SóProvas


ID
1263715
Banca
FUNCAB
Órgão
PRF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No contexto do comportamento e da cultura organizacional, as aspirações que representam o terceiro nível das necessidades humanas, e que são relacionadas com o desejo humano de pertencer, de amizade, de amor e companheirismo, constituem o que a teoria comportamental denomina por necessidades:

Alternativas
Comentários
  • FUNCAB inseriu um AFETIVAS para te seduzir. Sedução ingrata como diria Joelma em A Lua me traiu. Só que o enunciado pede Teoria Comportamental das Necessidades e temos como pressuposto a pirâmide de Maslow:


    CHIAVENATO (2009, PÁG. 253) Necessidaáes sociais: são as necessidades relacionadas com a vida associativa do indivíduo com outras pessoas. São as necessidades de associação, de participação, de aceitação por parte dos colegas, de troca de amizade, de afeto e amor.

    Surgem no comportamento quando as necessidades mais baixas (fisiológicas e de segurança) se encontram relativamente satisfeitas. Quando as necessidades sociais não estão suficientemente satisfeitas, a pessoa se toma resistente, antagônica e hostil com relação às pessoas que a cercam. A frustração dessas necessidades conduz geralmente à falta de adaptação social e à solidão. A necessidade de dar e receber afeto é uma importante ativadora do comportamento humano quando se utiliza a administração participativa. 

  • Letra B

    Pirâmide de MASLOW:

    1 - necessidades Fisiológicas básicas

    2 - necessidades de Segurança

    3 - necessidade Sociais

    4 - necessidades de Auto-estima

    5 - necessidades de Auto-realização   


    Bons estudos..

  • O comportamento humano é dirigido primeiro para a satisfação de necessidades simples e fundamentais, as quais são essenciais e se relacionam à fisiologia e à segurança do ser humano (MOTTA E VASCONCELOS, 2009). A necessidade é, em resumo, a privação de certas satisfações. As necessidades humanas foram estudadas por Abraham Maslow (1943), que entendeu que o ser humano tem necessidades complexas que podem ser hierarquizadas propondo que os fatores de satisfação do ser humano se dividem em cinco níveis dispostos em forma de pirâmide, como ilustrado:






    Fonte: Chiavenato (2005) e Motta e Vasconcelos (2009).

    A base da pirâmide compreende as necessidades de nível baixo, que são as necessidades fisiológicas e de segurança; o topo da pirâmide é constituído pelas necessidades de nível alto, representantes da busca pela individualização do ser, são as necessidades sociais, de estima e de autorealização. À medida que um nível de necessidade é atendido, o próximo torna-se dominante. Motta e Vasconcelos (2009) exemplificam cada um dos níveis de necessidade na organização da seguinte forma:

    1. Funções Fisiológicas: as necessidades do corpo, ou seja, as condições básicas ao trabalho: equipamentos e remuneração.

    2. Segurança: ser concedido Planos de saúde ou benefícios.

    3. Sociais: Incluem a inserção em um grupo.

    4. Estima: Inclui fatores internos de estima como possuir Plano de carreira, etc.

    5. Auto-realização: a intenção de tornar-se tudo aquilo que a pessoa é capaz de ser: aprendizagem.


    Bibliografia:

    MASLOW, A. H. A Theory of Human Motivation. 1943. Disponível http://psychclassics.yorku.ca/Maslow/motivation.ht.... Acesso em 18/09/2009. 

    VASCONCELOS, ISABELLA F. GOUVEIA DE / MOTTA, FERNANDO PRESTES Teoria Geral Da Administraçao (2009) - - Cengage Learning.

    ROBBINS, S. Comportamento Organizacional. São Paulo: Prentice Hall, 2002.



    Resposta: B

  • Kkkkkkkkkk afetiva e sacanagem, logico gabarito b

  • https://pt.wikipedia.org/wiki/Hierarquia_de_necessidades_de_Maslow

    Resposta: B

  • -------------------------------1 - necessidades Fisiológicas básicas

    --------------------------2 - necessidades de Segurança

    ---------------------3 - necessidade Sociais

    ---------------4 - necessidades de Autoestima

    ----------5 - necessidades de Auto realização  

    A base da pirâmide é o numero 1 (Ai está como se fosse uma pirâmide invertida)