14. GABARITO: A
(A) Nomes que, um dia, (1) foram anotados porque tinham a ver com algo terrivelmente importante... → Correto.
1- Aqui temos um adjunto adverbial de curta extensão (até 2 palavras*). Quando ele é de curta extensão, a vírgula é facultativa.
➥ Veja que ele pode ser retirado da oração sem que isso afete o sentido: “Nomes que, um dia, foram anotados porque tinham a ver com algo terrivelmente importante...", logo podemos colocá-lo entre vírgulas.
*Observação: Segundo a ABL (Academia Brasileira de Letras), um adjunto adverbial deslocado com três ou mais palavras já não é de curta extensão e demanda obrigatoriamente a utilização de vírgula (4ª edição da Gramática do Pestana, pág. 678).
Exemplo: "Eu,na Terra da Garoa, visitei muitos museus"
➥ Essa quantidade de palavras para o adjunto ser considerado de curta extensão ou não, dependerá da visão de sua banca. Em geral, as bancas seguem a visão da ABL (3 ou mais a vírgula já é obrigatória), mas há bancas que adotam outro visão. Por isso, a professora Flávia Rita fez uma publicação quanto a este ponto, analisando o posicionamento das principais bancas. Dê uma olhada:
facebook.com/ProfessoraFlaviaRita/photos/a.268380029928403/3063559147077130/?type=3
Quanto aos erros das demais:
(B) Nomes que um dia, (1x) foram anotados, porque tinham a ver com algo terrivelmente importante...
1- Aqui a vírgula está incorreta. Se a gente quiser separar este adjunto adverbial de tempo (um dia), devemos colocar vírgula nos dois lados (, um dia,), e não apenas em um.
(C) Nomes que um dia foram anotados porque, (1x) tinham a ver, (2x) com algo terrivelmente importante...
1- A vírgula não pode ser empregada aqui, pois ela separa a conjunção (porque) do complemento. Foram anotados por quê? Porque (pois) tinham a ver com algo...
2- Não podemos empregar a vírgula neste ponto, pois separaríamos o verbo de seu complemento. Tinha a ver com o quê? Com algo importante.
(D) Nomes que um dia foram anotados porque tinham a ver, (1x) com algo, (2x) terrivelmente importante.
1- Ler ponto 2 da anterior.
2- Algo o quê? Algo importante. Algo que é terrivelmente importante. Novamente, a vírgula separa o termo do complemento, o que é proibido.
(E) Nomes que foram anotados porque tinham a ver com, (1x) algo terrivelmente, (2x) importante.
1 e 2- Ler pontos 1 e 2, respectivamente, da anterior.
Espero ter ajudado.
Bons estudos! :)