-
✅ Gabarito: B
✓ “APITA O ÁRBITRO, ABREM-SE AS CORTINAS E COMEÇA O ESPETÁCULO”.
➥ ORAÇÃO COORDENADA INCIAL + ORAÇÃO COORDENADA ASSINDÉTICA (SEM CONECTIVO) + ORAÇÃO COORDENADA SINDÉTICA ADITIVA (INICIADA PELA CONJUNÇÃO COORDENADA ADITIVA "E").
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Analisemos os itens..
(B)
“APITA O ÁRBITRO, ABREM-SE AS CORTINAS E COMEÇA O ESPETÁCULO”
Orações coordenadas são aquelas que mantém independência em relação as outras orações.
Um exemplo para memorizar: Maria passa e Joana lava.
Perceba que há uma relação de independência entre as orações ( sentido completo)
Sindética : Com conjunção
Assindética : Sem conjunção
A) Período composto por coordenação. Coordenada inicial, coordenada sindética explicativa e coordenada assindética.
ABREM-SE AS CORTINAS E COMEÇA O ESPETÁCULO
A última oração possui uma conjunção aditiva , logo = Sindética
_____________________________________________________________________________________________
C)
Não há relação de subordinação. Não esqueça > Na relação de subordinação as orações mantém dependência.. leia-se a principal depende da subordinada ... Perceba no exemplo:
É necessário que vc venha.
se eu digo: é necessário ... o sentido fica incompleto.
Sobre as substantivas:
Oração objetiva direta é aquela que exerce a função de objeto direto do verbo da oração principal
Não sei/ se estarei aqui.
Oração predicativa é aquela que exerce a função de predicativo do sujeito da oração principal. A verdade é / que ninguém confia naquele deputado
___________________________________________________________________________________________
D) Não há relação de subordinação..
Bons estudos!
-
Para se analisar estruturas nas quais constam orações, de saída, convém citar:
→ em se tratando de quantidade de oração, volte o interesse para os verbos e/ou locuções verbais, visto que o número deles será correspondente ao de orações;
→ se houver uma única oração, dá-se o nome de oração absoluta, que compõe o período simples; se houver mais de uma oração, período composto (ou complexo);
→ para saber o tipo de relação que se estabelece, leia e procure identificar se há, isoladamente, sentido ou não nas orações. Se houver, trata-se de oração independente, ou seja, coordenada; se não houver, de oração dependente, isto é, subordinada;
→ objetivando reconhecer que tipo de coordenada é, se assindética, se sindética, identifique se há ou não conectivo: se houver, será sindética; caso contrário, assindética.
Eis o trecho a ser inspecionado:
"Apita o árbitro, abrem-se as cortinas e começa o espetáculo."
Em negrito, há três verbos, cada qual correspondendo a orações diferentes. Logo, há três delas. Todas possuem sentido completo, não dependendo umas das outras, o que permite concluir a existência de coordenação entre si. A primeira, inicial; a segunda, assindética (não possui conectivo algum e se separa da anterior apenas por vírgula); e, por último, a oração que finda o encadeamento (e começa o espetáculo) é precedida de um conectivo ao qual se dá o nome de conjunção aditiva. Em vista disso, essa última estrutura se denomina oração coordenada sindética aditiva.
Do detalhamento acima, atinam-se as informações necessárias a fim de responder corretamente: trata-se de um período composto por coordenação, cujas três orações classificam-se, respectivamente, em coordenada inicial, coordenada assindética e coordenada sindética aditiva.
Letra B
-
B coordenada assindetica e sindetica aditiva
-
Pra aqueles como eu que não sabia o que era oração inicial:
Em um período composto por coordenação, será considerada coordenada sempre a segunda oração, sendo a primeira chamada ou de Oração Inicial ou Coordenada Inicial. Dessa forma, não é possível inverter a ordem das frases compõem o período
-
Assertiva B
Período composto por coordenação. Coordenada inicial, coordenada assindética e coordenada sindética aditiva.
-
"APITA O ÁRBITRO, ABREM-SE AS CORTINAS E COMEÇA O ESPETÁCULO".
Temos a presença de 3 orações, pois na frase encontram-se 3 verbos (apita, abrem-se, começa)
Entre a primeira e a segunda oração "Apita o árbitro, abrem-se as cortinas" não há a presença de conjunção, deste modo, é classificada como coordenada assindética (coordenada pois ambas as orações possuem sentido próprio isoladamente).
Já a terceira oração "e começa o espetáculo" há a presença da conjunção "e" que indica adição, está adicionando uma ideia à segunda oração, desse modo é classificada como coordenada sindética (pois possui sentido próprio e conjunção) aditivo (pela presença da conjunção "e"."
Gabarito letra B
-
"Apita o árbitro, abrem-se as cortinas e começa o espetáculo."
Em negrito, há três verbos, cada qual correspondendo a orações diferentes. Logo, há três delas. Todas possuem sentido completo, não dependendo umas das outras, o que permite concluir a existência de coordenação entre si. A primeira, inicial; a segunda, assindética (não possui conectivo algum e se separa da anterior apenas por vírgula); e, por último, a oração que finda o encadeamento (e começa o espetáculo) é precedida de um conectivo ao qual se dá o nome de conjunção aditiva.