-
ERRADA,
Para Edgar H. Schein, cultura representa um padrão de suposições básicas demonstradas, inventadas, descobertas ou desenvolvidas por determinado grupo. De acordo com o autor, o ambiente externo seria capaz de influenciar a cultura dentro das organizações, por vezes, moldando-a, independentemente dos artefatos e valores compartilhados nelas presentes (ERRADA)
Para Schein (1985:247) é preciso adotar um modelo de cultura que faça justiça ao que o conceito conota e que possa ter utilidade em outros campos. Para ele,
cultura é um padrão de suposições básicas demonstradas; inventadas, descobertas ou desenvolvidas por um dado grupo; que ensina a lidar com seus problemas externos de adaptação e internos de integração; que funcionou bem o bastante para ser considerado válido e, ainda, para ser ensinado aos novos membros do grupo como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.
Dessa definição decorre que a cultura de um dado grupo refletirá o que aquele grupo aprendeu através da resolução de problemas particulares no decorrer de sua própria história. Geralmente os valores são baseados nos valores e crenças dos fundadores daquele grupo, se o grupo tem sucesso, e o processo se repete: o que originalmente eram os valores e crenças dos fundadores se torna válido nas experiências do grupo. Esse processo inicia-se normalmente com as crenças e valores preditivos sobre como as coisas são (crenças) e como deveriam ser (valores). A validação dos valores ocorre tanto externa quanto internamente. Os valores assumidos ganham estabilidade, em parte, pelo fato de que eles fornecem significado, estrutura e previsibilidade aos membros do grupo.
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0034-76122006000100005&script=sci_arttext
-
A cultura é enraizada, rígida, mas difícil de ser modificada .
-
Gabarito: Errado.
O erro da questão está em afirmar que a cultura externa influênciará a cultura interna de uma organização independemente nos valores que nela estão presentes. Pois, a cultura externa pode até influenciar um certa cultura mas certamente os valores internos dela terão algum peso frente as transformações.
-
QUESTÃO ERRADA.
A cultura organizacional é enraizada, mais difícil de ser modificada.
O que pode acontecer é a modificçaão do clima organizacional, que pode acontecer tanto por fatores internos quanto externos.
Fatores Internos: são os que se originam dentro da própria empresa, sendo que essa pode atuar diretamente sobre esses fatores para tentar melhorá-los e produzir melhores resultados para a empresa, os clientes e os funcionários.
Fatores Externos: são os que têm origem foram do âmbito da empresa, mas que exercem influência direta no comportamento, nas ações e nas decisões dos funcionários dentro da empresa. Se a empresa não puder atuar diretamente sobre eles, pode tentar atuar sobre seus efeitos nos funcionários.
-
Errada
Questão
Para Edgar H. Schein, cultura representa um padrão de suposições básicas demonstradas, inventadas, descobertas ou desenvolvidas por determinado grupo. De acordo com o autor, o ambiente externo seria capaz de influenciar a cultura dentro das organizações, por vezes, moldando-a, independentemente dos artefatos e valores compartilhados nelas presentes
_____________________________________________________________________________________________________________________
Justificativa
O erro da questão é a palavra "independentemente". Precisamos ter em mente que uma cultura organizacional pode sim ser alterada devido aos fatos ambientais externos. Neste caso, a sua cultura é tida como FRACA onde os artefatos e valores compatilhados pela equipe não estão completamente enraizados.
Diferentemente da cultura FORTE. Nela o ambiente externoo não influencia a cultura interna. Pois os valores essenciais são intensamente acatados e amplamente compartilhados pelos colaboradores.
-
mtoooooooo subjetiva essa assertiva...
alguem tem o livro do shein onde ele cita essa influencia externa?
-
Vejamos como Edgar Schein conceitua cultura organizacional:
“A cultura é um padrão de suposições básicas demonstradas; inventadas, descobertas ou desenvolvidas por um dado grupo; que ensina a lidar com seus problemas externos de adaptação e internos de integração; que funcionou bem o bastante para ser considerado válido e, ainda, para ser ensinado aos novos membros do grupo como a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas.”
Note que a cultura é um produto da adaptação das variáveis do ambiente interno com o ambiente externo. Na visão de Schein, existem três níveis de cultura organizacional: a) artefatos, b) valores e c) pressuposições básicas. Esses níveis interferem na forma como a organização se adapta ao ambiente, por isso erra o enunciado ao afirmar que o ambiente externo molda a cultura organizacional, “independentemente dos artefatos e valores compartilhados”.
Gabarito: Errado
-
ERRADA - Para Edgar H. Schein, cultura representa um padrão de suposições básicas demonstradas, inventadas, descobertas ou desenvolvidas por determinado grupo. De acordo com o autor, o ambiente externo seria capaz de influenciar a cultura dentro das organizações, por vezes, moldando-a, independentemente dos artefatos e valores compartilhados nelas presentes.
____________________________________________________________________________
Ouso discordar dos colegas,o erro da questão é afirmar que Schein considerava o ambiente externo (contexto global) . O artigo já citado pelos colegas tem embasamento para essa justificativa:
''A definição de Schein é considerada de certo modo limitada na medida em que não considera o contexto global no qual o grupo ou a organização em questão está inserida. O conceito de Hofstede é mais abrangente, visto que releva aspectos da sociedade em que a organização está inserida. Ele afirma não ser possível compreender a cultura de uma organização sem conhecer o contexto em que ela se insere. "Todo ser humano é de fato o socializado de determinado meio, não se pode tornar inteligível a dinâmica humana nas organizações sem conhecer a cultura e a sociedade na qual ela se insere" (Hofstede, 1994:180)''
'' [...]abordagem de Schein é considerada uma visão antropológica sistêmica fechada por não considerar o contexto social em que a organização se insere, e a abordagem de Hofstede é considerada uma visão antropológica sistêmica aberta, por considerar tais fatores. ''
-
Independente... Mente