-
Achei a questão mal formulada porque par trançado pode ser usado em topologias do tipo anel o que afeta sim o funcionamento da rede
"Nesta topologia cada estação está conectada a apenas duas outras estações, quando todas estão ativas. Uma desvantagem é que se, por acaso apenas uma das máquinas falhar, toda a rede pode ser comprometida, já que a informação só trafega em uma direção, que no caso é CIRCULAR."
-
A- CORRETA-um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede.B- ERRADA-utilizam-se A MESMA QUANTIDADE de cabos UTP do que em uma instalação semelhante utilizando cabos coaxiais.C- ERRADA -são disponibilizadas MENOR largura de banda e velocidade do que permitem os cabos de Fibra Óptica podem disponibilizar.D- ERRADA- o conector utilizado nas terminações dos cabos é denominado RJ-45 (UTP é o tipo de cabo) E- ERRADA -a topologia de rede estabelecida PODE SER do tipo Barramento. (existem outras)
-
Um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede.
-
O cabo par trançado é relacionado à topologia do tipo estrela. O conector do par trançado é o RJ -45. Um defeito em um computador não afeta a comunicação na rede inteira, apenas um defeito em um "no central" que impossibilitaria a comunicação na rede inteira.
-
O fato do cabo ser o de par trançado não significa, necessariamente, que a topologia é a ESTRELA e assim não podemos afirmar que a letra A é a correta. Caberia recurso.
-
Atualmente, grande parte das instalações físicas de redes de computadores é realizada utilizando a tecnologia Ethernet com cabos de pares trançados. Neste tipo de instalação,
Alternativa A: um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede. (CORRETA).
Ficou um pouco estranha essa questão, pois para isso acontecer depende do tipo da topologia de rede. E, a questão não disse qual foi a topologia utilizada.
TOPOLOGIA DE REDE EM BARRAMENTO:
"os computadores estão dispostos fisicamente de maneira que existe um meio de comunicação central por onde todos os dados da rede de computadores passam (todas as estações compartilham um mesmo cabo)".
"Mesmo se uma das estações falhar, a rede continua funcionando normalmente, pois os computadores (na verdade, as placas de rede, ou interfaces de rede) se comportam de forma passiva, ou seja, o sinal elétrico é apenas recebido pela placa em cada computador, e não retransmitido por esta. (...) como as placas de rede dos computadores ligados na rede barra funcionam recebendo as mensagens mas não retransmitindo-as, essas placas de rede podem até estar sem funcionar, mas a rede continuará funcionando (demais placas de rede)".
"Como um único cabo pode ser conectado a vários computadores, simultaneamente, esta estrutura é possível de ser montada com cabos coaxiais e conectores BNC apenas (esqueça a conexão Barra física com cabos UTP)".
"Então, essa topologia utiliza cabo coaxial, que deverá possuir um terminador resistivo (...). O tamanho máximo do trecho da rede está limitado ao limite do cabo, 185 metros no caso do cabo coaxial fino".
TOPOLOGIA EM ANEL:
"(...) as estações de trabalho formam um laço fechado (todos os computadores são ligados um ao outro diretamente - ligação ponto a ponto). Os dados circulam no anel, passando de máquina em máquina, até retornar à sua origem. Todos os computadores estão ligados apenas a este anel".
"Se um dos computadores falhar, toda a rede está sujeita a falhar porque as placas de rede (interfaces de rede) dos computadores funcionam como repetidores, ou seja, elas têm a função de receber o sinal elétrico e retransmiti-lo aos demais (possuem um comportamento ativo)".
"Essa forma de ligação de computadores em rede não é muito comum".
TOPOLOGIA EM ESTRELA:
"Esta é a topologia mais recomendada atualmente. Nela, todas as estações são conectadas a um periférico concentrador (hub ou switch)".
"Uma falha num estação (Micro) não afeta a rede, pois as interfaces de rede também funcionam de forma PASSIVA".
FONTE: PONTODOSCONCURSOS, PATRÍCIA LIMA QUINTÃO)
Portanto, nas topologias de rede em barramento e estrela, um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede. Contudo, na topologia de rede em anel, afeta.
Contudo, no mesmo material, eu achei isto: "As redes fisicamente ligadas em estrela utilizam cabos de par trançado, conectores RJ-45 (ou fibras ópticas) e hubs ou switches no centro da rede".
-
Continuando na alternativa A:
Alternativa A: um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede. (CORRETA).
Infere-se que, atualmente, as topologias de rede em barramento e anel não são mais utilizados. Ou, se são, não é comum. Como a questão disse "Atualmente, grande parte das instalações físicas de redes de computadores é realizada utilizando a tecnologia Ethernet com cabos de pares trançados". Neste tipo de instalação", infere-se que ela estava se referindo a topologia mais utilizada atualmente, que é a topologia em estrela. Nessa topologia utiliza-se cabos de pares trançados, e, como já foi dito, um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede ao se usar a topologia em estrela. Por isso, eu acho que a questão ficou correta.
Observação em relação aos meios físicos de transmissão:
Cabo coaxial:
"No passado esse era o tipo de cabo mais utilizado. Atualmente, por causa de suas desvantagens, está cada vez mais em desuso, sendo, portanto, só recomendado para redes pequenas".
"A topologia mais utilizada com esse cabo é a topologia linear (também chamada de barramento)".
Par trançado:
"É o tipo de cabo mais utilizado atualmente. Existem basicamente dois tipo de cabo par trançado: sem blindagem (UTP, Unshielded Twisted Pair) e com blindagem (STP, Shielded Twisted Pair).
FONTE: (PONTODOSCONCURSOS, PATRÍCIA LIMA QUINTÃO).
Portanto, quando a questão disse "Atualmente, grande parte das instalações físicas de redes de computadores é realizada utilizando a tecnologia Ethernet com cabos de pares trançados", deve-se inferir a tipologia utilizada atualmente, que é a estrela. Como vimos, as tipologias em barramento (linear) e anel já estão ultrapassadas.
Por isso, é possível afirma, no contexto que a questão trouxe, que "um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede", pois certamente ela estava se referindo a topologia de rede em estrela.
-
Atualmente, grande parte das instalações físicas de redes de computadores é realizada utilizando a tecnologia Ethernet com cabos de pares trançados.
Alternativa C: Neste tipo de instalação,são disponibilizadas maior largura de banda e velocidade do que permitem os cabos de Fibra Óptica podem disponibilizar. (ERRADA).
"Em cabo de fibra óptica, as fibras ópticas transportam sinais de dados na forma de pulsos modulados de luz. Esse é um meio relativamente seguro de enviar dados porque nenhum impulso elétrico é transportado no cabo de fibra óptica. Isso significa que não é possível interceptar o cabo de fibra óptica e subtrair seus dados, o que pode acontecer com qualquer cabo baseado em cobre que transporta dados na forma de sinais eletrônicos. O cabo de fibra óptica é apropriado para transmissão de dados a grande velocidade e alta capacidade, devido à ausência de atenuação e à pureza do sinal".
Vantagens
- LARGURA DE BANDA: É a medida da capacidade de transportar informações, as fibras têm capacidade de largura de banda aproximado de 1 THz, excedendo amplamente os cabos de cobre.
- BAIXA PERDA: As perdas comprometem a distância para os link’s, nos casos de cabos de cobre, a atenuação aumenta de acordo com a freqüência. E na fibra óptica as perdas são as mesmas para qualquer distância.
- Imunidade eletromagnética (EMI): A fibra não irradia e nem recebe radiação eletromagnética, resolvendo os problemas de diversos ambientes.
- Segurança: É extremamente difícil interferir em uma fibra sem que umas de suas pontas seja inutilizada, por isso é muito usada em aplicações militares.
FONTE: http://www.icei.pucminas.br/professores/marco/cabeamento-de-rede/
-
Continuando na alternativa C:
"Quando se fala em tecnologia de ponta, o que existe de mais moderno são os cabos de fibra óptica. A transmissão de dados por fibra óptica é realizada pelo envio de um sinal de luz codificado, dentro do domínio de freqüência do infravermelho a uma velocidade de 10 a 15 MHz. O cabo óptico consiste de um filamento de sílica e de plástico, onde é feita a transmissão da luz. As fontes de transmissão de luz podem ser diodos emissores de luz (LED) ou lasers semicondutores. O cabo óptico com transmissão de raio laser é o mais eficiente em potência devido a sua espessura reduzida. Já os cabos com diodos emissores de luz são muito baratos, além de serem mais adaptáveis à temperatura ambiente e de terem um ciclo de vida maior que o do laser".
"Apesar de serem mais caros, os cabos de fibra óptica “não sofrem” “interferências” com ruídos eletromagnéticos e com radio freqüências e permitem uma total isolamento entre transmissor e receptor. Portanto, quem deseja ter uma rede segura, preservar dados de qualquer tipo de ruído e ter velocidade na transmissão de dados, os cabos de fibra óptica são a melhor opção do mercado".
"O tipo de cabeamento mais usado em ambientes internos (LANs) é o de par trançado, enquanto o de fibra óptica é o mais usado em ambientes externos".
"A fibra óptica oferece uma conexão de alto nível com taxas de transferências elevadas além do isolamento elétrico possibilitando a concretização de um projeto que exija longas distancias. Em contrapartida essa tecnologia é muito cara, difícil de instalar e de se realizar uma manutenção, o que a torna inviável em alguns casos".
FONTE: http://www.teleco.com.br/tutoriais/tutorialrcompam/pagina_3.asp
Os cabos de par trançado são mais eficientes do que os cabos coaxiais, e os cabos de fibra óptica são mais eficientes do que os dois.
-
Atualmente, grande parte das instalações físicas de redes de computadores é realizada utilizando a tecnologia Ethernet com cabos de pares trançados.
Alternativa D: Neste tipo de instalação o conector utilizado nas terminações dos cabos é denominado UTP. (ERRADA).
Par trançado:
"É o tipo de cabo mais utilizado atualmente. Existem basicamente dois tipos de cabo par trançado: sem blindagem (UTP, Unshielded Twisted Pair) e com blindagem (STP, Shielded Twisted Pair).
"Utiliza o conector RJ- 11 (telefone) ou RJ-45 (computador). O RJ-45 é o conector apropriado para conectar um cabo de par trançado a placas e outros equipamentos de rede".
FONTE: (PONTODOSCONCURSOS, PATRÍCIA LIMA QUINTÃO).
Logo, UTP é um tipo de cabo de par trançado. O RJ-45 é o conector apropriado para conectar um cabo de par trançando, podendo ser o UTP, a alguma coisa (equipamentos de rede). Grosso modo, UDP é o fio, e o RJ-45 é a cabeça desse fio.
-
Atualmente, grande parte das instalações físicas de redes de computadores é realizada utilizando a tecnologia Ethernet com cabos de pares trançados. Neste tipo de instalação,
Alternativa E: a topologia de rede estabelecida é do tipo Barramento. (ERRADA).
A questão disse quer saber sobre a tecnologia com cabos de pares trançados utilizada atualmente. Como foi dito antes, o cabo coaxial está em desuso, e o utilizado atualmente é o par trançado. O cabo coaxial, no passado, era o tipo de cabo mais utilizado, e a topologia de rede que o utilizava era a linear (topologia em barramento). A topologia de rede usada atualmente é topologia em estrela, e, obviamente, ela utilizará o cabo de par trançado, pois é o tipo de cabo utilizado atualmente.
-
Não afeta como assim, e se for o servidor ?
-
Prezados,
Uma das características das redes Ethernet é utilizar topologia física em estrela, dessa forma a falha em um dos computadores não afeta o funcionamento da rede. A topologia em estrela adiciona um ponto único de falha , que é o hub ou switch que interliga a rede , caso esse equipamento falhe isso afeta sim o funcionamento da rede , mas não um computador qualquer.
Portanto a alternativa correta é a letra A.
-
A.
A mais correta!! as demais opções estão incorretas. não adiata ficar com mimimi...
-
LEMBREM-SE falou em cabo par trançados tenha em mente:
# topologia estrela: todos os computadores estão ligados a um switch (então o defeito em um PC não altera o funcionamento dos demais PC) a não ser se o defeito seja do equipamento central.
#conector RJ45
#atualmente em uso ( banda larga)
-
Infelizmente em questões da FCC de informática ou qualquer disciplina da área de TI, temos que ir pela questão "menos absurda"
-
QC, coloquem um professor de informática para fazer comentários sobre a questão! Tá dificil assim hem!
-
Meu deus! Confundi cabo com conector!
-
Questão semelhante
FCC - 2012 - INSS
Pedro trabalha em uma pequena imobiliária cujo escritório possui cinco computadores ligados em uma rede com topologia estrela. Os computadores nessa rede são ligados por cabos de par trançado a um switch (concentrador) que filtra e encaminha pacotes entre os computadores da rede. Certo dia, Pedro percebeu que não conseguia mais se comunicar com nenhum outro computador da rede. Vários são os motivos que podem ter causado esse problema, EXCETO:
a) O cabo de rede de um dos demais computadores da rede pode ter se rompido.
b) A placa de rede do computador de Pedro pode estar danificada.
c) A porta do switch onde o cabo de rede do computador de Pedro está conectado pode estar danificada.
d) O cabo de rede que liga o computador de Pedro ao switch pode ter se rompido
e) Modificações nas configurações do computador de Pedro podem ter tornado as configurações de rede incorretas.
-
UTP - RJ-45 - PAR TRANÇADO - ETHERNET - REDE ESTRELA
a)
um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede.
-
Topologia estrela - switch - conectores (RJ45) - cabeamento - par trançado (sem blindagem - UTP; com blindagem - STP)
A topologia estrela também pode ser de fibra óptica.
-
(a) Correto, cada nó possui uma conexão ponto-a-ponto com o nó central. Logo, um defeito em um dos computadores não afetará o funcionamento da rede como um todo;
(b) Errado, não existe nenhuma relação entre tipo e quantidade de cabos;
(c) Errado, cabos de fibra óptica podem oferecer larguras de banda infinitamente maiores;
(d) Errado. UTP é um tipo de cabo de par trançado – o conector se chama RJ-45;
(e) Errado, a topologia de rede estabelecida é do tipo Estrela.
-
o erro da alternativa E está em AFIRMAR que a rede é necessariamente em BARRAMENTO.
Embora permita ser em barramento, admite outras, dentre as quais, estrela (a mais comum)
-
A. um defeito em um dos computadores conectados não afeta o funcionamento da rede. correta
Topologia estrela - switch - conectores (RJ45) - cabeamento - par trançado (sem blindagem - UTP; com blindagem - STP); ethernet
-
b) Os cabos coaxiais, em geral, cobrem distâncias maiores do que os cabos par trançado. Assim, entre 2 pontos com certa distância, mais cabos par trançado seriam utilizados para cobrir essa distância do que cabos coaxiais (provavelmente, a presença de repetidores, com o objetivo de reforçar o sinal, seriam utilizados).