Coloque (V) (verdadeiro) ou (F) (falso) nas afirmativas abaixo, quanto aos modos da escala, assinalando a seguir a opção correta:
( ) O III grau (mediante) e o VI grau (superdominante) são chamados graus modais, pois caracterizam o modo.
( ) O I grau (tônica), o IV grau (subdominante) e o V grau (dominante) são chamados graus tonais.
( ) No modo menor há entre o I grau e o III, e entre o I grau e o VI, respectivamente, intervalo de 3ª menor e 6ª maior.
( ) Os graus tonais são: a tônica (I grau) e os graus que com ela formam intervalo de 5ª justa superior (V grau) ou 5ª diminuta inferior (VI grau).
( ) Os tons e semitons na escala diatônica podem ser dispostos de duas maneiras diferentes.
Preencha as lacunas, quanto à modulação, e assinale a opção correta.
(I) Quase sempre o trecho que se modula termina no tom____________________, e raramente num tom____________________.
(II) Quando um trecho musical não tem modulação, chama-se____________________, e quando há modulação chama-se____________________.
(III) Pode-se modular para os tons____________________e para os tons____________________.
Com relação aos ornamentos, associe a coluna da esquerda com a da direita e, a seguir, assinale a opção correta:
(I) Grupeto
(II) Trinado
(III) Apogiatura
(IV) Floreio
(V) Portamento
(VI) Mordente
( ) Consiste na repetição rápida e alternada de duas notas consecutivas.
( ) Formado por duas notas, sendo a primeira de som igual à nota real e a segunda, uma 2ª maior ou menor, acima ou abaixo da nota real.
( ) Não possui forma definida. É constituído por uma ou mais notas, cujo número pode variar indeterminadamente.
( ) Constituído pelo agrupamento de 3 ou 4 notas dispostas por graus conjuntos sem ultrapassar a 2ª superior ou inferior da nota real.
( ) Formado por uma ou duas notas separadas da nota real por intervalo de tom ou semitom diatônico.
( ) Consiste na rápida antecipação da nota real.
( ) Consiste na passagem sobrecarregada de notas.
Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da sentença abaixo.
Segundo o professor Bohumil Med, em seu livro “Teoria da Música”, andamento é a____________________ da velocidade que se imprime à____________________ de um trecho musical.
Analise as afirmativas abaixo:
Para fazer a transposição escrita sem mudança de clave
I – conserva-se a clave do trecho original.
II – coloca-se a armadura do tom transportado de acordo com o intervalo dado.
III – faz-se o transporte de apenas algumas notas alteradas.
IV – não se alteram as notas que tiverem alteração acidental no trecho original.
Assinale a opção correta: