SóProvas


ID
1134997
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Para uma boa comunicação em equipe, o enfermeiro deve tratar os colegas com respeito, ouvir as ideias de outros membros da equipe sem interrompê-los, explorar a forma como os funcionários pensam, ser honesto e direto ao se comunicar.
Tais atitudes esperadas de um enfermeiro caracterizam uma comunicação

Alternativas
Comentários
  • Para que haja comunicação, evidentemente não é preciso que o receptor responda ao emissor, ou seja, que exista uma troca de mensagens. Você pode mandar uma carta, um e-mail, e não obter resposta. Quando a comunicação é de mão única, ou pelo menos quando o emissor emite muito mais do que recebe (um general falando à tropa) temos a comunicação unidirecional. Pelo contrário, a comunicação bidirecional é aquela de mão dupla, em que a participação do emissor e do receptor é mais ou menos equivalente (conversa, reunião, debate). É possível classificar a comunicação conforme o número de pessoas que estão envolvidas por ela. Comunicação Intrapessoal = a pessoa se comunica com ela mesma. Comunicação Interpessoal = refere-se à troca de informações entre duas pessoas. Comunicação em Grupo = indica o processo de comunicação entre três pessoas ou mais. Comunicação de Massa = tem a pretensão de atingir um grande público não especificamente identificado, é realizada de forma coletiva e não focalizada a uma única pessoa. Comunicação Dirigida = é caracterizada pela seleção prévia de públicos, ou seja, direciona-se a um público homogêneo identificado. Comunicação Integrada = A comunicação integrada busca cercar o público-alvo em todos os canais comunicativos existentes, por isso utilizam-se diversos tipos de mídia ao mesmo tempo e de forma conjugada. Na enfermagem utiliza-se a comunicação em grupo de forma aberto, no qual todos os componentes do grupo se expressam, são ouvidos e tratados com respeito. Resposta: B.   Bibliografia Knodel LJ. Administração em Enfermagem. Editora Artmed. 2011
  • LETRA B

    A estratégia da Comunicação Aberta concretiza-se quando o ser humano encontra, em si mesmo, as respostas para os dilemas que o atormentam e o impedem de evoluir; quando o profissional percebe a força empreendedora da sua vocação e incrível potencial para o aperfeiçoamento contínuo; quando a empresa volta-se para o seu corpo funcional, buscando a fonte segura de soluções para o seu crescimento sustentado; quando as lideranças políticas passam a escutar os cidadãos, a fim de fundamentar ações (políticas públicas) e medidas em prol do progresso de todos, sem nenhum tipo de exclusão. É pelo caminho da comunicação que evoluímos, com desenvoltura, no ambiente organizacional, na sociedade e, principalmente, em nosso universo interior.