SóProvas


ID
1222240
Banca
FCC
Órgão
SABESP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A primeira grande divisão de um processo é a fase. Uma fase é um período de tempo no qual determinadas atividades com objetivos bem específicos são realizados. Sobre as fases dos principais modelos de processos, analise:

I. Alguns processos, como o Modelo Espiral e suas variantes, têm fases sequenciais, ou seja, com o passar do tempo o processo de desenvolvimento passa de uma fase a outra, como requisitos, análise, programação, testes e implantação.

II. Alguns modelos de processo, como o Modelo Cascata, Modelo de Prototipação Evolucionária e Modelos Ágeis têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para outra, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto.

III. O Processo Unificado (UP) é estruturado em quatro fases (embora algumas variantes tenham até seis fases), que são sequenciais no tempo. Dentro de cada fase, as atividades são organizadas de forma cíclica, ou seja, existem ciclos iterativos dentro das fases, mas elas são sequenciais.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Só pelo português dá pra perceber que a assertiva I tá errada. Espiral é sequencial? Uma espiral é cíclica :P

    A assertiva II também é simples. Cascata é provavelmente o modelo mais conhecido e é sequencial, logo já dá pra eliminar.

    Sobra só a assertiva III. Letra C.
  • Sobre a assertiva I discordo do colega:

    I - O modelo em espiral é evolucionário (Pressman diz que modelos evolucionários são iterativos). Ele foi proposto originalmente, em 1988, por Boehm. Sua ideia era, em vez de representar o processo de software como uma sequência de atividades com algum retorno entre uma atividade e outra, o processo deveria ser representado como uma espiral. É conhecido como prototipagem-em-etapas, por combinar o modelo em cascata com a prototipação. Cada loop é uma fase e a fase é escolhida de acordo com as necessidades do negócio, não tem uma sequência fixa! Já as atividades do processo são fixas para todos os loops.

    Portanto, o erro da questão é afirmar que tem fases sequenciais. O modelo em si pode ser sequencial, pois a maioria dos modelos herdam as características sequenciais do cascata, mas aprimoram adicionando iteratividade em conjunto com incrementos.

  • A alternativa I faz referência ao modelo CASCATA, não ao modelo espiral.


    []'s

  • Muito cuidado com a afirmativa I, parece fácil julgá-la incorreta por misturar espiral com sequencial, porém a afirmativa abaixo (CESPE) já foi considerada correta:

    "O modelo em espiral é um modelo de processos de software que reúne a natureza iterativa da prototipação com os aspectos sistemáticos e controlados do modelo seqüencial linear." GABARITO: CERTO

     

  • Como o Daniel Souza já explicou, também considero a I correta.

    Entretanto, a III está errada, a crer no que está definido em PRESSMAN:

    "[...] as cinco fases da PU não ocorrem em sequência, mas sim de forma concorrente e escalonada."

  • Segundo SommerVille, o modelo evolucionário intercala as atividades de especificação, desenvolvimento e validação. Um sistema inicial é desenvolvido rapidamente baseado em especificações abstratas e depois é refinado com as entradas do cliente para produzir um produto que o satisfaça.

    Logo, eu julguei ela errado porque afirma que é sequencial, e sequencial temos apenas os modelos que seguem o fluxo linear.

    Fonte: SOMMERVILLE, 2007

  • I. Alguns processos, como o Modelo Espiral e suas variantes, têm fases sequenciais?, ou seja, com o passar do tempo o processo de desenvolvimento passa de uma fase a outra ? Falso....

     

    II. Alguns modelos de processo, como o Modelo Cascata, Modelo de Prototipação Evolucionária e Modelos Ágeis têm fases cíclicas, ou seja, o desenvolvimento passa repetidamente de uma fase para outra?, formando um ciclo repetitivo de fases até a finalização do projeto?. falso....

     
     

  • Na alternativa III, considerei correta porque as fases são sequenciais no tempo no RUP, já as disciplinas que não tem relação temporal.