SóProvas


ID
1010236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANTT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Direito Financeiro
Assuntos

A respeito das normas concernentes ao orçamento público e à Lei de Responsabilidade Fiscal, julgue os itens a seguir.

São objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal a ação planejada na gestão fiscal e o estabelecimento de normas gerais sobre balanços contábeis.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO.

    Apenas a primeira parte da assertiva encontra-se correta, visto que "o estabelecimento de normas gerais sobre balanços contábeis" cabe a Lei nº 4.320/64.
  • LRF:
    Art. 1o Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.

            § 1o A responsabilidade na gestão fiscal pressupõe a ação planejada e transparente, em que se previnem riscos e corrigem desvios capazes de afetar o equilíbrio das contas públicas, mediante o cumprimento de metas de resultados entre receitas e despesas e a obediência a limites e condições no que tange a renúncia de receita, geração de despesas com pessoal, da seguridade social e outras, dívidas consolidada e mobiliária, operações de crédito, inclusive por antecipação de receita, concessão de garantia e inscrição em Restos a Pagar.


    Lei 4.320/64:

    Art. 1º Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e contrôle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal, de acôrdo com o disposto no art. 5º, inciso XV, letra b, da Constituição Federal.

  • Errado. A primeira parte constitui objetivo da LRF, mas a segunda é da Lei 4.320.

  • LRF:

    Art. 1o Esta Lei Complementar estabelece normas de FINANÇAS PÚBLICAS voltadas para a responsabilidade na GESTÃO FISCAL, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.

    ERRADA!!

  • Art. 1o Esta Lei Complementar estabelece normas de FINANÇAS PÚBLICAS voltadas para a responsabilidade na GESTÃO FISCAL, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.
     

     Estabelecimento de normas gerais sobre balanços contábeis - Lei 4.320/64
     

  • Um dos objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal é a ação planejada e
    transparente na gestão fiscal. Entretanto, não cabe à LRF o estabelecimento
    de normas gerais sobre balanços contábeis.
    Resposta: Errada
    Prof. Sérgio Mendes

  • Importante decorar:

    Lei 4.320/64: Normas gerais sobre a elaboração e controle do orçamento.

    LRF: Norma de finanças públicas para responsabilidade na gestão fiscal

    Gabarito: E

  • A LRF é uma lei nacional voltada para a responsabilidade na gestão fiscal e não para o estabelecimento de normas de balanços contábeis.

    Art. 1º Esta Lei Complementar estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal, com amparo no Capítulo II do Título VI da Constituição.

    § 2º As disposições desta Lei Complementar obrigam a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.

    As normas gerais sobre direito financeiros e elaboração dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal é a Lei nº. 4.320/64:

    Art. 1º Esta lei estatui normas gerais de direito financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal

    Gabarito: Errado

  • São objetivos da Lei de Responsabilidade Fiscal:

    1) a ação planejada na gestão fiscal = CERTO

    e

    2) o estabelecimento de normas gerais sobre balanços contábeis. = ERRADO, pois é objetivo da Lei 4320.

    GAB: E.