SóProvas



Prova VUNESP - 2019 - Prefeitura de Campinas - SP - Analista de Tecnologia da Informação


ID
3432148
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.
 
    A força do movimento feminista é uma característica da década atual. As passeatas e manifestações em defesa das mulheres e contra a violência sexual, o coro unido do “Não é não”, a dissonância política são demonstrações inequívocas disso. De certa maneira, ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008, como os protestos do acampamento “Occupy Wall Street” nos Estados Unidos, as grandes manifestações na Índia contra o estupro e as passeatas gigantescas na Argentina em defesa do direito ao aborto.
    No campo intelectual, pesquisadoras mundo afora se debruçaram na busca por respostas a questões complexas: que resultados as antigas feministas conseguiram e quão adequados eles foram para as necessidades das mulheres? Que mudanças foram trazidas globalmente para alterar relações injustas de gênero? O poder masculino na esfera pública ruiu na mesma velocidade que na esfera particular ou se transferiu de um polo para outro?
     Não são poucos os estudos a apontar que os avanços na igualdade de gênero têm andado de mãos dadas com o crescimento da desigualdade socioeconômica pelo mundo.
    A britânica Susan Watkins, editora da revista New Left Review, publicou um longo ensaio em que analisa as principais conquistas do feminismo global nos últimos 25 anos. Disse que, sem dúvida, o maior ganho foi um notável avanço de conhecimento, com a expansão da coleta de dados, estudos de campo e análise comparativa.
    “A mudança social concreta atribuível à agenda feminista global, entretanto, tem sido menor e está em grande parte concentrada no topo da pirâmide social. O mais significativo tem sido o aumento de mulheres jovens no ensino superior, em parte devido à expansão dos sistemas universitários na China, no Oriente Médio e na América Latina. No plano político, a proporção total de mulheres nos parlamentos nacionais aumentou de 12% em 1997 para 24% em 2017, com alguns dos maiores aumentos na América Latina (53% na Bolívia); a eficiência com que essas gestões femininas representam os interesses das mulheres, uma vez eleitas, é outra questão”, analisou.

(Victor Calcagno, “Sobre o feminismo”. Época, 17.06.2019. Adaptado)

As informações do texto permitem afirmar que o movimento feminista

Alternativas
Comentários
  • Assertiva b

    marca a década atual, como se pode comprovar com as passeatas e as manifestações que repercutem pautas de movimentos contestadores surgidos desde 2008.

  •   A força do movimento feminista é uma característica da década atual. As passeatas e manifestações em defesa das mulheres e contra a violência sexual, o coro unido do “Não é não”, a dissonância política são demonstrações inequívocas disso. De certa maneira, ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008,

    B - marca a década atual, como se pode comprovar com as passeatas e as manifestações que repercutem pautas de movimentos contestadores surgidos desde 2008.


ID
3432196
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Segundo o disposto na Lei Municipal nº 1.399/1955 (Estatuto do Servidor Público de Campinas), a respeito das responsabilidades do servidor público é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra C

    Letra A: Art. 187, § 1º A indenização de prejuízos causados poderá ser liquidada mediante o desconto em prestações mensais, não excedente da 10a (décima) parte do vencimento ou remuneração, na falta de outros bens que respondam pela indenização.

    Letra B:é necessário o prejuízo - Art. 187. A responsabilidade civil decorre de procedimento doloso ou culposo, que importem em prejuízo para a Fazenda Municipal ou de terceiros.

    Letra C: Art. 190. As cominações civis, penais, disciplinares, poderão acumular-se sendo umas e outras independentes entre si, bem assim as instâncias civil, penal e administrativa.

    Letra D: Art. 186. Pelo exercício irregular de suas atribuições, o funcionário responde civil, penal e administrativamente.

    Letra E: Art. 187, § 2º Tratando-se de danos causados a terceiros, responderá o funcionário perante a Fazenda Municipal, em ação regressiva proposta depois de transitar em julgado a decisão de última instância que houver condenado a Fazenda a indenizar o terceiro prejudicado.

    * Atenção aos artigos 186 a 190, foram cobrados diversas vezes.


ID
3432322
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Para realizar o empacotamento de um lote de mercadorias, 3 pessoas trabalharam durante 4 horas e 20 minutos cada uma; 5 pessoas trabalharam por 3 horas e 30 minutos cada uma e 7 pessoas trabalharam durante 2 horas e 45 minutos cada uma. Se apenas duas pessoas tivessem feito o mesmo serviço, trabalhando, ao todo, o mesmo tempo que todas essas 15 pessoas trabalharam, e uma dessas duas pessoas tivesse trabalhado o dobro de tempo da outra, é correto afirmar que quem mais trabalhou o fez por

Alternativas
Comentários
  • 3 pessoas trabalharam durante 4 horas e 20 minutos cada uma:

    4*60+20=260 minutos

    260*3=780 minutos ao todo

    5 pessoas trabalharam por 3 horas e 30 minutos cada uma:

    3*60+30=210 minutos

    210*5=1050 minutos ao todo

    7 pessoas trabalharam durante 2 horas e 45 minutos cada uma:

    2*60+45=165 minutos

    165*7=1155 minutos ao todo

    780+1050+1155=2985 minutos que as 15 pessoas trabalharam

    Se apenas duas pessoas tivessem feito o mesmo serviço, trabalhando, ao todo, o mesmo tempo que todas essas 15 pessoas trabalharam, e uma dessas duas pessoas tivesse trabalhado o dobro de tempo da outra...

    2985/3=995

    995*2=1990 minutos trabalhados

    1990/60=33,16666...horas de trabalho

    0,1666...*60=9,9999minutos

    33 horas e 10 minutos aproximadamente.

    Gabarito: D

  • Questão complicada...

  • Yasmim Ferreira:

    Apenas corrigindo, não é "aproximadamente", é EXATO!

    33 horas x 60 = 1980 minutos + 10 minutos = 1990 minutos (exatas 33 horas e 10 minutos)


ID
3432343
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

Herculano é cidadão estrangeiro residente no Brasil e buscou obter, administrativamente, informações relativas à sua pessoa constantes de arquivos da Prefeitura, mas esta se recusou a fornecer as informações solicitadas. Nessa situação hipotética, nos termos do que dispõe a Constituição Federal, é correto afirmar que Herculano

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    poderá impetrar um habeas data para obter judicialmente as informações pretendidas.

  • Gabarito E

    Habeas data (art. 5º, LXXII, CF) Habeas data é um remédio constitucional destinado a garantir o acesso a dados pessoais que se encontram em bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público, bem como corrigir esses dados, se incorretos, ou fazer anotações nesses dados, caso estejam corretos, mas passíveis de justificativa.

    Cabimento Conforme previsto no texto constitucional, visa o remédio em exame

    assegurar apenas o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados, ou o conhecimento delas e a retificação de dados.

    Negativa ou demora na via administrativa - É jurisprudência pacífica no STF e no STJ a necessidade de negativa na via administrativa para justificar o ajuizamento do habeas data. Isso porque, sendo o habeas data uma ação constitucional, estará submetida às condições da ação, dentre elas o interesse de agir. O Superior Tribunal de Justiça consagrou, através da Súmula 2, o entendimento segundo o qual “não cabe o habeas data (CF, art. 5º, LXXII, “a”) se não houve recusa de informações por parte da autoridade administrativa”. É necessário, portanto, como condição da ação, na modalidade interesse de agir, que tenha havido a resistência na via administrativa para autorizar o uso do presente remédio. A Lei n. 9.507, de 12-11-1997, que disciplina o habeas data, afirma, em seu art. 8º, que o autor da ação deve instruir a inicial com a prova da recusa ou da inércia do órgão administrativo.

    Legitimidade ativa - Pode ser pessoa física ou jurídica, brasileira ou estrangeira (D), já que todos são titulares de direito à informação. Como o habeas data só pode pleitear informações da pessoa do impetrante, não será possível impetrá-lo para obtenção de informações de terceiros, salvo uma exceção: já decidiu o Superior Tribunal de Justiça: “Em se tratando de ‘dado pessoal’ – ou personalíssimo –, somente a pessoa em cujo nome constar o registro tem legitimidade ativa ad causam ou legitimação para agir. Exceção feita aos mortos, quando, então, o herdeiro legítimo ou cônjuge supérstite poderão impetrar o writ” (STJ, REsp 781969, rel. Min. Luiz Fux, j. 8-5-2007).

    Mandado de injunção (art. 5º, LXXI, CF) -Segundo o art. 5º, LXXI, da Constituição Federal, “conceder-se-á mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora (C) torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania”.Cabimento - O mandado de injunção é cabível quanto à norma constitucional de eficácia limitada, Esta é a norma constitucional que precisa de um complemento, de uma regulamentação, para gerar todos os seus efeitos. Dessa forma, é necessário que haja lacuna na estrutura normativa, apta a ser sanada através de qualquer lei ou ato normativo.

    Fonte: Curso de Direito Constitucional, Flavio Martins.

    OBS: Minha foto está bugada,peço encarecidamente ajuda ao QC.

  • GABARITO: LETRA E

    FUNDAMENTO: Inciso LXXII (alíneas a e b), do art. 5.º, da CF/88:

    "conceder-se-á "habeas-data":

    "a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público";

    "b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo";

    Veja o teor do inciso LXXVII, do art. 5.º, da CF/88:

    "São gratuitas as ações de "habeas-corpus" e "habeas-data", e, na forma da lei, os atos necessários ao exercício da cidadania".

  • Apenas complementando que os direitos e garantias fundamentais são aos "brasileiros e estrangeiros residentes", conforme caput do art. 5º:

    " Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:"

    No mais a resposta encontra-se na alínea 'a' do inciso LXXII (lê-se 72).

    Força!

  • GABARITO: E

    De acordo com o caput do art. 5° da CF, os direitos e garantias fundamentais são garantidos aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País. Como o habeas data está inserido no rol do artigo 5°, aplica-se a todos, sem distinção de qualquer natureza.

    Uma coisa importante: é aplicável tanto para o brasileiro residente ou não residente, mesmo que o caput não traga essa previsão expressamente, esse entendimento é sedimentado na doutrina. Na verdade, esse conceito abrange todas as pessoas que se encontrem no território nacional, até mesmo se for um estrangeiro que resida no exterior. Se um estrangeiro estiver passando suas férias no Brasil, ele será titular de direitos fundamentais.

    Não pare até que tenha terminado aquilo que começou. - Baltasar Gracián.

    -Tu não pode desistir.

  • Só lembrando que deve haver a recusa das informações por parte da autoridade administrativa antes de impetrar o Habeas Data. (Súmula nº 2 STJ)

  • o   Gabarito: E.

    .

    LXXII - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

    .

    Legitimidade ativa: poderá ser impetrado por qualquer pessoa, física ou jurídica, nacional ou estrangeira. Porém, os dados solicitados obrigatoriamente devem ser relativos ao próprio impetrante – caráter personalíssimo -, e nunca a terceiro.

  • Caso o pedido fosse "certidão" de suas informações e havendo a negativa, ensejaria Mandado de Segurança.

    Em síntese:

    Negativa em fornecer informações quanto a sua pessoa: Habeas data.

    Negativa em fornecer certidão administrativa quanto as informações: Mandado de Segurança.

  • O grande X desta questão está em: "Herculano é cidadão estrangeiro residente no Brasil"

    " Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:"

    Portanto Herculano tem direito a impetrar um Habeas Data.

  • GABARITO -> "E"

    Sobre o HABEAS DATA, deixa a Aquariana te ajudar (:

    HABEAS DATA:

    LXXII - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

    *O HD protege qual direito? Liberdade de informação. Toda vez que a informação estiver em banco de dados público ou de entidade governamental. Ex.: INSS e SERASA.

    O HD só pode ser para eu conhecer minhas próprias informações (IMPETRANTE). Não é para conhecer informações de terceiros!

    HD é ação GRATUITA.

    Para impetrar o HD tem que comprovar a negativa administrativa. Ou seja, você tem que pedir administrativamente a informação, ela vai ser negada, e a partir disso, entro com HD.

    *O HD precisa de advogado? Sim.

    X.O.X.O,

    Concurseira de Aquário (:

  • HABEAS DATA:

    LXXII - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

  • Poderá impetrar habeas data. Detalhe que o enunciado indica expressamente que as informações requeridas eram pessoais (referentes à pessoa do requerente).

  • Olá, amigos!

    Gabarito: E

    CF, Art. 5º, LXXII - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público.

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

    SOLICITAR INFORMAÇÕES → Habeas Data

    OBTER CERTIDÕES → Mandado de Segurança

    O impetrante pode ser tanto brasileiro como estrangeiro.

    Abraços!

  • OBS: Não é cabível o habeas data para se obter vista ou cópia de processo administrativo. Nesse caso, dever-se-ia impetrar um Mandado de Segurança.

  • LXXII - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data , quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    OU SEJA :

  • LXXII - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

    LXIX - conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data , quando o responsável pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pública ou agente de pessoa jurídica no exercício de atribuições do Poder Público;

    OU SEJA :

  • o   Gabarito: E.

    .

    Art. 5º. LXXII - conceder-se-á habeas data:

    a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de caráter público;

    b) para a retificação de dados, quando não se prefira fazê-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo;

    .

    habeas data é o remédio constitucional do qual o indivíduo pode se valer para solicitar judicialmente a exibição de registros públicos ou privados de caráter público nos quais estejam incluídos seus dados pessoais para que deles tome conhecimento, e, se necessário for, requerer sua retificação.

    Legitimidade ativa

    o   Poderá ser impetrado por qualquer pessoa, física ou jurídica, nacional ou estrangeira, porém os dados solicitados obrigatoriamente devem ser relativos ao próprio impetrante – caráter personalíssimo -, e nunca de terceiro.

    A jurisprudência tem admitido que sucessores possam impetrar habeas data pelo de cujus.

    o   Assinatura? Ao contrário do HC, o HD exige a assinatura de um advogado.

  •  

    Determinado cidadão solicitou acesso a documentos presentes em processo administrativo de prestação de contas de convênio celebrado entre a União e o município onde ele residia. A autoridade competente para analisar o pedido decidiu-se pelo seu indeferimento, com base no fato de que os documentos solicitados não eram relacionados a dados pessoais do solicitante. Irresignado, o cidadão ajuizou uma ação judicial.

     

    Nessa situação hipotética, a ação adequada ao caso é o

    O cidadão teve um direito líquido e certo de obter informações do contrato obstaculizado por autoridade. Não é HD, pois NÃO SÃO INFORMAÇÕES RELATIVAS À PESSOA DO IMPETRANTE (cidadão).

    HABEAS DATA é quando o interesse for da própria pessoa

    MANDADO DE SEGURANÇA quando o interesse for alheio.

  •  

                                                      HD x MS

     

    Determinado cidadão solicitou acesso a documentos presentes em processo administrativo de prestação de contas de convênio celebrado entre a União e o município onde ele residia. A autoridade competente para analisar o pedido decidiu-se pelo seu indeferimento, com base no fato de que os documentos solicitados não eram relacionados a dados pessoais do solicitante. Irresignado, o cidadão ajuizou uma ação judicial.

    Nessa situação hipotética, a ação adequada ao caso é o MS

    Ednaldo, servidor público, após preencher todos os requisitos exigidos para a aposentadoria por tempo de serviço, requereu o deferimento do benefício junto ao órgão competente, instruindo o requerimento com todos os documentos exigidos pela legislação de regência. O requerimento, no entanto, foi indeferido de modo ilegal e arbitrário.

    No dia em que tomou conhecimento do indeferimento, Ednaldo solicitou que seu advogado ingressasse com a ação constitucional cabível, de modo que pudesse obter o benefício.

    À luz da sistemática constitucional, é correto afirmar que a referida ação é o Mandado de Segurança.

     

    HABEAS DATA é quando o interesse for da própria pessoa

    MANDADO DE SEGURANÇA quando o interesse for alheio.

     

     

    Herculano é cidadão estrangeiro residente no Brasil e buscou obter, administrativamente, informações relativas à sua pessoa constantes de arquivos da Prefeitura, mas esta se recusou a fornecer as informações solicitadas. Nessa situação hipotética, nos termos do que dispõe a Constituição Federal, é correto afirmar que Herculano

     

    poderá impetrar um habeas data para obter judicialmente as informações pretendidas.

                                                              MANDADO DE SEGURANÇA

    Lucélia solicitou, ao servidor de uma autarquia municipal, informações acerca de processo licitatório que havia sido concluído no âmbito da entidade, visando à aquisição de materiais de expediente. O dirigente da autarquia, ao ser consultado a respeito, negou-se a fornecer os dados requeridos por Lucélia, sob a justificativa de ausência de interesse subjetivo da requerente na demanda. Nessa situação, pode-se dizer que:

    poderá impetrar mandado de segurança, já que o direito de acesso à informação independe de demonstração de interesse pessoal do requerente.

  • Informações Pessoais:HABEAS DATA.

    Certidão:MANDADO DE SEGURANÇA

  • de constitucional tem muito questão repetida.

  • Toda hora essa questão!


ID
3432349
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Electra é servidora pública aposentada do Município de Campinas. Após três anos da data da sua aposentadoria, descobriu-se, e restou devidamente provado, que ela havia cometido falta grave quando ainda estava no exercício do cargo público. Segundo o que estabelece a Lei nº 1.399/1955 (Estatuto do Servidor Público de Campinas), nessa hipótese, é correto afirmar que Electra

Alternativas
Comentários
  • Gab. Letra B

    Lei nº 1.399/1955

    Art. 202 - Será cassada a Aposentadoria e disponibilidade se ficar provado que o inativo:

    I - Praticou falta grave no exercício do cargo;

    Art. 204 - Prescreverá:

    II - Em 4 (quatro) anos as faltas sujeitas:

    b) Cassação de aposentadoria e disponibilidade.

    BONS ESTUDOS! :D


ID
3432712
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


O impacto da Mônica


    Depois de Bidu e Franjinha, o leque de personagens de Mauricio de Sousa cresceu, com Horácio, Piteco, Titi e Jeremias. Em 1960, nascia o Cebolinha, inspirado em um galotinho da infância de Mauricio, em Mogi das Cruzes, que também trocava as letras.   

    O primeiro problema? Seus personagens eram todos homens – à exceção de Maria Cebolinha, que era apenas um bebê. Pegou mal. Um de seus colegas na Folha chegou a dizer: “Você parece misógino...”. Mauricio foi procurar no dicionário o que a palavra significava. Não gostou do que leu.

     E encontrou solução dentro de casa: Mônica, uma de suas filhas. Nos quadrinhos, a menina se tornaria a nêmesis baixinha, gorducha e dentuça do Cebolinha. E ela chegou se impondo: “A Mônica é uma menina que, já naquela época, nasceu empoderada. Nos anos 1960, as mulheres queriam alguém que as representasse, que comandasse e reagisse. A Mônica virou a dona da rua a pedido dos próprios leitores.” É o que diz a própria... Mônica. A de carne e osso. Mônica Spada e Sousa é, hoje, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.

    Com a Mônica, as tirinhas viraram gibi para valer. A primeira revista da baixinha surgiu em 1970. Com uma tiragem de 200 mil exemplares, era o maior número de impressões para um personagem nacional.


(Ingrid Luísa, “O plano realmente infalível de Mauricio de Sousa”.
Superinteressante, junho de 2019) 

Assinale a alternativa em que se emprega a vírgula para separar uma informação explicativa.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    ? Seus personagens eram todos homens ? à exceção de Maria Cebolinha, que era apenas um bebê.

    ? Pronome relativo "que" retomando o substantivo "Maria Cebolinha", ele dá início a uma oração subordinada adjetiva explicativa (entre pontuação), temos aqui a nossa resposta.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3432874
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder às questões de números 06 a 10.


    A força do movimento feminista é uma característica da década atual. As passeatas e manifestações em defesa das mulheres e contra a violência sexual, o coro unido do “Não é não”, a dissonância política são demonstrações inequívocas disso. De certa maneira, ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008, como os protestos do acampamento “Occupy Wall Street” nos Estados Unidos, as grandes manifestações na Índia contra o estupro e as passeatas gigantescas na Argentina em defesa do direito ao aborto.
    No campo intelectual, pesquisadoras mundo afora se debruçaram na busca por respostas a questões complexas: que resultados as antigas feministas conseguiram e quão adequados eles foram para as necessidades das mulheres? Que mudanças foram trazidas globalmente para alterar relações injustas de gênero? O poder masculino na esfera pública ruiu na mesma velocidade que na esfera particular ou se transferiu de um polo para outro?
    Não são poucos os estudos a apontar que os avanços na igualdade de gênero têm andado de mãos dadas com o crescimento da desigualdade socioeconômica pelo mundo.
    A britânica Susan Watkins, editora da revista New Left Review, publicou um longo ensaio em que analisa as principais conquistas do feminismo global nos últimos 25 anos. Disse que, sem dúvida, o maior ganho foi um notável avanço de conhecimento, com a expansão da coleta de dados, estudos de campo e análise comparativa.
    “A mudança social concreta atribuível à agenda feminista global, entretanto, tem sido menor e está em grande parte concentrada no topo da pirâmide social. O mais significativo tem sido o aumento de mulheres jovens no ensino superior, em parte devido à expansão dos sistemas universitários na China, no Oriente Médio e na América Latina. No plano político, a proporção total de mulheres nos parlamentos nacionais aumentou de 12% em 1997 para 24% em 2017, com alguns dos maiores aumentos na América Latina (53% na Bolívia); a eficiência com que essas gestões femininas representam os interesses das mulheres, uma vez eleitas, é outra questão”, analisou.

(Victor Calcagno, “Sobre o feminismo”. Época, 17.06.2019. Adaptado)

Identifica-se trecho com termos empregados em linguagem figurada em:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    → Queremos uma linguagem figurada, uma linguagem conotativa, dos contos de fadas:

    → ... os avanços na igualdade de gênero têm andado de mãos dadas com o crescimento da desigualdade socioeconômica pelo mundo. (3° parágrafo) → o termo em destaque foi usado para representar que a igualdade de gênero e o crescimento da desigualdade socieconômica são concomitantes.

    ☛ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva A

    ... os avanços na igualdade de gênero têm andado de mãos dadas com o crescimento da desigualdade socioeconômica pelo mundo. (3} parágrafo)

  • q lixo.... repetem pelo menos umas 5 vezes cada questao seguidamente....o jeito vai ser ir pro tec concursos mesmo... Deus me livre


ID
3432922
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Assinale a alternativa cujo conteúdo está em consonância com o Decreto Municipal nº 15.514/06, que dispõe sobre o Programa de Avaliação Probatória do Servidor.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

    Letra A:

    Art. 3º A avaliação probatória será realizada semestralmente, durante os primeiros 36 (trinta e seis) meses de efetivo exercício do servidor estagiário, ressalvadas as hipóteses de suspensão previstas neste decreto, observando-se os seguintes procedimentos:

    Letra B:

    Art. 6º Será suspenso o cômputo do estágio probatório nos seguintes casos:

    I - o exercício de funções estranhas ao cargo;

    II - as licenças e os afastamentos legais previstos em lei municipal;

    III - casos de licença para estudo, missão de qualquer natureza e cessão funcional.

    Letra C:

    Art. 8º: A Comissão Permanente de Avaliação Probatória, nomeada pelo Prefeito Municipal, com mandato de 04 (quatro) anos, será composta de três servidores efetivos estáveis como titulares e três servidores efetivos estáveis como suplentes 

    Letra D:

    Art. 9º São atribuições da Comissão Permanente de Avaliação Probatória:

    [...] Parágrafo Único - É vedado qualquer tipo de remuneração aos integrantes da Comissão Permanente de Avaliação Probatória.

    Letra E:

    Art. 17: O servidor que não obtiver conceito favorável a sua confirmação no estágio probatório, poderá apresentar defesa escrita no prazo de 15 (quinze) dias, a contar da data da ciência do parecer a que se refere o artigo 15.

    § 1º A defesa será apreciada pela Comissão Permanente de Avaliação Probatória que emitirá parecer final.


ID
3432925
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Legislação Municipal
Assuntos

Os dois tipos de Códigos de Conduta previstos no Manual de Ética da Prefeitura Municipal de Campinas são

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Pag. 9 do manual:

    Existem dois tipos de Códigos de Conduta: os imperativos e os constitutivos.

    Os Códigos de Conduta Imperativos são aqueles que não permitem decisão por parte do servidor, devendo ser cumpridos fielmente e obrigatoriamente, como por exemplo, a legislação.

    Os Códigos de Conduta Constitutivos são aqueles que permitem algum grau de decisão e escolha por parte do servidor e variam sua forma nas instituições, nos departamentos etc.

    *assunto cobrado em diversos cargos no concurso de 2019


ID
3433006
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              O impacto da Mônica


      Depois de Bidu e Franjinha, o leque de personagens de Mauricio de Sousa cresceu, com Horácio, Piteco, Titi e Jeremias. Em 1960, nascia o Cebolinha, inspirado em um galotinho da infância de Mauricio, em Mogi das Cruzes, que também trocava as letras.

      O primeiro problema? Seus personagens eram todos homens – à exceção de Maria Cebolinha, que era apenas um bebê. Pegou mal. Um de seus colegas na Folha chegou a dizer: “Você parece misógino...”. Mauricio foi procurar no dicionário o que a palavra significava. Não gostou do que leu.

      E encontrou solução dentro de casa: Mônica, uma de suas filhas. Nos quadrinhos, a menina se tornaria a nêmesis baixinha, gorducha e dentuça do Cebolinha. E ela chegou se impondo: “A Mônica é uma menina que, já naquela época, nasceu empoderada. Nos anos 1960, as mulheres queriam alguém que as representasse, que comandasse e reagisse. A Mônica virou a dona da rua a pedido dos próprios leitores.” É o que diz a própria... Mônica. A de carne e osso. Mônica Spada e Sousa é, hoje, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.

      Com a Mônica, as tirinhas viraram gibi para valer. A primeira revista da baixinha surgiu em 1970. Com uma tiragem de 200 mil exemplares, era o maior número de impressões para um personagem nacional.

(Ingrid Luísa, “O plano realmente infalível de Mauricio de Sousa”. Superinteressante, junho de 2019)

As informações do texto mostram que a criação da Mônica

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    decorreu da necessidade de um personagem feminino, pois, além de todos os outros serem homens, um colega de trabalho de Mauricio de Sousa chegou a sugerir que ele teria aversão a mulheres. ? correto; "misógino" é aquele que despreza, refuta, tem aversão ao sexo feminino.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    decorreu da necessidade de um personagem feminino, pois, além de todos os outros serem homens, um colega de trabalho de Mauricio de Sousa chegou a sugerir que ele teria aversão a mulheres.

  • A) surgiu como uma oportunidade de Mauricio de Sousa homenagear a sua filha, criando uma personagem que, à moda das mulheres da época, já nasceu empoderada e dando as ordens a todos que a rodeavam.

    • Em nenhum momento fala em homenagem à filha.

    B) Aconteceu devido aos reiterados pedidos dos leitores de tirinhas, que nutriam admiração pelos personagens masculinos de Mauricio de Sousa, mas achavam que o universo feminino precisava de espaço.

    • Não fala, em nenhum momento, que as pessoas admiravam os personagens masculinos.

    C) decorreu da necessidade de um personagem feminino, pois, além de todos os outros serem homens, um colega de trabalho de Mauricio de Sousa chegou a sugerir que ele teria aversão a mulheres.

    • Quando um colega o alertou, isso mexeu com o Mauricio de Sousa.

    D) foi fruto de uma advertência recebida por Mauricio de Sousa por um colega da Folha, que o acusou de machista por não ter criado, até então, nenhum personagem que representasse o universo feminino.

    • Em nenhum momento fala que ele é machista.

    E) representou o ápice da produção de tirinhas de Mauricio de Sousa, quando ele pretendeu ampliar os negócios e passou a produzir gibis, ainda em tiragem tímida para personagens de âmbito nacional.

    • Altas vendas foi fruto da escolha, não foi uma intenção. Mesmo assim, nao fala isso no texto.


ID
3433009
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              O impacto da Mônica


      Depois de Bidu e Franjinha, o leque de personagens de Mauricio de Sousa cresceu, com Horácio, Piteco, Titi e Jeremias. Em 1960, nascia o Cebolinha, inspirado em um galotinho da infância de Mauricio, em Mogi das Cruzes, que também trocava as letras.

      O primeiro problema? Seus personagens eram todos homens – à exceção de Maria Cebolinha, que era apenas um bebê. Pegou mal. Um de seus colegas na Folha chegou a dizer: “Você parece misógino...”. Mauricio foi procurar no dicionário o que a palavra significava. Não gostou do que leu.

      E encontrou solução dentro de casa: Mônica, uma de suas filhas. Nos quadrinhos, a menina se tornaria a nêmesis baixinha, gorducha e dentuça do Cebolinha. E ela chegou se impondo: “A Mônica é uma menina que, já naquela época, nasceu empoderada. Nos anos 1960, as mulheres queriam alguém que as representasse, que comandasse e reagisse. A Mônica virou a dona da rua a pedido dos próprios leitores.” É o que diz a própria... Mônica. A de carne e osso. Mônica Spada e Sousa é, hoje, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.

      Com a Mônica, as tirinhas viraram gibi para valer. A primeira revista da baixinha surgiu em 1970. Com uma tiragem de 200 mil exemplares, era o maior número de impressões para um personagem nacional.

(Ingrid Luísa, “O plano realmente infalível de Mauricio de Sousa”. Superinteressante, junho de 2019)

Quando se diz que a personagem Mônica representava as mulheres dos anos 1960, é correto afirmar que elas

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Conforme o texto: A Mônica é uma menina que, já naquela época, nasceu empoderada. Nos anos 1960, as mulheres queriam alguém que as representasse, que comandasse e reagisse.

    ? Ou seja, a resposta mais adequada que corresponde a busca das mulheres por empoderamento é a letra "c", momento que as mulheres estavam tendo consciência de seus direitos, buscando uma maior igualdade em relação à participação social.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 


ID
3433015
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                              O impacto da Mônica


      Depois de Bidu e Franjinha, o leque de personagens de Mauricio de Sousa cresceu, com Horácio, Piteco, Titi e Jeremias. Em 1960, nascia o Cebolinha, inspirado em um galotinho da infância de Mauricio, em Mogi das Cruzes, que também trocava as letras.

      O primeiro problema? Seus personagens eram todos homens – à exceção de Maria Cebolinha, que era apenas um bebê. Pegou mal. Um de seus colegas na Folha chegou a dizer: “Você parece misógino...”. Mauricio foi procurar no dicionário o que a palavra significava. Não gostou do que leu.

      E encontrou solução dentro de casa: Mônica, uma de suas filhas. Nos quadrinhos, a menina se tornaria a nêmesis baixinha, gorducha e dentuça do Cebolinha. E ela chegou se impondo: “A Mônica é uma menina que, já naquela época, nasceu empoderada. Nos anos 1960, as mulheres queriam alguém que as representasse, que comandasse e reagisse. A Mônica virou a dona da rua a pedido dos próprios leitores.” É o que diz a própria... Mônica. A de carne e osso. Mônica Spada e Sousa é, hoje, diretora executiva da Mauricio de Sousa Produções.

      Com a Mônica, as tirinhas viraram gibi para valer. A primeira revista da baixinha surgiu em 1970. Com uma tiragem de 200 mil exemplares, era o maior número de impressões para um personagem nacional.

(Ingrid Luísa, “O plano realmente infalível de Mauricio de Sousa”. Superinteressante, junho de 2019)

Assinale a alternativa em que o enunciado atende à norma-padrão de concordância verbal.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) O primeiro problema enfrentado por Mauricio de Sousa foi o fato de seus personagens serem todos homens, não haviam mulheres. ? verbo "haver" com sentido de "existir", impessoal e não deve ser flexionado, o correto é: há mulheres.

    B) As mulheres sentiam-se representadas pela Mônica e, como os leitores haviam pedido, a menina acabou se tornando a dona da rua. ? correto, locução verbal formada com auxiliar "haver", nesse caso ele é pessoal e está corretamente flexionado.

    C) Mauricio de Sousa não gostou dos significados encontrados no dicionário, que não dizia respeito àquilo que ele pensava de si mesmo. ? pronome relativo "que" retomando o substantivo "significados", função de sujeito, logo o correto seria: diziam...

    D) Já faziam dez anos que Cebolinha tinha sido criado, quando a primeira revista da Mônica surgiu em 1970 e foi 200 mil exemplares nessa tiragem. ? verbo "fazer" indicando tempo decorrido, é um verbo impessoal e não deve ser flexionado, o correto é: já faz...

    E) Além de Cebolinha, surgiu vários outros personagens da Turma da Mônica que fizeram muito sucesso com o público em geral. ? sujeito simples com núcleo no plural estando posposto ao verbo, na ordem direta e corrigido: Vários outros personagens surgiram...? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • só fazendo uma ressalva no comentário do item A. o correto é HAVIA e não Há .
  • ✅Letra B

    A) Verbo HAVER no sentido de existir é IMPESSOAL, portanto DEVE ficar no SINGULAR.

    C) ...Significados encontrados... não DIZIAM... Aqui o verbo deve ficar no PLURAL para concordar com significados encontrados.

    D) O correto é FAZ dez anos, pois indica tempo transcorrido e deve ficar no SINGULAR.

    E) O correto é SURGIRAM. O verbo deve concordar com o sujeito que está no PLURAL (Vários...).

    Erros? Só avisar!! Bons estudos!!!

  • O primeiro problema enfrentado por Mauricio de Sousa foi o fato de seus personagens serem todos homens, não haviam ( existiam) verbo ''haver'' nesse sentido não flexiona. mulheres.

    As mulheres sentiam-se representadas pela Mônica e, como os leitores haviam ( perceba que o verbo ''haver' não está no sentido de existir, ou seja, pode se flexionar.) pedido, a menina acabou se tornando a dona da rua.

    Mauricio de Sousa não gostou dos significados encontrados no dicionário, que não dizia ( os significados diziam) respeito àquilo que ele pensava de si mesmo.

    faziam ( faz) dez anos que Cebolinha tinha sido criado, quando a primeira revista da Mônica surgiu em 1970 e foi 200 mil exemplares nessa tiragem.

    Além de Cebolinha, surgiu ( vários personagens surgiram) vários outros personagens da Turma da Mônica que fizeram muito sucesso com o público em geral.


ID
3433030
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      A força do movimento feminista é uma característica da década atual. As passeatas e manifestações em defesa das mulheres e contra a violência sexual, o coro unido do “Não é não”, a dissonância política são demonstrações inequívocas disso. De certa maneira, ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008, como os protestos do acampamento “Occupy Wall Street” nos Estados Unidos, as grandes manifestações na Índia contra o estupro e as passeatas gigantescas na Argentina em defesa do direito ao aborto.

      No campo intelectual, pesquisadoras mundo afora se debruçaram na busca por respostas a questões complexas: que resultados as antigas feministas conseguiram e quão adequados eles foram para as necessidades das mulheres? Que mudanças foram trazidas globalmente para alterar relações injustas de gênero? O poder masculino na esfera pública ruiu na mesma velocidade que na esfera particular ou se transferiu de um polo para outro?

      Não são poucos os estudos a apontar que os avanços na igualdade de gênero têm andado de mãos dadas com o crescimento da desigualdade socioeconômica pelo mundo.

      A britânica Susan Watkins, editora da revista New Left Review, publicou um longo ensaio em que analisa as principais conquistas do feminismo global nos últimos 25 anos. Disse que, sem dúvida, o maior ganho foi um notável avanço de conhecimento, com a expansão da coleta de dados, estudos de campo e análise comparativa.

     “A mudança social concreta atribuível à agenda feminista global, entretanto, tem sido menor e está em grande parte concentrada no topo da pirâmide social. O mais significativo tem sido o aumento de mulheres jovens no ensino superior, em parte devido à expansão dos sistemas universitários na China, no Oriente Médio e na América Latina. No plano político, a proporção total de mulheres nos parlamentos nacionais aumentou de 12% em 1997 para 24% em 2017, com alguns dos maiores aumentos na América Latina (53% na Bolívia); a eficiência com que essas gestões femininas representam os interesses das mulheres, uma vez eleitas, é outra questão”, analisou.

                    (Victor Calcagno, “Sobre o feminismo”. Época, 17.06.2019. Adaptado)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão quanto à regência.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) As conquistas que aspiravam as antigas feministas teriam tido resultados compatíveis aos interesses das mulheres? ? "aspirar" com sentido de almejar é um verbo transitivo indireto e rege o uso da preposição "a", a qual deve vir antes do pronome relativo "que": a que aspiravam...

    B) O avanço de conhecimento a que Susan Watkins se refere diz respeito à expansão dos sistemas universitários. ? correto, refere-se a algo (preposição antes do pronome relativo "que"); diz respeito a algo (preposição "a") + artigo definido "a" que acompanha o substantivo feminino "expansão"= crase.

    C) Pesquisadoras do mundo afora se dedicam com afinco em buscar respostas a complexas questões feministas. ? dedicaram-se a alguma coisa (preposição "a" somente, visto que temos um verbo e ele não é acompanhando do artigo definido "a": a buscar...).

    D) Que mudanças foram trazidas no universo feminino para se pensarem as relações injustas de gênero? ? pensarem em alguma coisa (preposição "em") + artigo definido "as"= nas relações...

    E) Com as conquistas feministas, pode-se, hoje, conciliar a igualdade de gênero na igualdade social? ? conciliar algo com alguma coisa (verbo transitivo direto e indireto, rege a preposição "com" e não a preposição "em", o correto é: com a igualdade social).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Assertiva b

    O avanço de conhecimento a que Susan Watkins se refere diz respeito à expansão dos sistemas universitários.

  • GAB. B)

    O avanço de conhecimento a que Susan Watkins se refere diz respeito à expansão dos sistemas universitários.

  • Complementando as respostas do Arthur, na alternativa A "As conquistas que aspiravam as antigas feministas teriam tido resultados compatíveis aos interesses das mulheres?" -> quem é compatível, é compatível COM alguma coisa. -> ...teriam tido resultados compatíveis com os interesses das mulheres.


ID
3433054
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere as afirmações a seguir e o respectivo valor lógico atribuído a cada uma.


I. Eliana é programadora ou Carlos é analista. VERDADEIRA.

II. Bruno é agente administrativo ou Denise é chefe de departamento. VERDADEIRA.

III. Se Ana é supervisora, então Bruno é agente administrativo. FALSA.

IV. Denise é chefe de departamento e Eliana é programadora. FALSA.


A partir dessas informações, é correto concluir que

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    PS: transcrevo o comentário da colega Simone Santos ( é sua a autoria):

    I. Eliana é programadora(F) ou Carlos é analista(V). VERDADEIRA.

    II. Bruno é agente administrativo(F) ou Denise é chefe de departamento(V). VERDADEIRA.

    III. Se Ana é supervisora(V), então Bruno é agente administrativo(F). FALSA.

    IV. Denise é chefe de departamento(V) e Eliana é programadora(F). FALSA.

    Devemos começar pela assertiva III, pois para o ''se...então'' ser falso, a primeira parte tem que ser V e a segunda F (Macete: Vera Fischer mente). Após valorar a III como FALSA, conseguimos valorar as demais e chegar ao resultado.

    Sucesso, Bons estudos!

  • Assertiva C

    Carlos é analista.

    Basta procurar Por "Ou" basta 1 verdade

  • 1- comece pelo conectivo "se..., então "(V -> F) para dar resultado F.

  • Torcendo para cair uma dessas na minha prova...


ID
3433057
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

A negação da frase “Todos os analistas são inteligentes ou nenhum técnico é capacitado” é dada por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.

    Resolva essa questão em poucos segundos: NÃO se nega uma proposição usando o mesmo conectivo(eliminem as alternativas C, D e E). Negação do ''ou'' se dá com o ''e'' e negando as duas partes.(eliminem a alternativa B), restando somente a A.

  • Nesta questão foi cobrada a regra de negação do conectivo “ou”. Vale lembrar que sempre negaremos proposições com conectivo “ou” usando proposições que apresentem o conectivo “e” (ou algum conectivo equivalente ao “e”, tal como o “mas”, por exemplo).

    Para negarmos uma sentença com conectivo “ou” a Lei de De Morgan nos orienta a negar todas as partes trocando o conectivo “ou” pelo conectivo “e”.

    Não se esqueça que toda sentença com conectivo “e” admite a propriedade comutativa, ou seja, podemos inverter as posições de suas partes sem perda do sentido lógico. 

    FONTE: Prof Bruno lima Estratégia concursos

  • Nesta questão foi cobrada a regra de negação do conectivo “ou”. Vale lembrar que sempre negaremos proposições com conectivo “ou” usando proposições que apresentem o conectivo “e” (ou algum conectivo equivalente ao “e”, tal como o “mas”, por exemplo).

    Para negarmos uma sentença com conectivo “ou” a Lei de De Morgan nos orienta a negar todas as partes trocando o conectivo “ou” pelo conectivo “e”.

    Não se esqueça que toda sentença com conectivo “e” admite a propriedade comutativa, ou seja, podemos inverter as posições de suas partes sem perda do sentido lógico. 

    FONTE: Prof Bruno lima Estratégia concursos

  • Assertiva A

    Existe analista que não é inteligente e existe técnico que é capacitado.

    Negação do "Todo"

    Existe

    pelo menos

    algum .

    O "Todo" jamais pode ser Negado com "Nenhum"

    Neg do " E "

    Troca por "Ou" e nega tudo

    Neg do "Ou"

    Troca por "E" e nega tudo

  • Vamos lá.

    Prestem atenção no enunciado ele tem o conectivo OU , se e negação logo na resposta tem que ter o E como conectivo!!!

    Nas alternativas somente um tem o E você mata a questão..

  • Letra A

  • O método Telles ;)

  • Negação da disjunção(ou): Basta negarmos ambas as proposições individuais e trocamos o conectivo "ou" pelo conectivo "e"

  • Gabarito: A

    Regra do conectivo TODOS: Trocar por "todo ALGUeM", logo vai retirar o TODO e colocar ALGUM, Existe ou Pelo Menos e nega a frase.

    Regra do conectivo OU: Trocar por E + Nega as proposições

     

    EXTRA: Pessoal, querem gabaritar todas as questões de RLM? Acessem meu perfil no QCONCURSOS e cliquem no GLOBO abaixo da frase do Henry Ford. Lá vocês encontraram materiais dessa matéria. Vamos em busca da aprovação !!

  • Apenas sabendo que a regra de negação da disjunção inclusiva "ou" é o conectivo de conjunção "e" já se mata a questão, onde as outras alternativas apresentadas não possuem o conectivo "e"

    Questão dada por eliminação nem é necessária resolução.

  • Existe analista que não é inteligente e existe técnico que é capacitado.

  • repetida...

  • Disjunção

    Também conhecida como uma das Leis de Morgan, para negar uma disjunção, basta negar as duas proposições simples e trocar o OU (∨) por um E (∧).

    • ¬(P∨Q) = ¬P∧¬Q


ID
3433060
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Considere a sequência:


4.444.445; 4.444.450; 444.445; 444.450; 44.445; 44.450; 4.445; …


A soma do 5° termo com o 6° termo supera a soma do 11° termo com o 12° termo em

Alternativas
Comentários
  • 5º Termo: 44.445.

    6º Termo: 44.450.

    11º Termo: 45.

    12º Termo: 50

    5º + 6º = 88.895

    11º+12º = 95.

    Resultado: 88.800

    Quando eu li pela 1ª vez, entendi nada. Na 2ª, confirmei.

  • fiquei c duvida do lugar 12 mas dps deu certo graças a Deus

  • aquela sensação de que você sabe fazer, mas sabe que vai dar muito trabalho, daí nem faz KKKKK

  • Repare que ao observar APENAS os 2 últimos dígitos de cada um dos termos da sequência do enunciado, obtemos a seguinte sequência:

    45; 50; 45; 50; 45; 50; 45

    Assim, os últimos 2 dígitos compõem os números 45 e 50, que vão alternando entre si, portanto ao prosseguir com a sequência composta apenas pelos 2 últimos dígitos dos termos até o 12º termo chegamos a:

    45; 50; 45; 50; 45; 50; 45; 50; 45; 50; 45; 50

    Agora vamos observar a sequência composta apenas pelos dígitos anteriores aos 2 últimos de cada termo, ou seja, a sequência do enunciado excluindo apenas os últimos 2 dígitos dos termos:

    44444; 44444; 4444; 4444; 444; 444; 44;

    Repare que os 2 primeiros termos são compostos por 5 algarismos 4, os 2 termos seguintes são compostos por 4 algarismos 4, os 2 termos seguintes são compostos por 3 algarismos 4 e assim por diante (a cada 2 termos diminui-se em 1 unidade a quantidade de algarismos 4). Assim, mantendo-se esse padrão, podemos prosseguir com essa sequência até o 12º termo:

    44444; 44444; 4444; 4444; 444; 444; 44; 44; 4; 4; 0; 0;

    Repare que teoricamente o 11º e o 12º termo da sequência que exclui os 2 últimos dígitos da sequência original já não conteriam nenhum algarismo 4 (0 algarismos iguais a 4), por isso os representei como 0. Do enunciado, temos que 5º termo = 44.445 e 6º termo = 44.450. Observando as 2 sequências acima (a composta apenas pelos 2 últimos dígitos e que exclui apenas os 2 últimos dígitos da sequência original), temos que 11º termo = 045 = 45 e 12º termo = 050 = 50. Por fim, temos que a soma do 5° termo com o 6° termo supera a soma do 11° termo com o 12° termo em:

    (5° termo + 6° termo) - (11° termo + 12° termo) = (44.445 + 44.450) – (45 + 50) = 88895 – 95 = 88800. Portanto, a alternativa D é o nosso gabarito.

    Resposta: D


ID
3433471
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A força do movimento feminista é uma característica da década atual. As passeatas e manifestações em defesa das mulheres e contra a violência sexual, o coro unido do “Não é não”, a dissonância política são demonstrações inequívocas disso. De certa maneira, ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008, como os protestos do acampamento “Occupy Wall Street” nos Estados Unidos, as grandes manifestações na Índia contra o estupro e as passeatas gigantescas na Argentina em defesa do direito ao aborto.
     No campo intelectual, pesquisadoras mundo afora se debruçaram na busca por respostas a questões complexas: que resultados as antigas feministas conseguiram e quão adequados eles foram para as necessidades das mulheres? Que mudanças foram trazidas globalmente para alterar relações injustas de gênero? O poder masculino na esfera pública ruiu na mesma velocidade que na esfera particular ou se transferiu de um polo para outro?
    Não são poucos os estudos a apontar que os avanços na igualdade de gênero têm andado de mãos dadas com o crescimento da desigualdade socioeconômica pelo mundo.
    A britânica Susan Watkins, editora da revista New Left Review, publicou um longo ensaio em que analisa as principais conquistas do feminismo global nos últimos 25 anos. Disse que, sem dúvida, o maior ganho foi um notável avanço de conhecimento, com a expansão da coleta de dados, estudos de campo e análise comparativa.
    “A mudança social concreta atribuível à agenda feminista global, entretanto, tem sido menor e está em grande parte concentrada no topo da pirâmide social. O mais significativo tem sido o aumento de mulheres jovens no ensino superior, em parte devido à expansão dos sistemas universitários na China, no Oriente Médio e na América Latina. No plano político, a proporção total de mulheres nos parlamentos nacionais aumentou de 12% em 1997 para 24% em 2017, com alguns dos maiores aumentos na América Latina (53% na Bolívia); a eficiência com que essas gestões femininas representam os interesses das mulheres, uma vez eleitas, é outra questão”, analisou.
(Victor Calcagno, “Sobre o feminismo”. Época, 17.06.2019. Adaptado)

De acordo com o texto, um aspecto negativo em relação ao atendimento das pautas feministas é o fato de que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    → Conforme o texto: A mudança social concreta atribuível à agenda feminista global, entretanto, tem sido menor e está em grande parte concentrada no topo da pirâmide social [...]

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva E

    a mudança social está concentrada no topo da pirâmide social, portanto um escopo mais restrito.


ID
3433477
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

    A força do movimento feminista é uma característica da década atual. As passeatas e manifestações em defesa das mulheres e contra a violência sexual, o coro unido do “Não é não”, a dissonância política são demonstrações inequívocas disso. De certa maneira, ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008, como os protestos do acampamento “Occupy Wall Street” nos Estados Unidos, as grandes manifestações na Índia contra o estupro e as passeatas gigantescas na Argentina em defesa do direito ao aborto.
     No campo intelectual, pesquisadoras mundo afora se debruçaram na busca por respostas a questões complexas: que resultados as antigas feministas conseguiram e quão adequados eles foram para as necessidades das mulheres? Que mudanças foram trazidas globalmente para alterar relações injustas de gênero? O poder masculino na esfera pública ruiu na mesma velocidade que na esfera particular ou se transferiu de um polo para outro?
    Não são poucos os estudos a apontar que os avanços na igualdade de gênero têm andado de mãos dadas com o crescimento da desigualdade socioeconômica pelo mundo.
    A britânica Susan Watkins, editora da revista New Left Review, publicou um longo ensaio em que analisa as principais conquistas do feminismo global nos últimos 25 anos. Disse que, sem dúvida, o maior ganho foi um notável avanço de conhecimento, com a expansão da coleta de dados, estudos de campo e análise comparativa.
    “A mudança social concreta atribuível à agenda feminista global, entretanto, tem sido menor e está em grande parte concentrada no topo da pirâmide social. O mais significativo tem sido o aumento de mulheres jovens no ensino superior, em parte devido à expansão dos sistemas universitários na China, no Oriente Médio e na América Latina. No plano político, a proporção total de mulheres nos parlamentos nacionais aumentou de 12% em 1997 para 24% em 2017, com alguns dos maiores aumentos na América Latina (53% na Bolívia); a eficiência com que essas gestões femininas representam os interesses das mulheres, uma vez eleitas, é outra questão”, analisou.
(Victor Calcagno, “Sobre o feminismo”. Época, 17.06.2019. Adaptado)

Os trechos destacados em “... ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008, como os protestos do acampamento ‘Occupy Wall Street’ nos Estados Unidos...” (1° parágrafo) e “... o maior ganho foi um notável avanço de conhecimento, com a expansão da coleta de dados, estudos de campo e análise comparativa.” (4° parágrafo) expressam, correta e respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    → “... ecoam movimentos contestadores que surgiram desde 2008, como os protestos do acampamento ‘Occupy Wall Street’ nos Estados Unidos...” → o trecho em destaque traz algumas exemplificações acerca dos movimentos contestadores;

    → “... o maior ganho foi um notável avanço de conhecimento, com a expansão da coleta de dados, estudos de campo e análise comparativa.” → o trecho em destaque expressa causa; o fato de (causa) ter ocorrido a expansão de coleta de dados fez que (consequência) ocorresse um avanço notável de conhecimento.

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Assertiva C

    exemplificação e causa.

    Assertiva 2017


ID
3433483
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Sabe-se que X pessoas se inscreveram para um vestibular. No 1° dia de prova, faltou 1/6 dos inscritos. No 2° dia de prova, compareceram 3/5 dos candidatos que haviam comparecido no 1° dia de prova. No 3° e último dia de prova, faltaram 3/8 dos candidatos que haviam comparecido no 2° dia de prova. O número dos candidatos que compareceram nesse 3° dia é chamado de Y. Para que se descubra o valor de X, é necessário que se multiplique Y por 

Alternativas
Comentários
  • Resolução (1º exercício do vídeo):

    https://www.youtube.com/watch?v=4otMnkhopbs

    Bons Estudos!

  • X pessoas se inscreveram para um vestibular.

    No 1° dia de prova, faltou 1/6 dos inscritos. Se faltou 1/6, compareceram 5/6.

    1º dia = 5/6x

    No 2° dia de prova, compareceram 3/5 dos candidatos que haviam comparecido no 1° dia de prova.

    3/5*5/6= 15/30 = 3/6 = 1/2

    2º dia = 1/2x

    No 3° e último dia de prova, faltaram 3/8 dos candidatos que haviam comparecido no 2° dia de prova. 

    Se faltaram 3/8, compareceram 5/8: 1/2 * 5/8 = 5/16

    3º dia = 5/16x

    O número dos candidatos que compareceram nesse 3° dia é chamado de Y.

    5/16x = y

    Para que se descubra o valor de X, é necessário que se multiplique Y por

    5x = 16y

    x = 16y/5

    x = 3,2y

    GAB. D


ID
3433486
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

O preço de venda de uma mercadoria é R$ 12.500,00. Nesse preço já está embutido um acréscimo, de 15% de R$ 12.500,00, sobre o custo do produto. O valor mais próximo da porcentagem de acréscimo, considerada sobre o custo do produto, é

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E) 18%

    Preço de venda = 12.500,00

    No preço de venda já tem um acréscimo de 15% de 12.500,00 = 0,15 x 12.500 = 1.875,00

    Esse acréscimo está sobre o preço de custo do produto, então: preço de custo = 12.500,00 - 1.875,00 = 10.625,00

    "O valor mais próximo da porcentagem de acréscimo, considerada sobre o custo do produto, é:"

    10.625 ---- 100%

    1.875 ------ x = 17,6% = 18%, aproximadamente.


ID
3433489
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

Em uma segunda-feira de trabalho em um escritório, a razão entre o número de funcionários que faltaram e o número total de funcionários foi 3/14. No dia seguinte, terça-feira, o número daqueles que faltaram foi a metade dos que faltaram no dia anterior. Sabendo que 27 funcionários faltaram na terça-feira, o número de funcionários que trabalharam na segunda-feira foi igual a

Alternativas
Comentários
  • funcionarios faltosos:

    Terça feira = 27 funcionários

    Segunda feira = 2. terça ou seja, segunda = 54 funcionarios faltosos

    54 funcionarios faltosos = 3/14

    x funcionarios (total) = 11/14

    (faz regra de 3)

    3/14x = 54.11/14

    3x=54.11

    3x=594

    x=198

  • Se na terça feira faltaram 27 funcionários e a questão informou que essa quantidade é a metade que faltaram na segunda, temos que faltaram 54 funcionários na segunda feira. (27x2)

    Sabendo disso, usei a constante k de proporcionalidade:

    Se em 3/14, 3 corresponde a 54, dividi 54 por 3 e encontrei de 18 (valor da constante).

    Multipliquei o 14 por 18 para saber o total de funcionários da empresa e encontrei o total de 252.

    Agora peguei o total de funcionários (252) e diminuí pelos funcionários faltantes (54) e encontrei o valor de 198, o nosso gabarito.


ID
3433495
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Matemática
Assuntos

A área de um terreno retangular é de 221 m² e seu perímetro é igual a 60 m. Se o comprimento for de 1 metro amenos do que o original e a largura for de 1 metro a menos do que a original, a área do terreno perderá exatamente

Alternativas
Comentários
  • 2x + 2y = 60 ----> x+y=30 (I)

    x.y= 221 (II)

    y= 30-x (III)

    Substituindo III na II

    x.(30-x)= 221

    30x-x²= 2221

    Bhaskara:

    -x²+30x-221=0

    DELTA= 16

    x'= 13 e x''= 17

    Equação I= y= 30-13= 17

    x= 13

    y= 17

    Tirando 1m de cada lado, fica: x=12 e y= 16

    16*12= 192

    221-192= 29m² a menos

    GABARITO: (C)

  • Macete

    Pegue o valor da área e faça a fatoração.

    221| 13

    17

    Ou seja 17 é o comprimento e 13 a largura.

    17-1= 16

    13-1= 12

    _________

    16.12=192

    221-192=29

    gabC

  • C=COMPRIMENTO

    L=LARGURA

    _____________

    Área

    L.C=221

    C=221/L

    _____________

    Perímetro

    2L²+ 2C²=60

    2L²+2(221/L)=60

    2L²+ 442/L=60

    ____________

    MMC é L ou seja 1

    2L² + 442 = 60

    _____________

    Bhaskara:

    2L² +442-60=0

    ∆ = 60² - 4. 2 (+442)

    ∆= 3600 + 3536

    ∆=64

    √64

    =8

    _______________

    x1 = – 60 ± √8 = 17

         4

    x2= 13

    ______________

    17-1=16

    13-1=12

    ____________

    16.12=192

    221-192=29

    GabC


ID
3433501
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Raciocínio Lógico
Assuntos

Uma afirmação equivalente a: “Os cantadores da madrugada saíram hoje ou eu não ouço bem”, é

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    Se os cantadores da madrugada não saíram hoje, então eu não ouço bem.

    EQ Se A -> B

    Se ~B -> ~A

    EQ Usando o "Ou"

    Se A -> B

    ~A Ou B

  • Gabarito E

    Macete equivalência do OU: Coloca o "Se...então" + Neymar (nega a primeira parte e repete a segunda)

  • Dica para equivalência do conectivo "ou" NE + Y + MAR = Nega + e + Mantem

  • mnemônico: NeYmar equivale 

    use a equivalência NeYmar (nega primeiro, mantém segundo).

    p -> q equivale a ~p V q

    (é importante lembrar que nesse caso é equivalência - e não negação como o caso do mnemônico do MA/NÉ - algumas pessoas podem confundi-los) 

    NEYMAR EQUIVALE!

    MANÉ NEGA!

  • Gabarito E

    Neymar (Nega a primeira y Mantem a segunda)

    “Os cantadores da madrugada saíram hoje ou eu não ouço bem”,

    Se os cantadores da madrugada não saíram hoje, então eu não ouço bem.

  • Se o examinador pedir a equivalência do OU, a única possiblidade é trocar pelo Se... então. Nessa, já eliminaríamos 3 alternativas.

    Regra NEUTROMAR = Nega a primeira, troca o conectivo ( Se... então por OU , ou vice e versa) e mantém a segunda.

  • repetida...


ID
3433528
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

O Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM) classifica os processos em três tipos: processos primários, de suporte e de gerenciamento. Os processos

Alternativas
Comentários
  •  Três tipos processos e suas funções para as organizações:

    1.  Primários: representam as atividades essenciais para que a organização cumpra sua missão.
    2. Suporte : não fornecem valor diretamente para os clientes, mas sim para outros processos.
    3. Gerenciamento: têm como objetivo medir e monitorar o desempenho do negócio.

    Com isso em mente se mata muitas questões.

    Sprint 1/5


ID
3433531
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na engenharia de requisitos, há uma técnica na qual um analista é diretamente inserido no ambiente em que o sistema será utilizado. A função desse analista é observar o modo de trabalho das pessoas que utilizarão esse sistema. Esse tipo de atividade tem a denominação de

Alternativas
Comentários
  • Etnografia: é uma técnica de observação. 0 trabalho do dia a dia é observado e são feitas anotações sobre as tarefas reais em que os participantes estão envolvidos.

    Alternativa: D


ID
3433534
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O RUP (Rational Unified Process) apresenta disciplinas cujas atividades são distribuídas por quatro fases. Em relação a tais disciplinas e atividades, é correto afirmar que a disciplina

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(C) 

    Configuração e Gerenciamento de Mudança tem menor atividade na fase de Iniciação. Essas disciplinas começam a ter mais força nas fases de construção e transição.

    Situação visível na figura clássica dos workflows do RUP.

    Fontre:https://www.devmedia.com.br/gestao-de-projetos-com-rup/39332


ID
3433537
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No método ágil Scrum, há um artefato denominado backlog, aplicado a diversas etapas do método. Em particular, o backlog do produto corresponde a

Alternativas
Comentários
  • backlog: uma lista das funcionalidades a serem implementadas no produto.

  • ✅Gabarito(B)  

    Backlog do Produto

    O Backlog do Produto é uma lista ordenada de tudo que deve ser necessário no produto, e a origem única dos requisitos para qualquer mudança a ser feita no produto. O Product Owner é responsável pelo Backlog do Produto, incluindo seu conteúdo, disponibilidade e ordenação.

    Fonte: O Guia Definitivo para o Scrum: As Regras do Jogo - Ken Schwaber & Jeff Sutherland - 2020


ID
3433540
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na notação do diagrama de classes da UML 2.0, há um tipo de associação denominada de derivada. Supondo que a associação denominada ‘entrega’ seja do tipo derivada, sua representação no diagrama de classes é:

Alternativas
Comentários
  • Atributos ou associações derivadas podem ser representadas através de uma barra (/) antes do nome da associação ou do atributo.

    www.ic.uff.br/~esteban/files/aula8.pdf

  • - Privado

    + Público

    # Protegido

    ~ Pacote

    / Derivado

  • Complementando as respostas de nossos colegas, os atributos e associações derivados são aqueles cujo valor é calculado por meio de outros atributos ou associações. Por exemplo, se tivermos um diagrama com as classes Faculdade, Curso e Aluno e as associações Faculdade ---"disponibiliza"---> Curso e Aluno ---"se inscreve em"---> Curso, a associação Faculdade ---"disponibiliza curso a"---> Aluno é derivada, porque a existência das outras duas associações leva logicamente a ela.


ID
3433543
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considerando o sistema gerenciador de bancos de dados PostgreSQL (v. 9.5), o comando REVOKE tem a função de

Alternativas
Comentários
  • O comando REVOKE revoga, de um ou mais papéis, privilégios concedidos anteriormente.

    Fonte:http://pgdocptbr.sourceforge.net/pg82/sql-revoke.html


ID
3433549
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

O correto comando DDL do SQL para criar uma visão denominada White, tendo como origem os atributos One e Two da tabela Color, é:

Alternativas
Comentários
  • CREATE VIEW nomeView AS

    SELECT atributos

    FROM nomeTabela

    Fonte:https://www.devmedia.com.br/conceitos-e-criacao-de-views-no-sql-server/22390


ID
3433552
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Considere o seguinte comando escrito em PL/SQL.


SELECT LTRIM (‘testeTRIMteste’, ‘tes’):


Esse comando tem como resultado:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito:C.

    Esta função vai retirar da primeira string o valor definido em valor_string_2, isso da esquerda para a direita.

    Exemplo select LTRIM(‘fazendo Teste fazendo’, ‘fazendo’) from dual; ao executar este comando teremos o seguinte retorno “Teste fazendo” .

    Fonte:http://aprendaplsql.com/sql/funcoes-sql-oracle/#LTRIM

  • Por que retorna TRIMteste e não teTRIMteste?

    Porque ele vai encontrar a sequência ou parte dela mais de uma vez (até achar um valor à direita que quebre o padrão). Primeiro remove o tes e em seguida remove o te

    Mais exemplos:

    LTRIM('000123', '0') //Result: '123'

    LTRIM('123123Tech123', '123') //Result: 'Tech123'

    LTRIM('6372Tech', '0123456789') //Result: 'Tech'

  • Mesmo comportamento do ltrim do PHP: remove qualquer "t", "e" ou "s" independente da ordem, até encontrar um caractere diferente

     

    SELECT LTRIM ('aaabbbcccTESTE', 'abc') -> 'TESTE'


ID
3433555
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

No contexto de armazéns de dados (data warehouse), a área intermediária na qual os dados coletados pelo processo de ETL são armazenados antes de serem processados e transportados para o seu destino é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C

    A área de armazenamento temporário (staging) do data warehouse é um local temporário onde os dados dos sistemas de origem são copiados.

    Uma área de preparação (staging) é necessária principalmente em uma Arquitetura de Data Warehousing por motivos de tempo. Em resumo, todos os dados necessários devem estar disponíveis antes que os dados possam ser integrados ao Data Warehouse.

    Disponível em: <https://data-warehouses.net/architecture/staging.html>

    Se meu comentário estiver equivocado, por favor me avise por mensagem para que eu o corrija e evite assim prejudicar os demais colegas.

  • Staging Area é uma área de armazenamento intermediário situada dentro do processo de ETL. Auxilia a transição dos dados das origens para o destino final no DW.

  • Data Staging Area = onde é feito a ETL, Aquele que é uma área de armazenamento, onde serviços de filtragem, combinação, padronização e classificação de dados são executados, e tem como principal requisito não ser acessível aos usuários e não fornecer serviços de consulta.

    é um local de armazenamento intermediário, situado dentro do processo de ETL Sua função é auxiliar a transição dos dados das origens seu o destino no Data Warehouse


ID
3433558
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Em um Web Service RESTful, a propriedade desejada de um método que permite que ele seja invocado múltiplas vezes sobre um mesmo recurso e produza sempre o mesmo resultado é a

Alternativas
Comentários
  • https://www.infoq.com/br/news/2013/05/idempotent/

  • Em matemática e ciência da computação, a idempotência é a propriedade que algumas operações têm de poderem ser aplicadas várias vezes sem que o valor do resultado se altere após a aplicação inicial. — Wikipedia

    Um método HTTP idempotente é um método HTTP que pode ser chamado muitas vezes sem resultados diferentes. Não importa se o método é chamado apenas uma vez ou dez vezes. O resultado deve ser o mesmo. Essencialmente, significa que o resultado de uma solicitação executada com sucesso é independente do número de vezes que ela é executada. Por exemplo, na aritmética, adicionar zero a um número é uma operação idempotente. — W3C

    Quando falamos em idempotência em API’s REST, podemos concluir que os seguintes os verbos:

    • GETPUTDELETEHEAD OPTIONS são idempotentes.
    • POST não é idempotente.

    Fonte: https://medium.com/@lucasschwenke/idempot%C3%AAncia-uma-boa-pr%C3%A1tica-a-se-utilizar-em-servi%C3%A7os-rest-633c38f4d7c0

  • Não só em WEBSERVICES

    o UNDO e REDO em BD tbm são idempotentes

    GAB D

    UNDO e REDO

    - Ambas as transações são consideradas idempotentes, ou seja, se aplicadas várias vezes produzem o mesmo efeito de serem executadas apenas uma vez.


ID
3433561
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Conforme recomendação da W3C, a transformação de um arquivo XML em um arquivo XHTML pode ser descrita de forma estruturada por meio de um arquivo

Alternativas
Comentários
  • O XSLT é usado para transformar documentos XML em documentos XHTML ou em outros documentos XML.

    Fonte:https://docs.microsoft.com/pt-br/office-project/xml-data-interchange/how-to-use-xslt-transformations-with-project-xml-data-interchange-files?view=project-client-2016

  • e-

    XSL (eXtensible Stylesheet Language) is a styling language for XML, standing for XSL Transformations. XSLT is meant to transform XML documents into other formats (like transforming XML into HTML).

    https://www.w3schools.com/xml/xsl_intro.asp


ID
3433567
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um certo padrão de projeto (design pattern), em Engenharia de Software, consiste em definir o esqueleto de um algoritmo em uma operação, delegando alguns de seus passos a subclasses. Essas subclasses redefinem esses passos sem alterar a estrutura do algoritmo.

Esse padrão de projeto é conhecido como

Alternativas
Comentários
  • ✅Gabarito(A) 

    A definição oficial do padrão Template Method é: “O Padrão Template Method define o esqueleto de um algoritmo dentro de um método, transferindo alguns de seus passos para as subclasses. O Template Method permite que as subclasses redefinam certos passos de um algoritmo sem alterar a estrutura do próprio algoritmo”.

    Fonte: https://www.devmedia.com.br/padrao-de-projeto-template-method-em-java/26656


ID
3433570
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Dois elementos relacionados a gráficos no HTML5 são canvas e svg. Em relação a eles, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • SVG is XML based, which means that every element is available within the SVG DOM. You can attach JavaScript event handlers for an element.

    https://www.w3schools.com/html/html5_svg.asp

  • SVG: utilizado para trabalhar com objetos vetoriais

    CANVAS: como uma tela de desenho utilizando o javascript para isso. Trabalha com pixels para forma imagens.


ID
3433573
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Um certo documento HTML contém o seguinte elemento h1:


<h1 id=”meuId”>Bem-Vindo</h1>


Deseja-se alterar o conteúdo desse h1 via JavaScript. A instrução que atinge esse objetivo é:


Alternativas
Comentários
  • Dica: id é único, então getElementById é a única função que tem elements no singular


ID
3433576
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No PHP 5, a diretiva responsável por incluir e avaliar outro arquivo PHP, produzindo um erro fatal, caso ele não exista, é:

Alternativas
Comentários
  • A declaração require é idêntica a include exceto que em caso de falha também produzirá um erro fatal de nível . Em outras palavras, ele parará o script enquanto que o apenas emitirá um alerta () permitindo que o script continue.

    Fonte:https://www.php.net/manual/pt_BR/function.require.php


ID
3433579
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere o código Java 9 a seguir:


class Main

   { public static void main(

         String[] args) { String x = “10”;

         if (x instanceof Integer){

           System.out.println(“SIM”);

         }  else  {

            System.out.println(“NÃO”);

         }

     }

}


Ao ser executado, esse código produzirá

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

    instanceof pergunta "é um", e como String não é um Integer, é lançado um erro.

  • Ao compilar o código obtive o seguinte erro:

    incompatible types: String cannot be converted to Integer if (x instanceof Integer)

    ^ 1 error

  • Java é lixo puro

  • Isto acontece porque o compilador sabe, em tempo de compilação, que x não é Integer. Tem uma discussão sobre isso em https://stackoverflow.com/questions/31558052/compile-time-check-using-instanceof

  • O instanceof é usado para classes filhas. Não existe a possibilidade de uma String ser um objeto do tipo Integer, e o compilador é experto o suficiente para verificar isso.

    Daria certo se fosse: Object x = “10”. Porque Object pode ser qualquer coisa


ID
3433582
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No Ruby on Rails, a classe HashWithIndifferentAccess difere da classe Hash, pois

Alternativas

ID
3433585
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Considere a instrução Python a seguir:


    x = [

       print(i)

       for i in range(10) if i % 2 == 0

]


Após a execução dessa instrução no Python 3.7, a variável “x” conterá o valor:

Alternativas
Comentários
  • rodei no compilador https://repl.it/languages/python3 e a resposta foi:

    0

    2

    4

    6

    8

    alguém, por favor, consegue explicar?

    depender de professores do QC estaremos lascados.

  • A maldade na questão, pois a banca faz tudo isso para simplesmente pedir o valor de x. Porém a variável x é criada, mas não há valor algum sendo atribuído a ela, mas apenas à variável i, dessa forma quando executado o código irá imprimir para cada valor de i o valor none para x.

     

    Então x terá [None, None, None, None, None] enquanto i terá [0, 2, 4, 6, 8]. 

  • Leilanny Rodrigues, você está vendo a saída da variável i --> print(i)

    AO FINAL DO SEU CÓDIGO, ADICIONE PRINT(X).

    Aí você verá o valor de x.

  • x = [

    print(oquemuda)

    for oquemuda in range(10) if oquemuda % 2 == 0

    ]

    Se ele tivesse pedido i o resultado seria: 0,2,4,6,8

    coloquem assim no seu compilador que ajuda a entender a fórmula.

  • Comentário: MAX Q

    Em Python, existe algo chamado forma pitônica, basicamente, é um código enxuto com poucas linhas de código e robusto ao mesmo tempo. Uma das maneiras de materializar uma 'forma pitônica' é através da compreensão de lista. Exatamente o que é abordado na questão:

    .

    .

    A formatação do código é esta:

    x = [

    print(i)

    for i in range(10) if i % 2 == 0

    ]

    Basicamente, o código é lido assim: primeiramente o for i in range(10), posteriormente o if i % 2 == 0 e depois o print(i)

    1) O for i in range(10) resultará: 0,1,2,3,4,5,6,7,8,9

    2) Por sua vez, o if i % 2 == 0 filtrará os números impares, deixando passar somente os pares: 0,2,4,6,8

    print(i) irá imprimir os valores: 0,2,4,6,8

    .

    Neste exato momento você pensa:" Tá Max, é exatamente o que o Danilo falou!!!" Calma gafanhoto! Ta indo com muita sede ao pote.

    Continuando, o print imprimiu estes valores! Porém que valores foram atribuídos a lista x? Como eu mencionei, na primeira linha, o examinador quer os valores da variável (lista) x e não aquilo que o print imprimiu na tela.

    E como eu vejo isto Max? faça isto:

    x = [

    print(i)

    for i in range(10) if i % 2 == 0

    ]

    print(x)

    .

    A saída do print(x) será: [None, None, None, None, None]

    GABARITO ALTERNATIVA D

    Mas Max por que isto aconteceu?

    Aconteceu porque não for atribuído valores a lista, no lugar de atribuir os valores 0,2,4,6,8 o examinador mandou imprimir na tela, pega ratão né?

  • Pq apareceu hoje 5x e não só 1?

  • A função print retorna sempre None. Em geral, funções que fazem algo (funções com efeito coleteral) não retornam valores, ou seja, retornam None. Basicamente, temos um laço que itera a lista de números pares (if i % 2 == 0 é verdadeiro se o resto da divisão de i por 2 é zero, o que é equivalente a dizer que i é par) de 0 (incluído) a 10 (excluído) - o range é sempre assim -, chamando a função print em cada iteração. O resultado é uma lista dos 5 (são 5 números pares de 0 a 10) retornos de print: [None, None, None, None, None]

ID
3433588
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

No Python 3.7, a instrução que realiza a impressão de uma lista de cadeias de caracteres nomeada “y”, separando cada elemento com uma vírgula, é:

Alternativas
Comentários
  • tô aqui por conta da pcdf, falou,valeu!

  • Estou aqui em virtude, também, de APF/PCDF...

    Se o QC quiser colocar professores para comentar essas questões de Python, ficaremos muito gratos.

  • Boiei... Cadê o comentário do professor?

  • O método str.join () interpolará duas strings.

    EX1:

    print ('-'.join('Brasil')

    > B-r-a-s-i-l

    EX2:

    print (' '.join(['B', 'r', 'a', 's', 'i', 'l']))

    > Brasil

  • Galera, parece dificil, mas da para fazzer sim

    a instrução JOIN sepera a string pelo aquilo que voce quiser, que nesse caso pediu para ser por virgula

    Procura no google compilador online do python para ir executando conforme a questão exigir, até pegar o macete !

    2 exemplos para ficar mais facil a compreensão:

    1 exemplo: Vamos separar a variavel por virgula igual na questão

    y= "brasil"

    print (',' .join("brasil")

    b,r,a,s,i,l

    2 exemplo: Vamos separ pelo numero 10

    y="brasil"

    print('10'.join("brasil")

    b10r10a10s10i10l

    Sacou a funcionalidade da instrução .join ;)

    Se voce repetir esses comandos no compiler online do python, ajudara fixar.

  • Gabarito: A

    O método join(), junta cada item da string com um delimitador específico. Como pede a questão para se separa os itens de uma lista "Y" com virgulas.

    Como falei acima os separadores são específicos, poderia ser "-" ou qualquer outro. Vamos ter que lembrar da estrutura do método join():

    print("tipo de separador".join(lista)).

    obs. Comentário nada técnico.

    Vamos apreder essa bagaça depois trocamos o mouse pela glock

  • Gab A

    As opções não mostra o código todo apenas a linha de comando que imprimi que é essa “,”.join(Nome da Lista), com esse comando tudo que tá na lista vira separado por vírgulas como eu coloquei acima!

  • Explicando para os guerreiros da pcdf/apf e outros tbm:

    join () => método que pega todos os itens em um iterável e os une em uma string, vejamos:

    minhaTupla = ("João", "Maria", "Pedro")

    x = "#".join(minhaTupla) => você define no início qual será o separador (nesse caso foi #, mas poderia ser qualquer outra coisa, como a vírgula na questão). O problema dessa questão era saber que o separador era definido no início.

    print(x) => João#Maria#Pedro

    Outro exemplo de uso:

    meuDicionario= {"nome": "João", "país": "Brasil"}

    meuSeparador = ":-)" -> criei uma variável chamada "meuSeparador" e atribui a ela uma carinha feliz.

    x = meuSeparador.join(meuDicionario) -> criei uma variável "x" para receber o resultado da separação. Portanto essa variável vai ter o valor de: nome:-)Brasil

    print(x) => nome:-)país -> imprimi o valor armazenado em "x"

    Ou seja, você pode criar seu próprio separador.

  • Esse método une uma sequência de itens utilizando um caractere como separador entre eles. No caso em questão, esse caractere é a vírgula e a sequência de itens é formada pela cadeia de caracteres "y". A sintaxe do método join () é:

    -string.join(iterable);

    Por sua vez, a função print () imprime uma mensagem na tela. Sendo assim, a instrução correta para o caso em questão é:

    -print( ‘,’ .join (y) )

    Fonte: estratégia

  • Galera que não é da área de T.I e está estudando para PCDF, digo pela minha experiencia em provas de T.I (sou da área de sistemas) que acredito que possa ajudar: por se tratar de uma matéria muito extensa, tem-se que estar praticando com constância para desenvolver bem o assunto. Os próprios professores de programação, inclusive um do estratégia concursos, dizem que é humanamente impossível dominar tudo em python. Acho melhor ver o que o edital pede da PCDF e procurar um professor que está direcionando python para essa prova, para não estragar a estrategia de vocês que têm que estudar outras matérias onde Python não é o foco, que acredito que exigem até mais. Nas provas de T.I as coisas se invertem: programação, redes e banco de dados chegam até difíceis pelo pessoal que trabalha todo dia com isso, como também é claro a parte de direito muda: acaba não indo a fundo como iria para o pessoal de direito.


ID
3433591
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

O Modelo de Referência OSI (Open Systems Interconnect) apresenta sete camadas, dentre elas, a Camada de Transporte,

Alternativas
Comentários
  • A) Quem recebe os dados da Camada de Aplicação é a Camada de Apresentação.

    B) Roteamento = Camada de Rede.

    C) A Camada de Transporte garante essa ausência de erros.

    D) O erro é que o protocolo IP é da Camada de Rede.

    E) Gabarito.

  • e-

    osi: tcp & udp


ID
3433594
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Diversos tipos de equipamentos são utilizados nos projetos de Redes de Computadores, dentre eles o que tem a função principal de segmentar uma rede local em diversas sub-redes, visando a uma diminuição do tráfego. O equipamento que realiza essa função é denominado

Alternativas
Comentários
  • Uma ponte, ou bridge, é um  que cria uma rede agregada a partir de várias  ou vários . Um dispositivo com esta função é chamada de ponte de rede, ou network bridge. A operação de uma ponte ou bridge é diferente daquela de um , que permite que várias redes diferentes se comuniquem independentemente, permanecendo distintas entre si. No  as pontes operam nas duas primeiras camadas abaixo da , ou camada 3. Se um ou mais dos segmentos da rede conectada pela ponte for  ou wireless, o dispositivo é chamado de ponte de rede sem fio, ou wireless bridge.

  • Bridges

    As Bridges (ou pontes) são equipamentos que possuem a capacidade de segmentar uma rede local em várias sub-redes, e com isto conseguem diminuir o fluxo de dados (o tráfego). Quando uma estação envia um sinal, apenas as estações que estão em seu segmento a recebem, e somente quando o destino esta fora do segmento é permitido a passagem do sinal. Assim, a principal função das bridges é filtrar pacotes entre segmentos de LAN’s.

    https://www.projetoderedes.com.br/tutoriais/tutorial_equipamentos_de_redes_02.php

  • c-

    A network bridge is a computer networking device that creates a single, aggregate network from multiple communication networks or network segments.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Bridging_(networking)

  • Comentários do prof. Diego do Estratégia (@professordiegocarvalho):

    Equipamento que segmenta uma rede local em sub-redes, reduzindo uma diminuição do tráfego é a Ponte ou Bridge.

    Gabarito: Letra C