São considerados como andamentos médios:
São considerados como andamentos médios:
Em relação às escalas maiores e menores e suas formas primitiva, harmônica e melódica, associe a II coluna com a I e a seguir assinale a opção correta.
(I) Maior harmônica
(II) Maior melódica
(III) Menor harmônica
(IV) Menor melódica
(V) Maior primitiva
( ) Difere da forma primitiva somente no grau VI, que é abaixado meio tom.
( ) Difere da forma primitiva no grau VI e VII, que são abaixados meio tom na parte descendente.
( ) Difere da forma primitiva nos graus VI e VII, que são elevados meio tom na parte ascendente.
( ) Difere da forma primitiva somente no grau VII que é elevado meio tom.
Quais foram as principais formas de música sacra no período renascentista?
Em relação à Escala Geral, coloque F (falso) ou V (verdadeiro) nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção correta.
( ) É formada por 47 sons naturais e 40 alterados.
( ) A extensão entre o Dó 1 e o Dó 5 é denominada região média.
( ) A região aguda pode ser escrita na clave de Dó na 1ª linha.
( ) O som mais grave é o quinto Dó abaixo do Lá do diapasão normal.
( ) O flautim é o instrumento que emite com maior clareza e nitidez a nota mais aguda.
Com relação à transposição dos modos litúrgicos, coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso nas lacunas abaixo e, após isso, assinale a opção correta.
( ) Todos os modos eram originalmente formados por notas naturais.
( ) Não é possível formar os modos a partir de notas alteradas.
( ) Na escala de Dó maior, cada grau é a tônica de um dos modos litúrgicos.
( ) O modo lócrio começa no VI grau.