A questão acima pede para que o candidato julgue uma afirmação que fala sobre as ameaças ambientais ao bioma amazônico e sua relação com a derrubada da cobertura vegetal.
Para respondê-la corretamente, é importante que o candidato consiga compreender a importância da Amazônia e as consequências que a derrubada de sua cobertura vegetal pode trazer para o bioma.
A Amazônia, situada no Brasil e em mais oito países da América, tem cerca de 6,9 milhões de km² e é considerada a maior floresta tropical e com maior biodiversidade do Planeta. Por conta disso, o bioma tem uma grande importância ambiental, não só o país, mas também para todo o mundo.
A começar pela sua vasta e abundante vegetação que é capaz de produzir uma grande quantidade de umidade para a atmosfera. Estudos apontam que uma árvore do bioma é capaz de bombear cerca de 300 litros de água, o que contribui para o processo de evapotranspiração que produz uma grande umidade de ar, ocasionando em grandes volumes de chuvas.
Essa umidade gerada é responsável, através do fenômeno dos rios voadores, de grande parte das chuvas que ocorrem em outras regiões brasileiras e até mesmo em outros países da América do Sul, garantindo o abastecimento de água e a vazão de grandes bacias hidrográficas do continente.
Além disso, é importante ressaltar que a vegetação da Amazônia tem uma grande capacidade de absorção de carbono, impedindo que o gás vá para a atmosfera, o que intensificaria o Efeito Estufa e o Aquecimento Global.
Nos últimos anos, a Amazônia tem sido alvo de grandes fazendeiros, produtores rurais e donos de grandes mineradoras em razão da sua grande extensão territorial. Cobiçando então o aumento da produtividade agrícola e da exploração mineral, várias áreas da Amazônia têm tido sua cobertura vegetal removida, por meio do desmatamento, para dar lugar a grandes lavouras, pastagens e áreas de mineradoras.
Isso causa um impacto ambiental bastante prejudicial, não só para o bioma, mas sim para todo o Planeta. Conforme já explicado, com a remoção da vegetação, teríamos uma diminuição da quantidade de umidade produzida na Amazônia, o que afetaria o regime de chuvas em outras regiões brasileiras e da América do Sul, o que poderia levar a crise hídrica, dificuldade na agricultura, crise energética, aumento do preço dos alimentos, entre outras graves consequências.
Além disso, é importante destacar que o desmatamento emite uma grande quantidade de gás carbônico para a atmosfera, o que intensifica o Efeito Estufa que aumenta a probabilidade da ocorrência do Aquecimento Global.
E atualmente, com a flexibilização de leis ambientais e pela falta de uma fiscalização ostensiva no combate ao desmatamento, o bioma tem como principal ameaça o desmatamento e a remoção de sua cobertura vegetal, que em 2021 teve um aumento de 21,97% de áreas desmatadas em relação à 2020.
Portanto, a afirmação está CERTA.
Gabarito do Professor: CERTO.