- ID
- 1958260
- Banca
- Prefeitura de Fortaleza - CE
- Órgão
- Prefeitura de Fortaleza - CE
- Ano
- 2016
- Provas
- Disciplina
- Raciocínio Lógico
- Assuntos
Uma escola possui 150 alunos, sendo que 70 deles são meninos e os demais são meninas. Sabe-se que, do total de alunos, exatamente 100 já aprenderam a ler. E dentre as meninas exatamente 20 ainda não aprenderam a ler. Quantos dos meninos já aprenderam a ler?
Após o término das atividades escolares, três crianças estão aguardando por suas respectivas mães. Uma das crianças é loira, outra é morena e a outra é ruiva. As mães delas chamamse, não necessariamente nesta ordem, Ana, Bruna e Clarice. Cada uma delas possui um carro: um deles de cor azul, outro vermelho e outro branco. Sabe-se que: a filha de Ana é a ruiva; Bruna não possui um carro vermelho; a mãe da criança morena possui um carro vermelho; e a mãe da criança loira possui um carro azul. Com base no texto, podemos afirmar corretamente que quem possui o carro azul é:
Segundo o Parecer CNE/CEB nº 20/2009, a proposta pedagógica, ou projeto pedagógico, é:
A visão de criança como sujeito do processo de educação significa que a criança é:
A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui direito da criança e dever do Estado, sendo oferecida em:
As instituições de Educação Infantil em funcionamento no município de Fortaleza:
A Educação Infantil tem por finalidade o desenvolvimento integral da criança em seus aspectos:
A Educação Especial como modalidade transversal a todos os níveis, etapas e modalidades de ensino:
A definição da turma na qual o estudante da Educação Especial será incluído priorizará como critério:
De acordo com a necessidade dos estudantes da Educação Especial atendidos, as escolas devem contar com profissionais de apoio à docência e às rotinas escolares. Entende-se por profissionais de apoio:
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/90), considera-se, respectivamente, criança e adolescente, a pessoa:
O direito ao respeito, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal nº 8.069/90), consiste na:
Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei Federal nº 9.394/96), a avaliação na Educação Infantil será organizada de acordo com a seguinte regra:
Os teóricos Piaget, Vygotsky e Wallon estudaram o desenvolvimento das funções psicológicas à luz da gênese e da evolução dessas funções. Tal abordagem é comumente conhecida como:
Jean Piaget (1896-1980) estudou o desenvolvimento intelectual das crianças, descrevendo como a inteligência infantil se adapta ao mundo através da interação. Assinale a alternativa que contém uma citação desse teórico.
Há uma busca de construir uma educação de qualidade para a criança de 0 a 5 anos. Dentre tantas questões implicadas nesse processo, um dos desafios é definirmos a função que tanto a creche quanto a pré-escola devem desempenhar. Qual seria o objetivo desse atendimento?
Considere o texto abaixo:
[...] as atividades mais ligadas aos aspectos corporais e biológicos da educação – como a higiene, a alimentação, o descanso e outras – são tarefas de cuidado, enquanto as tarefas que “mexem com a cabeça” – como pintar, desenhar, fazer experiências em ciências ou elaborar um texto coletivo – são tarefas educativas. (BRASIL, 2006).
Assinale a alternativa correta sobre a divisão de tarefas na
Educação Infantil.
A organização dos espaços e dos materiais se constitui em um instrumento fundamental para a prática educativa com crianças pequenas. Isso implica:
Quanto à alimentação na creche, aos poucos, a criança que recebia papa com ajuda do adulto começa a mostrar interesse em segurar a colher, em pegar alimentos com os dedos e pôr na boca. Nesse caso, é importante que os professores e auxiliares:
A organização do banho na creche precisa prever condições materiais, como banheiras seguras e higiênicas para bebês, água limpa em temperatura confortável, sabonete, toalhas, pentes etc. É aconselhável que se leve em conta:
Responder como e quando o professor deve intervir nas brincadeiras de faz de conta é, aparentemente, contraditório com o caráter imaginativo e de linguagem independente que o brincar compreende. De fato, o brincar na Educação Infantil deve ser visto como:
As práticas pedagógicas que compõem a proposta curricular da Educação Infantil devem ter como eixos norteadores:
No que se refere à avaliação formativa, deve-se ter em conta que não se trata de avaliar a criança, mas sim as situações de aprendizagem que foram oferecidas. Isso significa dizer:
Segundo a Resolução nº 002/2010 do Conselho Municipal de Educação de Fortaleza - CME, a avaliação na Educação Infantil tem como objetivo:
As características da faixa etária das crianças atendidas, bem como as necessidades atuais de construção de uma sociedade mais democrática e pluralista apontam para a importância de uma atenção especial com a relação entre as instituições e as famílias. Nesse sentido, constata-se em muitas instituições que essas relações têm sido conflituosas. Para dirimir os conflitos, as instituições devem:
Considere o diálogo abaixo:
A professora pergunta à criança:
– Você sabe desenhar uma formiga?
A criança responde:
– Eu sabo.
Marque a opção correta segundo o conceito de erro
construtivo.
Segundo Márcia Gobbi (2010), estamos condicionados a pensar nas linguagens sempre relacionadas à fala da criança. Com isso a autora quer chamar a atenção ao fato de que as múltiplas linguagens estão associadas:
Devemos lembrar que, nas instituições de Educação Infantil, também podem acontecer situações imprevistas, acidentes que podem causar lesões graves nas crianças. Desse modo:
Assinale a única opção correta sobre alguns cuidados básicos quando acontecem situações imprevistas na escola.
A faixa etária de 0 a 6 meses representa um período de intensa transformação na criança. Aparecem os primeiros movimentos do corpo, das mãos, dos olhos e surge a intencionalidade do gesto da criança, com o seu deslocamento no espaço. Os acidentes mais comuns nessa idade são:
Mesmo quando todos os cuidados são tomados e apesar da supervisão atenta dos adultos, podem acontecer acidentes na instituição de Educação Infantil. Nesses casos, é necessário saber como agir para evitar que maiores danos sejam causados à saúde da criança. Seja qual for o acidente ocorrido e sua gravidade:
O socorro de emergência não é um tratamento médico, mas sim uma ação de tomada de decisão que melhor se aplica à criança acidentada. Quando se tratar de cortes e ferimentos superficiais: