SóProvas


ID
1117489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
FINEP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

O sistema de informação responsável pelo registro civil de um estado brasileiro possui uma função para registrar as informações necessárias sobre um cidadão que precisa obter uma carteira de identidade. Através dessa função, são registrados no sistema informações tais como: o nome, a data de nascimento, os nomes dos pais e o local de nascimento desse cidadão.
No ato do cadastramento descrito acima, o funcionário que opera o sistema pergunta ao cidadão se ele deseja registrar que ele é doador de órgãos para transplante. Caso a resposta seja afirmativa, o funcionário seleciona essa opção no formulário de registro, o que fará com que o sistema abra um formulário para que o funcionário registre informações fornecidas pelo cidadão, tais como: tipo sanguíneo, doenças preexistentes, etc.
Baseado apenas no que foi descrito acima, qual diagrama de casos de uso descreve adequadamente as funcionalidades disponibilizadas pelo sistema de informação em questão?

Alternativas
Comentários
  • O formulário de doador "carrega" no formulário original.

  • O Funcionário é o ator do Caso de Uso "Registra Cidadão" pois é o "que o opera o sistema" de registro. A ação de Registrar o doador ocorre "caso a resposta seja afirmativa", ou seja: é opcional. Por isso utiliza-se o estereótipo extends.

  • Entre casos de uso

    Include

    Um relacionamento include de um caso de uso A para um caso de usoB indica que B é essencial para o comportamento de A. Pode ser dito também que B is_part_of A.

    Extend

    Um relacionamento extend de um caso de uso B para um caso de usoA indica que o caso de uso B pode ser acrescentado para descrever o comportamento de A (não é essencial). A extensão é inserida em um ponto de extensão do caso de uso A.

    Ponto de extensão em um caso de uso é uma indicação de que outros casos de uso poderão ser adicionados a ele. Quando o caso de uso for invocado, ele verificará se suas extensões devem ou não serem invocadas.

  • Comentando sobre as letras: "A" e "E". Mas antes uma breve introdução sobre algo que julgo ser essencial para a explicação.

    >>>Introdução<<<

    • Ao meu ver, essa questão contém dois níveis de dificuldade: (1) caso você já saiba a diferença entre: inclusão (obrigatório), generalização/especialização (herda/faz mais coisas), e extensão (opcional), você chegará as letras "A" e "E"; (2) qual é a posição correta da seta?
    • A seta é usada para apontar uma direção, mas como é formada? R.: segmento de reta (pontilhada ou contínua - na questão o segmento de reta é pontilhado) com um triângulo fixado em um dos finais.

    >>>Vamos à questão<<<

    • O triângulo fixado na elipse é o objeto essencial e onde está a reta pontilhada mostra o objeto estendido (não essencial) que seu uso dependerá. Obs.: essa ideia da forma da seta pode-se aplicar a generalização/especialização: o triângulo sem ser preenchido imediatamente após a elipse aponta para o mais genérico.
    • Erro da letra E: dá a entender que toda pessoa que entra no departamento é um Doador, sendo que não é verdade. Toda a pessoa que entra no departamento é um cidadão e ser doador é opcional. Logo, o correto é o triângulo aberto da seta imediatamente após a elipse do cidadão (letra A).

    Em frente e enfrente.