-
ANENBAUM, Andrew S. Sistemas Operacionais Modernos. 2ª Ed. Rio de
Janeiro: Pearson Brasil, 2003.
Páginas 24 e 140. Ambas as páginas tem definições dizendo que BIOS é um
sistema (p. 140), ou um programa (p. 24), por assim dizer, mas em nenhum
momento fala de CHIP.
--------
Mais uma prova de a FCC é uma instituição de baixa qualidade para elaboração de provas de TI. Mas existem outra piores....
-
Assim como o colega eu fiquei na dúvida da questão IV. A BIOS é um programa (inclusive pode ser atualizado por software!!!) que tem a função descrita. Na resolução da questão anulei a IV. Como a resposta não tinha I, II e III, fui pela resposta D (II e III), interpretando a primeira questão como falsa, pois os projetistas de SO devem atentar a algumas generalizações dos dispositivos, mas realmente, específicas são as informações que os fabricantes dos dispositivos devem fornecer (ou seja os DRIVERS).
-
Drivers não liberam os projetistas de sistemas operacionais, liberam os desenvolvedores de aplicação. O driver é desenhado pelo projetista de sistema operacional para acessar determinado componente de hardware que deve ser funcional no sistema operacional que ele está desenvolvendo.
-
É meus amigos... Infelizmente, para esse tipo de prova, temos que pensar com a cabeça do examinador... tipo... "o que será que ele quis dizer com isso?"...
Estou plenamente de acordo com os colegas que disseram que os drivers não liberam o projetista de sistemas operacionais dos detalhes da interação com dispositivos de hardware, liberam, sim, os desenvolvedores de aplicações destes detalhes da interação.
Quanto a assertiva IV, creio que a única coisa que podemos afirmar sobre o BIOS é que é um sistema e, sendo um sistema, temos uma questão de semântica onde, forçando um pouquinho, podemos até incluir o encapsulamento (chip) neste sistema. Mas jamais podemos afirmar que o BIOS é um chip.
Eu acertei essa questão pelo simples fato de assumir que o examinador se confundiu com os termos e decidi abstrair. Mas é muito triste termos que usar estratégias desse tipo em uma prova objetiva.
Abraços e boa sorte e boas abstrações.
-
Os projetistas de SO não precisam lidar com detalhes de cada dispositivo de hardware, isso fica abstraído para eles. Pois tem dispositivos sendo inventado todo dia e nem por isso é necessário atualizar o SO, basta instalar o driver para cuidar dos detalhes do dispositivo. É o que eu acho.
-
Pois é, complicado!
2 erros na mesma questão!
-
Achei bem estranha essa definição de Placa Mãe no item (III). Ela é na verdade um circuito impresso que provê as conexões elétricas entre os componentes. Apesar de ter linhas bem reduzidas e possuir camadas, elas não são microscópicas, elas são visíveis a olho nu: podemos distinguir as linhas e conexões entre os componentes.
Algumas definições:
http://www.merriam-webster.com/dictionary/microscopic
Microscopic: able to be seen only through a microscope : extremely small
https://en.wikipedia.org/wiki/Motherboard
A motherboard provides the electrical connections by which the other components of the system communicate.
-
o BIOS é um programa. Porém é gravado em um chip isolado, certo?
Eu interpretei assim.
-
todas as alternativas apresentam o item III, porém esta definição de placa mãe está estranha.