SóProvas


ID
110785
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Paulo é o administrador de uma rede com o Windows 2008 que é usado para o compartilhamento de arquivos de sua empresa. O servidor possui dois discos rígidos SCSI, sendo que cada disco hospeda um único volume. O primeiro volume hospeda o sistema operacional e os arquivos de programa. O segundo volume hospeda os compartilhamentos de arquivos. O backup do servidor é feito em uma fita DAT individual, a qual é rotulada com o dia em que o backup foi executado. O regime de backup é o seguinte: backup completo aos sábados, às 04:00 horas; backup diferencial aos domingos, às 04:00 horas; backup incremental às segundas, às 05:30 horas; backup diferencial às terças, às 04:00 horas; backup incremental às quartas, às 05:30 horas; backup diferencial às quintas, às 04:00 horas; backup incremental às sextas, às 05:40 horas.
Na quinta, às 13:34 horas, o disco que hospeda o volume que contém os compartilhamentos de arquivos apresenta uma falha. Paulo consegue substituir o disco e recriar o volume em 30 minutos. Ele tem acesso total aos dez últimos dias de fitas de backup. Qual a ordem de restauração que deve ser usada por Paulo para atingir a restauração mais completa dos compartilhamentos de arquivo?

Alternativas
Comentários
  • Não consegui entender a estratégia. Alguém saberia explicá-la, por favor???
  • Existem 3 tipos de backup:

    a) completo ou total: cópia total dos dados;
    b) incremental: cópia dos dados alterados desde o último total ou do incremental + recente;
    c) diferencial: cópia dos dados alterados desde o ultimo total.

    Sendo assim, para restauração + completa dos dados inicia-se pela fita de sábado, cujo back up foi completo, seguindo -se pela de segunda e quarta, cujos back up's incrementais copiaram todas as alterações ocorridas a partir de sábado e de segunda, respectivamente ( lembre-se: o incremental copia dados alterados desde o último total ou incremental + recente), finalizando-se com a fita de quinta para a recuperação dos dados referentes àquele dia.

    Espero ter contribuído.



  • Vou tentar esmiuçar. O colega já explicou os tipos de backups, nos resta saber os porquês.

    Existe um sutileza entre as respostas d) e c) a troca entre a fica de domingo que foi uma cópia diferencial e a de segunda que foi um incremental. Por que a cópia de segunda seria mais completa que a de domingo, sendo que cópias diferenciais (domingo) constumam ser mais completas que as incrementais (segunda) ?

    Quando é feito um backup diferencial, o programa não desmarca o bit que indica que já foi feito o backup do arquivo, ou seja, quando o for feito um novo backup o arquivo será copiado novamente. Logo teremos cópias bem completa. Uma fita com o backup completo mais o último diferencial já resolveria o problema. No entanto esse tipo de rotina é estremamente penoso. Assim usasse o incremental, que ao gravar a cópia, desmarca o bit, ou seja, no proxímo backup somente os arquivos que foram modificados, desde o último backup,  serão gravados.

    Retornando à questão. Como o backup de domingo foi um diferencial (não desmarcou o bit), ao realizar o backup da segunda todos os arquivos que foram modificados desde último backup completo (sábado) serão gravados e os bits desmarcados, logo o backup da terça (diferencial) funcionará como um incremental e o de quarta que é incremental, fucnionará como um diferencial, pois no último backup os bits não foram demarcados.

    Finalizando, backup de sábado + segunda ( contém alterações de domingo e segunda) + quarta ( contém alterações de terça e quarta) + quinta.