Com base na expressão
NH4+(aq) ⇄ H+(aq) + NH3(aq)
que representa a solução aquosa do (NH4)Cℓ , é correto afirmar que:
Com base na expressão
NH4+(aq) ⇄ H+(aq) + NH3(aq)
que representa a solução aquosa do (NH4)Cℓ , é correto afirmar que:
Todos os seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus, sendo conhecidos desde formas unicelulares até formas pluricelulares. Os organismos unicelulares e pluricelulares têm a célula como unidade estrutural e funcional. Na classificação dos seres vivos, são utilizados critérios de organização e fisiologia celular para diferenciar os diversos grupos ou reinos. Quanto à organização celular, as células podem ser de dois tipos, procariótica e eucariótica. Um desses tipos manifesta-se apenas nos organismos do reino Monera.
(http://goo.gl/jUnx5. Acesso: 03/10/2012. Adaptado.)
Nos organismos desse reino, todas as células são
Um homem é filho de pai com visão normal e mãe daltônica.
Os genótipos do homem, da sua avó e do seu avô maternos são, respectivamente
Com o avanço da medicina e o aumento da expectativa de vida, os médicos intensificam os alertas sobre a importância de se prevenirem em tempo as doenças que costumam se tornar freqüentes no período senil. Uma das mais comuns, é a perda de massa óssea. As mulheres são mais acometidas pela doença do que os homens, principalmente na menopausa.
(Revista Ecologia e desenvolvimento, ano11, nº 95, 2001. Adaptado).
O fator que está mais intimamente relacionado com a menopausa e que provoca a perda de massa óssea é
“Ao longo do crescimento econômico, a humanidade fez uso, sobretudo de fontes de energia não renováveis. Os avanços nos processos tecnológicos industriais ocorreram, inicialmente, em países como a Inglaterra, onde a fonte de matéria-prima abundante para produção de energia era o ____________________. Foi esse combustível que moveu as primeiras máquinas a vapor e deu impulso à Revolução Industrial. Já no século XX, houve uma intensificação do uso do ___________________, sobretudo pelo fato de esse ser mais fácil de armazenar, transportar e usar. Seu potencial poluidor, no entanto, é também elevado.”
(CEMIG – Energia Eficiente Cidadania Inteligente – Bhte – 2005, p. 27-8. Adaptado).
Os combustíveis que completam, corretamente, essas lacunas são:
Michel está passeando de bicicleta pela pista de ciclistas, a uma velocidade de 5 m/s, quando um pequeno cachorrinho escapa da coleira e atravessa de súbito a pista, 3 m à frente da bicicleta. Michel, impossibilitado de se desviar da sua trajetória, freia e para, quase tocando no cachorro, em um curto espaço de tempo de 1,2 s.
A desaceleração, em m/s2, que Michel conseguiu imprimir à bicicleta, ao longo desses 3 m, foi de
O Brasil pode abrigar mais nove fábricas de automóveis, caso os projetos anunciados na edição de 2012 do Salão do Automóvel de São Paulo se confirmem. A lista é composta, em sua maioria, por tradicionais marcas europeias e asiáticas que estão de olho no crescente mercado brasileiro que, de acordo com analistas, poderá tornar-se o terceiro maior do mundo. Muitas delas tinham intenção de chegar apenas via importação, mas o programa anunciado pelo governo em outubro de 2012 coloca o carro estrangeiro em desvantagem competitiva. “Com o novo decreto do governo, quem quiser vender carro no Brasil terá de produzir aqui ou se limitar a uma cota de até 4800 carros ao ano”, diz um fabricante. Para os importados fora da cota, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) será 30 pontos percentuais maior, o que torna muito difícil a concorrência.
(http://goo.gl/jzzUV. Acesso: 25/10/2012. Adaptado.)
As novas fábricas de automóveis a se instalarem no Brasil foram atraídas por uma combinação entre
Os atuais locais de implantação dos centros de alta tecnologia no Brasil e no mundo formaram-se sob condições históricas e circunstâncias específicas, e a implementação de outros centros está vinculada a uma série de fatores. Como se apresenta o ordenamento espacial exigido pelas indústrias de alta tecnologia?
I. Disponibilidade de recursos essencialmente regionais nos investimentos produtivos.
II. Incentivos governamentais tanto na implantação como no desenvolvimento de incubadoras.
III. Infra-estrutura de importação e exportação como terminais de carga de aeroportos e portos.
IV. Presença de instituições de geração de conhecimento, como universidades e centros de pesquisa.
São corretas apenas as afirmativas:
Os empreendimentos culturais se concentram preferencialmente nas áreas das cidades onde vivem as classes sociais A e B. As regiões consideradas pouco atrativas para eventos de grande porte geralmente não recebem tais investimentos. Isso revela que existe um processo de seletividade dos empreendimentos culturais, públicos ou privados, no âmbito das cidades.
Um dos critérios que contribuem para a exclusão de uma região na instalação de um empreendimento cultural é a
Modernização e nacional-desenvolvimentismo
De modo geral, pode-se dizer que até o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, as receitas para a modernização do Brasil prescreviam a organização do Estado: era o Estado que estaria encarregado de formar a nação e seu povo, e para isso era fundamental uma cultura nacional. Após o início da Guerra Fria, a necessidade de vencer obstáculos e transformar o país permaneceu constante, mas a modernização passou a ter como alvo principal o estabelecimento de políticas que visassem a desenvolver o país, ou seja, a acelerar seu crescimento econômico em direção à industrialização e à urbanização.
(OLIVEIRA, L. L. Cultura e Identidade Nacional no Brasil do Século XX. In: GOMES, A. C.; PANDOLFI, D. C.; ALBERTI, V. (Org.). A República no Brasil. RJ: FGV, 2010. p. 359.)
Durante o século XX, a modernização do país foi um objetivo perseguido em várias estratégias de governo. Com o projeto nacional-desenvolvimentista, o presidente Juscelino Kubitschek (1956-1961) buscou
Cidadania Brasileira
Foi convivendo com todas essas limitações à cidadania política que demandas da classe trabalhadora, articuladas durante a Primeira República, transformaram-se em leis, passando a fazer parte da vida do trabalhador e a integrar seu sentimento de cidadania, que desde então passa pelo exercício de direitos sociais. Para se dimensionar a mudança ocorrida, vale citar algumas das mais importantes medidas implementadas nesse período, entre as quais a carteira de trabalho, o salário mínimo, a Consolidação das Leis do Trabalho, os Institutos de Aposentadoria e Pensões (IAPs) e a Justiça do Trabalho.
(GOMES, A. C. Economia e trabalho no Brasil Republicano. In: GOMES, A. C.; PANDOLFI, D. C.; ALBERTI, V. (Org.). A República no Brasil. RJ: FGV, 2010. p. 246.)
O longo processo de construção da cidadania brasileira no século XX foi marcado por inúmeros conflitos, avanços e recuos. Na década de 1930, constata-se que os direitos sociais resultaram
"Responda rápido. O maior índice de crescimento de novos universitários foi registrado em que faixa etária, de acordo com o último Censo do Ensino Superior?
A – 18 a 24 anos C – 40 a 49 anos
B – 24 a 39 anos D – Acima dos 50 anos
Não sabe? Quer a ajuda dos universitários? Cuidado, a maioria talvez não saiba. São os cinqüentões, sessentões e setentões que estão brilhando nos vestibulares. Entraram na vida acadêmica, em 2001, 23% a mais de alunos nessa faixa etária em comparação ao ano anterior. São quase 11 mil contra 8.700 em 2000. A tendência é de crescimento maior em 2002, mas os números só serão divulgados no final deste ano. Essa ocupação da “terceira idade”, nas universidades não se deve por acaso. Basta se ater à explicações do sociólogo Ruda Ricci, professor da PUCMinas, para ver sentido nessa mudança. Ele levanta dois fatores: a cobrança de qualificação pelo mercado de trabalho na década de 90 e a dispensa de pessoas com mais de 45 anos. “O ideal para as empresas eram funcionários na faixa dos 35 anos. Abaixo disso eram consideradas inexperientes e acima não teriam agilidade, já estariam burocratizadas.” Para as empresas, era mais fácil dar treinamento aos jovens. Aos quase cinqüentões só restava uma saída: voltar a estudar ou abrir negócio próprio. Some-se a isso a mudança na previdência, que retardou a aposentadoria, e o aumento na expectativa de vida. “O mercado percebeu que eles são experientes e buscam qualificação. Têm a receita ideal para um bom profissional”, afirma Ruda Ricci, que acredita na multiplicação das oportunidades de trabalho, nos próximos anos, para os cinqüentões. E não está só. Robert Critcheley, autor do livro Reavaliando sua carreira, também vê boas perspectivas. “Hoje convivemos com a primeira geração que chega a essa idade em perfeitas condições físicas e intelectuais.” É só encarar o desafio e saber que a idade mental é mais importante que a cronológica."
(ARRIEL, Silvânia - Revista Encontro. Abril/2003, p. 43)
“É só encarar o desafio e saber que a idade mental é mais importante que a cronológica.”
O termo assinalado tem função semelhante em:
Para ter um texto bem organizado, devemos utilizar atentamente os aspectos ligados à coesão e coerência.
A opção em que apresenta alguns desses elementos é:
As pessoas com deficiência estão conquistando seu espaço. Venha conquistar o seu.
Para o Sistema Fiemg e todas as suas entidades, empregar trabalhadores com deficiência é mais do que um exigência legal. É uma forma de valorizar as oportunidades oferecidas pela diversidade da nossa sociedade. Se você é deficiente e procura espaço no mercado de trabalho, o SESI e o SENAI estão contratando. Cadastre seu currículo no site www.fiemg.com.br, ou envie para a caixa postal 2006, ou procure uma unidade do SESI ou do SENAI mais próxima de você.
Faça parte da nossa equipe
(Estado de Minas,domingo, 25 mar. 2007. Caderno Classificados. p.8 )
A respeito do contexto de produção e circulação desse texto são feitas as afirmativas abaixo.
I. Dirige-se a um público específico.
II. Poderia ser veiculado em outros suportes.
III. Tem intenção de persuadir o interlocutor.
São corretas as afirmativas:
Considere as seguintes funções exponenciais:
I. y = 0,003 x 1,2x .
II. y = 62 x(2/3)x .
III. y = 10 x 0,99x .
IV. y = 33x .
Entre essas, as funções exponenciais crescentes são:
Classifique cada uma das funções exponenciais como crescente (C) ou decrescente (D):
I. ƒ(x) = (7/3)x .
II. g(x) = 0,2x .
III. h(x) = (1/3)x .
IV. p(x) = (5)x .
A seqüência correta dessa classificação é
A partir do século XIX, a concepção da ideia de átomo passou a ser analisada sob uma nova perspectiva: a experimentação. A cada novo fenômeno que surgia, propunha-se um novo modelo para explicá-lo. Assim, o modelo de Thomson veio depois do modelo de Dalton.
O modelo atômico proposto por Thomson avançou em relação ao modelo de Dalton porque
acrescentou a ideia de