SóProvas



Prova Marinha - 2011 - COLÉGIO NAVAL - Aluno - 2° Dia


ID
750424
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o texto a seguir.

"A proclamação da República no Brasil foi, em grande parte, resultado da aliança do café com a espada, isto é, dos cafeicultores paulistas com os militares do Exército. (...) essa aliança ocorreu por motivos, antes de tudo, táticos, pois ambos os grupos, ainda que por razões diferentes, tinham um inimigo comum: o Império. Decretado o seu fim, as divergências entre os cafeicultores e militares acabaram vindo à tona, uma vez que as duas forças eram portadoras de projetos políticos republicanos distintos." Cláudio Vicentino. História do Brasil. Pág 264.

Em relação às características dos projetos políticos republicanos, analise as afirmativas abaixo.

I - O projeto político defendido pelos cafeicultores paulistas e pelo PRP
(Partido Republicano Paulista), com o apoio de vários grupos oligárquicos de outros estados, defendia a autonomia dos estados nos moldes de uma República Liberal, descartando o princípio do federalismo, que defendia a subordinação dos estados ao poder central.

II - O projeto republicano positivista tinha aceitação no Exército, condenava a monarquia, vista como um impedimento à evolução da humanidade. Defendia que o progresso deveria ser alcançado a partir da ordem, daí o papel do Estado como seu promotor.

III- O projeto republicano jacobino, em alusão ao radicalismo jacobino da Revolução Francesa, era defendido por setores da população urbana. Rejeitava a monarquia, por seu imobilismo, e preconizava a defesa da liberdade pública e a valorização da intervenção direta do povo no governo republicano.

IV - O projeto político denominado "Política das Salvações" do marechal Deodoro da Fonseca defendia o centralismo político como forma de conter o poder das oligarquias estatais, através de uma política intervencionista.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: c ( para não assinantes e  para aqueles que foi expirado o plano)

  • I. Os paulistas queriam sim o federalismo (autonomia aos estados);

    II. correta;

    III. correta;

    IV. Política das Salvações (Salvacionismo) é de Hermes da Fonseca (1910-1914).

  • O historiador , autor de «Penser la Révolution Française» (1978), estabelece três momentos da sua formação: o jacobinismo original (1789-1791), parlamentar e nobiliárquico; o jacobinismo misto (1791-93), aberto aos jornalistas republicanos; e o jacobinismo extremista (1793-94).

    Quando surgiu, um jacobino era um membro do , clube ou movimento político francês com representação nos  e, depois, na .

    No seu início, no final do século XVIII na , os jacobinos, eram pequenos- ainda muito ligados às suas origens rurais e pobres, pouco cultos, com pensamentos políticos e sociais radicais (queriam o extermínio dos ) e sua .

    Receberam a denominação de jacobinos pois reuniam-se inicialmente no  dos  (do nome Tiago em latim:  e do francês ). Seus membros defendiam mudanças mais radicais que os : eram contrários à  e queriam implantar uma . Esse grupo era apoiado por um dos setores mais populares da França - os  - e, juntos, lutaram por outras mudanças sociais depois da revolução. Sentavam-se à esquerda do salão de reuniões.

  • O Erro da I = Federalismo DEFENDE A AUTONOMIA DOS ESTADOS.

    O Erro da III = Politica das Salvações é do HERMES

    Politica das Salvações = Uma vez no poder, deu início à implantação do que ficou conhecido como “política das salvações”, que consistia em intervir militarmente nos estados governados por adversários, que eram substituídos por aliados.

    GAB C.


ID
750427
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Brasil não é um país com fortes tradições no tocante às migrações internacionais. No entanto, no que diz respeito às migrações internas, especialmente a partir da década de 1940, esse quadro mudou, principalmente com a migração dos nordestinos para diversas regiões brasileiras. Em relação às migrações internas, analise as afirmativas abaixo.

I - Após a década de 1950, verificaram-se no Brasil grandes fluxos de migrantes nordestinos em direção à Região Sudeste, com grande destaque para o Estado de São Paulo.

II - Após a década de 1960, ocorreram vários fluxos migratórios nordestinos para a Amazônia, em direção às novas áreas agrícolas e aos garimpos.

III- Entre as décadas de 1960 e 1970, principalmente em razão da construção de Brasília, vários fluxos migratórios do Sudeste e Nordeste ocorreram em direção ao Centro-Oeste.

IV - A partir da década de 1970, ocorreram fluxos migratórios dos estados do Sul, além de São Paulo e Minas Gerais, para o Centro-Oeste e o Norte.

Assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Como ocorreu grande fluxo para o centro-oeste entre 1960 e 1970 principalmente em razão da construção de Brasília se Brasília foi inaugurada em 1960?

  • desenvolvimento econômico em outras regiões: a partir dos anos 1960, começou a ocupação maciça das regiões Centro-Oeste e Norte. A primeira teve como fator de atração a inauguração de Brasília e, posteriormente, o avanço do agronegócio. Já a região Norte passou a atrair migrantes a partir da abertura de estradas como a Belém-Brasília e da criação da Zona Franca de Manaus.


ID
750430
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O Tenentismo foi um movimento de contestação ao regime político vigente durante a República Velha (1889-1930). Apesar de serem portadores de uma ideologia difusa baseada em um vago reformismo, segundo as palavras do historiador Boris Fausto, os tenentes propunham como mudanças

Alternativas
Comentários
  • a) a moralização do país, por meio do voto secreto e da maior centralização política.


    O tenentismo desejava a centralização do poder, como forma de enfraquecer o poder das oligarquias rurais e modernizar economia do Brasil; a nacionalização das riquezas nacionais; e se opunha ao coronelismo que segundo eles contaminava o sistema eleitoral. Logo, defendiam uma moralização do sistema eleitoral no Brasil, uma vez que o voto, de acordo com a Constituição de 1891, seria aberto, favorecendo os currais eleitorais.

  • Gabarito A

    tenentismo foi o nome dado ao movimento político-militar, e à série de rebeliões de jovens oficiais de baixa e média patente do Exército Brasileiro no início da década de 1920 descontentes com a situação política do Brasil. Propunham reformas na estrutura de poder do país, entre as quais se destacam o fim do voto aberto (fim do voto de cabresto), instituição do voto secreto e a reforma na educação pública.[1]

    Os movimentos tenentistas foram: a Revolta dos 18 do Forte de Copacabana[2] em 1922, a Revolução de 1924[3] a Comuna de Manaus[4] de 1924 e a Coluna Prestes.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • (...) eles defendiam “a reforma do ensino público, a obrigatoriedade do ensino primário e a moralização da política”.

    https://brasilescola.uol.com.br/o-que-e/historia/o-que-foi-tenentismo.htm

  • A sucessão ao governo estadual de , onde houve a intromissão de  e sua consequente prisão, precipitou a revolta do  em 1922. Tal movimento não possuía uma proposta definida, tendo conteúdo mais corporativista, de defesa da instituição militar. Deflagrou-se assim o tenentismo.

    O movimento tenentista não conseguiu produzir resultados imediatos na estrutura política do país, já que nenhuma de suas tentativas teve sucesso, mas conseguiu manter viva a revolta contra o poder das oligarquias, representado na . No entanto, o tenentismo preparou o caminho para a , que alterou, definitivamente, as estruturas de poder no país.

    O movimento tenentista surgiu nos quartéis espalhados em todo território nacional a partir da década de 1920. Segundo  em "Estratégias da Ilusão", em  de 1922 ocorreu a primeira revolta que teve uma forte influência dos tenentes, conhecida como , que se opunha à posse do presidente eleito . Os revoltosos, além de contestarem as bases da , também estavam inconformados com a demissão do marechal  da presidência do . Deste movimento participaram o capitão , o tenente , o tenente  entre outros. Na , destacaram-se os tenentes ,  e .

  • Os tenentes não tinham projeto ideológico claro, tendendo à um reformismo ingênuo e à defesa do nacionalismo e da centralização política do poder – pautas que chegaram a receber o apoio das camadas médias urbanas. Pode-se dizer que seu principal objetivo era defender o fim da República Oligárquica.


ID
750433
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia

O Centro-Sul é o espaço mais dinâmico do território brasileiro. Nessa região estão instalados os maiores e mais desenvolvidos setores de comércio e serviços. O Centro-Sul lidera a produção nacional em todos os setores de atividade econômica. Em relação às atividades econômicas exercidas nesta região, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • e) a expansão da agricultura de cana-de-açúcar no Centro- Sul ganha destaque na década de 1970. Apesar de São Paulo liderar a produção nacional dessa lavoura, nos últimos anos vem perdendo terreno neste setor, uma vez que os estados do Mato Grosso e da Bahia estão produzindo etanol extraído do milho, o qual além de possuir a mesma produtividade da cana-deaçúcar, é menos oneroso.


    Correção:

    São Paulo é o líder na produção de açúcar e etanol de cana, apesar de que outros estados vem aumentando sua participação, como Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia. Neste caso,  é plantio de cana, fazendo etanol de cana e não de milho como afirma o enunciado.  A produtividade e o preço do etanol feito de cana são melhores, é bem mais rentável e econômico produzir este combustível a partir da cana.


ID
750436
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

O governo do General Eurico Gaspar Dutra inscreveu-se num cenário mundial de profundas transformações geopolíticas. O final da Segunda Guerra Mundial e as transformações subsequentes abalaram profundamente o equilíbrio de poderes até então existente, abrindo caminho para uma nova ordem político-econômica e militar, com evidentes implicações no Terceiro Mundo. Neste contexto, a política externa do Governo Dutra expressava

Alternativas
Comentários
  • b) um alinhamento à política norte-americana.


    Podemos destacar que o governo do General Eurico Gaspar Dutra foi bastante influenciado pela conjuntura internacional do pós- guerra e o advento da “Guerra Fria". Aliando-se aos EUA, o governo Dutra rompeu relações diplomáticas com a URSS e extinguiu o Partido Comunista. 

  • Gabarito B

    Governo Dutra expressava um alinhamento à política norte-americana.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • A gestão de Eurico Gaspar Dutra foi fortemente influenciada pela crescente tensão entre Estados Unidos e União Soviética, países que protagonizam a Guerra Fria nos anos conseguintes.

    Ainda em 1947, o governo decide romper relações diplomáticas com a URSS, alinhando o Brasil junto ao bloco dos países capitalistas, em especial os Estados Unidos. 


ID
750439
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Constituição ou Carta Magna é um conjunto de regras de governo, muitas vezes codificada como um documento escrito, que enumera e limita os poderes e funções de uma entidade política. No caso dos países e de suas regiões autônomas, o termo refere-se especificamente a uma Constituição que define a política fundamental, princípios políticos, e estabelece a estrutura, procedimentos, poderes e direitos de um governo. Em relação às características das diversas constituições que existiram no Brasil é correto afirmar que a Constituição de

Alternativas
Comentários
  • d) 1946 foi promulgada e retomava os princípios federativos da Carta de 1891, caracterizando-se pelo voto secreto e pela tripartição de poderes.


    Incorretas:

    a) 1934 foi outorgada, estabelecia o voto secreto, o voto feminino, a justiça eleitoral, a separação de poderes e revogava o federalismo.

    Correção: A Constituição de 1934 foi promulgada e não outorgada e não revogou o federalismo.


    b) 1891 transformava o país numa república federativa, estabelecia a divisão dos três poderes, o voto aberto e censitário.

    Correção: Na Constituição de 1891 o voto não era censitário, mais sim universal para determinados brasileiros (homens maiores de 21 anos, não analfabetos...). 


    c) 1937 caracterizou-se pela centralização política, subordinação do executivo ao judiciário e pela indicação de interventores dos estados pelo presidente.

    Correção:  A Constituição de 1937, tinha cunho autoritário, o Poder Executivo subordinaria os demais Poderes. 


    e) 1967 foi promulgada, caracterizou-se pela proeminência do poder Legislativo e estabelecia a vitaliciedade da Câmara e do Senado.

    Correção: A Constituição de 1967 foi outorgada na Ditadura Militar,  o Poder Executivo estava acima dos demais Poderes. Não estabelecia a vitaliciedade da Câmara e do Senado. 

  • O voto secreto não foi característica da constituição de 1946 e sim da constituição de 1934, acredito que seja passiva de anulação.

  • -CF/1891, inspiração nos EUA, iluminista

    -Aproximação com os EUA, Federação também: República Federativa do Brasil, Presidencialismo.

    Separou a igreja do Estado (Estado laico).

    FIM DO VOTO CENSITÁRIO E INICIO DO UNIVERSAL (+21, exceto: analfabetos, índio, clero, militares de baixa patente e mulheres- voto público e aberto, cabresto).

    3 poderes.

    Voto aberto.

    Fim do senado vitalício.

    Constituição de 34. CARACTERÍSTICAS:

     Nome do país – Estados Unidos do Brasil

    Carta promulgada (feita legalmente).

     Reforma Eleitoral – introduzidos o voto secreto e o voto feminino.

     Criação da Justiça do Trabalho Leis Trabalhistas – jornada de 8 horas diárias, repouso semanal, férias remuneradas (13 salário só mais tarde, com João Goulart). Foi a de menor duração / já em 1935, Vargas suspendia suas garantias através do estado de sítio. Obs.: Vargas foi eleito indiretamente para a presidência.


ID
750442
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A 12 de Agosto de 1834, depois de longos debates na Assembleia Geral, foi promulgado o Ato Adicional à Constituição do Império, preparado por comissão especial liderada pelo deputado mineiro Bernardo Pereira de Vasconcelos, que promoveria uma série de mudanças institucionais no país. Em relação ao Ato Adicional de 1834 é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • b) foi um instrumento político típico de conciliação, pois ao mesmo tempo que reforçava o federalismo, com a criação das Assembleias Legislativas Provinciais, mantinha a centralização através da Regência Una.


    O Ato Adicional de 1834 transformou a Regência Trina em Una (Unitarismo), reforçando o Poder Executivo sobre o Legislativo. Isso em contradição com a autonomia provincial. O regente passou a ser eleito com voto direto e secreto, embora censitário. O Ato Adicional acabou com o Conselho de Estado, grupo de pessoas nomeadas pelo imperador para fazer sugestões políticas. Em compensação foi mantido o senado vitalício, um reduto conservador. 

  • ótima questão da banca!

  • a) tratava-se de uma reforma constitucional comprometida com a total descentralização, reforçando o ideal federalista caracterizado por uma maior autonomia das províncias, fato este evidenciado pela criação das Assembleias Legislativas Municipais.

    Errada, o nome correto seria Assembleias Legislativas Provinciais

    b) foi um instrumento político típico de conciliação, pois ao mesmo tempo que reforçava o federalismo, com a criação das Assembleias Legislativas Provinciais, mantinha a centralização através da Regência Una.

    Correta, o Ato Adicional tinha como objetivo a criação das Assembleias Legislativas Provinciais pra dar maior autonomia as províncias e a regência deixar de ser trina pra passar a ser uma Regência Una

    c) caracterizou-se pelo estabelecimento de um município neutro, que seria a cidade do Rio de Janeiro, pela extinção do Conselho de Estado, reduto político do partido português, e pela vitaliciedade da Câmara e do Senado.

    Errada, eles não queria a vitaliciedade do Senado nem da Câmara eles eram contra isso

    d) ao estabelecer a autonomia política, administrativa e judiciária das províncias, através da criação das Assembleias Legislativas Municipais, acabava com a figura do juiz de paz, representante do judiciário que era indicado pelo imperador para cada Município.

    Errada, mesmo erro da letra A nome seria Assembleias Legislativas Provinciais

    e) Teve como prioridade reformar a Constituição de 1824, estabelecendo a Regência Una, eleita pelas assembleias provinciais de todo o país, e a criação do conselho de Estado cuja finalidade era auxiliar o regente em termos políticos.

    Errada, não foi eleita pelas assembleias provinciais porque elas nem tinha autonomia os cara tava querendo impor no ato adicional autonomia da província porque antes não tinha

  • Outra questão linda da CN essa banca me deixa emocionado.

    Em 12 de agosto de 1834 foi aprovado o Ato Adicional, que introduzia certas mudanças na Constituição aprovada dez anos antes.

    Vejamos seus pontos mais importantes:

    ▪ Criação das Assembleias Legislativas Provinciais, órgãos que conferiam maior autonomia das províncias em relação ao poder central – em outras palavras, era uma medida federalista, pois descentralizava a administração do Império.

    ▪ Extinção do Conselho de Estado, órgão consultivo do Poder Moderador;

    ▪ Transformação do Rio de Janeiro, sede da Corte, em município neutro;

    ▪ Adoção do modelo de regência una, sendo estabelecido mandato de quatro anos para o cargo de regente. Por apresentar tais características, para muitos historiadores acreditam que ela representou uma “experiência republicana” vivenciada durante o Império.

    O Ato Adicional foi fruto da conciliação entre os grupos liberais, na medida em que garantia certa descentralização administrativa por meio da criação das Assembleias Provinciais, mas também certa centralização ao adotar o modelo uno de regência

  • Muito linda essa questão

    O Ato Adicional de 1834: tratou-se de uma reforma na Constituição de 1831. Por meio dela a descentralização do poder político foi reforçada, pois o Poder Moderador foi suspenso, os Conselhos Gerais das Províncias foram substituídos pelas Assembleias Legislativas Provinciais. Com isso, as oligarquias regionais ficaram satisfeitas, pois passaram a ter maior controle sobre o território regional.


ID
750445
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Em relação ao domínio da Holanda no Nordeste brasileiro durante o período colonial, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    Nova Holanda (em neerlandês: Nieuw Holland), também conhecida como Brasil Holandês, foi uma colônia da Companhia Neerlandesa das Índias Ocidentais que ocupou grande parte da região Nordeste do Brasil entre 1630 e 1654. O território ocupado correspondia principalmente ao leste da Capitania de Pernambuco.

    Pernambuco, a mais rica de todas as possessões portuguesas, foi conquistada pela WIC, através de uma poderosa esquadra com 67 navios sob o comando de Hendrick Lonck.

    O território da Nova Holanda abrangeu sete das dezenove capitanias do Brasil à época. As principais cidades eram Mauritsstad (Recife — a capital), Frederikstad (João Pessoa) e Nieuw Amsterdam (Natal). A colônia alcançou o seu apogeu durante o Governo de João Maurício de Nassau, um período de grande prosperidade cultural, econômica e de liberdade religiosa. Segundo o sociólogo e historiador pernambucano Gilberto Freyre, no seu Sobrados e Mucambos, "com o domínio holandês e a presença, no Brasil, do Conde Mauricio de Nassau [...] o Recife, simples povoado de pescadores, em volta de uma igrejinha, e com toda a sombra feudal e eclesiástica de Olinda para abafá-lo, se desenvolvera na melhor cidade da colônia e talvez do continente. Sobrados de quatro andares. Palácios de Reis. Pontes. Canais. Jardim Botânico. Jardim zoológico. Observatório. Igrejas da religião de Calvino. Sinagoga. Muito judeu. Estrangeiros das procedências as mais diversas. Prostitutas. Lojas. Armazéns. Todas as condições para uma urbanização intensamente vertical".

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • a)

    a administração de Nassau caracterizou-se por medidas administrativas de grande importância, como por exemplo: a reorganização da produção açucareira mediante um sistema de crédito aos senhores de engenho, tolerância religiosa e o fim da Assembleia dos Escabinos, que limitava a participação política dos proprietários rurais pernambucanos.

    b)

    a invasão holandesa na Bahia (1624-1625) , que contou com o apoio da "milícia dos descalços", liderada pelo bispo Marcos Teixeira, foi desarticulada pela Jornada dos vassalos, frota luso-espanhola mandada à Bahia com a missão de expulsar os holandeses da sede do Governo- Geral do Brasil.

    c)

    a invasão holandesa em Pernambuco encontrou grande resistência por parte de grupos armados por Matias de Albuquerque, no arraial do Bom Jesus. O arraial, que passou a ter a adesão cada vez maior de senhores de engenho, foi o lugar onde começou a Insurreição Pernambucana.

    d)

    a Insurreição Pernambucana, movimento de resistência local, contou desde o início com a ajuda da Coroa portuguesa que, após o fim da União Ibérica, tinha todo o interesse em expulsar os holandeses e reassumir o controle sobre a economia açucareira.

    e)

    o fim da Nova Holanda deve-se, entre outros fatores, a uma conjuntura externa desfavorável à Holanda que, por se envolver em guerras sucessivas na Europa, não pôde socorrer seus compatriotas no Brasil, fato este que assegurou a vitória dos luso-brasileiros em 1654.

  • a)

    a administração de Nassau caracterizou-se por medidas administrativas de grande importância, como por exemplo: a reorganização da produção açucareira mediante um sistema de crédito aos senhores de engenho, tolerância religiosa e o fim da Assembleia dos Escabinos, que limitava a participação política dos proprietários rurais pernambucanos.

    b)

    a invasão holandesa na Bahia (1624-1625) , que contou com o apoio da "milícia dos descalços", liderada pelo bispo Marcos Teixeira, foi desarticulada pela Jornada dos vassalos,. frota luso-espanhola mandada à Bahia com a missão de expulsar os holandeses da sede do governo-geral do Brasil.

    c)

    a invasão holandesa em Pernambuco encontrou grande resistência por parte de grupos armados por Matias de Albuquerque, no arraial do Bom Jesus. O arraial, que passou a ter a adesão cada vez maior de senhores de engenho, foi o lugar onde começou a Insurreição Pernambucana.

    d)

    a Insurreição Pernambucana, movimento de resistência local, contou desde o início com a ajuda da Coroa portuguesa que, após o fim da União Ibérica, tinha todo o interesse em expulsar os holandeses e reassumir o controle sobre a economia açucareira.

    e)

    o fim da Nova Holanda deve-se, entre outros fatores, a uma conjuntura externa desfavorável à Holanda que, por se envolver em guerras sucessivas na Europa, não pôde socorrer seus compatriotas no Brasil, fato este que assegurou a vitória dos luso-brasileiros em 1654.

    Crédito para Valmar Neves


ID
750448
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A Região Norte é considerada por diversos estudiosos como a última grande fronteira brasileira a ser ocupada. Essa região tornou-se a fronteira econômica do país, pois a demanda por novas áreas para o desenvolvimento agropecuário e industrial levou o governo federal a incentivar sua ocupação. Sobre o incentivo em questão, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) a criação da SUDAM (Superintendência para o Desenvolvimento da Amazônia) contribuiu para a ocupação dessa região, onde a criação da Zona Franca de Manaus ocupou papel de grande importância, especialmente no desenvolvimento do setor secundário.


    Ações apoiadas pela SUDAM:

    º Desenvolvimento da Amazônia: Estudos e pesquisas sócio-econômicas; Estudos e pesquisas de Recursos Naturais;

    º Implantação do Sistema de Planejamento Regional; Capacitação de Recursos Humanos;

    º Institucionalização do Planejamento Estratégico;

    º Desenvolvimento Científico e tecnológico: Fortalecimento de Centros de Excelência e Núcleos de Difusão Tecnológica; 

    º Implantação da Rede para a conservação e uso dos Recursos Genéticos Amazônicos;

    º Desenvolvimento de Atividades Produtivas: Projetos Especiais de Desenvolvimento e Adequação da Produção; Estudos e Ações para o Desenvolvimento de Atividades Produtivas;

    º Apoio à geração de emprego e renda para a população em estado de exclusão social;

    º Desenvolvimento municipal: Ampliação e melhoria da infra-estrutura Urbana e Rural na Região Norte.


    Fonte: http://www.amazonialegal.com.br/textos/Sudam.htm

  • Gabarito A

    Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (SUDAM) é uma autarquia do governo federal do Brasil, criada no governo do presidente Castelo Branco em 1966, com a finalidade de promover o desenvolvimento da região amazônica, gerando incentivos fiscais e financeiros especiais para atrair investidores privados, nacionais e internacionais. Ela tem sede e foro em Belém, e é vinculada ao Ministério da Integração Nacional.

    Vamos na fé !

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !


ID
750451
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Além de uma variedade de aspectos físicos, a Região Nordeste apresenta também grandes diferenças socioeconômicas que acabaram por subdividi-la em várias sub-regiões. Em relação a essas sub-regiões, é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • O Nordeste brasileiro é subdividido em 4 sub-regiões: Zona da Mata, Agreste, Sertão e Meio Norte.

    Zona da Mata: Sub-Região litorânea, próxima a costa do oceano Atlântico, formada originalmente pela Mata Atlântica, é uma área com clima tropical, o que possibilita ter uma maior diversidade de espécies animais e vegetais. Possui quase todas as capitais nordestinas, e é a sub-região com maior desenvolvimento econômico dentro da região, pois seu clima e solo auxiliam na produção agrícola desde os tempos coloniais, além de ter os polos industriais do Nordeste, e é a área mais urbanizada. O turismo concentrado nessa área é outro fator que auxilia no avanço econômico, principalmente devido as praias que estão entre as mais belas do país;

    Agreste: É a sub-região de transição entre a zona da mata e o sertão nordestino, possui o planalto da Borborema em seu relevo, um dos fatores predominantes para a formação do sertão nordestino, já que é esse planalto um dos responsáveis pela falta de chuva na região. O agreste possui também as chapadas, que são um grande atrativo do ecoturismo na região, como a Chapada Diamantina. Sua economia se baseia na policultura, devido a formação dos brejos nas encostas de planaltos. Possui clima e vegetação com características da zona da mata e do sertão, como o tropical e o semiárido, a mata atlântica e a caatinga, devido ser uma área de transição.

    Sertão: É a sub-região com maior extensão na região, formada pelo clima semiárido, um clima com baixos índices de chuva, o que é uma das principais características do Nordeste. O Planalto da Borborema funciona como uma barreira natural que impede a chegada das massas úmidas no sertão, causando a dificuldade da chuva. Outra característica dessa sub-região é sua vegetação, a Caatinga, uma vegetação formada por plantas que se adaptam a falta de umidade, como o Xique-Xique e o Mandacaru. Sua economia é baixa, mais baseada em agricultura, principalmente do algodão, e nas áreas próximas aos rios há policultura. Possui rios temporários, que secam durante uma parte do ano e só voltam a correr nas épocas de chuva.

    Outro importante fato relacionado à essa sub-região é a transposição do Rio São Francisco, único rio perene do Nordeste, que se intitula como uma transposição com o intuito de levar água para a população do sertão.

    Meio Norte: Sub-região de transição entre o sertão e a Floresta Amazônica, possui características do clima e da vegetação de ambas, como da caatinga e da floresta amazônica, e do semiárido e do equatorial, nessa sub-região também se encontra um tipo de vegetação chamado de Mata dos Cocais, principal renda econômica do meio norte, a partir da extração vegetal, como o babaçu, a carnaúba, etc.

    No geral o Nordeste se encontra com os menores índices econômicos do país, fator de proporcionar uma grande migração para as demais regiões em busca de melhores qualidades de vida.

     

    Arquivado em: Brasil

    Espero ter ajudado :) Gabarito Letra C 

  • a) na chamada Zona da Mata, porção mais oriental, dominada pelo clima tropical úmido e por grandes áreas de cobertura vegetal nativa, destaca-se as atividades de policultura de subsistência (monocultura voltada para o mercado externo).

     

    b) o Agreste (o sertão) possui como características marcantes baixos índices pluviométricos, domínio da vegetação de caatinga e o predomínio de uma pecuária caprina intensiva (essa sim é ligada ao agreste, mas é extensiva).

     

    c) na maior parte da área conhecida como Sertão, com chuvas ocorrendo geralmente entre os meses de dezembro e abril, a escassez e a distribuição irregular da pluviosidade são marcas singulares. [GABARITO]

     

    d) o chamado Meio Norte, composto pelos estados do Maranhão e Piauí, além de dominado pelo clima equatorial (é uma área de transição, com características secas do sertão nordestino e úmidas da floresta amazônica), destaca-se por uma pecuária intensiva (extensiva) e por plantations de carnaúba e babaçu.

     

    e) o Cerrado, dominante na porção meridional dessa região, possui uma pluviosidade concentrada no inverno (chuvas no verão, menor índice pluviométrico no inverno), a qual favorece o desenvolvimento da pecuária extensiva e das lavouras de soja.


ID
750454
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia

IBGE traça perfil do idoso brasileiro

Uma pesquisa divulgada [ ...] pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) esmiúça o perfil da população da terceira idade e revela sua participação na sociedade brasileira.
Luciana Nunes Leal. Obtido em: . Acessado em: 23/09/ 2008

A chamada população da terceira idade vem ocupando um papel cada vez mais destacado junto ao contingente populacional brasileiro. Em relação à realidade que envolve essa camada da população, assinale a opção INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • c) O percentual de idosos vem aumentando gradativamente, consequência direta do elevado incremento da proporção de jovens, o que acaba gerando uma reposição crescente de indivíduos na terceira idade.


    O Brasil realiza sua transição demográfica, através da queda das taxas de natalidade e mortalidade e a ampliação da expectativa de vida. 



ID
750463
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Nenhum ser humano é completamente igual ao outro. Da mesma forma, na Química, elementos distintos apresentam propriedades distintas. Por mais que encontremos semelhanças de comportamento entre os integrantes de um mesmo grupo ou família, há sempre aquele "detalhe" que, assim como nos seres humanos, faz com que sua natureza seja particular e única. A identidade de um elemento químico é representada por

Alternativas
Comentários
  • a) seu número de prótons.



    O número de prótons é uma das principais características que diferenciam um átomo do outro. Esse número é chamado de número atômico e é representado pela letra Z.  Ele é a  “carteira de identidade” do átomo, pois indica a qual elemento químico cada átomo pertence. O conjunto dos átomos que possuem o mesmo número atômico (Z) é denominado elemento químico.

  • Se na tabela periódica o número atômico varia, então é isso o que nos diferencia

    Lembrando que número atômico = número de prótons.

    LETRA A

    APMBB


ID
750466
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas das sentenças abaixo, em relação aos processos de transmissão de calor.

I - Ao colocar um alimento para esquentar, a chama do fogão transmite calor para a panela principalmente por .......................... .

II - O aparelho de ar condicionado instalado na parte superior de uma parede refrigera o ambiente por ............................. .

III- O vidro espelhado das garrafas térmicas evita a propagação do calor por ................. .

IV - O congelador de uma geladeira, instalado na parte superior, tem por objetivo provocar a transmissão do calor por ......................... .

V - Para facilitar a retirada de uma tampa metálica presa num vidro pode-se derramar água quente na tampa para que o calor, transmitido por..................... ,provoque a dilatação da mesma.

Alternativas
Comentários
  • irradiação térmica é um dos principais processos de transferência de calor, esse processo ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica.

    Condução térmica ou simplesmente condução é um processo de transferência de calor que ocorre no interior de sólidos, em razão de uma diferença de temperatura.

    Convecção é uma das formas de transferência de calor e ocorre em decorrência da movimentação ascendente e descendente de porções de um fluido em diferentes temperaturas. Quando um fluido é aquecido, sua porção mais quente diminui de densidade, passando a sofrer mais com o empuxo.

    LETRA A


ID
750475
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

A carga iônica está relacionada com o-,estado energético que possibilita maior estabilidade a uma espécie química. Qual é a carga encontrada nos íons formados pelos metais alcalinos terrosos?

Alternativas
Comentários
  • Sempre guardem

    Metais alcalinos (NOX=+1)

    Metais alcalinos terrosos(NOX=+2)

    LETRA A

    APMBB

  • GABARITO - A

    Os metais alcalinos terrosos se encontram na 2° família (grupo), ou seja, os mesmos "doam" 2 elétrons quando realizam ligações com ametais.

    Caveira!


ID
750481
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Uma boa parte do sucesso de um processo de purificação de um material reside na escolha do método mais apropriado para separar os seus componentes .

Qual das opções apresenta um método que NÃO serve para separar um sólido insolúvel de um líquido?

Alternativas
Comentários
  • d) Destilação.


    Tanto a destilação simples quanto a fracionada são métodos especiais de separação de misturas homogêneas, ambas consistem no aquecimento da mistura até a ebulição e em seguida condensar os vapores do líquido. 

  • a) Decantação: Processo usado para separar sólido de um líquido, onde se aguarda até que o sólido se deposite no fundo do recipiente (sedimentação ou precipitação)

    b) Filtração: Processo usado para separar sólido de um líquido, onde utilizamos um filtro para que o líquido passe e o sólido permaneça do outro lado

    c) Evaporação: O líquido evapora e sobra somente o sólido apenas

    d) Destilação: Método usado para separar misturas homogêneas, aquecendo a mistura até a ebulição e em seguida o vapor de um dos líquidos passa por um tubo resfriado, o qual faz com que a substância condense e volte para o estado líquido

    e) Catação: Consiste em separar o sólido catando, como se faz com feijões, por exemplo

    Gabarito: D


ID
750484
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Ligações químicas constituem a solução possível para que átomos que estejam eletronicamente instáveis adquiram estabilidade. Dependendo das necessidades de cada um dos átomos envolvidos numa ligação, elas podem acontecer de diferentes maneiras.
Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o tipo de ligações que são encontradas na molécula representada pela fórmula N204 e o nome deste composto.

Alternativas
Comentários
  • Ametal + Ametal = Ligação covalente

    O4 -> TETRAóxido

    N2 -> DInitrogênio

    GABARITO: LETRA E

  • o nome também poderia ser: Anidrido Nitrico


ID
750487
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física

Leia o texto a seguir.

Um mar em busca de água

A diminuição do Mar Morto, localizado entre Israel e a Jordânia, já suscitou vários projetos para salvá-lo. O mais recente deles, desenvolvido por uma firma de engenharia americana, prevê a construção de um canal que o ligaria ao Mar Vermelho. Como o Mar Morto se encontra a 420 metros abaixo do nível do mar, as águas do Mar Vermelho teriam impulso natural para chegar até ele. No caminho, seriam instaladas usinas de dessalinização com dois grandes objetivos: evitar o aumento da salinidade do Mar Morto que, pelas características do solo onde repousa, é dez vezes maior que a dos oceanos e disponibilizar água doce para a agricultura e uso doméstico nas margens do canal.
(Revista Veja - Edição 2215 - 04/ 05/ 2011)

Com base no texto acima, analise as afirmativas abaixo.

I - Uma embarcação colocada no Mar Vermelho sofrerá o mesmo empuxo quando for colocada no Mar Morto.

II - O ponto de ebulição da água ao nível do Mar Morto é superior a 212°F, pois a pressão atmosférica é maior.

III- O trabalho realizado pela força peso para deslocar uma massa de 1000kg de água do Mar Vermelho para o Mar Morto, considerando a gravidade local constante e igual a 10 m/ s2, é de 4.200.000 joules.

IV - A pressão hidrostática sofrida por uma pessoa ao mergulhar no Mar Morto é menor que a pressão sofrida por ela quando for mergulhar no Mar Vermelho na mesma profundidade.

Assinale a opção correta.

Alternativas

ID
750490
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Durante uma expedição ao Polo Sul, um pesquisador precisou usar água líquida na temperatura de 50° C para fazer um determinado experimento. Para isso pegou 2kg de gelo que se encontravam à temperatura de -20° C e colocou numa fonte térmica que fornecia 20 kcal/min. Qual foi o tempo, em unidades do Sistema Internacional, que o pesquisador esperou para continuar o seu experimento?
Dados: calor específico do gelo = 0,5 cal/ g° C
calor específico da água = 1 cal/g°C
calor latente de fusão do gelo = 80 cal/g


Alternativas
Comentários
  • A questão trata de 3 processos:

    1º o aquecimento do gelo de 20ºC a 0ºC.

    2º a fusão do gelo

    3º o aquecimento da água de 0ºC a 50ºC

    Qs = 2k x 0,5 x 20 = 20k

    Ql = 2k x 80 = 160k

    Qs = 2k x 1 x 50 = 100k

    20k + 160k + 100k = 280kcal no total

    280kcal / 20kcalmin = 14 minutos

    como a questão pede no SI:

    14 minutos = 840 segundos

    LETRA D


ID
750493
Banca
Marinha
Órgão
COLÉGIO NAVAL
Ano
2011
Provas
Disciplina
Química
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um exemplo de propriedade química da matéria.

Alternativas
Comentários
  •  d) Acidez.


    º Propriedades Gerais: Massa, Extensão, Inércia, Impenetrabilidade, Divisibilidade, Compressibilidade, Elasticidade, Porosidade.


    º Propriedades Físicas: Pontos de fusão  e solidificação, Pontos de ebulição e condensação, Densidade, Solubilidade, Dureza, Tenacidade, Brilho, Calor específico, Condutibilidade, Magnetismo, Massa atômica


    º Propriedades Químicas: Combustão, Hidrólise, Explosão, Poder de corrosão e efervescência.

  • A acidez é algo reversível, mas que DEPENDE de um processo químico para voltar ao seu estado original e não de um processo físico