-
"O fluxograma é uma representação visual de processos ou atividades, com
símbolos pré-determinados para representar ações, responsáveis, direção das
interações etc.
Maranhão e Macieira elencam as principais vantagens da utilização de
fluxogramas:
• Visão de conjunto e integrada do processo.
• Visualização de detalhes críticos do processo.
• Identificação do fluxo do processo e das interações entre os subprocessos.
• Identificação dos pontos de controle potenciais.
• Identificação das inconsistências e pontos frágeis. "
ponto dos concursos
-
O fluxograma representa os processos em geral e os elementos que compõem os processos, entre eles, as atividades.
-
Errado.
A decomposição de um processo segue esta lógica:
- Macroprocesso: é um processo que envolve geralmente mais de uma área da empresa e gera um impacto considerável na organização.
- Processo: conjunto de atividades relacionadas e sequenciais que recebe entradas, agrega valor, e produz saídas.
- Subprocesso: é um processo "dentro" de outro processo. Assim, possibilita o bom funcionamento do processo maior.
- Atividade: são trabalhos executados nos processos ou subprocessos para atingir um resultado desejado.
- Tarefa: é o "menor" elemento de um processo. Pode ser uma parte específica da atividade ou uma subdivisão de algum trabalho.
Fonte: Rodrigo Rennó
-
Entre as vantagens na utilização dos fluxogramas, podemos citar: "Aplicação a qualquer sistema, desde os mais simples aos mais complexos."
Administração Geral e Pública - Giovanna Carranza
"O fluxograma é uma ferramenta que possibilita ao gestor modelar graficamente um processo qualquer, portando ajuda na gestão de processos de qualidade"
Administração Geral para Concursos - Rodrigo Rennó
-
Em resumo a apostila do Profº Rodrigo Rennó (Estratégia):
Mapeamento = É "questionar" quais são os passos ou atividades de um Processo, para conhecer seu funcionamento.
Fluxograma = É a ferramenta utilizada pelos gestores para colocar esses "questionamentos" no papel, ou seja, descrever um fluxo de trabalho. E através de símbolos e linhas são detalhadas as: Atividades, Eventos, Gateways, Linha de Sequência e de Mensagem.
-
Gab.: Errado
O erro esta em dizer que os fluxogramas não se aplicam a representação das atividades.
-
ERRADA!!!
Esse é o objetivo de um fluxograma: representar o passo a passo de uma determinada atividade - fluxo de trabalho (como se faz)¹
(CESPE/MPS/ADMINISTRADOR/2010) Um fluxograma dentro de uma organização mostra como se faz o trabalho e analisa problemas cuja solução é compatível com o exercício de uma administração racional. Trata-se da representação gráfica sequêncial de um trabalho, caracterizando as operações e os responsáveis pelo processo. C
(CESPE/CETUR-ES/ADMINISTRADOR/2010) Os fluxogramas da empresa contribuem para uma gestão de processos de qualidade. C
(CESPE/CEHAB-PB/Administrador/2009 - ADAPTADA) Os fluxogramas também são conhecidos como organogramas. E
(CESPE/CEHAB-PB/Administrador/2009 - ADAPTADA) Um dos principais objetivos dos fluxogramas é propiciar uma visão mais rápida de um processo nas suas diversas etapas. C
(CESPE/CEHAB-PB/Administrador/2009 - ADAPTADA) Os fluxogramas são padronizados para todos os tipos de empresas. E
(CESPE/TJ-ES/Analista/2011) Caso se deseje descrever, passo a passo, o processo de tramitação entre as seções e as ações realizadas em cada atividade, bem como as situações e as condições necessárias para a realização dessas atividades, a ferramenta de qualidade ideal é o organograma. E
¹RENNÓ
-
Para Simcsik (2001), fluxograma é um método gráfico que facilita a análise de dados, informações e sistemas completos e que possui alto grau de detalhamento, pondo em evidência os inúmeros fatores que intervêm num processo qualquer. (Adm. Geral e Pública, 2. ed. 2015, Giovanna Carranza)
--
Vamos deixar suor pelo caminho..
-
ERRADA.
As atividades possuem maior nível de detalhamento em relação ao macroprocesso, portanto, fluxogramas também são usados.
-
CERTO.
O mapeamento de processos pode ser definido como o estudo das atividades que compõem um determinado processo a fim de ordená-las. Com essa organização, gera-se um fluxo das atividades, em um fluxograma.
No mapeamento, é possível observar a sequência das atividades, além da especificação daqueles que executam cada tarefa.
Fonte: Apostila S.O.S Concursos
-
Gente ,
O erro esta em dizer que os fluxogramas não se aplicam a representação das atividades.
E isso mesmo?
né?
-
O fluxograma pode ser utilizado em Macroprocessos?
-
Fluxograma: descreve graficamente um processo.
Estratégia concursos.
portanto : errada
-
O mapeamento de processos por meio de fluxogramas é adequado para representar macroprocessos, E se aplica à representação de atividades.
Se o macroprocesso e a atividade estão dentro da hierarquia de processos e o fluxograma é uma ferramenta de mapeamento de processos, logo, o fluxograma poderá mapear (representar graficamente) os macroprocessos, assim como as atividades.
-
O fluxograma serve para representar processos complexos e atividades simples. É flexível quanto às atividades.
-
Se em vez de atividades estivesse escrito tarefas, a questão estaria correta.
-
-
O mapeamento de processos por meio de fluxogramas é adequado para representar macroprocessos, (não é MACRO)
mas não se aplica à representação de atividades. (se aplica sim)
Macroprocesso está errado. o fluxograma representa processos e consequentemente subprocessos e atividades.
O fluxograma detalha as ATIVIDADES e assim mostra como o processo acontece. A ideia é exatamente essa, "esmiuçar" o processo para tornar mais fácil mapear e modelar o mesmo. O fluxograma permite que sejam mostrados os detalhes e menores erros. Então, nada de MACRO.
-
FLUXOGRAMA É A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE UM PROCESSO, UM MAPA VISUAL. PROCURA ESTRUTURAR E FACILITAR O ENTENDIMENTO DOS MAIS DIVERSOS PROCESSOS, COM O AUXÍLIO DE SÍMBOLOS. UTILIZADO NO MAPEAMENTO DE PROCESSOS, POSSIBILITA UMA VISÃO GERAL, DEMONSTRA A FORMA DE RELACIONAMENTO DOS ELEMENTOS, MOSTRA AS ENTRADAS E AS SAÍDAS E FAVORECE A COMPARAÇÃO DO PROCESSO GRÁFICO COM O PROCESSO REAL. LOGO, É UTILIZADO EM QUALQUER UM DOS NÍVEIS DE DETALHAMENTO DE PROCESSOS (Macroprocesso, Processo, Subprocesso, Atividades, Tarefas).
GABARITO ERRADO
-
A gestão por processos compreende a seguinte hierarquia decrescente de estágios: Macroprocessos, processos,subprocessos, atividades e tarefas.
Gabarito ERRADO por ter retirado atividades.
-
ERRADO
O erro está na exclusão das atividade, vejam:
(Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: ANAC Prova: Técnico Administrativo)
Com o mapeamento, é possível obter uma série de melhorias no processo, como, por exemplo, a possibilidade de juntar várias atividades em uma única e simplificar as atividades que são fundamentais no processo.(CERTO)
-
Incluisve, Rodrigo Rennó cita em seu livro administração geral para concursos, na página 305, o mapofluxograma: fluxograma desenhado sobre a planta de um edifício ou layout para visualizar melhor o processo. Vale lembrar que processo é um conjunto de atividade interligada e que ao olhar um processo será possível enxergar as atividades da empresa.
Espero ter ajudado.
-
GAB:E
As atividades são partes menores de um macroprocesso, logo, irão ser mapeadas junto com este.
-
Técnicas de mapeamento de processos:
- SIPOC: é formulário para ajuda-lo a definir um processo antes de você começar a mapeá-lo, mensurá-lo ou melhorá-lo.
- Mapa de Processo: também conhecido como Diagrama do Fluxo do Processo, é uma maneira organizada de registrar todas as atividades executadas por uma pessoa e por uma máquina em uma estação de trabalho envolvendo um cliente ou materiais. As atividades são agrupadas em cinco categorias: operação, espera, armazenamento, transporte e inspeção.
- Fluxogramas: traça o fluxo de informações, clientes, funcionários, equipamentos ou materiais em um processo. Segundo Slack et al. (1997), o fluxograma é uma técnica de mapeamento que permite o registro de ações de algum tipo e pontos de tomada de decisão que ocorrem no fluxo real.
- Mapofluxograma: é uma técnica onde se registra as linhas do mapa de processo em uma planta que representa a área onde o processo se desenvolve. (Barnes,1977)
- Blueprinting: representa um fluxograma de todas as transações integrantes do processo de prestação de serviço. (Fitzsimmons e Fitzsimmons, 2000)
- Mapeamento Lean Porta a Porta: sincronização entre a atividade logística e o processo de montagem; redução de tempos de espera e eliminação de estoques.
- Diagramas de Causa e Efeito: também conhecido como Diagrama de Ishikawa ou Espinha de Peixe, atua como um guia para a identificação da causa fundamental de um efeito que ocorre em um determinado processo.
- Diagrama Homem – Máquina: caso especial de atividade múltipla, no qual se procura analisar num mesmo diagrama, os tempos do homem e da máquina.
Peguei com alguem aqui no QC.
-------------------------------
Q481212
BLUEPRINT: mapa de todas as transações integrantes do processo de prestação de serviço;
SIPOC: identifica todos os elementos pertinentes de um projeto de melhoria de processo antes do trabalho começar;
FLUXOGRAMA: apresentação visual do processo, capaz de identificar os pontos onde os problemas podem ocorrer e os pontos de intervenção para solução;
DIAGRAMA ESPINHA DE PEIXE: ferramenta utilizada para identificação das possíveis causas de um determinado problema (causa) em um processo.
Tem questão que cobra tudo
-
ERRADO
O fluxograma, por outro lado, consiste na representação das etapas de um processo, ou seja, um modo simples e descomplicado de explicar um sistema ou transmitir uma informação através do uso de imagens sequenciais.
-
ERRADO
O fluxograma, por outro lado, consiste na representação das etapas de um processo, ou seja, um modo simples e descomplicado de explicar um sistema ou transmitir uma informação através do uso de imagens sequenciais.
-
Gabarito - Errado.
Fluxogramas servem para mapear tanto tarefas e atividades simples quanto grandes processos(macroprocessos) ou mesmo sistemas completos.
-
O nível de detalhamento do fluxograma é feito de acordo com a necessidade. É possível realizar um fluxograma mais genérico (nível de macroprocesso) ou mais detalhado de forma a representar cada uma das atividades.
O fluxograma pode ser realizado em diferentes níveis de detalhamento. Pode ser feito adotando uma visão mais genérica de forma a indicar a relação entre os macroprocessos ou em um nível de detalhe maior representando cada uma das atividades (e mesmo das tarefas).
Gabarito: ERRADO
-
Segue outra:
QUESTÃO CERTA: Fluxograma é um tipo de gráfico de processamento que representa o fluxo ou a sequência normal de qualquer trabalho, produto ou documento. Enquanto o organograma é a representação gráfica e abreviada da estrutura da organização.
Resposta: errado.
-
Fluxograma é o nome que se dá a uma notação específica (ícones), utilizado para representar o fluxo de atividades de um processo.
O fluxograma pode ser utilizado em todos os níveis de DETALHAMENTO de um processo: MACROPROCESSO, PROCESSO, SUBPROCESSO, ATIVIDADE E TAREFA.
-
ERRADO
-
O mapeamento por meio de fluxogramas pode ser utilizado para representar qualquer macroprocesso, processo, subprocesso, atividade ou tarefa/ operação.
Prof. Rafael Barbosa