- ID
- 2492761
- Banca
- Marinha
- Órgão
- Quadro Técnico
- Ano
- 2017
- Provas
- Disciplina
- Psicologia
- Assuntos
Tendo por base o Código de Ética Profissional do Psicólogo, coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e marque a opção que apresenta a sequência correta.
( ) No atendimento não eventual à criança, ao adolescente ou ao interdito, deve ser obtida a autorização de ao menos um de seus responsáveis.
( ) O psicólogo poderá intervir na prestação de serviços psicológicos que estejam sendo efetuados por outro profissional, em caso de emergência ou risco ao beneficiário ou usuário do serviço, quando dará imediata ciência ao profissional.
( ) Em caso de extinção do serviço de Psicologia, o psicólogo responsável deverá destruir todos os arquivos confidenciais.
( ) Em caso de transgressão dos preceitos do Código de Ética profissional, estará o profissional sujeito à aplicação de penalidade como a suspensão do exercício profissional por até 90 dias ad referendum do Conselho Federal de Psicologia.
( ) Nos documentos que embasam as atividades em equipe multiprofissional, o psicólogo deverá registrar todas as informações recebidas para o total acompanhamento da equipe.
Robbins (2010) destaca os métodos de socialização como uma das forças importantes na manutenção da cultura. Quanto às opções de práticas de socialização, coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso), nas afirmativas abaixo, assinalando a seguir a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Quanto mais o novo funcionário for segregado do ambiente normal do trabalho e diferenciado de alguma forma para explicitar seu papel de recém-chegado, mais formal será a socialização.
( ) A programação dentro da qual os recém-chegados devem fazer a transição de "de fora" para “de dentro" pode ser fixa ou variável. Na programação fixa, existem estágios padronizados de transição enquanto, no sistema variável, as transições no cronograma não são anunciadas.
( ) A socialização seriada é caracterizada pela utilização dos modelos de papéis que treinam e incentivam o novato, tendo como exemplo o programa de aprendizes. Já na socialização aleatória, os modelos são deliberadamente omitidos e o novo funcionário é deixado sozinho para resolver como fazer as coisas, como no programa de mentores.
( ) A socialização de despojamento parte do princípio de que as qualidades e as qualificações dos novatos são ingredientes necessários ao sucesso e, por isso, são confirmadas e apoiadas. A socialização do tipo investidura, ao contrário, tenta eliminar algumas características dos novos contratados.
( ) Os novos membros podem ser socializados individualmente como também podem ser agrupados e expostos simultaneamente às mesmas experiências.
De acordo com Spector (2005), correlacione os tipos de validade às suas características e, a seguir, assinale a opção correta.
TIPOS DE VALIDADE
I- Validade do construto
II- Validade do conteúdo
III- Validade relacionada ao critério
IV- Validade aparente
CARACTERÍSTICAS
( ) Significa que as pontuações em uma medida de interesse estão relacionadas a outras medidas às quais deveriam estar relacionadas teoricamente.
( ) Uma medida é válida com relação à ideia é o mesmo que dizer que temos confiança em nossa interpretação daquilo que a medida representa.
( ) Significa que uma mensuração com vários itens de uma variável cobre adequadamente todo o domínio da variável.
( ) Uma medida parece avaliar aquilo para a qual foi designada, isto é, parece avaliar o que se pretende.
No texto “Luto e melancolia” (1917 [1915]), Freud apresenta formulações a respeito dos processos de luto e melancolia. Coloque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas afirmativas abaixo e, em seguida, assinale a opção que apresenta a sequência correta.
( ) Os traços mentais distintivos do luto são um desânimo profundamente penoso, cessação de interesse pelo mundo externo, a perda da capacidade de amar, a inibição de toda e qualquer atividade, e uma diminuição dos sentimentos de autoestima, a ponto de encontrar expressão em autorecriminação e autoenvilecimento.
( ) Embora o luto envolva graves afastamentos daquilo que constitui a atitude normal para com a vida, jamais pode ser considerado como uma condição patológica e ser submetido a tratamento médico.
( ) Na melancolia, é o mundo que se torna pobre e vazio; no luto, é o próprio ego. O paciente representa seu ego desprovido de valor, incapaz de qualquer realização e moralmente desprezível.
( ) Os pacientes melancólicos estão longe de demonstrar perante aqueles que o cercam uma atitude de humildade e submissão, única que caberia a pessoas tão desprezíveis. Pelo contrário, tornam-se as pessoas mais maçantes, dando sempre a impressão de que se sentem desconsideradas e de que foram tratadas com grande injustiça.
( ) Na melancolia, a relação com o objeto não é simples; ela é complicada pelo conflito devido a uma ambivalência. Esta ou é constitucional, isto é, um elemento de toda relação amorosa formada por esse ego particular, ou provém precisamente daquelas experiências que envolveram a ameaça da perda do objeto.
Segundo Kaplan (1997), associe os seguintes sinais e sintomas típicos de doenças psiquiátricas às suas respectivas causas.
SINAIS E SINTOMAS
I- Obnubilação da consciência
II- Humor disfórico
Ill- Abreação
IV- Ecopraxia
V- Dipsomania
DEFINIÇÕES
( ) Liberação ou descarga emocional após a recordação de uma experiência dolorosa.
( ) Imitação patológica dos movimentos de uma pessoa por outra.
( ) Compulsão por ingerir álcool.
( ) Pensamento pouco claro, com perturbação na percepção e nas atitudes.
( ) Estado de ânimo desagradável.