Etapas do planejamento estratégico
Não há consenso sobre o número, a sequência padrão, e nem quanto aos termos utilizados para a definição das etapas do planejamento estratégico. Alguns autores concentram-se na análise interna e externa e na definição da estratégia; outros utilizam três, quatro ou cinco etapas.
Quanto à ordem das etapas: a maioria entende que primeiro se define a missão e a visão para depois realizar o diagnóstico estratégico – mas há quem pense diferente: que primeiro viria o diagnóstico institucional e depois seria definida a missão e a visão.
Quanto aos termos utilizados: a maioria utiliza os termos que adotamos abaixo – mas há quem, após o diagnóstico e a visão, utiliza os termos: “instrumentos prescritivos e quantitativos” (os prescritivos abrangem objetivos, metas e estratégias, e os quantitativos se referem às previsões de recursos para realizar os planos, projetos e ações).
Por fim, destaco que poucos autores abordam a “definição de questões estratégicas” – preferimos abordá-las porque tratam dos principais temas que podem abalar o cumprimento da missão e o alcance da visão.
Atenção → A regra é cobrar conhecimentos do “processo de planejamento estratégico”
– se a questão abordar as etapas, procure identificar o entendimento de cada banca quanto à ordem das etapas: se não for mencionado autor específico, as duas sequências de etapas podem ser consideradas corretas (a missão/visão e o diagnóstico – poderão ser tanto a 1a quanto a 2a etapa).
Independentemente da nomenclatura e das etapas utilizadas, todos descrevem os mesmos assuntos. Preferimos ampliar essas etapas para facilitar a compreensão do processo de planejamento estratégico, adotando as seguintes:
1. definição da missão, da visão e dos valores;
2. diagnóstico institucional/estratégico;
3. definição de questões, objetivos e estratégias;
4. desmembramento dos planos;
5. implementação;
6. avaliação.
ATENÇÃO: O Cespe tem considerado corretas as questões que primeiro abordam o diagnóstico estratégico para depois definir a Missão e a Visão. Também já localizei questão da Esaf nesse sentido.
FONTE: PALUDO, AUGUSITNHO.