SóProvas



Prova Marinha - 2013 - Quadro Técnico - Primeiro Tenente - Informática


ID
1562203
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A técnica de estimativa de custo que fornece uma estimativa mais exata possível e é a técnica mais demorada é a de

Alternativas
Comentários
  • A estimativa "bottom-up" é uma das técnicas mais usadas para estimar as atividades.

    Você decompõe seus pacotes de trabalho em atividades menores, até detalhar suficientemente para estimar de forma precisa a atividade.

  • Estimativa Análoga:  Usa informações de um projeto anterior como base para estimar o projeto atual. Esta técnica conta com o custo real de projetos anteriores semelhantes como base ao estimar os custos do projeto atual. A estimativa análoga de custos é frequentemente usada para estimar um valor quando há uma quantidade limitada de informações detalhadas sobre o projeto como, por exemplo, na sua fase inicial. Ela é geralmente menos dispendiosa e consome menos tempo que outras técnicas, mas normalmente é também menos precisa.

    Opnião Especializada:  A opinião especializada, guiada por informações históricas, fornece um discernimento valioso sobre o
    ambiente e informações de projetos passados similares. A opinião especializada pode também ser usada para determinar se seria recomendável combinar diferentes métodos de estimativas e como reconciliar as diferenças entre eles.

    Estimativas de três pontos:  A precisão das estimativas de custos de uma atividade pontual pode ser aperfeiçoada considerando-se a incerteza e o risco nas estimativas e usando três estimativas para definir uma faixa aproximada do custo da
    atividade: Mais Provável, Otimista, Pessimista. As estimativas de custos baseadas em três pontos com uma distribuição assumida fornecem uma duração esperada e esclarecem a faixa de incerteza sobre o custos esperados.

    Estimativa "Bottom-Up" : A estimativa "bottom-up" é um método para estimar um componente do trabalho. O custo de pacotes de trabalho individuais ou atividades é estimado com o maior nível de detalhes especificados. O custo detalhado é então resumido ou repassado para níveis mais altos para ser utilizado em subsequentes relatórios e rastreamento. O custo e a precisão da estimativa de custos "bottom-up" geralmente são influenciados pelo tamanho ou complexidade da atividade individual ou pacote de trabalho.

    Estimativa  top-down. O PMBOK 5º edição não sita essa estimativa, mas ela é semelhante a análoga alguns autores dizem que é a mesma coisa. feita no início do projeto.

    Analisando todas as estimativas a melhor opção é a letra E bottom-up

    PMBOK 5ª Edição 2013 pag 204


ID
1562206
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Qual é a cláusula SQL que especifica uma condição de restrição sobre os grupos selecionados?

Alternativas
Comentários
  • Uma cláusula HAVING é como uma cláusula WHERE, a diferença é que ela se aplica somente a grupos como um todo (ou seja, as linhas do conjunto de resultados que representam grupos).


ID
1562209
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Uma coleção de rotinas, de variáveis e de estruturas dedados, agrupados em um tipo especial de módulo ou pacote que permite que, em um dado momento, somente um processo ativo execute um de seus procedimentos, implementando, dessa forma, a exclusão mútua, é denominada

Alternativas
Comentários
  • A Questão trata sobre comunicação interprocessos. Em alguns sistemas operacionais alguns processos que estão trabalhando juntos podem compartilhar recursos do sistema operacional. para que os processos trabalhem em harmonia, sem um interferir na seção crítica de outro é necessário que o sistema operacional implemente a chamada exclusão mútua (é quando um processo está se utilizando de um recurso, os outros são impedidos de utiliza-lo). Assim existem várias propostas para a implementação da exclusão mútua.

    Sistemas Operacionais - Tanenbaum - 2Edição pagina 60

    Um monitor é uma coleção de variáveis, de procedimentos e de estruturas de dados que são agrupados em um tipo especial de módulo ou de pacote. Os monitores têm uma propriedade importante que os torna úteis para obter a exclusão mútua: só um processo pode estar ativo em um monitor em qualquer instante.

    letra D

  • Locks mutex

    - São considerados ferramentas de sincronização.

    - É usado para proteger regiões críticas e, assim, evitar condições de corrida.

    - Libera o lock quando sai da seção crítica.

    Monitor: é uma coleção de rotinas, de variáveis e de estruturas de dados, agrupados em um tipo especial de módulo ou pacote que permite que, em um dado momento, somente um processo ativo execute um de seus procedimentos, implementando, dessa forma, a exclusão mútua.

    Semáforos:

    - Forneçam um mecanismo eficaz para a sincronização de processos,

    - Usá-los incorretamente pode resultar em erros de timing difíceis de detectar.

    - Pode se comportar de modo semelhante a um lock mutex,

    - Um semáforo é uma variável inteira que, exceto na inicialização, é acessada apenas por meio de duas operações atômicas padrão: wait e signal

    Alternativa: D

  • Monitor - Sua característica mais importante é a implementação automática da exclusão mútua entre os procedimentos declarados, ou seja, somente um processo pode estar executando um dos procedimentos do monitor em um determinado instante.


ID
1562212
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Fowler (2005), coloque F(falso) ou V (verdadeiro)nas afirmativas abaixo com relação à linguagem UML, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


(   ) Os criadores da UML vêem os diagramas da linguagem como algo secundário, sendo o meta modelo, a essência da linguagem.


(   ) Os compiladores de modelos são baseados em arquétipos reutilizáveis. Um arquétipo descreve como pegar um modelo UML e transformá-lo para uma plataforma de programação em particular.


(   ) Basicamente, a MDA é uma estratégia padrão para usar a UML como linguagem de programação. Diferentemente da UML, o padrão MDA não é controlado pela OMG (Object Management Group) .


(   ) O PIM (Platform Independent Model) é um modelo da UML independente de qualquer tecnologia específica.

Alternativas
Comentários
  • Basicamente, a MDA é uma estratégia padrão para usar a UML como linguagem de programação. Diferentemente da UML, o padrão MDA é controlado pela OMG (Object Management Group).

  • O gabarito é a letra C.

     

    Somente a terceira afirmação é falsa, como o colega já explicou. As demais são verdadeiras.


ID
1562218
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Processos melhorados continuamente, com o entendimento dos objetivos de negócio e através de inovações, caracterizam benefícios do Capability Maturity Model Integration forServices (CMMI-SVC) para qual nível de maturidade?

Alternativas
Comentários
  • INOVAÇÃO E MELHORIA CONTÍNUA  são associadas ao Nível de Maturidade OTIMIZADO.

     

    @papirobizurado

  • Nível 1 - Inicial: os processos normalmente estão envoltos num caos decorrente da não obediência ou ainda, inexistência de padrões;

    Nível 2 - Gerenciado: os projetos têm seus requisitos gerenciados neste ponto. Além disso, há o planejamento, a medição e o controle dos diferentes processos;

    Nível 3 - Definido: os processos já estão claramente definidos e são compreendidos dentro da organização. Os procedimentos se encontram padronizados, além de ser preciso prever sua aplicação em diferentes projetos;

    Nível 4 - Gerenciado Quantitativamente: ocorre o aumento da previsibilidade do desempenho de diferentes processos, uma vez que os mesmos já são controlados quantitativamente;

    Nível 5 - Otimizado: existe uma melhoria contínua dos processos.

  • Galera... DICA!!!

    o nível "otimizado" também é conhecido por "em otimização"


ID
1562224
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise o programa a seguir desenvolvidos.


package p5;

public class P5 {

       public static void main(String[ ] args) {

              int c=1;

              c =0;


              System.out.print(c--);

              System.out.print(++c);

              System.out.print(c);


              c -= --c - c+ + ;


              System.out.print(c--);

              System.out.print(++c);

              System.out.println(c);

       }

}


Com relação às estruturas de controle aplicáveis à linguagem JAVA, ambiente Netbeans  7 . 2 . 1, no programa acima, que sequência será impressa ao final de sua execução?

Alternativas
Comentários
  • A questão foca nos operadores de incremento e decremento. Eles podem ser:

    Pré-fixados: é avaliado o valor incrementado (decrementado) de uma variável, ou seja, o valor trabalhado já é o incrementado (decrementado) ; e

    Pós-fixados: é avaliado o valor original, ou seja, o valor trabalhado é o valor original de uma variável e depois o valor da variável é incrementado (decrementado) .

    Exemplo com o operador de incremento/decremento pré-fixado:

    int x = 15;

    System.out.println(“x: ” + ++x); // O resultado gerado é x: 16.

    Exemplo com o operador de incremento/decremento pós-fixado:

    int x = 15;

    System.out.println(“x: ” + x++); // O resultado gerado é x: 15.

    System.out.println(“x: ” + x); // O resultado gerado é x: 16.

    Agora iremos ao código da questão.

    A variável c inicia com 1:

    int c = 1;

    A variável c é atualizado com 0:

    c = 0;

    Será impresso o valor original da variável c (decremento pós-fixado) e depois será decrementado (a variável c é atualizado para -1):

    System.out.print(c--); // Será impresso 0.

    Será impresso o valor já incrementado da variável c (decremento pré-fixado) (a variável c é atualizado para 0):

    System.out.print(++c); // Será impresso 0.

    Será impresso o valor atual da variável c:

    System.out.print(c); // Será impresso 0.

    Seguindo no código, temos a utilização de um operador de atribuição composta:

    c -= --c - c++;

    Organizando o trecho acima, temos:

    c = c - ((--c) - (c++));

    Tudo o que está à direita do operador de atribuição será repassado para a variável c. Então vamos comentar esse lado do operador:

    - Primeiro operando (c): c é igual a 0 (valor da variável até o momento);

    - Segundo operando (--c): c é igual a -1 (valor já decrementado da variável, pois se está usando operador de decremento pré-fixado);

    - Terceiro operando (c++): c é igual a -1 (valor atualizado da variável no segundo operando e depois o valor é incrementado).

    Organizando o trecho agora com valores, temos:

    c = 0 - ((-1) - (-1));

    c = 0(-1 + 1);

    c = 0 - 0;

    c = 0;

    Será impresso o valor original da variável c (decremento pós-fixado) e depois será decrementado (a variável c é atualizado para -1):

    System.out.print(c--); // Será impresso 0.

    Será impresso o valor já incrementado da variável c (decremento pré-fixado) (a variável c é atualizado para 0):

    System.out.print(++c); // Será impresso 0.

    Será impresso o valor atual da variável c:

    System.out.println(c); // Será impresso 0.

    Ao final, será impresso 000000.

    Gabarito: letra D.

    Referência:

    JSE02 - Java Standard Edition (Prof. Rogério Araújo) - Mód. 02. Disponível em: http://www.provasdeti.com.br/jse02ra-para-concursos.html.

  • aí não mano. Concentração fundiária é uma quantidade grande de terras na mão de poucos.

  • ISSO TARARAU


ID
1562227
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise o código em JAVA abaixo levando em consideração que polimorfismo e herança são aspectos importantes para o paradigma de Orientação a Objeto.


package p3;

public class P3 {

        public static void main(String[ ] args) {

        Moto m = new Moto (1,2,3, true); Veiculo V = new Veiculo (0,0,0); }

public static class Veiculo {

        public int aceleracao; public int marcha; public int veloc;

        public Veiculo (int acel_inic, int veloc_inic, int marcha_inic) {

        marcha = marcha_inic; aceleracao - acel_inic; veloc = veloc_inic; }

        public void mudar_marcha (int n) { marcha = n; }

        public void frear(int decrement) { veloc -=decrement; }

        public void acelerar(int increment) { veloc + = increment;

}

public static class Moto extends Veiculo {

       public Boolean Descanso;

       public Moto(int acel_inic, int veloc_inic, int marcha_inic, Boolean

descanso) {

       super(acel inic, veloc_inic, marcha_inic); Descanso = descanso; }

       public void ativar_descanso () { Descanso = true; }

       public Boolean verificar descanso () { return Descanso; }

       public void destivar_descanso () { Descanso = false; }

       public void acelerar(int increment) {

                  if (verificar_descanso()==false) veloc += increment+ + ; } } }



De acordo com o código acima, considerando que atribuir o valor true à propriedade "Descanso" ativa esta propriedade,é correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • a) A  propriedade  "Descanso"  do  objeto "v" já  está  ativa.

    Não existe a propriedade Descanso em Veículo!

    b) A instrução m.ativar_descanso=true; ativa a propriedade "Descanso" .

    A instrução está incorreta

    c) A instrução V.Descanso () ; ativa a propriedade "Descanso" .

    Veículo não possui descanso

    d) Não é possível ativar a propriedade "Descanso" do objeto v.

    Resposta certa!

    e) A instrução v. ativar_descanso () ; ativa a propriedade "Descanso" .

    A instrução está incorreta, a chamada do método está errada!

  • Pegadinha!

    E) estaria correta caso fosse: "A instrução m. ativar_descanso () ; ativa a propriedade "Descanso" ."

     

    o método ativar_descanso() pertence à classe especializada Moto e não à generalizada Veiculo.


ID
1562230
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Correlacione os termos de Gerência de Projeto às suas respectivas características, e assinale a opção que apresenta a sequência correta.


TERMOS DE GERÊNCIA DE PROJETO


I - EAP

II - Plano do Projeto

III- Aceitação

IV - Exploração

V - Índice de Desempenho de Custo

VI - Governança



CARACTERÍSTICAS


(   ) Estratégia para lidar com riscos negativos ou ameaças aos objetivos do projeto.

(   ) Métrica mais crítica do gerenciamento do Valor Agregado.

(   ) Serve de base para estimativa dos custos.

(   ) Estratégia para lidar com oportunidades ou riscos positivos que podem surgir no projeto.

(   ) Constitui a linha de base a ser usada como referência para medir e acompanhar o andamento do projeto.

Alternativas
Comentários
  • Aceitação: Estratégia para lidar com riscos negativos ou ameaças aos objetivos do projeto.

    Índice de Desempenho de Custo: Métrica mais crítica do gerenciamento do Valor Agregado. Fórmula: IDC = VALOR AGREGADO / CUSTO REAL

    EAP: Serve de base para estimativa dos custos.

    Exploração: Estratégia para lidar com oportunidades ou riscos positivos que podem surgir no projeto.

    Plano do Projeto: Constitui a linha de base a ser usada como referência para medir e acompanhar o andamento do projeto.

    Alternativa: A

  • Aulas


ID
1562233
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.


Em um Data Warehouse, as tabelas ________________  ,diferentemente das tabelas ______________ ,estão mais sujeitas ao processo de desnormalização. A abordagem do _______________ recomenda a não normalização das tabelas ______________ ,enquanto a abordagem do ______________ recomenda a normalização.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Barbieri: As tabelas dimensão, diferentemente das tabelas fatos, estão mais sujeitas ao processo de desnormalização. Existem duas correntes diferentes com relação aos aspectos de normalização das tabelas dimensão:

    Esquema estrela: abordagem que recomenda a não normalização das tabelas dimensão; e

    Esquema de flocos de neve: abordagem que recomenda a normalização das tabelas dimensão.

  • As tabelas dimensão estão mais sujeitas ao processo de desnormalização;

    Aspectos de normalização das tabelas dimensão:

    STAR SCHEMA (Esquema estrela): abordagem que não recomenda a normalização das tabelas dimensão. (Mais recomendável – maior desempenho).

    SNOWFLAKE SCHEMA (Esquema de flocos de neve): abordagem que recomenda a normalização das tabelas dimensão.

    Alternativa: A

  • Uma dica para quem ficou em dúvida entre a A e a C:

    Desnormalizar = tornar os dados redundantes.

    Não há como tornar os dados da tabela fato mais redundantes, já que nela só se adicionam chaves.


ID
1562242
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação aos tipos de transmissão serial e paralela,assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Transmissão Paralela: bits transferidos simultaneamente (paralelamente) do transmissor ao receptor; alta taxa de transferência (throughtput); ex: CD-ROM, DVD, impressoras; distância limitada em 1,5m;

     


    Transmissão Serial: bits transferidos um a um em sequência; caminho único entre transmissor e receptor; baixa taxa de transferência (throughtput); ex: teclado, mouse; sem limite de distância;

  • (A) A  transmissão  paralela  é  sempre (dizer "sempre" é complicado)  mais  rápida  que  a  transmissão  serial, tendo  em  vista  sua  capacidade  de  transmitir um  grupo  de  bits simultaneamente.

    (B) Na transmissão serial, pode ocorrer de os bits transmitidos simultaneamente (simultaneamente só em transmissao paralela) não chegarem ao destino no mesmo instante que deveriam devido às ligeiras diferenças de comprimento dos cabos que constituem os canais de transmissão.

    (C) Existem  dois  métodos  para  realizar  transmissão  paralela (Serie. Não existe paralela assincrono e sincrono) :assíncrono  e  síncrono.

    (E) A  transmissão  paralela  assíncrona ( Vide a alternativa C. Estaria certo se estivesse escrito Transmissão serie assíncrono ao invés de paralela Assincrono) consiste  em  um  processo  de sincronização  do  receptor  a  cada  novo  caracter transmitido.  Para  isso, antes  do  início da  transmissão, cada  caracter  é  acrescido  de  dois  pulsos, um  no  início, denominado  START, e  outro  no  final, denominado  STOP.

     

  • D

    O padrão USB (UNIVERSAL SERIAL BUS) e o padrão FIREWIRE são sistemas de transmissão serial de alto desempenho.

  • O Firewire é uma interface serial, criada pela Apple.


ID
1562245
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Segundo Fernandes (2012), o Ciclo da Governança de TI é composto por quais etapas?

Alternativas
Comentários
  • Segundo Fernandes (2014):

    Alinhamento estratégico e compliance; decisão, compromisso, priorização e alocação de recursos; estrutura, processos, operação e gestão; e gestão do valor e do desempenho.

  • O Ciclo da Governança de TI é composto por quatro etapas:

    Alinhamento estratégico e compliance: é o planejamento estratégico da tecnologia da informação, que leva em consideração as estratégias da empresa para seus vários produtos e segmentos de atuação.

    Decisão, Compromisso, Priorização e alocação de recursos: são as responsabilidades pelas decisões relativas à TI em termos de: arquitetura de TI, serviços de infraestrutura, investimentos e, necessidades de aplicações.

    Estrutura, processos, operações e gestão:  é a estrutura organizacional e funcional de TI, aos processos de gestão e operação dos produtos e serviços de TI.

    Gestão do valor e do desempenho: é a determinação, coleta e geração de indicadores de resultados dos processos, produtos e serviços de TI.

    Alternativa: D


ID
1562248
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo Fernandes (2012), o modelo de referência de governança Service Oriented Architeture (SOA) define três processos. Qual desses processos se caracteriza por ser utilizado como um mecanismo para garantir que os níveis de serviço e os níveis operacionais sejam satisfeitos, enquanto fornecem um nível de flexibilidade em sua implementação e tempo?

Alternativas
Comentários
  • Implantando a Governança de TI - 4ª E.: Da estratégia à Gestão de Processos Pag 524

  • Segundo o The Open Group (2009), o modelo de referência SOA define 3 processos:


    - Compliance: método para garantir que as políticas, diretrizes e normas SOA sejam respeitadas;
    - Dispensation: mecanismo para garantir que os níveis de serviço e os níveis operacionais sejam satisfeitos, enquanto fornecem um nível de flexibilidade em sua implementação e tempo;
    - Comunicação: suporta o regime de governança SOA; também assegura que os processos de governança sejam reconhecidos;


ID
1562251
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Qual é o estágio previsto pela ITIL (Information Technology Infrastrutucture Library) v3 que descreve a fase do ciclo devida do gerenciamento de serviços, orientando como garantira entrega e o suporte a serviços de forma eficiente e eficaz?

Alternativas
Comentários
  • Service Strategy (Estratégia de Serviço): Abrange o núcleo do ciclo de vida, definindo a abordagem estratégica para as atividades de gerenciamento de serviços. A estratégia de serviço define a perspectiva, a posição, os planos e os padrões que um provedor de serviço precisa executar para atender aos resultados de negócio de uma organização.

    Service Design (Desenho/Projeto de Serviço): Fornece orientações sobre a concepção e desenvolvimento de serviços de acordo com as exigências do cliente e da abordagem estratégica. O desenho de serviço inclui o desenho de serviços, as práticas que o regem, processos e políticas requeridas para realizar a estratégia do provedor de serviço e facilitar a introdução de serviços nos ambientes suportados.

    Service Transition (Transição de Serviço): Fornece orientações sobre a transição de serviços novos ou modificados, incluindo o desenvolvimento e aperfeiçoamento de capacidades. A transição de serviço garante que serviços novos, modificados ou obsoletos atendam às expectativas do negócio como documentado nas etapas de estratégia de serviço e desenho de serviço do ciclo de vida.

    Service Operation (Operação de Serviço): Esta etapa abrange a gestão da entrega dos serviços no dia a dia, incluindo a otimização da eficácia e eficiência. A operação de serviço coordena e desempenha as atividades e os processos requeridos para entregar e gerenciar serviços em níveis acordados para usuários de negócio e clientes. A operação de serviço também gerencia a tecnologia que é usada para entregar e dar suporte a serviços.

    Continual Service Improvement (Melhoria contínua de Serviço) - Fornece orientações sobre a manutenção de criação de valor e alinhamento contínuo às mudanças nas necessidades de negócios. A melhoria contínua de serviço garante que os serviços estejam alinhados com as necessidades do negócio em mudança por meio da identificação e da implementação de melhorias para os serviços de TI que suportam os processos de negócio. O desempenho do provedor de serviço de TI é continuamente medido e as melhorias são feitas para processos, serviços de TI e a infraestrutura de TI de forma a aumentar a eficiência, a eficácia e a eficácia de custo. A melhoria contínua de serviço inclui o processo de melhoria de sete etapas. Embora este processo esteja associado com a melhoria contínua de serviço, a maioria dos processos tem atividades que ocorrem em múltiplas etapas do ciclo de vida do serviço.

    http://www.itnerante.com.br/profiles/blogs/introdu-o-ao-ciclo-de-vida-do-itil

     

  • Falou em entrega e suporte --> OPERAÇÃO do Serviço!

     

    @papirobizurado

  • Quem descreve como o serviço será entregue de forma eficiente e eficaz são os preocessos do desenho de serviço. Já a operação de serviço coordena as atividades e processos que foram definidos na estratégia e desenho de serviço.
  • O conceito de entrega e suporte ,Trazendo valor para o cliente.

    Gabarito D - Operação de Serviços

  •  A Operação de Serviço inclui em seu escopo todas as atividades recorrentes necessárias para entregar e suportar os serviços. Seu objetivo é coordenar e executar tais atividades dentro dos níveis de serviço estabelecidos com os clientes.


ID
1562254
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Segundo Szwarcifiter e Markenzon (2010), um aspecto fundamental no estudo das árvores de busca é, naturalmente, o custo de acesso a uma chave desejada.

Sendo assim, assinale a opção que apresenta o tipo de árvore cuja organização visa a minimizar o número de comparações efetuadas no pior caso para uma busca com chaves de probabilidades de ocorrência idênticas.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Szwarcfiter, a complexidade de uma busca para uma árvore T é igual, no pior caso, à sua altura, por isso é melhor tentar uma construção da árvore T com altura mínima possível. A árvore que possui essa propriedade para um conjunto de n chaves é a completa. Nesse caso, a complexidade do algoritmo é O(log n).

  • Complementando:

    Árvore completa
    - se algum nó tem uma subárvore vazia, então esse nó pertence ao último ou penúltimo nível;
    - toda árvore cheia é uma árvore completa;

    Árvore cheia
    - todos os nós, exceto as folhas, tem o número máximo de filhos;
    - todas as folhas estão na mesma altura;


ID
1562257
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise  o  código  em  JAVA  a  seguir:

package  p9;
public  class  P9  {
    
       public  static  void  main(String[ ] args)  {
                  final  int  DIM  =2;
                  int  [ ] [ ] [ ] matriz  = new  int[DIM] [ DIM] [ DIM] ;
                  int  t  = 0  ;

                  for(int  i=0; i<matriz.length; i++ ){
                       for(int  j=0; j<matriz[ i] .length; j++ ){
                           for(int  k=0; k<matriz[ i] .length; k++ ){
                           t  + = matriz [ i] [ j] [ k] + = i*j*k;
                           }
                       }
                   }
        System.out.println(t);
     }
}

Considerando  o  estudo  de  ARRAYS  de "n"  dimensões, com relação  ao  código  em  JAVA  acima, construído  no  ambiente Netbeans  7.2.1, que  valor  será  impresso  pelo  programa  após  o término  de  sua  execução?

Alternativas
Comentários
  • OBS: matriz.length = numero de linhas

    matriz[0].length = numero de colunas

    i começa em 0, nesse momento entra no segundo for onde j será 0 e no terceiro for k será 0, qualquer número multiplicado por 0 é 0, então zero se repetira até a última rodada, na qual todos estarão com valor 1 então t será igual a 1.


ID
1562263
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação ao estudo de redes de computadores, assinale a opção que NÄO apresenta, do ponto de vista de um programa aplicativo, uma característica do serviço oferecido pelo TCP.

Alternativas
Comentários
  • Questão maldosa e na minha opinião mal formulada, pois a alternativa confunde. Mas vamos as opções:

    A - Orientação  à  conexão. (correto). Estabelece uma conexão lógica entre origem e destino.

    B - Comunicação  FULL  DUPLEX. (correto). Comunicação nos dois sentidos.

    C - Comunicação  ponto  a  ponto. (correto) Origem e destino

    D - Confiabilidade  completa. (correto). Pois garante a entrega de um pacote a um destino e garante que tal entrega será na ordem em que os pacote foram enviados.

    E - Roteamento  inter-redes. (errado). o roteamento dos pacotes ocorrem na camada de rede

  • Roteamento inter-redes é feito através de protocolos como o Border Gateway Protocol (BGP).

     

    @papirobizurado

  • há uma grande diferença entre ponto a ponto e fim a fim;

    questão mal formulada!


ID
1562266
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Considerando que um determinado projeto possua as seguintes estimativas para uma atividade do caminho crítico:mais provável - 60 dias; pessimista - 72 dias; otimista - 48 dias. Assinale a opção que apresenta, respectivamente, o valor esperado e o desvio padrão desse projeto.

Alternativas
Comentários
  • O - estimativa Otimista , M - mais esperado , P - estimativa pessimista

    Valor esperado = P + 4.M + O / 6 = 60

    Desvio Padrão = P - O / 6 = 4

    Questão d 60 ;4

  • Calculo para o valor esperado

    otimista + pessimista + (4x mais provável) / 6

    48 + 72 + (4 x 60) / 6 = 60

    Calculo para o Desvio Padrão

    pessimista - otimista / 6

    72 - 48 / 6 = 4

    Alternativa: D


ID
1562269
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Fowler (2005), nas estratégias orientadas a objeto,desenha-se um determinado diagrama para uma única classe para mostrar o comportamento do ciclo de vida de um único objeto. Como se denomina esse diagrama?

Alternativas
Comentários
  • Através de sua simbologia gráfica, ele procura demonstrar o comportamento de um elemento por meio de transições de estado.

  • Diagrama de Gráfico de estados - Exibem uma máquina de estados, formada por: estados, transições, eventos e atividades. Abrangem uma visão dinâmica de um objeto. Modelagem em sistemas reativos.


ID
1562272
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é uma coleção de programas que permite aos usuários criar e manter um banco de dados. O SGBD é um sistema de software de uso geral que facilita o processo de definição, construção, manipulação e compartilhamento de banco de dados entre diversos usuários e aplicações. Cada SGBD relacional precisa ter uma linguagem de definição de dados (DATA DEFINITION LANGUAGE)para estabelecer um esquema de banco de dados. Os SGBDs relacionais costumam usar principalmente SQL (STRUCTURED QUERY LANGUAGE) para essa finalidade. Assinale a opção que apresenta somente comandos DATA DEFINITION LANGUAGE em STRUCTURED QUERY LANGUAGE.

Alternativas
Comentários
  • DML: insert, update, select e  delete

    DDL: create, drop e  alter

    DCL: Grant e revoke

    TCL: Commit, Rollback, savepoint

  • B- create, drop e alter


ID
1562275
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Correlacione os tipos de RAID (Redundant Array of Independent Disks) e marque a opção que apresenta a sequência correta.

I - RAID 0
II - RAID 1
III - RAID 3
IV - RAID 5
V - RAID 6

( ) Dados divididos pelos vários discos e é usado um disco adicional para armazenar os dados de paridade.
( ) Distribuição uniforme dos bits de paridade em todos os discos.
( ) Implementação da redundância, realizada por meio da duplicação, triplicação ou mais de um determinado volume de dados por vários discos.
( ) Fragmentação ou fracionamento do arquivo em várias partes e cada uma armazenada em um disco diferente.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C.

     

    RAID 0: fragmentação ou fracionamento do arquivo em várias partes e cada uma armazenada em um disco diferente.

    RAID 1: implementação da redundância, realizada por meio da duplicação, triplicação ou mais de um determinado volume de dados por vários discos.

    RAID 3: dados divididos pelos vários discos e é usado um disco adicional para armazenar os dados de paridade.

    RAID 5: distribuição uniforme dos bits de paridade em todos os discos.


ID
1562278
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Pressman (2011), Teste é um conjunto de atividades que podem ser planejadas com antecedência e executadas sistematicamente. Um importante aspecto da estratégia de Teste de software se refere ao conjunto de tarefas que garantem que o software implemente corretamente uma função específica. Como se denomina esse aspecto?

Alternativas
Comentários
  • Teste de verificação testa se determinada funcionalidade está de acordo com a especificação do requisito.

    Teste de validação testa se determinada funcionalidade está de acordo com aquilo que o cliente realmente desejava.

  • Só complementando a Anália... o Teste de Validação está diretamente ligado ao Cliente. Ele também pode ser chamado de Teste de Aceitação; aquele que visa ao aceite formal do Cliente - que só o faz se concordar com o que foi implementado. Ou seja, se o produto está de acordo com os requisitos pré-acordados com ele.

  • Verificação: Se o software implementa corretamente uma função específica.

     

    Validação: Se o software foi criado segundo requisitos do cliente. Certo.

  • Função específica = Verificação

    Função especificada = Validação


ID
1562281
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O conceito de encapsulamento está relacionado a qual estágio previsto pela ITIL (Information Technology Infrastrutucture Library) v3?

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A.

     

    Nunca tinha ouvido falar.

     

    Conceitos e princípios da Estratégia do Serviço

     

    Uma das propriedades importantes de um serviço deve ser a sua capacidade de encapsulamento, ou seja, de isolar dos clientes a sua complexidade estrutural, detalhes técnicos e operações de baixo nível, expondo a eles somente a sua interface de utilização.

  • Quando se diz encapsulamento -

    Entende as necessidades do cliente é a Estratégia de Serviços.

    Gabarito A


ID
1562284
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

As informações a seguir se referem ao estado de dois processos, P1 e P2, no decorrer do tempo t, para serem executados em uma única CPU:

-em t1 = Oms, P1 = PRONTO, P2 = PRONTO
- em t2 = 1ms, P1 = EXECUÇÃO, P2 = PRONTO
- em t3 = 3ms, P1 = ESPERA, P2 = EXECUÇÃO
- em t4 = 6ms, P1 = ESPERA, P2 = PRONTO
- em t5 = 8ms, P1 = ESPERA, P2 = EXECUÇÃO
- em t6 = 9ms, P1 = ESPERA, P2 = ESPERA
- em t7 = 11ms, P1 = PRONTO, P2 = ESPERA
- em t8 = 13ms, P1 = EXECUÇÃO, P2 = PRONTO
- em t9 = 15ms, P1 = ENCERRADO, P2 = EXECUÇÃO

Considerando que o algoritmo de escalonamento é do tipo escalonamento preemptivo circular (ROUND-ROBIN), calcule o valor do TIME-SLICE, em ms, do sistema, desprezando os tempos de processamento relativos às funções do Sistema Operacional, e assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Nessas questões eu quase sempre me perco.

    Segundo Silberschatz os estados possíveis de processos são:

    Novo - Está sendo criado;

    Em execução - instruções estão sendo executadas;

    Em espera - Aguardando que um evento ocorra (pode ser um sinal ou I/O);

    Pronto -   Aguardando ser atribuído a um processador; e

    Concluído - Terminou

     

    Eu errei, pois tive a impressão de que o time slice dessa questão era 2ms, mas a resposta é 3ms, voltando para analisar só vi como possibilidade para essa resposta o momento t3 em que P2 está executando e então entra no estado de pronto, pq seu time slice acabou, mas ele ainda tem o que rodar, então aguarda ganhar novamente a CPU e ganha no momento t4 após 3ms, por favor alguém informa se a conclusão é esta mesmo!

  • Se ele ficou em execução de t3 = 3ms a t4 = 6ms, o time slice foi de 3 ms

  • Pra calcular o time slice, tem que procurar onde o processo sai de EXECUÇÃO para PRONTO (nesta ordem). Com isto, temos t3 com 3ms e t4 com 6ms, que dá 3 ms de time slice. Em todos os tempos apresentados na questão, esta situação ocorreu apenas uma vez. Se aparecesse outra, também deveria ter a diferença de 3ms.

     

    RESUMO: Neste tipo de questão, procure EXECUÇÃO e PRONTO (nesta ordem) e calcule a diferença.


ID
1562287
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Com relação ao gerenciamento de mudanças de custos, o valor do trabalho concluído até o momento comparado ao orçamento se refere

Alternativas
Comentários
  • Valor agregado - é a medida do trabalho executado expressa em termos do orçamento autorizado para tal trabalho que foi concluído.

    Valor planejado - é o orçamento autorizado designado ao trabalhoagendado, o orçamento é designado por fase.

    Custo real - é o custo incorrido no trabalho executado de uma atividade em um período específico.

    Variação de custo - é a quantidade de déficit ou excedente orçamentário em um momento.

  • Uma imagem vale mais que mil palavras:

    http://projetogerenciado.com.br/wp/wp-content/uploads/2014/07/PA1.png

  • RESPOSTA - C

     

    Valor planejado - Valor planejado (VP) é o orçamento autorizado designado ao trabalho agendado. Planejado para o trabalho a ser executado para uma atividade ou componente da estrutura analítica do projeto (EAP).

     

    Valor agregado - Valor agregado (VA) é a medida do trabalho executado (realmente foi executado) expressa em termos do orçamento autorizado para tal trabalho. É o orçamento associado ao trabalho autorizado que foi concluído. O VA sendo medido deve estar relacionado à linha de base de medição do desempenho (LMD) e o VA medido não pode ser maior que o orçamento VP autorizado para um componente.

     

    Custo real - Custo real (CR) é o custo realizado incorrido no trabalho executado de uma atividade, durante um período específico. É o custo total incorrido na execução do trabalho medido pelo VA.

     

    FONTE - Guia PMBOK, 6° edição

     

     

    @papirobizurado


ID
1562290
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Com relação ao padrão PCI Express, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra D.

     

    O PCI Express é um barramento ponto a ponto, onde cada periférico possui um canal exclusivo e bidirecional de comunicação com o chipset. Isto contrasta fortemente com o padrão PCI, que é um barramento em que todos os dispositivos compartilham a mesma comunicação, de 32 bits (ou 64 bits), num caminho paralelo. Um único caminho do PCI Express tem quase o dobro da taxa de dados do barramento PCI tradicional.

     

  • PCI - Barramento Paralelo

    PCIe - Barramento Serial

    .

    .

    At.te

    Foco na missão ❢


ID
1562293
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Segundo  Comer  (2007), os  cientistas  da  computação  investigaram  a  relação  entre  o  atraso  e  o  congestionamento  no  que concerne  ao estudo  do  comportamento  de  redes  de  computadores e, descobriram  que, em  muitos  casos, o  atraso  esperado  pode ser  estimado  a  partir  da porcentagem  da  capacidade  da  rede que  está  sendo  utilizada.  Desta  forma, se  Do  representa  o atraso  quando  a  rede  está  ociosa, e  U  é  um  valor  entre 0  (zero)  e  1  (um)  que  denota  a  utilização  atual  da  rede, o atraso  efetivo  D  é  dado  pela  fórmula: D=Do  / (1-U).  Se  U  se aproxima  de  1, o  que  acontece  com  o  atraso?

Alternativas
Comentários
  • R=banda enlace (bps)
    L=tamanho pacote (bits)
    a=taxa média de chegada de pacotes
    Intensidade do tráfego = La/R
     La/R ~ 0: atraso médio pequeno
     La/R -> 1: atraso grande
     La/R > 1: atraso médio pode tender ao infinito, dado que chega mais pacotes do que é possível servir

  • O gabarito é a letra A.

     

    Questão sem muito mistério, sendo resolvida com aplicação da fórmula dada. Se U se aproxima de 1, então o denominador se aproxima de 0. Qualquer valor no numerador dividido por 0 no denominador tende ao infinito.


ID
1562296
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise  o  programa  a  seguir.

package  p2;
public  class  P2  {
       public  static  void main(String[ ] args)  {
              P2  t  = new  P2  ()  ;
              t. d (20)  ;
       }
       public  static  long  f(long  n)  {
              if  (n  < =1)  {
                   return  1;
              }
              else  {
                    D  (100000000)  ;
                    return  n  * f  (n-1)  ;
              }
       }
       public  static  void  D(long  t)  {
                    long  wDelay  = System.nanoTime()+ t;
                    while (System.nanoTime ()  < wDelay)  { }
       }
       public  void  d(long  n)  {
              for  (int  t=0; t  < = n; t++ )  {
                    System.out.printf("%d  = %d\n", t, f(t));
              }
}
}

Com  relação  ao  paradigma  de  orientação  a  objeto  no  tratamento  de  estruturas  de  controle, e  de  acordo  com  o  código  em JAVA  acima, desenvolvido  no  ambiente  NetBeans  7.3, qual  é  o valor  da  variável  t quando  f(t)=5040?

Alternativas
Comentários
  • f(t) calcula o fatorial de um número, então tem-se que encontrar o fatorial de qual número tem como resposta 5040:

    0 - 1

    1 - 1

    2 - 2

    3 - 6

    4 - 24

    5 - 120

    6 - 720

    7 - 5040 (resposta correta)


ID
1562302
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Algoritmos e Estrutura de Dados
Assuntos

Segundo Deitel (2010), assinale a opção que apresenta apenas tipos primitivos de dados.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A.

     

    Analisando as demais alternativas:

     

    B - string não é tipo primitivo de dados.

    C - void não é tipo.

    D - string não é tipo primitivo de dados.

    E - string não é tipo primitivo de dados.

  • Os tipos primitivos são: boolean, byte, char, short, int, long, float e double


ID
1562305
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise  o  programa  a  seguir.

package  p1;
public  class  P1  {
       public  static  void main(String[ ] args)  {
              final  int  AL  = 3;
              int  array [ ] = new  int [ AL] ;

              int  t=0;

              for  (int  c  = 0; c  < array.length; c++ )
              }
                    array[ c] = 2  + 2 * c;
              }
              System.out.printf ("%s% 8s\n", "Index", "Value");
              for  (int  counter  = 0; counter  < array.length; counter++ )  {
              System.out.printf("%s% 8s\n", counter, array[ counter] );

              t  = t  + counter  + array[ counter] ;
              System.out.printf("%s% 8s\n", "Somatório ", t);
         }
     }
}
Com  relação  às  estruturas  de  controle  em  JAVA, é  correto afirmar  que, no  programa  acima, desenvolvido  no  ambiente NetBeans  7.3, os  dois  últimos  valores  impressos  da  variável "t", ao  final  de  sua  execução  são:

Alternativas
Comentários
  • O array.length = 3

    Fazendo:

              for  (int  counter  = 0; counter  < array.length; counter++ )  {

                  System.out.printf("%s% 8s\n", counter, array[ counter] );

                  t  = t  + counter  + array[ counter] ;

    Counter irá de 0 até 2

    Counter     array[counter]     t = t  + counter  + array[ counter]

          0                   2                                       2

          1                   4                                       7

          2                   6                                      15


ID
1562308
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

De acordo com Dama (2009), citado por Fernandes (2012), que processo-chave para o gerenciamento de dados é responsável pelo planejamento, implementação e controle de atividades para armazenar, proteger e acessar dados estruturados ou não?

Alternativas
Comentários
  • Governança de Dados: planejamento, supervisão e controle sobre o uso e gestão de dados.

    Segundo o Data Management Association (DAMA), Governança de Dados é uma disciplina que deve tratar do planejamento, da supervisão e do controle sobre o gerenciamento de dados e o seu respectivo uso.

    Ainda de acordo com o DAMA DMBOK, a Governança de Dados é o exercício da autoridade, do controle e da tomada de decisão compartilhada sobre a gestão dos ativos de dados e divide-se em dois grupos de atividades: Planejamento do Gerenciamento de Dados e Supervisão do Gerenciamento de Dados.

    Processos Chaves da Governança de Dados DAMA-DMBOK:

    ● Gestão da Arquitetura de Dados: definição do diagrama (blueprint) para a gestão dos ativos de dados.

    ● Desenvolvimento de Dados: análise, desenho, implementação, testes, implantação e manutenção de estruturas de dados.

    ● Gestão Operacional de Dados: presta suporte desde a aquisição de dados até a eliminação plena do dado.

    ● Gestão de Segurança de Dados: garantia de privacidade, confidencialidade e acesso apropriado a dados e informações.

    ● Gestão de Dados Mestres e de Referência: gerenciar as versões de dados originais e replicados em ambientes distribuídos.

    ● Gestão de Data Warehousing & Business Intelligence: permitir a disponibilização de informações para suporte à decisão e à implementação de análises de dados sob várias dimensões de análise.

    Gestão de Conteúdo e Documentos: planejamento, implementação e controle de atividades para armazenar, proteger e acessar dados estruturados ou não (fora de bases de dados).  - (igualzinho na pergunta da questão).

    ● Gestão de Metadados: integração, controle e entrega de metadados sobre a arquitetura de dados e informações.

    ● Gestão da Qualidade de Dados: definição, monitoramento e melhoria da qualidade de dados.

    Entendo que o Gerenciamento do conteúdo e documentos está "dentro" de Governança de Dados. O primeiro mais específico e o segundo mais genérico.

  • Cópia do livro: IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI, Fernandes. Pág. 553, 3ª edição.

     

    a) Governança  de  dados . (Planejamento, supervisão e controle do gerenciamento de dados.)

     b) Desenvolvimento  de  estrutura  de  dados . (Análise, desenho, implementação e manutenção de estrutura de dados)

     c) Gerenciamento  da  arquitetura  de  dados  e  informações. (definição e planejamento da arquitetura de dados)

     d) Gerenciamento  de  integração  de  dados. (administrar versões de dados em ambientes distribuídos)

     e) Gerenciamento  de  conteúdo  e  documentos . (planejamento, implementação e controle de dados estruturados ou não.)

     

    @papirobizurado

  • Governança de Dados: planejamento, supervisão e controle sobre o uso e gestão de dados.

    Gestão da Arquitetura de Dados: definição do diagrama (blueprint) para a gestão dos ativos de dados.

    Desenvolvimento de Dados: análise, desenho, implementação, testes, implantação e manutenção de estruturas de dados.

    Gestão Operacional de Dados: presta suporte desde a aquisição de dados até a eliminação plena do dado.

    Gestão de Segurança de Dados: garantia de privacidade, confi dencialidade e acesso apropriado a dados e informações.

    Gestão de Dados Mestres e de Referência: gerenciar as versões de dados originais e replicados em ambientes distribuídos.

    Gestão de Data Warehousing & Business Intelligence: permitir a disponibilização de informações para suporte à decisão e à implementação de análises de dados sob várias dimensões de análise.

    Gestão de Conteúdo e Documentos: planejamento, implementação e controle de atividades para armazenar, proteger e acessar dados estruturados ou não.

    Gestão de Metadados: integração, controle e entrega de metadados sobre a arquitetura de dados e informações.

    Gestão da Qualidade de Dados: definição, monitoramento e melhoria da qualidade de dados.

    Alternativa: E

    Fonte: IMPLANTANDO A GOVERNANÇA DE TI, Fernandes. Pág. 539, 4ª edição.


ID
1562311
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Cockburn e Highsmith citados, por Pressman (2011), como se denomina o princípio de desenvolvimento que foca talentos e habilidades de indivíduos, moldando o processo de acordo com as pessoas e as equipes específicas?

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra A. 

     

    Seguem algumas características e habilidades fundamentais que irão facilitar a aplicação de práticas ágeis em sua essência:

     

    Competência: a equipe deve ser competente, isto é, devem ter as habilidades específicas de software necessárias e conhecer as tecnologias envolvidas em um determinado projeto ou iniciativa. Além disso as pessoas devem possuir conhecimento generalizado dos processos utilizados. Não se pode dizer que uma equipe não consegue trabalhar de forma ágil se ela não conhece os principais conceitos deste processo. Em muitas empresas, parte da equipe possui todas as habilidades técnicas necessárias, mas não conhece o processo. Isso pode ser endereçado com um simples workshop liderado por alguém que já conhece o processo.

     

    Colaboração: a boa e velha habilidade de trabalhar em equipe é também fundamental. As pessoas devem colaborar entre si e com todos os envolvidos, pelo bem do projeto. Isso exige acima de tudo humildade. Até o mais sênior dos desenvolvedores tem muito o que aprender com outros colegas.

     

    Foco: todas as pessoas da equipe devem estar focados em um único objetivo comum: entregar ao cliente um incremento de software funcionando, no prazo combinado. A equipe deve focar também em adaptações contínuas, sempre melhorando o processo conforme as necessidades. Lembre-se que a própria equipe deve parar de tempos em tempos (exemplo, a cada 15 dias) para refletir sobre o que está bom e o que pode ser melhorado no processo de trabalho.

     

    Tomada de decisão: a equipe de desenvolvimento deve ter liberdade pra controlar seu próprio destino. Deve ter autonomia em assuntos técnicos e de projeto. É a equipe quem deve definir a melhor maneira de controlar versões de código, fazer builds, deploys, executar testes, documentar requisitos, etc. A empresa pode (e deve) sugerir boas práticas, mas no fim é a equipe (auto organizável) que irá adotar os métodos ou processos que ache melhor. As pessoas envolvidas no desenvolvimento devem saber lidar com situações conflitantes, ambiguidade e mudanças frequentes, pois são cenários que acontecem cada vez mais no dia-dia das empresas. É necessário que a equipe registre as principais lições aprendidas, o que irá facilitar no processo de melhoria contínua.

     

    Confiança e respeito: a equipe deve ser consistente e precisa demonstrar a confiança e o respeito necessário para tornar a equipe forte. Lembre-se que o principal objetivo é tornar o time forte o bastante para que o todo seja maior que a soma das partes.


ID
1562314
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Fowler (2005), o diagrama que representa um determinado ponto no tempo é denominado diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Um diagrama de objeto é exatamente uma foto estática do funcionamento do sistema em um determinado momento.

  • Segundo Grady BOOCH, UML Guia do Usuário:

    "Um diagrama de objetos é um diagrama que mostra um conjunto de objetos e relacionamentos em um ponto no tempo."


ID
1562317
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Segundo Fowler (2005), o diagrama da UML que suporta e estimula o comportamento paralelo é denominado diagrama de

Alternativas
Comentários
  • Paralelismo no diagrama de atividades se dá através da barra de sincronização!

     

    @papirobizurado

  • Apenas complementando, o diagrama de sequência também suporta (apesar de não estimular) o comportamento paralelo através do operador par.

  • O objetivo do diagrama de atividades é mostrar o fluxo de atividades em um único processo. O diagrama mostra como um atividade depende uma da outra.

    Um diagrama de atividade pode ser regiões denominadas swimlanes. Estas regiões esão associadas a um objeto do modelo. Desta forma, dentro de cada região, encontram-se as atividades relativas ao objeto da região.

    As atividades são conectadas através de arcos (transições), que mostram as dependências entre elas.


ID
1562320
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise  o  código, em  JAVA  a  seguir.
       
           . . .
           int  bytesRead;
         try  {
            while  ((bytesRead  = streamFromclientApp.read(request))  ! = -1) {
                  streamToService.write(request, 0, bytesRead);
                  streamToService.flush();
                }
          } catch  (IOException  e)  {
        }
          . . .

O  trecho  de  código, em  JAVA, acima  foi  extraído  de um  programa  que  tem  funcionalidades  de  'proxy'.  O  trecho apresentado  tem  como finalidade  reenviar  pacotes  que  compõem uma  requisição  de  um  browser  para  um  serviço  HTTP  genérico.  Considerando  que  os  objetos 'streamFromClientApp' e  'streamTOService'  são  do  tipo  'Inputstream'  e 'OutputStream', respectivamente, coloque  V  (Verdadeiro)  ou  F (falso)  nas  afirmativas  abaixo, com  relação  ao  código  acima,e  assinale  a  opção  que  apresenta  a  sequência  correta.

(  )  O  parâmetro  'request'  pode  representar  um  array  de bytes.
(  )  Para  dar  tratamento  assíncrono  às  requisições, o  trecho de  código poderia  estar  contido  em  uma  Thread.
(  )  Na  instrução  'streamTOService.write  (request, 0, bytesRead);' o  parâmetro 
'0'  pode  ser  sido  omitido.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito é a letra C.

     

    O parâmetro não poderia ter sido omitido porque indica a quantidade de bytes a serem lidos.


ID
1562323
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

Segundo Heldman (2009), em Gerência de Projetos, a área de conhecimento que assegura que o projeto atende aos requisitos com os quais se comprometeu é a de gerenciamento

Alternativas
Comentários
  • Gerenciamento da Qualidade do Projeto – Assegura que o projeto atenda os requisitos com os quais se comprometeu, concentrando-se na qualidade do produto/processo de gerenciamento de projetos empregado durante o ciclo de vida do projeto.

  • Gerenciamento das Comunicações do Projeto: Os processos dessa Área de Conhecimento estão relacionados com as habilidades gerais de comunicação, mas não vão muito além da mera troca de informações. As competências de comunicação são as habilidades gerais de gerenciamento que o gerente de projetos usa no dia a dia. 

    Gerenciamento do Escopo do Projeto: trata da definição de todo o trabalho do projeto e apenas do trabalho necessário para produzir com sucesso os objetivos do projeto. Esses processos são altamente iterativos. Eles definem e controlam o que faz ou não parte do projeto. 

    Gerenciamento de Integração do Projeto: trata da coordenação de todos os aspectos do plano do projeto e envolve um elevado nível de interação. Essa área envolve a identificação e definição do trabalho do projeto e a combinação, unificação e integração dos processos apropriados.

    Gerenciamento do Risco do Projeto: Riscos incluem tanto ameaças como oportunidades dentro do projeto. Os processos de Área de Conhecimento referem-se a identificação, análise e planejamento de riscos potenciais que podem afetar o projeto. 

    Gerenciamento da Qualidade do Projeto: Assegura que o projeto atenda aos requisitos com os quais se comprometeu. Essa área de conhecimento concentra-se na qualidade do produto e na qualidade do processo de gerenciamento de projetos empregado durante o ciclo de vida do projeto.

    Alternativa: E


ID
1562326
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Assinale a opção que apresenta um sistema de arquivos que possui o recurso de JOURNALING.

Alternativas
Comentários
  • JOURNALING é um recurso suportado por alguns sistemas de arquivos, entre eles o EXT3, suportado pelas distribuições do Linux baseadas no Kernel 2.4 ou mais atual (o EXT3 é o sucessor do EXT2, usado em distribuições baseadas no Kernel 2.2 ou anterior). Basicamente, o sistema de arquivos mantém um journal (ou log) onde são armazenadas todas as mudanças feitas em arquivos do disco. Quando qualquer erro inesperado surge, ou o sistema é desligado incorretamente é possível localizar todas as operações que não haviam sido completadas, restaurando a consistência do sistema de arquivos sem a necessidade de vascular arquivo por arquivo, como faz o scandisk do Windows ou o FSCK no Linux.

  • B

    EXT3

  • Journaling: é um log grava eventos em uma área específica do disco rígido. Toda mudança no sistema de arquivos é primeiro gravado em formato de log no journal e só depois realmente gravado em disco. Isso evita que arquivos sejam corrompidos após queda de energia ou travamentos inesperados. (Caiu na prova)

    Ext2: Suportava discos com até 2 TB e não suporta journaling. (Caiu na prova)

    Ext3: É o sistema de arquivos padrão em disco usado pelo Linux. É igual ao Ext2, se diferenciando apenas por ter journaling.

    Alternativa: B


ID
1562329
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Com relação aos algoritmos para alocação de áreas livres de memória, aquele que adota o critério de alocar o maior segmento de memória disponível é denominado

Alternativas
Comentários
  • Worst-fist(pior ajuste): deixa o maior espaço sem utilização, diminui o problema de fragmentação, deixando espaços livres maiores que pemitem a um maior número de programas utilizar a memória. Escolhe a pior partição, tem um desempenho ruim.

     

    First = aloca no primeiro que achar

    Next = aloca no próximo depois do first

    Best = aloca no melhor espaço para não ter sobras (espaço livre)

  • First fit: 1º espaço que caiba o processo.

    Next fit: First fit melhorado. Memoriza a posição do segmento de memória disponível.

    Best fit: Menor segmento disponível. Mais lento e maior desperdício de memória.

    Worst fit: Maior segmento disponível.

    Quick fit: Mantém listas separadas por tamanhos de segmentos disponíveis mais

    solicitados.

     

    Fonte: Tanembaum - Sistemas Operacionais Modernos - Cap 3

     

    @papirobizurado


ID
1562332
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Analise  o  programa  a  seguir.

package  cap7;
public  class  CAP7  {
       public  static  void  main(String[ ] args)  {

              if  (! false)  { System.out.println(true); }
              if  (! true)  { System.out.println(false); }
      }
}


De  acordo  com  o  programa  em  Java  acima, desenvolvido  no ambiente  Netbeans  7.2.1, assinale  a  opção  que  apresenta o  valor  que  será impresso  após  a  execução  do  programa.

Alternativas
Comentários
  • No primeiro if (!false), '!' representa a diferença ou negação de um operador. Então a diferença de false é true.
    No segundo if(!true), a diferença de true é false. As condições (if) tem valor default de true. Logo, mostrará a primeira condição.


ID
1562335
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Sistemas Operacionais
Assuntos

Sabe-se que em um Sistema Operacional (SO) dinâmico, existem vários processos desejando utilizar simultaneamente uma impressora. A estratégia de alocação nesse SO consiste em ceder o uso da impressora ao processo com o menor arquivo a ser impresso e que um dos referidos processos possui um arquivo extenso para imprimir. Tendo em vista que existem diversos outros processos com arquivos menores para utilizara impressora, pode acontecer de o processo com o arquivo extenso nunca conseguir alocar a impressora, levando este processo à condição de

Alternativas
Comentários
  • STARVATION (inanição) trata-se de um processo que por conta de determinada propriedade não recebe oportunidade de atuar.

  • Starvation (inanição) - processo nunca consegue executar sua região crítica, ou seja, acessar o recurso compartilhado. Processo com o arquivo extenso nunca consegue alocar o arquivo.

  • Deadlock:

    - Um conjunto de processos está em uma situação de deadlock, se cada processo do conjunto estiver esperando por um evento que somente outro processo pertencente ao conjunto poderá fazer acontecer.

     Condições que ocorrem deadlock:

    Exclusão mútua;

    Posse e espera;

    Não preempção;

    Espera circular:

    Permuta entre Processos (Swapping)

    Transfere um processo temporariamente da memória principal para uma memória de retaguarda (disco rígido) e, então, trazido de volta à memória principal para continuar a execução.

    A permuta torna possível que o espaço de endereçamento físico de todos os processos exceda a memória física.

    Reentrância

    - É a capacidade de um código executável ser compartilhado por diversos usuários, exigindo que apenas uma cópia do programa esteja na memória.

    - Permite que cada usuário possa estar em um ponto diferente do código reentrante, manipulando dados próprios, exclusivos de cada usuário.

    Spooling

    - É uma técnica para aumentar o grau de concorrência e a eficiência dos sistemas operacionais;

    - Os dados podem ser lidos ou gravados em disco, enquanto os programas são executados concorrentemente.

    Essa técnica está presente na maioria dos sistemas operacionais e é utilizada no gerenciamento de impressão;

    Starvation (inanição) – ocorre quando o processo não consegue executar sua região crítica, ou seja, nunca é executado.

    Alternativa: E


ID
1562338
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Segundo Comer (2007), assinale a opção que apresenta o significado de "JITTER da rede", medida que representa um importante aspecto relativo ao comportamento de uma rede de computadores.

Alternativas
Comentários
  • JITTER  da  rede.

    tolerante a perdas

    http://hostel.ufabc.edu.br/~marcelo.nascimento/INF207/aulas/inf207_redes%20multimidia.pdf

  • Do ponto de vista de uma rede IP, o jitter pode ser entendido como a variação no tempo e na seqüência de entrega das informações (ex.: pacotes) devido à variação na latência (atrasos) da rede.

     

    http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialqosqoe/pagina_2.asp

  • O gabarito é a letra C.

     

    Jitter é uma variação estatística do atraso na entrega de dados em uma rede, ou seja, pode ser definida como a medida de variação do atraso entre os pacotes sucessivos de dados. Observa-se ainda que uma variação de atraso elevada produz uma recepção não regular dos pacotes.


ID
1562341
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo Fernandes (2012), em qual fase do método de vitalidade da governança Service Oriented Architeture (SOA) são executadas as atividades de entender a estrutura atual de governança, definir processos governados SOA e definir processos da governança SOA?

Alternativas
Comentários
  • Fases do Método de Vitalidade da Governança SOA
    Fase de Planejamento:  (i) entender a estrutura de governança e o ambiente corrente; (ii) criar um ponto de partida de governança TI; (iii) definir o escopo do modelo de governança; (iv) conduzir mudança
    Fase de Definição:  (i) define e refina os processos de governança, qualidade e tomada de decisão; (ii) define-se mudanças organizacionais; (iii) define-se mudanças de TI em desenvolvimento de processos SOA
    Fase de Permissão:  (i) implementando o plano de transição definido na fase anterior que resume as ações necessárias para utilizar governança SOA; (ii) iniciando mudanças organizacionais SOA; (iii) implementando a infraestrutura SOA;
    Fase de Medição:  (i) mede-se a eficácia do processo de governança; (ii) mede-se a eficácia das mudanças organizacionais; (iii) revisa-se e refina-se os ambientes de desenvolvimento e operacional;

  • Fases do método de vitalidade da governança SOA:

    Fase de planejamento: durante esta fase, as necessidades e prioridades do negócio são documentadas, com o papel da organização de atingir tais necessidades

    Fase de definição: o resultado da fase de planejamento é comparado com um modelo de referência de governança SOA, a fim de estabelecer um alvo para a governança SOA da organização, no tocante a arquiteturas, processos e tecnologias

    Fase de execução: a fase de execução é responsável por realizar a solução de governança determinada nas fases de planejamento e definição.

    Fase de monitoramento: esta fase é responsável por monitorar os processos da governança, bem como os processos governados, com o objetivo de identificar se o regime de governança SOA precisa ou não ser ajustado.

  • O gabarito é a letra B. 

     

    Esse conceito de método de vitalidade da governança SOA só tem mesmo no livro Implantando a Governança de TI, do Fernandes. 


ID
1562344
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere  as  seguintes  informações  para  o  esquema  de  um  banco  de  dados:

- atributos  sublinhados  formam  as  chaves  primárias  das  relações apresentadas;
- o  atributo  idDepartamento  na  tabela  Projeto  é  uma  chave estrangeira  referenciada  pelo  atributo  idDepartamento  da tabela  Departamento.

Tabelas:
Departamento  (idDepartamento, nomeDepartamento)
Projeto  (idProjeto, idDepartamento, descricaoProjeto)
Funcionario  (idFuncionario, nomeFuncionario)
Funcionario_ Projeto  (idProjeto, idFuncionario)

Qual  é  a  expressão  SQL  que  denota  o  nome  de  todos  os funcionários  que  trabalham  em  todos  os  projetos controlados  pelo  Departamento  com idDepartamento= l?

Alternativas
Comentários
  • Pessoal a resposta definitiva foi o gabarito C, mas eu não consigo encontrar esta resposta, até criando o banco e fazendo os testes só encontro como resposta a letra D, se for executado em um servidor case sensitive, se for executado num Windows a letra E, também caberia

  • exatamente...todavia foi o resultado postado pela banca..eu continuo acreditando na letra E

  • A banca quando se trata de todo tipo de código (java, sql, etc.) 80% das vezes estão errados :/

     

  • Com base no questionamento: "Qual  é  a  expressão  SQL  que  denota  o  nome  de  todos  os funcionários  que  trabalham  em  todos  os  projetos controlados  pelo  Departamento  com idDepartamento= 1?"

    Atenção para o "em todos".

    De acordo com C. J. Date em Introdução a sistemas de bancos de dados, "A SQL não inclui qualquer suporte direto para quantificador FORALL: consequentemente, as consultas FORALL em geral têm de ser expressas em termos de EXISTS e dupla negativa"

    No caso a dupla negativa de "NOT EXISTS", justifica a resposta como C.

     

     


ID
1562347
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Com relação à implementação de VIEW em um SGBD, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • As funções de agrupamento e agregação normalmente limitam as operações de consulta. E outra, atualização dos dados não é permitida na VIEW.


ID
1562350
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Segundo Pressman (2011), a busca por um conjunto de soluções comprovadas para um conjunto de problemas claramente delineados é denominada de

Alternativas
Comentários
  • Questão de pura decoreba! Recorte do livro do Pressman, capítulo 12, página 316:

    "O projeto baseado em padrões cria uma nova aplicação através da busca de um conjunto de soluções comprovadas para um conjunto de problemas claramente delineados."

  • Vulgo Design Patterns