SóProvas


ID
1043785
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2013
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação aos sistemas de criptografia e suas aplicações, julgue os itens subsecutivos.


Em sistemas de criptografia assimétrica existem duas chaves com funções complementares que devem ser mantidas em segredo.

Alternativas
Comentários
  • Criptografia Assimétrica

     

    Este tipo de criptografia usa um par de chaves diferentes em que, não sendo possível obter uma chave a partir da outra, as duas estão relacionadas matematicamente, conseguindo uma decifrar o que foi cifrado pela outra. Com esta característica é possível que uma das chaves seja publicada, a chave pública.

    Esta forma de criptografia tem como vantagens o facto da chave privada se manter protegida e ser só do conhecimento do seu titular. Como desvantagens tem o facto do seu desempenho ser mais lento em consequência de utilizar um processo algorítmico mais complexo.

    Portanto somente uma chave deve ser mantida em segredo.

    CESPE, CESPE, essa foi uma pegadina das boas.

     

  • ERRADO

    Segundo Kurose(2010,p.500),"A utilização de criptografia de chaves públicas, como conceito, é bastante simples. Suponha que Alice queira se comunicar com Bob. [...], em vez de Bob e Alice compartilharem uma única chave secreta(como no caso dos sistemas de chaves simétricas), Bob (o destinatário das mensagens de Alice) tem duas chaves- uma chave pública, que está a disposição do mundo todo (inclusive à disposição de Trudy, a intrusa), e uma chave privada, que apenas ele(Bob) conhece."

    **Portanto, o erro da questão está em afirmar que as duas chaves dos sistemas de criptografia assimétrica devem ser mantidas secretas, quando na verdade, apenas a chave privada é mantida secreta.

    Bibliografia:
    REDES DE COMPUTADORES E A INTERNET-KUROSE-5 EDIÇÃO 2010 
  • Assimétrica SS = 2 chaves. Sendo 1 pública Outra : privada (somente esta mantida em segredo )
  • Gabarito Errado

    Assimétrica = 1 chave pública e outra privada.

     

    Vamos na fé !

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • Errado, O Documento do remetente é assinado com chave privada (segredo). O destinatário confere com a chave pública, que deve formar o par da chave privada. (assimétrica)