SóProvas



Prova VUNESP - 2010 - CEAGESP - Engenheiro de Segurança do Trabalho


ID
228052
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O acidente de trabalho é um evento complexo que, mercê de suas características e abordagens, comporta diferentes conceitos. Assim,

Alternativas
Comentários
  • LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991.

    Dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências.

    Art. 19. Acidente do trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.  


ID
228055
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entre as atribuições comuns à prática da Engenharia de Segurança do Trabalho, constam a investigação e a análise de acidentes de trabalho, sendo que

Alternativas
Comentários
  • A árvore de causas é um método de análise baseado na teoria de sistemas utilizado para a análise de acidentes por se tratar de um evento que pode resultar de situações complexas e que, quase sempre, tem várias causas. Se for bem aplicada, deve apontar todas a falhas que antecederam ao evento final (lesão ou não). O conceito básico aplicado é o de variação ou desvio, que pode ser entendido como uma “fuga” dos padrões e que tem relação direta com o acidente.

    Fonte: https://qualidadeonline.wordpress.com/2014/03/24/arvore-de-causas-uma-metodologia-de-analise/


ID
228058
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Há doenças que são produzidas ou desencadeadas pelo exercício do trabalho peculiar a determinado ramo de atividade e outras que são adquiridas ou desencadeadas em função de condições especiais em que o trabalho é realizado. A respeito disso, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    bissinose é uma doença ocupacional, que acomete indivíduos que trabalham com atividades relacionadas ao processamento e manuseio de algodão e fibras de linho.

    Foco, força e fé!

    ;)

ID
228061
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entre os controles em nível de engenharia, para eliminar ou reduzir os fatores de risco na interface homem versus máquina, tem-se a

Alternativas
Comentários
  • Errei ao marcar a letra b)
    A norma (NR 12) diz:

    "12.101. As dimensões dos postos de trabalho das máquinas e equipamentos devem:

    a) atender às características antropométricas e biomecânicas do operador, com respeito aos alcances dos segmentos corporais e da visão;"

  • Todas as medidas sempre levarão em conta as características individuais de cada um, nunca um grupo. 

    A correta é a c). 

    Entretanto, a alternativa a) não estaria errada, mas veja que o enunciado menciona "a nível de engenharia". Isso torna a alternativa a) incorreta. 

ID
228064
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Para os locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, a Norma Regulamentadora n.º 17 recomenda as seguintes condições de conforto:

Alternativas
Comentários
  • a - Errado - Faixa de temperatura de 20ºC a 23ºC , Niveis de ruído de acordo com NBR 10152
    b - Errado - Velocidade do ar não superior a 0,75m/s e UR do ar não inferior a 40%
    c - Errado - velocidade do ar novamente
    d - Correto
    e - Errado - Velocidade do Ar.
  • É o tipo de questão mais recorrente nos concursos da área de Segurança.

  • 17.5.2. Nos locais de trabalho onde são executadas atividades que exijam solicitação intelectual e atenção constantes, tais como: salas de controle, laboratórios, escritórios, salas de desenvolvimento ou análise de projetos, dentre outros, são recomendadas as seguintes condições de conforto:

    a) níveis de ruído de acordo com o estabelecido na NBR 10152, norma brasileira registrada no INMETRO;

    b) índice de temperatura efetiva entre 20oC (vinte) e 23oC (vinte e três graus centígrados);

    c) velocidade do ar não superior a 0,75m/s;

    d) umidade relativa do ar não inferior a 40 (quarenta) por cento.

    17.5.2.1. Para as atividades que possuam as características definidas no subitem 17.5.2, mas não apresentam equivalência ou correlação com aquelas relacionadas na NBR 10152, o nível de ruído aceitável para efeito de conforto será de até 65 dB (A) e a curva de avaliação de ruído (NC) de valor não superior a 60 dB.


ID
228067
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um dos recursos mais importantes que a aplicação dos conhecimentos da Ergonomia propicia, para a superação dos riscos à saúde associados às condições de trabalho, é a organização do trabalho. Nessa abordagem do problema,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito, letra E
    Pois a organização do trabalho compreende aspectos como a divisão do trabalho, exigências de qualidade e produtividade, as regras formais e informais, as pausas , a jornada e os prazos. A organização do trabalho é uma das dimensões do CPBS.
  • 17.6.2. A organização do trabalho, para efeito desta NR, deve levar em consideração, no mínimo:

    a) as normas de produção;

    b) o modo operatório; (Prescrito OU Real)

    c) a exigência de tempo;

    d) a determinação do conteúdo de tempo;

    e) o ritmo de trabalho;

    f) o conteúdo das tarefas.


ID
228070
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a regulamentação vigente do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho,

Alternativas
Comentários
  • Considero a alternativa A correta, texto está bem redondo e correto.O correto deveria ser a anulação da questão pela banca.
  • A) 4.12. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:
                   g) esclarecer e conscientizar os empregadores sobre acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, estimulando-os em favor da prevenção;


    B)4.10. Ao profissional especializado em Segurança e em Medicina do Trabalho é vedado o exercício de outras atividades na empresa, durante o horário de sua atuação nos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho.
  • o erro da letra ''a'' é pq na norma no item 4.12, letra g, só se refere aos empregadores. nada é mencionado em relação aos empregados.
  • e) compete aos seus profissionais registrarem trimestralmente os dados atualizados de acidentes de trabalho, doenças profissionais e agentes de insalubridade presentes no estabelecimento. ERRADA
    4.12. Compete aos profissionais integrantes dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho:
    i) registrar mensalmente os dados atualizados de acidentes do trabalho, doenças ocupacionais e agentes de insalubridade, preenchendo, no mínimo, os quesitos descritos nos modelos de mapas constantes nos Quadros III, IV, V e VI, devendo a empresa encaminhar um mapa contendo avaliação anual dos mesmos dados à Secretaria de Segurança e Medicina do Trabalho até o dia 31 de janeiro, através do órgão regional do MTb;

ID
228073
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 11 - Transporte, movimentação, armazenagem e manuseio de materiais -,

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a NR-11:

    a) ERRADA:
    11.2.8 Quando não for possível o emprego de processo mecanizado, admite-se o processo manual, mediante a utilização de escada removível de madeira, com as seguintes características: a) ... b) a largura mínima de 1,00m (um metro), apresentando o patamar as dimensões mínimas de 1,00m x 1,00m (um metro x um metro) e a altura máxima, em relação ao solo, de 2,25m (dois metros e vinte e cinco centímetros);

    b) ERRADA
    11.2.1 Denomina-se, para fins de aplicação da presente regulamentação a expressão "Transporte manual de sacos" toda atividade realizada de maneira contínua ou descontínua, essencial ao transporte manual de sacos, na qual o peso da carga é suportado, integralmente, por um só trabalhador, compreendendo também o levantamento e sua deposição.

    c) ERRADA:
    Nem aparece na norma.

    d) ERRADA:
    11.1.6 Os operadores de equipamentos de transporte motorizado deverão ser habilitados e só poderão dirigir se durante o horário de trabalho portarem um cartão de identificação, com o nome e fotografia, em lugar visível.

    e) CERTA:
    11.1.10 Em locais fechados e sem ventilação, é proibida a utilização de máquinas transportadoras, movidas a motores de combustão interna, salvo se providas de dispositivos neutralizadores adequados.

ID
228076
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Norma Regulamentadora n.º 7, da Portaria nº. 3.214/78, estabelece a obrigatoriedade, por parte dos empregadores, da elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO -, nos seguintes termos:

Alternativas
Comentários
  • a) está faltando o exame periódico
    b) o exame em questão deverá ser feito no 1° dia de volta ao trabalho
    d) em regra é até a data de homologação segundo os critérios da NR 07, e não é feito pelo sindicato
    a) nessas condições a indicação é de afastamento imediato do local de trabalho ou do risco

     

  • Segundo a NR 7, o erro das alternativas incorretas é encontrado em:

    Alternativa A:
    7.4.2. Os exames de que trata o item 7.4.1 compreendem:
    a)  avaliação clínica, abrangendo anamnese ocupacional e exame físico e mental; (e não anamnese funcional e exames laboratoriais, como afirma a alternativa);

    Alternativa B:
    7.4.3.3. No exame médico de retorno ao trabalho, deverá ser realizada obrigatoriamente no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto. ( E não nos primeiros cinco dias, como afirma a alternativa);

    Alternativa D:
    7.4.3.5. No exame médico demissional, será obrigatoriamente realizada até a data da homologação, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de: 
    - 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o 
    Quadro I da NR 4;
    - 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o 
    Quadro I da NR 4.

    (Assim, a data aceita como último exame de caráter ocupacional que possa ser utilizado na demissão varia conforme o grau de risco da empresa);

    Alternativa E:
    7.4.7. Sendo verificada, através da avaliação clínica do trabalhador e/ou dos exames constantes do Quadro I da presente NR, apenas exposição excessiva (EE ou SC+) ao risco, mesmo sem qualquer sintomatologia ou sinal clínico, deverá o trabalhador ser afastado do local de trabalho, ou do risco, até que esteja normalizado o indicador biológico de exposição e as medidas de controle nos ambientes de trabalho tenham sido adotadas.
    (Diferentemente do que afirma a alternativa ao falar da realização de novos exames de caráter complementar).

    Acredito que seja isso!
    Bons estudos!

  • Acredito que a alternativa A tbm esteja correta, esta faltando o periódico mas nem por isso esta errada.


ID
228079
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 18 - Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção -,

Alternativas
Comentários
  • NR-18:

    a) 18.9.6 Durante as operações de protensão de cabos de aço, é proibida a permanência de trabalhadores atrás dos macacos ou sobre estes, ou outros dispositivos de protensão, devendo a área ser isolada e sinalizada.

    b) 
    18.10.2 Na edificação de estrutura metálica, abaixo dos serviços de rebitagem, parafusagem ou soldagem, deve ser mantido piso provisório, abrangendo toda a área de trabalho situada no piso imediatamente inferior.

    c) 18.12.5.10 A escada fixa, tipo marinheiro, com 6,00 (seis metros) ou mais de altura, deve ser provida de gaiola protetora a partir de 2,00m (dois metros) acima da base até 1,00m (um metro) acima da última superfície de trabalho.

    d) 18.11.2 Quando forem executadas operações de soldagem e corte a quente em chumbo, zinco ou materiais revestidos de cádmio, será obrigatória a remoção por ventilação local exaustora dos fumos originados no processo de solda e corte, bem como na utilização de eletrodos revestidos.

    e) 18.13.5 A proteção contra quedas, quando constituída de anteparos rígidos, em sistema de guarda-corpo e rodapé, deve atender aos seguintes requisitos:
    a) ser construída com altura de 1,20m (um metro e vinte centímetros) para o travessão superior e 0,70m (setenta centímetros) para o travessão intermediário;
    b) ter rodapé com altura de 0,20m (vinte centímetros);
    c) ter vãos entre travessas preenchidos com tela ou outro dispositivo que garanta o fechamento seguro da abertura.
  • acrescentando

    Vãos de acesso às caixas dos elevadores devem ter fechamento provisório de no mín. 1,20 m de altura até a colocação das portas; 


ID
228082
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 24 - Condições sanitárias e de conforto nos locais de trabalho -,

Alternativas
Comentários
  • a- erro ''sendo vedadas aquelas de fibrocimento''
    b- erro ''100 lux''
    c- correta
    d- erro ''25% (vinte e cinco por cento)''
    e - erro ''recebendo pulverização pelo menos uma vez por semestre''
  • NR 24

    24.1.24 A rede hidráulica será abastecida por caixa d’água elevada, a qual deverá ter altura suficiente para permitir bom funcionamento nas tomadas de água e contar com reserva para combate a incêndio de acordo com posturas locais. 

    24.1.24.1 Serão previstos 60 litros diários de água por trabalhador para o consumo nas instalações sanitárias

    24.1.25 As instalações sanitárias deverão dispor de água canalizada e esgotos ligados à rede geral ou à fossa séptica, com interposição de sifões hidráulicos.

     24.1.25.1 Não poderão se comunicar diretamente com os locais de trabalho nem com os locais destinados às refeições.

     24.1.25.2 Serão mantidas em estado de asseio e higiene.

    24.1.25.3 No caso de se situarem fora do corpo do estabelecimento, a comunicação com os locais de trabalho deve fazer-se por passagens cobertas. 

  • Complementado sobre os alojamentos.

     

     

    24.5.28 Nos alojamentos deverão ser obedecidas as seguintes instruções gerais de uso:

    a) todo quarto ou instalação deverá ser conservado limpo e todos eles serão pulverizados de 30 em 30 dias;

    b) os sanitários deverão ser desinfetados diariamente;

    c) o lixo deverá ser retirado diariamente e depositado em local adequado;

    d) é proibida, nos dormitórios, a instalação para eletrodomésticos e o uso de fogareiro ou similares.

     

    24.5.29 É vedada a permanência de pessoas com moléstias infectocontagiosas.

  • O erro da letra D -25%- onde deveria estar escrito 1/3 do turno com maior número de trabalhadores. Quanto ao espaço de 1m quadrado por trabalhador, está correto.

  • Desatualizada.


ID
228085
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA - é um instrumento de gestão que visa à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores em face dos riscos ambientais e define, entre outros aspectos, que

Alternativas
Comentários
  • NR 09
    9.3.6.1. Para os fins desta NR, considera-se nível de ação o valor acima do qual devem ser iniciadas ações preventivas (e não corretivas) de forma a minimizar a probabilidade de que as exposições a agentes ambientais ultrapassem os limites de exposição. As ações devem incluir o monitoramento periódico da exposição, a informação aos trabalhadores e o controle médico.

  • Quase errei!! Essa VUNESP não é brincadeira... trocam palavras simples entre as assertivas, tornando a questão extremamente difícil. 

  • NR 9


    9.6 Das disposições finais

    9.6.1 Sempre que vários empregadores realizem simultaneamente atividades no mesmo local de trabalho terão o dever de executar ações integradas para aplicar as medidas previstas no PPRA visando a proteção de todos os trabalhadores expostos aos riscos ambientais gerados.

    9.6.2 O conhecimento e a percepção que os trabalhadores têm do processo de trabalho e dos riscos ambientais presentes, incluindo os dados consignados no Mapa de Riscos, previsto na NR-5, deverão ser considerados para fins de planejamento e execução do PPRA em todas as suas fases.

    9.6.3 O empregador deverá garantir que, na ocorrência de riscos ambientais nos locais de trabalho que coloquem em situação de grave e iminente risco um ou mais trabalhadores, os mesmos possam interromper de imediato as suas atividades, comunicando o fato ao superior hierárquico direto para as devidas providências.



ID
228088
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O PPRA contempla as medidas a serem adotadas para a eliminação, a minimização ou o controle dos agentes ambientais e, segundo ele,

Alternativas
Comentários
  • 9.6.2 O  conhecimento  e  a  percepção  que  os  trabalhadores  têm  do  processo  de  trabalho  e  dos  riscos  ambientais
    presentes, incluindo os dados consignados no Mapa de Riscos, previsto na NR-5, deverão ser considerados para fins
    de planejamento e execução do PPRA em todas as suasfases.
  • Concordo com a assertiva "a". Apesar de não ser "letra de lei", é correto utilizar a quantidade de dados que lhe dê a mínima confiança do levantamento ambiental, não importando quantos sejam necessários.


ID
228091
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na Higiene do Trabalho, são agentes químicos as substâncias simples ou compostas ou produtos que possam ingressar no organismo através da pele ou por ingestão, além da via respiratória. Assim,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: D

  • Névoas - Ruptura mecânica de líquidos;

    Neblinas - Condensação de líquidos;

    Poeiras - Ruptura mecânica de sólidos;

    Fumos - Condensação de sólidos;

  • Os gases e vapores são classificados como irritantes, asfixiantes, anestésicos, sistêmicos, alergênicos, cancerigênios e mutagênicos.


ID
228094
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

É a captura de uma pessoa por líquidos ou sólidos finamente divididos que possam ser aspirados causando a morte por enchimento ou obstrução do sistema respiratório, ou que possa exercer força suficiente no corpo para causar morte por estrangulamento, constrição ou esmagamento. Esse fenômeno chama-se

Alternativas
Comentários
  • Anexo III da NR 33 - Engolfamento: é o envolvimento e a captura de uma pessoa por líquidos ou sólidos finamente divididos


ID
228097
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito das medidas de segurança necessárias à prevenção de acidentes do trabalho nas operações de soldagem oxiacetilênica, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • O retrocesso de chama é uma das principais causas de acidentes com equipamentos oxicombustíveis.

    Conhecido também por "engolimento de fogo", o retrocesso ocorre fundamentalmente pela diferença entre as velocidades de saída dos gases e a velocidade de queima da chama. Para que o sistema opere corretamente é necessário que essas velocidades sejam iguais. Feche sempre primeiro o oxigênio (é um comburente que alimenta a chama, sem ele não temos a queima) e depois o gás combustível;

    Qualquer obstrução no bico ou mangueira do maçarico pode levar ao retrocesso/retorno da chama!

    Letra C: "tocar a poça de fusão com a chama primária ou aproximar demais o maçarico da zona de soldagem são procedimentos errados, que criam o risco de retrocessos de chama e, consequentemente, de explosões."


ID
228100
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A cada classe de incêndio corresponde pelo menos um tipo de agente de extinção. Assim,

Alternativas
Comentários
  • CORRETA:  B

    letra A : o CO2 é preferencialmente nas classes B e C, mas pode ser utilizado na classe A (início)
    letra C: A água é indicada na classe A apenas. Pode ser utilizada também na classe B e C quando pulverizada.
    letra D: O pó quimico especial é indicado apenas para classe D. (elementos pirofóticos)
    letra E: classe C é sim de equipamentos eletrônicos, mas a espuma é usada apenas na classe A e B.
  • Completando a informação ref a letra "e": para a extinção de fogo oriundo de equipamentos elétricos energizados, típico fogo de classe C, para esta classe deve ser utilizado apenas os extintores contendo dióxido de carbono e pó químico. Já espuma é usada apenas na classe A e B.
  • Questão mal-elaborada,

    CO2 é recomendada para Classe C, por não danificar equipamentos elétricos, Mas PODE ser utilizado em Classe B;

    A espuma e o pó químico têm maior eficácia para a Classe B.


ID
228103
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os projetos de sistemas de prevenção e combate a incêndios devem contemplar, entre outros aspectos, a detecção e o alarme, as situações de emergência e a brigada de incêndio.
A respeito é correto afirmar que

Alternativas

ID
228106
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O Gerenciamento de Riscos engloba uma série de atividades que devem ser empreendidas pelos profissionais que integram o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do trabalho das organizações. Uma dessas atividades é a análise de riscos, que pode ser efetivada com auxílio da

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

    A APR consiste no estudo, durante a fase de  concepção ou desenvolvimento preliminar de um novo sistema, com o fim de se determinar os riscos que poderão estar presentes na fase operacional do mesmo (De Cicco & Fantassini, 1985). 

    A APR determina as categorias de riscos listadas na Tabela 1.

    Tabela1. Categorias de riscos e descrição das consequências de acidentes*.

    Categorias ou Classes deRisco Descrição das consequências de acidentes

    I - Desprezível: A falha nãoirá resultar numa degradação maior do sistema, nem irá produzir danosfuncionais, lesões ou contribuir com um risco ao mesmo.

    II - Marginal ou Limítrofe: Afalha irá degradar o sistema numa certa extensão, porém sem envolver danos maioresou lesões, podendo ser compensada ou controlada adequadamente.

    III - Crítica: A falha irádegradar o sistema, causando lesões, danos substanciais ou irá resultar numrisco inaceitável, necessitando ações corretivas imediatas.

    IV - Catastrófica: A falhairá produzir severa degradação do sistema, resultando em sua perda total,lesões ou morte.

    *Baseado em De Cicco & Fantazzini (1985).

    Fonte: http://www.cpap.embrapa.br/publicacoes/online/CT64.pdf

  • São considerados Análise de risco três técnicas que são cobradas 90% em concurso, são elas: 

    Análise Preliminar de Riscos (APR) • Análise de Modos de Falha e Efeitos (AMFE) • Análise de Operabilidade de Perigos (HAZOP)
     

    Deixando apenas 3 alternativas agora, letra A, Letra D, letra E

    Letra a - correto

     

    Letra d - na verdade ele esta falando do AMFE

    Letra e  - esta falando da APR.

     


ID
228109
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A necessidade de demonstrar, junto às partes interessadas, um comportamento ambiental aceitável, estimula as organizações a adotarem sistemas de gestão ambiental, como aquele prescrito na NBR ISO n.º 14001. De acordo com essa norma,

Alternativas
Comentários
  • resp certa: 

    uma avaliação ambiental inicial deve cobrir quatro áreas: requisitos legais e regulamentares; identificação dos aspectos ambientais significativos; exame das práticas e procedimentos de gestão ambiental existentes e avaliação dos dados provenientes de investigações anteriores.

  • A) A ISO 14001 não concerne a certa de a qualquer aspecto de segurança e saúde do trabalho. (ERRADO)

    B) Vide anexo A da ISO 14001. (CORRETO)

    C) A norma não cita códigos de pratica de indústria, acordos voluntários ou diretrizes de caráter não regulamentar. (ERRADO)

    D) As auditorias internas são obrigatórias. Vide seção 4.5.5 da norma. (ERRADO)

    E)  A norma não concerne sobre intensidade da reação pública. (ERRADO)


ID
228112
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No período de um ano, em um determinado estabelecimento, ocorreram 40 acidentes, que provocaram o afastamento de dez trabalhadores por um período total de 16 dias devido aos cuidados médicos necessários. O total de horas-homem de exposição aos riscos foi de 320 000. Nesse ano, a taxa de frequência de acidentes e a taxa de gravidade foram, respectivamente, de

Alternativas
Comentários

  • Taxa de Frequência: F = N x 1.000.000  =  40 x 1.000.000 = 125
                                                     H                       320 000

    Onde: N = número de acidentados
    H = homens-hora de exposição ao risco



    G = T x 1.000.000 = 16 x 1.000.000 = 50
                  H                     320.000

    Onde: T = tempo computado (dias perdidos + dias debitados);
    H = homens-hora de exposição ao risco;
  • Cada trabalhador ficou afastado 16 dias (aqui dá "a")? O o somatório dos 10 trabalhadores resultou em 16 dias de afastamento (aqui dá o gabarito, "e")? Eu recorreria! O enunciado deve ser claro.

  • Como o colega abaixo comentou, faltou clareza no enunciado. O corretor poderia tranquilamente considerar a letra e como resposta.


ID
228115
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

O engenheiro de segurança do trabalho, enquanto profissional integrante do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho, pode ministrar o curso de formação de membros da CIPA. Para atender ao disposto na Norma Regulamentadora n.º 5, deverá incluir, no conteúdo programático do curso, alguns tópicos específicos, tais como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A

    NR 5

    5.33 - O treinamento para a CIPA deverá contemplar, no mínimo, os seguintes itens:
     
    a. estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo;
    b. metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho;
    c. noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na empresa;
    d. noções sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida - AIDS, e medidas de prevenção;
    e. noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e saúde no trabalho;
    f.  princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos;
    g. organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão.
  • correto conforme o item 5.33 da NR 05
  • O ERRO DAS ALTERNATIVAS.

    b) estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo, noções sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes da exposição aos riscos existentes na empresa, noções sobre prevenção e combate a incêndios e princípios de toxicologia aplicada.

    c) noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária relativas à segurança e à saúde no trabalho, princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle de riscos, investigação de acidentes, procura da causa do acidente, fonte de lesão e fator pessoal de insegurança.

    d) riscos ambientais, agentes químicos, agentes físicos, agentes biológicos, agentes mecânicos, acidente do trabalho, conceito prevencionista, causas do acidente de trabalho, atos inseguros, condições inseguras, noções sobre as legislações trabalhista e previdenciária em SST.

    e) princípios básicos da prevenção de incêndios, procedimentos em caso de incêndio, classes de incêndio e tipos de agentes extintores, toxicologia aplicada, direção defensiva, alcoolismo, drogas e comportamento seguro no trabalho e organização da CIPA e outros assuntos afins.

ID
228118
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Entre as atribuições regulamentares da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, consta

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    NR 5


    DAS ATRIBUIÇÕES

    5.16 A CIPA terá por atribuição:

    h)   requerer ao SESMT, quando houver, ou ao empregador, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores;
  • 5.16 A CIPA terá por atribuição:

    b) elaborar em conjunto com o empregador ou seu preposto, um plano de trabalho pautado pela ação corretiva, impedindo que situações inseguras provoquem acidentes de trabalho. ERRADA

    5.16 - b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho.

    d) que cabe à Comissão divulgar e promover, junto aos empregados da empresa, o cumprimento dos aspectos pertinentes à segurança e à saúde no trabalho presentes na contratação coletiva de trabalho. ERRADA

    5.16 - j) divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho;

    e) provocar e promover as necessárias discussões para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores. ERRADA

    5.16 - g) participar, com o SESMT, onde houver, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores;


ID
228121
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da insalubridade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • 15.4.1.1  Cabe à autoridade regional competente em matéria de segurança e saúde do trabalhador, comprovada a
    insalubridade por laudo técnico de engenheiro de segurança do trabalho ou médico do trabalho, devidamente habilitado,
    fixar adicional devido aos empregados expostos à insalubridade quando impraticável sua eliminação ou neutralização.
  • d) ERRO

    O exercício de trabalho em condições insalubres, acima dos limites de tolerância estabelecidos pelo Ministério do Trabalho, assegura a percepção de adicional respectivamente de 40% (quarenta por cento), 20% (vinte por cento) e 10% (dez por cento) do salário mínimo da região, segundo se classifiquem nos graus máximo, médio e mínimo.

ID
228124
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A respeito da periculosidade, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • QUESTÃO DESATUALIZADA. A nr 16 incluiu no ano de 2015. Anexos contemplando: eletricidade e operações com motocicletas.

  • Questão notificada com erro pois está desatualizada visto que A NR 16 já inclui Anexos contemplando: eletricidade e operações com motocicletas.

    Porém faço uma observação sobre o comentário da letra "c" feito pelo Augusto Pinheiro:

    c) ERRADA.  195 kILOS NÃÃÃÃOOOO....A Norma Regulamentadora que trata das atividades perigosas inclui como tais as operações de transporte de inflamáveis gasosos liquefeitos em quantidades maiores que 100 quilogramas (correto são 135 quilogramas).

     

     


ID
228127
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

São as necessidades específicas de proteção provocadas por determinadas condições de trabalho que geram, aos empregadores, a obrigação de fornecer aos empregados equipamentos de proteção individual, como

Alternativas

ID
228130
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

De acordo com a Norma Regulamentadora n.º 33 - Segurança e saúde nos trabalhos em espaços confinados,

Alternativas
Comentários
  • ANEXO III – Glossário Abertura de linha: abertura intencional de um duto, tubo, linha, tubulação que está sendo utilizada ou foi utilizada para transportar materiais tóxicos, inflamáveis, corrosivos, gás, ou qualquer fluido em pressões ou temperaturas capazes de causar danos materiais ou pessoais visando a eliminar energias perigosas para o trabalho seguro em espaços confinados


    Purga: método de limpeza que torna a atmosfera interior do espaço confinado isenta de gases, vapores e outras impurezas indesejáveis através de ventilação ou lavagem com água ou vapoR.

  • B) 33.2.1 Cabe ao Empregador: i) interromper todo e qualquer tipo de trabalho em caso de suspeição de condição de risco grave e iminente, procedendo ao imediato abandono do local;

    C)  33.2.1 Cabe ao Empregador: e) garantir a capacitação continuada dos trabalhadores sobre os riscos, as medidas de controle, de emergência e salvamento em espaços confinados;

    D) Deficiência de Oxigênio: atmosfera contendo menos de 20,9 % de oxigênio em volume na pressão atmosférica normal, a não ser que a redução do percentual seja devidamente monitorada e controlada.

    E) 33.3.4.6 O Supervisor de Entrada pode desempenhar a função de Vigia.

  • Questão bem maldosa em considerar a opção C como errada apenas porque especifica que a capacitação se aplica a empregados próprios e contratados.

  • Questões da Vunesp só acerta quem decora até as virgulas das NRs, questões muito mal formuladas.


ID
228133
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em conformidade com as disposições, conceitos e definições presentes na Norma Regulamentadora n.º 10 - Segurança em instalações e serviços em eletricidade -,

Alternativas
Comentários
  • 10.2.4 Os estabelecimentos com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, contendo, além do disposto no subitem 10.2.3, no mínimo:...

  • Comentários sobre cada item:

    a) a existência de partes vivas da instalação expostas na zona considerada controlada impede terminantemente a presença de trabalhadores não autorizados, que devem posicionar-se na área de risco.
    A área de risco é ainda mais próxima das partes vivas que a zona controlada. Portanto, os trabalhadores não autorizados devem posicionar-se num local mais seguro, que é a zona livre. Item ERRADO.

    b) quando mostrar-se necessário manter, por meio de recursos mecânicos ou eletromecânicos, um determinado dispositivo de manobra inativo, deve-se aplicar o intertravamento.
    O termo inativo nem consta na NR-10. Portanto, não há nenhuma recomendação acerca de medidas de segurança para dispositivos nessa situação. Item ERRADO.

    c) o projeto elétrico, na medida do possível, deve prever a instalação de dispositivo de seccionamento de ação simultânea, que permita a aplicação de impedimento de reenergização do circuito.
    De acordo com o item 10.3.2: O projeto elétrico, na medida do possível, deve prever a instalação de dispositivo de seccionamento de ação simultânea, que permita a aplicação de impedimento de reenergização do circuito. Item CORRETO.

    d) os estabelecimentos e instalações industriais que possuam potência instalada superior a 60 KW devem constituir e manter disponível à fiscalização um prontuário de instalações elétricas atualizado. De acordo com o item 10.2.4, a potência instalada deve ser superior a 75 kW para que haja necessidade de constituir e manter disponível o prontuário de instalações elétricas. Item ERRADO.

    e) o primeiro procedimento a ser adotado, no processo de reenergização de uma instalação que sofreu uma manutenção, antes da remoção do aterramento é o destravamento dos dispositivos de seccionamento.
    De acordo com o item 10.5.2, o primeiro procedimento a ser adotado na reenergização - antes da remoção do aterramento temporário - é b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização. Item ERRADO.
  • Pra quem ficou na dúvida da letra , segundo a NR 10 primeiro é feita a retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos;

     

    10.5.2 O estado de instalação desenergizada deve ser mantido até a autorização para reenergização, devendo ser reenergizada respeitando a sequencia de procedimentos abaixo:


    a) retirada das ferramentas, utensílios e equipamentos;
    b) retirada da zona controlada de todos os trabalhadores não envolvidos no processo de reenergização;
    c) remoção do aterramento temporário, da equipotencialização e das proteções adicionais;
    d) remoção da sinalização de impedimento de reenergização; e e) destravamento, se houver, e religação dos dispositivos de seccionamento.


ID
228136
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A consideração dos aspectos construtivos, assim como dos dispositivos ou métodos de segurança aplicáveis, é obrigatória na prevenção de acidentes do trabalho na operação de máquinas ou equipamentos. Assim, tem-se que

Alternativas
Comentários
  • Fonte? Ninguem entende nadaaa

  • Vunesp mais uma vez demonstrando sua safadeza

  • Cada opção eu marquei a parte que eu julgo estar incorreta:

    A) volantes, polias, correias, conexões de eixos, junções, engates, fusos, correntes, manivelas e engrenagens são exemplos de ponto de operação que apresentam riscos decorrentes de movimentos e ações mecânicas das máquinas.

    B) a proteção autoajustável assegura uma barreira móvel, ajustável a uma variedade de operações que tem como vantagens não requerer manutenção e ajuste constante e não poder ser anulada pelo operador.

    C) a célula fotoelétrica tem ação de segurança que impede que a máquina dê partida com o feixe de luz interrompido e protege contra eventuais falhas mecânicas da máquina, prescindindo de manutenção frequente.

    D) a aplicação do método com barra ou vareta de desengate é apropriada como mecanismo de parada de emergência, tendo como vantagem o fato de só poder ser acionado manualmente e localizar-se de forma que facilite seu alcance.

  • Gabarito E)

    Pontos entrantes são criados pelas partes giratórias da maquina. Há três tipos principais de pontos entrantes:

    1. Eixos paralelos girando em direções opostas.

    2. Partes móveis girantes e tangenciantes, como o ponto de contato entre uma correia e polia, corrente e roda dentada ou coroa e pinhão.

    3. Entre partes giratórias e partes fixas que criam um esmagamento.


ID
228139
Banca
VUNESP
Órgão
CEAGESP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

No armazenamento e manuseio de cereais, a poeira depositada ao longo do tempo nos mais diversos locais da planta, quando agitada ou colocada em suspensão e na presença de uma fonte de ignição com energia suficiente para a primeira deflagração, poderá explodir. A respeito disso, é correto afirmar que

Alternativas