Sobre os processadores, é correto afirmar:
A) Errada. Uma interrupcao eh um evento externo q faz com q o processador pare a execucao do programa corrente e desvie a execucao para um bloco de codigo chamado rotina de interrupcao(normalmente sao decorrentes de operacoes I/O).
B) Eu marcaria essa questao como correta. Na verdade, quem implementa os mecanismos para proteção e gerenciamento da memória são os SOs. Eh o SO quem oferece os mecanismos de proteção. E depende do processador para isso, conforme afirma a alternativa "D", dada correta, segundo o gabarito.
Mecanismos para proteção e gerenciamento da memória são necessários para evitar q um processo invada a area de outro e, assim, monopolize os recursos. Para isso, são usados registradores limites. Ao disparar um processo, o SO carrega nos registradores limite os valores desse processo(limite inferior fica o primeiro byte e no superior, o ultimo).
A cada acesso à memoria, o hardware de protecao compara o endereco gerado pelo processador com o conteudo dos 2 registradores de limite, e se o endereco gerado estiver fora da area do usuario, eh gerada uma interrupcao e o SO eh ativado em modo supervisor e o processo do usuario eh abortado por acesso ilegal à memoria.
c) Errada. Ora, o processador eh quem executa os programas. Caso algum erro ocorra, ele tem q informar ao SO para q este, entao, decida o q fazer. Imagine um programa em execução acessando uma posicao ilegal de memoria. Ele vai ser abortado e o SO precisa tomar conhecimento disso, pois eh ele quem gerencia os recursos e deve, por exemplo, escalonar o processador a outro processo.
d) Vide comentario da alternativa B. Mesma situação.
e) Errado. Para proteger os perifericos, as instrucoes de E/S sao tornadas privilegiadas. Nesse caso, ocorre uma interrupção e o SO eh ativado ja em modo supervisor, e o processo de usuario eh abortado, pois tentou um acesso ilegal. A única forma de o processo de usuario realizar uma operacao de E/S eh atraves de uma chamada de sistema.
No caso da alternativa, ocorre uma interrupção e o SO eh ativado ja em modo supervisor, sendo q o processo de usuario eh abortado, pois tentou um acesso ilegal. A única forma de o processo de usuario realizar uma operacao de E/S eh atraves de uma chamada de sistema.
Fonte: Sistemas Operacionais - Vol. 11: Série Livros Didáticos Informática UFRGS, Por Rômulo S. Oliveira,Alexandre S. Carissimi,Simão S. Toscani
Por Rômulo S. Oliveira,Alexandre S. Carissimi,Simão S. Toscani
Vamos simplificar?!
.
a. Errado. Realmente enviam um sinal chamado este de interrupção, porém está errado ao falar mesmo sem a ocorrência. Deve-se ter um evento para haver essa interrupção.
.
b. Errado. A MMU, que é parte da CPU, é responsável por traduzir endereços virtuais em endereços físicos e isso faz parte do Gerenciamento da Memória.
.
c. Errado. De fato, a CPU tem essa função e quem faz isso é a Unidade de Controle.
.
d. Certinho. A MMU tbém faz o gerenciamento da memória.
.
e. Errado. Processo violar o mecanismo de proteção = usar uma memória que não é sua... e, de fato, o processador alerta sim, mas não diretamente os dispositivos. Ele alerta o SO para que este possa alertar os disps. de E/S.