SóProvas


ID
124402
Banca
FGV
Órgão
SEFAZ-RJ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Dos sistemas de armazenamento e as tecnologias empregadas nos discos rígidos, SATA é o que oferece melhor desempenho, quando comparado com IDE e SCSI.
Enquanto o padrão SATA-I possibilita taxas de 150 MB/s, o SATA-II permite 300 MB/s.
O padrão SATA suporta dois recursos: o primeiro, que possibilita ligar ou desligar um dispositivo com a máquina ligada e o segundo, que possibilita a um disco atender a mais de um pedido de leitura/escrita e ter diversos comandos pendentes a serem executados em uma ordem internamente determinada pelo dispositivo, aumentando levemente a performance.

Esses recursos são conhecidos, respectivamente, por:

Alternativas
Comentários
  • LETRA E

    SATA suporta hot-swap e NCQ.

    Hot swap - pode ser trocado a "quente", ou seja, enquanto está ligado.

    O Comando Nativo de Enfileiramento também conhecido como NCQ (do acrônimo do inglês Native Command Queuing), é um protocolo de comando para dispositivos com o padrão SATA que possibilita ter diversos comandos pendentes serem executados em uma ordem internamente determinada pelo dispositivo (disco rígido).

  • Para saber mais:

    O padrão SATA pode ser chamado de Serial ATASATA ou S-ATA (acrônimo para Serial AT Attachment). Portanto, utiliza a comunicação em SERIAL. O padrão IDE utiliza a comunicação paralela.
    O padrão Serial ATA usa o esquema de codificação conhecido como 8B/10B, também usado na Fast Ethernet. Hot swapping - pode ser trocado a "quente", ou seja, enquanto está ligado. Capacidade de reconhecer os dispositivos de imediato após serem conectados. Ligação de dispositivos exteriores. A atual especificação SATA pode apoiar as taxas de transferência de dados tão elevadas quanto 3,0 Gbit / s por aparelho. SATA usa apenas 4 sinais de linhas! Os cabos são mais compactos e mais baratos do que PATA. SATA suporta hot-swap e NCQ. Existe um conector especial (eSATA) especificado para dispositivos externos e, opcionalmente implementado como uma provisão para clips, com o objetivo de assegurar que as conexões internas fiquem firmemente no lugar. Os drives SATA podem ser conectados em SAS (Serial Attached SCSI) e comunicar-se ao mesmo cabo físico em discos nativos do SAS, mas os controladores SATA não podem manipular discos do SAS.
  • Questão fácil de ser respondida após a leitura deste artigo:
    http://www.infowester.com/serialata.php

  • e-

    In computing, Native Command Queuing (NCQ) is an extension of the Serial ATA protocol allowing hard disk drives to internally optimize the order in which received read and write commands are executed. This can reduce the amount of unnecessary drive head movement, resulting in increased performance (and slightly decreased wear of the drive) for workloads where multiple simultaneous read/write requests are outstanding, most often occurring in server-type applications.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Native_Command_Queuing