A - Modalismo -negava a existência de três pessoas em Deus, subordinando Jesus Cristo e o Espírito Santo a Deus. Cada pessoa da trindade na verdade seria modos que se apresentavam.
B - Adocianismo - chamado de monarquianismo dinâmico, é uma visão teológica do cristianismo primitivo, que professa que Jesus nasceu humano, tornando-se posteriormente divino por ocasião do seu batismo, ponto em que foi adotado como filho de Deus.
C -Monotelismo - foi uma heresia surgida no cristianismo. Opôs-se ao nestorianismo, defendia a ideia de que Jesus Cristo possuía somente uma vontade divina.
D patripassionismo advoga a idéia de que a Palavra (logos) ou Filho não era outro senão o Pai. Haveria apenas uma divindade que poderia ser indiferentemente designada como Pai ou Filho; os termos não representavam distinções reais, sendo meros nomes aplicáveis em épocas diferentes. O termo está diretamente ligado ao fato de que só o Pai, , poderia ter sofrido na cruz, visto não haver possibilidade de nenhuma divisão na divindade.
E - União hipostática (também conhecida como união mística ou dupla natureza de Cristo) é a doutrina clássica da cristologia que afirma ter Jesus Cristo duas naturezas, sendo homem e Deus ao mesmo tempo.