-
DIAGRAMA DE PARETO
Também conhecido como regra “80 por 20”, o fundamento deste Princípio surgiu de um estudo desenvolvido por Vilfredo Pareto. A ideia básica é a seguinte: 20% de determinados produtos (poucos vitais) são responsáveis por 80% dos problemas ou resultados; por outro lado, os demais 80% dos produtos (muitos triviais) são responsáveis por 20% dos problemas ou resultados.
A partir das análises feitas pelo Diagrama de Pareto, a organização poderá priorizar suas ações para atender as causas mais relevantes de problemas ou sucesso, direcionando suas ações para as poucas atividades vitais, maximizando suas chances de sucesso.
Fonte: Prof. Herbert Almeida ( Estratégia)GABARITO: CERTO
-
Questão correta, acredito que outras podem ajudar a responder, vejam:
Prova: CESPE - 2012 - ANATEL - Técnico Administrativo Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Gestão da Qualidade; Considere que determinada organização necessite solucionar um tipo de reclamação de usuários motivada por diversas causas e que, por limitação de recursos, a organização pretenda solucionar as causas mais relevantes. Nessa situação, o diagrama de Pareto seria uma ferramenta útil para a priorização das causas mais relevantes.
GABARITO: CERTA.
Prova: CESPE - 2013 - ANTT - Analista Administrativo
Disciplina: Administração Geral | Assuntos: Ferramentas da qualidade; O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos.
GABARITO: CERTA.
-
O gráfico de Pareto pode ser adotado quando se está diante de problemas e busca-se identificar quais são os itens responsávis pela maior parcela deles.
-
Complementando...
(CESPE/SEPLAG/SEAPA/2009) O diagrama de Pareto ou gráfico de Pareto consiste em um gráfico de barras que permite aos gestores da organização a identificação de prioridades de ação ou tomada de decisão embasadas em abordagem estatística.C
-
CERTA.
Usa o parâmetro "80-20" e é usado para solução de problemas.
-
Correto! O que evidencia ser uma das ferramentas da Gestão de Qualidade.
-
Confundi. Foquei só nos problemas. Se ela prioriza problemas logicamente prioriza oportunidades de melhorias.
-
A partir das análises feitas pelo Diagrama de Pareto, a organização poderá priorizar suas ações para atender as causas mais relevantes de problemas ou sucesso, direcionando suas ações para as poucas atividades vitais, maximizando suas chances de sucesso.
-
80/20 exatamente como descreve a questão.
Prioriza oportunidades (os 20 que geram os 80);
Facilita a tomada de decisão (prioriza os 20 que são essenciais em vez de alocar esforços e recursos nos 80 "improdutivos")
-
É uma forma especial de gráfico de barras verticais (histograma) que permite determinar quais problemas resolver e qual a prioridade. Esse histograma direciona os esforços para os problemas mais importantes, visto que permite selecionar e visualizar itens ou fatores em sua ordem crescente de importância, e utilizá-lo para melhorar da qualidade, redução de custos, etc.
GABARITO: C
-
GABARITO: CERTO
De acordo com o Livro Administração Geral e Pública, de Idalberto Chiavenato, o Princípio de Pareto (ou Diagrama de Pareto), fala que os valores majoritários (80% do seu valor) de um determinado grupo são decorrentes de um parcela relativamente pequena de alguns de seus componentes (20% do seu número). Isso quer dizer que o volume de problemas (80%) é constituído de apenas 20% de eventos causadores.
Ele é representado através de um gráfico, onde se dirige a atenção aos problemas mais importantes e prioritários.
Bons estudos...
-
CERTO
O gráfico (ou princípio) de Pareto foi uma percepção e descoberta extraordinária para a administração, economia e áreas correlatas. Há muito tempo notou-se que 80% da riqueza (financeira) de um país estava na mão de 20% da população, e descobriu-se que essa relação percentual ou algo próximo acontece nas mais diversas situações. Por exemplo, 20% dos problemas de uma organização geram 80% dos defeitos, o que significa dizer que poucos problemas são responsáveis pela grande maioria dos defeitos. No exemplo da Curva ABC, podemos pensar que os produtos de classe A (20%) representam 80% do lucro de uma organização, imaginemos a venda de sorvetes, por mais que a sorveteria também venda chicletes, chocolate, doces e outros alimentos, apenas os sorvetes e talvez as paletas italianas representam efetivamente o lucro da empresa.
-
O diagrama de Pareto é uma das ferramentas da qualidade que se destina à priorização de problemas. Segundo o princípio básico de Pareto é possível com um número pequeno de causas (20%) resolver grande parte dos problemas (80%).
Gabarito: CERTO
-
CESPE/CEBRASPE - 2013 - ANTT: O economista Vilfredo Pareto criou um princípio que, originalmente, se aplicava à análise da distribuição de renda e que, posteriormente, foi adaptado à realidade da administração da qualidade, tornando-se uma ferramenta para a escola de gestão. Esse princípio, denominado de princípio de Pareto, pode ser empregado para definir prioridades na correção de problemas e (ou) defeitos, permitindo ao administrador perceber que, em geral, 20% das causas ocasionam 80% dos efeitos. C.
CESPE/CEBRASPE - 2014 – ICMBIO: O diagrama de Pareto é uma ferramenta que permite classificar e priorizar oportunidades de melhoria; facilita a tomada de decisão por parte dos gestores. C.
-