-
Contabilidade é considerada ciência social, pois seu objetivo é fornecer informações aos usuários, ou seja, prestar um serviço a sociedade.
-
A FINALIDADE da contabilidade é FORNECER INFORMAÇÕES aos seus usuários.A sua função é o controle administrativo e econômico de um patrimônio. O seu OBJETO, como já é consabido, é o patrimônio. O seu campo de aplicação é a AZIENDA. E sim, a contabilidade é uma CIÊNCIA SOCIAL.
-
Apesar de muitas vezes ouvirmos por aí “você é bom em contábeis, então lida bem com os números”, tal expressão contém uma idéia incorreta. A contabilidade é uma ciência social aplicada, tal como a Economia e a Administração.
Fonte: Estratégia Concursos - Professor Gabriel Rabelo.
-
A Contabilidade é usualmente como uma Ciência Social, embora o senso comum, geralmente, identifique-a como sendo uma Ciência Exata. Segundo MEGALE, “é classificada como Ciência Social Aplicada, subgrupo das Ciências Humanas e Sociais, estando, assim, entre as Ciências Sociais mais jovens”.
Assim, correta a alternativa A.
-
Gabarito: Letra A
Conceito de Contabilidade:
Definição formal de Contabilidade (1º Congresso Brasileiro de Contabilidade/1924): Contabilidade: é a ciência que estuda a pratica, as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
Não está restrita as empresas, existem várias áreas de estudo da contabilidade como; contabilidade de custos, contabilidade bancaria, contabilidade pública, etc.
É uma Ciência Social, segundo o CFC (Conselho Federal de Contabilidade) a palavra contabilidade está vinculada ao fato de se usar contas nos registros contábeis e não de fazer cálculos. É uma ciência social e não uma técnica.
É uma ciência social cujo objeto é o patrimônio das entidades, e tem por objetivo o controle desse patrimônio, com a finalidade de fornecer informações aos seus usuários. A contabilidade está baseada em estimativas, julgamentos e modelos e não em descrições ou retratos exatos. Por isso não é considerada uma ciência exata e sim uma ciência social. (Tec Concursos, 2019)
É uma ciência que define na empresa um sistema de informações contábil que tem por objetivo subsidiar a tomada de decisões sobre entidades econômicas. São entidades econômicas pessoas físicas ou jurídicas que tomem decisões sobre recursos econômicos. (Vunesp, 2019)
É uma ciência e não uma arte ou metodologia. É a Contabilidade que irá fornecer todas as informações necessárias para que investidores, brasileiros ou estrangeiros, decidam se irão investir em uma empresa ou não. (Feliphe Araújo, 2018)
Existem diversos tipos de entidades (sociedades limitadas, sociedades anônimas, associações, fundações, órgãos públicos, etc.). Essas pessoas jurídicas realizam diversos tipos de operações: compram matéria-prima, vendem mercadorias, pagam a conta de luz, pagam funcionários, movimentam dinheiro em banco, etc. A contabilidade estuda e cuida do controle, do registro, de todos esses fatos.
A contabilidade reflete a “vida real” da empresa. Ela tenta se aproximar ao máximo daquilo que acontece no cotidiano da entidade, para que os seus usuários possam ter informações fidedignas. Depois da escrituração, nós temos de elaborar as demonstrações contábeis.
-
Gabarito: Letra A
Ao contrário do que muitos pensam, a Contabilidade não é uma ciência exata.
Segundo a doutrina, trata-se de uma ciência social, haja vista que tem como foco o patrimônio que envolve um conjunto de pessoas dentro da sociedade, com implicações internas e externas, pois variações nesse patrimônio afetam de alguma forma o meio ao qual está inserido.
Fonte: ESTRATÉGIA CONCURSOS
-
pesar de utilizar bastante os números, a contabilidade não é uma ciência exata, como muitos pensam. Ela é uma ciência social, assim como a Administração, a Economia, o Direito e outras
Gabarito A
-
Minha contribuição.
Ao contrário do que muitos pensam, a Contabilidade não é uma ciência exata. Segundo a doutrina, trata-se de uma ciência social, haja vista que tem como foco o patrimônio que envolve um conjunto de pessoas dentro da sociedade, com implicações internas e externas, pois variações nesse patrimônio afetam de alguma forma o meio ao qual está inserido.
Gabarito: A
Fonte: Estratégia
Abraço!!!
-
Minha contribuição.
Contabilidade - Aspectos Introdutórios (Resumo)
Conceito: É a ciência (social) que estuda e pratica as funções de orientação, de controle e de registro dos atos e fatos de uma administração econômica.
Objeto: Patrimônio = Conjunto de bens, direitos e obrigações.
Campo de aplicação: Aziendas = Gestão + Patrimônio = entidades econômico-administrativas (com ou sem fins lucrativos).
Objetivo / Finalidade:
a)Controlar o patrimônio administrado;
b) Fornecer informações sobre a composição e as variações patrimoniais, bem como sobre o resultado das atividades econômicas desenvolvidas pela entidade para alcançar seus fins.
Funções:
a) Função Administrativa = controle do patrimônio;
b) Função Econômica = apuração do resultado líquido.
Técnicas: Conjunto de procedimentos utilizados pela contabilidade para registrar ou levantar os fatos contábeis.
a) Escrituração: Técnica utilizada para registrar os fatos contábeis;
b) Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para evidenciar os fatos contábeis escriturados;
c) Análise das Demonstrações Contábeis: Técnica utilizada para extrair informações sobre a situação financeira, econômica e patrimonial da entidade, a fim de subsidiar o processo de tomada de decisões;
d) Auditoria: Técnica utilizada para examinar a escrituração e evidenciação das informações financeiras, verificando se essas informações foram elaboradas de acordo com as normas vigentes e os princípios contábeis.
Fonte: Estratégia
Abraço!!!