SóProvas



Prova MS CONCURSOS - 2021 - Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO - Auditor Fiscal de Tributos


ID
5322148
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Segundo ensina Hely Lopes Meirelles (Direito Administrativo Brasileiro), o Direito Administrativo abebera-se, para sua formação, em quatro fontes principais:

Alternativas
Comentários
  • A questão exige conhecimento acerca das fontes do Direito Administrativo e pede ao candidato que assinale o item correto, marcando suas quatro fontes principais.

    Sobre o tema, Hely Lopes Meirelles leciona:

    "O Direito Administrativo abebera-se, para sua formação, em quatro fontes principais, a saber: a lei, a doutrina, a jurisprudência e os costumes.

    A lei, em sentido amplo, é a fonte primária do Direito Administrativo, abrangendo esta expressão desde a Constituição até os regulamentos executivos. (...)

    A doutrina (...) é elemento construtivo da Ciência Jurídica à qual pertence a disciplina em causa. (...)

    A jurisprudência, traduzindo a reiteração dos julgamentos num mesmo sentido, influencia poderosamente a construção do Direito, e especialmente a do Direito Administrativo, que ressente de sistematização doutrinária e de codificação legal. (...)

    O costume tem perdido muito de sua importância na construção do Direito (...) [porém] no Direito Administrativo Brasileiro o costume exerce ainda influência, em razão da deficiência da legislação."

    Portanto, as quatro fontes principais do Direito Administrativo são a lei, a doutrina, a jurisprudência e os costumes, de modo que somente o item "C" encontra-se correto.

    Obs.: O Direito Administrativo não está Codificado, de modo que não existe o "Código de Direito Administrativo".

    Gabarito: C

    Fonte: MEIRELLES, Hely Lopes. Direito administrativo brasileiro. 38. ed. São Paulo: Malheiros, 2012. 

  • Gabarito C

    Fonte formal imediata -> Lei

    Fonte formal mediata -> doutrina, jurisprudência, costumes.

    Fonte Material -> ente responsável pela elaboração da norma (União, estados e DF, e municípios)

  • Gabarito: C

    FONTES DO DIREITO ADMINISTRATIVO

    Fontes Primárias:

    01 - LEI – Fonte primária e principal do Direito Administrativo. Vai desde A Constituição Federal (art. 37) até os demais atos normativos expedidos como, por exemplo, decretos, resoluções e regimentos. Assim, a lei como fonte do Direito Administrativo é a lei em seu sentido amplo, ou seja, a lei feita pelo Parlamento e também atos normativos expedidos pela Administração.

    Obs.: As súmulas Vinculantes também são consideradas fontes primárias.

    Fontes Secundárias:

    02 - DOUTRINA – São teses de doutrinadores que influenciam nas decisões administrativas, como no próprio Direito Administrativo.

    03 - JURISPRUDÊNCIA – É a reiteração de julgamentos no mesmo sentido. A jurisprudência, em regra, não é seguimento obrigatório. Trata-se, apenas, de orientação aos demais órgãos do Poder Judiciário e da Administração.

    Cespe: Considerada fonte secundária do direito administrativo, a jurisprudência não tem força cogente de uma norma criada pelo legislador, salvo no caso de súmula vinculante, cujo cumprimento é obrigatório pela administração pública. Correto

    04 - COSTUMES – São condutas reiteradas praticadas pelos agentes públicos com consciência de obrigatoriedade.

    Professor Gustavo Scatolino e Colegas do QC.

  • "O Direito Administrativo abebera-se, para sua formação, em quatro fontes principais, a saber: a lei, a doutrina, a jurisprudência e os costumes".

    HLM, Direito, 2016, p. 49.

  • GABARITO - C

    No Direito Administrativo, somente a lei constitui fonte primária na medida em que as demais fontes (secundárias) estão a ela subordinadas. Doutrina, jurisprudência e costumes são fontes secundárias. 

    Mazza.

  • Não existe "CÓDIGO" no Direito Administrativo apenas FONTES.

  • LETRA C).

    Apenas para fins de complementação, são fontes do Direito Administrativo:

    -Lei;

    -Jurisprudência;

    -Doutrina;

    -Costumes;

    -Princípios gerais do Direito; e

    -Tratados Internacionais.

  • Diretas/ Imediatas/ organizadas/ primárias

    Leis em sentido amplo.

    Indiretas/ mediatas/ secundárias/ inorganizadas

     Doutrina, Jurisprudência, Costume.

  • Gab. C

    Fontes do Direito Administrativo

    Doutrina:

    ·        Ensinamentos Jurídicos

    ·        Sem força cogente

    Jurisprudência  

    ·         Entendimento dos tribunais

    ·        Não tem força cogente fora do processo(regra)

    Fontes diretas – Escritas

    Primárias/primordiais

    ·        Lei – Amplo

    ·        Súmulas vinculantes

    ·        Decisões “erga omnes”

    Força cogente

    Secundárias

    ·        Doutrina;

    ·        Jurisprudência;

    Não força cogente

    Fontes indiretas  - Não escritas

    ·        Costumes – influenciam as demais fontes

    Fonte: Thalliusmorais

  • NÃO EXISTE CÓDIGO ADMINISTRATIVO!!!!


ID
5322151
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

A República Brasileira é formada pela união indissolúvel dos Estados, Municípios, Distrito Federal e constitui Estado Democrático de Direito. Têm-se os princípios fundamentais, conforme consta nos incisos do art. 1º, da Constituição Federal:

03- A soberania.
08- A cidadania.
11- A individualidade da pessoa humana.
15- O pluralismo político.
26- Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.
32- O agrupamento partidário.

A soma exata dos itens corretos é:

Alternativas
Comentários
  • Alternativa A (03 + 08 + 15 + 26 = 52)

    CF

    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (SO CI DI VA PLU)

    I - a soberania;

    II - a cidadania;

    III - a dignidade da pessoa humana;

    IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; 

    V - o pluralismo político.

  • Já não basta decorar a lei, agora também tem que fazer conta matemática pra responder... o tal do concurseiro é uma raça lascada mesmo.

  • A questão exige conhecimento acerca dos fundamentos da República Federativa do Brasil (RFB) e pede ao candidato que some os itens corretos. Vejamos:

    03- A soberania. 

    Correto. Trata-se de um dos cinco fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, I, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania;

    08- A cidadania. 

    Correto. Trata-se de um dos cinco fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, II, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: II - a cidadania

    11- A individualidade da pessoa humana. 

    Errado. Um dos cinco fundamentos da RFB é a dignidade da pessoa humana e não sua individualidade, nos termos do art. 1º, III, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: III - a dignidade da pessoa humana;

    15- O pluralismo político. 

    Correto. Trata-se de um dos cinco fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, V, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: V - o pluralismo político.

    26- Os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa. 

    Correto. Trata-se de um dos cinco fundamentos da RFB, nos termos do art. 1º, IV, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; 

    32- O agrupamento partidário.

    Errado. O agrupamento partidário não é um dos fundamentos da RFB. O pluralismo político, sim, é um dos fundamentos. Aplicação do art. 1º, V, CF: Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: V - o pluralismo político.

    Para os Fundamentos da RFB lembre-se do mnemônico: SOCIDIVAPLU (SOberania; CIdadania; DIgnidade da Pessoa Humana; VAlores sociais do trabalho e da livre iniciativa; PLUralismo político).

    Portanto, a soma dos itens corretos é 52 (03 + 08 + 15 + 26)

    Gabarito: A

  • A questão exige do candidato o conhecimento acerca do que a Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 dispõe sobre princípios fundamentais. 

    03- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: I - a soberania; (...)".

    08- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) II - a cidadania; (...)".

    11- Incorreta - O fundamento da República correto é a dignidade da pessoa humana. Art. 1º, CRFB/88: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) III - a dignidade da pessoa humana; (...)".

    15- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) IV - os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; (...)".

    26- Correta - É o que dispõe a CRFB/88 em seu art. 1º: "A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos: (...) V - o pluralismo político".

    32- Incorreta - O fundamento da República correto é a pluralismo político (a diversidade de pensamentos), vide item 15.

    Obs.: embora todas as respostas corretas estejam no art. 1º, os princípios fundamentais (título I) estão presentes nos arts. 1º a 4º da CRFB/88.

    O gabarito da questão, portanto, é a alternativa A (03 + 08 + 15 + 26).

  • Haja criatividade por parte do examinador. Confesso que gostei kk

  • GOSTEI DA NOVIDADE.

    03 + 08 + 15 + 26 = 52

    SO CI DI VA PLU

  • gb\ A

    Alternativa A (03 + 08 + 15 + 26 = 52)

  • OBS: SÓ LEMBRANDO QUE "PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS" (TÍTULO I) É GÊNERO.

  • Espero que essa moda não pegue!

  • Não se aplica aos fundamentos:

    • Individualidade da Pessoa Humana ( e sim DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA - inciso III)
    • Agrupamento Partidário ( e sim PLURISMO POLÍTICO - inciso V)
  • As bancas já não tem mais o que perguntar. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Eu iria dizer que daqui a pouco teríamos de decifrar hieroglifos nas questões, mas me lembrei que raciocínio lógico já faz isso.

  •  A questão exige o conhecimento dos princípios fundamentais do país.

    O artigo 1º da CRFB aduz que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constituindo-se em Estado Democrático de Direito, apresentando os seguintes fundamentos: a soberania; a cidadania; a dignidade da pessoa humana; os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa; e o pluralismo político.


    Um ponto importante é que as alternativas mencionam objetivos, direito social e fundamentos do país. Portanto, a leitura atenta da Constituição Federal é essencial para não haver confusão no momento da resposta.


    Nesse sentido, o artigo 3º da Constituição Federal versa sobre os objetivos do país, que são: construir uma sociedade livre, justa e solidária; garantir o desenvolvimento nacional; erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais; e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. 

    Por sua vez, o artigo 4º da Constituição Federal elenca uma série de princípios que regerão o Brasil nas relações internacionais: independência nacional; prevalência dos direitos humanos; autodeterminação dos povos; não-intervenção; igualdade entre os Estados; defesa da paz; solução pacífica dos conflitos; repúdio ao terrorismo e ao racismo; cooperação entre os povos para o progresso da humanidade; e, por fim, concessão de asilo político.
    Assim, com base no acima exposto, verifica-se que são princípios fundamentais mencionados no item em análise: a soberania (03), a cidadania (08), o pluralismo político (15) e os valores sociais do trabalho e da livre iniciativa (26). O somatório de tudo isso perfaz 52. 
    A individualidade da pessoa humana e o agrupamento partidário não são fundamentos da República Federativa do Brasil, ou seja, não entram na soma.

     Gabarito da questão: letra "A". 
  • certo seria dizer fundamentos.

  • Ai tu toma uma surra da matemática, chora e tenta se recompor trocando de matéria E PÁ!


ID
5322154
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

À luz da Lei Orgânica do Município de São Francisco do Guaporé-RO, responda à questão.

O Município de São Francisco do Guaporé, compõe-se de 03 (três) Distritos, sendo eles:

Alternativas

ID
5322157
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

À luz da Lei Orgânica do Município de São Francisco do Guaporé-RO, responda à questão.

De acordo com o art. 21, o número de Vereadores será fixado em:

Alternativas

ID
5322160
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

À luz do Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição, Brasília, 2018), responda à questão.

Acerca das variações dos documentos oficiais, assinale a alternativa que preencha as lacunas de modo correto.
Os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:

I- [NOME DO EXPEDIENTE] + ________________: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.
II- [NOME DO EXPEDIENTE] + ________________: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.
III- [NOME DO EXPEDIENTE] + ________________: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    6 Tipos de documentos

    6.1 Variações dos documentos oficiais

    Os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:

    a) [NOME DO EXPEDIENTE] + CIRCULAR: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.

    b) [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    c) [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO CIRCULAR: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    Fonte:  Manual de Redação da Presidência da República, 2018.

  • GABARITO: B

    6 Tipos de documentos

    6.1 Variações dos documentos oficiais

    Os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:

    a) [NOME DO EXPEDIENTE] + CIRCULAR: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.

    b) [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    c) [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO CIRCULAR: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente às variações dos documentos oficiais.

    De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, os documentos oficiais podem ser identificados de acordo com algumas possíveis variações:

    [NOME DO EXPEDIENTE] + CIRCULAR: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente.

    [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.

    [NOME DO EXPEDIENTE] + CONJUNTO CIRCULAR: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. As siglas dos órgãos remetentes constarão na epígrafe.


    Com base nessa informação, verificamos que a alternativa que preenche corretamente as lacunas e, consequentemente, responde este item é a letra B.


    Gabarito: Letra B.
  • Questão Perfeita para classificar....


ID
5322163
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

À luz do Manual de Redação da Presidência da República (3ª edição, Brasília, 2018), responda à questão.

Preencha as lacunas com C (correto) ou E (errado) e assinale a alternativa correspondente.

As exposições de motivos devem, obrigatoriamente:
( ) Apontar, na introdução: o problema que demanda a adoção da medida, do ato normativo proposto; ou informar ao Presidente da República algum assunto.
( ) Indicar, no desenvolvimento: a razão daquela medida, daquele ato normativo ser o ideal para se solucionar o problema e as eventuais alternativas existentes para equacioná-lo, ou fornecer mais detalhes sobre o assunto informado, quando for esse o caso.
( ) Na conclusão: resumir o assunto principal e saudar o destinatário, de acordo com as normas de fechamento.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra A.

    6.2.2 Forma e estrutura

    As exposições de motivos devem, obrigatoriamente:

    a) apontar, na introdução: o problema que demanda a adoção da medida ou do ato normativo proposto; ou informar ao Presidente da República algum assunto;

    b) indicar, no desenvolvimento: a razão de aquela medida ou de aquele ato normativo ser o ideal para se solucionar o problema e as eventuais alternativas existentes para equacioná-lo; ou fornecer mais detalhes sobre o assunto informado, quando for esse o caso; e

    c) na conclusão: novamente, propor a medida a ser tomada ou o ato normativo a ser editado para solucionar o problema; ou apresentar as considerações finais no caso de EMs apenas informativas.

    Fonte:  Manual de Redação da Presidência da República, 2018. 

  • GABARITO: A

    6.2.2 Forma e estrutura

    As exposições de motivos devem, obrigatoriamente:

    (C) - a) apontar, na introdução: o problema que demanda a adoção da medida ou do ato normativo proposto; ou informar ao Presidente da República algum assunto;

    (C) - b) indicar, no desenvolvimento: a razão de aquela medida ou de aquele ato normativo ser o ideal para se solucionar o problema e as eventuais alternativas existentes para equacioná-lo; ou fornecer mais detalhes sobre o assunto informado, quando for esse o caso; e

    (E) - c) na conclusão: novamente, propor a medida a ser tomada ou o ato normativo a ser editado para solucionar o problema; ou apresentar as considerações finais no caso de EMs apenas informativas.

    Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf

  • Gabarito: letra A.

    6.2.2 Forma e estrutura

    As exposições de motivos devem, obrigatoriamente:

    a) apontar, na introdução: o problema que demanda a adoção da medida ou do ato normativo proposto; ou informar ao Presidente da República algum assunto;

    b) indicar, no desenvolvimento: a razão de aquela medida ou de aquele ato normativo ser o ideal para se solucionar o problema e as eventuais alternativas existentes para equacioná-lo; ou fornecer mais detalhes sobre o assunto informado, quando for esse o caso; e

    c) na conclusão: novamente, propor a medida a ser tomada ou o ato normativo a ser editado para solucionar o problema; ou apresentar as considerações finais no caso de EMs apenas informativas.

    Fonte: Manual de Redação da Presidência da República, 2018. 

  • Esta questão exige do candidato conhecimento referente à estrutura da exposição de motivos.

    (C) De acordo com o Manual de Redação, a introdução da exposição de motivos deve apontar o problema que demanda a adoção da medida ou do ato normativo proposto; ou informar ao Presidente da República algum assunto. Portanto, a afirmativa é correta.
    (C) Conforme explica o Manual de Redação, o desenvolvimento deve indicar a razão daquela medida ou daquele ato normativo ser o ideal para se solucionar o problema e as eventuais alternativas existentes para equacioná-lo; ou fornecer mais detalhes sobre o assunto informado, quando for esse o caso. Assim, a afirmativa é correta.
    (E) A conclusão da exposição de motivos deve novamente, propor a medida a ser tomada ou o ato normativo a ser editado para solucionar o problema; ou apresentar as considerações finais no caso de exposições de motivos apenas informativas.
    Com base na análise acima, verificamos que a sequência correta é C – C – E. Portanto, a alternativa que responde este item é a letra A.



    Gabarito do Professor: Letra A.

  • As exposições de motivos devem, obrigatoriamente:

    Na introdução:

     

    ( C ) Apontar, o problema que demanda a adoção da medida, do ato normativo proposto; ou informar ao Presidente da República algum assunto. 

    No desenvolvimento:

    ( C) Indicar, a razão daquela medida, daquele ato normativo ser o ideal para se solucionar o problema e as eventuais alternativas existentes para equacioná-lo, ou fornecer mais detalhes sobre o assunto informado, quando for esse o caso. 

    Na conclusão:

    ( e ) Na conclusão: resumir o assunto principal e saudar o destinatário, de acordo com as normas de fechamento.

    Na conclusão: novamente, propor a medida a ser tomada ou o ato normativo a ser editado para solucionar o problema; ou apresentar as considerações finais no caso de EMs apenas informativa


ID
5322166
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Responda à questão de acordo com o Código de Posturas do Município de São Francisco do Guaporé, RO.

Acerca dos divertimentos públicos, assinale a alternativa que não é correta.

Alternativas

ID
5322169
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Responda à questão de acordo com o Código de Posturas do Município de São Francisco do Guaporé, RO.

Sobre o trânsito público, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
5322172
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Responda à questão de acordo com o Código de Posturas do Município de São Francisco do Guaporé, RO.

No que diz respeito às medidas referentes a animais, preencha os parênteses com C (correto) ou E (errado) e assinale a alternativa que apresente sequência correspondente.

( ) É expressamente proibido manter animais soltos, presos, ou amarrados nos logradouros e vias públicas.
( ) É expressamente proibido, a qualquer pessoa, maltratar animais, ou praticar ato de crueldade contra eles, tais como conduzi-los em qualquer posição anormal, que lhes possam ocasionar sofrimento; abandonar em qualquer ponto, animais doentes, extenuados, enfraquecidos, ou feridos; manter animais em depósitos insuficientes em espaço, água, ar, luz e alimento; e demais situações previstas no Código de Posturas.
( ) Possuir porcos em chiqueiros na zona urbana da cidade.

Alternativas

ID
5322175
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Responda à questão de acordo com o Código Tributário do Município (CTM) de São Francisco do Guaporé, RO.

Como expresso no art. 11, a obrigação tributária compreende as seguintes modalidades:

Alternativas

ID
5322178
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Responda à questão de acordo com o Código Tributário do Município (CTM) de São Francisco do Guaporé, RO.

Acerca do sujeito ativo e passivo, leia os itens:

03- O sujeito ativo da obrigação tributária é o Município de São Francisco do Guaporé, competente para fiscalizar as atividades do sujeito passivo, autuar por infração, lançar e arrecadar os tributos instituídos por este CTM e nas leis a ele subsequentes.
08- A competência tributária é indelegável, salvo a atribuição das funções de arrecadar, fiscalizar tributos, executar leis, atos, ou decisões administrativas em matéria tributária, conferida a outra pessoa jurídica de direito público.
11- Constitui delegação de competência o cometimento à pessoa física, ou jurídica, de direito privado no encargo, ou função de assessoramento à autoridade tributária municipal na apuração e arrecadação de tributos.
15- O sujeito passivo da obrigação tributária é a pessoa jurídica obrigada, nos termos deste CTM, ao pagamento de tributo, ou penalidade pecuniária, sendo considerado: I - contribuinte, quando tiver relação pessoal e direta com a situação que constitua o respectivo fato gerador; II - responsável, quando se revestir da condição de contribuinte, sua obrigação no decorrer de disposições expressas neste CTM.
18- Contribuinte da obrigação tributária é a pessoa que, de modo facultativo, se dispõe à prática, ou à abstenção de atos previstos na legislação tributária do Município.

A soma exata dos itens corretos é:

Alternativas

ID
5322181
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Responda à questão de acordo com o Código Tributário do Município (CTM) de São Francisco do Guaporé, RO.

Conforme consta no art. 142, a Taxa de Serviços Urbanos tem como fato gerador a utilização efetiva, ou potencial, pelo contribuinte, dos seguintes serviços municipais:

I- Conservação, manutenção, limpeza e varrição de logradouros públicos urbanos.
II- Limpeza de córregos, bueiros e galerias pluviais urbanos.
III- Coleta e tratamento de lixo.
IV- Taxa de fornecimento de água tratada.
V- Recolhimento de entulho de obras e/ou reformas.

Assinale a alternativa que traz uma afirmação verdadeira.

Alternativas

ID
5322184
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Responda à questão de acordo com o Código Tributário do Município (CTM) de São Francisco do Guaporé, RO.

“Art. 81. Na aquisição de terreno, ou fração ideal de terreno, bem como na cessão dos respectivos direitos, cumulada com contrato de construção, ou empreitada de mão-de-obra e materiais, deverá ser comprovada a preexistência do referido contrato, sob pena de ser exigido o __________ sobre o imóvel, concluída a construção e/ou benfeitoria no estado em que se encontrar, por ocasião do ato translativo da propriedade.”

Assinale a alternativa que preencha a lacuna de modo correto.

Alternativas

ID
5322187
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Direito Notarial e Registral
Assuntos

Quanto à fiscalização, preencha os parênteses com C (certo) ou E (errado) e assinale a alternativa correspondente:

( ) Os escrivães, tabeliães, oficiais de notas, de registro de imóveis, de registro de títulos, documentos e quaisquer outros serventuários extrajudiciais, não poderão praticar quaisquer atos que importem transmissão de bens imóveis, ou de direitos a eles relativos, bem como suas cessões, sem que os interessados apresentem comprovante original do pagamento do imposto, o qual será transcrito em seu inteiro teor no instrumento respectivo.
( ) Os escrivães, tabeliães, oficiais de notas, de registro de imóveis, de registro de títulos, documentos, ficam obrigados a facilitar à fiscalização da Fazenda Municipal, o exame em cartório dos livros, registros e outros documentos fornecendo, quando solicitadas, certidões de atos que forem lavrados, transcritos, averbados, ou inscritos e concernentes a imóveis, ou direitos a eles relativos.
( ) As imobiliárias loteadoras, bem como os agenciadores, intermediários e corretores de bens imóveis, ficam obrigados a fornecer no prazo de 15 (quinze) dias, do mês subsequente ao ato translativo, cópia do contrato, termos, ou instrumentos relacionados com transferência imobiliária.

Alternativas
Comentários
  • Segundo a Lei Complementar Municipal n. 053/2016, que institui o Código Tributário Municipal de São Francisco do Guaporé, temos o seguinte:

    "(...)

    Seção VIII

    Da Fiscalização

    Art. 79. Os escrivães, tabeliães, oficiais de notas, de registro de imóveis e de registro de títulos e documentos e quaisquer outros serventuários extrajudiciais não poderão praticar quaisquer atos que importem transmissão de bens imóveis ou de direitos a eles relativos, bem como suas cessões, sem que os interessados apresentem comprovante original do pagamento do imposto, o qual será transcrito em seu inteiro teor no instrumento respectivo. (item 1 - CORRETO)

    Art. 80. Os escrivães, tabeliães, oficiais de notas, de registro de imóveis e de registro de títulos e documentos ficam obrigados a facilitar à fiscalização da Fazenda Municipal, o exame em cartório dos livros, registros e outros documentos e a lhe fornecer, quando solicitadas, certidões de atos que forem lavrados, transcritos, averbados ou inscritos e concernentes a imóveis ou direitos a eles relativos. (item 2 - CORRETO)

    (...) § 2º As imobiliárias loteadoras, bem como os agenciadores, intermediários e corretores de bens imóveis, ficam obrigados a fornecer no prazo de 15 (quinze) dias, do mês subsequente ao ato translativo, cópia do contrato, termos ou instrumentos relacionados com transferência imobiliária. (item 3 - CORRETO)"

    Quanto ao item 1, todavia, é importante frisar que o art. 1º, § 2º da Lei n. 7.433/1985 dispõe que o Tabelião consignará no ato notarial a apresentação do documento comprobatório do pagamento do ITBI, DISPENSADA a sua transcrição. Assim, pela legislação federal é dispensada a transcrição integral do documento. 

  • A questão exige do candidato o conhecimento sobre a Lei 8935/1994 e também sobre a Lei Orgânica 53/2016 que institui o Código Tributário Municipal de São Francisco do Guaporé, Rondônia.


    Vamos à análise das assertivas:
    I - CORRETA - Literalidade do artigo 79 da Código Tributário do Município de São Francisco do Guaporé-RO.

    II - CORRETA - Literalidade do artigo 80 do Código Tributário do Município de São Francisco do Guaporé-RO.

    III - CORRETA - Literalidade do artigo 80, §2º do Código Tributário do Município de São Francisco do Guaporé-RO.


    Portanto, todas as assertivas estão corretas, tal como previsto na letra C.

    Gabarito do Professor: Letra C.
  • Prezados.

    Recomento revisão da questão.

    Att,

  • Questão desatualizada no item 1 vide: Se o ITBI incide sobre a transmissão de bens imóveis e essa transmissão  se dá com o respectivo registro na serventia imobiliária, então será esse o fato gerador do ITBI, conforme acertada decisão da Suprema Corte.


ID
5322685
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema para responder à próxima questão.


Eu. (Florbela Espanca).

Eu sou a que no mundo anda perdida,

Eu sou a que na vida não tem norte,

Sou a irmã do Sonho e desta sorte

Sou a crucificada … a dolorida …


Sombra de névoa tênue e esvaecida,

E que o destino amargo, triste e forte,

Impele brutalmente para a morte!

Alma de luto sempre incompreendida!…


Sou aquela que passa e ninguém vê…

Sou a que chamam triste sem o ser…

Sou a que chora sem saber porquê…


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,

Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou! 

De acordo com o poema, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!

ID
5322688
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o poema para responder à próxima questão.


Eu. (Florbela Espanca).

Eu sou a que no mundo anda perdida,

Eu sou a que na vida não tem norte,

Sou a irmã do Sonho e desta sorte

Sou a crucificada … a dolorida …


Sombra de névoa tênue e esvaecida,

E que o destino amargo, triste e forte,

Impele brutalmente para a morte!

Alma de luto sempre incompreendida!…


Sou aquela que passa e ninguém vê…

Sou a que chamam triste sem o ser…

Sou a que chora sem saber porquê…


Sou talvez a visão que Alguém sonhou,

Alguém que veio ao mundo pra me ver,

E que nunca na vida me encontrou! 

No primeiro terceto (último verso), a palavra porquê aparece acentuada porque:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa. Porque pode ser substituído por: pois; visto que; uma vez que...

    Exemplos: Choro porque machuquei o pé.

    Ela não foi à escola porque estava chovendo.

    Por que (separado e sem acento) pode ser usado para introduzir uma pergunta ou para estabelecer uma relação com um termo anterior da oração.

    Possuindo um caráter interrogativo, por que é usado para iniciar uma pergunta, podendo ser substituído por: por que motivo; por qual motivo; por que razão...

    Exemplos: Por que você não foi dormir?

    Por que não posso sair com meus amigos?

    Estabelecendo uma relação com um termo antecedente, por que é usado como elo de ligação entre duas orações, podendo ser substituído por: pelo qual; pela qual; pelos quais...

    Exemplos: Não achei o caminho por que passei.

    As razões por que fui embora são pessoais.

    Por quê (separado e com acento) é usado em interrogações. Aparece sempre no final da frase, seguido de ponto de interrogação ou de um ponto final. Por quê pode ser substituído por: por qual motivo; por qual razão.

    Exemplos: Você não comeu? Por quê?

    O menino foi embora e nem disse por quê.

    Porquê (junto e com acento) é usado para indicar o motivo, a causa ou a razão de algo. Porquê pode ser substituído por: o motivo; a causa; a razão.

    Exemplos: Todos riam muito e ninguém me dizia o porquê.

    Gostaria de saber os porquês de ter sido mandada embora.

    Dicas para o uso dos porquês

    Por que = Usado no início das perguntas.

    Por quê? = Usado no fim das perguntas.

    Porque = Usado nas respostas.

    O porquê = Usado como um substantivo.

    Fonte: https://www.ufla.br/dcom/2018/05/22/uso-do-porque-porque-por-que-ou-por-que/

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • GABARITO - C

    Porque = Explicativo ou Causal;

    por que → pergunta;

    o porquê → substantivo precedido de artigo equivale o motivo, razão;

    por quê → final de frase / final de sentença/estrutura

    ---------------------------------------------------------------------------

    BONS ESTUDOS!

  • A questão requer conhecimento acerca das regras dos “porquês".

    Porque (junto e sem acento) - é conjunção coordenativa explicativa ou conjunção subordinativa adverbial causal. Usa-se sempre para dar uma resposta/justificativa de algo.

    Porquê (junto e com acento) - é substantivo, podendo ser substituído pelos substantivos “motivo", “causa" ou “razão". É sempre antecedido por um determinante.

    Por que (separado e sem acento) - usa-se em início de pergunta direta e no meio de uma pergunta indireta, podendo pôr a palavra “motivo" ou “razão" depois de “por que". Usa-se também quando o “que" puder ser substituído por “o qual" (e suas variantes). Nesse caso, o que é pronome relativo antecedido da preposição por.

    Por quê (separado e com acento) - usa-se em final de frase (interrogativa ou não) e sozinho. Por ter uma entonação mais forte, faz-se necessário o acento por ser uma monossílaba tônica terminada em “e", cumpre-se, aí, a regra de acentuação gráfica. 

    Alternativa (A) incorreta - Seria conjunção coordenativa explicativa se estivesse grafado junto e sem acento; além disso, não pode ser substituído pelos substantivos “motivo" ou “razão".

    Alternativa (B) incorreta - Seria conjunção subordinativa adverbial causal se estivesse grafado junto e sem acento; além disso, não pode ser substituído pelos substantivos “motivo" ou “razão".

    Alternativa (C) correta - Trata-se de um substantivo em final de verso interrompido pelas reticências indicando o motivo de algo, podendo ser substituído por “motivo", “causa" ou “razão"; por isso, é grafado junto e com acento. Entretanto, faltou um determinante (artigo, numeral ou pronome) antes da palavra “porquê", mas, por se tratar de um poema, levaremos em consideração suas licenças poéticas.

    Alternativa (D) incorreta - Seria pronome relativo se estivesse grafado separado e sem acento.


    Gabarito da Professora: Letra C.

ID
5322691
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Quanto à versificação, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Verso é cada linha do poema, é uma unidade rítmica.

( ) Metro é a medida do verso, é a quantidade de sílabas poéticas.

( ) Encadeamento é o termo sintático de um verso anterior que continua no verso seguinte.

( ) Rima é a semelhança de sons que ocorre, principalmente, no final dos versos.

( ) Rimas pobres: ocorrem com palavras de classes gramaticais diferentes.

( ) Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras paroxítonas.

Alternativas
Comentários
  • RIMAS POBRES: CLASSES IGUAIS

    RIMAS RICAS: CLASSES DIFERENTES

  • Rimas agudas, ou masculinas: rimam-se as palavras oxítonas.

    Rimas graves, ou femininas: rimam-se as palavras paroxítonas.


ID
5322697
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto à composição das palavras, assinale (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Composição é o processo pelo qual palavras novas são formadas pela junção de duas, ou mais palavras, ou seja, de dois, ou mais radicais. Essas palavras são denominadas compostas em oposição às simples, que possuem um só radical.

( ) Composição por justaposição: é a junção em que as palavras não sofrem alteração fonética.

( ) Composição por aglutinação: é a junção em que as palavras sofrem alteração fonética.

( ) Casos especiais de composição: há palavras compostas que não são formadas a partir de outras palavras da língua portuguesa, mas de radicais pertencentes a outras línguas.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    A composição é um dos processos de formação das palavras em Língua Portuguesa, os quais podem ocorrer por meio da Justaposição e da Aglutinação.

    Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas. Isso significa que a alteração ocorre apenas no significado da nova palavra formada após a composição. Vejamos alguns exemplos: Para-raios, Segunda-feira, Guarda-roupa.

    Composição por aglutinação: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos aglutinam-se, ou seja, unem-se, ligam-se. Isso significa que pelo menos uma de suas partes perde sua integridade sonora ou ortográfica. Vejamos alguns exemplos: Pontiagudo (ponta + aguda - aquilo que possui ponta aguçada), Aguardente (água + ardente), Vinagre (vinho + acre).

    Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/gramatica/composicao.htm

  • GABARITO - D

    Sobre o último item:

    Hibridismo -  hibridismo é o fenômeno da morfologia em que as palavras formadas pela junção de radicais vindos de outras línguas.

    ex: Sociologia, Psicologia ....

  • Como assim gabarito letra D? Composição é um processo de formação de palavras, assim como Hibridismo, Redução, Onomatopeia. Como assim Hibridismo é um caso especial de Composição??


ID
5322700
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Relacione as colunas sobre verbos e marque a alternativa correta.


COLUNA I.

A- Verbos anômalos.

B- Verbos defectivos.

C- Verbos abundantes.

D- Verbos auxiliares.

E- Verbos pronominais.

F- Verbos impessoais.


COLUNA II.

(1) São os verbos que antecedem o verbo principal nas locuções verbais. Enquanto o verbo principal é apresentado em uma de suas formas nominais (particípio, gerúndio, infinitivo), o auxiliar é flexionado em tempo, modo, número e pessoa.

(2) São os verbos que possuem duas, ou mais formas equivalentes.

(3) São os verbos que não possuem sujeito em nenhuma pessoa do discurso e são conjugados em uma única forma: 3ª pessoa do singular.

(4) São os verbos que não possuem todas as formas de conjugação.

(5) São os verbos conjugados com pronome pessoal oblíquo átono. Esse pronome é parte intrínseca do verbo, ambos se referem à mesma pessoa do discurso.

(6) São os verbos que apresentam irregularidades profundas, como os verbos ir e ser.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: A

    • Os verbos anômalos são verbos que mudam de radical ao longo da conjugação. Verbos anômalos e verbos irregulares não são sinônimos, pois, enquanto os irregulares sofrem alteração em um mesmo radical, os anômalos mudam de radical. Exemplos disso são os verbos “ser” e “ir”, entendidos como anômalos por excelência. No entanto, é preciso destacar que esse aspecto quanto à classificação dos verbos domina boas pautas de discussões entre os gramáticos, entre eles Maria Helena de Moura Neves, Celso Cunha e Napoleão Mendes de Almeida, havendo muitas divergências.
    • Verbos defectivos são aqueles que possuem conjugação incompleta, ou seja, não se conjugam em todos os modos, tempos e pessoas. Podem ser conjugados apenas nas formas arrizotônicas, ou melhor, nas formas cuja vogal tônica permanece fora do radical.
    • Verbos abundantes são verbos que apresentam particípio duplo, ou seja, duas formas equivalentes no particípio, uma regular e uma irregular.
    • Os verbos auxiliares são usados em locuções verbais, tempos compostos e voz passiva, juntamente com as formas nominais dos verbos (infinitivo, particípio e gerúndio), que atuam como verbo principal.
    • Verbos pronominais são acompanhados do pronome oblíquo, que indica que a ação do verbo é refletida no próprio sujeito que a executa ou, no caso de mais de um sujeito, que se trata de uma ação recíproca que reflete em todos os sujeitos do enunciado.
    • Os verbos impessoais são aqueles que não possuem sujeito. Ou seja, eles surgem em orações sem sujeito.

    Fonte: https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/verbos-anomalos.htm

    https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/verbos-defectivos.htm

    https://www.conjugacao.com.br/verbos-abundantes/

    https://www.conjugacao.com.br/verbos-auxiliares/

    https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/verbos-pronominais-tracos-peculiares.htm

    https://mundoeducacao.uol.com.br/gramatica/verbos-impessoais.htm

  • Galera, há algumas semanas, comecei utilizar os MAPAS MENTAIS PARA CARREIRAS POLICIAIS, e o resultado está sendo imediato, pois nosso cérebro tem mais facilidade em associar padrões, figuras e cores. Estou mais organizado e compreendendo grandes quantidades de informações; Retendo pelo menos 85% de tudo que estudo; E realmente aumentou minha capacidade de memorização e concentração; Obs.: Alguns mapas mentais estão gratuitos o que já permite entender essa metodologia. Super método de aprovação para carreiras policiais, instagram: @veia.policial “FAÇA DIFERENTE” SEREMOS APROVADOS EM 2021!
  • gab. A

    D- Verbos auxiliares. (1) São os verbos que antecedem o verbo principal nas locuções verbais. Enquanto o verbo principal é apresentado em uma de suas formas nominais (particípio, gerúndio, infinitivo), o auxiliar é flexionado em tempo, modo, número e pessoa.

    C- Verbos abundantes. (2) São os verbos que possuem duas, ou mais formas equivalentes.

    F- Verbos impessoais. (3) São os verbos que não possuem sujeito em nenhuma pessoa do discurso e são conjugados em uma única forma: 3ª pessoa do singular.

    B- Verbos defectivos. → (4) São os verbos que não possuem todas as formas de conjugação.

    E- Verbos pronominais. (5) São os verbos conjugados com pronome pessoal oblíquo átono. Esse pronome é parte intrínseca do verbo, ambos se referem à mesma pessoa do discurso.

    A- Verbos anômalos. → (6) São os verbos que apresentam irregularidades profundas, como os verbos ir e ser.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Papinho de afiliado

  • Essa é uma questão sobre os diversos tipos de verbos que compõem a Língua Portuguesa e suas respectivas características. Nesse sentido, deve-se relacionar o tipo de verbo presente na coluna 1 ao seu devido esclarecimento na coluna 2. Tal formulação da questão é um facilitador, já que nos poupa o ônus de ser repetitivo, já que a conceituação é dada pela própria questão. Cabe a nós aqui somente fazer as ligações corretas entre as colunas e citar alguns exemplos como forma de ilustração.

    Começando, podemos afirmar que os verbos anômalos são aqueles que apresentam irregularidades profundas. Isso porque até mesmo seu radical pode ser modificado nas conjugações. Por exemplo, o verbo ir, na primeira pessoa do singular no presente no modo indicativo é “vou". Já na primeira pessoa do plural no futuro simples do indicativo é “fomos". Logo, podemos associar A a 6.

    Já os verbos defectivos são aqueles que não possuem todas as formas de conjugação. Por exemplo, os verbos “colorir" e “aturdir" não possuem conjugação na primeira pessoa do singular no presente do indicativo. Assim, temos a ligação de B com 4.

    Os verbos abundantes, por suas vezes, possuem duas ou mais formas aceitas em determinadas conjugações. Tais casos ocorrem no particípio passado. Por exemplo, são aceitas as formas “acendido" e “aceso", “concluído" e “concluso", “exprimido" ou “expresso", “imprimido" e “impresso" etc.

    Quanto aos verbos auxiliares, a definição da coluna 2 é tão completa que basta relê-la no número 1. Por exemplo, na locução verbal “eles foram saindo devagar", o verbo auxiliar “foram", além de anteceder o verbo principal, é quem está flexionado na primeira pessoa e no número plural, concordando com o sujeito “eles", enquanto o verbo principal “sair" está na forma nominal no gerúndio (saindo).

    Por fim, os verbos impessoais não se relacionam a nenhum sujeito e aparecem sempre na terceira pessoa do singular. Como exemplos, podemos citar o verbo haver (quando exprime sentido de existir), o verbo fazer (quando entrega a noção de tempo decorrido), além de verbos que indicam fenômenos naturais. A seguir, alguns exemplos: “Faz três anos que me divorciei" (e não “fazem três anos que me divorciei"); “Há muitos casos de assalto à mão armada no Rio de Janeiro"; “Amanheceu na Cidade do Sol".

     Recapitulando, temos as seguintes associações: A-6, B-4, C-2, D-1, E-5, F-3. Portanto, a alternativa correta é a letra A.

    Gabarito do professor: Letra A.


ID
5322706
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Quanto à classificação dos adjuntos adverbiais, coloque (C) correto ou (I) incorreto e assinale a alternativa devida.


( ) Quando criança, viajava de ônibus. (Circunstância de meio).

( ) Podavam-se as plantas com uma grande tesoura. (Circunstância de instrumento).

( ) Eu ia ao cinema com a Margarete. (Circunstância de companhia).

( ) Com a seca, meu jardim acabou. (Circunstância de assunto).

( ) Viajo sempre a negócio. (Circunstância de finalidade).

( ) Fez um vaso com jornal. (Circunstância de concessão).

( ) Não compro mercadoria pirata nem por um real. (Circunstância de preço).

Alternativas
Comentários
  •  Fez um vaso com jornal. (Circunstância de concessão)

    Caso essa questão caia na prova de vocês, uma ótima maneira de memorizar a resposta correta, além de entender como funciona os adjuntos adverbiais, é basicamente entender que fazer algo com outra coisa denota uma circunstância de material, ou seja, do que certa coisa é feito.

    Concessão é quando algo inesperado acontece apesar de uma situação ruim.

    EXEMPLO: apesar da chuva, eles vieram para a festa.

    A concessão pode ser identificada através das palavras, embora, apesar, por mais que, ainda que etc.

    Por isso não seria concessão, já que denota material

  • Classificação dos adjuntos adverbiais:

    Acréscimo

    Por Exemplo:

    Além da tristeza, sentia profundo cansaço.

    Afirmação

    Por Exemplo:

    Sim, realmente irei partir.

    Ele irá com certeza.

    Assunto

    Por Exemplo:

    Falávamos sobre futebol. (ou de futebol, ou a respeito de futebol).

    Causa

    Por Exemplo:

    O menor trabalha por necessidade.

    Companhia

    Por Exemplo:

    Fui ao cinema com sua prima.

    Concessão

    Por Exemplo:

    Apesar do estado precário do gramado, o jogo foi ótimo.

    Condição

    Por Exemplo:

    Sem minha autorização, você não irá.

    Conformidade

    Por Exemplo:

    Fez tudo conforme o combinado. (ou segundo o combinado)

    Dúvida

    Por Exemplo:

    Talvez seja melhor irmos mais tarde.

    Fim, finalidade

    Por Exemplo:

    Viajei a negócio.

    Frequência

    Por Exemplo: Sempre aparecia por lá.

    Instrumento

    Por Exemplo: Rodrigo fez o corte com a faca.

    Intensidade

    O remédio é muito caro.

    Limite

    Por Exemplo: A menina andava correndo do quarto à sala.

    Lugar

    Por Exemplo: Nasci em Porto Alegre.

    "Há, em cada canto de minh’alma, um altar a um Deus diferente." (Álvaro de Campos)

    Matéria

    Por Exemplo: Compunha-se de substâncias estranhas.

    Meio

    Por Exemplo:Fui de avião.

    Viajei de trem.

    Modo

    Por Exemplo: Foram recrutados a dedo.

    Fiquem à vontade.

    Esperava tranquilamente o momento decisivo.

    Negação

    Por Exemplo: Não há erros em seu trabalho.

    Não aceitarei a proposta em hipótese alguma.

    Preço

    Por Exemplo: As casas estão sendo vendidas a preços muito altos.

    Substituição ou troca

    Por Exemplo: Abandonou suas convicções por privilégios econômicos.

    Tempo

    Por Exemplo: O escritório permanece aberto das 8h às 18h.

    Beto e Mara se casarão em junho.

    Fonte: Só Português


ID
5322709
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em relação a objeto e complemento nominal, coloque (V) verdadeiro ou (F) falso e marque a alternativa correta.


( ) Os pronomes pessoais oblíquos podem, em sua maioria, serem empregados como objeto direto ou como objeto indireto, dependendo da transitividade do verbo.

( ) Objeto direto preposicionado, como o próprio nome diz, consiste na presença de uma preposição entre o verbo transitivo direto e o objeto direto.

( ) São denominados pleonásticos o objeto direto e o objeto indireto quando, por motivo de ênfase, aparecem repetidos na frase.

( ) Complemento nominal é o termo que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio), ligando-se a ele por meio de preposição.

( ) Tanto o objeto indireto como o complemento nominal são introduzidos por preposição. Para distinguilos, é preciso verificar a palavra que está pedindo o complemento. Quando a palavra que pede o complemento é um verbo transitivo indireto, trata-se de complemento nominal; quando a palavra que pede o complemento é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), trata-se de objeto indireto.

Alternativas
Comentários
  • A primeira assertiva lançou um "podem ... serem"?! Que bizarro.

  • GABARITO LETRA B! A ÚLTIMA DESCRIÇÃO ESTÁ INCORRETA, POIS INVERTEU OS TERMOS. LOGO, FICARIA ASSIM DE ACORDO COM A DISPOSIÇÃO:

    Quando a palavra que pede o complemento é um verbo transitivo indireto, trata-se de objeto indireto; quando a palavra que pede o complemento é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), trata-se de complemento nominal.

    Bons estudos!

  • GABARITO LETRA B! A ÚLTIMA DESCRIÇÃO ESTÁ INCORRETA, POIS INVERTEU OS TERMOS. LOGO, FICARIA ASSIM DE ACORDO COM A DISPOSIÇÃO:

    Quando a palavra que pede o complemento é um verbo transitivo indireto, trata-se de objeto indireto; quando a palavra que pede o complemento é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), trata-se de complemento nominal.

    Bons estudos!

  • A questão requer conhecimento acerca das funções sintáticas dos termos na frase, especialmente complemento verbal (objeto direto e objeto indireto) e complemento nominal.


    ( V ) Os pronomes pessoais oblíquos podem, em sua maioria, serem empregados como objeto direto ou como objeto indireto, dependendo da transitividade do verbo. Correto. Os pronomes pessoais oblíquos podem exercer a função de objeto direto ou objeto indireto, a depender da transitividade dos verbos.

    ( V ) Objeto direto preposicionado, como o próprio nome diz, consiste na presença de uma preposição entre o verbo transitivo direto e o objeto direto. Correto. Muitas vezes, preposiciona-se o objeto direto após o verbo transitivo direto por questões de clareza, eufonia e ênfase. Entretanto, há alguns casos que, mesmo o verbo sendo transitivo direto, deve-se preposicionar o objeto direto. São estes: 

    a) com o pronome relativo “quem";



    b) com o pronome oblíquo tônico;



    c) com sujeito indeterminado;


    d) nas expressões de reciprocidade “um ao outro" e “uns aos outros". Exemplo: “Eles se prezam uns aos outros".


    (V ) São denominados pleonásticos o objeto direto e o objeto indireto quando, por motivo de ênfase, aparecem repetidos na frase. Correto. Essa repetição é apenas estilística, ou seja, serve apenas para enfatizar o termo. Exemplo: “Este carro comprei-o hoje", o objeto direto é “este carro", a fim de enfatizá-lo, repete-se sob forma de pronome pessoal oblíquo.


    ( V ) Complemento nominal é o termo que completa o sentido de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio), ligando-se a ele por meio de preposição. Correto. Lembrando que o complemento nominal sempre deve ser preposicionado.



    (F ) Tanto o objeto indireto como o complemento nominal são introduzidos por preposição. Para distingui-los, é preciso verificar a palavra que está pedindo o complemento. Quando a palavra que pede o complemento é um verbo transitivo indireto, trata-se de complemento nominal; quando a palavra que pede o complemento é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), trata-se de objeto indireto. Errado. Complemento nominal completa nome (substantivo abstrato, adjetivo ou advérbio) e objeto indireto completa verbo transitivo indireto.


    Gabarito da Professora: Letra B.

  • Todas corretas, exceto:

    ( F ) Tanto o objeto indireto como o complemento nominal são introduzidos por preposição. Para "distinguilos", é preciso verificar a palavra que está pedindo o complemento. Quando a palavra que pede o complemento é um verbo transitivo indireto, trata-se de complemento nominal; quando a palavra que pede o complemento é um nome (substantivo, adjetivo ou advérbio), trata-se de objeto indireto.

    Só eu que reparei que "destinguilos" não existe? Além da inversão dos conceitos, ainda tem erro de grafia, duplamente errada. kkkk

  • Quem olhou direto para as alternativas não precisou verificar todos os enunciados, pois a segunda só pode ser V e a última só pode ser F.


ID
5322712
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale a alternativa, onde temos, sequencialmente, representantes da 1ª, 2ª e 3ª gerações modernistas.

Alternativas

ID
5322715
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Francisco do Guaporé, RO, verifique se os itens são (V) verdadeiros ou (F) falsos, depois aponte a alternativa correspondente:


( ) A Nomeação ocorrerá de duas formas: em caráter efetivo, ou em caráter temporário.

( ) Ao servidor, cedido para ocupar cargo em comissão, não é assegurada vaga na lotação do órgão de origem.

( ) Não poderá ser revertido o aposentado que já tiver completado sessenta e cinco anos de idade.

( ) Posse é o ato que investe a pessoa no cargo público e se materializa pela assinatura do respectivo termo de posse.

Alternativas

ID
5322718
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Ainda sobre o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Francisco do Guaporé, RO, aponte a alternativa que deve ser considerada incorreta.

Alternativas

ID
5322721
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Nas alternativas temos quatro estrofes do Hino Oficial de São Francisco do Guaporé, RO. Em qual delas está contido o refrão?

Alternativas

ID
5322727
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Observe as imagens e indique a Bandeira do Município de Porto Velho, RO. (Imagens - Google.com).

Alternativas
Comentários
  • GAB: C

    Na duvida lembre das 3 caixas dagua (tres marias)


ID
5322736
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

“O Rio Machado nasce da confluência entre os Rios Pimenta Bueno e Comemoração, oriundos da Região Sudeste de Rondônia. É o Rio Estadual de maior extensão com aproximadamente 1243 km (SEDAM, 2002). Em relação à geração de energia, através de PCH (Pequenas Centrais Hidrelétricas), o Alto Rio Machado é destaque em Rondônia. Dentre os principais empreendimentos usuários de água existentes na bacia, no Alto e Médio Machado, destaca-se o expressivo número de estabelecimentos industriais de laticínios, frigoríficos e curtumes, além de piscicultura, abastecimento humano, extração de areia/brita, água mineral e cerâmicas.” (ZUFFO, Catia Eliza; ABREU, Francisco de Assis Matos de. GESTÃO PARTICIPATIVA DAS ÁGUAS EM RONDÔNIA: AÇÕES E PROPOSTAS PARA A FORMAÇÃO DOS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS. In: Revista Formação. n.17, volume 2. Presidente Prudente: Unesp, 2010, p. 58.)

O Estado de Rondônia é um Estado banhado por vários rios de grande importância econômica e ambiental. Assinale a alternativa cujos rios não sejam rondonienses:

Alternativas
Comentários
  • GAB: D

    O Rio Madeira nasce na Bolívia


ID
5322739
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Na década de 1940, resultando do desmembramento de parte de Mato Grosso e do Amazonas, com a intenção de apoiar mais direta e efetivamente a ocupação e o desenvolvimento da região, a área tornou-se Território Federal, com a denominação oficial de _______________________ . Em 1956, recebeu o nome de Rondônia, em homenagem a Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-1958), militar sertanista e indigenista, responsável pela integração do Estado ao restante do país.


Assinale a alternativa que complete corretamente o fragmento.

Alternativas

ID
5322742
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Seu Pedrinho de Oliveira, mineiro, 83 anos, se orgulha de ser considerado “pioneiro” de Ariquemes. Na parede da sala de jantar de sua casa, ao lado das fotos das reuniões de família, existem várias placas comemorativas de sua participação como sócio fundador do Lions, tanto em Ariquemes, quanto em Espera Feliz, em Minas Gerais. Seu Pedrinho se recorda com alegria do momento da fundação do Lions, porque, segundo ele, o clube ajudaria a fortalecer os laços entre as famílias que acabavam de chegar a Rondônia: “Fundei em 1977, 1978. O primeiro lugar em que a gente fez a reunião foi na oficina mecânica, sentado no motor, numa caixa, não tinha lugar pra gente reunir, não tinha lugar pra reunir na cidade”. Ele também me mostrou, quando fui à casa dele pela primeira vez, a placa que recebeu do Estado de Rondônia como “pioneiro” de Ariquemes. Para tanto, houve uma cerimônia organizada pela Assembleia Legislativa, na qual seu Pedrinho e seu Abel Zanella foram apresentados como “pioneiros”, entre outros. Em 2010, a prefeitura da cidade também organizou um evento em homenagem aos “pioneiros” de Ariquemes. Sobre as características do “pioneiro”, principalmente aquela ligada a um recorte temporal específico, seu Pedrinho de Oliveira comenta: “As famílias que receberam [a homenagem] chegaram no mesmo ano que eu, ou um pouco depois. Eu me considero “pioneiro”, e são só aqueles que chegaram primeiro mesmo, nos primeiros anos”. Ele conta que as famílias que podem ser consideradas “pioneiras” seriam aquelas que chegaram a Rondônia nas décadas de 1970 e início de 1980.”

(CORDEIRO, Manuela Souza Siqueira. PIONEIROS, FUNDADORES E AVENTUREIROS – a ocupação de terras em Rondônia. In: Revista de Antropologia. v. 61 n. 1. São Paulo: USP, 2018, p.133-134.)


Quanto à colonização do Estado de Rondônia, nas décadas de 1970-1980, é incorreto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • D: CORRETA, Porto Velho nasceu em 1907, como “porto velho dos militares”,

    Alternativa - ERRADA- B:

    Comentário:

    Atribuiu marco temporal, neste periodo a atual BR 364 o presidente Juscelino Kubistchek decidiu em 02/fev/1960, construir a BR-29. E EM 1983/84 a BR-364 atual (ex BR-29) foi asfaltada.

    A Alternativa errada, buscou confundir com :

    Notas: A origem da construção do Mercado Público coincide com a instalação do Município de Porto Velho, no dia 24 de janeiro de 1915. O Major Fernando Guapindaia, resolveu criar o Mercado para resolver o abastecimento de carnes frescas. A primeira parte da edificação foi construída pelo português Pedro Renda. A obra ficou paralisada durante 15 anos e foi concluída apenas em 1950, quando Ruy Catanhede foi Prefeito de Porto Velho.


ID
5322745
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS-Word 2016 trata um documento como uma única seção até que você insira uma quebra de seção. Cada quebra de seção controla o layout e a formatação da seção anterior à quebra. Por exemplo, se você excluir uma quebra de seção, o texto antes da quebra adquire toda a formatação da seção que segue a quebra. A opção de quebra de seção está disponível na aba:

Alternativas
Comentários
  • Na guia "inserir", grupo "páginas", você só encontra a quebra de páginas.

    Na guia "layout", grupo "configurar página", você encontra as opções de página, coluna e disposição de texto (quebras de página) e próxima página, contínuo, página ímpar e página par (quebras de seção).

    Quebra de página tem atalho Ctrl + ENTTER, já quebra de seção se não me engano não tem atalho.

  • ✅Letra D.

    Na GUIA layout, temos os seguintes GRUPOS:

    -Configurar página: Margens, orientação, tamanho, colunas, quebras, números de linha, hifenização.

    -Parágrafo: recuar, espaçamento.

    -Organizar: Posição, quebra de texto automática, avançar, recuar, painel de seleção, alinhar, agrupar, girar.

    Fonte: Treinando no próprio Word.

    BONS ESTUDOS!!

  • Quebra de página está na guia INSERIR e LAYOUT, mas a Quebra de Seção está apenas no LAYOUT

  • A questão aborda conhecimentos acerca da localização dos comandos no Word 2016, mais especificamente quanto à localização do comando “Quebras”.

    A)     Incorreta – A guia “Página Inicial” possui comandos relacionados à alteração da fonte e do parágrafo, como, por exemplo, mudança no estilo da fonte, cor da fonte, efeitos do texto, alinhamento, aplicação de estilos etc.

    B)     Incorreta – A guia “Inserir” possui comandos relacionados à inserção de elementos no documento, como, por exemplo, ilustrações, símbolos, smartart, gráficos, links, comentários, tabelas etc. Além disso, é possível alterar, através dessa guia, o cabeçalho e rodapé da página, inserir caixas de textos, inserir quebras de página etc.

    C)     Incorreta – A guia “Design” possui comandos relacionados à alteração do design da página, como, por exemplo, cor da página, bordas da página, formatações pré-definidas, marca d’água etc. Além disso, não existe um comando chamado “Tamanho” no Word.

    D)     Correta – A guia “Layout” possui comandos relacionados à alteração da estrutura da página, como, por exemplo, orientação do documento, tamanho da folha, inserção de margens, alteração no parágrafo, inserção de quebras de página, quebras de coluna, quebras de seções etc.

     

    Gabarito – Alternativa D.

  • D)     Correta – A guia “Layout” possui comandos relacionados à alteração da estrutura da página, como, por exemplo, orientação do documento, tamanho da folha, inserção de margens, alteração no parágrafo, inserção de quebras de página, quebras de coluna, quebras de seções etc.

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • GAB-D

    Layout

    Gamora, você sempre foi fraca!

    CONTINUE ESTUDANDO!!!


ID
5322748
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

O MS-Word 2016 oferece uma opção de espaçamento capaz de alterar uniformemente o espaçamento entre todas as letras selecionadas (entre caracteres). Este espaçamento é denominado:

Alternativas
Comentários
  • Na Guia "página inicial", grupo "fonte", você expande as opções clicando naquele símbolo no canto inferior direito do grupo que parece uma seta na diagonal e tem as opções avançadas de fonte onde pode escolher espaçamento normal, expandido ou condensado.

    outro caminho:

    Seleciona um parágrafo, clica com botão direito e seleciona "Fonte...", aí já abre as opções avançadas de fonte e você altera por ali o espaçamento.

  • Isso é ótimo para aquele trabalho chato que pede mil laudas. Você expandindo o espaço entre as letras vai acabar escrevendo menos e tomando mais espaço. :'D

    Já se você é professor quer que os alunos escrevam muito, pede com o espaçamento condensado que aí as letras vão estar agarradas uma na outra e vai tomar menos espaço. :'D

    Bom, não sei se viajei, mas não esqueço mais o assunto.

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • GAB-C

    Espaçamento expandido

    Meu compromisso é sempre vencer. CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5322751
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No MS-Excel 2016, a função ________ é útil quando você precisa ter a data atual exibida em uma planilha, independentemente de quando a pasta de trabalho for aberta. Ela também é útil para o cálculo de intervalos. A função é denominada:

Alternativas
Comentários
  • A

    HOJE

  • Função hoje:

    Retorna o dia de hoje formatado como uma data.

  • A) GABARITO

    B)A função DATA do Excel retorna o número de série sequencial que representa uma determinada data. Use a função DATA do Excel se precisar usar três valores separados e combiná-los para formar uma data. DATA(ano;mês;dia)

    C)A função DATA.VALOR converte uma data armazenada como texto em um número de série que o Excel reconhece como data. Por exemplo, a fórmula =DATA.VALOR("1/1/2008") retorna 39448, o número de série da data 1/1/2008. 

    D)função DIA do Excel retorna o dia de uma data representado por um número de série. O dia é dado como um inteiro que varia de 1 a 31. Se você tiver mais dúvidas recomendo que consulte sobre a função DIAS.

    Fonte: tudo excel;support microsoft.

  • GAB. A

    Lembrando que a função Agora () mostra a Data e a Hora atuais.

    A cada dia produtivo, um degrau subido. HCCB ®

    CONSTÂNCIA!!

  • Assertiva correta A

    A função HOJE é útil quando você precisa ter a data atual exibida em uma planilha, independentemente de quando a pasta de trabalho for aberta.

    Referência Microsoft( https://support.microsoft.com/pt-br/office/hoje-fun%C3%A7%C3%A3o-hoje-5eb3078d-a82c-4736-8930-2f51a028fdd9)

  • A questão aborda conhecimentos acerca das funcionalidades das funções do Excel 2016, mais especificamente quanto à função responsável por exibir a data atual.

    A)     Correta – A função “HOJE” é utilizada para aplicar a data atual na célula selecionada.

    B)     Incorreta – A função “DATA” é utilizada para retornar o número de série de uma data específica.

    C)     Incorreta – A função “DATA.VALOR” é utilizada para retornar o número de série de uma data específica.

    D)     Incorreta – A função “DIA” é utilizada para transformar um número de série em um dia do mês. À título de exemplo, caso o usuário coloque o código 450 na função, o dia 25 será retornado como resultado.

    Fonte – Support Microsoft, Funções do Excel (ordem alfabética), acessado em: 02/08/2021.

    Gabarito – Alternativa A. 

  • A)     Correta – A função “HOJE” é utilizada para aplicar a data atual na célula selecionada.

  • A)     Correta – A função “HOJE” é utilizada para aplicar a data atual na célula selecionada.

  • GAB-A

    HOJE

    Eu sou Groot!

    CONTINUE NAMORANDO!!


ID
5322754
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Para corrigir erros comuns ao trabalhar com fórmulas/funções no MS-Excel 2016, não deixe de:


1. Iniciar todas as funções com o sinal de igual (=).

2. Combinar todos os parênteses de abertura e de fechamento.

3. Usar dois-pontos para indicar um intervalo.

4. Colocar outros nomes de planilha entre aspas simples.


Está correto o contido:

Alternativas
Comentários
  • Em todas as opções.

  • testei no meu excel e uma fórmula dessa não deu erro: =Planilha1!Y3+Planilha2!C5, como veem não tem aspa, não entendi o porquê não ser gabarito letra c.

  • Rhamon Spitz segue um exemplo:

    2x2+5 = 9

    2x(2+5) =14

    O parêntese tem papel fundamental nesses momentos.

  • outros nomes de planilhas achei que era tomar como referencia dados de outras planilha...
  • Aspas simples só são colocadas no excel para referenciar outras planilhas somente se essas planilhas tiverem com nomes com caracteres não alfabéticos

    Então a letra D estaria errada, a meu ver

  • As formulas podem começar com @ então a 1 está errada

  • Qual o propósito do ITEM 2?

    Ele está em todas as alternativas.

    Eu nunca entendo quando a banca faz isso, deve ser só para encher linguiça!kkkkkk


ID
5322757
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

______________________ permite a criação de um lote de documentos personalizados para cada destinatário. Por exemplo, uma carta modelo pode ser personalizada para tratar cada destinatário pelo nome. Uma fonte de dados, como uma lista, uma planilha, ou um banco de dados, está associada ao documento. Os espaços reservados, chamados de campos de mesclagem, informam ao MS-Word 2016 onde o documento deve incluir informações da fonte de dados. O nome do recurso descrito que completa adequadamente a lacuna é:

Alternativas
Comentários
  • Mala direta do Word é uma ferramenta com a qual o usuário pode criar documentos (correspondências) para várias pessoas de uma só vez. Está na guia "correspondências", grupo "iniciar mala direta" . Você pode criar cartas, etiquetas, e-mails, entre outros.

  • A mala direta permite a criação de um lote de documentos personalizados para cada destinatário. Por exemplo, uma carta modelo pode ser personalizada para tratar cada destinatário pelo nome. Uma fonte de dados, como uma lista, uma planilha ou um banco de dados, está associada ao documento. Os espaços reservados, chamados de campos de mesclagem, informam ao Word onde o documento deve incluir informações da fonte de dados.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/usar-mala-direta-para-email-cartas-etiquetas-e-envelopes-em-massa-f488ed5b-b849-4c11-9cff-932c49474705

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • DECORE E ESQUEÇA SUA EX > AQUELA EXIBIDA

    PAI RE LA INSERIR

    DEsign>>formataçao documento-->plano fundo > A guia tem-se recursos relacionados à "aparência gráfica" do texto, como estilos, cores, marca d'agua, com da página , etc

    COrrespondência>>LEMBRAR DE CARTA ,mala direta--->etiquetas > guia utilizada para trabalhar, principalmente, com mala direta

    REvisão>>ortografia--->gramática--->alterações > QUANT DE LETRAS E CARACTERES,  (Ctrl+ Shift +E) > é nessa guia que encontraremos os recursos de revisão do texto, como ortografia e gramática, idioma, dicionário de sinônimos, alterações, etc > Comparar, Novo Comentário.

     

    EXibição>>modos de exibição doc. --> painel navegação >> aqui podemos definir o que será exibido na tela, como régua, linhas de grade, etc e os modos de exibição, como leitura, layout da web, etc > Modo de Leitura

     

    PÁgina Inicial>>espaçamento-->estilos texto > recursos que tratam de aspectos básicos do texto, como formatação de fonte e parágrafo, por exemplo

     

    REferência>>índices-->nota rodapé-->notas fim >> é só lembrar que essa é a guia do TCC é aqui que encontraremos recursos como sumário, inserir citação, inserir notas de rodapé, citações, etc

    LAyout>>margens--->quebra página-->colunas--->espaçamento > nessa guia encontraremos recursos relacionados à estrutura do texto, como orientação, colunas, recuo e espaçamento entre parágrafos, margens, quebras, etc

     

    INserir>>páginas-->tabelas--->imagens-->hiperlinks >> guia utilizada para inserir algo ao documento, como imagens, formas, tabelas, cabeçalho, rodapé, gráficos, COMENTÁRIO

  • GAB-B

    Mala Direta

    Meu compromisso é sempre vencer. CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5322760
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao salvar um documento do MS-Power Point 2016 em PDF:


I- A formatação e o layout são congelados.

II- As pessoas podem exibir os slides, mesmo que não tenham o PowerPoint, e podem alterá-los.

III- Não é possível salvar um documento inteiro em PDF.


É correto afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • A

    Apenas a opção I é verdadeira.

  • I- A formatação e o layout são congelados.

    II- As pessoas podem exibir os slides, mesmo que não tenham o PowerPoint, e podem alterá-los.

    III- Não é possível salvar um documento inteiro em PDF.

  • Gab: A

    Quando você salva a apresentação como um arquivo em PDF, a formatação e o layout são congelados. As pessoas podem exibir os slides, mesmo que não tenham o PowerPoint, mas não podem alterá-los.

    Fonte: https://support.microsoft.com/pt-br/office/salvar-apresenta%C3%A7%C3%B5es-do-powerpoint-como-arquivos-pdf-9b5c786b-9c6e-4fe6-81f6-9372f77c47c8

  • 500 questões iguais!

  • QUE AS QUESTÕES DO MEU CONCURSO ESTEJAM ASSIM AMÉM.

  • GAB-A

    Apenas a opção I é verdadeira.

    EU ACHO QUE JÁ PASSEI POR ESSA QUESTÃO!!

    A realidade é decepcionante.

    CONTINUE ESTUDANDO!!


ID
5331973
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de São Francisco do Guaporé, RO, Função Pública é o conjunto de cargos e funções correspondentes ao cargo público, ou não. Quanto à natureza se divide em funções, exceto a contemplada na alternativa:

Alternativas

ID
5333056
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de São Francisco do Guaporé - RO
Ano
2021
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Sobre a Geografia do Estado de Rondônia, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    O estado de Rondônia está localizado totalmente no hemisfério sul, faz fronteira ao norte com o estado do , no extremo oeste do estado limita-se em uma pequena faixa com o Acre, na porção leste, faz limite com Mato Grosso e na sua porção oeste e sudoeste faz fronteira internacional com a . O estado possui uma área de 237.765,233 km².