 



                           Texto adaptado. Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-

                                                                                    -perfil-do-empreendedor-negro-no-brasil

Assinale a alternativa cujo termo em destaque NÃO indica quantidade.

Alternativas
Comentários
  • Advérbio é uma palavra invariável que modifica o sentido do verbo, do adjetivo e do próprio advérbio.

    Note-se que as alternativas ''A'', ''B", ''D" e "E", todos estão antecedidos por verbos.

  • Muita questão repetida.

  • “Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo”.

     

    Muito = Ideia de intensidade = Muito antes, pouco antes...


ID
2148751
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O perfil do empreendedor negro no Brasil


Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico



    A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra. Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade, contrariando a crença geral de que as pessoas das camadas com menor poder aquisitivo procuram abrir seus negócios mais por necessidade ou devido ao desemprego.

     Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos e, em relação aos jovens, 75% deles estão empreendendo pela primeira vez e a maioria com ensino superior completo/incompleto.

    Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural que ocorre de forma gradativa. Eles estão percebendo que o empreendedorismo pode ser uma forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico.

    A maioria dos negócios está na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual), nos setores de comércio, serviço, moda/vestuário, estética e alimentação. Esses dados foram obtidos na Pesquisa Nacional Negro Empreendedor realizada pelo Baobá – Fundo de Igualdade Racial em parceira com o Instituto Feira Preta, em 2015.

   Segundo a pesquisa, historicamente, o ato de empreender sempre esteve presente no cotidiano de negros brasileiros. Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo, o negro empreendia como forma de sobrevivência, por necessidade.

Hoje, o empreendedor negro ultrapassou as fronteiras da subsistência e tem buscado aprimorar as suas habilidades e competências no que diz respeito à sua atitude empreendedora. Cada vez mais, apostando na criação, abertura e gerenciamento de seus próprios negócios.

   Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa. Segundo o documento “são públicos os fatores que dificultam o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo negro, em larga escala, no país e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro”.

    “Além deste, outras razões podem estar relacionadas às dificuldades vivenciadas pelos negros no momento de empreender. O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral; que seriam a falta de planejamento e de capacitação administrativa/ gerencial, a informalidade, a aposta em negócios de pouco retorno, condições ocupacionais anteriores frágeis dentre outras”.

   Em 2013, o Instituto Data Popular divulgou pesquisa apontando que os consumidores negros, boa parte localizados na chamada classe C, movimentaram cerca de R$713 bilhões ao ano. Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços para atender o perfil de um novo consumidor negro.

   Um exemplo de sucesso de empreendedorismo negro é a Feira Preta. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina.

   Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos. 



                           Texto adaptado. Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-

                                                                                    -perfil-do-empreendedor-negro-no-brasil

Em “A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra”, a expressão em destaque pode ser substituída, sem prejuízo semântico, por

Alternativas
Comentários
  • mor·men·te

    adv Acima de tudo; principalmente.

     

    segundo um blog que pesquisei, SOBRETUDO é conextivo de prioridade,relevância.

    1) Prioridade, relevância:

    em primeiro lugar, antes de mais nada, antes de tudo, em princípio, primeiramente, acima de tudo, precipuamente, principalmente, primordialmente, sobretudo, a priori (itálico), a posteriori (itálico).

    fonte:https://julcirocha.wordpress.com/2007/11/27/conectivos-alguns-exemplos/

     

  • Muita questão repetida

  • Questão repetida: Q733633


ID
2148754
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O perfil do empreendedor negro no Brasil


Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico



    A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra. Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade, contrariando a crença geral de que as pessoas das camadas com menor poder aquisitivo procuram abrir seus negócios mais por necessidade ou devido ao desemprego.

     Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos e, em relação aos jovens, 75% deles estão empreendendo pela primeira vez e a maioria com ensino superior completo/incompleto.

    Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural que ocorre de forma gradativa. Eles estão percebendo que o empreendedorismo pode ser uma forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico.

    A maioria dos negócios está na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual), nos setores de comércio, serviço, moda/vestuário, estética e alimentação. Esses dados foram obtidos na Pesquisa Nacional Negro Empreendedor realizada pelo Baobá – Fundo de Igualdade Racial em parceira com o Instituto Feira Preta, em 2015.

   Segundo a pesquisa, historicamente, o ato de empreender sempre esteve presente no cotidiano de negros brasileiros. Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo, o negro empreendia como forma de sobrevivência, por necessidade.

Hoje, o empreendedor negro ultrapassou as fronteiras da subsistência e tem buscado aprimorar as suas habilidades e competências no que diz respeito à sua atitude empreendedora. Cada vez mais, apostando na criação, abertura e gerenciamento de seus próprios negócios.

   Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa. Segundo o documento “são públicos os fatores que dificultam o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo negro, em larga escala, no país e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro”.

    “Além deste, outras razões podem estar relacionadas às dificuldades vivenciadas pelos negros no momento de empreender. O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral; que seriam a falta de planejamento e de capacitação administrativa/ gerencial, a informalidade, a aposta em negócios de pouco retorno, condições ocupacionais anteriores frágeis dentre outras”.

   Em 2013, o Instituto Data Popular divulgou pesquisa apontando que os consumidores negros, boa parte localizados na chamada classe C, movimentaram cerca de R$713 bilhões ao ano. Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços para atender o perfil de um novo consumidor negro.

   Um exemplo de sucesso de empreendedorismo negro é a Feira Preta. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina.

   Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos. 



                           Texto adaptado. Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-

                                                                                    -perfil-do-empreendedor-negro-no-brasil

Assinale a alternativa que apresenta inadequação gramatical referente ao conteúdo exposto entre parênteses.

Alternativas
Comentários
  • Essa questão foi anulada pela banca.

    Acredito que teha sido por não haver nenhuma assertiva incorreta, já que, a assertiva E comporta a concordância de METADE - TEM no singular e, EMPREENDEDoRES - TÊM no plural.

  • Quando a questão for anulada, seria interessante o QConcursos postar o motivo ou colocar um professor para explicar.

  • QUESTÃO Nº 04

    RESULTADO DA ANÁLISE: Questão Anulada.

    JUSTIFICATIVA: Prezados Candidatos, em resposta aos recursos interpostos, temos a esclarecer que a questão será anulada, tendo em vista que, no caso da alternativa (C), a colocação é facultativa, não havendo, portanto, inadequação. No entanto, com relação à resposta preliminarmente considerada correta, há uma expressão partitiva e que aceita duas formas: plural e singular. Portanto recurso deferido.

  • ANULADA


ID
2148757
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O perfil do empreendedor negro no Brasil


Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico



    A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra. Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade, contrariando a crença geral de que as pessoas das camadas com menor poder aquisitivo procuram abrir seus negócios mais por necessidade ou devido ao desemprego.

     Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos e, em relação aos jovens, 75% deles estão empreendendo pela primeira vez e a maioria com ensino superior completo/incompleto.

    Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural que ocorre de forma gradativa. Eles estão percebendo que o empreendedorismo pode ser uma forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico.

    A maioria dos negócios está na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual), nos setores de comércio, serviço, moda/vestuário, estética e alimentação. Esses dados foram obtidos na Pesquisa Nacional Negro Empreendedor realizada pelo Baobá – Fundo de Igualdade Racial em parceira com o Instituto Feira Preta, em 2015.

   Segundo a pesquisa, historicamente, o ato de empreender sempre esteve presente no cotidiano de negros brasileiros. Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo, o negro empreendia como forma de sobrevivência, por necessidade.

Hoje, o empreendedor negro ultrapassou as fronteiras da subsistência e tem buscado aprimorar as suas habilidades e competências no que diz respeito à sua atitude empreendedora. Cada vez mais, apostando na criação, abertura e gerenciamento de seus próprios negócios.

   Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa. Segundo o documento “são públicos os fatores que dificultam o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo negro, em larga escala, no país e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro”.

    “Além deste, outras razões podem estar relacionadas às dificuldades vivenciadas pelos negros no momento de empreender. O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral; que seriam a falta de planejamento e de capacitação administrativa/ gerencial, a informalidade, a aposta em negócios de pouco retorno, condições ocupacionais anteriores frágeis dentre outras”.

   Em 2013, o Instituto Data Popular divulgou pesquisa apontando que os consumidores negros, boa parte localizados na chamada classe C, movimentaram cerca de R$713 bilhões ao ano. Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços para atender o perfil de um novo consumidor negro.

   Um exemplo de sucesso de empreendedorismo negro é a Feira Preta. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina.

   Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos. 



                           Texto adaptado. Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-

                                                                                    -perfil-do-empreendedor-negro-no-brasil

Assinale a alternativa cuja oração subordinada apresenta a mesma natureza da subordinada em “Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços”.

Alternativas
Comentários
  • LETRA E O.S.S.COMPLETIVA NOMINAL

  • Observar é verbo trânsitivo direito. Observou isso - que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços

     

    Trata-se de oração subordinada substantiva objetiva direta.

  • Mas o estudo também observou (isso) que existe...

    ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA

    ....salienta (isso) que existem razões de ordem geral...
    Conjunção integrante! 

    ORAÇÃO SUBORDINADA SUBSTANTIVA OBJETIVA DIRETA.​

  • questão demoníaca rs

  • Na questão temos a conjunção integrante "QUE", e essa conjunção está intruduzindo uma oração subordinada substantiva objetiva direta.

     

     

  •      Enunciado: "Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços”.

                              Mas o estudo também observou 'isto'. = Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

     

    a) “Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade”. 

                              ... que abriram seus negócios... = Oração Coordenada Sindética Explicativa

     

    b) “Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural...”.

                              Há uma sinalização de que 'isto'. = Oração Subordinada Substantiva Objetiva Indireta

     

    c) “Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico”.

                               ... que vê forma de protagonizar ... = Oração Coordenada Sindética Explicativa

     

    d) “Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa”.

                                  como também... pesquisa = Oração Coordenada Sindética Aditiva

     

    e) “O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral”.

                                     O economista Marcelo Paixão salienta 'isto'. Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta

     

  • Basta localizar a conjunção integrante e observar que é objetiva direta.

  • Acredito que o "que" da letra "b" seja uma conjunção integrante que introduz uma oração suboordinada substantiva completiva nominal, ao contrário do que apontou o Diogo.

  •  LETRA E  O.S.S.COMPLETIVA NOMINAL

  • Oração Subordinada Substantiva Objetiva Direta GAB: E

  • "Mas o estudo também observou (o quê?)/ que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços" - Oração subordinada objetiva direta;

    Obs. letra a: a partícula "que" exerce a função de pronome relativo morfologicamente, já na sintaxe introduz uma oração subordinada adjetiva restritiva;

    Obs. letra b: Oração subordinada substantiva completiva nominal, visto que o termo "sinalização" pede complemento;

    Obs. letra c: Mesmo caso da primeira, quando conseguimos trocar o que por "a qual/o qual" é pronome relativo, e esse introduz orações adjetivas;

    Obs. letra d: Como = conforme também sinaliza a pesquisa --> Introduz uma citação indireta da pesquisa;

    Obs. letra e: Salienta o quê? --> Que existem... ---> Oração subordinada substantiva objetiva direta.

  • a) “Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade”. (ADJETIVA RESTRITIVA)

     b) “Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural...”. (CN)

     c) “Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico”. (ADJETIVA RESTRITIVA)

     d) “Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa" (OCSA) 

     e) “O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral (SALIENTAM ALGO, OD)

  • A questão quer a alternativa que contém a mesma classificação da oração “Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços”, uma oração subordinada substantiva objetiva direta (observou o quê? ISSO). Vejamos:

    A “Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade”.

    A oração em destaque é subordinada adjetiva restritiva.

    Oração subordinada adjetiva restritiva: Não é isolada por vírgulas. Restringe o sentido do termo a que se refere.  

    Ex.: Os celulares que são modernos custam caro. (somente os celulares que são modernos custam caro) 

    B “Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural...”.

    A oração em destaque é subordinada substantiva completiva nominal, pois completa o substantivo "sinalização".

    Oração subordinada substantiva completiva nominal: funciona como complemento nominal de um termo da oração principal.  

    Esqueminha: NOME (advérbio, substantivo ou adjetivo) + preposição + QUE 

    Ex.: Ele está certo de que será aprovado. (= Ele está certo de quê? DISSO) 

    C “Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico”.

    A oração em destaque é subordinada adjetiva restritiva.

    D “Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa”.

    A oração em destaque é coordenada sindética aditiva.

    Oração coordenada sindética aditiva: tem valor semântico de adição, soma, acréscimo. É ligada às outras por meio das seguintes conjunções: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim...  

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso. 

    E “O economista Marcelo Paixão, [...], salienta que existem razões de ordem geral

    A oração em destaque é subordinada substantiva objetiva direta.

    Oração subordinada substantiva objetiva direta: funciona como objeto direto do verbo da oração principal.  

    Esqueminha: VTD + QUE ou SE 

    Ex.: Eu quero que você passe em um concurso público. (= Eu quero o quê? ISSO) 

    Gabarito: Letra E

  • Monitor do Qconcursos

    A questão quer a alternativa que contém a mesma classificação da oração “Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços”, uma oração subordinada substantiva objetiva direta (observou o quê? ISSO). Vejamos:

    “Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade”.

    A oração em destaque é subordinada adjetiva restritiva.

    Oração subordinada adjetiva restritiva: Não é isolada por vírgulas. Restringe o sentido do termo a que se refere.  

    Ex.: Os celulares que são modernos custam caro. (somente os celulares que são modernos custam caro) 

    “Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural...”.

    A oração em destaque é subordinada substantiva completiva nominal, pois completa o substantivo "sinalização".

    Oração subordinada substantiva completiva nominal: funciona como complemento nominal de um termo da oração principal.  

    Esqueminha: NOME (advérbio, substantivo ou adjetivo) + preposição + QUE 

    Ex.: Ele está certo de que será aprovado. (= Ele está certo de quê? DISSO) 

    “Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico”.

    A oração em destaque é subordinada adjetiva restritiva.

    “Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa”.

    A oração em destaque é coordenada sindética aditiva.

    Oração coordenada sindética aditiva: tem valor semântico de adição, soma, acréscimo. É ligada às outras por meio das seguintes conjunções: e, nem (e não), não só... mas também, mas ainda, como também, ademais, outrossim...  

    Ex.: Estudaram muito e passaram no concurso

    “O economista Marcelo Paixão, [...], salienta que existem razões de ordem geral

    A oração em destaque é subordinada substantiva objetiva direta.

    Oração subordinada substantiva objetiva direta: funciona como objeto direto do verbo da oração principal.  

    Esqueminha: VTD + QUE ou SE 

    Ex.: Eu quero que você passe em um concurso público. (= Eu quero o quê? ISSO) 

    Gabarito: Letra E

  • Matéria do cão!

  • Me confundi por considerar o mas...

  • Na verdade, nem o enunciado da questão eu entendi direito...


ID
2148760
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                     O perfil do empreendedor negro no Brasil


Juventude negra está seguindo uma mudança cultural que vê forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico



    A prática empreendedora vem crescendo no Brasil, sobretudo quando diz respeito à população negra. Atualmente a maioria dos empreendedores são mulheres que abriram seus negócios por oportunidade, contrariando a crença geral de que as pessoas das camadas com menor poder aquisitivo procuram abrir seus negócios mais por necessidade ou devido ao desemprego.

     Praticamente metade dos empreendedores têm menos de 40 anos e, em relação aos jovens, 75% deles estão empreendendo pela primeira vez e a maioria com ensino superior completo/incompleto.

    Há uma sinalização de que a juventude negra está seguindo uma mudança cultural que ocorre de forma gradativa. Eles estão percebendo que o empreendedorismo pode ser uma forma de protagonizar uma transformação de alto impacto social e econômico.

    A maioria dos negócios está na categoria MEI (Micro Empreendedor Individual), nos setores de comércio, serviço, moda/vestuário, estética e alimentação. Esses dados foram obtidos na Pesquisa Nacional Negro Empreendedor realizada pelo Baobá – Fundo de Igualdade Racial em parceira com o Instituto Feira Preta, em 2015.

   Segundo a pesquisa, historicamente, o ato de empreender sempre esteve presente no cotidiano de negros brasileiros. Muito antes da formação do conceito de afroempreendedorismo, o negro empreendia como forma de sobrevivência, por necessidade.

Hoje, o empreendedor negro ultrapassou as fronteiras da subsistência e tem buscado aprimorar as suas habilidades e competências no que diz respeito à sua atitude empreendedora. Cada vez mais, apostando na criação, abertura e gerenciamento de seus próprios negócios.

   Mesmo com a mudança do perfil empreendedor, o empreendedor negro ainda enfrenta muitas dificuldades, como também sinaliza a pesquisa. Segundo o documento “são públicos os fatores que dificultam o crescimento e fortalecimento do empreendedorismo negro, em larga escala, no país e um dos principais entraves se deve ao racismo institucionalizado brasileiro”.

    “Além deste, outras razões podem estar relacionadas às dificuldades vivenciadas pelos negros no momento de empreender. O economista Marcelo Paixão, em publicação eletrônica de 2013 – Os empreendedores afro-brasileiros: um estudo exploratório a partir da MPE -, salienta que existem razões de ordem geral; que seriam a falta de planejamento e de capacitação administrativa/ gerencial, a informalidade, a aposta em negócios de pouco retorno, condições ocupacionais anteriores frágeis dentre outras”.

   Em 2013, o Instituto Data Popular divulgou pesquisa apontando que os consumidores negros, boa parte localizados na chamada classe C, movimentaram cerca de R$713 bilhões ao ano. Mas o estudo também observou que existe demanda crescente e oferta insuficiente de produtos e serviços para atender o perfil de um novo consumidor negro.

   Um exemplo de sucesso de empreendedorismo negro é a Feira Preta. Inicialmente realizada na Praça Benedito Calixto e reunindo cerca de 40 empreendedores, a Feira Preta hoje se transformou no maior evento de cultura negra da América Latina.

   Em treze edições, foram mais de 120 mil visitantes, que puderam acompanhar aproximadamente 500 artistas e 600 expositores com diferentes linguagens, expressões e produtos. 



                           Texto adaptado. Fonte: http://www.cartacapital.com.br/sociedade/o-

                                                                                    -perfil-do-empreendedor-negro-no-brasil

Assinale a alternativa correta quanto à regência (verbal ou nominal) e ao uso da crase ou falta dela no item em destaque nos textos a seguir.

Alternativas
Comentários
  • Gabaritos letra B.  Paralelismo.  Caso especial de crase.

  • Alguém sabe qual o erro da alternativa "c" ?

     

  • Laiz, estou estudando crase agora, não tenho certeza do que eu estou falando. não confie 100% por favor, pensei assim:

    c) (...) Logo, a lei eterna, que é a lei de Deus, não estão sujeitos todos os homens. (...)

    Acredito que o erro seja a falta da crase em "a lei eterna"

    Conseguimos reescrever a frase da segunte forma:
    Logo, Todos os homens não estão sujeitos à lei eterna, que é a lei de Deus


    Pra descubrir se existe o artigo colocarmos o nucleo do substantivo no masculino fica:
    Todos os homens não estão sujeitos ao mandamento eterno.

    Como possui a presença de preposição a + artigo o conlcuimos que existe crase em "a lei eterna".

    A mesma coisa fiz com a letra b

    Brasileiros conectados preferem a Internet à televisão

    Para o masculino:
    Brasileiros conectados preferem a Internet ao Video-Game

    Constatamos que a crase está perfeitamente empregada.

    Precisamos de explicação mais técnica =/

     


     

  • Gabarito: B

     

     

     

     

     

    Comentários

     

     

                   a) “Antes de pedir qualquer perdão à Deus veja se, realmente, você mesmo já se perdoou !"

     

    A alternativa A está errada, porque a palavra "Deus" é uma palavra masculina, por isso não tem o artigo feminino "a". E como sabemos, o fenômeno da crase acontecer por: preposição + artigo.

     

     

     

     

                   b) Brasileiros conectados preferem a Internet à televisão

     

    A alternativa B está corretapois o verbo PREFERIR, no caso, é verbo transitivo direto e indireto, no qual a sua regência exige a preposição "a". Assim, vale lembrar que o fenômeno da crase acontecer por: preposição + artigo.

     

     

    Sendo assim, por questões de conveniência e oportunidade, vale mencionar que o verbo “preferir” não aceita palavras ou expressões de intensidade, nem "mais" ou "do que".

     

     

    Por isso é errado falar: "prefiro leite do que vinho", sendo o correto:  "Prefiro vinho a leite." (não tem crase em razão de leite ser palavra masculina)

     

     

     

     

                   c) (...) Logo, a lei eterna, que é a lei de Deus, não estão sujeitos todos os homens. (...)

     

    A alternativa C está errada, em razão de ser obrigatório o uso da crase no excerto "a lei eterna".

     

     

    A priori, fica difícil de perceber que o substantivo "sujeito" exige a preposição "a".

     

     

    Isso ocorre porque a frase se encontra na ordem indireta. Observe como fica a expressão correta na ordem direta:

     

     

     

                                Todos os homens não estão sujeitos à lei eterna, que é a lei de Deus.

     

     

     

    Vendo como ficou na ordem direta, agora, fica fácil de mencionar a causa da crase. Ela ocorreu em razão de a expressão "à lei eterna" ser determinada pelo complemento: "que é a lei de Deus". Se não tivesse essa parte final, não seria determinada e assim não ocorreria crase.

     

     

     

    Trocando em miúdos, o que foi explicado acima é a exceção desta regra: 

     

    Não se emprega acento indicativo de crase diante de substantivo feminino usado em sentido geral, indeterminado, porque, nesse caso, não ocorre o artigo definido "a(s)".

     

     

    Exemplos:

     

    Ele está sujeito a lei eterna.

    Ele tem aversão a mulher (...a mulher em geral)
    Crédito sujeito a aprovação.

     

    As frases podem ser reescritas assim:

     

    Ele está sujeito a(uma) lei (qualquer)

    Ele tem aversão a (uma) mulher (qualquer).
    Crédito sujeito a (uma) aprovação (qualquer).

     

     

     

     

                   d) PROIBIDO ESTACIONAR SUJEITO À GUINCHO

     

    A alternativa D está errada, porque a palavra "guincho" é uma palavra masculina, por isso não tem o artigo feminino "a". E como sabemos, o fenômeno da crase acontecer por: preposição + artigo.

  • Letra C não é não estão, mas sim não ESTA

  • Dauber, a concordância verbal está correta, o erro está na ausência de crase em "a lei"

    Colocando a frase em ordem ficaria assim: Não estão sujeitos todos os Homens à lei eterna, que é a lei de Deus.

    Os homens não ESTÃO sujeitos à lei. 

    Trocando por "ao":

    Os homens não estão sujeitos ao mandamento. 

  • Prova da PMTO ta bem próximo,qconcurso,grancurso,GPS cursos so tenho a adradecer
  • A prova da PM-TO está bem próxima e uma vaga já é minha. Rumo à Gloriosa.

  • [GABARITO: LETRA B]

    ⇉ Há crase:

    ☛ Diante de palavra feminina que venha acompanhada de artigo, desde que o termo regente exija a preposição a:

    ☑ Ex: O juiz pronunciou-se favoravelmente à ré.

    ☛ Na indicação de horas:

    ☑ Ex: Combinamos de nos encontrar às seis horas.

    ☛ Diante de nomes masculinos, apenas nos casos em que é possível subentender-se palavra como moda ou maneira:

    ☑ Ex: Desenvolveu um modo de pintar à Van Gogh. (À maneira de Van Gogh).

                Apresenta programas à Chacrinha. (À moda do Chacrinha).

    ☛ Diante de nomes de lugares que geralmente não admitem artigo, quando apresentarem um elemento que os caracterize ou qualifique:

    ☑ Ex: Vou à famosa Roma.

                Finalmente chegamos à encantadora Ouro Preto.

    ☛ Diante da palavra “casa”, quando determinada:

    ☑ Ex: Você vai comigo à casa deles / dos meus amigos?

    ☛ Diante de “madame”, “senhora” e “senhorita”:

    ☑ Ex: Enviaremos uma carta à senhorita.

    ☛ Diante da palavra “distância” (quando estiver determinada):

    ☑ Ex: O acidente se deu à distância de 100 metros.

    Há crase nas locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas formadas a partir de palavras femininas, pois, nesses casos, estaremos diante da sequência constituída de preposição + artigo feminino.

     

    Locuções adverbiais: Às vezes, à noite, à tarde, às claras, à meia-noite, às três horas.

    Locuções prepositivas: À frente de, à beira de, à exceção de.

    Locuções conjuntivas: À proporção que, à medida que.

    ⇛Meus resumos dos Livros: Gramática - Ernani & Floriana / Gramática - Texto: Análise e Construção de Sentido.

  • GABARITO: LETRA B

    ACRESCENTANDO:

    Tudo o que você precisa para acertar qualquer questão de CRASE:

    I - CASOS PROIBIDOS: (são 15)

    1→ Antes de palavra masculina

    2→ Antes artigo indefinido (Um(ns)/Uma(s))

    3→ Entre expressões c/ palavras repetidas

    4→ Antes de verbos

    5→ Prep. + Palavra plural

    6→ Antes de numeral cardinal (*horas)

    7→ Nome feminino completo

    8→ Antes de Prep. (*Até)

    9→ Em sujeito

    10→ Obj. Direito

    11→ Antes de Dona + Nome próprio (*posse/*figurado)

    12→ Antes pronome pessoalmente

    13→ Antes pronome de tratamento (*senhora/senhorita/própria/outra)

    14→ Antes pronome indefinido

    15→ Antes Pronome demonstrativo(*Aquele/aquela/aquilo)

    II - CASOS ESPECIAIS: (são7)

    1→ Casa/Terra/Distância – C/ especificador – Crase

    2→ Antes de QUE e DE → qnd “A” = Aquela ou Palavra Feminina

    3→ à qual/ às quais → Consequente → Prep. (a)

    4→ Topônimos (gosto de/da_____)

    a) Feminino – C/ crase

    b) Neutro – S/ Crase

    c) Neutro Especificado – C/ Crase

    5→ Paralelismo

    6→ Mudança de sentido (saiu a(`) francesa)

    7→ Loc. Adverbiais de Instrumento (em geral c/ crase)

    III – CASOS FACULTATIVOS (são 3):

    1→ Pron. Possessivo Feminino Sing. + Ñ subentender/substituir palavra feminina

    2→ Após Até

    3→ Antes de nome feminino s/ especificador

    IV – CASOS OBRIGATÓRIOS (são 5):

    1→ Prep. “A” + Artigo “a”

    2→ Prep. + Aquele/Aquela/Aquilo

    3→ Loc. Adverbiais Feminina

    4→ Antes de horas (pode está subentendida)

    5→ A moda de / A maneira de (pode está subentendida)

    FONTE: Português Descomplicado. Professora Flávia Rita


ID
2148775
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma sala de aula, 55% dos alunos vão prestar vestibular para a área de exatas e desses alunos 36% para o curso de matemática. Qual é a porcentagem de alunos dessa sala de aula que vão prestar vestibular para matemática?

Alternativas
Comentários
  • 55% Exatas

     

    36% de 55% exatas serão percentual de matemática 

     

    Logo

     

    36/100   x   55/100

     

    36/100    x  55/100

     

    1980 / 10000

     

    0,1980 = 19,8%  matemática

     

  • Para fazer essa questão é mais simples atribuir valores, logo, considere que a sala tem 100 alunos, então:

    55% são de exatas = 55 alunos, dos 55 alunos 36% fazem matemática, portanto, temos:

    55 * (36/100) = 19,8% 

    GABARITO =B

     

  • Método de Renato:

     

    36% de 55% = 36.55 = 1986 

     

    Conta a quantidade de bolinhas do percente exceto a ultima e separa as casas decimais com virgula. Nese caso são duas

     

    R: 19,8%

  • 55/100 x 36/100 = 1980 >>19,80 %

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://studio.youtube.com/video/OnEWdDOt5ps/edit


ID
2148778
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Qual é a negação da frase “Todas as pessoas gostam de assistir televisão”?

Alternativas
Comentários
  • A negação de uma proposição simples com a(s) palavra(s) "TODO(S)" ou "TODA(S)" basta que você substitua esta(s) palavra(s) por "PELO MENOS UM(A)"; "ALGUM(A)";" EXISTE", fazendo com que pelo menos UM desminta a afirmação.

    Logo:

    ~Todas as pessoas gostam de assistir televisão será:

    -EXISTEM pessoas que não gostam de assistir televisão;

    -PELO MENOS UMA pessoa não gosta de assistir televisão;

    -ALGUMA pessoa não gosta de assistir televisão.

    LETRA A

    até mais!

    ;)

  • Questões repetidas notifiquem erro na bandeirinha ao lado.

  • FRASE                                   NEGAÇÃO

    - Todo “A” é “B”                   - Algum “A” ñ é “B”| Existe “A” que ñ é “B”|Pelo menos um “A” ñ é “B”|Nem todo “A” é “B”|Há “A” que ñ é “B”

    - Algum “A” é “B”                - Nenhum “A” é “B” | Todo “A” é “B”

    - Nenhum “A” é “B”             - Algum “A” é “B”

  • O tema é um pouco confuso, então segue o meu BIZU:

    Quando houver "TODOS SÃO", sua negação será "ALGUM NÃO É"

    Quando houver "TODOS NÃO SÃO", sua negação será "ALGUM É"

    .

    Sinônimos:

    "TODOS SÃO" = "NENHUM NÃO É"

    "TODOS NÃO SÃO" = "NENHUM É"

    .

    ALGUM = PELO MENOS UM = EXISTE UM

    .

    .

    Força, Determinação e Fé

    A dificuldade é para todos.

    Bons estudos!


ID
2148793
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o Estatuto Social da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, aprovado pelo Decreto nº 7.661, de 28 de dezembro de 2011, tendo em vista as disposições referentes à Diretoria, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) MAIS DE 10 ANOS de exercício de função ou de efetiva atividade profissional

    B) CORRETA!

    C) autorizar a aquisição, alienação e oneração de bens móveis, EXCETO VALORES MOBILIÁRIOS; é PERMITIDO também estabelecer normas e DELEGAR poderes, no âmbito de suas competências;

    D) assinar, juntamente com UM Diretor, os contratos que a Ebserh celebrar ou em que vier a intervir, bem como os atos que envolvam obrigações ou responsabilidades por parte da Empresa;

    E) assinar os títulos ou documentos emitidos em decorrência de obrigações contratuais, bem como os cheques e outras obrigações de pagamento, PODENDO DELEGAR ESSA ATRIBUIÇÃO;

  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com o Regimento Interno 3ª edição.2016

     

    a) Errada.

     

    § 3º. O Presidente e os Diretores da Ebserh serão nomeados dentre brasileiros que satisfaçam os seguintes requisitos:


    I – idoneidade moral e reputação ilibada;


    II – notórios conhecimentos na área de gestão, de atenção hospitalar e de ensino em saúde;


    III – mais de 10 anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior.

     

    b) Correta.

     

    c) Errada.

     

    Artigo 11. Compete à Diretoria Executiva:

    XIII – estabelecer normas e delegar poderes, no âmbito de suas competências;

    XI – autorizar a aquisição, alienação e oneração de bens móveis, exceto valores mobiliários;

     

     

    d) Errada.

     

    Artigo 33. Ao Presidente da Ebserh compete:

    XIX – assinar, juntamente com um Diretor, os contratos que a Ebserh celebrar ou em que vier a intervir, bem como os atos que envolvam obrigações ou responsabilidades por parte da Empresa;

     

     

    e) Errada.

     

    Artigo 33. Ao Presidente da Ebserh compete:

    XX – assinar os títulos ou documentos emitidos em decorrência de obrigações contratuais, bem como os cheques e outras obrigações de pagamento, podendo delegar essa atribuição;

  • Art. 14.  O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO reunir-se-á, ordinariamente, MENSALMENTE e, extraordinariamente, sempre que for convocado pelo Presidente, a seu critério, ou por solicitação de, pelo menos, quatro de seus membros.

                                                                                                                                                                                       

    Art. 17.  A DIRETORIA reunir-se-á, ordinariamente, UMA VEZ POR SEMANA e, extraordinariamente, sempre que convocada pelo Presidente da EBSERH, deliberando com a presença da maioria de seus membros.

     

    § 2o O CONSELHO FISCAL reunir-se-á, ordinariamente, A CADA MÊS e, extraordinariamente, quando convocado pelo seu Presidente.

     

    Art. 25.  O CONSELHO CONSULTIVO reunir-se-á ordinariamente pelo menos UMA VEZ POR ANO e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo presidente, por sua iniciativa ou por solicitação do Conselho de Administração, ou a pedido de um terço dos seus membros.


ID
2148799
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o que dispõe o Regimento Interno da EBSERH - 2ª revisão, o mandato dos membros do Conselho Fiscal

Alternativas
Comentários
  • Gab: E

     

    § 1º A investidura dos membros do Conselho Fiscal far-se-á mediante registro na ata da primeira reunião de que participarem.


    § 2º O mandato dos membros do Conselho Fiscal será de dois anos, contados a partir da data de publicação do ato de nomeação, podendo ser reconduzidos por igual período.


ID
2148805
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

De acordo com o que dispõe a Constituição Federal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de
    iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos
    relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

  • Constituição Federal, 1988.

     

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

  • SS = PAS

     

    Seguridade Social = Previdência + Assistência + Saúde

  • Gabarito letra B

    As bancas sempre tentam induzir o candidato ao erro incluindo a educação. Escreva bem grande, sublinhe e depois passe um marca texto. EDUCAÇÃO NÃO FAZ PARTE!!!!!

    BIzu A seguridade social tem PAS (com s mesmo)

    Previdência

    Assistência social

    Saúde,

  • educaçao nao,já mais sera!! PAS

  • GABARITO: LETRA B

    DA SEGURIDADE SOCIAL

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

    FONTE: CF 1988

  • GABARITO: B

    Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.

  • repetida

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre seguridade social.

    A- Incorreta. A frase refere-se à seguridade social, vide alternativa B.

    B- Correta. É o que dispõe a CRFB/1988, em seu art. 194: "A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social".

    C- Incorreta. A seguridade social não abrange a educação, vide alternativa B.

    D- Incorreta. A frase refere-se à seguridade social, vide alternativa B.

    E- Incorreta. A frase refere-se à seguridade social, vide alternativa B.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa B.


ID
2148811
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o Decreto Presidencial nº. 7.508, de 28 de junho de 2011, acerca da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde – RENASES –, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: D

     

    Art. 21. A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.

  • GAB: D

     

    a) Será acompanhada do Formulário Terapêutico Nacional - FTN que subsidiará a prescrição, a dispensação e o uso dos seus medicamentos. (Falou medicamento, é RENAME)

     

     b) Tem como função única efetuar a padronização de medicamentos indicados para atendimento de doenças ou de agravos no âmbito do SUS. (Falou de medicamento, é RENAME)

     

     c) Tem como função precípua estabelecer os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas em âmbito nacional, observadas as diretrizes pactuadas pela Comissão Intergestores Bipartite - CIB. (Primeiro que não é competência das RENASEs, isto é competência do Ministério da Saúde. Além disto, são as diretrizes pactuadas pela Comissão Inter. Tripartite - CIT)

     

     d) Compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde. (Certo)

     

     e) A cada quatro anos, o Ministério da Saúde consolidará e publicará as atualizações da RENASES. (É a cada dois anos e é a RENAME)

  • GABARITO: LETRA D

    Seção I

    Da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - RENASES

    Art. 21. A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.

    FONTE: DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

  • GABARITO: LETRA D

    Seção

    I Da Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - RENASES Art.

    21. A Relação Nacional de Ações e Serviços de Saúde - RENASES compreende todas as ações e serviços que o SUS oferece ao usuário para atendimento da integralidade da assistência à saúde.

    DECRETO Nº 7.508, DE 28 DE JUNHO DE 2011.

  • sobre b: Significado de Precípua: Qualidade do que é essencial, principal; fundamental.


ID
2148817
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Sanitário
Assuntos

De acordo com o que dispõe a Resolução 453/2012 do Conselho Nacional da Saúde, as funções, como membro do Conselho de Saúde,

Alternativas
Comentários
  • GAB. E

    X - As funções, como membro do Conselho de Saúde, não serão remuneradas, considerando-se o seu exercício de relevância pública e, portanto, garante a dispensa do trabalho sem prejuízo para o conselheiro. Para fins de justificativa junto aos órgãos, entidades competentes e instituições, o Conselho de Saúde emitirá declaração de participação de seus membros durante o período das reuniões, representações, capacitações e outras atividades específicas.


ID
2148820
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A respeito do Choque hipovolêmico, seja hemorrágico, anafilático, séptico ou neurogênico, o evento final comum a todos eles é

Alternativas
Comentários
  • Traduzindo... Perfusão tecidual - Irrigação lenta e contínua de sangue na rede capilar para nutrir os tecidos, sendo assim a causa geral dos choques é a falta dessa irrigação que consequentemente causa a falência generalizada.

     


ID
2148823
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na administração de Soro Antiescorpiônico (SAEEs) ou Soro Antiaracnídico (SAAr), em casos de acidentes com escorpiões, quando o paciente apresenta manifestações clínicas graves, é necessário administrar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C

     

     

     

    De acordo com o manual  Urgência e Emergência na Atenção Primária à Saude.UFMG.2011

     

     

     

    O tratamento do acidente leve requer administração de soro quando surgirem manifestações sistêmicas e tempo de observação de 12 a 24 horas.

     

     

    Os casos moderados requerem a administração de 2 a 4 ampolas do soro e os graves 4 ou mais ampolas.

     

    O tratamento do choque, arritmias e edema pulmonar requerem internação em serviços de terapia intensiva.


ID
2148826
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O principal objetivo da fluidoterapia é restaurar a perfusão tecidual. As soluções de primeira escolha para reposição volêmica são

Alternativas
Comentários
  • As soluções cristalóides isotônicas são soluções salinas balanceadas com eletrólitos. Funcionam como expansores plasmáticos efetivos, por pouco tempo, mas não transportam oxigênio. O ringer lactato é o mais usado em casos de choque, pois sua composição eletrolítica é a mais semelhante a do plasma. (Adaptado-PHTLS)

    Resposta: Alternativa A


ID
2148829
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A equipe está atendendo acidente com múltiplas vítimas pelo método START. O paciente, após manobras, não obedece a solicitações verbais, porém sua frequência respiratória é maior que 30/minutos e sua perfusão periférica (enchimento capilar) é maior que dois segundos. Qual cartão deve ser usado na Triagem desse paciente?

Alternativas
Comentários
  • Vermelho – prioridade 1 Corresponde aos feridos graves, com lesões severas, em situações de riscos iminentes, cujas probabilidades de sobreviver dependem de cuidados imediatos, por equipe médica experiente, em local adequado (pacientes de alto risco).

    Amarelo – prioridade 2 Corresponde aos feridos com lesões graves, mas, que por não estarem em estado de risco iminente, tem menor prioridade que os de alto risco, já que sua sobrevivência independe de cuidados imediatos.

    Preto – prioridade 3 Corresponde aos pacientes terminais, com lesões de extrema gravidade e cujo prognósticos são sombrios, que, mesmo atendido imediatamente por equipe médica experiente, irão falecer.

    Verde – Prioridade 4 Pacientes com lesões leves e baixo nível de risco e são liberados para controle ambulatoriais.

  • No caso descrito não seria amarelo???

  • vejam o fluxograma do método start quee xplica bem

  • Vermelho – prioridade 1 Corresponde aos feridos graves, com lesões severas, em situações de riscos iminentes, cujas probabilidades de sobreviver dependem de cuidados imediatos, por equipe médica experiente, em local adequado (pacientes de alto risco).

    Amarelo – prioridade 2 Corresponde aos feridos com lesões graves, mas, que por não estarem em estado de risco iminente, tem menor prioridade que os de alto risco, já que sua sobrevivência independe de cuidados imediatos.

    Preto – prioridade 3 Corresponde aos pacientes terminais, com lesões de extrema gravidade e cujo prognósticos são sombrios, que, mesmo atendido imediatamente por equipe médica experiente, irão falecer.

    Verde – Prioridade 4 Pacientes com lesões leves e baixo nível de risco e são liberados para controle ambulatoriais.

  • Vítima verde: anda.

    Vítima vermelha: respiração > 30 ou Enchimento Capilar > 2 segundos ou pulso radial ausente ou respira após abertura de vias aéreas.

    vitima amarela: não anda mas cumpre ordens simples.

    vítima cinza ou preta: não respira mesmo após as manobras abertura de vias aéreas.

    Vermelho – prioridade 1 Corresponde aos feridos graves, com lesões severas, em situações de riscos iminentes, cujas probabilidades de sobreviver dependem de cuidados imediatos, por equipe médica experiente, em local adequado (pacientes de alto risco).

    Amarelo – prioridade 2 Corresponde aos feridos com lesões graves, mas, que por não estarem em estado de risco iminente, tem menor prioridade que os de alto risco, já que sua sobrevivência independe de cuidados imediatos.

    Preto – prioridade 3 Corresponde aos pacientes terminais, com lesões de extrema gravidade e cujo prognósticos são sombrios, que, mesmo atendido imediatamente por equipe médica experiente, irão falecer.

    Verde – Prioridade 4 Pacientes com lesões leves e baixo nível de risco e são liberados para controle ambulatoriais.

  • -Se qualquer dos RPM der alterada (FR > 30 ipm, perfusão capilar lenta ou status mental alterado) então é vermelho

  • Consegue andar - VERDE

    Cumpre ordens simples- AMARELO

    Não respira - PRETO/CINZA

    EC >2seg / Pulso radial ausente / FR >30 - VERMELHO

  • GABARITO:LETRA C CARTÃO VERMELHO


ID
2148832
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O Traumatismo Torácico é um grande causador de mortes. A Fisiopatologia desse traumatismo está relacionada com três alterações básicas, são elas:

Alternativas
Comentários
  • resposta letra A.

    O trauma torácico pode ser causado por traumas contusos (acidentes automobilísticos, quedas e impactos em geral), penetrantes (lesões por arma de fogo ou arma branca) ou pela associação dos anteriores (por exemplo, acidente automobilístico com contusão e lesão penetrante associadas).

    A fisiopatologia do trauma torácico está relacionada com três alterações básicas: a hipóxia, a hipercarbia e a acidose.

    A hipóxia tecidual é definida como a oferta inadequada de oxigênio aos tecidos. A hipovolemia é condição associada à hipóxia, não só no trauma torácico, mas em qualquer tipo de trauma que origine sangramento importante. Entretanto, o trauma torácico pode ainda gerar ou mesmo agravar a hipóxia tecidual por outros dois fatores: a alteração na relação ventilação–perfusão ou pela alteração nas relações pressóricas dentro da cavidade torácica. 

    A hipercarbia definida como o acúmulo de CO2 ocorre em virtude de uma ventilação inadequada. Esta pode ser ocasionada por alterações nas relações pressóricas da cavidade torácica, que podem gerar colapso pulmonar, ou pelo rebaixamento do nível de consciência, com queda do estímulo respiratório, podendo levar inclusive à parada respiratória.

    A acidose metabólica é gerada pelo estado de hipoperfusão tecidual (choque) e também está presente em outras modalidades de trauma que não o torácico. Porém, no trauma torácico, esta pode ser agravada em virtude da associação com acidose respiratória devida a estado de hipoventilação.


ID
2148835
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Gestante, com 20 semanas de gestação, chega ao serviço de Emergência queixando-se de dor no baixo ventre e apresentando pequeno sangramento vaginal. Em relação ao caso clínico, é correto afirmar que

Alternativas

ID
2148838
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A Cardiotocografia é um método biofísico não invasivo de avaliação do bem-estar fetal. Os parâmetros analisados nesse exame são:

Alternativas
Comentários
  • cardiotocografia (CTG) é um método biofísico não invasivo de avaliação do bem estar fetal. Consiste no registro gráfico da frequência cardíaca fetal e das contrações uterinas. É classificada em cardiotocografia anteparto (quando realizada antes do início do trabalho de parto) e intraparto.

  • Gabarito: Letra D.

     

     

    Complementando

     

     

    De acordo com o artigo Avaliação biofísica complementar da vitalidade fetal.2011

     

     

     

    Cardiotocografia

     

    A cardiotocografia (CTG) foi introduzida na Obstetrícia na década de 1960, com o objetivo de avaliar a FCF e a contratilidade uterina no momento do parto. Sua utilização baseia-se no princípio de que a reatividade dos batimentos cardíacos é um dos primeiros parâmetros a se alterar durante o período de hipóxia31 (D).

     

    Na CTG obtém-se um registro gráfico da frequência cardíaca fetal, a qual representa um importante parâmetro biofísico para avaliação da vitalidade do feto e, concomitantemente, dos movimentos fetais e das contrações uterinas (Quadro 1)32 (D)


ID
2148841
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Quanto aos cuidados de enfermagem no Edema Agudo de Pulmão, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.

( ) Manter paciente sentado com as pernas fletidas.
( ) Administrar Oxigênio (O2), sob conduta médica.
( ) Verificar acesso venoso e puncionar veia calibrosa.
( ) Instalar oximetria de pulso e verificar sinais vitais.
( ) Não há necessidade de preparar material de entubação.

Alternativas
Comentários
  • As pernas devem ficar pendentes, não?

  • Pendentes e não fletida

  • EDEMA AGUDO DE PULMÃO :

    ( F ) Manter paciente sentado com as pernas fletidas. ( pendentes )

    ( V ) Administrar Oxigênio (O2), sob conduta médica . 

    ( V ) Verificar acesso venoso e puncionar veia calibrosa .

    ( V ) Instalar oximetria de pulso e verificar sinais vitais .

    ( F ) Não há necessidade de preparar material de entubação ( ) .

  • pendentes ou posição de Fowler (90°C)
  • Pernas pendentes


ID
2148844
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente politraumatizado, 25 anos, sexo masculino, dá entrada na Unidade de Urgência/Emergência, trazido pelo SAMU, em decorrência de colisão frontal moto/ caminhão. Em breve avaliação, observa-se abertura ocular apenas sob estímulo doloroso, assim como resposta motora com movimentos de retirada. O paciente verbaliza palavras inadequadas às perguntas realizadas. Utilizando os parâmetros da Escala de coma de Glasgow, o escore atribuído a esse paciente é de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

     

    Texto:

    Em breve avaliação, observa-se abertura ocular apenas sob estímulo doloroso, assim como resposta motora com movimentos de retirada. O paciente verbaliza palavras inadequadas às perguntas realizadas. 

     

     

    O escore da escala de coma de Glasgow é quantificado observando os seguintes parâmetros:

     

    Abertura Ocular , Resposta Verbal e Resposta Motora.

     

    Pontuação Máxima: 15 pontos.

    Pontuação Mínima: 3 pontos.

     

                                             Variáveis

    Abertura Ocular                   Dor                                            Pontuação:  2 pontos

    Resposta Motora               Retirada                                        Pontuação: 4 pontos

    Resposta Verbal       Palavras inapropriadas                            Pontuação: 3 pontos

     

    Resultado = 2 + 4 + 3= 9 pontos

     

  • Glasgow, quanto menor, pior

  • Atualizações da ECG

    ABERTURA OCULAR

    Espontânea- 4

    Ao som- 3

    À pressão- 2

    Ausente- 1

    Não testável -NT

    RESPOSTA VERBAL

    Orientado-5

    Confuso-4

    Palavras-3

    Sons-2

    Ausente-1

    Não testável-NT

    RESPOSTA MOTORA

    A ordens (obedece aos comandos)-6

    Localiza-5

    Flexão normal-4

    Flexão anormal-3

    Extensão-2

    Ausente-1

    Não testável- NT

    RESPOSTA PUPILAR

    As duas pupilas não reagem à luz : -2

    Apenas uma pupila reage à luz: -1

    As duas pupilas reagem à luz: 0

    Aplicação:

    ECG= AO+ RV+RM-RP

    PONTUAÇÃO DE 1 A 15



  • movimento de retirada é o mesmo que flexão normal


ID
2148847
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Em um atendimento pré-hospitalar, o enfermeiro se depara com um adulto em situação de engasgamento com possível presença de corpo estranho em região orofaríngea. Qual é a medida a ser tomada imediatamente?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

    A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência que consiste na realização de uma série de compressões a nível superior do abdómen, mais precisamente abaixo do esterno.Esta manobra é usada em caso de asfixia ou sufocação, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.

  • Gabarito: Letra B.

     

    A manobra de Heimlich é uma técnica de emergência que consiste na realização de uma série de compressões a nível superior do abdómen, mais precisamente abaixo do esterno.Esta manobra é usada em caso de asfixia ou sufocação, provocada por um pedaço de comida ou um corpo estranho entalado nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar.

  • Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.

     


ID
2148850
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Ao realizar parto sem distócia em situação de emergência, o enfermeiro, para avaliar a vitalidade fetal, aplica o teste de Apgar

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

     

     

     

    De acordo com CAB nº 32 ATENÇÃO AO PRÉ-NATAL DE BAIXO RISCO.Brasília-DF.2012

     

     

     

    Papel do Boletim de Apgar:

     

     

    O Boletim de Apgar não deve ser usado para indicar o início da reanimação.

     

    No entanto, ele é útil para avaliar a resposta do RN às manobras de reanimação no 1º e 5º minutos de vida e, se necessário, no 10º, 15º e 20º minutos.


    De igual modo, o Boletim de Apgar serve como um relatório numérico e muito prático para descrever a condição de nascimento e a recuperação do RN, quando reanimado.

  • Teste de Apgar, de score de 0 a 10, sendo 10 ótimo

  • O boletim Apgar de primeiro minuto é considerado como um diagnóstico da situação presente, índice que pode traduzir sinal de asfixia e da necessidade de ventilação mecânica. Já o Apgar de quinto minuto e o de décimo minuto são considerados mais acurados, levando ao prognóstico da saúde neurológica da criança (seqüela neurológica ou morte). Segue-se a Tabela para a realização da Escala de Apgar:


ID
2148853
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente chega ao Serviço de Urgência vítima de queda de altura. Ao exame, apresenta rinorreia, otorreia, hematoma periorbital, existindo a suspeita de fratura de base de crânio. Nesse caso, NÃO é indicado

Alternativas

ID
2148856
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Um dos exames que podem diagnosticar alterações cardíacas é o (ECG) Eletrocardiograma. Considere um traçado eletrocardiográfico normal e assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Onda T – A terceira onda do ECG normal. Corresponde à repolarização ventricular em sua quase totalidade

     

     

    http://www.rbconline.org.br/artigo/eletrocardiograma-recomendacoes-para-a-sua-interpretacao/

  • Onda P: Despolarizacao do atrio
    Onda QRS: Despolarizacao do ventriculo
    Onda T: Repolarizacao do ventriculo

  • Gabarito: Letra B.


    Complementando

     

     1 - onda P

    Representa a despolarização atrial , ou seja, ela registra o momento em que acontece a contração atrial.


    2 - complexo QRS

    Representa a despolarização do ventrículo.


    3 - onda T

    Representa a repolarização do ventrículo , que acontece ao final do período de ejeção.


    4 - intervalo P-R

    O período do início da onda P ao início do QRS determina o intervalo PR, tempo em que ocorre a ativação atrial e o retardo fisiológico na junção átrio-ventricular (AV).


    5 - intervalo Q-T

    É a medida do início do QRS ao término da onda T, portanto representa a duração total da atividade elétrica ventricular.


    6- Onda U

    Representa a repolarização do sistema His-Purkinje.


ID
2148859
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente masculino, 06 anos, sofreu queda da própria altura, apresentando pequeno corte contuso em região parietal. A criança chorava e começava a nausear. Na avaliação pupilar, observou-se anisocoria de 2,0mm à esquerda e de 4,0mm à direita. Posto isso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • a avaliação pupilar também possui importância diagnóstica e prognóstica. Reis e Py (2002) comentam que a midriase fixa bilateral na fase aguda do traumatismo é indicativa de mau prognóstico com 74% dos casos evoluindo para estado vegetativo e apenas 25% recuperando vida independente.

    Por outro lado a miose bilateral pode indicar herniação diencefálica, devendo-se, contudo excluir a possibilidade de intoxicação por narcóticos, principalmente os opióides. A midriase fixa unilateral indica provável massa intracraniana (hematomas extra-axiais) deslocando e comprimindo o III nervo craniano.

    A avaliação pupilar consiste em:

    - Avaliar diâmetro, simetria, assimetria e reflexo fotomotor;

    - Comparar uma pupila à outra;

    - Diâmetro normal: em média 3,5mm;

    - O diâmetro pode ser medido com uma régua ou por pupilômetro. A avaliação da motricidade ocular é explicada por Ferreira (2007) é realizada em pacientes em coma, avaliados os movimentos dos nervos cranianos (oculomotor, troclear e abducente). A avaliação realizada em 5 etapas:

    - Movimentos oculares espontâneos;

    - Manobra dos olhos de boneca;

    - Manobra vestíbulo-ocular;

    - Reflexo córneo palpebral;

    - Pálpebras.


ID
2148862
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente, no 6º dia de internação na UTI (Unidade de Terapia Intensiva), vítima de acidente automobilístico, com traumatismo cranioencefálico moderado, intubado (tubo orotraqueal), sedação suspensa nas últimas 12 horas, exames laboratoriais satisfatórios, respondendo a estímulos verbais e evoluindo favoravelmente para extubação. Nos cuidados de enfermagem na extubação, o enfermeiro deve

Alternativas

ID
2148865
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Com base na resolução do COFEN n°376/2011, que dispõe sobre a participação da equipe de Enfermagem no processo de transporte de pacientes em ambiente interno aos serviços de saúde, assinale a alternativa que apresenta, na etapa de planejamento, o que deve fazer o Enfermeiro da Unidade de origem.

Alternativas
Comentários
  • Art. 1º  Os profissionais de Enfermagem participam do processo de transporte do paciente em ambiente interno aos serviços de saúde, obedecidas as recomendações deste normativo:

    I – na etapa de planejamento, deve o Enfermeiro da Unidade de origem:

    a) avaliar o estado geral do paciente;
    b) antecipar possíveis instabilidades e complicações no estado geral do paciente;
    c) prover equipamentos necessários à assistência durante o transporte;
    d) prever necessidade de vigilância e intervenção terapêutica durante o transporte;
    e) avaliar distância a percorrer, possíveis obstáculos e tempo a ser despendido até o destino;
    f) selecionar o meio de transporte que atenda as necessidades de segurança do paciente;
    g) definir o(s) profissional(is) de Enfermagem que assistirá(ão) o paciente durante o transporte; e
    h) realizar comunicação entre a Unidade de origem e a Unidade receptora do paciente;

    II. na etapa de transporte, compreendida desde a mobilização do paciente do leito da Unidade de origem para o meio de transporte, até sua retirada do meio de transporte para o leito da Unidade receptora:

    a) monitorar o nível de consciência e as funções vitais, de acordo com o estado geral do paciente;
    b) manter a conexão de tubos endotraqueais, sondas vesicais e nasogástricas, drenos torácicos e cateteres endovenosos, garantindo o suporte hemodinâmico, ventilatório e medicamentoso ao paciente;
    c) utilizar medidas de proteção (grades, cintos de segurança, entre outras) para assegurar a integridade física do paciente; e
    d) redobrar a vigilância nos casos de transporte de pacientes obesos, idosos, prematuros, politraumatizados e sob sedação;

    III – na etapa de estabilização, primeiros trinta a sessenta minutos pós-transporte, deve o Enfermeiro da Unidade receptora:

    a) atentar para alterações nos parâmetros hemodinâmicos e respiratórios do paciente, especialmente quando em estado crítico.

    Art. 2º  Na definição do(s) profissional(is) de Enfermagem que assistirá(ão) o paciente durante o transporte, deve-se considerar o nível de complexidade da assistência requerida:

    I – assistência mínima (pacientes estáveis sob o ponto de vista clínico e de Enfermagem, fisicamente autossuficientes quanto ao atendimento de suas necessidades), no mínimo, 1 (um) Auxiliar de Enfermagem ou Técnico de Enfermagem;
    II – assistência intermediária (pacientes estáveis sob o ponto de vista clínico e de Enfermagem, com dependência parcial das ações de Enfermagem para o atendimento de suas necessidades), no mínimo, 1 (um) Técnico de Enfermagem;
    III – assistência semi-intensiva (pacientes estáveis sob o ponto de vista clínico e de Enfermagem, com dependência total das ações de Enfermagem para o atendimento de suas necessidades), no mínimo, 1 (um) Enfermeiro; e
    IV – assistência intensiva (pacientes graves, com risco iminente de vida, sujeitos à instabilidade de sinais vitais, que requeiram assistência de Enfermagem permanente e especializada), no mínimo, 1 (um) Enfermeiro e 1 (um) Técnico de Enfermagem.

  • RESOLUÇÃO COFEN Nº 588/2018

    Atualiza e normatiza a atuação da equipe de Enfermagem no processo de transporte de pacientes em ambiente interno aos serviços de saúde.

    Incumbe ao Enfermeiro da Unidade de origem:

    ·        Avaliar o estado geral do paciente;

    ·        Antecipar possíveis instabilidades e complicações no estado geral do paciente;

    ·        Conferir a provisão de equipamentos necessários à assistência durante o transporte;

    ·        Prever necessidade de vigilância e intervenção terapêutica durante o transporte;

    ·        Avaliar distância a percorrer, possíveis obstáculos e tempo a ser despendido até o destino;

    ·        Selecionar o meio de transporte que atenda as necessidades de segurança do paciente;

    ·        Definir o(s) profissional(is) de Enfermagem que assistirá(ão) o paciente durante o transporte;

    ·        Realizar comunicação entre a Unidade de origem e a Unidade receptora do paciente.nte interno aos serviços de saúde.


ID
2148868
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente masculino, 49 anos, obeso, com história de tabagismo e alcoolismo, dá entrada na unidade de Emergência em (PCR) Parada Cardiorrespiratória. A equipe pré- hospitar informa que o tempo de parada é de 15 minutos e, no atendimento, iniciou as manobras de ressuscitação. O médico plantonista pede à equipe que inicie a administração de adrenalina 1,0 mg de três em três minutos. Sobre essa droga, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A adrenalina estimula o coração (aumenta os batimentos cardíacos), estimula a vaso constrição, eleva a pressão arterial, libera a glicose armazenada no fígado, relaxa alguns músculos involuntários ao mesmo momento que contrai alguns outros. 

     


ID
2148871
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Na resolução do COFEN n° 375/2011, o artigo 1°, expõe que a Assistência de Enfermagem em Unidade Móvel no atendimento Pré e Inter-hospitalar deve ter a presença de enfermeiros. Em quais tipos de transporte o enfermeiro deve atuar?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO COFEN Nº 375/2011 Dispõe sobre a presença do Enfermeiro no Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido

     

    Art 1º A assistência de Enfermagem em qualquer tipo de unidade móvel (terrestre, aérea ou marítima) destinada ao Atendimento Pré-Hospitalar e Inter-Hospitalar, em situações de risco conhecido ou desconhecido, somente deve ser desenvolvida na presença do Enfermeiro.

     


ID
2148874
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O alcoolista pode apresentar problemas clínicos e neuropsiquiátricos, comuns ao uso de bebidas alcoólicas. Entre essas enfermidades está a Síndrome de Wernicke-Korsakoff, processo agudo decorrente da falta de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra A.

     

     

    De acordo com o artigo Aspectos clínicos e neuropatológicos da síndrome de Wernicke-Korsakoff.Rev. Saúde Pública vol.30 no.6.São Paulo

     

     

     

    O abuso de álcool é um dos mais sérios problemas de saúde pública e a síndrome de Wernicke-Korsakoff é uma das mais graves conseqüências do alcoolismo.

     

    Esta patologia é infreqüentemente diagnosticada nas suas apresentações menos evidentes, razão pela qual uma abordagem diagnóstica apropriada é importante passo para seu tratamento.

     

    Entre as novas propostas farmacológicas, está a reposição dos níveis de tiamina (Vitamina B1), embora isto seja insuficiente para prevenir o declínio psicológico de um grande número de pacientes. O impacto cognitivo da patologia é derivado da interação entre neurotoxicidade alcóolica, deficiência de tiamina e suscetibilidade pessoal.

  • Alcoolatra tem menos absorcao de vitamina B1 tiamina


ID
2148877
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

No Setor de Emergência, quando chega paciente em Parada respiratória ou apneia, com suspeita de exposição a opiáceos, entre as drogas de escolha para reverter o quadro
está a

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:Letra D.

     

    Narcan® (cloridrato de naloxona) é indicado para reversão completa ou parcial da depressão causada por opioide, inclusive depressão respiratória, induzida por ingestão de narcóticos opioides naturais ou sintéticos, como propoxifeno, metadona e certos analgésicos agonistas-antagonistas como nalbufina, pentazocina, butorfanol e ciclazocina.


ID
2148880
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente masculino chega ao serviço de Emergência Psiquiátrica com história de uso de bebidas alcoólicas há mais de 30 anos, com suspensão do uso há 24 horas, apresentando confusão, agitação e sudorese intensa. Está irritado e com alucinações visuais. Esse pode ser um sinal de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra D.

     

    De acordo com o artigo Consenso sobre a Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA) e o seu tratamento.

     

     

    Pessoas que bebem de forma excessiva, quando diminuem o consumo ou se abstêm completamente, podem apresentar um conjunto de sintomas e sinais, denominados Síndrome de Abstinência do Álcool (SAA).

     

    Os sinais e sintomas mais comuns da SAA são: agitação, ansiedade, alterações de humor (irritabilidade, disforia), tremores, náuseas, vômitos, taquicardia, hipertensão arterial, entre outros.

     

    Ocorrem complicações como: alucinações, o Delirium Tremens (DT) e convulsões.


ID
2148883
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para atendimento de vítimas graves, a Unidade de Suporte Avançado, quanto à composição da equipe, deverá ser de

Alternativas
Comentários
  • USA: Condutor, médico + enfermeiro

    UBS: Condutor + tec enfermagem

    Aeronautico: Médico + Enfermeiro

  • USA: MÉDICO, ENFERMEIRO, CONDUTOR

    USI: ENFERMEIRO, TÉCNICO DE ENFERMAGEM E CONDUTOR

    USB: TÉCNICO DE ENFERMAGEM E CONDUTOR


ID
2148886
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre o Código de ética de enfermagem, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Aternativa correta é a D.

    "Está centrado na pessoa, família e coletividade e pressupõe que os trabalhadores de enfermagem estejam aliados aos usuários na luta por uma assistência sem riscos e danos e acessível a toda população. O presente Código teve como referência os postulados da Declaração Universal dos Direitos do Homem, promulgada pela Assembléia Geral das Nações Unidas (1948) e adotada pela Convenção de Genebra da Cruz Vermelha (1949), contidos no Código de Ética do Conselho Internacional de Enfermeiros (1953) e no Código de Ética da Associação Brasileira de Enfermagem (1975). Teve como referência, ainda, o Código de Deontologia de Enfermagem do Conselho Federal de Enfermagem (1976), o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (1993) e as Normas Internacionais e Nacionais sobre Pesquisa em Seres Humanos [Declaração Helsinque (1964), revista em Tóquio (1975), em Veneza (1983), em Hong Kong (1989) e em Sommerset West (1996) e a Resolução 196 do Conselho Nacional de Saúde, Ministério da Saúde (1996). "

  • É verdade que o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem está centrado na pessoa, família e coletividade, já que são os sujeitos da prestação da assistência da categoria.

    Sabe no início de uma lei que está escrito assim: “considerando...., considerando...”, então, é nesta parte que está descrito que a elaboração do atual Código de Ética (Res. COFEN 564/17) considerou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, promulgada pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

    Resposta: D.


ID
2148889
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Dentre as Proibições das relações com a pessoa, família e coletividade que o código de ética impõe aos enfermeiros está

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A.

    SEÇÃO I
    DAS RELAÇÕES COM A PESSOA, FAMÍLIA E COLETIVIDADE.
    DIREITOS

    PROIBIÇÕES

    Art. 33 – Prestar serviços que por sua natureza competem a outro profissional, exceto em caso de emergência.


ID
2148892
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Paciente dá entrada no setor de emergência, com histórico de transtorno mental, confuso, agitado e agressivo. Não aceita a medicação há uma semana. Discute-se a necessidade de contenção terapêutica. Sobre essa técnica, assinale a alternativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • MATERIAL PARA A CONTENÇÃO FÍSICA

    Faixas de tecido ( algodão cru), com 12 m de comprimento por 40 cm de largura. As faixas têm, em uma das extremidades, tiras finas que servirão para dar o laço após a contenção. A parte onde a tira é fixada é reforçada dobrando-se, como envelope, a ponta da faixa.

    Fonte: Protocolo de Procedimentos de Contenção Mecânica HCAB-2012


ID
2200936
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Carla recebeu de seu emprego o salário de R$ 2500,00. Desse valor, ela separou três quartos de quatro quintos para pagar as despesas de sua casa. Qual é o valor do aluguel de Carla, sabendo que ele corresponde a 65% do valor que ela separou?

Alternativas
Comentários
  • R$ 2500,00 = salário

    3/4 . 4/5 = 12/20 para as despesas

    Aluguel = X (sabendo que ele corresponde a 65% do valor das despesas)

     

    12/20 . 2500 = 30000/20 = 1500,00 (esse é o valor que Carla separou para as despesas)

     

    1500 ------------------------ 100%

       X -------------------------- 65%

     

    100X = 1500 . 65

    100X = 97500

    X = 97500/100

    X = 975,00 (esse é o valor do aluguel de Carla)

  • Eu só tive uma dúvida. O correto não seria: 3/4 4/5?

  • GAB E

    primeiro 4/5 . 2500 = 2000

    depois 3/4 . 2000 = 1500

     

    1500______100%

    x_________65%

    x=975

  • 2500 * 4/5 = 2000

     

    2000*3/4 = 1500

     

    1500*65/100 = 975

  • 3/4 * 4*/5 = 12/20

    12/20 = simplifica por 4

    3/5

    logo 3/5 de 2500 = 1500

    1500 -----> 100%

    750 -------> 50%

    150 ------> 10%

    75 -------> 5%

    logo:

    65% -----> 975

    #PMBA2019

    RUMO A CENTENÁRIA MILÍCIA DE BRAVOS

  • Oi pessoal! Tudo bem com vocês!?

    Caso você goste do meu conteúdo, se inscreve no meu canal, ativa o sininho e indica para os amigos. O link está abaixo. No mesmo, consta a resolução dessa questão da banca INSTITUTO AOCP.

    https://studio.youtube.com/video/OnEWdDOt5ps/edit


ID
2200945
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Legislação Federal
Assuntos

De acordo com o que dispõe a Lei 12.550/11 acerca da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – EBSERH, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

     

    LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.

     

    Art. 2o A EBSERH terá seu capital social integralmente sob a propriedade da União.

    (OBS: O Ebserh é uma empresa pública com o capital 100% do governo )

     

     

    DECRETO Nº 7.661, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2011.

     

    CAPÍTULO II
    DO CAPITAL SOCIAL E DOS RECURSOS

     

    Art. 6o O capital social da EBSERH é de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais), integralmente sob a propriedade da União.

  • EBSERH tem personalidade jurídica de direito privado e patrimônio próprio, sendo vinculada ao Ministério da Educação (MEC), com prazo de duração indeterminado.

  • GABARITO: LETRA C Art. 2º A EBSERH terá seu capital social integralmente sob a propriedade da União. LEI 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.
  • GABARITO: LETRA C

    Art. 2º A EBSERH terá seu capital social integralmente sob a propriedade da União.

    FONTE: LEI Nº 12.550, DE 15 DE DEZEMBRO DE 2011.


ID
5095525
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Seis amigos formaram uma fila de acordo com a medida de suas alturas, sendo o primeiro o mais baixo dos amigos e o sexto o mais alto. Sendo assim, qual é a medida da altura do mais alto, sabendo que o primeiro mede 1,61 metros, o segundo mede 1,63 metros, e a diferença entre as medidas das alturas é sempre a mesma?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra C.

    É uma PA de razão 0,02. Portanto, basta somar 0,02 até chegar no sexto lugar.

    1º)1,61 metros

    2º)1,63 metros

    3º)1,65 metros

    4º)1,67 metros

    5º)1,69 metros

    6º)1,71 metros