SóProvas



Prova NC-UFPR - 2019 - ITAIPU BINACIONAL - Profissional de Nível Universitário Jr - Engenharia Civil


ID
2908405
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Assinale a alternativa que identifica a intenção geral do texto.

Alternativas
Comentários
  • gab e ..errei essa...a resposta está nas 3 ultimas linhas

  • Qual o potencial não explorado de que a alternativa está se referindo?

  • Alguns programadores têm se esforçado para projetar, intencionalmente, jogos com o fim de apoio psicológico

  • Todas as vezes corto as letras B, C e D, ficando apenas A e E, terceira vez que respondo A e erro.

  • Complicada essa resposta...

    Pois primeiramente pensei que o "potencial" do texto se referia aos jogos com fins terapêuticos, nesse caso a alternativa E estaria errada pois esse potencial já está sendo explorado.

    Contudo, após reler o texto eu acredito que o potencial ao qual a alternativa E se refere é a combinação do efeito Proteus com o avatar do jogador...

    Acredito que por isso a alternativa E esteja correta.

  • ufpr e suas perguntas furadas de português ...como que não está sendo explorado se já tem jogos produzidos com esse objetivo:Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

  • Como o potencial não é explorado?

    Exemplo 01: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas.......

    Exemplo 02: Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos....

    **Questão sem resposta correta, pois assumir a letra E) como correta é extrapolar o texto, e se interpretar assim, a letra A) se torna correta também, pois também extrapola o texto.

  • A alternativa A está errada porque o texto reconhece que, em alguns casos, os jogos digitais podem sim ser nocivos à saúde humana. O texto não está negando esse fato, mas apresentando uma tendência de "evolução" desses jogos para que possuam função de amenizar ou até ajudar jovens na vida real em vários problemas, fazendo com que a alternativa E seja a correta.

  • Questão exagerada.

  • AQUI É TENTAR ESCOLHER A MENOS ERRADA QUE O EXAMINADOR "ACHOU" E EU PENSANDO QUE TINHA QUE VIAJAR SÓ NAS QUESTÕES DA CESPE!KKKK

  • Li praticamente um livro pra ter uma pergunta mal elaborada dessas

  • Ao meu entendimento, a banca buscou mostrar , com a alternativa(e), que alguns jogos possuem uma relevância e são considerados sérios, justamente por apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais, no qual traz benefícios ao jogador extra-game.

  • Mano, resposta letra A tá deixando Loko essas questões

  • CUIDADO! O examinador está pedindo para analisarmos qual é a intenção do texto (sentido/objetivo geral) e não apenas um dos seus objetivos específicos.

    Bons estudos!

  • Alternativa E

    Analisando a última frase do 1º texto que é uma pergunta :

     "se os jogos podem ... , o que mais podem fazer para nos beneficiar?"

    Lendo os textos vemos que os jogos são basicamente usados para entretenimento e distração ( muitas vezes de problemas) , agora sendo usados como parte de um tratamento.

  • alem dos jogos trazerem algo que não seja bom, nos últimos anos ultilizar jogos como solução para outros problemas psicológicos dentre outros.

  • Alternativa E

    p-2, l- 6.

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

    Não explorado quer dizer sem exploração alguma..

    O texto cita 3 jogos que exploram exatamente esse campo.

    Questão ruim.

  • Gabarito letra "E"

    Analisando o seguinte trecho pode-se chegar nessa conclusão:

    Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?

    #PCPR

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • Partiu jogar um pouco de COD Warzone....

  • tem que conhecer a personalidade do examinador para acerta

  • Essa é aquela questão que tem 2 alternativas quase certas, na hora de liberar o gabarito o examinador escolhe a que ele quer.

  • sinceramente a banca escolhe a resposta que ela quer e geralmente não tem nada a ver com o enunciado.
  • Como é "um potencial não explorado" se o texto cita uns 5 exemplos de jogos???????

  • Assertiva E.

    Justifico a resposta através do seguinte trecho: "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [..."

  • Se a questão trouxesse POUCO explorado, nem questionaria. Agora, considerar certo uma resposta que diz "não explorado" quando o texto traz vários exemplos de jogos que, justamente, explorarm essa área é forçar demais a amizade.

  • Responder às questões de interpretação desta banca está mais complicado que jogar ao lado de Sergi Roberto.

  • Quem sou eu para discordar do gabarito, mas seguem minhas considerações...

    Gabarito: E) Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais. (Na verdade poderiam colocar em vez de não explorado, pouco explorado. Creio que a ficaria mais correto, uma vez que o texto traz a informação de que: Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.)

    Acabei marcando a letra A, pois na introdução o autor diz: Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. 

    Portanto, ficaria correta a letra A) Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

    Enfim... =/

  • Percebam que a enunciado quer saber a ideia geral do texto, ou seja, não podemos levar em consideração o conteúdo de apenas um parágrafo.

    Concordo plenamente que a letra E poderia ser melhor redigida, mas não há dúvidas de que ela é a mais correta, pois o texto traz, na maioria dos seus parágrafos, o potencial dos jogos sérios, que é uma área pouco explorada dos jogos digitais.

    #PERTENCEREMOS

  • se já possui jogos, então está sendo explorado.

  • O texto é basicamente um elenco de exemplos nos quais o potencial positivo dos jogos é explorado. Todos utilizados para fazer oposição ao primeiro parágrafo.

    GABARITO: E

    Comentário tão estranho quanto a questão.

  • Gabarito E só por que o examinador quis..

  • Não sou autoridade nenhuma no assunto, mas acho que a alternativa A está correta também, de acordo com esse trecho que destaquei do próprio texto da questão:

     Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] 

    A -Desfazer a ideia de que os jogos digitais trazem problemas aos jovens.

  • Impressão que tenho que a UFPR adota uma postura especial quando são provas de nível superior:

    • Textos de Revistas "Comuns" ou da Internet (em contrapartida de literatura / técnicos)
    • Questões de Interpretação → pelo menos 1-2 com alternativas dúbias para "dificultar"
    • Questões de Gramática → Ortografia de palavras/verbos menos comuns.

    Isso é postura de examinador preguiçoso.

  • Para resolver as questões da UFPR: seguraaaaa na mão de Deeeeeuusss e vaaaaai

  • "Apontar para um potencial não explorado dos jogos digitais."

     Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

       Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

    Se isso não é exploração eu não sei o que é!!!!

  • Na minha opinião, a letra A também seria correta.

  • TEM QUE QUERER!

    AVANTE PM-PR!!!

  • Fiquei entre a D e E, e assinalei a D, pois o texto citou até jogos na categoria de sérios, então, como não está sendo explorado? :(

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • Acredito que o texto quis mostrar um lado dos jogos eletrônicos que não é compartilhado, no caso, os pontos positivos dos jogos sérios, pois a visão geral e comum é que jogos são apenas maléficos. Essa é a intenção, mostrar algo que não é explorado e que existe.

  • A letra A não está errada, pelo menos não no meu ponto de vista.
  • Na minha opinião tem duas respostas a letra A e E sendo que as duas faz jus ao que o texto pede posso estar errado mais aí fica difícil por mais que eu escolhi a letra E fiquei uns 3 a 5 min tentando entender e isso tempo demais para somente uma pergunta.


ID
2908408
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Conforme o texto, o principal diferencial dos jogos apresentados como “sérios” é:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: C

    Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade...

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo."

  • Gabarito: C.

    Final do texto diz: " (...) esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo."

    Bons estudos.

  • "foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]"linha 3 1 paragrafo -- caberia fácil fácil a D

  • Algumas questões dessa banca vem "facil" outras só DEUS para ajudar

  • "Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]"

  • AVANTE PM-PR!!!

  • Essa questão, sim, foi objetiva, a 1° extramamente tênue a interpretação entre a "d" e "e".


ID
2908411
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Sobre a construção argumentativa do texto acima, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

( ) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

( ) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • (V) No segundo parágrafo, a menção aos 15 anos de pesquisa sobre jogos digitais de Chris Ferguson tem a função de enfatizar sua competência como autoridade no assunto.

    "Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos,..." O autor usou o verbo haver com sentido de tempo decorrido a fim de enfatizar os 15 anos de pesquisa que o psicólogo Chris Ferguson possui em seu currículo.

    (V) Em “jogar seria uma forma de escape [...], e privar alguém dessa atividade não promove a cura”, a primeira parte é uma hipótese, a segunda uma afirmação.

    O autor na primeira parte usa o verbo SER no modo subjetivo justamente para demonstrar que é uma hipótese, uma possibilidade. Na segunda parte usa o modo indicativo para afirmar.

    (F) O autor evita chamar os jogos “sérios” de educativos, mas se trata apenas de nova denominação para algo já existente.

    "Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos."

  • Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos.

    Oração subordinada adjetiva restritiva (sem vírgulas). E o pronome relativo (que) está exercendo a função de sujeito, salvo engano.

  • Força guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908414
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

Alternativas
Comentários
  • Entendi o porquê da letra B estar certa... Mas não o porquê da A estar errada... Alguém?

  •  Gabarito: B

    Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real.

    Joana a "A" está errada, pois no texto não fala que projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

  • Joana, acredito que a A é o típico caso de extrapolação, pois, por mais que possa ser mais difícil projetar jogos sérios a jogos comuns, no texto não fala nada sobre isso.

  • GABARITO B

    Porém, o comando da questão é em relação ao trecho.

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    O que é possível inferir desse trecho?

    Que está sendo feito esforços pelos programadores para se projetar tal coisa...

    Alternativa A: jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Definição do adjetivo (trabalhoso): que é difícil, custoso

    Assim sendo, tudo que é custoso, necessita-se de esforço.

    E é essa relação de interpretação que leva ao erro da alternativa A, pois mesmo que analisado separadamente o trecho, é necessário um entendimento sobre "jogos digitais" que refere-se ao jogos sérios. Restaria então, analisarmos somente a alternativa B e como na alternativa o verbo usado foi -podem- é a alternativa a ser marcada.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    :/

  • o erro da letra A é algo comum na interpretação de texto, pois as bancas adoram EXTRAPOLAR, ou seja, colocar uma afirmativa verdadeira, porém não consta em nenhum parágrafo do texto esta afirmativa, tornando assim a questão incorreta...

    Espero ter ajudado.

    FORÇA E FÉ!

  • Letra B - "jogos digitais comuns (ou seja, não são os jogos sérios) podem propiciar apoio psicológico", como podemos evidenciar no segundo parágrafo "Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas".

    Porém, ao meu ver, essa interpretação é sobre o texto em geral e não sobre o trecho da questão

    QUESTÃO DEVERIA SER ANULADA

  • O verbo inferir no enunciado, da sentido de conclusão, dedução. sendo assim, ao meu entender, busca-se uma interpretação do texto nas alternativas, algo q vá ALÉM do texto. A alternativa B mostra uma idéia de compreensão do texto. por que seria compreensção e não interpretação ?

  • Letra A errada, pois a alternativa compara: que fazer jogos sérios é mais complicado que fazer jogos comuns, entretanto, em nenhum momento no texto ele compara isso, ele apenas diz: "Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico.". Logo, é difícil fazer jogos sérios, mas não significa que seja mais difícil do que fazer jogos comuns.

    Essa banca cobra questões de lógica gramatical, talvez essa questão tenha que ser interpretada dessa maneira. E nesse caso, não caberia nem recurso :/

  • Tem que ler o texto todo para responder. Equanto isso, os elaboradores de questoes fazem o que querem. Gab B

  • Alternativa correta é letra B. Porém não se pode chegar até ela com base no trecho que foi pedido no comando da questão.

    Não precisa fazer malabarismo pra justificar a alternativa correta.

  • Discordo das justificativas dos caros colegas.

    É possível sim responder apenas a partir do trecho, vejamos:

    Trecho do enunciado - Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. 

    --> Ou seja, podemos inferir que podem existir outros jogos digitais que propiciam apoio psicológico, porém sem intenção. (caso contrário não haveria razão para colocar a palavra "intencionalmente" na frase!)

    Logo, a resposta B está correta.

    B) os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo.

    Resumindo:

    Jogos digitais com o fim de apoio psicológico --> propiciam apoio psicológico INTENCIONALMENTE.

    Jogos digitais comuns --> propiciar apoio psicológico NÃO É SEU OBJETIVO, mas podem propiciar.

  • Discordo do gabarito.

    O comando da questão diz: "Do trecho...infere-se", não disse do texto.

    Avaliado o trecho isoladamente não tem nada, nenhuma palavra indicando que os jogos digitais comuns podem proporcionar apoio psicologico. No caso, pode-se inferir isso do texto mas do trecho não. Achei sacanagem da banca.

  • A palavra "esforço" é sinônima de "empenho" "dedicação", não se confunde com "trabalhoso", "sofrido", "dificultoso". Eis porque a alternativa A não pode ser o gabarito.

  • Eu até concordaria com o gabarito se a alternativa dissesse:

    Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente do texto que:

    É possível fazer a seguinte comparação: se os jogos comuns podem propiciar apoio psicológico, mesmo não sendo o seu objetivo, é sinal que não houve esforço algum para essa finalidade, ou seja, para dar apoio psicológico. O fato de dar apoio é mera coincidência.

    No entanto, há programadores se esforçando para projetar intencionalmente jogos digitais, conformo o trecho da questão, e se eles estão se esforçando, fica claro que é mais trabalhoso que projetar jogos comuns, pois a finalidada entre eles é diferente!

  • Do trecho “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”, infere-se corretamente que:

    Não entendi este gabarito.

    Os textos dizem que os jogos podem ajudar os players, OK, mas foi pedido apenas de acordo com o trecho e não textos.

  • Gabarito - "B"

    Erro da alternativa...

    A) projetar jogos sérios com o fim de apoio psicológico é mais trabalhoso que projetar jogos comuns.

    Não dá para inferir do texto que projetar jogos comuns é menos ou mais trabalhoso.

  • Por favor, da onde vem que isso: " “Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico”.

    Quer dizer isso: "os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológico, mas não é seu objetivo".

  • tá loco, hoje eu tô errando tudo kkkkkk
  • Essa banca não é mto boa nos anunciados... questões como essa vale a pena voltar ao texto sem dúvida...

  • a)extrapolação das ideias do texto

    b)os jogos digitais comuns também podem propiciar apoio psicológicomas não é seu objetivoPara resolver a questão basta atentar-se a palavra “intencionalmente” no enunciado da questão. De forma não intencional em algum momento, alguns programadores desenvolveram jogos que propiciam também certo apoio psicológico. Portanto, é o gabarito.

    c)extrapolação das ideias do texto

    d)restrição das ideias do autor

    e)oposição com as ideias do autor

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908417
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Praticamente desde o surgimento dos primeiros jogos digitais comerciais há questionamentos sobre os seus supostos perigos. As perguntas vão se tornando mais numerosas à medida que a indústria cresce e esses jogos se multiplicam na sociedade. As acusações vão desde provocar sedentarismo nos jovens a causar danos à postura e, mais frequentemente, provocar comportamentos violentos. Entretanto, nenhuma dessas acusações foi provada ainda de forma convincente por pesquisas científicas. [...]

      Segundo Chris Ferguson, psicólogo norte-americano que pesquisa jogos digitais há 15 anos, o tempo excessivo de jogo muitas vezes é o sintoma de outro problema mais grave, como ansiedade, estresse ou depressão. Jogar seria uma forma de escape ou de lidar com esses problemas, e privar alguém dessa atividade não promove a cura, mas mascara o problema e pode ainda agravar seu estado. [...] Um fenômeno importante mencionado por Ferguson é como pessoas com problemas psicológicos frequentemente usam jogos como forma de alívio para suas dificuldades. Vale a pena se perguntar: se os jogos podem ser meios para ajudar a lidar com o estresse, a ansiedade e até a depressão, o que mais podem fazer para nos beneficiar?


Jogos sérios


      Alguns programadores têm feito esforços para projetar intencionalmente jogos digitais com o fim de apoio psicológico. O Sparx, por exemplo, é um jogo on-line criado para auxiliar adolescentes com depressão e ansiedade. Outros jogos, como o Depression Quest, da game designer estadunidense Zoe Quinn, e o Rainy Day, desenvolvido pela brasileira Thaís Weiller, foram criados não apenas para aqueles que lidam com esses problemas, mas para que amigos e familiares possam entender melhor a situação dos jogadores, compartilhando seus dilemas cotidianos de um modo interativo. [...]

      Esse esforço de se usar jogos para fins terapêuticos é parte de um movimento maior – geralmente chamado de jogos sérios –, que sucedeu e ampliou o conceito dos jogos educativos. Jogos sérios podem ser entendidos como aqueles que tratam de temas considerados de relevância (social, econômica, política, educacional etc.) e que buscam, além do entretenimento, promover mudanças na vida real, fora do jogo. [...]

      Além disso, merece destaque a relação entre o jogador e sua representação no jogo, ou seu avatar, como é chamado. O psicólogo sino-americano Nick Yee, especializado em jogos digitais, defende que existe uma relação de identificação entre o jogador no mundo real e seu avatar no mundo virtual do jogo. Não no sentido de que o jogador ‘se torna’ o avatar, mas sim no de que o jogador, ao usar o avatar para interferir no jogo, acaba se influenciando pelas características positivas dele, modificando em algum grau o seu próprio comportamento.

      Esse fenômeno, chamado por Yee de ‘efeito Proteus’, seria, por exemplo, responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. E, em alguns casos, chegam a trazer essa mudança no relacionamento com as pessoas no mundo real. Nesse aspecto, a ideia do avatar como um ‘corpo digital’, combinada ao efeito Proteus, torna-se um importante fundamento para os jogos de saúde, que defendem que, se o jogador aprender formas de cuidar melhor do ‘bem-estar’ e da ‘saúde’ do seu avatar dentro do jogo, esse conhecimento pode, de algum modo, transbordar para além do jogo e impactar sua vida de forma positiva, melhorando sua saúde no processo.

(Extraído de “Do Senet aos videogames”, por Marcelo Simão de Vasconcellos, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.)

Na frase “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”, a parte sublinhada estabelece uma relação de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra D.

    "Ao jogar com personagens mais poderosos"

    O trecho sublinhado estabelece uma relação de simultaneidade, isto é, ao mesmo tempo que a mudança de atitude ocorre, o jovem está jogando com personagens mais poderosos.

    Cuidado!!!

    A causa da mudança de atitude é do ‘efeito Proteus’

    Consequência: os jovens são mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line.

    Quem vai direto na questão tende a errar.

  • Temporais= logo que, assim que, antes que, depois que, quando, enquanto, mal, até que, sempre que, por fim, finalmente, então.

  • Resposta A

    Trata-se de uma oração reduzida no infinitivo.

    Como aquelas propagandas de remédio

    AO = Quando = Tempo

    Ao persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de tempo. (Não bom)

    A = Se= Condição

    A persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> Talvez o problema persista, questão de se acontecer. (isso é o que se espera de um remédio)

    POR = Já Que = Causa

    Por persistirem os problemas o médico deverá ser consultado --> O problema vai persistir, questão de causa. (melhor não tomar o remédio)

  • QUANDO passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line??? ao jogar com personagens mais poderosos.

    Relação de tempo.

  • GABARITO D

    Temporais: Quando, enquanto, apenas, mal, desde que, logo que, até que, antes que, depois que, assim que, sempre que, senão quando, ao tempo que.

    bons estudos

  • Ao + infinitivo = ideia de tempo.

    Fonte: Professora Flavia Rita

  • “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

    Oração adverbial temporal deslocada reduzida de infinitivo. Vejam:

    “... responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, quando jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line”,

  • Gab.: D

    AO + INFINITIVO = TEMPO 

    AO JOGAR COM PERSONAGENS MAIS PODEROSOS

    TEMPORAIS --> QUANDO, ENQUANTO, ASSIM QUE, LOGO QUE, DESDE QUE, ATÉ QUE, MAL, DEPOIS QUE, EIS QUE. 

  • Ao+ infinitivo= temporalidade

    #Rumoa2020!

  • Ao mais verbo no infinitivo ideia de tempo.

    fonte professora Helena .

  • Rumo à PM/PR.

  • "AO em inicio de oração é quase sempre tempo na mão"

    GAB: D

    Rumo à PM/PR

  • To até emocionada de ter acertado uma dessa banca haha

    AO JOGAR = QUANDO JOGAM > Temporalidade

    GAB D

  • Por + infinitivo = causa

    Para + infinitivo = finalidade

    Apesar de + infinitivo = concessão

    Ao + infinitivo = tempo

    A + infinitivo = condição

  • AO + INFINITIVO = TEMPORAL

    POR + INFINITIVO = CAUSAL

    A + INFINITIVO = CONDIÇÃO

  • Ao + infinitivo = tempo

    ao + jogar

    ao + colocar

    ao + brincar

    dá uma ideia de tempo!

  • Substitui o "AO" por "QUANDO" ::Se der certo= (TEMPORAL)
  • ERREI DUAS VEZES. OMG.

  • Muitos jogadores tímidos passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line QUANDO jogam com personagens mais poderosos. (temporalidade)

  • putz, preciso melhorar nisso, fui reto em "causa"
  • Macete: A + o + Infinitivo = ideia temporal;

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

    #PERTENCEREMOS

  • Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • pra ficar de lembrete p mim mesmo.. Ao + Infinitivo = Temporalidade

    Para + Infinitivo = Finalidade

    Por + Infinitivo = Causalidade

  • AO = Quando (tempo)

    A = Se (condição)

  • PC-PR 2021

  • "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ao jogar com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, QUANDO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    "[...] responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos, que, ENQUANTO jogam com personagens mais poderosos, passam a ser mais decididos [...]."

     

    Em todos os casos acima, as orações destacadas exprimem matiz semântico de temporalidade.

  • Gabarito letra D- Oração reduzida - Temporalidade (quando).

  • Responsável pela mudança de atitude de muitos jogadores tímidos...passam a ser mais decididos nas conversas com outras pessoas on-line. QUANDO eles passam a ser mais decididos ? ao jogar com personagens mais poderosos. Temporalidade.


ID
2908420
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que as formas verbais estão grafadas corretamente:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra E.

    a) Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.

    Nem todos os armários contêm livros; alguns só armazenam papéis avulsos

    b) Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõem um cenário novo no mercado editorial.

    c) Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    Não são muitos os estudantes que retêm as informações apenas ouvidas e não visualizadas.

    d)O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.

    O aparelho mantém o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde

    e) Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.

    Correta.

  • acento agudo na 3ª pessoa do singular 

    acento circunflexo na 3ª pessoa do plural. 

    ele contém; eles contêm (*sem acento = verbo contar)

    ele mantém; eles mantêm

    ele retém; eles retêm

    ele intervém; eles intervêm

    ele provém; eles provêm

    ele advém. eles advêm

  • E.

    Veem.

  • A)    CONTÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “armários”);

    B)     COMPÕEM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “edições”);

    C)     RETÊM (plural, concordando com o núcleo do sujeito “estudantes”; nesse caso o “que” é pronome relativo que retoma/tem função sintática de sujeito, iniciando a OSA restritiva);

    D)    MANTÉM (singular, concordando com o núcleo do sujeito “aparelho”);

    E)     Correta => depois da ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “EE” na 3ª pessoa do plural foi abolido, ficando VEEM, e não mais “vêem”;

    Obs.: por favor, em caso de erro me corrijam e me enviem msg no pv! Tks :)

  • A)   Contém, com acento agudo, está na 3ª pessoa do singular.

    contêm, com acento circunflexo, está na 3ª pessoa do plural.

    Contem, sem acento, não é uma forma conjugada do verbo conter, mas do verbo contar.

  • voo

    veem

  • Com o acordo ortográfico o CREDELEVE perdeu o acentos. São os verbos CRER, DAR, LER E VER.

    Dica: Profª Adriana Figueiredo

  • Fiquei na dúvida entre a Letra D e E, porém FELIZMENTE ACERTEI ao lembrar que o Acento da vorma verbal VER na terceira pessoa do plural foi abolida com o Novo Acordo e que tambem existe oxitona terminada em EM com acento gráfico como a palavra ARMAZÉM.

  • a) E. Contém = usado para singular. Contêm = usado para plural. Note que o sujeito está no plural [armários], logo o verbo deve estar flexionado no plural

    'contêm'.

    b) E. O que compõe uma novo no mercado editorial? Diversas iniciativas de edições colaborativas. Note que o sujeito está no plural [iniciativas]. Logo o verbo

    deve concordar com ele, sendo o correto 'compõem'.

    c) E. Retém = singular, retêm = plural. O sujeito está no plural [estudantes], logo o verbo deve ser flexionado no plural.

    d) E. Mantém = singular, mantêm = plural. Sujeito no singular, a forma deveria ser 'mantém'.

    e) C.

  • Professora de Português

    As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. Ambas são formas conjugadas do verbo compor no presente do indicativo. 

    Estão, contudo, conjugadas em diferentes pessoas:

    Compõe está na 3.ª pessoa do singular: ele compõe.

    Compõem está na 3.ª pessoa do plural: eles compõem.

  • A

    Nem todos os armários contém livros; alguns só armazenam papéis avulsos.CONTÊM

    B

    Diversas iniciativas de edições colaborativas compõe um cenário novo no mercado editorial.COMPÕEM

    C

    Não são muitos os estudantes que retém as informações apenas ouvidas e não visualizadas.RETÊM

    D

    O aparelho mantem o usuário conectado por horas, de forma prejudicial à saúde.MANTÉM

    E

    Os especialistas veem com bons olhos a iniciativa de jogos terapêuticos.GABARITO

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE - não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • Veem é a forma do verbo ver conjugado na 3. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles veem. A palavra vêem está errada desde que entrou em vigor o atual acordo ortográfico, em janeiro de 2009.

  • No caso da alternativa E ( gabarito ), pode-se usar a regra das paroxítonas que não haverá erro.

    Não se acentua as paroxítonas com terminações de oxítonas acentuadas, quais sejam ( terminadas em a, e, o, em, ens ) . - veem - parox. terminada em em...

  • a) Contém / contêm.

    b) Compõe / compõem.

    c) Retém / retêm.

    d) Mantém / mantêm.

    e) Veem = verbo ver. / Vêm = verbo vir.

  • Letra A – ERRADA – É necessário empregar a forma plural “contêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o sujeito plural “Nem todos os armários”.

    Letra B – ERRADA – É necessário o emprego da forma plural “compõem”, parra que haja concordância com o sujeito plural “Diversas iniciativas de edições colaborativas”.

    Letra C - ERRADA – É necessário empregar a forma plural “retêm” – com acento diferencial circunflexo -, para que haja concordância com o antecedente plural “os estudantes”.

    Letra D - ERRADA – É necessário empregar a forma singular “mantém” – com acento agudo -, para que haja concordância com o sujeito singular “O aparelho”.

    Letra E – CERTA – Vale ressaltar que não mais acento no primeiro E do EE.

    Resposta: E

  • PESSOAL, usem mnemônico CRE DE LE VE para resolver essa questão.

    Ele/Ela crê Eles/Elas creem

    Ele/Ela Eles/Elas deem

    Ele/Ela Eles/Elas leem

    Ele/Ela Eles/Elas veem

    CUIDADO: VEM (sentido de vir)

    ELE/ELA vem ELAS/ELAS vêm

    Espero ter ajudado, bons estudos.

  • Dica que vi aqui no QC e me ajuda muito:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

    GABARITO letra E

  • GOSTEI:

    CRE-DE-LE-VE não tem acento quando vai para o plural!

  • a) contêm

    b) compõem

    c) retêm

    d) mantém

    e) veem

  • Após a reforma ortográfica, o acento circunflexo da primeira vogal do hiato “ee”, na terceira pessoa do plural, foi abolido. Portanto, não se escreve mais vêem e sim veem.

  • PC-PR 2021


ID
2908423
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a alternativa em que a substituição do trecho sublinhado por pronome está correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta: A

    Regras de pronomes oblíquos:

    Os pronomes pessoais oblíquos átonos não são precedidos de uma preposição. Podem ser usados quando, na frase, o substantivo que substituem tem função de objeto direto (o, a, os, as, se) ou de objeto indireto (lhe, lhes).

    De acordo com o verbo a que estão ligados, os pronomes pessoais oblíquos átonos podem sofrer alterações.

    Se a forma verbal terminar em -r, -s ou -z, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas lo, la, los, las.

    Se a forma verbal terminar em "m" ou noutro som nasal, os pronomes oblíquos átonos assumem as formas no, na, nos, nas.

  • Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral – ...acatá-las.

    Invertendo a ordem fica:

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral (Sujeito) cabe (VTI) a vocês. (OI)

    Acatar as decisões tomadas na assembléia geral = Acatá-las

  • A)    Correta: quem acata, acata alguma coisa; “as decisões etc...” é objeto direito do verbo acatar, então se usa os pronomes "O/A, OS/AS" => "acatá-las";

    B)     Incorreta: “o mau uso” não é sujeito do verbo “denunciaram” para concordar com ele em número; o sujeito está indeterminado na forma da 3ª pessoa do plural, sem referente, e o trecho “o mau uso...” é OD do verbo; assim, fica no singular o pronome oblíquo átono, e como o verbo termina com a nasalização "m", os pronomes transformam-se em "NO/NA, NOS/NAS" => “denunciaram-no”;

    C)     Incorreta: o verbo “informar” é bitransitivo no caso da alternativa; “os enfermeiros” é OD e “sobre o estado...” é OI; como o pronome colocado está fazendo referência ao trecho “os enfermeiros”, pelo fato de ser OD jamais vai poder se usar “lhe/lhes”, mas somente “O/A, OS/AS” => “informei-os”;

    D)    Incorreta: mesmo erro da assertiva anterior, o verbo “responder” é transitivo direto, o trecho “o ofício etc...” é OD, motivo pelo qual não podem ser usados os pronomes “lhe/lhes”, apenas "O/A, OS/AS" => “respondê-lo”;

    E)      Incorreta: quem solicita, solicita algo A alguém; na alternativa, “a esse departamento” é objeto indireto do verbo solicitar (no caso bitransitivo), com a preposição A; contudo, os pronomes “O/A, OS/AS” não podem desempenhar função sintática de OI, mas apenas de OD, motivo pelo qual, no caso, deve-se usar “lhe, lhes” => “solicitar-lhe”;

    Obs.: nessa alternativa eu acredito que a oração “que providencie a atualização...” é uma OSS objetiva direta, sendo o “que” conjunção integrante;

    Por favor, peço que me corrijam e enviem msg no PV em caso de erro no comentário, ok?! Tks! :)

  • GABARITO= A

    VERBOS TERMINADOS NO INFINITIVOS= ( TERMINOU EM (R) ) RETIRA DA PALAVRA E COLOCAR= LO, LA, LOS, LAS

    ACATAR= ACATÁ-LOS

    AVANTE GUERREIROS.

    @UESLEI.MENDONCA

  • R: Gabarito A

    A) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral  CABE A VOCÊS ACATÁ-LAS (corta o "R" e acrescenta " LA")

    B) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos DENUNCIARAM-NO ( TERMINADO EM "m", "n", "til" - NO, NA,NOS,NAS)

    C) Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente INFORMEI-OS (OS ENFERMEIROS É OBJETO DIRETO, LOGO USA-SE O,A,OS,AS)

    D) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico FALTA RESPONDÊ-LO (corta o "R" e acrescenta "LO")

    E) Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema VENHO SOLICITAR-LHE ( " a esse departamento é OBJETO INDIRETO, LOGO USA-SE " LHE")

    au revoir

  • Oi, pessoal!

    Tenho uma dúvida: Se "as decisões tomadas na assembleia geral" é objeto direto do verbo "acatar", então o sujeito é "vocês", certo? O verbo não teria de concordar com o sujeito? "Cabe a vocês acatarem as decisões tomadas na assembleia geral".

    Isso não muda em nada a questão, que continua certa, porque "em" seria apenas a desinência do infinitivo pessoal. É só para eu não errar alguma questão que cobre especificamente isso.

  • b) Denunciaram-no.

    c) Informei-os.

    d) Respondê-lo.

    e) Solicitar-lhe.

  • A questão tem como assunto principal a colocação dos pronomes, contudo exige conhecimento de concordância e transitividade verbal para responder com sucesso.

    a) Cabe a vocês acatar as decisões tomadas na assembleia geral.

    O verbo atacar é transitivo direto e tem como objeto direto um termo no feminino plural e tem sua terminação em R, assim acrescenta o LAS. CORRETA.

    Cabe a vocês acatá-las.

    b) Denunciaram o mau uso dos espaços públicos.

    Quando o verbo transitivo direto terminar em nasal e seu objeto direto for masculino singular, acrescenta o NO na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: Denunciaram-no.

    c) Informei os enfermeiros...

    O verbo é bitransitivo terminado com vogal e tem seu objeto direto no plural masculino(os enfermeiros), assim acrescenta o OS. INCORRETA.

    Forma correta: Informei-os.

    d) Falta responder o ofício pendente no sistema eletrônico 

    Em verbos transitivos diretos terminados em R, S, Z com objetos diretos masculino singular, acrescenta o LOS. INCORRETA.

    Forma correta: falta respondê-lo

    e) Venho solicitar a esse departamento...

    Em verbos transitivos indiretos na terceira pessoa do singular acrescenta o LHE na sua terminação. INCORRETA.

    Forma correta: venho solicitar-lhe

    GABARITO A

  • Para ter certeza que o verbo "acatar" da primeira frase é VTD, é só ver que na expressão original não vai crase após o verbo, ou seja, não exige preposição

  • Finalmente acertei uma. _/\_

  • b - denuciaram o mau uso (denunciaram-no)

    c - informei-os

    d - respondê-lo

    e - venho solicitar-lhe

  • Pra quem ficou com dificuldades de saber qual a transitividade da C e E

    Percebam que na C: "Informei os enfermeiros sobre o estado da paciente"; após o verbo está uma palavra no masculino, logo, se estivesse preposição, esta viria explicitamente - Informei aos enfermeiros. Assim, VTD.

    Do mesmo modo, na letra E: "Venho solicitar a esse departamento que providencie a atualização do sistema"; departamento é masculino, tirando-se o pronome demonstrativo, percebam que ficaria - solicitar ao departamento. Assim, VTI.

    #PERTENCEREMOS

  • verbo "Informar" é Bitransitivo, ou seja, é Transitivo Direto e Indireto. Em seu emprego é importante lembrar que, quando a pessoa é objeto direto, a coisa deverá ser objeto indireto e vice-versa, ou seja, informar alguém de alguma coisa ou informar a alguém alguma coisa.


ID
2908429
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

Para caracterizar o princípio de funcionamento do GPS, o autor cita a contribuição de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. 

  • hmm, achei meio polêmica: as áreas do conhecimento citadas são a física (eletromagnetismo, newton e relatividade espacial e geral) e astronomia (também a relatividade, e a geometria esférica do planeta, que nao deixa de pertencer à física)... se fossemos rigorosos, apenas a física é a área citada, ja que a astronomia é um ramo da física! quem fez essa prova desconhece ciência

  • o termo usado pelo elaborador-área do conhecimento-é equivocado,uma vez que ciências exatas,biológicas e afins são classificadas dessa forma.Questão passível de anulação.

  • Gabarito C

    mas achei meio forçado afirmar que são "áreas distintas de conhecimento".

  • Questão bem xexelenta. Tinha que ser anulada uma questão dessa!

  • Pensei que seria apenas 1 área do conhecimento (física), mas como não havia essa opção, marquei 4.

  • Usando ideias de eletromagnetismo, (para que?) para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana / para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geralpara tratar a defasagem dos sinais emitidos, E (valor de inclusão) da geometria esférica do planeta...

  • concordo com Cindy Ro.. Na realidade tudo é física, apenas muda os campos de estudo dentro da matéria.

  • nada ve irmao

  • 1 - Ideias de eletromagnetismo

    2 - Física newtoniana

    3 - Teoria da relatividade especial e geral

    4 - Geometria esférica do planeta

    GAB C de #CASCAVEL

    RUMO A PMPR

  • Compreendo as indignações, mas tem que levar em consideração que a prova foi feita para engenheiros.

  • Pelos sinais de pontuação mata a questão!

  • Questão deveria ser anulada.

  • Pessoal,

    A análise deve ser feita com base NO TEXTO. Existem outras áreas do conhecimento envolvidas? Claramente sim. No entanto, a questão diz: "o autor cita a contribuição de".

    Deixarei grifado para aqueles que não visualizaram:

    O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

    Notem que antes de todos os trechos que destaquei, implicitamente temos: "Usando ideias de/da".

    Ele cita uma área e logo depois diz o porquê de ter sido utilizada, ou melhor, para qual função. Não teve nada de conhecimento absurdo, ou por ser prova de engenheiro. É só ter atenção no texto e no enunciado.

    Gabarito: C.

    Bons estudos!

  • Marquei 4 pelo número de assuntos citados, Mas não sei se são distintos.

  • Usando ideias de eletromagnetismo (1), ..., da física newtoniana (2), ..., da teoria da relatividade especial e geral (3), ..., e da geometria esférica (4) ...,[...]

  • Reclamar da banca não dá ponto.

  • As alternativas foram mal formuladas. A resposta correta mesmo seria: 2 áreas de conhecimento. Mas como a prova é de português e não de física, vamos responder dentro do contexto.

  • Eu também marquei a D (5 áreas). Contudo, em rápida pesquisa no Pai do burros (Google), lembrei que a teoria da relatividade de Einstein é uma só. Ocorre que, ela emprega parte geral para determinados casos, e a especial para outros, por exemplo: a parte especial é um caso particular do princípio da relatividade geral em que efeitos da gravidade são ignorados; enquanto a parte geral estuda os efeitos da gravitação por serem integrados, surgindo a noção de espaço-tempo curvo.

    Boa sorte a nós!

  • O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado.

    1 -Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos,

    2 - da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita,

    3 - da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos,

    4 - e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros.

    Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

  • caia na minha prova amem

  • Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta.

    Pra mim, são dois temas específicos: Física e Matemática.

  • Questão para ser anulada. É possível justificar 3 alternativas como sendo corretas!!

  • Pensei em 5

    Usando ideias de eletromagnetismo(1), para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana(2), para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial (3) e geral (4), para tratar a defasagem dos sinais emitidos (5), e da geometria esférica do planeta.

    Poderia ter 3 tipos de resposta diferente, eu erraria dnv se viesse uma dessa

    5 areas

    4 areas

    2 areas (fisica e geometria)

  • AVANTE PM-PR!!!


ID
2908432
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O sistema de posicionamento global (Global Positioning System – GPS) é uma dessas pequenas maravilhas tecnológicas que utilizam uma quantidade enorme de conhecimento acumulado. Usando ideias de eletromagnetismo, para tratar dos sinais emitidos, da física newtoniana, para pôr os satélites em órbita, da teoria da relatividade especial e geral, para tratar a defasagem dos sinais emitidos, e da geometria esférica do planeta, é possível nos localizar com precisão de poucos metros. Para sorte de muitos, parece que não é necessário acreditar na ciência para que ela funcione.

                       Extraído de “A terra é redonda”, Ciência Hoje, n. 349, nov/18.) 

O texto acima encerra uma matéria sobre o percurso da comprovação científica de que o planeta Terra é redondo (em resposta a quem o julga plano):


Nesse contexto, é correto inferir que “muitos”, no último período, refere-se:

Alternativas
Comentários
  • Ironia: consiste em afirmar o contrário do que se quer dizer.

    Gab: D

  • O sarcasmo é mais escrachado e pode ser utilizado através de diversas formas, como através do riso, de palavras, atitudes, gestos e etc. 

    A ironia é caracterizada em situações onde a pessoa diz o oposto daquilo que pensa, em tom de crítica e censura, o sarcasmo é mais voltado para a provocação e comédia.

  • Falando nisso, alguém aqui acredita em Terra plana? hahahha

  • GABARITO: LETRA D

    A ironia é a representação do contrário daquilo que se afirma.

    Exemplo: É tão inteligente que não acerta nada.

    FONTE: WWW.TODAMATÉRIA.COM.BR

  • GABARITO LETRA D. O autor foi irônico.

  • Engraçado

  • Explícito: que é claro, explicado sem ambiguidade;

    Claro: óbvio, distinto, evidente;

    Específico: próprio

    Irônico: referente a ironia, em afirmar o contrário do que se quer dizer. (GABARITO)

    Sarcasmo: zombaria, dizer o oposto do que se quer de maneira mordaz e amarga. É uma ironia cáustica.

  • IRONIA: Olha só quem chegou! Não tá nem um pouco atrasado!

    SARCASMO: Chegou cedão para a reunião de amanhã.

    DEBOCHE: Eeeita! Lá vem o prêmio nobel da pontualidade!

  • Eita farpada violenta.

  • Achei a questão difícil, mas a porcentagem de erros é de apenas 18%, isso, sim, é ironia....rs

    Acertei!

  • Avante guerreiro, não desista do seu sonho!


ID
2908435
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os problemas e defeitos nas pinturas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Saponificação: é o processo de fabricação de sabão. Consiste na hidrólise básica de lípideos, mais precisamente triglicerídeos (óleos vegetais ou gorduras) mediante a adição de uma base forte e facilitado com aquecimento.

    Eflorescência: são ocorrências que aparecem na superfície pintada como manchas esbranquiçadas, com um relevo pulverulento, sem forma definida.

    Bolhas: O surgimento de bolhas na camada pintada pode ter várias causas diferentes, mas sempre relacionadas à aderência da tinta à superfície. 

    – Aplicação de massa corrida em áreas sujeitas ao contato com a água:

    – Pintura sobre superfície pulverulenta:

    – Repintura sobre tinta muito antiga ou de má qualidade:

    – Repintura sem lixamento prévio:

    Calcificação: Calcinação é o nome dado a reação química de decomposição térmica, usada para transformar o calcário em cal virgem, liberando gás carbônico. e outros reações análogas, nas quais esta transformação com remoção de gás está envolvida

    Enrugamento: A superfície da tinta apresenta ondulações durante a secagem.----

    -Incompatibilidade de sistemas;

    -Camada externa seca mais rápido do que a interna;

    -Secagem em painel, antes da pré evaporação do solvente;

    -Temperatura ambiente elevada;

    -Aplicação entre demãos com camada em excesso.

  • Eflorescências são depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície do revestimento, como pisos, paredes e tetos, resultantes da migração e posterior evaporação de soluções aquosas salinizadas.

  • EFLORESCÊNCIA -> 

    são manchas esbranquiçadas que surgem na superfície pintada. Esse problema acontece quando a tinta é aplicada sobre o reboco úmido. A liberação de vapor deposita materiais alcalinos na parede, o que causa as manchas.

    Possíveis Causas

    • Falta de uma adequada preparação da superfície, como total remoção de sinais de eflorescência anteriores.

    • Excesso de umidade passando para a superfície.

    • Eflorescências também pode ser decorrente do vapor, principalmente em cozinhas, banheiros e áreas de serviço.

     

    FONTE: http://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/patologias-da-pintura-saiba-evita-las_6272_0_0

    http://www.demc.ufmg.br/tec3/Apostila%20de%20pintura%20-%20Giulliano%20Polito.pdf

  • A) Calcinação.

    D) Saponificação.

  • ACERTEI, PORÉM A LETRA C NÃO ESTÁ ERRADA


ID
2908438
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre as características das tintas e seu processo de aplicação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Quanto menor a quantidade de resina em uma tinta, mais brilho ela tem. MAIOR

    Considerando os processos de aplicação por trincha, por rolo e por pistola, a primeira opção é a que gera maior perda de tinta.(Terceira Opção)

    Estabilidade é o fenômeno da transformação da camada da tinta líquida aplicada em uma película seca. Secagem

    Rendimento da tinta se refere a um volume padronizado necessário para revestir uma superfície de substrato com duas demãos.

    Quanto maior o teor de pigmentos de uma tinta, mais fosca ele é.

  • a letra D também não seria correta????

  • Um fator que interfere para a redução do rendimento teórico é o processo pelo qual se aplica o produto. Nas aplicações a pincel, trincha ou rolo, normalmente ocorre uma perda de 5% a 15% e nas aplicações com pistolas convencionais, da ordem de 30%.

  • Luan, rendimento é área, não volume

  • Acredito que a opção D esteja errada ao especificar duas demãos, onde deveria especificar a cobertura da superfície independentemente da quantidade de demãos.

    Entende-se por rendimento, a área em m² que um determinado volume de tinta pode cobrir uma superfície.

    É valido complementar ainda que o rendimento é teórico, pois considera-se que a tinta seja aplicada em superfície totalmente lisa, sem nenhuma irregularidade ou perda na aplicação. Mas como se sabe, as superfícies normalmente apresentam irregularidades, tais como: rugosidade e/ou porosidade, o que ocasiona acúmulo e/ou absorção da tinta pela superfície, causando, desta forma, uma redução no rendimento teórico.

  • Gabarito LETRA E

  • Trincha: É um método de baixa produtividade. Por maior que seja a habilidade do aplicador, tende a dar origem a películas não-uniformes, particularmente em termos de espessura. A perda de tinta durante a aplicação é mínima, normalmente não alcançando a 5%.

    Rolo: Este método tem a vantagem de proporcionar maior rendimento produtivo em relação a trincha. As perdas de tinta durante a aplicação são em principio superiores à da trincha, devido principalmente a respingos, porém, o fato de se conseguir espessuras mais uniformes do que aquele método tende a igualar suas perdas.

    Pistola: apresenta grande produtividade, tem como característica a obtenção de espessura de película quase que constante ao longo de toda a superfície pintada. O método de aplicação por pistola convencional apresenta ainda como limitação o fato de levar à excessivas perdas de tinta durante a aplicação, da ordem de 30 %.


ID
2908441
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os efeitos da ação do meio ambiente sobre as estruturas de concreto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 6.3.2.3 Reação álcali-agregado

    É a expansão por ação das reações entre os álcalis do concreto e agregados reativos. O projetista

    deve identificar no projeto o tipo de elemento estrutural e sua situação quanto à presença de

    água, bem como deve recomendar as medidas preventivas, quando necessárias, de acordo com a

    ABNT NBR 15577-1.

  • A reação álcali-carbonato, por sua vez, leva à decomposição de dolomita e à formação de brucita, em um processo que pode provocar expansão. Por causa da expansão associada ao processo, as reações álcali-agregado levam à  fissuração e deslocamentos estruturais.

  • CONCRETOLixiviação / Expansão - sulfato ou reação álcaliagregado

    ARMADURA: Despassivação - cloreto ou CO2 (carbonatação)

  • ü MECÂNISMOS DE DETERIORAÇÃO:

    Ø MECANISMOS PREPONDERANTES DE DETERIORAÇÃO RELATIVOS AO CONCRETO:

    ·      LIXIVIAÇÃO: por ação de águas puras, carbônicas agressivas ou ácidas que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento;

    ·      EXPANSÃO POR AÇÃO DE ÁGUAS e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado;

    ·      EXPANSÃO POR AÇÃO DAS REAÇÕES ENTRE OS ÁLCALIS do cimento e certos agregados reativos;

    ·      REAÇÕES DELETÉRIAS SUPERFICIAIS de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica.

    Ø Mecanismos preponderantes de deterioração relativos à ARMADURA:

    ·      DESPASSIVAÇÃO POR CARBONATAÇÃO, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera;

    DESPASSIVAÇÃO por elevado teor de íon cloro (cloreto);

  • ecanismos de envelhecimento e deterioração 

    # RELATIVOS AO AÇO

    CARBONATAÇÃO

    DISSIPAÇÃO POR CLORETO

     

    # RELATIVOS AO CONCRETO 

    Expansão por SULFATOS

    LIXIVIAÇÃO 

    REAÇÃO ÁLCALI-AGREGADO

     

     

    6.3 Mecanismos de envelhecimento e deterioração

    6.3.1 Generalidades
    Dentro desse enfoque devem ser considerados, ao menos, os mecanismos de envelhecimento e deterioração da estrutura de concreto, relacionados em 6.3.2 a 6.3.4.
    6.3.2 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto
    a) lixiviação: por ação de águas puras, carbônicas agressivas ou ácidas que dissolvem e carreiam os compostos hidratados da pasta de cimento;
    b) expansão por ação de águas e solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado; 
    c) expansão por ação das reações entre os álcalis do cimento e certos agregados reativos; 
    d) reações deletérias superficiais de certos agregados decorrentes de transformações de produtos ferruginosos presentes na sua constituição mineralógica.
    6.3.3 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura
    a) despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera;
    b) despassivação por elevado teor de íon cloro (cloreto). 

    6.3.4 Mecanismos de deterioração da estrutura propriamente dita
    São todos aqueles relacionados às ações mecânicas, movimentações de origem térmica, impactos, ações cíclicas, retração, fluência e relaxação.

     

     

                                                                                                  Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

  • A - ERRADO - A Abrasão é a perda gradual e continuada da argamassa e agregados do concreto, ou seja, um desgaste devido à falta de resistência por abrasão na superfície do concreto.

    B - ERRADO - A ação do dióxido de carbono retira a proteção da armadura, deixando-a exposta a corrosão.

    C - CERTO - As reações químicas se manifestam através das deficiências físicas no concreto armado: fissuração e lascamento, aumento da porosidade e permeabilidade, diminuição da resistência.

    D - ERRADO - A erosão é uma causa física, que se dá pela atuação de fluídos, em movimento com partículas em suspensão, na estrutura.

    E - ERRADO - O ataque por sulfatos é uma ação química.

  • Quanto a letra B)

    " A carbonatação em si,  e se ficasse restrita a uma espessura inferior à da camada de cobrimento  das armaduras, seria até benéfica para o concreto, pois aumentaria as suas resistências químicas e mecânicas. 

    A questão é que, em função da concentração de CO2 na atmosfera e da porosidade e nível de fissuração do concreto, a carbonatação pode atingir a armadura, quebrando o filme óxido que a protege, corroendo-a."

     

    FONTE: Livro Patologia, recuperação e reforço das estruturas de concreto - PINI (pág. 75)


ID
2908444
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Assinale a alternativa que corresponde a métodos de proteção e de aumento da durabilidade do concreto armado.

Alternativas
Comentários
  • Nbr 6118/14

    6 Diretrizes para durabilidade das estruturas de concreto

    6.1 Exigências de durabilidade

    As estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que, sob as condições ambientais

    previstas na época do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto, conservem

    sua segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante o prazo correspondente à sua vida útil.

    Se alguém puder colaborar, agradeço.

    Só encontrei isso

  • Bonjour

    NBR 6118/2014

    7.7 Medidas especiais

    Em condições de exposição adversas, devem ser tomadas medidas especiais de proteção e conservação do tipo: Aplicação de revestimentos hidrofugantes e pinturas impermeabilizantes sobre as superfícies do concreto, revestimentos de argamassas, de cerâmicas ou outros sobre a superfície do concreto, galvanização da armadura, proteção catódica da armadura e outros.


ID
2908447
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre os termos e definições da NBR 9575, que trata de impermeabilização (seleção e projeto), assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Água Sob Pressão: água, confinada ou não, exercendo pressão hidrostática > 1 kPa piscinas, caixa d água, subsolo abaixo do lençol de água

  • Água de condensação é a água que atua sobre superfícies (acumuladas no estado líquido), não exercendo pressão hidrostática superior a 1 kPa (0,1 mca). PERCOLAÇÃO

    Camada de berço é o estrato com a função de favorecer a aderência da camada impermeável, aplicado ao substrato a ser impermeabilizado. IMPRIMAÇÃO

    Camada de amortecimento é o estrato com a função de reduzir o gradiente de temperatura atuante sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra os efeitos danosos do calor excessivo. PROTEÇÃO TERMICA

    Camada de proteção mecânica é o estrato com as funções de regularizar o substrato, proporcionando uma superfície uniforme de apoio, coesa, perfeitamente aderida e adequada à camada impermeável, e de fornecer a ele um certo caimento ou declividade. REGULARIZAÇÃO

    Água sob pressão negativa se refere à água, confinada ou não, que exerce pressão hidrostática superior a 1 kPa (0,1 mca), de forma inversa à impermeabilização.

  • 3.3 água de condensação

     

    -> água proveniente da condensação de água presente no ambiente sobre a superfície de um elemento construtivo, sob determinadas condições de temperatura e pressão

     

    3.21 camada de berço

     

    -> estrato com a função de apoio e proteção da camada impermeável contra agressões provenientes do substrato

     

    3.20 camada de amortecimento

     

    -> estrato com a função de absorver e dissipar os esforços estáticos ou dinâmicos atuantes sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra a ação deletéria destes esforços

     

    3.23 camada de proteção mecânica

     

    -> estrato com a função de absorver e dissipar os esforços estáticos ou dinâmicos atuantes por sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra a ação deletéria destes esforços

     

    3.5 água sob pressão negativa

     

    -> água, confinada ou não, que exerce pressão hidrostática superior a 1 kPa (0,1 m.c.a), de forma inversa à impermeabilização.

     

    ABNT NBR 9575


ID
2908450
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a NBR 9574, que trata de execução de impermeabilização, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • c) 4.2.4 Cimento cristalizante para pressão negativa

    4.2.4.1 Preparação do substrato O substrato deve ser de concreto e se encontrar firme, coeso e homogêneo.

  • A) Os coletores não podem ser rigidamente fixados à estrutura.

    Os coletores devem ser rigidamente fixados a estrutura.

    B) Os coletores devem ter diâmetro que garanta a manutenção da seção nominal dos tubos prevista no projeto hidráulico após a execução da impermeabilização, sendo o diâmetro nominal mínimo de 50 mm.

    Os coletores devem ter diâmetro que garanta a manutenção da seção nominal dos tubos, sendo o diâmetro nominal mínimo 75 mm

    C) Para o uso de cimento cristalizante para pressão negativa, o substrato deve ser de concreto e se encontrar firme, coeso e homogêneo.

    D) No caso de aplicação de membrana acrílica, o substrato deve ter declividade nas áreas horizontais de no mínimo 8% em direção aos coletores de água.

    E) No caso de aplicação de membrana elastomérica de estireno-butadieno-ruber (S.B.R.), o substrato deve ter declividade nas áreas horizontais de no mínimo 5% em direção aos coletores de água.

  • O substrato deve se encontrar firme, coeso, seco, regular, com declividade nas áreas horizontais de no mínimo 1 % em direção aos coletores de água. Para calhas e áreas internas, é permitido o mínimo de 0,5 %. Cantos devem estar em meia cana e as arestas arredondadas. 

    NBR 9574 - 2008

  • a) Os coletores não podem ser rigidamente fixados à estrutura. (devem).

    b) Os coletores devem ter diâmetro que garanta a manutenção da seção nominal dos tubos prevista no projeto hidráulico após a execução da impermeabilização, sendo o diâmetro nominal mínimo de 50 mm (75mm).

    c) Correto.

    d) No caso de aplicação de membrana acrílica, o substrato deve ter declividade nas áreas horizontais de no mínimo 8% em direção aos coletores de água. (2%).

    e) No caso de aplicação de membrana elastomérica de estireno-butadieno-ruber (S.B.R.), o substrato deve ter declividade nas áreas horizontais de no mínimo 5% em direção aos coletores de água. (1%)

    fonte: NBR 9574.

  • Lembrando que, a membrana acrílica é a única impermeabilização que a inclinação do substrato é diferente nas áreas horizontais sendo de 2% e não de 1% como as demais..

    NBR 9575


ID
2908453
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a administração do planejamento de obras de edificações, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA "D"

    Ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

    O gráfico conhecido como Dente de Serra tem o seu nome devido ao seu formato que lembra um serrote, e consiste na visualização gráfica das flutuações de estoques, auxiliando na identificação do tempo de reposição e nível de ressuprimento.

    curva de experiência ABC, também chamada de análise de Pareto ou regra 80/20, é um método de categorização de estoques, cujo objetivo é determinar quais são os produtos mais importantes de uma empresa.

  • A) Na estrutura funcional os recursos estão organizados em departamentos. Por exemplo: administrativo, contábil, marketing, desenvolvimento, produção, etc. Recomendada para pequenas empresas. Os recursos alocados em cada departamento respondem a um único chefe. Além disso, cada área tem pessoas que compartilham de conhecimentos e habilidades similares.

    B) PLAN (Planejar), DO (Executar), CHECK (Checar), ACT ou ADJUST (AGIR/AJUSTAR).

    C) Gráfico Dente de Serra é, em linhas gerais, a interpretação gráfica da flutuação dos estoques de uma empresa, independentemente de sua área de atuação. A ferramenta torna a gestão do estoque visual e simplificada, tendo como principal objetivo propiciar a manutenção dos níveis adequados de estoque, o que é essencial para as operações de uma companhia.

    E) A estrutura divisional é mais indicada para empresas que trabalham com diferentes mercados e uma carteira de clientes variada. É formada por divisões separadas e autossuficientes. Cada divisão é responsável por um produto ou serviço de acordo com os objetivos organizacionais. A estrutura pode ser por: clientes, produtos ou serviços, localização geográfica, por projetos ou por processos.

  • No caso da letra E, o correto seria matricial.


ID
2908456
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Considerando o vocabulário relativo a telhados, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) Platibanda é uma parede baixa feita acima do pé-direito do último pavimento da edificação, com a função de ocultar o telhado.

    B) Tirante é uma peça submetida a esforço de tração

    C) Frechal: Viga que fica assentada sobre o topo da parede, servindo de apoio à tesoura. Viga sobre a qual se apóia a ponta dos caibros na parte mais baixa do telhado. Componente do telhado que distribui a carga concentrada das tesouras sobre a parede.

    Rufo é uma chapa metálica virada (dobrada) ou peça em ângulo, para evitar infiltração de água entre o telhado e a parede.

    D) Cumeeira: parte mais elevada de um telhado, na interseção de duas águas-mestras; cumeada, cavalete de telhado.

    Tubo de Descida: é um tubo de descida de águas pluviais, em geral embutido na parede.

    E) Algeroz: O mesmo que calha. Cano entrecortado responsável por receber e escoar águas provenientes do telhado.

  • Platibanda: Prolongamento do alinhamento da parede externa, acima dos frechais, para camuflagem do telhado. A platibanda é sempre contornada por calha e rufo.
     

     

    Tirante: Elemento estrutural submetido à tração.

     

    Frechal: Componente do telhado. Viga que fica assentada sobre o topo da parede, servindo de apoio à tesoura.

     

    Cumeeira: Representa a parte mais elevada de uma cobertura, linha de separação das águas de um telhado, telha que cobre a fileira.

     

    Algeroz: O mesmo que calha. Cano entrecortado responsável por receber e escoar águas provenientes do telhado.

     

     

     

    Leia mais em: https://www.ecivilnet.com/dicionario/o-que-e-platibanda.html
    Copyright © E-Civil

     

    Fonte: https://www.engenhariacivil.com/dicionario/?s=cumeeira


ID
2908459
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre coberturas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA "B"

    a) Existem mais tipos de telhas

    b) Correto

    c) Estribos são usados sim

    d) Elementos da Tesoura

    Pendural: Peça vertical da Tesoura. Recebe as cargas das peças diagonais.

    Diagonal: Tem esse nome devido a sua posição diagonal na Tesoura. Responsável por receber as cargas das terças.

    Chapuz ou Calço: Responsável por travar as Terças nas Diagonais.

    Linha: Peça inferior da Tesoura. Tem a função de distribuir as cargas da tesoura para a viga ou pilar ou peça estrutural que ela estiver apoiada.

    Terças: Peças que estão posicionadas na longitudinal dos telhados. Responsável por unir as Tesouras do telhado e por receber a carga dos caibros e distribuir para as Tesouras.

    Caibros: Tem a posição transversal em todo o telhado. Responsável por receber as cargas das ripas e transferir para as terças.

    Ripas: Tem a posição longitudinal nos telhados, como as terças. Nas ripas que são apoiadas as telhas cerâmicas. São responsáveis, também, por transferir a carga (peso) das telhas e transferir para os caibros.

    e) Os caibros são elementos da tesoura.

  • Concordo com a letra B, contudo, conforme a letra D, as tesouras são sim compostas por ripas e caibros, não apenas, mas são compostas; a afirmação não limita. Creio que a questão cabe recurso.

  • As tesouras em si devem resistir aos esforços mencionados na letra b. 

    Observa-se que:

    OS ELEMENTOS NA VERICAL E HORIZONTAL SÃO TRACIONADOS; 

    OS ELEMENTOS NA DIAGONAL SÃO COMPRIMIDOS! 

     

    E a tesoura por completo sofre flexão. 

     

     

  • Futuro Lobo de Wall Street, a trama é composta por terças, caibros e ripas. A tesoura faz parte da estrutura de apoio.

  • Corrigindo o Futuro Lobo de Wall Street:

    A TRAMA é composta por Terças, Ripas e caibros.

  • Letra a) As telhas cerâmicas podem ser dos tipos romana, colonial, francesa, ondulada, canaleta, duplo S e coppo Grécia. (Ondulada são de fibrocimento ou metálicas; Canaleta não é telha; Duplo S é feita de concreto.

    Letra b) GABARITO

    Letra C) Estribos não são peças usadas em telhados de madeira.

    Letra d) A TRAMA são compostas por ripas e caibros.

    Letra e) AS RIPAS são peças de madeira em que as tesouras são apoiadas.

  • Letra a) As telhas cerâmicas podem ser dos tipos romana, colonial, francesa, ondulada, canaleta, duplo S e coppo Grécia. (Ondulada são de fibrocimento ou metálicas; Canaleta não é telha; Duplo S é feita de concreto.

    Letra b) GABARITO

    Letra C) Estribos não são peças usadas em telhados de madeira.

    Letra d) A TRAMA são compostas por ripas e caibros.

    Letra e) AS RIPAS são peças de madeira em que as tesouras são apoiadas.

  • a) Telhas onduladas são metálicas ou de fibrocimento; telha canaleta é de fibrocimento; telha duplo S é de concreto ou PET; telha coppo Grécia é de concreto ou PET

    b) Gabarito

    c) Os estribos são instalados depois que o telhado estiver carregado

    d) As tramas são compostas por terças, caibros e ripas

    e) O frechal são peças em que as tesouras são apoiadas

  • "Futuro Lobo de Wall Street", as ripas e os caibros fazem parte da Trama, e, não, da Tesoura.

  • a) As telhas cerâmicas podem ser dos tipos romana, colonial, francesa,

    Segundo a NBR 15310:2009 Componentes cerâmicos, existem cinco tipos de telhas cerâmicas: Francesa, Romana, Colonial, Paulista e Plan.

    Mas no mercado também se encontram as telhas: Portuguesa, Americana e Italiana.

    As telhas Ondulada e canaleta são do tipo Fibrocimento.         

    Telhas de concreto: Duplo S, Coppo Grécia e Coppo Vêneto.

    b) As tesouras devem ser dimensionadas para que resistam aos esforços de tração, compressão e flexão.

    c) Estribos são peças usadas em telhados de madeira.

    d) As tramas são compostas por terças, ripas e caibros.

    e) Os Frechais são peças de madeira em que as tesouras são apoiadas

  • Tramas - Terças, caibros e ripas

    Tesoura - Empena, pendural, tirante, escora e linha

    Tirante = Pontalete, montante, suspensório;

    Linha = Banzo/Membrura Inferior, rochante, tensor, olivel, tirante;

    Empena = Banzo/Membrura Superior, Asna, Perna;

    Escora = Diagonal

    As terças se apoiam na tesoura;

    As tesouras se apoiam no frechal;

    O frechal se apoia na alvenaria.

    no livro do moliterno, ele não utiliza o tirante com o nome de tirante, e sim de pontalete, e o tirante é o banzo inferior. Entretanto, atualmente não chamamos mais o banzo inferior de tirante, e passamos a chamar o pontalete de tirante.

    Fonte: moliterno 4a ed. 1969

  • Dizer que a tesoura é dimensionada à Flexão é forçar a barra.

  • Sério que a Tesoura é dimensionada para resistir a flexão ???

    Porque nenhum de seus componentes trabalha a flexão, somente tração e compressão ??

    Alguém sabe sobre isso ?

  • Que eu saiba são as terças que são sujeitas a flexão .

    Montante, tirante, pendural são a tração .

    Perna, escora a compressão .

  • Estática manda lembranças


ID
2908462
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o revestimento de argamassa em paredes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Taliscas e mestras são sinônimos e são usadas para obter o acabamento de argamassa plano e nivelado.

     As taliscas são pequenos tacos de madeira ou cerâmicos, que assentados com a própria argamassa do emboço nos fornecem o nível.

    Mestras são constituídas por faixas de argamassa, em toda a altura da parede (ou largura do teto) e são executadas na superfície ao longo de cada fila de taliscas já umedecidas. 

    De acordo com a NBR 13749, as paredes internas revestidas com argamassa devem ter espessura de revestimento de no mínimo 15 mm.

    As mestras são executadas entre as taliscas e servem como guias para o sarrafeamento da argamassa de revestimento.

    De acordo com a NBR 13749, as paredes externas revestidas com argamassa devem ter espessura de revestimento de no mínimo 35 mm.

    O desempeno é uma atividade que substitui o sarrafeamento, resultando em acabamentos semelhantes.

  • REVESTIMENTO      ESPESSURA (e)

    parede interna          5 ≤ e ≤ 20

    parede externa         20 ≤ e ≤ 30

    teto                      ≤ 20

     

    O desvio de nível de revestimentos de tetos de armagassa não deve exceder L/900

  • a) errado: Não são sinônimos. O Taliscamento são "pontos" obtidos pelo nivelamento e as mestras são feitas entre as talisca para que seja feito o sarrafeamento.

    b)errado: espessura mínima é de 5mm.

    c) correto

    d)errado: espessura mínima de 20mm

    e)errado: O desempenamento depende do sarrafeamento, são coisas distintas.

  • O acabamento desempenado fornece um aspecto liso ao passo que o acabamento sarrafeado fornece um aspecto áspero .

  • a quem se interessar, um resumo bem bom sobre revestimentos:

    https://sites.uepg.br/denge/aulas/revestimentos/conteudo_deletar.htm#1


ID
2908465
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o revestimento cerâmico em paredes, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • e) A colocação das placas cerâmicas deve ser feita de baixo para cima, uma fiada de cada vez a partir de uma régua colocada de nível para alinhamento e galga da primeira fiada de assentamento.

  • c) a espessura MÍNIMA para o rejunte é de 5 mm

  • a) desempenadeira de borracha para espalhar a mistura ao longo da junta

    b) Para juntas de até 5 mm, recomenda-se o uso de rejuntes de acrílico e de epóxi.

  • Argamassa colante não é usada para o rejuntamento, mas sim para colar as placas cerâmicas no contrapiso.

  • a espessura mínima para o rejunte de 5mm é para as fachadas.

  • A espessura do rejunte pode variar entre 1 mm e 15 mm, de acordo com o tamanho do revestimento cerâmico assentado, seu uso e local de aplicação.

    Para juntas de até 5 mm, recomenda-se o uso de rejuntes de acrílico e de epóxi

  • Gabarito LETRA D


ID
2908468
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre manutenção preventiva e corretiva na construção civil, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O melhor momento de implementar intervenções é na fase de projeto, se tornando mais barata que na fase de execução.

    A manutenção preventiva é mais rápida e mais barata que a manutenção corretiva, pois ela antecipa o problema.

    RESPOSTA LETRA "E"

  • A Uma medida de intervenção feita na fase de execução da edificação é mais barata do que a sua implementação na fase de projeto. (Intervenção feita na fase de projeto é mais barata do que na de execução)

    B De acordo com a lei dos 5, todas as medidas visando o aumento da durabilidade tomadas na fase de manutenção preventiva podem custar até 125 vezes o valor das equivalentes, corretamente adotadas na fase de projeto. (25 vezes, 125 seria para manutenção corretiva)

    C A manutenção corretiva é mais aplicada na construção civil do que a manutenção preventiva, porque é um sistema de solução mais rápida. (manutenção corretiva é uma solução mais demorada e mais cara, pois a intervenção é realizada em um problema que já ocorreu)

    D O melhor momento de implementar intervenções visando o aumento da durabilidade de uma edificação é na fase de execução. (Projeto)

    E Comparado com o de manutenção preventiva, o uso de manutenção corretiva é mais oneroso ao longo da vida útil das edificações. (CORRETA - manutenção corretiva é 5 vezes mais onerosa que a manutenção preventiva)


ID
2908471
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre o adensamento do concreto com vibrador elétrico de agulha, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NBR 14931:2004

    Não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma, para evitar a formação de bolhas de ar na superfície da peça, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que não se formem vazios.

  • 9.6.2 Cuidados no adensamento com vibradores de imersão

     

    Quando forem utilizados vibradores de imersão, a espessura da camada deve ser aproximadamente igual a 3/4 do comprimento da agulha.

     

    Ao vibrar uma camada de concreto, o vibrador deve penetrar cerca de 10 cm na camada anterior.

     

    Tanto a falta como o excesso de vibração são prejudiciais ao concreto.

    Devem ser tomados os seguintes cuidados durante o adensamento com vibradores de imersão (ver figura 2):

     preferencialmente aplicar o vibrador na posição vertical;

     vibrar o maior número possível de pontos ao longo do elemento estrutural;

     retirar o vibrador lentamente, mantendo-o sempre ligado, a fim de que a cavidade formada pela agulha se feche novamente;

     não permitir que o vibrador entre em contato com a parede da fôrma (nem com a armadura) , para evitar a formação de bolhas de ar na superfície da peça, mas promover um adensamento uniforme e adequado de toda a massa de concreto, observando cantos e arestas, de maneira que não se formem vazios;

     mudar o vibrador de posição quando a superfície apresentar-se brilhante.

     

    FONTE: NBR 14931


ID
2908474
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação a NBR 6118, especificamente sobre o tema mecanismos de envelhecimento e deterioração, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Relativos ao Concreto: lixiviação, expansão por sulfatos e reação álcaliagregado.

    Relativos à Armadura: despassivação por cloreto e despassivação por carbonatação.

    Calma, calma! Eu estou aqui!

  • CONCRETO: Lixiviação / Expansão - sulfato ou reação álcaliagregado

    ARMADURA: Despassivação - cloreto ou CO2 (carbonatação)

  • 6.3.2 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto:

    6.3.2.1 Lixiviação:

    É o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento

    por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras. Para prevenir sua ocorrência,recomenda-se restringir a fissuração, de forma a minimizar a infiltração de água, e proteger as superfícies expostas com produtos específicos, como os hidrófugos.

    6.3.2.2 Expansão por sulfato:

    É a expansão por ação de águas ou solos que contenham ou estejam contaminados com sulfatos, dando origem a reações expansivas e deletérias com a pasta de cimento hidratado. A prevenção pode ser feita pelo uso de cimento resistente a sulfatos, conforme ABNT NBR 5737.

    6.3.2.3 Reação álcali-agregado:

    É a expansão por ação das reações entre os álcalis do concreto e agregados reativos. O projetista deve identificar no projeto o tipo de elemento estrutural e sua situação quanto à presença de água, bem como deve recomendar as medidas preventivas, quando necessárias, de acordo com a ABNT NBR 15577-1.

    6.3.3 Mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura:

    6.3.3.1 Despassivação por carbonatação:

    É a despassivação por carbonatação, ou seja, por ação do gás carbônico da atmosfera sobre o aço da armadura. As medidas preventivas consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto. O cobrimento das armaduras e o controle da fissuração minimizam este efeito, sendo recomendável um concreto de baixa porosidade.

    6.3.3.2 Despassivação por ação de cloretos:

    Consiste na ruptura local da camada de passivação, causada por elevado teor de íon-cloro. As medidas preventivas consistem em dificultar o ingresso dos agentes agressivos ao interior do concreto. O cobrimento das armaduras e o controle da fissuração minimizam este efeito, sendo recomendável o uso de um concreto de pequena porosidade. O uso de cimento composto com adição de escória ou material pozolânico é também recomendável nestes casos.

    FONTE: NBR 6118/2014

  • Enunciado: mecanismos de envelhecimento e deterioração, assinale a alternativa correta.

    a)ERRADA. Ataque por sulfatos é o mecanismo responsável por dissolver e carrear os compostos hidratados da pasta de cimento por ação de águas puras, carbônicas agressivas, ácidas e outras.

    → Trata-se da lixiviação

    ==================================================================================

    b)ERRADA. Os mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto são despassivação por cloretos e despassivação por carbonatação.

    → Deterioração da armadura: despassivação por cloretos e despassivação por carbonatação.

    ============================================================================================

    c)GABARITO. Os mecanismos preponderantes de deterioração relativos ao concreto são lixiviação, expansão por sulfatos e reação álcaliagregado.

    → Deterioração do concretolixiviação, expansão por sulfatos e reação álcali-agregado.

    ===================================================================================

    d)ERRADA. Os mecanismos preponderantes de deterioração relativos à armadura são lixiviaçãoexpansão por sulfatos e reação álcaliagregado.

    → Acabamos de ver que esses mecanismos de deterioração corresponde ao concreto.

    ==============================================================================================

    e)ERRADA. Despassivação por carbonatação ocorre por ação das reações entre os álcalis do concreto e agregados reativos.

    → A despassivação por carbonatação está relacionada com a ruptura generalizada do aço.

    → A deterioração entre os álcalis do concreto e agregados reativos é referente ao concreto

    =======================

    Espero ter ajudado de alguma maneira.

    Qualquer coisa, deixe-me mensagem

    Força ai, Guerreira (o)!


ID
2908477
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à NBR 6118, especificamente sobre o tema agressividade do ambiente sobre a estrutura de concreto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Não seria alternativa "D" a correta?

  • Gabarito preliminar d)

    Acredito que o que anulou a questão foi limitar o abrandamento a ambientes secos, pois ambientes com concreto revestido com argamassa e pintura também são exceção.

  • a) O ambiente rural apresenta agressividade FRACA , com risco de deterioração da estrutura INSIGNIFICANTE .

    b) A zona de respingos de maré apresenta agressividade MUITO forte, com risco de deterioração da estrutura ELEVADO .

    c) O concreto armado submerso enquadra-se na agressividade FRACA , com risco de deterioração da estrutura INSIGNIFICANTE.

    d) O ambiente urbano apresenta agressividade moderada, com risco de deterioração da estrutura pequeno, a não ser que se trate de ambiente seco.(INCLUSIVE NESSA SITUAÇÃO, mas pode-se utilizar uma classe mais branda)

    e) O ambiente industrial pode ser enquadrado como agressividade moderado FORTE/MUITO FORTE , com risco de deterioração da estrutura pequeno GRENDE/ELEVADO

    Entretanto, se levarmos ao pé da letra, poderíamos dizer que a Letra "E" está correta, já que de fato ela PODE ser enquadrada como de agressividade moderada e deterioração pequena, se o ambiente for seco/revestido, ou umidade relativa do ar < 65%

    (Rodapé da tabela da NBR 6118)

    a)    Pode-se admitir um microclima com uma classe de agressividade mais branda (uma classe acima) para ambientes internos secos (salas, dormitórios, banheiros, cozinhas e áreas de serviço de apartamentos residenciais e conjuntos comerciais ou ambientes com concreto revestido com argamassa e pintura).

    b)    Pode-se admitir uma classe de agressividade mais branda (uma classe acima) em obras em regiões de clima seco, com umidade média relativa do ar menor ou igual a 65 %, partes da estrutura protegidas de chuva em ambientes predominantemente secos ou regiões onde raramente chove.

    Então como a menor classe industrial é a CAA III, poderíamos diminui-la para CAA II (porque na tabela aparece "a" e "b" como considerações que podem ser levadas em consideração).

    Mas a banca resolveu anular a questão, porque ela queria a "letra D" como resposta, e ela não tem como estar certa. Já que restringe o ambiente seco de pertencer a CAA II.


ID
2908480
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à NBR 6118, especificamente sobre a abertura de fissuras, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 13.4.2 Limites para fissuração e proteção das armaduras quanto à durabilidade

    A abertura máxima característica wk das fissuras, desde que não exceda valores da ordem de 0,2 mm

    a 0,4 mm, (conforme Tabela 13.4) sob ação das combinações frequentes, não tem importância significativa

    na corrosão das armaduras passivas.

  • c) Para as armaduras passivas, existe a possibilidade de corrosão sob tensão, e os limites de abertura máxima de fissuras devem ser mais restritos, em função direta da agressividade do ambiente, dada pela classe de agressividade ambiental. (ativas)


ID
2908483
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • NR 18

    a) (Correto)

    b) (Errado - 18.15.31 O trabalhador deve utilizar cinto de segurança tipo paraquedista, ligado ao trava-quedas de segurança este, ligado a cabo-guia fixado em estrutura independente da estrutura de fixação e sustentação do andaime suspenso.)

    c) (Errado - 18.15.2.5 b) é obrigatório o uso de cinto de segurança tipo paraquedista e com duplo talabarte que possua ganchos de abertura mínima de cinquenta milímetros e dupla trava;

    d) (Errado - 18.23.2 O cinto de segurança tipo abdominal somente deve ser utilizado em serviços de eletricidade e em situações em que funcione como limitador de movimentação.)

    e) (Errado - 18.23.1 A empresa é obrigada a fornecer aos trabalhadores, gratuitamente, EPI adequado ao risco e em perfeito estado de conservação e funcionamento, consoante as disposições contidas na NR 6 - Equipamento de Proteção Individual - EPI.

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
2908486
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, o canteiro de obras deve dispor de:

Alternativas
Comentários
  • NR 18

    18.4.1. Os canteiros de obras devem dispor de:

    h) ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores

  • 18.4.1. Os canteiros de obras devem dispor de:

    a) instalações sanitárias;

    b) vestiário;

    c) alojamento;

    d) local de refeições;

    e) cozinha, quando houver preparo de refeições;

    f) lavanderia;

    g) área de lazer;

    h) ambulatório, quando se tratar de frentes de trabalho com 50 (cinquenta) ou mais trabalhadores.

    18.4.1.1. O cumprimento do disposto nas alíneas "c", "f" e "g" é obrigatório nos casos onde houver trabalhadores alojados.

    Calma, calma! Eu estou aqui!


ID
2908489
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, especificamente sobre o tema escavações, fundações e desmonte de rochas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a)Na execução de tubulões a céu aberto, a cada grupo de quatro trabalhadores, dois devem ser treinados para resgate.( A cada grupo de 20 trabalhadores)

    b) Os taludes com altura superior a 0,75 m devem ter estabilidade garantida. (1,75m)

    c) Havendo possibilidade de infiltração ou vazamento de gás em locais confinados, o espaço deve ser monitorado e os trabalhadores proibidos de fumar dentro da escavação, sendo necessário um sistema de exaustão se as medidas anteriores não funcionarem(Quando houver possibilidade de infiltração ou vazamento de gás, o local deve ser devidamente ventilado e monitorado)

    d) Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para esse fim. (Correta)

    e) Os materiais retirados da escavação devem ser depositados a uma distância superior a 50 cm, medida a partir da borda do talude( distância superior à metade da profundidade medida a partir da borda do talude)

  • Em linhas gerais:

    TALUDES INSTÁVEIS: quando possuem mais de 1,25 m de altura devem ser tomadas medidas para garantir a estabilidade do talude.

    QUALQUER TALUDE: quando possuírem mais de 1,75 m de altura devem ser tomadas medidas para garantir a estabilidade do talude.

  • d) Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para esse fim. (Correta)


ID
2908492
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Sobre a Norma Regulamentadora 18, que trata das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, no que se refere à Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) nas empresas da indústria da construção, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • 18.33.1 A empresa que possuir na mesma cidade 1 (um) ou mais canteiros de obra ou frentes de trabalho, com menos de 70 (setenta) empregados, deve organizar CIPA centralizada.

    18.33.3 A empresa que possuir 1 (um) ou mais canteiros de obra ou frente de trabalho com 70 (setenta) ou mais empregados em cada estabelecimento, fica obrigada a organizar CIPA por estabelecimento.

     < 70 empregados – CIPA centralizada

     70 empregados – CIPA por estabelecimento

  • 1 representante titular e 1 suplente para cada grupo de 50 trabalhadores

  • Gabarito - B


ID
2908495
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A previsão de carga de uma instalação elétrica deve ser feita considerando algumas orientações essenciais. Com relação a esse tema, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBR 5410

    4.2.1.2.3 Pontos de tomada:

    a) em locais de habitação, os pontos de tomada devem ser determinados e dimensionados de acordo com 9.5.2.2; b) em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral. Aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuída uma potência de no mínimo 1000 VA;

    c) quando um ponto de tomada for previsto para uso específico, deve ser a ele atribuída uma potência igual à potência nominal do equipamento a ser alimentado ou à soma das potências nominais dos equipamentos a serem alimentados. Quando valores precisos não forem conhecidos, a potência atribuída ao ponto de tomada deve seguir um dos dois seguintes critérios:

    ʊ potência ou soma das potências dos equipamentos mais potentes que o ponto pode vir a alimentar, ou

    ʊ potência calculada com base na corrente de projeto e na tensão do circuito respectivo;

    d) os pontos de tomada de uso específico devem ser localizados no máximo a 1,5 m do ponto previsto para a localização do equipamento a ser alimentado;

    e) os pontos de tomada destinados a alimentar mais de um equipamento devem ser providos com a quantidade adequada de tomadas. 

  • Segundo NBR 5410

    a)

    4.2.1.2.2 Iluminação:

    b) para os aparelhos fixos de iluminação a descarga, a potência nominal a ser considerada deve incluir a potência das lâmpadas, as perdas e o fator de potência dos equipamentos auxiliares.

    b)

    4.2.1.2.1 Geral: 

    a) a carga a considerar para um equipamento de utilização é a potência nominal por ele absorvida, dada pelo fabricante ou calculada a partir da tensão nominal, da corrente nominal e do fator de potência; 

    c) GABARITO

    d)

    4.2.1.2.3 Pontos de tomada:

    b) em halls de serviço, salas de manutenção e salas de equipamentos, tais como casas de máquinas, salas de bombas, barriletes e locais análogos, deve ser previsto no mínimo um ponto de tomada de uso geral. Aos circuitos terminais respectivos deve ser atribuída uma potência de no mínimo 1000 VA;

    e)

    4.2.1.2.1 Geral:

    a) b) nos casos em que for dada a potência nominal fornecida pelo equipamento (potência de saída), e não a absorvida, devem ser considerados o rendimento e o fator de potência. 


ID
2908498
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Para uma instalação elétrica adequada, é necessário considerar a classificação de algumas influências externas. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • a) A presença de água é classificada em OITO níveis

    b) A temperatura ambiente a ser considerada para um componente é a temperatura no local onde deve ser instalado, incluída a influência dos demais componentes instalados no local e em funcionamento, e EXCLUÍDA a contribuição térmica do próprio componente considerado.

    c) Perigo devido à presença de pequenos insetos em quantidades prejudiciais NÃO é um exemplo da classificação desprezível da presença de fauna.

    d) As classificações para a presença de substâncias corrosivas são QUATRO

    e) GABARITO

  • NBR 5410

    4.2.6 Classificação das influências externas 

    "Do not stop until you proud."


ID
2908501
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito das instalações hidráulicas e sanitárias, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA "A"

    NBR 5626 - Instalação predial de água fria

    3 Definições

    3.37 retrossifonagem: Refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica.

    3.21 junta: Resultado da união de dois componentes através de um determinado processo, envolvendo ou não materiais complementares

    3.24 nível de transbordamento: Nível do plano horizontal que passa pela borda do reservatório, aparelho sanitário ou outro componente. No caso de haver extravasor associado ao componente, o nível é aquele do plano horizontal que passa pelo nível inferior do extravasor.

    3.36 registro de utilização: Componente instalado na tubulação e destinado a controlar a vazão da água utilizada. Geralmente empregam-se registros de pressão ou válvula-globo em sub-ramais.

    3.22 ligação hidráulica: Arranjo pelo qual se conecta a tubulação ao reservatório domiciliar.

  • A) Retrossifonagem refere-se ao refluxo de água usada, proveniente de um reservatório, aparelho sanitário ou de qualquer outro recipiente, para o interior de uma tubulação, devido à sua pressão ser inferior à atmosférica. (GABARITO)

    B) Junta é o arranjo pelo qual se conecta a tubulação ao reservatório domiciliar. (esta é a função da ligação hidráulica)

    C) Nível de transbordamento é o nível do plano inclinado que atravessa pelo centro do reservatório. (o plano é horizontal)

    D) Registro de utilização é o componente instalado no aparelho sanitário e destinado a impedir a vazão da água. (registro de utilização controla a vazão / registro de fechamento veda a vazão de água)

    E) Ligação hidráulica é a componente na posição a jusante do sub-ramal que, através de sua operação, permite a utilização da água. (é a peça de utilização que fica a jusante do sub-ramal)


ID
2908504
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto e a execução de instalações sanitárias requerem requisitos para atenderem exigências mínimas quanto à higiene, segurança e conforto dos usuários. Com relação aos dispositivos complementares de um sistema predial de esgoto sanitário, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: LETRA "B"

    NBR 8160 - Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e execução 

    5.1.5 Dispositivos complementares

    5.1.5.1 Caixas de gordura

    5.1.5.1.1 As caixas de gordura devem ser dimensionadas levando-se em conta o que segue:

    d) para a coleta de mais de 12 cozinhas, ou ainda, para cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, quartéis, etc., devem ser previstas caixas de gordura especiais (5.1.5.1.3 d)).

  • A) As caixas de passagem devem ser providas de tampa cega, quando não previstas em instalações de esgoto primário. (tampa cega é para instalação primária)

    B) Para a coleta de mais de 12 cozinhas, ou, ainda, para cozinhas de restaurantes, escolas, hospitais, quartéis etc., devem ser previstas caixas de gordura especiais. (GABARITO)

    C) O dispositivo de inspeção deve ter fundo construído de modo a assegurar o lento escoamento. (rápido escoamento! Inclusive é dos um requisitos gerais da norma)

    D) Os poços de visita devem ter tampa fixa, para garantir perfeita vedação, e fundo construído de modo a assegurar o lento escoamento. (deve ter a tampa hermética e escoamento rápido)

    E) As caixas de gordura devem ser divididas em três câmaras, uma receptora, uma coletora e uma controladora, separadas por um septo removível. (são duas câmaras: receptora + vertedoura, com septo não removível)

  • E digo mais:

    As caixas de gorduras podem ser cilíndricas ou prismáticas. Sendo que as cilíndricas englobam os 3 primeiros tipos (CGP, CGS e CGD). Por outro lado, a CGE é prismática.

    Tanto as caixas de inspeção quanto os poços de visita devem ter tampa removível e o fundo deve ser construído de modo a assegurar o rápido escoamento.

  • CAIXAS DE GORDURA:

    Câmara receptora e Câmara vertedoura.

    Septo NÃO REMOVÍVEL.

    - - - - - - - -

    E Jesus disse-lhe: Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê ~ Marcos 9:23.

    @ocivilengenheiro


ID
2908507
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que diz respeito aos sistemas de tanques sépticos, incluindo tratamento e disposição de efluentes e lodo sedimentado, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Período de detenção do esgoto: é o tempo médio de permanência da parcela líquida do esgoto dentro da zona de decantação do tanque séptico.

  • a) 3.5 Digestão

    Decomposição da matéria orgânica em substâncias progressivamente mais simples e estáveis.

    b) 3.8 Dispositivo de saída

    Dispositivo interno destinado a orientar a saída do efluente do tanque séptico, evitando curto-circuito, e a reter escuma.

    c) Correta

    d)3.26 Sedimentação

    Processo em que, por gravidade, sólidos em suspensão se separam do líquido que os continha.

    e) 3.6 Dispositivo de descarga de lodo

    Instalação tubular para retirada, por pressão hidrostática, do conteúdo da zona de digestão.

     NBR 7229

     

    Não desista! O melhor ainda está por vir.


ID
2908510
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As instalações de drenagem de águas pluviais devem ser projetadas de modo a obedecer à seguinte exigência:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: e

  • A) Permeável nunca, instalações de drenagem devem ser impermeáveis;

    B) Instalações de drenagem não podem se deformar por varações térmicas;

    C) Conduzir e despejar as vazões de projetos;

    D) Águas pluviais nunca podem ser lançadas em redes de esgoto.

  • Gabriel, existem sim sistemas de esgoto em que as águas pluviais e o esgoto sanitário escoam na mesma canalização, são chamados de sistema unitário de esgoto.

  • Alexandre, não no Brasil, onde o sistema é totalmente separado de águas pluviais e esgoto.

  • Lucas Valentim, que Brasil você vive ushahsuash

    Esse é o Brasil que eu quero!

  • 4.2.1 Estas devem ser projetadas de modo a obedecer às

    seguintes exigências:

    a) recolher e conduzir a Vazão de projeto até locais

    permitidos pelos dispositivos legais;

    b) ser estanques;

    c) permitir a limpeza e desobstrução de qualquer

    ponto no interior da instalação;

    d) absorver os esforços provocados pelas variações

    térmicas a que estão submetidas;

    e) quando passivas de choques mecânicos, ser constituídas

    de materiais resistentes a estes cho-ques;

    f) nos componentes expostos, utilizar materiais resistentes

    às intempéries;

    g) nos componentes em contato com outros materiais

    de construção, utilizar materiais compatíveis;

    h) não provocar ruídos excessivos;

    i) resistir às pressões a que podem estar sujeitas;

    j) ser fixadas de maneira a assegurar resistência e

    durabilidade.

    Fonte :NBR 10844/1989

    ----------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O segredo do sucesso é nunca desistir !!!


ID
2908513
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação à captação e drenagem de águas pluviais, a respeito das coberturas horizontais de laje e calhas é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • a) Os raios hemisféricos devem ser usados onde os ralos planos não causem obstruções.

    b) As calhas de beiral e platibanda devem, sempre que possível, ser fixadas CENTRALMENTE sob a extremidade da cobertura e o mais PERTO dela.

    c) Quando necessário, a cobertura deve ser subdividida em áreas MENORES, com caimentos de orientações DIFERENTES, visando evitar grandes percursos de água.

    d) GABARITO

    e) Quando a saída não estiver colocada em uma das extremidades, a vazão de projeto para o dimensionamento das calhas de beiral deve ser aquela correspondente à MAIOR das áreas de contribuição.

  • 5.4 Coberturas horizontais de laje 

     

    5.4.5 Os trechos da linha perimetral da cobertura e das eventuais aberturas na cobertura (escadas, clarabóias etc.) que possam receber água, em virtude do caimento, devem ser dotados de platibanda ou calha.

     

    NBR 10844


ID
2908516
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Com relação às modalidades de licitação previstas na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    Art. 22

    a) § 8   É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

    b) § 3   Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas.

    c) Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    d) Art.23.

    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) convite - até R$ 150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais); 

    b) tomada de preços - até R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais);

    c) concorrência: acima de R$ 1.500.000,00 (um milhão e quinhentos mil reais); 

    II - para compras e serviços não referidos no inciso anterior:   

    a) convite - até R$ 80.000,00 (oitenta mil reais);   

    b) tomada de preços - até R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais);   

    c) concorrência - acima de R$ 650.000,00 (seiscentos e cinqüenta mil reais).

    e) § 2   Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação.

  • Pessoal, atencao para a redacao da lei 9412 que altera os valores da lei 8666.

    art. 1

    I - para obras e serviços de engenharia:

    a) na modalidade convite - até R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais);

    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e

    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 3.300.000,00 (três milhões e trezentos mil reais); e

    II - para compras e serviços não incluídos no inciso I:

    a) na modalidade convite - até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais);

    b) na modalidade tomada de preços - até R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais); e

    c) na modalidade concorrência - acima de R$ 1.430.000,00 (um milhão, quatrocentos e trinta mil reais).

  • Na minha opinião a letra C também está correta, apesar de estar incompleta. Se a alternativa afirmasse que as modalidades concorrência, tomada de preços, convite e concurso são as únicas previstas na lei 8.666/93, aí sim estaria errada.

  • Gabarito A.

    É vedada a combinação das modalidades de licitação ou a criação de novas modalidades.

  • Na minha opinião a letra C é a correta e a letra A está errada.

    É sim possível a criação de outras modalidades de licitação por lei.

    Por exemplo: Lei 10.520 (Pregão),

    O que a lei veda é a criação de outras modalidades de licitação sem a edição de uma lei especifica sobre o assunto.

  • @Mimiss a letra c está errada, pois ele afirma que são as 4 modalidades previstas na lei 8.666/93, o que deixa de forma implícita, que segundo a banca são as únicas, deixando de fora a modalidade Leilão. Mas claro, parece incompleta mesmo, questão de interpretação, além do mais dá para ter certeza do gabarito, pois a A está certinha.

  • Habib souza  esse é o entendimento doutrinário (e também o lógico desse artigo da lei já que há o pregão e a consulta fora da lei de licitações) porém na C há uma restrição, como se fossem apenas essas 4 modalidades, quando na verdade existem 5 na lei 8.666/93.

     

  • CUIDADO COM OS VALORES!! FORAM ATUALIZADOS.

  • Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993

    Art. 22.  São modalidades de licitação:

    I - concorrência;

    II - tomada de preços;

    III - convite;

    IV - concurso;

    V - leilão.

    § 8   É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

  • @Habib: "Na minha opinião a letra C é a correta e a letra A está errada."

    >de acordo com a >>>lei 8.666<<<, não se podem criar novas modalidades de licitação ou combinar as já existentes. Podem ser criadas outras modalidades por lei, mas isso não consta na 8.666

    >a C está errada pois a 8.666 não traz >>>quatro<<< modalidades de licitação, e sim cinco

  • Atenção, galera:

    No dia 19/6/2018, foi publicado o Decreto 9.412/2018, que atualiza os valores das modalidades de licitação de que trata o art. 23 da Lei nº 8.666/1993.

    Agora, os valores são os seguintes:

    **DICA: para quem já havia decorado os valores antigos, basta multiplicar por 2,2 para saber os novos ;-)

    Obras e serviços de engenharia:

    Concorrência: acima de R$ 3,3 milhões

    Tomada de preços: R$ até R$ 3,3 milhões

    Convite: até R$ 330 mil

    Dispensa de licitação: até R$ 33 mil

    Demais compras e serviços:

    Concorrência: acima de R$ 1,43 milhões

    Tomada de preços: até R$ 1,43 milhões

    Convite: até R$ 176 mil

    Dispensa de licitação: até R$ 17,6 mil

    Bastante atenção, pois os limites para dispensa de licitação em razão do valor também mudaram!

    *****

    Além dos limites para definição da modalidade de licitação, as seguintes referências também foram alteradas, pois fazem remissão aos valores das modalidades de licitação:

    Definição de obras, serviços e compras de grande vulto (art. 6º, V): R$ 82,5 milhões (= 25 vezes o valor da concorrência para obras e serviços de engenharia)

    Limite para utilização do leilão para venda de bens móveis (art. 17, §6º): até R$ 1,43 milhões

    Limite para aquisição por dispensa de licitação de produto para pesquisa e desenvolvimento (art. 24, XXI): R$ 660 mil (=20% do valor da tomada de preços para obras e serviços de engenharia)

    Limite para realização de audiência pública – licitações de imenso vulto (art. 39): R$ 330 milhões (=100 vezes o alor da concorrência para obras e serviços de engenharia)

    Limite para celebração de contrato verbal – pequenas compras de pronto pagamento (art. 60, parágrafo único): R$ 8.800,00

    Limite para dispensa do recebimento provisório de obras e serviços (art. 74, III): R$ 176 mil

    Por "Estratégia Concursos".

  • Concorrência, tomada de preços, convite e concurso são as quatro modalidades de licitação previstas na Lei nº 8.666/1993.

    NA VERDADE SÃO 6

    CONVITE

    TOMADA DE PREÇO

    CONCORRÊNCIA

    PREGÃO

    LEILÃO

    CONCURSO

  • Se fosse tão verdade o que descreve o §8º do artigo 22 da Lei 8.666/93, não se tinha feito a modalidade "pregão" mediante a Lei 10.520/02 e nem o RDC instituído pela lei 12.462/11.

  • A letra A está no mínimo com redação duvidosa. O que é proibido é criar nova modalidade senão por lei federal. A exemplo da 10.520 que criou o pregão, ou da lei da ANATEL que criou a consulta. Logo não é vedado, desde que por lei da união.

  • A Letra C está correta e A errada. Então como existe o Pregão e o RDC? A Letra C estaria errada se houvesse algum determinante como "apenas" e eu não vi restrição alguma nessa alternativa: "Concorrência, tomada de preços, convite e concurso são as quatro modalidades de licitação previstas na Lei nº 8.666/1993."

    Acredito que cabia recurso nessa questão.

  • Pessoal... A "C" ta faltando Leilão... é preciso interpretar... a alternativa está afirmando que são 4, e não citando 4 entre elas... por isso ta errado.. não são 4 são 5 !!!

    Obs. Pregão e consulta não sao da lei 8666, atentem-se ao comando da questão

  • Na letra C houve um determinante: "são AS quatro". Deu a entender que seriam apenas 4 modalidades na lei 8.666/93. Se não tivesse esse AS, estaria correta.

  • A questão aborda o assunto "modalidades de licitação" e se limita a exigir conhecimento do texto expresso dos dispositivos da Lei 8.666/93. Vamos analisar cada uma das assertivas:

    Alternativa "a": Correta. O art. 22, § 8o, da Lei 8.666/93 estabelece que "É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo".

    Alternativa "b": Errada. O art. 22, § 3o, da Lei 8.666/93 menciona que "Convite é a modalidade de licitação entre interessados do ramo pertinente ao seu objeto, cadastrados ou não, escolhidos e convidados em número mínimo de 3 (três) pela unidade administrativa, a qual afixará, em local apropriado, cópia do instrumento convocatório e o estenderá aos demais cadastrados na correspondente especialidade que manifestarem seu interesse com antecedência de até 24 (vinte e quatro) horas da apresentação das propostas".

    Alternativa "c": Errada. O art. 22, caput, da Lei 8.666/93 indica que são cinco modalidades de licitação previstas na referida lei: concorrência, tomada de preços, convite, concurso e leilão.

    Alternativa "d": Errada. Tendo em vista o valor da contratação, a modalidade de licitação convite será determinada para obras e serviços de engenharia até R$ 330.000,00 (trezentos e trinta mil reais) e para compras e outros serviços até R$ 176.000,00 (cento e setenta e seis mil reais), conforme estabelece o art. 23, I e II, da Lei 8.666/93, atualizado pelo Decreto 9.412/18.

    Alternativa "e": Errada. O art. 22, § 2o, da Lei 8.666/93 dispõe que "Tomada de preços é a modalidade de licitação entre interessados devidamente cadastrados ou que atenderem a todas as condições exigidas para cadastramento até o terceiro dia anterior à data do recebimento das propostas, observada a necessária qualificação".

    Gabarito do Professor: A
  • GABARITO: A

    Art. 22. § 8º É vedada a criação de outras modalidades de licitação ou a combinação das referidas neste artigo.

  • concordo com Vitor Augusto, porém a própria lei tem esta redação estranha....

  • Errar questão por causa da interpretação dá nos nervos!

  • 45 DIAS: Concurso -- Concorrência (empreitada integral, melhor técnica ou técnica e preço);

    Concurso = trabalho técnico, científico ou artístico + "prêmio" + antecedência mínima de 45 dias.

    30 DIAS: Concorrência (simples /menor preço) -- Tomada de Preços (melhor técnica ou técnica e preço);

    15 DIAS: Tomada de Preços (simples/menor preço) --- Leilão;( 15 dias também )

    5 DIAS ÚTEIS: Convite.( C = cinco )

    Pregão (Lei 10.520/2002) = aquisição de bens e serviços comuns ( qualquer que seja o valor estimado da contrataçãoserá adotado o critério de menor preço.

    PRAZOS da lei 10.520:

    Validade das propostas: 60 dias ( se outro não estiver previsto no edital)

    Apresentação das propostas: 8 dias úteis (a partir da publicação do aviso)

    Recurso: 3 dias (razões e contrarazões)

    Penalidade: 5 anos

    Pregão :Abertura antes da habilitação é permitido .

    A licitação para registro de preços pode ser realizada na modalidade de pregão e na modalidade de concorrência. ( técnica e preço)

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

    O segredo do sucesso é nunca desistir !!!

  • sem alternativa correta... §8º do artigo 22 da Lei 8.666/93, já deveria ter sido revogado visto a lei do pregão.

  • E o pregão?????

  • Gab a! Atualização - modalidades de licitação - nova lei.

    Modalidades:

    • Concorrência
    • Pregão
    • Concurso
    • Leilão
    • Diálogo competitivo

    Extintas:

    • Tomada de preço
    • Convite
    • Regime diferenciado de contratação pública


ID
2908519
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A seção III da Lei nº 8.666/1993 trata dos Registros Cadastrais. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra B

     

    Lei 8666

     

     

    Art. 34.  Para os fins desta Lei, os órgãos e entidades da Administração Pública que realizem freqüentemente licitações manterão registros cadastrais para efeito de habilitação, na forma regulamentar, válidos por, no máximo, um ano.         (Regulamento)

     

    § 1o  O registro cadastral deverá ser amplamente divulgado e deverá estar permanentemente aberto aos interessados, obrigando-se a unidade por ele responsável a proceder, no mínimo anualmente, através da imprensa oficial e de jornal diário, a chamamento público para a atualização dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados.

     

    § 2o  É facultado às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros órgãos ou entidades da Administração Pública.

     

    Art. 35.  Ao requerer inscrição no cadastro, ou atualização deste, a qualquer tempo, o interessado fornecerá os elementos necessários à satisfação das exigências do art. 27 desta Lei.

     

    Art. 36.  Os inscritos serão classificados por categorias, tendo-se em vista sua especialização, subdivididas em grupos, segundo a qualificação técnica e econômica avaliada pelos elementos constantes da documentação relacionada nos arts. 30 e 31 desta Lei.

     

    § 1o  Aos inscritos será fornecido certificado, renovável sempre que atualizarem o registro.

     

    § 2o  A atuação do licitante no cumprimento de obrigações assumidas será anotada no respectivo registro cadastral.

     

            Art. 37.  A qualquer tempo poderá ser alterado, suspenso ou cancelado o registro do inscrito que deixar de satisfazer as exigências do art. 27 desta Lei, ou as estabelecidas para classificação cadastral.

  • a) Para os fins desta Lei, os órgãos e entidades da Administração Pública que fizerem licitações constantemente manterão registros cadastrais para efeito de habilitação, na forma regulamentar, válidos por, no máximo, três anos.

     

    E. De acordo com o caput do art. 34 os registros valem por, no máximo, 1 ano. 

     

     b) O registro cadastral deverá ser amplamente divulgado e deverá estar permanentemente aberto aos interessados. 

     

    V. Cf. Art. 34 § 1º. 

     

     c) É vetado à unidade responsável pelo registro cadastral realizar chamamento público para o ingresso de novos interessados.

     

    § 1o  O registro cadastral deverá ser amplamente divulgado e deverá estar permanentemente aberto aos interessados, obrigando-se a unidade por ele responsável a proceder, no mínimo anualmente, através da imprensa oficial e de jornal diário, a chamamento público para a atualização dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados.

     

     d) O certificado fornecido aos inscritos não poderá ser renovável.

     

    § 1o  Aos inscritos será fornecido certificado, renovável sempre que atualizarem o registro.

     

     e) É proibido às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outras entidades da Administração Pública.

     

    § 2o  É facultado às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros órgãos ou entidades da Administração Pública.

     

    Lumos!

  • Art. 34.  Para os fins desta Lei, os órgãos e entidades da Administração Pública que realizem freqüentemente licitações manterão registros cadastrais para efeito de habilitação, na forma regulamentar, válidos por, no máximo, um ano.

     

    § 1o  O registro cadastral deverá ser amplamente divulgado e deverá estar permanentemente aberto aos interessados, obrigando-se a unidade por ele responsável a proceder, no mínimo anualmente, através da imprensa oficial e de jornal diário, a chamamento público para a atualização dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados.

     

    § 2o  É facultado às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros órgãos ou entidades da Administração Pública.

     

    § 1o  Aos inscritos será fornecido certificado, renovável sempre que atualizarem o registro.

  • Algo que me ajuda nessa questão é guardar: Um ano, bem divulgado e sempre aberto aos interessados.
  • A questão se relaciona com o conteúdo da seção III da Lei 8.666/93 e se limita a exigir conhecimento acerca do texto dos dispositivos legais.

    Alternativa "a": Errada. O art. 34, caput, da Lei 8.666/93 estabelece que "Para os fins desta Lei, os órgãos e entidades da Administração Pública que realizem frequentemente licitações manterão registros cadastrais para efeito de habilitação, na forma regulamentar, válidos por, no máximo, um ano".

    Alternativa "b": Correta. A assertiva reproduz o teor do art. 34, § 1o, primeira parte, da Lei 8.666/93: "O registro cadastral deverá ser amplamente divulgado e deverá estar permanentemente aberto aos interessados (...)".

    Alternativa "c": Errada. O art. 34, § 1o, segunda parte, da Lei 8.666/93 dispõe que a unidade responsável pelo registro cadastral é obrigada a proceder, no mínimo anualmente, através da imprensa oficial e de jornal diário, a chamamento público para a atualização dos registros existentes e para o ingresso de novos interessados.

    Alternativa "d": Errada. O art. 36, § 1o, da Lei 8.666/93 indica que "Aos inscritos será fornecido certificado, renovável sempre que atualizarem o registro".

    Alternativa "e": Errada. O art. 34, § 2o, da Lei 8.666/93 estabelece que "É facultado às unidades administrativas utilizarem-se de registros cadastrais de outros órgãos ou entidades da Administração Pública".

    Gabarito do Professor: B

ID
2908522
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito dos contratos administrativos, a Lei nº 8.666/1993 prevê:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito : Letra C

     

    Lei 8666

     

    Art. 56. § 4o  A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.​

     

    Letra A - Errada 

     

    Art. 56.  A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras.

     

    Letra B - Errada

     

    Art. 54. § 2o  Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta.​

     

    Letra D - Errada

     

    Art. 57.§ 1o  Os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, desde que ocorra algum dos seguintes motivos, devidamente autuados em processo:​

     

    Letra E - Errada

     

    Art. 57.§ 3o  É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado.​

  • resposta certa: letra C

    Art. 56, parágrafo quarto, da Lei 8.666/93

  • Pessoal, atenção.

    É possível sim o estabelecimento de contrato por tempo determinado. Não na lei 8666/93.

    Exemplos: concessão de direito real de bem de uso comum e consórcios públicos.

    São regidos por legislação própria, mas ficar atento ao pedido do enunciado da questão.

  • A questão aborda o assunto "contratos administrativos", notadamente os dispositivos contidos na Lei 8.666/93. Vamos analisar cada uma das assertivas: 

    Alternativa "a": Errada. O art. 56, caput, da Lei 8.666/93 estabelece que "A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras".

    Alternativa "b": Errada. O art. 54, § 2o, da Lei 8.666/93 dispõe que "Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta".

    Alternativa "c": Correta. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 56, § 4o, da Lei 8.666/93: "A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente".

    Alternativa "d": Errada. O art. 57, § 1o, da Lei 8.666/93 indica que os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, desde que ocorra algum dos  motivos previstos na lei, devidamente autuados em processo.

    Alternativa "e": Errada. O art. 57, § 3o, da Lei 8.666/93 dispõe que "É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado".

    Gabarito do Professor: C
  • A questão aborda o assunto "contratos administrativos", notadamente os dispositivos contidos na Lei 8.666/93. Vamos analisar cada uma das assertivas: 

    Alternativa "a": Errada. O art. 56, caput, da Lei 8.666/93 estabelece que "A critério da autoridade competente, em cada caso, e desde que prevista no instrumento convocatório, poderá ser exigida prestação de garantia nas contratações de obras, serviços e compras". 

    Alternativa "b": Errada. O art. 54, § 2o, da Lei 8.666/93 dispõe que "Os contratos decorrentes de dispensa ou de inexigibilidade de licitação devem atender aos termos do ato que os autorizou e da respectiva proposta"

    Alternativa "c": Correta. A assertiva está em consonância com o disposto no art. 56, § 4o, da Lei 8.666/93: "A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente".

    Alternativa "d": Errada. O art. 57, § 1o, da Lei 8.666/93 indica que os prazos de início de etapas de execução, de conclusão e de entrega admitem prorrogação, mantidas as demais cláusulas do contrato e assegurada a manutenção de seu equilíbrio econômico-financeiro, desde que ocorra algum dos motivos previstos na lei, devidamente autuados em processo.

    Alternativa "e": Errada. O art. 57, § 3o, da Lei 8.666/93 dispõe que "É vedado o contrato com prazo de vigência indeterminado". 

    Gabarito do Professor: C

  • GABARITO: LETRA C

    Art. 56.  § 4   A garantia prestada pelo contratado será liberada ou restituída após a execução do contrato e, quando em dinheiro, atualizada monetariamente.

    FONTE:  LEI Nº 8.666, DE 21 DE JUNHO DE 1993.  

  • Só para acrescentar e relembrá-los ...

    CARACTERÍSTICAS DOS CONTRATOS ADMINISTRATIVOS: 

    FORMAL: expressado por escrito e com requisitos especiais;

    CONSENSUAL: acordo de vontades, e não um ato unilateral e impositivo da Administração;

    COMUTATIVO: consentimento mútuo entre as partes.;

    ONEROSO: remunerado na forma convencionada;

    INTUITU PERSONAE: não admitindo a livre subcontratação.

     

    FORMAL porque se expressa por escrito e com requisitos especiais. 

    CONSENSUAIS por surgirem da vontade e consentimento mútuo entre as partes envolvidas. 

    COMUTATIVO porque estabelece compensações recíprocas e equivalentes para as partes. 

    - A comutatividade representa a equivalência entre as obrigações previamente ajustadas pelas partes contratantes. (CORRETA)

    ONEROSO porque remunerado na forma convencionada.

    INTUITU PERSONAE porque deve ser executado pelo próprio contratado. Deve ser executado pelo próprio contratado ( INTRANSFERIBILIDADE) , salvo quando se tratar de SUBCONTRATAR PARTES da obra, serviço ou fornecimento, até o limite admitido, em cada caso, pela Administração.


ID
2908525
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação aos materiais incorporados às obras de pavimentação, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo Manual de Pavimentação DNIT 2006:

    a) Gabarito;

    b) De um modo geral, o solo residual é mais homogêneo do que o solo transportado no modo de ocorrer, principalmente se a rocha matriz for homogênea;

    c) Solos eólicos são de destaque, apenas os depósitos ao longo do litoral, onde formam as dunas, não sendo comuns no Brasil. O problema desses depósitos existe na sua movimentação.

    d) Entre os solos transportados, é necessário destacar-se, de acordo com o agente transportador, os seguintes tipos ainda: coluviais, de aluvião, eólicos (dunas costeiras).

    e) com base na origem dos seus constituintes, os solos podem ser divididos em dois grandes grupos: solo residual, se os produtos da rocha intemperizada permanecem ainda no local em que se deu a transformação; solo transportado, quando os produtos de alteração foram transportados, por um agente qualquer, para local diferente do da transformação.

  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: A

    Bons estudos!

    -Os únicos limites da sua mente são aqueles que você acreditar ter!


ID
2908528
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quanto às propriedades físicas e mecânicas de maior interesse no campo rodoviário, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Contratilidade e expansibilidade são propriedades características da fração ARGILA e, por isso, mais sensíveis nos solos argilosos. Contratilidade é a propriedade dos solos terem seu volume reduzido por diminuição de UMIDADE. Expansibilidade é a propriedade de terem seu volume ampliado por aumento de UMIDADE.

  • Elasticidade é a propriedade que os solos apresentam de recuperar a forma primitiva cessando o esforço deformante. 

    (Compressibilidade é a propriedade que o solo apresenta de reduzir o seu volume sob a ação de um esforço de compressão.) 

    Contratilidade é a propriedade dos solos terem seu volume reduzido por diminuição de umidade e expansibilidade é a propriedade de terem seu volume ampliado por aumento de umidade, como observado nas argilas.

    Permeabilidade: Permite a passagem da água sob a ação da gravidade ou de outra força, sendo uma propriedade principalmente em função do índice de vazios.  

    Resistência ao cisalhamento: Significa que a ruptura das massas de solo dá-se por cisalhamento, isto é, por deformação distorcional.  

  • R: A altura capilar que a água pode atingir em um solo é função inversa do tamanho individual dos vazios.

  • Gabarito "D"

    a) Compressibilidade : é a diminuição do volume do solo sob ação de cargas aplicadas.

    b) Contratibilidade e Expansibilidade : é a propriedade dos solos terem seu volume reduzido por diminuição de umidade e expansibilidade é a propriedade de terem seu volume ampliado por aumento de umidade

    c) Permeabilidade : Permitir a passagem da água sob a ação da gravidade ou de outra força, sendo uma propriedade principalmente em função do índice de vazios

    d)Gabarito Correto

    e) Resistencia ao cisalhamento : Significa que a ruptura das massas de solo dá-se por cisalhamento, isto é, por deformação distorcional

  • A altura capilar que a água pode atingir em um solo é função inversa do tamanho individual dos vazios.

    CORRETA.

    Quanto menor o diâmetro, maior será a ascensão capilar. Assim, em argilas a altura alcançada será maior do que para areias.

    Fórmula de Hazen:

    Hc =C/ (e x D10)

    • C - coeficiente
    • e - índice de vazios
    • D10 - Diâmetro efetivo do solo

    como já caiu em outras bancas?

    CAIU CONSULPLAN 2010 – PREFEITURA – ENG CIVIL:

    Siltes e argilas finas apresentam maior capilaridade, o que pode fazer com que a água se desloque para cima do nível do lençol freático de uma local.

     CERTO

    CAIU IMBEL FGV 2021 – ENG EDIFICAÇÕES

    Segundo a fórmula empírica de Hazen, a altura de ascensão capilar de um solo é inversamente proporcional tanto ao seu índice de vazios como ao diâmetro efetivo de seus grãos, sendo C uma constante que estabelece essa proporção. Para um solo com diâmetro efetivo de 0,06 mm, índice de vazios igual a 0,5 e constante C = 0,18cm, a ascensão capilar é de

    Hc = 0,18cm² / (0,006cm x 0,5)= 60cm


ID
2908531
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

O projeto e a execução de pavimentos devem contemplar as interferências com o meio ambiente. Nesse contexto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Resposta letra B (questionável)

    A licença de instalação pode ser concedida mediante a apresentação do projeto básico, desde que ele atenda os requisitos básicos solicitados pelo órgão ambiental. Muitas obras públicas são licitadas somente com o projeto básico e o projeto executivo vai sendo feito pela contratada após o início da obra.

  • Gabarito: B

    1) Licença Prévia (LP), na fase preliminar do planejamento da atividade, contendo requisitos básicos a serem atendidos nas fases de localização, instalação e operação, observados os planos municipais, estaduais ou federais de uso do solo. Aprova a localização e a concepção do projeto, atestando a viabilidade ambiental e estabelecendo os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas próximas fases de implementação.

    2) Licença de Instalação (LI), autorizando o início da implantação, de acordo com as especificações constantes no Projeto Executivo aprovado. Autoriza a instalação do empreendimento ou atividade de acordo com as especificações constantes dos planos, programas e projetos aprovados, incluindo as medidas de controle ambiental e demais condicionantes, da qual constituem motivo determinante.

    3) Licença de Operação (LO), autorizando, após as verificações necessárias, o início da atividade licenciada e o funcionamento de seus equipamentos de controle de poluição, de acordo com o previsto nas Licenças Prévia e de Instalação. É uma espécie de licença ambiental que autoriza a operação da atividade ou empreendimento, depois da verificação do efetivo cumprimento do que foi exigido nas etapas anteriores.


ID
2908534
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A respeito das modalidades e constituição de pavimentos, assinale a afirmativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A) A descrição é referente ao pavimento RÍGIDO, este sim tem elevada rígidez.

    B) Os macadames hidráulico e seco são executados com agregado graúdo (não areia) e travados com pó de pedra.

    C) A definição é referente ao "solo melhorado com cimento", que não deve ser confundido com o "solo cimento". O primeiro usa menor teor de cimento, o que não resulta em uma camada com acentuada rigidez à flexão.

    D) Resposta correta. Cheguei nela por exclusão mesmo.

    E) Errada. Se vai betume, como poderia resultar em algo com alta rigidez ?]

  • Gabarito D

    A letra C, a meu ver, não há erro. A banca foi muito subjetiva em considerá-la errada pois o solo cimento gera sim um material duro e de elevada rigidez. Se a banca quisesse fazer uma comparação com o Solo cimento, neste caso, deveria ter especificado na questão.

  • a descrição da alternativa C refere-se ao solo cimento e NÃO ao solo melhorado com cimento. Está como no manual de pavimentação do DNIT.

    o solo cimento tem maior teor de cimento (6 a 10%) e por isso acentuada rigidez à flexão.

    o solo melhorado com cimento tem teor baixo de cimento (2 a 4%) e por isso é considerado flexível.

  • Não concordo coma letra D , quando chama de SUPERestrutura.

  • Não concordo coma letra D , quando chama de SUPERestrutura.

  • MANUAL DE PAVIMENTAÇÃO DO DNIT: Pavimento de uma rodovia é a superestrutura constituída por um sistema de camadas de espessuras finitas, assentes sobre um semi-espaço considerado teoricamente como infinito - a infra-estrutura ou terreno de fundação, a qual é designada de subleito. 

    GABARITO É LETRA D

  • MANUAL DO DNIT

    3.2 Manual de pavimentação

    De forma geral, os pavimentos são classificados em flexíveis, semi-rígidos e rígidos:

    Flexível: aquele em que todas as camadas sofre deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas. Exemplo típico: pavimento constituído por uma base de brita (brita graduada, macadame) ou por uma base de solo pedregulhoso, revestida por uma base asfáltica.

    Semi-Rígido: caracteriza-se por uma base cimentada por algum aglutinante com propriedades cimentícias como por exemplo, por uma camada de solo cimento revestida por uma camada asfáltica.

    Rígido: aquele em que o revestimento tem uma elevada rigidez em relação às camadas inferiores e, portanto, absorve praticamente todas as tensões provenientes do carregamento aplicado. Exemplo típico: pavimento constituído por lajes de concreto de cimento Portland.

  • MANUAL DO DNIT

    3.2 Manual de pavimentação

    De forma geral, os pavimentos são classificados em flexíveis, semi-rígidos e rígidos:

    Flexível: aquele em que todas as camadas sofre deformação elástica significativa sob o carregamento aplicado e, portanto, a carga se distribui em parcelas aproximadamente equivalentes entre as camadas. Exemplo típico: pavimento constituído por uma base de brita (brita graduada, macadame) ou por uma base de solo pedregulhoso, revestida por uma base asfáltica.

    Semi-Rígido: caracteriza-se por uma base cimentada por algum aglutinante com propriedades cimentícias como por exemplo, por uma camada de solo cimento revestida por uma camada asfáltica.

    Rígido: aquele em que o revestimento tem uma elevada rigidez em relação às camadas inferiores e, portanto, absorve praticamente todas as tensões provenientes do carregamento aplicado. Exemplo típico: pavimento constituído por lajes de concreto de cimento Portland.

  • Segundo a Publicação IPR3 742 do DNIT (BRASIL, 2010), a Rodovia, em termos estruturais e de uma forma genérica, pode ser abordada segundo duas componentes:

    a) A infraestrutura rodoviária – constituída por um conjunto de sistemas, cada um com suas funções específicas, a saber:

    a.1 a plataforma terraplenada com seus requisitos e atributos específicos;

    a.2 os sistemas de proteção e drenagem, que respondem, de forma abrangente, pela preservação e pela durabilidade da via;

    a.3 as obras de arte especiais – que compreendem as estruturas, tais como pontes, viadutos ou túneis necessários à plena implantação de uma via, e que pelas suas proporções e características peculiares requerem um projeto específico.

    b) A superestrutura rodoviária – constituída, igualmente, por um conjunto de sistemas, a saber:

    b.1 o pavimento, que, com seu pacote estrutural, em especial o revestimento betuminoso (camada de rolamento), interage diretamente com o tráfego;

    b.2 os dispositivos de sinalização e de obras complementares, que buscam resguardar a segurança do tráfego usuário.

  • Segundo a Publicação IPR3 742 do DNIT (BRASIL, 2010), a Rodovia, em termos estruturais e de uma forma genérica, pode ser abordada segundo duas componentes:

    a) A infraestrutura rodoviária – constituída por um conjunto de sistemas, cada um com suas funções específicas, a saber:

    a.1 a plataforma terraplenada com seus requisitos e atributos específicos;

    a.2 os sistemas de proteção e drenagem, que respondem, de forma abrangente, pela preservação e pela durabilidade da via;

    a.3 as obras de arte especiais – que compreendem as estruturas, tais como pontes, viadutos ou túneis necessários à plena implantação de uma via, e que pelas suas proporções e características peculiares requerem um projeto específico.

    b) A superestrutura rodoviária – constituída, igualmente, por um conjunto de sistemas, a saber:

    b.1 o pavimento, que, com seu pacote estrutural, em especial o revestimento betuminoso (camada de rolamento), interage diretamente com o tráfego;

    b.2 os dispositivos de sinalização e de obras complementares, que buscam resguardar a segurança do tráfego usuário.

  • E) SOLO-BETUME: É uma mistura de materiais betuminosos (emulsão, asfaltos líquidos, alcatrões) e solos argilo-siltosos ou argilo-arenosos para trabalharem como material estabilizado para base ou sub-base, impermeabilizando o solo e aumentando o seu suporte.


ID
2908537
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Com relação ao revestimento de pisos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Segundo NBR 13753

    a) camada de enchimento: Tipo de camada intermediária cuja função é encher o desnível das lajes rebaixadas ou elevar o nível do piso. ou embutir canalizações e/ou atuar como isolação térmica;

    b) camada de separação: Tipo de camada intermediária cuja função é promover a separação entre a base e o contra-piso (ou piso morto), visando impedir a transferência de tensões oriundas de movimentações da base para o revestimento cerâmico.

    c) A execução do piso com revestimento cerâmico deve ser iniciada após terem sido concluídos os seguintes serviços: 

    a) revestimento de paredes; 

    b) revestimento de tetos;

    c) fixação de caixilhos:

    d) execução da impermeabilização;

    e) instalação de tubulações embutidas nos pisos; 

    f) ensaio das tubulações existentes quanta a estanqueidade.;

    d) lastro: Camada aplicada diretamente sobre o solo, constituída de pedra britada compactada. sobre a qual é executada a base. 

    e) GABARITO

  • Cabe recurso !! de certo modo a letra c não deixa de está correta!

  • Robson,a execução do piso não pode ser feita antes das instalações de tubulações.


ID
2908540
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Em relação à produção de argamassas utilizadas em revestimento de pisos, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo NBR 8214

    a) FALSA - A argamassa deve ser adequadamente homogeneizada por meio de amassamento manual ou mecânico...

    b) FALSA - a colocação dos materiais na betoneira deve ser feita na seqüência indicada a seguir: - lançar parte da água e todo volume de argamassa de cal e areia, preparada previamente, colocando a betoneira em funcionamento; - lançar todo volume de cimento; - lançar o resto da água;

    c) Gabarito

    d) FALSA - o amassamento mecânico deve durar, sem interrupção, o tempo necessário para permitir a perfeita homogeneização da mistura, sendo que o tempo de amassamento aumenta com o volume da amassada, devendo ser tanto maior quanto mais seca for a argamassa; em nenhum caso o tempo de amassamento, após terem sido colocados todos os materiais na betoneira, deve ser inferior a 3 min.

    e) FALSA - A argamassa pode ser remisturada nos caixões junto aos pedreiros, sempre que isso se fizer necessário para restabelecer sua trabalhabilidade inicial; este procedimento só pode ser efetuado dentro do prazo de início de pega do cimento, empregando-se a mínima quantidade de água possível.

  • Início de pega do cimento? Que eu saiba é o concreto que tem tempo de pega

  • Alguém pode me explicar o erro da alternativa D?

  • Leonardo, seu comentário me confundiu.

    Para mim, as questões estão aparecendo da seguinte forma, onde a resposta C é dada como correta:

    A- É proibida a produção de argamassa com amassamento manual.

    B- A colocação dos materiais na betoneira carregada por padiolas deve ser feita na seguinte ordem: lançar todo o aglomerante, colocando a betoneira em funcionamento; lançar toda a quantidade de água; lançar todo o volume de areia.

    C-A argamassa pode ser remisturada nos caixões junto aos pedreiros sempre que isso se fizer necessário, para restabelecer sua trabalhabilidade inicial. Contudo, esse procedimento só pode ser efetuado dentro do prazo de início de pega do cimento.

    D- O amassamento mecânico deve durar, sem interrupção, o tempo necessário para permitir a completa homogeneização da mistura, e deve ser tanto maior quanto menos seca for a argamassa.

    E- A quantidade de água deve ser a máxima necessária para garantir a não formação de grumos de cimento e compatível com o sistema de adensamento.

    Agradeço se alguém puder esclarecer.

  • As bancas tem que entrar num consenso. A pega do cimento inicia a partir da adiçao de agua.

    esse procedimento só pode ser efetuado dentro do prazo de fim de pega do cimento.

  • Início de pega = começo do endurecimento (>= 1 hora);

    Fim de pega = endurecido completamente (<= 10 horas).

    O nome do processo de adição de água ao cimento é HIDRATAÇÃO.

  • Qual sua dúvida Falou valeu?

  • Vamos lá, alternativa por alternativa

    a)ERRADO. É proibida a produção de argamassa com amassamento manual.

    → Podem ser tanto o amassamento manual como mecânico.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    b)ERRADO. A colocação dos materiais na betoneira carregada por padiolas deve ser feita na seguinte ordem: lançar todo o aglomerante, colocando a betoneira em funcionamento; lançar toda a quantidade de água; lançar todo o volume de areia.

    água (uma parte da água) → agregado graúdo (para que assim possa limpar a betoneira da amassada anterior) → cimentoagregado miúdo → e o restante da água.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    c) GABARITO. A argamassa pode ser remisturada nos caixões junto aos pedreiros sempre que isso se fizer necessário, para restabelecer sua trabalhabilidade inicial. Contudo, esse procedimento só pode ser efetuado dentro do prazo de início de pega do cimento.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    d) ERRADO. O amassamento mecânico deve durar, sem interrupção, o tempo necessário para permitir a completa homogeneização da mistura, e deve ser tanto maior (DEVE SER TANTO MENOR) quanto menos seca for a argamassa.

    --------------------------------------------------------------------------------------------------------

    e) ERRADO. A quantidade de água deve ser a máxima (MÍNIMO) necessária para garantir a não formação de grumos de cimento e compatível com o sistema de adensamento.


ID
2908543
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

A discriminação dos serviços técnicos necessários à elaboração de planejamento, projetos, fiscalização e condução das construções é um ramo importante na Engenharia Civil. Nesse sentido, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A vistoria preliminar deve ser executada toda vez que for necessário resguardar interesses às propriedades vizinhas à obra (ou ao logradouro público) a ser executada, em virtude do tipo das fundações a executar, das escavações, dos aterros, dos sistemas de escoramento e estabilização, do rebaixamento de lençol d’água e dos serviços provisórios ou definitivos a realizar.

  • NBR 12722

     

    5.2.3 O projeto geotécnico obedece, em geral, às pres-crições das normas brasileiras e, em cada lugar, aos res-pectivos códigos, leis e posturas (estaduais e municipais)sobre escavações e fundações. Deve ser permitido o em-prego de métodos e critérios para análise e cálculo das so-luções ainda não integrantes das normas brasileiras, des-de que justificado pela experiência nacional e/ou estran-geira, comprovada ou comprovável, sob fiscalização deinstitutos tecnológicos oficiais.

  • GAB: LETRA B

    NBR 12722 1992 Discriminação de Serviços para a Construção Civil

    4.1.10. Vistoria Preliminar

    4.1.10.1 Toda vez que for necessário resguardar interesses às propriedades vizinhas à obra (ou ao logradouro público) a ser executada, seja em virtude do tipo das fundações a executar, das escavações, aterros, sistema de escoramento e estabilização, rebaixamento de lençol d'água, serviços provisórios ou definitivos a realizar, deve ser feitas por profissional especializado habilitado uma vistoria, da qual deve resultar os seguintes elementos:

    a) planta de localização de todas as edificações e logradouros confinantes, bem como de todos os logradouros não-confinantes, mas suscetíveis de sofrerem algum dano por efeito da execução da obra;

    b) relatório descritivo com todos os detalhes que se fizerem necessários a cada caso, das condições de fundação e estabilidade daquelas edificações e logradouros, além da constatação de defeitos ou danos porventura existentes nelas.

    4.1.10.2 Todos os documentos referentes à vistoria devem ser visados pelos interessados, devendo haver cópia à disposição deles


ID
2908546
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

No que diz respeito à Fiscalização e Controle Tecnológico, na fase de construção de uma obra civil, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • A) O controle tecnológico será baseado em ensaios de materiais, dos terrenos concernentes às fundações e taludes e da obra propriamente dita, em suas fases INICIAIS. No entanto, em nenhuma hipótese esse controle poderá ser executado após o término da obra, pois as condições poderão ser modificadas após a fase de entrega.

    B) ENSAIOS NÃO DESTRUTIVOS:

    1- O esclerômetro de reflexão de Schmidt é o instrumento utilizado para a avaliação da dureza superficial do concreto com base no princípio do ricochete.

    2- Para medir a resistência à penetração de concretos, tanto em laboratório quanto em campo, utiliza-se o penetrômetro Windsor; é utilizado para medir o desenvolvimento de resistência do concreto nas primeiras idades, a fim de se determinar o momento adequado para a remoção de fôrmas

    3- Ensaios de arrancamento:  pullout, break-off e pull-off

    4- Ensaios de absorção e de permeabilidade: o ensaio de absorção superficial inicial (Isat) e o método Figg

    5- Método da frequência de ressonância: Como a frequência fundamental de um material está relacionada principalmente com seu módulo de elasticidade dinâmico e sua densidade, é possível avaliar a integridade de uma estrutura a partir de correlações matemáticas entre eles

    6- O método do ultrassom pode ser usado para a detecção de defeitos no interior do concreto.

    E) Caso a concretagem seja interrompida por mais de 90 dias, as barras de espera devem ser pintadas com pasta de cimento para proteção contra a corrosão. 

  • Gabarito: D

    NBR 12722

    6.3.1.8 Dos materiais e métodos executivos:

    i) provas de carga: em qualquer fase da obra, podem ser realizadas estas provas para confirmação de estudos ou ensaios previamente realizados e es­clarecimento de dúvidas. Sempre devem ser ne­cessários um estudo preliminar e plano de execu­ção destas provas de cargas, a fim de que fiquem asseguradas a viabilidade do ensaio em condições de segurança e a impossibilidade de ruínas da es­trutura, sendo que as provas devem sempre ser fis­calizadas por instituto tecnológico oficial do país e assistidos pelo autor do projeto estrutural. O tra­balho deve ser orientado, entre outras, pelas NBR 6120. NBR 6489 e NBR 12131;


ID
2908549
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As aberturas de inspeção dos tanques sépticos devem ter número e disposição tais que permitam a remoção do lodo e da escuma acumulados, assim como a desobstrução dos dispositivos internos. Além disso, a verificação da estanqueidade dos tanques é etapa importante para o bom funcionamento do sistema. Com relação a esse tema, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo NBR 7229:

    a) A estanqueidade é medida pela variação do nível de

    água, após preenchimento, até a altura da geratriz inferior

    do tubo de saída, decorridas 12 h.

    b) tanques prismáticos retangulares: duas câmaras em

    série.

    c) todo tanque deve ter pelo menos uma abertura

    com a menor dimensão igual ou superior a 0,60 m,

    que permita acesso direto ao dispositivo de entrada

    do esgoto no tanque;

    d)os tanques executados com lajes removíveis em

    segmentos não necessitam de aberturas de inspeção,

    desde que as peças removíveis que as

    substituam tenham área igual ou inferior a 0,50m² 

    e) Antes de entrar em funcionamento, o tanque séptico

    deve ser submetido ao ensaio de estanqueidade, realizado

    após ele ter sido saturado por no mínimo 24 h.

  • Essa questão é ctrl+c ctrl+v da NBR 7229 item 6.1.2:

    A estanqueidade é medida pela variação do nível de água, após preenchimento, até a altura da geratriz inferior do tubo de saída, decorridas 12 h. Se a variação for superior a 3% da altura útil, a estanqueidade é insuficiente, devendo-se proceder à correção de trincas, fissuras ou juntas. Após a correção, novo ensaio deve ser realizado.

  • A estanqueidade é medida pela variação do nível de

    água, após preenchimento, até a altura da geratriz inferior

    do tubo de saída, decorridas 12 h.

  • NBR 7229

    a) 6.1.2 A estanqueidade é medida pela variação do nível de água, após preenchimento, até a altura da geratriz inferior do tubo de saída, decorridas 12 horas.

    b) 5.14 e) Os tanques prismáticos retangulares de câmaras múltiplas devem ter pelo menos uma abertura por câmara.

    c) 5.14 a)Todo tanque deve ter pelo menos uma abertura com a menor dimensão igual ou superior a 0,60 m, que permita acesso direto ao dispositivo de entrada do esgoto no tanque.

    d) 5.14 d) Os tanques executados com lajes removíveis em segmentos não necessitam de aberturas de inspeção quando as peças removíveis que as substituam tenham área inferior a 0,50 m2 .

    e) 6.1.1 Após entrar em funcionamento, o tanque séptico deve ser submetido ao ensaio de estanqueidade, realizado após ele ter sido saturado por no mínimo 24 horas.


ID
2908552
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Acerca do tema de projeto e execução de instalações prediais de água quente, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • NBR 7198/1993

    A) A execução das instalações prediais de água quente, inclusive a instalação dos aquecedores, bem como o remanejamento dessas instalações, pode ser de responsabilidade de profissional de nível técnico. NÍVEL SUPERIOR

    B) Os aquecedores, reservatórios de água quente e as tubulações devem ser projetados e executados de forma independente da racionalização do consumo.

    C) Alguns componentes das instalações prediais (tubos, conexões, aquecedores e registros), com exceção das juntas e materiais empregados nas suas execuções, devem preservar o padrão de potabilidade da água no interior da tubulação. TODOS DEVEM PREZAR

    D) Os aquecedores somente devem ser alimentados pelo reservatório inferior de água fria. OU POR DISPOSITIVO DE PRESSURIZAÇÃO

  • CORRETA: E

    NBR 7198/1993

    A) A execução das instalações prediais de água quente, inclusive a instalação dos aquecedores, bem como o remanejamento destas instalações devem ser de responsabilidadede profissional de nível superior, legalmente habilitado pelas leis do país. (item 4.2.1)

    B) Os aquecedores, reservatórios de água quente e as tubulações devem ser projetados e executados de forma dependente da racionalização do consumo.

    C) Todos os componentes das instalações prediais (tubos, conexões, aquecedores, registros, válvulas, dispositivos anti-retorno e aparelhos sanitários, com respectivas separações atmosféricas), assim como suas juntas e materiais empregados nas suas execuções devem preservar o padrão de potabilidade da água no interior da tubulação. (item 4.4.1)

    D) Os aquecedores devem ser alimentados pelo reservatório superior de água fria ou por dispositivo de pressurização. (item 5.1.1)

    E) O projetista deve analisar as perdas de calor nas instalações, em função dos materiais utilizados, das técnicas de isolamento térmico recomendadas, na temperatura da água com a qual a instalação deve funcionar adequadamente. (item 4.3.2)

  • Instalar água quente tem de ter NÍVEL SUPERIOR, NÃO PODE SER TÉCNICO.

    Tá aí uma que eu não sabia!

    Na dúvida entre A e E. Marquei E - gabarito correto. Vem comigo!

  • NBR 7198

    As instalações de água quente devem garantir:

    a) Garantir o fornecimento de água de forma contínua, em quantidade suficiente e temperatura controlável com segurança, aos usuários, com pressões e velocidades compatíveis com o Perfeito funcionamento dos aparelhos sanitários e das tubulações.

    b) preservar a potabilidade da água;

    c)proporcionar o nível de conforto adequado aos usuários;

    d)racionalizar o consumo de energia.


ID
2929732
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho a seguir:

A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

Assinale a alternativa em que a reescrita do trecho está adequada à língua padrão escrita e mantém o sentido original.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra C.

    Questão sobre a voz ativa e voz passiva.

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Gabarito Letra C.

    Voz ativa e voz passiva:

    A operação interligada de sistemas elétricos de potência proporciona vantagens para as concessionárias de energia elétrica, tais como: a otimização da exploração dos recursos energéticos e o aumento da confiabilidade, entre outras.

    Reescrevendo, a otimização da exploração e o aumento da confiabilidade tornam-se sujeito:

    A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são, entre outras, vantagens propiciadas às concessionárias de energia elétrica pela operação interligada de sistemas elétricos de potência.

  • Questão insuportável. Porém, típica desta banca.

  • voz ativa e voz passiva.

    o sujeito da frase fica : A otimização da exploração dos recursos energéticos e a ampliação da confiabilidade são...

  • verificar os marcadores: proporciona e propicia

  • Na B ainda tem um erro de concordância.

  • a) Errado, inversão das ideias, o que causa, portanto, alteração semântica. É a “operação interligada...”, sujeito, quem proporciona vantagens e não o oposto. Ademais, o OI sumiu.

    b) Errado. O verbo “propor” não é substituto viável para “proporcionar”. Ademais, há erro na concordância referencial entre “benefícios” e “elas” (o pronome deveria estar flexionado no masculino). 

    c) Certo. Houve, no item, além algumas pequenas modificações, houve uma mudança de voz verbal – da voz ativa para a voz passiva.

    d) Errado. Houve, aqui, alteração semântica, pois não são as concessionárias que apresentam as vantagens para a operação interligada de sistemas, mas sim o oposto. Ademais, o termo “confiabilidade”, por quebra do paralelismo sintático, está incidindo sobre a “exploração dos recursos” e não sobre a empresa em si (concessionárias), como propõe o enunciado da questão.

    e) Errado. O período revela -se incoerente. Uma correção adequada seria “o fato de que a interligação…”, pois não é o fato que traz as referidas vantagens, mas sim a própria “interligação dos sistemas elétricos…”. Outro equívoco está em dizer que a confiança se dá nos recursos energéticos, quando na verdade, o trecho propõe, implicitamente, que o aumento da confiabilidade se dá em relação às próprias concessionárias e não aos recursos energéticos.

    fonte: P. caveira.

  • PC-PR 2021

  • PC-PR 2021

  • Não sei vocês, mais esta banca ela pega metade do texto para final e joga para começo e coloca a pontuação e pronto está feito a reescrita, pelo menos isso que tenho reparado em várias questões.