(A) Errado. Assertiva deu o conceito do tempo de retenção ajustado.. O Tempo de retenção é o somatório do tempo necessario para o analito atravessar coluna cromatografica {Tm} + tempo em que o analito é retido na fase estacionária/permanece nacoluna {Tr'}, isto é, o tempo relacionado que a amostra é injetada até quando chega ao detector. Acredito que a banca considerou a alternativa errada pelo fato do conceito está incompleto.
(B) Certo. Conceito.
(C) Errado. O Tempo de retenção ajustado {Tr'} pode ser calculado pela diferença entre o Tr - Tm. Entretanto acredito que o termo dado na afirmativa ''tempo em que o componente analisado permanece no sistema cromatográfico'' esteja relacionado ao conceito do Tr' e não ao Tr (uma vez que o tempo de retenção é mais amplo, ele não engloba somente o tempo que o analito permanece no sistema, mas também o tempo que o analito leva para chegar ao detector). Por isso considerei a afirmação como incorreta.
(D) Errado. Cromatografia em coluna: Fator de separação é calculado através da razão Tr(B) - Tm / Tr (A) - Tm = Tr(B)' / Tr(A)'. Observe que o examidor inverteu, o que fica na parte de cima é o último a eluir. Cromatografia planar: (Não tenho certeza, porém até onde sei na CP só existe calculo para o fator de retardamento e fator de retenção, e não para fator de separação).
(E) Errado. Acertiva só faltou mencionar que a resolução é calculada duas vezes a distancia entre os pontos médios dos picos/ somatório da largura das suas respectivas bases.
Fonte: Análise instrumental - Skoog.