SóProvas


ID
1016329
Banca
CETRO
Órgão
ANVISA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Um dos compromissos do gestor de pessoas é entender a organização e sua cultura e, assim, conseguir uma atuação estratégica e ganhos significativos na qualidade do seu trabalho. É algo que engloba toda a organização. Sobre os elementos que constituem a cultura organizacional, analise as assertivas abaixo.

I. O ambiente organizacional engloba também aspectos informais, tais como sentimentos das pessoas e a maneira como interagem entre si.

II. As contraculturas são partes integrantes da cultura organizacional, no entanto, geram conflitos internos, pois tendem a rejeitar a cultura atual.

III. Os mitos organizacionais referem- se àquelas pessoas que representam os pilares da organização de uma forma positiva.

IV. Toda cultura organizacional tem diversas microculturas com filosofias próprias, mas isso não significa que elas sejam contra os princípios da empresa.

É correto o que se afirma em


Alternativas
Comentários
  • letra b esta correta

    I. esta correta por estar se referindo a clima organizacional, que parte de aspectos subjetivos de cada indivÍduo

    II. A contracultura pode ser definida como um ideário altercador que questiona valores centrais vigentes e instituídos na cultura ocidental. Justamente por causa disso, são pessoas que costumam se excluir socialmente e algumas que se negam a se adaptarem às visões aceitas pelo mundo. Com o vultoso crescimento dos meios de comunicação, a difusão de normas, valores, gostos e padrões de comportamento se libertavam das amarras tradicionais e locais – como a religiosa e a familiar -, ganhando uma dimensão mais universal e aproximando a juventude de todo o globo, de uma maior integração cultural e humana. Destarte, a contracultura desenvolveu-se na América Latina, Europa e principalmente nos EUA onde as pessoas buscavam valores novos.

    III.tem base histórica não constituindo um pilar ou aspecto principal

    Histórias e mitos: São constituídas pelos contos e histórias

    sobre o fundador da organização, memórias sobre momentos

    críticos para a organização, regras de conduta, etc

    IV. e auto explicativa.


  • Os mitos organizacionais orientam a cultura das organizações eacabam por explicar práticas e acontecimentos do dia-a-dia. Os mitosexercem uma espécie de feitiço em boa parte da liderança atual. Éo feitiço de olhar para o passado e achar que já se conhece osegredo do sucesso ou a fórmula para evitar o fracasso.

    Seos mitos organizacionais são os elementos de senso comum que foramconstruídos durante a história de cada empresa, sua função éreduzir, ainda que de forma aparente, a angústia do confronto com ofuturo incerto. Por outro lado, os mitos também servem para formar aidentidade de uma empresa.


  • mitos :


    Quando falamos de cultura organizacional, não podemos deixar de lado os mitos organizacionais, que são aquelas pessoas que são significativas para a história da mesma e servem de exemplo para todos os demais funcionários. Geralmente, esses heróis são presidentes, fundadores, diretores, enfim, pessoas ligadas à alta administração. Muitas vezes, isso acontece devido às relações de poder dentro de uma organização.


    Não necessariamente seja de forma positiva... pode ser de forma negativa tb :