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ID
126226
Banca
FCC
Órgão
DPE-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na engenharia de software, um processo iterativo denominado sprint, que segue o ciclo PDCA para entregar, num período de 30 dias aproximadamente, um incremento do software pronto, caracteriza a metodologia ágil

Alternativas
Comentários
  • O Scrum é uma metodologia ágil para Gerenciamento de Projetos.O Scrum foi concebido como um estilo de gerenciamento de projetos em empresas de fabricação de automóveis e produtos de consumo, por Takeuchi e Nonaka. Eles notaram que projetos usando equipes pequenas e multidisciplinares (cross-functional) produziram os melhores resultados, e associaram estas equipes altamente eficazes à formação Scrum do Rugby (utilizada para reinício do jogo em certos casos). A função primária do Scrum é ser utilizado para o gerenciamento de projetos de desenvolvimento de software. Ele tem sido usado com sucesso para isso, assim como Extreme Programming (XP) e outras metodologias de desenvolvimento. Porém, teoricamente pode ser aplicado em qualquer contexto no qual um grupo de pessoas necessitem trabalhar juntas para atingir um objetivo comum, como iniciar uma escola pequena, projetos de pesquisa científica, ou até mesmo o planejamento de um casamento.Características de Scrum:1. Cada sprint é uma iteração que segue um ciclo (PDCA)(Plan, Do, Check, Action) e entrega incremento de software pronto;2. Um backlog é conjunto de requisitos, priorizado pelo Product Owner (responsável pelo ROI e por conhecer as necessidades do cliente); 3. Há entrega de conjunto fixo de itens do backlog em série de interações curtas ou sprints; 4. Breve reunião diária, ou daily scrum, em que cada participante fala sobre o progresso conseguido, o trabalho a ser realizado e/ou o que o impede de seguir avançando (também chamado de Standup Meeting ou Daily Meeting, já que os membros da equipe geralmente ficam em pé para não prolongar a reunião). 5. Breve sessão de planejamento, na qual os itens do backlog para uma sprint (iteração) são definidos; 6. Retrospectiva, na qual todos os membros da equipe refletem sobre a sprint passada. O Scrum é facilitado por um Scrum Master, que tem como função primária remover qualquer impedimento à habilidade de uma equipe de entregar o objetivo do sprint.
  • Projetos dos Modelos agile usam modelos iterativos & desenvolvimebnto em espiral. Eles passam por todos os estagios do modelo waterfall, mas em ciclos menores que no final produzem um incremento, o que é uma versao funcional do software. cada incremento tem mais features com cada ietração.

     a)SCRUM. - correto - ciclos sao SPRINTS. equipes em scrum sao auto-organizadas sem influencia externa e têm 3 partes: product owner, development team & scrum master. 

     b)DSDM. (dynamic system development method) - ênfase- envolvimento do usuario. baseado no RAD (rapid application development development). Indicado para prazos apertados.

     c)Crystal. - a familia crystal determina a compelxidade do projeto por cores. + escura, + complexo. ideal para projetos diversos com desenvolvimento incremental em no maximo 4 meses.

     d)FDD. ((functionality driven approach). trabalha com features que sao implementadas a cada 2 semanas. 

     e)XP. (extreme programming) - + usado. promove programação em pares, reunioes em pé e plano de testes antes do codigo. ideal para pequenas equipes em pequenas & medias empresas. XP conta com 5 valores: comunicação, simplicidade, feedback, coragem, respeito.

  • O Scrum defende que um projeto seja executado em pequenas etapas, com no máximo 30 dias, chamadas de sprint, e que ao término de cada etapa, o produto desenvolvido possa ser entregue para avaliação do cliente.