SóProvas


ID
121543
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Edgar Frank Codd foi o criador do modelo de dados relacional, que
trouxe grandes mudanças para o projeto de bancos de dados na
atualidade. Sua principal contribuição foi a desconexão da estrutura
lógica do banco de dados do mecanismo de armazenamento físico.
Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Segundo a regra de tratamento sistemático de nulos, em bancos de dados relacionais, não deve haver distinção entre valores brancos e nulos.

Alternativas
Comentários
  • Os valores nulos (diferente do zero, da string vazia, da string de caracteres em brancos e outros valores não nulos) existem para representar dados não existentes de forma sistemática e independente do tipo de dado.

    Bons Estudos!

  • GABARITO: ERRADO

    Essa é a terceira regra de Codd: tratamento sistemático de valores nulos. Segundo Codd, o SGBD deve permitir que cada campo possa permanecer nulo (ou vazio). Especificamente, ele deve suportar uma representação de "falta de informação e informações inaplicáveis" que é sistemática, diferente de todos os valores regulares (por exemplo, "diferente de zero ou

    qualquer outro número", no caso de valores numéricos), e independente de tipo de dados. É também implícito que tais

    representações devem ser manipuladas pelo SGBD de maneira sistemática.

    Fonte: Exponencial Concursos

  • 0 é um valor.

    ex: Qts neurônios o Felipe Neto tem? 0. significa algo.

  • ERRADO

     Mesmo sendo nulo haverá registro no BD taxado como NULL ,ou seja , não ficará em branco BD.

    [2]

    Um valor nulo em um banco de dados relacional é usado quando o valor em uma coluna é desconhecido ou está ausente. Um valor nulo não é uma cadeia de caracteres vazia (para tipos de dados character ou datetime) nem um valor zero (para tipos de dados numéricos)

    [1]

    Valores nulls (Nulos). Em alguns casos, determinada entidade pode não ter um valor aplicável a um atributo. Por exemplo, o atributo Apartamento de um endereço se aplica apenas a endereços que estão em edifícios de apartamentos, e não a outros tipos de residência, como as casas. Por analogia, um atributo Titulação só se aplica a pessoas com titulação acadêmica. Para essas situações é criado um valor especial chamado null (nulo). Um endereço de uma casa teria valor null para seu atributo Apartamento, e uma pessoa sem titulação acadêmica teria valor null para Titulação. O valor null pode ser usado também quando não conhecemos o valor de um atributo para uma entidade em particular; por exemplo, se não soubermos o telefone residencial de 'John Smith', na Figura 3.3. O sentido do primeiro tipo de null corresponde a não aplicável, ao passo que o sentido do último se refere a desconhecido. A categoria 'desconhecido' de null pode ser, ainda, classificada em dois casos. O primeiro aparece quando se sabe que o valor do atributo existe mas está faltando — por exemplo, se o atributo Altura de uma pessoa é dado como null. O segundo caso surge quando não se sabe se o valor do atributo existe — por exemplo, se o atributo FoneResidencial de uma pessoa é null.

    Fontes :

    Navathe [1]

    Microsoft [2]

  • Virou votação agora???