A assertiva III é errada, pois curvas mais horizontais indicam maior
elasticidade preço da demanda.
(...)
Por fim, a assertiva IV está errada, pois, quanto mais vertical é a curva de demanda, menor será elasticidade preço da demanda.
Fonte: Prof Heber Carvalho
http://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/comentarios-as-questoes-de-economia-do-icmsrj/
As afirmativas I e II estão perfeitas em suas definições
A assertiva III é errada, pois curvas mais horizontais indicam maior elasticidade preço da demanda.
Por fim, a assertiva IV está errada, pois, quanto mais vertical é a curva de demanda, menor será elasticidade preço da demanda.
Resposta: B
GAB: LETRA B
Complementando!
Fonte: Celso Natale - Estratégia
I. A demanda é considerada elástica quando a elasticidade é maior que 1, o que significa que a quantidade varia proporcionalmente mais que o preço.
Correto! A elasticidade superior a 1 significa que a demanda é elástica. Também significa que a quantidade irá variar em proporção superior ao preço.
II. A demanda é considerada inelástica quando a elasticidade é menor que 1, o que significa que a quantidade varia proporcionalmente menos que o preço.
Correto também! A elasticidade inferior a 1 significa que a demanda é inelástica. Também significa que a quantidade irá variar em proporção inferior ao preço.
III. Quanto mais horizontal for uma curva de demanda que passa por determinado ponto, menor será a elasticidade-preço da demanda.
Errado! Quanto mais horizontal (ou “deitada”) for a curva, maior será sua elasticidade. Basta lembrarmos que a demanda infinitamente elástica é uma linha horizontal.
IV. Quanto mais vertical for uma curva de demanda que passa por determinado ponto, maior será a elasticidade-preço da demanda.
Errado também! Aqui é o contrário: quanto mais vertical (ou “de pé”) for a curva, menor será sua elasticidade. Afinal, a curva da demanda perfeitamente inelástica é uma linha horizontal.