Após ouvir três vezes o início do 1.º movimento da Sonata para violino e piano, op. 23, de Ludwig van Beethoven, responda às questões de números 01 e 02.
Assinale a alternativa que contém o tipo de compasso no qual ela está escrita.
Após ouvir três vezes o início do 1.º movimento da Sonata para violino e piano, op. 23, de Ludwig van Beethoven, responda às questões de números 01 e 02.
Assinale a alternativa que contém o tipo de compasso no qual ela está escrita.
Após ouvir três vezes o início do 1.º movimento da Sonata para violino e piano, op. 23, de Ludwig van Beethoven, responda às questões de números 01 e 02.
Após a cadência que finaliza a primeira frase, marcada pelo trinado do violino, há escalas descendentes executadas simultaneamente pelos dois instrumentos. Assinale a alternativa que contém o intervalo harmônico em que os instrumentos executam essas escalas.
Após ouvir quatro vezes o início do Adagio, 3.º movimento da Serenata n.º 10 para 13 instrumentos de sopro, K. 361, de Wolfgang Amadeus Mozart, responda às questões de números 03 a 07.
A estrutura harmônica do excerto está baseada em uma escala
Após ouvir quatro vezes o início do Adagio, 3.º movimento da Serenata n.º 10 para 13 instrumentos de sopro, K. 361, de Wolfgang Amadeus Mozart, responda às questões de números 03 a 07.
A organização métrica tem como base um compasso
Após ouvir quatro vezes o início do Adagio, 3.º movimento da Serenata n.º 10 para 13 instrumentos de sopro, K. 361, de Wolfgang Amadeus Mozart, responda às questões de números 03 a 07.
As quatro primeiras notas da introdução são tocadas em uníssono e formam um arpejo
Após ouvir quatro vezes o início do Adagio, 3.º movimento da Serenata n.º 10 para 13 instrumentos de sopro, K. 361, de Wolfgang Amadeus Mozart, responda às questões de números 03 a 07.
Nas primeiras frases em que o oboé e o clarinete aparecem como solistas, suas linhas melódicas descendentes são compostas por intervalos de
Após ouvir quatro vezes o início do Adagio, 3.º movimento da Serenata n.º 10 para 13 instrumentos de sopro, K. 361, de Wolfgang Amadeus Mozart, responda às questões de números 03 a 07.
O acompanhamento tem uma célula rítmica recorrente. Assinale a alternativa que a contém.
Após ouvir três vezes a sequência de duas escalas, assinale a alternativa que contém suas classificações, na ordem em que foram executadas.
A partir da mesma nota fundamental, duas configurações escalares diferentes serão ouvidas – uma ascendente e outra descendente. Após ouvir três vezes essas escalas, assinale a alternativa que contém suas classificações, em suas respectivas configurações ascen- dente e descendente.
Após ouvir quatro vezes a melodia, assinale a alternativa que contém a sequência correta de alturas.
Após ouvir quatro vezes a frase rítmica, assinale a alternativa que contém a sequência correta de valores.
Após ouvir três vezes cada intervalo melódico, assinale a alternativa que contém a correta classificação, na ordem em que foram executados
Após ouvir três vezes cada intervalo harmônico e sua inversão, assinale a alternativa que contém a correta classificação, na ordem em que foram executados.
Após ouvir quatro vezes a melodia a duas vozes, assinale a alternativa que contém a sequência correta de intervalos melódicos e harmônicos.
Relacione a coluna da esquerda, que contém tonalidades maiores, com a coluna da direita, que contém suas relativas.
(1) Ré bemol maior ( ) Ré sustenido menor
(2) Fá sustenido maior ( ) Si bemol menor
(3) Fá maior ( ) Fá sustenido menor
(4) Ré maior ( ) Ré menor
(5) Lá maior ( ) Si menor
Assinale a alternativa que contém a ordem correta de algarismos, de cima para baixo, obtida na coluna da direita.
As tríades formadas a partir das notas fundamentais dos graus da escala menor melódica ascendente resultam na sequência:
Assinale a alternativa que contém as tonalidades e os graus correspondentes, nos quais se encontra a tríade de mi diminuto.
A tríade aumentada e a tríade diminuta são formadas, a partir de sua nota fundamental, respectivamente,
Acrescentando-se sétimas às tríades diatônicas formadas sobre cada um dos graus do campo harmônico maior, apenas uma das tétrades resultantes contém uma quinta diminuta, formada entre a terça e a sétima do acorde. Esta formação se encontra sobre o