SóProvas



Prova UNICENTRO - 2018 - UNICENTRO - Vestibular - Geografia


ID
4200490
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Conforme reportagem disponível do site G1, “no Brasil, falta trabalho atualmente para 27,6 milhões de brasileiros. [...] A taxa de subutilização da força de trabalho ficou em 24,6 % no 2º trimestre de 2018. O número de desalentados bateu novo recorde e atingiu 4,8 milhões no 2º trimestre, 203 mil pessoas a mais em relação ao 1º trimestre. Já o número de subocupados subiu para 6,5 milhões contra 6,2 milhões nos 3 primeiros meses do ano. No trimestre encerrado em junho, o número de desempregados somou 13 milhões, contra 13,7 milhões no 1º trimestre”.
Disponível em https://g1.globo.com/economia/noticia/2018/08/16/falta-trabalho-para-276-milhoes-de-brasileiros-aponta-ibge.ghtml. Acesso em 16 de ago. 2018.

Embora seja um fenômeno nacional, o desemprego, as condições de trabalho e a renda são sentidos de forma diferente entre os segmentos sociais e nas diversas regiões do país. Sobre o tema, assinale a alternativa INcorreta.

Alternativas

ID
4200493
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Um vôo saiu às 19 horas do dia 20/03 do aeroporto de Guarulhos – São Paulo/Brasil, localizado a 23° 25' 55" S, e 46° 28' 10" W, com destino ao aeroporto Leonardo da Vinci – Fiumicino – Roma/Itália, localizado a 41° 48´1´´ N e 12° 14´20´´E. A duração do vôo direto é de 11 horas. Calcule o horário em que os passageiros chegaram a Roma (horário local) e assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Horário em São Paulo: 19h -> Partiu de São Paulo

    Na hora da partida, a cidade de Roma tinha seu ponteiro marcando: 19 + 4h, posto que Roma está 15 + 15 + 15 + 12 graus "à frente" de São Paulo. Então, eram 23h em Roma. Ora, se a viagem durou 11h, teremos que 23h00 da noite + 11h de viagem = 10h da manhã do dia seguinte em Roma

    B

    EsPCEx 2022


ID
4200505
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O ritmo de desmatamento na Amazônia Legal ainda é alto. Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (2018), a área consolidada de desmatamento para o período de agosto de 2016 a julho de 2017 foi de 6.947 km². Esse valor é aproximadamente 5% acima do que o estimado pelo INPE em outubro de 2017, que foi de 6.624 km². As consequências são negativas para a floresta, para o clima e para a população. Dentre as perdas estão a redução dos serviços ambientais - como a manutenção da biodiversidade, da ciclagem de água, dos estoques de carbono que evitam o agravamento do efeito estufa - e a redução do território para a reprodução social das populações tradicionais.

Marque a alternativa que apresenta as causas principais para o elevado desmatamento na região.

Alternativas

ID
4200511
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Os conflitos envolvendo o Oriente Médio, Norte da África e África Subsaariana têm provocado intensas imigrações para o continente europeu. O fato de esses países estarem envolvidos em prolongadas guerras civis, dentre as quais algumas perduram desde o advento da Primavera Árabe como é o caso da Síria, tem feito com que suas populações busquem refúgio em países próximos para fugirem das guerras civis, da fome, das repressões religiosas, bem como de ataques terroristas por grupos fundamentalistas islâmicos, como é o caso do Estado Islâmico. Texto adaptado. SANTOS; TEIXEIRA, 2017. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/Geographia/article/view/31898/22928. Acesso em 16 de ago. 2018.

O texto acima se refere aos conflitos que vêm ocorrendo desde 2011, em regiões da Ásia e da África. Sobre esses conflitos, analise as afirmativas a seguir.

I. Em uma das cidades Sírias onde o Estado Islâmico do Iraque e do Levante (ISIL) dominou, Raqqa, a derrota desse grupo terrorista poderia levar à libertação de civis isolados na cidade, incluindo mulheres e meninas Yazidi, três anos depois de terem sido capturadas no Iraque para serem vendidas como escravas sexuais a combatentes do ISIL.
II. As comunidades, nestes países em conflito, têm tido o fortalecimento da proteção dos direitos humanos, fato que tem sido importante na construção dos acordos de paz entre os grupos rebeldes e os governos locais.
III. Há pelo menos três grupos principais de rebeldes no conflito da Síria, no entanto, apenas o Exército Livre da Síria tem anseio de transformar o país numa democracia parlamentar que garanta direitos civis e ampliação de liberdades.
IV. Os EUA se posicionam a favor do governo Sírio, acusando apenas os grupos rebeldes de atentar gravemente contra os direitos humanos, pelo elevado contingente de mortos e refugiados.
V. A Rússia, historicamente aliada da Síria, desde os tempos da Guerra Fria, sustenta o apoio ao governo de Bashar al Assad. O presidente Vladmir Putin faz duras críticas à ação americana por intervir na soberania de um país independente.

Assinale a alternativa que contém as afirmativas corretas.

Alternativas

ID
4200517
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil experimentou, nas últimas décadas, uma transição demográfica acelerada, principalmente, devido à queda acentuada dos níveis de fecundidade. Isso vem provocando mudanças significativas na estrutura etária da população. Conforme se observa na figura a seguir, o formato da pirâmide populacional é típico de uma população em processo de envelhecimento, com a redução da participação relativa de crianças e jovens e o aumento proporcional de adultos e idosos.



Desse modo, o Brasil vive um período de acelerado envelhecimento demográfico, com importantes implicações para indivíduos, famílias e sociedade. Sobre esse contexto, é correto afirmar que

I. houve uma significativa queda da fecundidade, no Brasil, que passou de 2,4 filhos por mulher em 2000, para 1,9 em 2010, e que deverá seguir em queda, chegando a cerca de 1,5 filho por mulher, em 2030. Apesar disso, o impacto na estrutura etária populacional, especialmente no número de crianças, é pequeno.
II. em relação à população jovem, além dos problemas econômicos gerados pelas condições no mercado de trabalho, esta situação tem sido comumente relacionada ao aumento da violência e da vulnerabilidade social.
III. a população brasileira de 30 a 59 anos de idade apresenta crescimento, tanto na participação relativa quanto em valores absolutos, em todo o período de 2000 a 2030. A Região Norte é a que apresenta os maiores percentuais dessa faixa etária.
IV. idosos é o segmento populacional que mais cresce, 4% ao ano, no período de 2012 a 2022. Essa situação é consequência, primeiramente, da rápida e contínua queda da fecundidade no país, além de ser também influenciada pela queda da mortalidade em todas as idades. V. a vantagem da transição demográfica brasileira é o bônus demográfico e a igualdade regional. Sendo a principal solução para essa questão as mudanças na previdência social.

Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

    COMENTÁRIO DA ALTERNATIVA I

    I. houve uma significativa queda da fecundidade, no Brasil, que passou de 2,4 filhos por mulher em 2000, para 1,9 em 2010, e que deverá seguir em queda(verdade), chegando a cerca de 1,5 filho por mulher, em 2030. Apesar disso, o impacto na estrutura etária populacional, especialmente no número de crianças, é pequeno. (COMO ASSIM? está diminuindo a taxa de fecundidade e não vai alterar o número de crianças? claro que vai)

    • Em 2000, a média de filhos por mulher no Brasil era de 2,38. Segundo os dados referentes a 2010, esse índice caiu para 1,9. 
    • FONTE: IBGE: fecundidade no Brasil não supera reposição populacional (terra.com.br)
  • em todas as cidades?


ID
4200523
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

O Brasil é um país de dimensões continentais, com 5.570 municípios, possuindo a 5ª maior população mundial, atualmente estimada em 208.699.374 milhões de habitantes, contudo, 68% da população concentra-se em apenas 11,63% do total dos municípios e 84% dos habitantes residem em área urbana.
Disponível em https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ Acesso em 16 de ago. 2018.

Embora as cidades sejam diversas em tamanho, integração à rede urbana, economia etc., apresentam, em comum, processos históricos que impõem desafios ao desenvolvimento urbano. Dentre eles, destacam-se:

I. Igualdade socioespacial na distribuição dos equipamentos e infraestrutura urbana, espaços públicos, arborização e áreas com muitas carências.
II. Dificuldade histórica de acesso à terra e à moradia pelas populações mais pobres, o que levou a um déficit habitacional, assim como à formação de assentamentos irregulares e à ocupação precária de espaços urbanos: cortiços, favelas, vilas e loteamentos clandestinos.
III. Ausência ou ineficiência dos sistemas de transporte e mobilidade urbana.
IV. Eficiência nos serviços de água e, principalmente esgoto, como também nos sistemas de coleta e tratamento de resíduos sólidos.
V. Ocupação de áreas ambientalmente frágeis e de áreas perigosas, resultando na formação de áreas de risco associadas a deslizamentos e enxurradas, estas muito em decorrência das deficiências dos sistemas de drenagem.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:

Alternativas

ID
4200526
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Conforme reportagem do jornal O Globo, de 08.07.2009, uma quantidade expressiva de rejeitos foi enviada clandestinamente para o Brasil. O texto informava que “A Polícia Federal abriu nesta quarta-feira um inquérito para investigar o despejo de mais de mil toneladas de lixo nos portos brasileiros. A carga veio da Europa escondida em contêineres. Em Santos, no litoral paulista, foram encontradas 300 toneladas de lixo. No porto de Rio Grande, no Rio Grande do Sul, outras 740 toneladas foram isoladas. O lixo terá de ser devolvido à Inglaterra em 10 dias. [...]. Segundo as investigações, os navios com a carga indesejada saíram de um porto da Inglaterra, fizeram escala na Bélgica e descarregaram no Brasil”.
Disponível em http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,MUL1223571-5598,00- PF+INVESTIGA+DESPEJO+DE+LIXO+VINDO+DA+EUROPA+NOS+PORTOS+DO+BRASIL.html. Acesso em 16 de ago. 2018.

A produção em larga escala dos resíduos sólidos é um dos principais temas da agenda ambiental internacional. Conforme a fiscalização nos países desenvolvidos vai se intensificando, escândalos envolvendo a exportação desses rejeitos para países subdesenvolvidos vêm ganhando manchetes no Mundo. Assim como esse caso brasileiro, outros flagrantes já foram denunciados na África e na China. Alguns conhecimentos são importantes para se tratar da questão dos resíduos sólidos, dentre eles:

I. Resíduos sólidos não podem ser confundidos com lixo. Enquanto os primeiros podem ser reutilizados, o lixo é um material que já esgotou suas possibilidades de reutilização.
II. A coleta seletiva de materiais descartados e a reciclagem podem contribuir para o crescimento do comércio internacional, já que o resíduo reciclado se transforma em insumo ou matéria-prima.
II. O aumento da produção e do consumo exacerbado são os principais fatores para o aumento da produção dos resíduos sólidos. Trata-se de um problema local e específico no Brasil.
IV. No Brasil, há diferentes formas de disposição de resíduos sólidos urbanos, tais como: aterros sanitários, aterros a céu aberto (lixões) e aterros controlados, incineração, etc.
V. Entre os fatores que impulsionam o comércio ilegal dos rejeitos, podemos citar o custo da incineração nos países desenvolvidos - em alguns casos, fica mais caro exportá-los ilegalmente - e a ineficiência da fiscalização nos portos.

Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • III. O aumento da produção e do consumo exacerbado são os principais fatores para o aumento da produção dos resíduos sólidos. Trata-se de um problema local e específico no Brasil. - ERRADA, é um problema mundial justamente por isso que países ricos tentam (e conseguem) enviar seus resíduos para países pobres.


ID
4200529
Banca
UNICENTRO
Órgão
UNICENTRO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Leia os textos abaixo.

“Um terremoto de 5,9 de magnitude atingiu a ilha turística de Lombok, na Indonésia, nesta quinta-feira (9), quatro dias depois de um primeiro forte tremor deixar pelo menos 259 mortos.” [...] O terremoto que atingiu a ilha de Lombok, no fim da tarde de domingo (horário local) teve 6,9 de magnitude, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O seu epicentro foi registrado a 10,5 km de profundidade, a 2 km ao sul de Loloan, no norte da ilha.”
Disponível em https://g1.globo.com/mundo/noticia/2018/08/09/outro-terremoto-sacode-lombok-na-indonesia.ghtml. Acesso em 15 de ago. 2018.

“Moradores da região oeste de Londrina, no norte do Paraná, sentiram a terra tremer na quarta-feira (1°). Segundo o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), a magnitude registrada foi de 0,8 grau na escala Richter, um tremor de baixa intensidade.” [...] “Com mais esse registro, já são 15 abalos sísmicos registrados em Londrina desde dezembro de 2015, quando ocorreram os primeiros relatos de moradores. Segundo o Centro de Sismologia da USP, o microtremor desta quarta-feira foi registrado por volta das 20h35, após relatos de moradores. Como a intensidade foi muito baixa, os técnicos da USP afirmam que não deve ser motivo de preocupação.”
Disponível em https://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/noticia/2018/08/02/moradores-de-bairro-da-regiao-oeste-de-londrina-sentem-a-terra-tremer.ghtml. Acesso em 15 de ago. 2018.

As duas notícias retratam ocorrências de terremotos, na Indonésia e no Brasil. A seguir marque a alternativa que apresenta fatores que explicam os motivos de as magnitudes dos terremotos registrados na Indonésia e no Brasil serem tão diferentes.

Alternativas
Comentários
  • A placa Sulamericana não tem limites com as placas euroasiática! apenas com Nazca, Caribe, africana e de Scotia!

  • O circulo de fogo, recebeu esse nome em si, por ser uma região que a maior ocorrencias de terremotos do mundo, e o Brasil se localiza no centro da placa sul-americana.

    LETRA C

  • O circulo de fogo, recebeu esse nome em si, por ser uma região que a maior ocorrencias de terremotos do mundo, e o Brasil se localiza no centro da placa sul-americana.

    LETRA C