SóProvas


ID
1091011
Banca
FGV
Órgão
CONDER
Ano
2013
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em seu livro Comunicação e Jornalismo: a saga dos cães perdidos, Ciro Marcondes Filho divide a história do jornalismo em quatro fases, a saber:

1. Primeiro Jornalismo - de 1789 a 1830

2. Segundo Jornalismo - de 1830 a ± 1900

3. Terceiro Jornalismo - de ± 1900 a ± 1960

4. Quarto Jornalismo - de ± 1970 a atualidade

Correlacione cada um dos momentos a suas respectivas características

( ) Grupos monopolistas dominam a imprensa, grandes tiragens, uso da fotografia e cresce a influencia da indústria publicitária e das relações públicas nos jornais.

( ) Jornal passa a ter que dar lucro, adota-se a composição mecânica e as rotativas, surgem as agências de informação com a Havras, impulsionadas pela invenção do telefone e do telégrafo.

( ) Toda a sociedade produz informação, crise na imprensa, alteração nas funções do jornalista motivadas pelas redes e sistemas de informação informatizados.

( ) Surgimento da estrutura de redação, jornais com economia deficitária e escritos por diversos tipos de profissionais, tais como escritores políticos e cientistas.

Assinale a alternativa que mostra a relação correta, de cima para baixo

Alternativas
Comentários
  • Trecho do livro: "Teoria do Jornalismo" (Felipe Pena), citando Ciro Marcondes Filho (2000):

    "Pré-história do jornalismo: de 1631 a 1789. Caracterizada por uma economia elementar, produção artesanal e forma semelhante ao livro.

    Primeiro Jornalismo: de 1789 a 1830. Caracterizada pelo conteúdo literário e político, com texto crítico, economia deficitária e comandado por escritores, políticos e intelectuais.

    Segundo Jornalismo: de 1830 a  1900. Imprensa de massa, marca o início da profissionalização dos jornalistas, a criação de reportagens e manchetes, a utilização de publicidade e a consolidação da economia da empresa.

    Terceiro Jornalismo: de 1900 a 1960. Imprensa monopolista, marcada por grandes tiragens, influência das relações públicas, grandes rubricas políticas e fortes grupos editoriais que monopolizam o mercado. 

    Quarto Jornalismo: de 1960 em diante. Caracterizada pela informação eletrônica e interativa, como ampla utilização da tecnologia, mudança das funções do jornalista, muita velocidade na transmissão de informações, valorização do visual e crise da imprensa escrita."

  • Dá pra acertar só com o bom-senso e algum conhecimento... mesmo jamais tendo lido o autor mencionado. Porque, grosso modo:


    1 - No início os jornais eram literários, opinativos, escritos por qualquer um. E, claro, desse jeito eram deficitários.

    2 - Ficou impossível continuar deficitário. Reinventaram-se e passaram a dar lucro, mas ainda eram aquele textão sem uma imagem sequer.

    3 - Chega a fotografia e muda a cara dos jornais, que agora eram muito mais atraentes.

    4 - Chega a internet e com ela a interatividade, a democratização da produção e isso causa crise na imprensa.

  • GABARITO: Letra C