SóProvas


ID
102364
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação às tecnologias de redes locais, julgue os itens a
seguir.

A utilização de switches na interconexão de hosts de uma rede local embasada em CSMA/CD proporciona melhor uso da banda passante correspondente a cada host, além de agregar segurança, uma vez que evita a interceptação de tráfego.

Alternativas
Comentários
  • O CSMA não evita as colisões por completo.
  • Andreia, o erro não é esse.

    O trecho "A utilização de switches na interconexão de hosts de uma rede local embasada em CSMA/CD proporciona melhor uso da banda passante correspondente a cada host" está CERTO porque cada host conectado ao switche é um domínio de colisão separado, ou seja, eles podem enviar dados independente dos outros. Já isso não acontece com hosts conectados a um hub.

    O erro se encontra no trecho "... agregar segurança, uma vez que evita a interceptação de tráfego".

    Há formas de interceptação de tráfego mesmo que a rede utilize switches.

    []s
  • Rogério, Arpspoofing, por exemplo... já brinquei muito disso =D

  • Existe limite máximo recomendado para interconexão de switches (cascateamento). Cascatear implica na diminuição do desempenho da rede de forma geral. Acredito que esse é o erro na questão.

  • o evitar nesse caso não poderia ser considerando comparado aos hubs? por que os hubs mandam pra todo mundo da rede o tráfego já o switch não, além do mais evitar é diferente de impedir, claro que dá pra interceptar o tráfego mas a questão não fala impedir, eu pensei nisso na hora de errar hauhauahauah

  • acredito que EVITA SIM, mas NAO impede...

    É a tal coisa.. Se vc coloca um portão numa passagem vc EVITA que alguem passe por essa passagem?? SIM!! Mas você IMPEDE que alguém passe?? NAO!!

    Firewall EVITA invasões?? SIM

    Firewall IMPEDE invasões??? NÃO

  • Porta 1 e 2 podem estar comunicando no switch utilizando o CSMA/CD e eu posso espelhar uma das portas e fazer a interceptação. Desta forma, o CSMA/CD não evita a interceptação de tráfego.

  • Muito cuidado pessoal para não marcarmos no impulso. Os aspectos de rede estão certíssimos, pois a segmentação de domínios de colisão fornecido pelo switch garante uma banda passante otimizada e exclusiva para cada host sob a perspectiva do seu próprio enlace de comunicação com o switch.

    Entretanto, sob o aspecto de segurança, não podemos garantir, com o simples uso do switch, que não haja interceptação de tráfego. Algumas técnicas podem ser utilizadas, como o simples espelhamento de porta no switch em que todo o tráfego em determinada porta é replicado para outra porta. Outra questão também é o estouro do buffer do switch, fazendo com que esse passe a atuar como hub, entre outros.

    Fonte: Prof. Adré Castro (Estratégia Concursos)

  • Bem bolada a questão, evitaria se estivéssemos pensando em somente escutar portas através de uma terceira máquina conectada no Switch, mas existem outros métodos de interceptação como a interceptação do meio entre o host e o Switch.

  • Mas utiliza a técnica de csma/cd?

    Por ter uma estrutura em estrela, não teria ele, por sua natureza, a capacidade de evitar colisões?

    Não havendo a previsão de colisões, qual a necessidade do csma/cd?

    Se a questão lançasse a sentença : switch utiliza csma/cd, eu colocaria como errado!

    Estou equivocado?

    Quem puder responder (com fonte de pesquisa), agradeço!

  • O CSMA/CD lida com os dados transmitidos como raw bits e não reconhece endereços MAC, endereços IP e pacotes.

    No protocolo CSMA/CD — destinado ao controle de acesso ao meio —, se uma estação detecta uma colisão ao transmitir um quadro, a transmissão é cancelada pela estação, que, após um intervalo de tempo aleatório, tenta realizá-la novamente.