-
(e)
Comentário: A banca pegou pesado nas questões de BI. Esta questão trabalha em cima das quatro características do DW: não-volátil, integrado, variante no tempo e orientado por assuntos. Por ser não-volátil, não haverá operações de escrita pelos usuários que acessam os dados, portanto, não sendo necessário criar restrições de bloqueio de acesso ( o que acontece tipicamente em operações de escrita de dados) Era realmente uma questão para se trabalhar por eliminação, e raciocínio. Difícil mesmo.
Fonte: Estratégia Concursos.
-
Questão difícil, vamos dissecá-la, sublinhando os erros:
Alternativa A (ERRADA) - Em um DW as convenções de nomes, valores de variáveis e outros atributos físicos de dados como data types são bastante flexíveis. Para facilitar a tomada de decisões, as informações são apresentadas de diferentes formas, da mesma maneira que foram carregadas dos sistemas legados. - Em um DW as convenções são rígidas. Existe uma convenção consistente de nomes, variáveis, etc, sendo que os dados sempre são extraídos dos OLTPs e carregados nos DWs de acordo com o projeto adotado (Característica: integrado). É importante também notar que os DWs permitem uma visualização diferente da original (carregada dos sistemas legados) de maneira a permitir interpretações mais precisas dos dados.
Alternativa B (ERRADA) - Um projetista de DW deve ter seu foco na modelagem dos dados e no projeto de banco de dados. Um sistema transacional armazena as informações agrupadas por assuntos de interesse da empresa que são mais importantes, enquanto um DW é orientado a processos e deve ser desenvolvido para manter disponíveis as transações realizadas diariamente. - As definições estão invertidas. DW são orientados a assuntos, sistemas transacionais são orientados a processos (Característica: orientado a assuntos).
Alternativa C (ERRADA) - Os dados de um DW são um conjunto dinâmico de registros de uma ou mais tabelas, capturados em um momento de tempo predeterminado, por isso têm que ser sempre atualizados. - Os dados de um DW são um conjunto ESTÁTICO de registros de uma ou mais tabelas, ou seja, atualizações nestas tabelas NÃO SÃO refletidas imediatamente nos DWs (Característica: variante no tempo).
Alternativa D (ERRADA) - Um sistema multidimensional, como o DW, deve atualizar o valor corrente das informações e sua exatidão é válida por um tempo curto, por exemplo, o valor total das notas fiscais processadas pela Receita às 12:00 de um dia pode ser diferente às 18:00 do mesmo dia. - Os dados de um DW são os valores HISTÓRICOS das informações, estes NÃO SÃO atualizados constantemente, dependem de cargas de dados incrementais para atualizações. (Característica variante no tempo).
Alternativa E (CORRETA) - Um DW tem duas operações básicas: a carga dos dados (inicial e incremental) e o acesso a estes dados em modo leitura. Depois de carregado, um DW não necessita de operações de bloqueio por concorrência de usuários no acesso aos seus dados.
-
Felipe, se eu pudesse eu te dava 1000 likes! :)
-
Um armazém de dados, ou ainda depósito de dados, é utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização em bancos de dados, de forma consolidada. O desenho da base de dados favorece os relatórios, a análise de grandes volumes de dados e a obtenção de informações estratégicas que podem facilitar a tomada de decisão.
O data warehouse possibilita a análise de grandes volumes de dados, coletados dos sistemas transacionais (OLTP). São as chamadas séries históricas que possibilitam uma melhor análise de eventos passados, oferecendo suporte às tomadas de decisões presentes e a previsão de eventos futuros. Por definição, os dados em um data warehouse não são voláteis, ou seja, eles não mudam, salvo quando é necessário fazer correções de dados previamente carregados. Os dados estão disponíveis somente para leitura e não podem ser alterados.
A ferramenta mais popular para exploração de um data warehouse é a Online Analytical Processing OLAP ou Processo Analítico em Tempo Real, mas muitas outras podem ser usadas.
Os data warehouse surgiram como conceito acadêmico na década de 80. Com o amadurecimento dos sistemas de informação empresariais, as necessidades de análise dos dados cresceram paralelamente. Os sistemas OLTP não conseguiam cumprir a tarefa de análise com a simples geração de relatórios. Nesse contexto, a implementação do data warehouse passou a se tornar realidade nas grandes corporações. O mercado de ferramentas de data warehouse, que faz parte do mercado de Business Intelligence, cresceu então, e ferramentas melhores e mais sofisticadas foram desenvolvidas para apoiar a estrutura do data warehouse e sua utilização.
Atualmente, por sua capacidade de sumarizar e analisar grandes volumes de dados,o data warehouse é o núcleo dos sistemas de informações gerenciais e apoio à decisão das principais soluções de business intelligence do mercado.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Shalon !
-
Prezados,
Vamos analisar as alternativas.
A ) Alternativa errada. Para a carga de um DW normalmente é feito um ETL , Extract , Transform and Load, de forma que podemos pegar os dados dos sistemas legados ( normalmente em modelagem relacional ) e carrega-los em um DW, que normalmente usa modelagem em estrela ou flocos de neve.
B ) Alternativa errada. Essa alternativa inverteu os conceitos, o sistema transacional que é responsável por manter as transações realizadas diariamente, enquanto o DW é agrupado por assuntos de interesse da empresa.
C ) Alternativa errada. Os dados de um DW não são dinâmicos, pois eles uma vez inseridos não são alterados ou excluídos, apenas consultados, e a carga de dados é feita em determinados períodos , exemplo mensal. A característica de dados dinâmicos são dos sistemas transacionais onde os dados são inseridos e alterados a todo momento.
D ) Alternativa errada. Um DW só é atualizado periodicamente , portanto, não há de se falar em atualizar o valor corrente das informações , isso fica a cargo dos sistemas transacionais.
E ) Alternativa correta. O DW possui sim duas operações básicas , a carga de dados , também chamada de ETL e as consultas. Nesse processo de ETL, fazemos uma carga inicial , e cargas incrementais dos novos dados. Sobre as consultas, como o DW trabalha apenas com leitura, não há necessidade de realizar bloqueio nos registros pois todas as operações são de READ , ou seja , nunca existirá dead lock.
Resposta : E