-
a) endereço de 32 bits.
IPv4 = 32bits
IPv6 = 128bits
b) Multicast Listener Discovery - MLD.
É usado pelos roteadores IPv6 para descoberta de ouvintes de multicast. Funciona semelhante ao IGMP no IPv4 que é utilizado em aplicações um-pra-muitos como streaming de vídeo e games online
c) suporte opcional de IPSec.
Segurança diretamente no protocolo: o IPSec agora é parte integrante do IP, provendo criptografia e autenticação.
d) cabeçalho que inclui campos de opção.
O cabeçalho do IPv6 é mais simples: Removido campo “Tamanho do Cabeçalho” que tornou-se desnecessário uma vez que seu valor foi fixado. Os campos “Identificação”, “Flags”, “Deslocamento do Fragmento” e “Opções e Complementos” passaram a ter suas informações indicadas em cabeçalhos de extensão apropriados.
e) Address Resolution Protocol - ARP que utiliza requisitos do tipo broadcast.
ARP funciona em redes IPv4. Em redes IPv6, a funcionalidade equivalente é o protocolo NDP (Neighbor Discovery Protocol) que é responsável entre outras coisas, pela autoconfiguraçãodo endereço dos nós.
-
Usando MLD, hosts podem indicar que eles querem receber transmissões multicast para grupos selecionados. Roteadores podem controlar o fluxo de multicast na rede através do uso de MLD.
MLD usa ICMP para carregar suas mensagens. Tal como endereços de enlace-local no escopo. E todos eles têm o roteador com a opção de alerta configurados.
MLD usa três tipos de mensagens - Query, Report e Done. A mensagem Done é como a mensagem Leave no IGMP versão 2. Ele indica que um host não quer mais receber transmissões broadcast. Isto engatilha uma Query para verificar para qualquer servidor a mais no segmento.
http://blog.ine.com/2009/12/26/ipv6-multicast-multicast-listener-discovery-mld/
-
Letra B
"Comparativamente ao IPv4, o IPv6 fornece um leque maior de endereços multicast, que oferece novas perspectivas para atribuição de endereços. Uma das principais inovações introduzidas pelo IPv6 na área de Multicasting é a de que todas as implementações IPv6 terão de incluir suporte nativo a este serviço IP. O protocolo Multicast Listener Discovery (MLD), definido na RFC 2710, é utilizado para determinar os membros de grupos num segmento de rede e também responsável pela gestão Multicasting entre hosts e roteador já não é delegado para um protocolo em separado como no IPv4 e, por isso, tem de ser suportado em todas as pilhas do protocolo IPv6.
O protocolo MLD faz, de fato, parte do pacote ICMPv6..."
http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialredeipmig1/pagina_2.asp
-
b-
o campo opções é exclusive do IPV4, um campo q permite que um cabeçalho IP seja ampliado, acrescendo informações que o desenvolvedor ache importante. é muito pouco utilizado.